Sie sind auf Seite 1von 8

Trabalho de Sociologia:

A partir do que foi discutido em sala e dos textos: "o que fato social" DURKHEIM, "As regras do mtodo Sociolgico" Claret e COHN, Gabriel - Sociologia - Para ler os clssicos: Durkheim, Marx e Weber, elabore um quadro que compare as definies de Marx, Durkheim e Weber em relao ao objeto da sociologia, postura do cientista em relao aos estudos sociolgicos e a relao indivduo-sociedade.

1. Introduo:
Podemos definir sociologia como uma cincia que estuda as sociedades humanas e os processos sociais que interligam os indivduos em associaes, grupos e instituies. A sociologia surgiu com o advento da Revoluo Industrial e da Revoluo Francesa, essas revolues causaram transformaes sociais, econmicas e politicas. Dessa forma ela se constituiu em uma manifestao do pensamento moderno, ficou conhecida como a cincia das crises, pois atravs das crises sociais e das transformaes causadas por elas que marcaram o inicio da modernidade na Europa Ocidental.

2. Desenvolvimento:
As transformaes econmicas, polticas e culturais ocorridas no sculo XVIII com as Revolues Industrial e Francesa trouxeram muitos problemas. A Sociologia surge, no sculo XIX, como forma de entender e explicar muitos desses problemas. No entanto, necessrio ressaltar, de forma muito clara, que a Sociologia datada historicamente e que o seu surgimento est vinculado consolidao do capitalismo moderno. Em meados do sculo XIX, a Sociologia surge como uma disciplina, em resposta aos desafios dos socilogos de entenderem no s o que unia os grupos sociais, mas tambm de desenvolverem solues para a desintegrao social. O surgimento da Sociologia prende-se, em parte, aos desenvolvimentos oriundos da Revoluo Industrial, pelas novas condies de existncia por ela criada.

A Revoluo Industrial significou algo mais do que a introduo da mquina a vapor, ela representou o triunfo da indstria capitalista que foi, pouco a pouco, concentrando as mquinas, as terras e as ferramentas e mentes sob seu controle, convertendo, assim, grandes massas humanas em simples trabalhadores privados de posses e explorados. O Positivismo foi iniciado por Auguste Comte (1798-1857), que foi a primeira corrente terica sistematizada de pensamento sociolgico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto de estudo e estabelecer conceitos e metodologias de investigao. O positivismo a crena no poder exclusivo e absoluto da razo humana em conhecer a realidade e traduzi-la em formas gerais. Essas leis seriam a base da regulamentao da vida do homem, da natureza como um todo no universo. Seu conhecimento pretendia substituir os conhecimentos as explicaes teolgicas e de senso comum, at ento usada. Dessa forma, aps Auguste Comte, sugiram outros autores que tinham como objetivo encontrar o objeto de estudo, criar novas metodologias e entender como acontece e se organiza a sociedade. 2.1 Durkheim
2.1.1 Objeto da Sociologia

Durkheim foi um grande terico da corrente positivista, tem como objeto de estudo o Fato Social, que segundo ele precisa ser entendido como uma coisa. O fato social pode ser caracterizado a parti de 3 pontos: A Coero Social: a fora que os fatos exercem sobre os indivduos, levando-os a conforma-se s regras da sociedade em que vivem, independentemente da sua vontade. A exemplo disso temos as sanes, que podem ser Legais que so pr-estabelecidas pela sociedade sob formas de leis e as Espontneas, que acontecem sob forma de conduta no adaptada, como o uso de tcnicas arcaicas.

