Sie sind auf Seite 1von 5

DICAS PARA A 2 FASE DE DIREITO DO TRABALHO PARA A OAB.

Por Gleibe Pretti

Meu querido (a) leitor (a), ora candidato, um grande prazer sempre escrever pra voc. Agradeo a sua leitura e espero lhe auxiliar nesse texto para a prova da 2 fase da OAB em direito do trabalho.

Primeiramente, parabns pela escolha voc optou por uma rea que, graas a Deus, estamos aprovando muitos alunos. E voc ser o prximo, acredite nisso. Bom, j que escolheu a rea obreira, vamos s dicas.

O interessante da rea trabalhista que o candidato tem a possibilidade de entender muito matria de uma forma rpida objetiva, pois a maioria j trabalhou ou trabalha ou ainda empregador. Assim sendo, temas como frias, FGTS, aviso prvio no estranho aos candidatos. Com isso o entendimento da matria fica mais fcil e a aplicao na prova idem.

Uma pergunta comum dos candidatos se existem clculos para serem feitos na segunda fase em trabalho. Existem sim, no rito sumarssimo. Mas vou ser sincero, apenas calculamos o aviso prvio, o saldo de salrio, o FGTS, as frias proporcionais e vencidas e o 13. So clculos extremamente simples, sem nenhum tipo de complexidade que at esse professor de direito que no sabe nada de matemtica consegue fazer.

Uma segurana pra voc candidato, no tenha medo dos clculos estes so de simples elaborao. S para se ter uma idia, no exame de ordem em So Paulo, caiu apenas uma vez o rito sumarssimo e a aprovao das nossas turmas (com mais de 100 alunos) foi de 92%. Entendeu por que nunca mais caiu na oab? muito fcil.

Uma outra pergunta que existe dos candidatos refere-se a quantidade de peas. Minha resposta sempre a mesma: Mais ou menos umas 50 peas!. O aluno se assusta e diz Meu Deus tudo isso!. Diante desse assombro vem a minha explicao abaixo.

Tenha em mente que existem apenas quatro peas no direito do trabalho, sendo elas: inicial trabalhista, contestao, recurso ordinrio e embargos de declarao. Se voc souber fazer essas quatro peas saber fazer qualquer pea na rea trabalhista. As formataes das peas so as mesmas.

Apenas muda o nome e eventualmente o pedido de cada uma. Mas esses detalhes esto nos livros que indicarei pra voc. Ou seja, todos os detalhes da pea esto nos livros de direito do trabalho e processo do trabalho. Com os livros certos nas mos voc encontrar todos os detalhes das peas.

O grande segredo para a prova da segunda fase, so alguns detalhes. O primeiro deles a letra e o capricho do candidato. Turma, letra feia pode at passar, porm difcil. O capricho seria em completar todas os espaos da folha dando um aspecto de robustez, ou seja, completa, com contedo.

Outra boa dica abrir durante a elaborao da pea tpicos, do gnero: do cabimento das horas extras e seus reflexos legais, do no cabimento da equiparao salarial em virtude do paradigma reabilitado , etc. Vou ser direito no assunto, quanto mais tpicos tiver sua pea ser melhor a correo do examinador. Mas como complemento ao tpico exatamente saber o famoso FFC. Mas o que seria isso? o fato, fundamento (legal e jurdico) e a concluso. Ou seja, o candidato tem que ter em mente que a cada tpico aberto tem que ter no mnimo trs pargrafos, sendo eles: o fato (que o problema da oab), o fundamento legal (lei) e o fundamento jurdico (explicar a lei) e a concluso (que o pedido em si). Respeitando esses aspectos o candidato ser aprovado.

Considero que o aluno deva sim, independentemente da faculdade em que se graduou, fazer um curso preparatrio para o exame de ordem, devendo buscar alternativas entre queles que esto h mais tempo no mercado, cuja estrutura permita ao aluno um bom desenvolvimento e que conte com professores que j tenham experincia no exame. Cursos que contam com material didtico especficos para a prova saem na frente, levando-se em conta, tambm, os ndices de aprovao.

