Sie sind auf Seite 1von 1

(UEM 2012) Os textos desta Prova de Redao abordam a temtica sobre a influncia dos pais na escolha profissional dos

filhos poder ser positiva ou negativa. Tendo-os como apoio, redija os gneros textuais solicitados. TEXTO 1 Influncia dos pais na hora da escolha Stefanie Archilli Para a coordenadora do curso de Pedagogia do Isca Faculdades, Alessandra Pascotto, os adolescentes precisam de um direcionamento saudvel, sem a imposio dos pais. A influncia deve ser vista como uma orientao, segundo Alessandra. A pedagoga explicou que o adolescente no tem condio de fazer essa escolha sozinho, por isso precisa da ajuda dos pais, familiares e amigos. Eles so muito jovens e precisam de um direcionamento. Os pais podem lev-los para fazer um teste vocacional, para conhecer uma pessoa que formada na rea que escolheram e at visitar a faculdade e conversar com os professores. (...) To naturalmente como foi a escolha de Vitria Pinatto, 18 anos, que est estudando para passar no curso de Administrao de Empresas. Meus pais me influenciaram de forma indireta. Minha me tem uma loja e meu pai trabalha em uma empresa. Vendo o contato deles com a rea de administrao, acabei optando por fazer uma faculdade nessa rea. Me espelho muito neles. (Texto adaptado de <http://www.jlmais.com/index.php?option=com_content&view=article&id=97056&cat...>. Acesso em 4/9/2012. Publicado em 12/11/2011)

TEXTO 2 A 1 escolha profissional do adolescente: quem influencia? Ana Auada Quem tem um adolescente em casa sabe, sente na pele a presso e a ansiedade do momento da primeira escolha profissional. (...) Esse momento inegavelmente tenso. (...) Desafia cada membro da famlia a pensar alternativas, buscar seus prprios sonhos, tentar resgatar aquele desejo de realizar algo que no foi possvel at ento. Desde o clssico exemplo de pais sedentos por realizar seus anseios atravs do filho at o envolvimento de avs, tios, irmos, primos e amigos de convivncia prxima famlia. O jovem visto como um papel em branco, pronto para receber qualquer histria, seja para salvar aquele projeto que no teve sua chance no passado como para confirmar as prprias escolhas realizadas, devendo, portanto, ser repetidas. (...) O risco de o jovem ser direcionado decidir a partir de expectativas de outras pessoas (no caso, os pais), e no de seus prprios anseios. Por consequncia, abre-se espao frustrao, uma vez que as necessidades pessoais (do adolescente) no foram consideradas. (Texto adaptado de <http://www.mundovestibular.com.br/articles/1423/1/.../Paacutegina1.html>. Acesso em 13/9/2012)

GNERO TEXTUAL 1 ARTIGO DE OPINIO Na sua opinio, a influncia dos pais pode ser positiva ou negativa na escolha profissional dos filhos ? Tendo como apoio os textos 1 e 2, responda a essa questo polmica, produzindo um ARTIGO DE OPINIO, com no mnimo 10 e no mximo 15 linhas. Voc dever dar um ttulo ao seu artigo. Para orientar sua produo, considere que seu texto ser publicado em um jornal de circulao local, cujos leitores podem ter uma opinio diversa da sua, ou podem no ter ainda uma opinio formada sobre a questo em pauta.

GNERO TEXTUAL 2 TEXTO INSTRUCIONAL Tendo como apoio os textos 1 e 2, redija um TEXTO INSTRUCIONAL aos leitores da Revista Pais & Adolescentes, com no mnimo 10 e no mximo 15 linhas, no qual sejam apresentadas instrues aos pais sobre como proceder com seus filhos no momento da escolha profissional deles. Voc pode optar por dar ou no um ttulo ao seu texto.

Das könnte Ihnen auch gefallen