Exterioridade: uma segunda caracterstica o fato que ele pode atuar no indivduo independente da sua vontade ou de sua adeso consciente, logo so exteriores a vontade e conscincia individual. Exemplo, a cultura, atravs dela so passadas tradies que nem percebemos. Generalidade: social todo fato que geral, que se repete em todos os indivduos os em sua maioria, manifestando-se de forma coletiva. Pode tambm ser entendida como a garantia da normalidade na medida em que representa um consenso social, a vontade coletiva. Exemplo, sentimentos e moral.
2.1.2 Postura do Cientista em Relao aos Estudos

Sociolgicos A parti do momento que Durkheim caracteriza os pontos mais importantes do fato social ele passa a Criar Regras Metodolgicas, buscando encarar seu objeto de estudo como uma Coisa (algo concreto) levando a um distanciamento entre o pesquisador e seu objeto. Todo fato social deve ser explicado a parti de outro fato social e no por achismos. Aps definir as regras metodolgicas, Durkheim vai estabelecer sua metodologia de anlise, que de acordo com os pensamento positivista a Neutralidade essencial, deixando de lado os seus preconceitos em relao ao objeto de estudo, mantendo assim a objetividade da pesquisa, sem que a sua opinio interfira no resultado da pesquisa.
2.1.3 Relao Indivduo-Sociedade

Toda teoria de Durkheim tem por objetivo mostrar que os fatos sociais tm existncia prpria e independem daquilo que pensa cada indivduo em particular. Mesma cada indivduo possuindo conscincia particular, seu modo de vida vai ser subjugado pelos padres scias j estabelecidos, essas bases j estabelecidas ficaram conhecidas como a Conscincia Coletiva. ela tambm que vai ditar aquilo que considerado moral e imoral dentro de uma sociedade.

A sociedade um elemento coletivo que vai conter indivduos e a conscincia coletiva, esta vai precisar de um elemento de ligao, que vai se dar pela solidariedade social, podendo variar em Mecnica e Orgnica. Solidariedade Mecnica: era aquela que predominava nas sociedades pr-capitalistas, onde os indivduos se identificam por meio da famlia, religio, tradio e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autnomos em relao a diviso do trabalho social. Solidariedade Orgnica: aquela tpica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada diviso do trabalho social, os indivduos se tornavam interdependentes, garantindo a unio social em lugar das relaes estreitas. 2.2 Marx 2.2.1 Objeto da Sociologia Marx desenvolveu um mtodo de analise que tinha como ideal conseguir abranger toda forma de produo estabelecida pelo homem, o Materialismo Histrico. Ele parte do principio que a estrutura social deriva da forma como os homens se organizam, a produo social de bens, que se caracteriza sob duas formas: foras produtivas e a relao de produo. Foras Produtivas: So as condies matrias de toda produo, objeto, matria prima, maquina, ferramenta o homem. Visando atingir a mxima da produo; Relao de Produo: Forma como o homem vai ser organizar para executar a atividade produtiva; Foras Produtivas e Relaes de produo vo constituir toda atividade produtiva que acontece na sociedade. Porm a forma como elas vo se reproduzir e existir vai ser denominada Modo De Produo. O modo de produo fundamental que se consiga entender as bases da sociedade, como ela se organiza e funciona.

2.2.2 Postura do Cientista em Relao aos Estudos Sociolgicos Marx tinha como objetivo entender o capitalismo e propor o desenvolvimento e transformao das cincias politicas, econmicas e sociais. Ele introduz o mtodo do Materialismo Histrico. Seu ponto de partida a relao social de trabalho, toda relao de produo vai ser uma relao de troca, dessa forma entendo a relao de trabalho vamos entender a base social o materialismo. Marx adota dois conceitos de sociedade: Infra Estrutura: Base material da sociedade, econmica, politica, pedaggica e jurdica. Comparado ao alicerce de uma casa. Relaes sociais de produo; Super Estrutura: Tudo aquilo que exclui as bases econmicas. Seria a casa em si; A infra estrutura vai influenciar diretamente a super estrutura. Simultaneidade, circularidade e dialtica. Segundo Marx, para analisarmos uma sociedade, temos que observar as relaes dos indivduos num processo produtivo de matrias, ou seja, o estudo de qualquer sociedade deve partir das relaes sociais que os homens estabelecem para lidar com os meios de produo, separadamente das condies materiais. 2.2.3 Relao Indivduo-Sociedade Marx fala da desigualdade que o sistema capitalista gerou, observando a sociedade como um sistema piramidal, no topo a burguesia e na base o proletariado. Propriedade privada, ter ou no acesso aos bens de produo; Burguesia, a parcela da sociedade que detm os meios de produo; no h possibilidade de pensar as relaes o individuo na sociedade