Isso porque o exame de ordem, atualmente unificado em todo o territrio nacional, traz questes pertinentes aos cinco anos de faculdade, sendo que, muitas delas, certamente caram no esquecimento do aluno.

Para que o candidato tenha uma idia de uma petio trabalhista, segue abaixo o modelo de uma reclamao trabalhista, nos moldes da prova da oab.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA TRABALHO DE_____________.

VARA DO

A, nacionalidade, estado civil, profisso, com R.G. n, expedido pela SSP/ , na data de , com CPF/MF n, nascido aos dias , com CTPS n e srie, PIS n, nome da me, residente e domiciliado na rua, n, bairro, cidade, estado e CEP, por seu advogado que esta subscreve, com endereo profissional na rua, n, bairro, cidade, estado e CEP, onde dever receber as intimaes (procurao em anexo), vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia, propor:

Ao Trabalhista a ser processada pelo Rito Ordinrio

com base nos artigos 840, pargrafo 1 da CLT, combinado com o artigo 282 do CPC, em face de B, devidamente inscrito no CNPJ/MF, estabelecida na rua, n, bairro, cidade, estado e CEP, consubstanciado nos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

1. DA COMISSO DE CONCILIAO PRVIA

A Comisso de Conciliao Prvia um instituto que visa conciliar os conflitos individuais do trabalho. Conforme se depreende dos artigos 625-d e seguintes, trata-se de uma faculdade a sua utilizao pelo empregado. Desta forma, respaldado nos artigos 5, inciso XXXV e 114 da Constituio Federal, o reclamante vem pela presente socorrer-se da Justia do Trabalho para que este Douto Juzo resolva o conflito a seguir apresentado.

2. DA CONCESSO DA JUSTIA GRATUITA

(se for o caso)

O Poder Judicirio de livre acesso para qualquer cidado, e diante da dificuldade financeira que se encontra o reclamante, requer a concesso da justia gratuita a seu favor. Corroborando com este entendimento a Lei 1060/50, em seu artigo 14, combinado com o artigo 790, pargrafo 3 da CLT, atestam o referido direito.

Conforme declarao de pobreza em anexo, requer-se o referido benefcio. 3. RESUMO DO CONTRATO DE TRABALHO ( a cpia do problema; ser sinttico)

4. DA INTEGRAO DAS GORJETAS NA REMUNERAO (exemplificativo)

Fato ........

enunciado do problema

Fundamento..... Lei:

CF CLT Especiais Smula Elencar o fundamento jurdico. + (Explicao do aluno)

Concluso: Por fim, (Diante do exposto, vista do exposto ....), requer a condenao da reclamada ao pagamento das diferenas salariais com seus devidos reflexos diante da integrao das gorjetas.

5. PEDIDO

Diante do exposto a presente para requerer a procedncia da ao nos seguintes termos: 5.1 A condenao da reclamada ao pagamento das diferenas salariais com seus devidos reflexos diante da integrao das gorjetas; (repetir os pedidos) 5. 2 Que a reclamada seja condenada ao pagamento das custas; 5.3 Que sejam expedidos ofcios aos rgos competentes, a critrio deste Douto Juzo. Os valores sero devidamente apurados na fase de liquidao.

6. REQUERIMENTOS FINAIS

Requer-se, ainda, que a reclamada seja notificada para que querendo apresente sua defesa em audincia e, caso no a faa, que seja declarada sua revelia e lhe seja aplicada a pena de confisso. Alega provar os fatos por todos os meios de prova admitidos no Direito. D-se causa o valor de R$ (valor por extenso).

Nesses termos, pede deferimento. Local e data.

assinatura do advogado nome do advogado OAB/ n

Gleibe Pretti Advogado e professor de direito do trabalho Autor de diversas obras pela Ed. cone www.iconeeditora.com.br prof.gleibe@yahoo.com.br www.professorgleibe.com.br www.blogs.abril.com.br/gleibe

Das könnte Ihnen auch gefallen