Sie sind auf Seite 1von 2

Ano letivo 2011/2012

9 Ano Turma __ Nome: ____________________________


Ficha Informativa Isometrias Unidade Circunferncia e polgonos. Isometrias.

N. ___

Vamos Recordar Translao

http://matesla.wordpress.com/

Numa translao cada ponto de uma figura move-se na mesma direco, no mesmo sentido e com a mesma distncia. A uma translao est associado um vector. r Na figura, C transformado de A pela translao associada ao vector u ; B o transformado r de A pela translao associada ao vector v .

Simetrias
Numa simetria relativamente a um eixo uma figura transforma-se na sua prpria imagem relativamente a um espelho. Se A um ponto do objecto que se transforma em A, ento AA perpendicular ao eixo de simetria e a distncia de A ao eixo igual distncia de A ao eixo. Nas figuras seguintes pode-se observar um objecto e a sua imagem numa simetria de eixo e.

Para Saber

Rotaes
Os movimentos

das ps de um moinho de vento Ilha do Faial

das ps de um helicptero das rodas de uma bicicleta

dos ponteiros de um relgio Big - Ben Londres

so movimentos de rotao
Ano lectivo 2011/2012 1/2

Numa rotao, uma figura toma uma nova posio rodando volta de um ponto fixo chamado centro da rotao. Uma rotao fica definida se conhecermos o centro da rotao e a amplitude do ngulo orientado da rotao. O ngulo pode ser positivo (sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio) ou negativo (sentido dos ponteiros do relgio). Nas figuras seguintes pode-se observar uma figura e a sua imagem por uma rotao.

Uma rotao transforma uma figura A noutra figura B, geometricamente igual. B diz-se imagem de A pela rotao .

Isometrias
As TRANSLAES, as SIMETRIAS e as ROTAES transformam figuras em figuras geometricamente iguais. Logo, podemos concluir que as translaes, as simetrias e as rotaes conservam: Os comprimentos dos segmentos de recta As amplitudes dos ngulos. Por isso, dizemos que so ISOMETRIAS. Chama-se ISOMETRIA a uma transformao geomtrica em que so conservados os comprimentos dos segmentos de recta e as amplitudes dos ngulos Duas figuras dizem-se isomtricas se uma transformada noutra por uma isometria. As isometrias podem ser de dois tipos: positivas ou negativas. Na simetria axial, as figuras aparecem invertidas, pois muda o sentido dos ngulos. Logo trata-se de um isometria negativa. As rotaes e as translaes so isometrias positivas, pois o sentido dos ngulos no alterado.

Para Aplicar
1. Observa a figura e desenha o tringulo

r translao associada ao vector u . Quais so as coordenadas dos pontos A, B e C.

[ A 'B ' C '] transformado

do tringulo

[ ABC] pela

2.

Na figura est representado um hexgono regular e algumas das suas diagonais. Os tringulos definidos so tringulos equilteros. a) Qual a amplitude do ngulo AOB?

b) Qual a imagem do ponto A na rotao de centro O e amplitude: b1) + 60 b2) 120 b3) + 240 c) Qual a amplitude da rotao em torno do ponto O e sentido positivo que transforma: c1) O ponto D no ponto B? c2) O ponto E no ponto F? d) Qual a imagem do tringulo [CDO] na rotao de centro O e amplitude 120? e) Completa: e1) R ( O, 180 ) ( ___ ) = B
Ano lectivo 2011/2012

e2) R ( O, +60 ) ( [ OAB ] ) = _____


2/2

e3) R ( O, +120 ) ( ___ ) = F

Das könnte Ihnen auch gefallen