Proletariado, seu nico bem sua fora de trabalho e intelecto, sua fora de trabalho passa a ser convertida em mercadoria; Classe mdia, pequenos industriais; Percebendo a existncia de um sistema frgil e inseguro, voltado para a desigualdade e explorao alm da acumulao do capital. Por mais estvel que a sociedade seja em algum momento ela vai sofrer uma crise. Um vez percebendo a falta de igualdade social, marx diz que as desigualdades eram provocadas pelas relaes de produo do sistema capitalista, pois separava os homens em classes, aqueles que tinha poder e os que no tinham. Contudo importante ressaltar que as relaes entre as classes so complementares, pois uma s existe porque a outra existe, logo se a diviso de classes acabasse acabaria a desigualdade. (ideal socialista) 2.3 Weber 2.3.1 Objeto da Sociologia Weber caracteriza a Ao Social, como objeto da sociologia, sendo caracterizado por ser uma conduta humana, publica ou no, a que o agente atribui significado subjetivo, envolvendo o significado para o prprio agente. O homem passou a ter significado e especificidade, sendo ele o principal agente da ao social. Na teoria de Durkheim o homem submetido a uma fora exterior a ele, j na de weber, se ope, dizendo que no existe oposio entre o homem e a sociedade, as normas sociais se manifestam no individuo como forma de motivao. 2.3.2 Postura do Cientista em Relao aos Estudos

Sociolgicos Com isso a tarefa do cientista passa a ser a de entender o que leva o indivduo a ter tal ao social, que sempre est ligada a outros atores. Weber estabeleceu como instrumento de analise o Tipo Ideal

(instrumento de ordenamento da realidade), uma construo do pensamento que permite conceituar fenmenos e formaes sociais e identificar na realidade observada de suas manifestaes, permitindo compara-las, para explicar os fatos sociais, tendo por objetivo sintetizar aquilo que essencial na diversidade das manifestaes da vida social, permitindo a identificao de exemplares em diferentes tempos e lugares. 2.3.3 Relao Indivduo-Sociedade O contraste entre o positivismo e o idealismo se expressa pela forma como cada uma dessas correntes encara a histria. Para Weber a formao histrica fundamental para compreender as sociedades, permitindo entender as diferenas sociais, dessa forma, o particular e especifico de cada sociedade deve ser respeitado. A sociologia para weber uma cincia que tem por finalidade compreender a ao humana e fornecer explicao casual de sua origem e resultados. Weber diferencia ao da relao social, para que se estabelea uma relao social preciso que o sentido seja compartilhado, exemplo, em uma sala de aula onde o objetivo da ao de vrios sujeitos compartilhado existe uma relao social. Quando um sujeito pede informao a outra uma ao. A conduta social vai indicar o caminho para entender a situao social atual, ao contrario do que Durkheim diz que a sociedade explica o homem. A frequncia com que certas aes sociais se manifestam, o cientista pode perceber as tendncias gerais que levam os indivduos, em cada sociedade a agir de determinado modo. Dessa maneira, weber contestando Durkheim, diz que impossvel o pesquisador ser imparcial com seu objeto de estudo (), continua dizendo que a ao social no pode se chamada de coisa. Os acontecimentos que integram o social de origem nos homens.

3. Tabela Quadro Comparativo

Objeto da Sociologia Durkhe im Marx Weber Fato Social Materialismo Histrico Ao Social

Postura do Cientista em Relao aos Estudos Sociolgicos Neutralidade

Tipo Ideal

Relao IndivduoSociedade Conscincia Coletiva Relao Social de Produo Ao e relao social

4. Concluso:
Podemos concluir que ao longo do tempo apareceram diversos pensadores que buscavam definir a sociologia e seu objeto de estudo, com intuito de torna-la cada vez mais cientifica. importante salientar que as diferenas nas teorias de cada autor apesar de no se completarem e no se esgotarem so de extrema importncia para o desenvolvimento da sociologia clssica.

Das könnte Ihnen auch gefallen