Sie sind auf Seite 1von 9

Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Medianeira Engenharia de Produo Bioqumica Prof.

Graciela

Relatrio de Bioqumica Aula Prtica Um: Extrao e Caracterizao do Amido

Gisela Tiosso Capaso Matheus Castilho Rafael Maioli Thaisa Knob Vinicius Mautini

Medianeira, Abril de 2012.

INTRODUO

Os carboidratos pertencem a mais abundante classe de biomolculas da face da Terra. Sua oxidao o principal meio de abastecimento energtico da maioria das clulas no fotossintticas. Alm de ser um suprimento energtico, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo. Carboidratos so poliidroxialdedos ou poliidroxicetonas ou substncias que liberam tais compostos por hidrlise. O termo sacardeo derivado do grego sakcharon que significa acar. Por isso, so assim denominados, embora nem todos apresentem sabor adocicado. O termo carboidratos denota hidratos de carbono, designao oriunda da frmula geral (CH2O)n apresentada pela maioria dessas molculas. Podem ser divididos em trs classes principais de acordo com o nmero de ligaes glicosdicas: monossacardeos, oligossacardeos e

polissacardeos. Os polissacardeos so glicdios hidrolisveis formados por mais de dez molculas de monossacardeos ligados entre si atravs de ligaes glicosdicas, constituindo longas cadeias lineares ou ramificadas. A hidrlise destes compostos origina elevadas quantidades de monossacardeos, e ao contrrio dos mono e dissacardeos, estas molculas so insolveis em gua, no interferindo no equilbrio osmtico celular. Os polissacardeos podem ser classificados em homopolissacardeos e heteropolissacardeos. A hidrlise dos primeiros origina vrias unidades do mesmo monossacardeo, tal como os polissacardeos: amido, glicognio e celulose. J a hidrlise do segundo, os heteropolissacardeos, produz diferentes tipos de monossacardeos, tal como se verifica nos polissacardeos: cido hialurnico, condroitinsulfato e a heparina. As principais funes desempenhadas pelos polissacardeos so reserva energticas e estrutural. Os polissacardeos mais relevantes a nvel energtico so o amido e o glicognio, que representam as principais reservas nutritivas nas plantas e animais, respectivamente. O amido um slido branco, insolvel e que se encontra presente essencialmente nos vegetais. constitudo por cerca de 1400 unidades de glicose ligadas atravs de ligaes glicosdicas. uma matria-prima importante nos processos de fermentao, na nutrio (atravs do uso alimentar de batatas, arroz, po, massas e cerveja) e em processos industriais (endurecimento de tecidos,

papis, tinturaria e fabrico de explosivos). estruturalmente uma mistura dos dois polissacardeos mais importantes nas plantas: a -amilose (polmero linear composto por uma cadeia sequencial de monmeros de D-glicose unidos por ligaes (1-4)) e a amilopectina (polmero formado por unidades de D-glicose unidas por ligaes (1-4) e ramificaes (1-6) em intervalos de cerca de 24 a 30 unidades).

Figura: Representao da cadeia de amilose(A) e amilopectina(B).

OBJETIVOS

Extrair o amido da batata; Caracterizar o amido; Evidenciar o amido.

MATERIAIS Batata; Soluo de Amido; cido sulfrico concentrado; Reativo de Molisch; Soluo de Lugol; Etanol; Soluo saturada de sulfato de amnio(76g/100mL); Tudo de Ensaio; Bquer; Proveta; Basto de vidro; Banho-maria; Pipeta; Gaze.

PROCEDIMENTOS

I) a)

Extrao e preparao de uma soluo de amido: Extrao do amido raspar um pedao de batata com uma esptula e transmitir a raspa para um bquer de 250mL; adicionar 100mL de gua destilada e agitar vigorosamente com um basto de vidro; filtrar o material atravs de uma gaze, recolhendo o filtrado em um bquer de 250mL e espremer delicadamente a gaze; deixar em repouso por 10 minutos e, a seguir, remover cuidadosamente o lquido sobrenadante. Preparo da soluo de amido Adicionar 100mL de gua fria sobre o amido. Manter aproximadamente 120mL de gua fervendo em um bquer de 250mL; acrescentar esta gua fervente ao depsito obtido anteriormente (item a); continuar o aquecimento at que se forme uma soluo opalescente.

b)

II) a)

Reaes de caracterizao do amido: Reao do lugol em um tudo de ensaio, pipetar 2mL de soluo de amido e adicionar 1 a 2 gotas de lugol; notar o aparecimento da cor azul; aquecer e observar; resfriar o tudo com gua corrente e observar. b) Reao de Molisch em um tubo de ensaio pipetar 2mL de soluo de amido, juntar 3 gotas do reativo de Molisch e misturar; inclinar o tubo e deixar escorrer pela parede 2mL de H2SO4 consentrado, de modo que os lquidos no se misturem; observar a interface.

III) a)

Precipitado de amido: A 5mL de soluo de amido, adicionar 5ml de soluo saturada de sulfato de amnio; agitar fortemente e deixar em repouso por 10 minutos; filtrar; pesquisar, separadamente, no filtrado e no precipitado, a presena do amido pelo teste de lugol. b) A 1mL de soluo de amido adicionar 5mL de etanol; agitar; filtrar e pesquisar o amido como item anterior.

RESULTADOS E DISCUSSO

Extrao e preparao de uma soluo de amido.

