Sie sind auf Seite 1von 3

PLANO DE ENSINO

CURSO: Enfermagem PERODO: 5 Semestre DISCIPLINA: Prtica Clnica do Processo de Cuidar na Sade do Adulto CARGA HORRIA SEMANAL: 4,5 horas/ aulas CARGA HORRIA SEMESTRAL: 90 horas I EMENTA A disciplina Prtica Clnica do Processo de Cuidar na Sade do Adulto fundamenta o processo de formao profissional por oferecer embasamento terico e prtico para as aes do cuidar nos mbitos da assistncia ao indivduo, enfatizando a avaliao clnica e a determinao de demandas de cuidar, produto da interao com o cliente, equipe interdisciplinar e contexto organizacional. II OBJETIVOS GERAIS Planejar, executar e avaliar o cuidado de Enfermagem junto ao Adulto nos diferentes cenrios de atuao do enfermeiro, capacitando-o para a avaliao clnica, investigao e tomada de deciso mediante a articulao dos contedos tericos apreendidos, adotando o processo de enfermagem como metodologia de trabalho. III OBJETIVOS ESPECFICOS As competncias a serem desenvolvidas durante as Prticas Clnicas so: Compreender e executar as Fases do Processo de Enfermagem: Investigao, Diagnstico, Plano Assistencial, Implementao e Avaliao. Analisar situaes clnicas que demandem uma tomada de deciso. Buscar solues clnicas na literatura especializada da Enfermagem. Administrar as necessidades dos clientes com os dispositivos administrativos e operacionais da instituio. Relacionar e Compartilhar a avaliao clnica e as intervenes programadas com os demais integrantes do grupo e com os profissionais nas Instituies de Sade. Realizar aes educativas junto ao adulto. IV CONTEDO PROGRAMTICO Aula 1: Teoria- Processo de Enfermagem aspectos histricos, estrutura das Classificaes de Enfermagem (Nanda I, NIC e NOC). Exposio dos princpios de Biossegurana. Prtica- Exposio das normas relacionadas utilizao do laboratrio e diviso dos grupos de prticas. Aula 2: Terica- Necessidades humanas bsicas: higiene e conforto. Prtica- Higienizao oral, corporal, composio do leito, desinfeco concorrente.

Aula 3: Teoria- Prtica de Enfermagem frente indivduos com afeces respiratrias. Prtica- Casos clnicos, exposio de materiais referentes oxigenao, ventilao assistida manual, intubao traqueal. Aula 4: Prtica- Casos clnicos, exposio de materiais referentes oxigenao, ventilao assistida manual, intubao traqueal. Aula 5: Teoria- Prtica de Enfermagem frente indivduos com afeces cardiovasculares. Aula 6: Prtica- Casos clnicos referentes assistncia de enfermagem em cardiologia, prtica de puno venosa. Aula 7: Teoria- Vias de administrao de medicamentos: oral, subcutneo, endovenoso, intradrmico, intramuscular, retal. Aula 8: Prtica- Vias de administrao de medicamentos. NP1: Terica e prtica Aula 9: Terica- Prtica de enfermagem frente indivduos com alteraes neurolgicas. Prtica- Permeabilizao de vias areas, aspirao endotraqueal (TOT e TQT). Aula 10: Terica- Prtica de enfermagem frente indivduos com alteraes no sistema digestrio (clnicas e cirrgicas). Prtica- sondagem nasoenteral e nasogstrica. Aula 11: Terica- Prtica de enfermagem frente indivduos do sistema renal. Prtica: Cateterismo vesical de alvio e de demora. Aula 12: Terica- Assistncia de enfermagem ao paciente traumatizado Prtica: Discusso de casos clnicos Aula 13: Estado de choque. Prtica: Discusso de casos clnicos NP2: terica e prtica Avaliao Substitutiva: terica e prtica Exame TERICAS: Execuo das Etapas do Processo de Enfermagem por meio de estudos de caso em sala de aula. PRTICAS: Simulao prtica em laboratrio de Enfermagem, Visitas tcnicas em Unidades Bsicas de Sade, Hospitalares e/ou Ambulatoriais; Instituies de Ensino, ONGs, Instituies de longa permanncia, Atendimento nas Clnicas de Enfermagem da UNIP realizando assistncia e promovendo aes educativas em sade junto ao adulto.

V ESTRATGIAS DE AULAS - Aulas expositivas - Leitura programada de textos e discusso - Elaborao de estudos de caso - Simulao prtica em laboratrio de Enfermagem - Visitas tcnicas em Unidades Bsicas de Sade, Hospitalares e/ou Ambulatoriais; Instituies de Ensino, ONGs, Instituies de longa permanncia - Atendimento nas Clnicas de Enfermagem da UNIP. VI AVALIAO - Atividades Desenvolvidas na Clnica de Enfermagem e em Unidades: nesse item sero avaliados os contedos: Conceitual, Procedimental e Atitudinal. - Preenchimento da Agenda da Prtica Clnica - Elaborao de relatrios das visitas tcnicas - Desenvolvimento de estudos de caso - Provas regimentais VII BIBLIOGRAFIA BSICA Dochterman JMcC; Bulechek GM. Classificao das intervenes de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. 4 ed. NANDA International. Diagnsticos de enfermagem da NANDA: definies e classificao 2009-2011. Porto Alegre: Artmed, 2010. Moorhead S; Johnson M; Maas M. Classificao dos resultados de enfermagem (NOC). Porto Alegre: Artmed, 2008. 3 ed. VIII BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARPENITO LJ. Diagnsticos de enfermagem: aplicao prtica clnica. 11 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2008. CARPENITO-MOYET LJ. Compreenso do processo de enfermagem: mapeamento de conceitos e planejamento do cuidado para estudantes. Porto Alegre: Artmed, 2007. GAIDZINSKI RR. Diagnstico de enfermagem na prtica clnica. Porto Alegre: Artmed, 2008. HORTA WA. Processo de enfermagem. So Paulo: EPU, 2001. HUDAK CM; GALLO BM. Cuidados intensivos de enfermagem: uma abordagem holstica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. - REVISTAS/PERIDICOS DA REA DE ENFERMAGEM

Das könnte Ihnen auch gefallen