Primeiramente, para a extrao do amido, cortou-se uma batata ao meio e raspou-se esta com uma esptula, em seguida depositou-se suas raspas em um bquer de 250mL, assim ocorre o rompimento das clulas que a compe e dentro dessas clulas h presena de amiloplastos, onde esto contidos os grnulos de amido (amilopectina e amilose). Com o rompimento dessas clulas os amiloplastos so liberados para o meio, enfim adicionou-se 100mL de gua e o experimento solubilizou-se. Mas, para uma maior liberao dos amiloplastos das clulas de batata, agitou-se a mistura com um basto de vidro que em seguida foi filtrada em uma gaze dobrada recolhendo a suspenso do amido em uma proveta. A soluo resultante foi mantida parada por 10 minutos ocorrendo a precipitao, depois retirou-se o sobrenadante para obter uma maior concentrao de amido na soluo. Para a preparao da soluo de amido utilizou-se a soluo de amido concentrada com a adio de 100mL de gua fria e em seguida 120mL de gua

quente, e sempre mexendo com o basto de vidro, fazendo com que os amiloplastos se rompessem, liberando a amilose e a amino-pectina para o meio. Como resultado destes procedimentos obteve-se uma soluo de amido esbranquiada.

Reao de caracterizao de amido de lugol.

Aps a adio de 4 gotas de lugol em uma pipeta contendo a soluo de amido foi bem visvel a colorao azul-escuro que se forma no tubo, devido aquela formar um complexo colorido com o iodo presente neste. Sendo que a amilose d origem a uma colorao negro-azulada, enquanto a amilopectina d origem a uma colorao vermelho-violcea, o que no nos deixa concluir que a amilose encontrava-se em maior quantidade na soluo do que a amilopectina devido ao predomnio da colorao azul-escuro. J que aquela, devido as suas cadeias lineares apresenta uma conformao helicoidal capaz de ocluir o iodo, o que no ocorre com a amilopectina onde a formao de hlice fica em parte dificultada pelos pontos de ramificao da molcula. Ao aquecer a soluo de amido e lugol, essa soluo passa a ter uma colorao amarelada translucida devido a presena de iodo dissociado que proporciona essa cor caracterstica.

Reao de caracterizao de amido de Molisch

Aps a adio do reativo de Molisch e do H2SO4 concentrado em um tubo de ensaio contendo a soluo de amido observou-se a formao de um anel roxo no centro da soluo o que indica a presena de acares na amostra. O anel roxo resultante da ao desidratante do H2SO4 concentrado sobre os carboidratos. As pentoses do origem ao furfural, enquanto as hexoses do origem aos seus derivados, como o hidroximetilfurfural. Essas substncias condensam-se com o -naftol (reagente de Molish) produzindo um composto de colorao

violeta, de composio incerta. Os cidos concentrados (H2SO4) causam

a desidratao de monossacardeos. Se um oligossacardeo ou polissacardeo estiver presente, ele primeiro hidrolisado em seus monossacardeos constituintes, que so ento desidratados.

Precipitao do amido com o uso de uma soluo de sulfato de amnio

Aps agitar e deixar a soluo 10 minutos em repouso, observa-se a formao de um precipitado no fundo do tubo, sendo este de colorao branca e aspecto viscoso. Ele ocorre devido a adio de sulfato de amnio na soluo de amido. Pois assim como as protenas, o amido se solubiliza na gua devido a presena de pontes de hidrognio, o sulfato de amnio, sendo um sal muito solvel, aumenta a fora inica desidratando o amido sendo que este precipita. Porm, aps filtrar o precipitado e adicionar o lugol neste e na soluo filtrada observa-se que a cor do tubo que a possui amarelada, evidenciando apenas a presena do lugol. O precipitado, como esperado, apresenta uma colorao azulpreta, por ser composto essencialmente de amido.

Precipitao do amido com o uso do lcool etlico

Neste experimento tambm forma-se um precipitado com as mesmas caractersticas do precipitado acima descrito. Porm neste caso, a precipitao ocorre devido a adio de lcool etlico na soluo de amido. O etanol um solvente orgnico, possui grande solubilidade na gua, assim, quando adicionado soluo de amido ele se solubiliza rompendo as interaes amido-gua fazendo com que este se precipite. Aps filtrar-se a amostra, adiciona-se lugol tanto ao precipitado quanto a soluo filtrada. Observa-se nesse ponto, uma diferena entre a soluo filtrada desse experimento com a do anterior, a colorao do tubo fica amarelolaranja devido ao iodo do lugol, pressupondo-se assim, que no h presena de amido nela e o precipitado adquiri cor azul-preta, por ser formado essencialmente de amido.

CONCLUSO

A partir de embasamento terico abordado nas aulas sobre carboidratos, foi possvel realizar na prtica, a extrao do amido com sucesso, um polissacardeo de glucose formado por amilose e amilopectina. Com a observao das mudanas na colorao da soluo pudemos comprovar a presena geral de carboidratos e, posteriormente, obtivemos a confirmao especfica do amido. Alm disso, observamos tambm em que condies desfeita e formada novamente, assim, as prticas foram realizadas com sucesso e o que tornou o assunto mais atrativo e interessante.

REFERNCIAS

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3044

http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Polissacar%C3%ADdeos

http://quimicameumundo.blogspot.com.br/

http://www.colegioweb.com.br/quimica/amido.html

http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/Polissacar%C3%ADdeos

Das könnte Ihnen auch gefallen