Sie sind auf Seite 1von 7

09/09 395-05/00 074662 REV 2

0800-417644
sac@britania.com.br

Panela Eltrica de Arroz BRPA4


Manual de Instrues com Receitas

SOMENTE PARA USO DOMSTICO

RECEITAS
9.SUFL DE ARROZ COM QUEIJO Ingredientes 2 colheres (sopa) de queijo ralado 1 colher (sopa) de margarina 2 xcaras de arroz cozido na Panela Eltrica xcara de leite 1 ovo Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 colheres (sopa) de salsa picada 1 colher (ch) de fermento em p 2 claras em neve

INTRODUO
Parabns pela escolha da Panela Eltrica de Arroz BRPA4. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente as recomendaes a seguir. O Manual de Instrues no deve ser descartado; ele deve ser guardado para eventuais consultas.

MEDIDAS IMPORTANTES DE SEGURANA


No utilizar o produto quando ele apresentar algum dano no cordo eltrico, no plugue ou em outros componentes. Para substituir qualquer pea danificada, procurar a Assistncia Tcnica Autorizada. Antes de usar o aparelho, certificar-se de que a voltagem da sua tomada eltrica corresponde indicada na etiqueta do aparelho. Sempre utilizar uma tomada eltrica com a mesma voltagem. Retirar o plugue da tomada eltrica depois de usar o aparelho. Nunca ligar, usando tomadas mltiplas (Ts ou benjamins), com outros aparelhos ao mesmo tempo que a panela eltrica. No tocar nas superfcies aquecidas. Para se proteger contra o risco de choques eltricos, no mergulhar o plugue, o cordo eltrico ou o corpo do aparelho em gua ou em outros lquidos. Uma ateno constante ser necessria durante o funcionamento do aparelho. No deixar que este seja utilizado por crianas ou perto delas. Sempre retirar o plugue da tomada eltrica quando o aparelho no estiver sendo usado e antes de limp-lo. Deixar a panela esfriar antes de retirar ou instalar a tigela com revestimento antiaderente e antes de limpla. No deixar o cordo eltrico pender de bordas de mesas ou perto de superfcies aquecidas. Usar sempre a tigela com revestimento antiaderente original e no submet-la a choques ou batidas. No usar esta panela eltrica para cozinhar alimentos cidos ou alcalinos. Tambm no utiliz-la para fins diferentes daqueles a que se destina. No usar a panela ao ar livre. No colocar o aparelho perto de bocas (queimadores) a gs ou eltricas ou perto de fornos aquecidos. Assegurar-se de manter sempre limpo e sem gotas de gua, poeira, gros de arroz ou outras sujeiras o espao entre a tigela e a placa de aquecimento (resistncia). Caso contrrio a panela no ir funcionar corretamente, em casos mais graves, seus componentes podero queimar. No inclinar a tigela. Se isto acontecer, o fundo no estar em contato com a placa de aquecimento e suas resistncias iro se queimar. Guardar estas instrues para futuras consultas. Para no perder a garantia e para evitar problemas tcnicos, no consertar o aparelho em casa. Quando precisar, o usurio dever lev-la Assistncia Tcnica Autorizada. A nota fiscal e o certificado de garantia so documentos importantes e devem ser mantidos para efeito de garantia.

Modo de preparo Aquecer o forno a 200C. No liquidificador bater o queijo, a margarina, o arroz cozido na panela eltrica, o leite e o ovo. Temperar com sal e pimenta, polvilhar a salsa. Transferir a mistura para uma tigela, juntar o fermento e as claras em neve. Untar quatro ramequins com um pouco de margarina, distribuir o sufl e levar ao forno durante 30 minutos ou at dourar.

10.FAROFA DE ARROZ Ingredientes 2 colheres (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 300 g de abbora descascada e ralada 1 xcara de azeitona verde picada 2 xcaras de arroz cozido na Panela Eltrica 1 xcara de farinha de milho Sal, pimenta e salsa picada a gosto

Modo de preparo Em uma panela separada, aquecer a margarina, o azeite e refogar a cebola. Colocar a abbora e refogar por 5 minutos. Misturar a azeitona, o arroz cozido na panela eltrica e a farinha de milho. Temperar com o sal, a pimenta e a salsa. Misturar bem e servir.

12

COMPONENTES
1. Tampa 2. Vlvula de vapor 3. Tigela antiaderente 4. Suporte para esptula 5. Chave seletora (Cozinhar/Mingau) 6. Alavanca de Acionamento 7. Corpo do aparelho 8. Cordo eltrico 9. Plugue 10. Luz indicadora de Aquecimento 11. Luz indicadora de Cozimento 12. Luz indicadora de Mingau 13. Coletor de gua 14. Esptula 15. Copo medidor 16. Bandeja perfurada para cozimentos no vapor

RECEITAS
7. ARROZ COM LEGUMES Ingredientes 1 xcara (ch) arroz

1 xcara (ch) de legumes em cubos (cenoura, vagem, ervilhas frescas, brcolis, etc.) 2 xcaras (ch) de gua Sal a gosto

2 3 4 7 5 6 8

Modo de preparo Colocar a gua, os legumes e o sal na panela eltrica. Colocar a CHAVE SELETORA na posio COZINHAR empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique. Quando a gua estiver fervendo, juntar o arroz e mexer de vez em quando at finalizar o cozimento.

8. ALMNDEGAS DE ARROZ Ingredientes 1 xcara (ch) de arroz cozido na Panela Eltrica 1 ovo 2 colheres (sopa) de queijo ralado 250 g de carne moda 2 colheres (sopa) de salsinha

Sal a gosto 1 xcara (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de leo

Modo de preparo

10
13 14

Aps cozinhar o arroz na Panela Eltrica, colocar, em uma tigela, o arroz, o ovo, o queijo ralado, a carne moda, a salsinha e acertar o sal.

11 5

12

Misturar bem at formar uma massa homognea. Fazer pequenas almndegas (bolinhas) com o arroz cozido frio e passar pela farinha de trigo. Em uma panela separada, aquecer o leo e fritar as almndegas aos poucos. Fritar devagar para cozinhar por dentro.

6
15 16

11

RECEITAS
5.ARROZ TRADICIONAL Ingredientes 1 xcara (ch) de arroz 1 colher (sopa) de cebola ralada misturada com alho amassado 1 colher (sopa) de leo 2 xcaras (ch) de gua

INSTRUES DE USO
Antes da primeira utilizao: 1. Ler todas as instrues e as medidas de segurana. 2. Retirar todo o material de embalagem e certificar-se de que todos os componentes foram recebidos em perfeito estado. 3. Lavar os acessrios com detergente neutro e gua morna. Enxaguar bem e secar completamente. 4.Retirar o recipiente interno da panela e lav-lo com gua morna e detergente neutro. Enxaguar e secar completamente antes de instal-lo na panela. 5. Limpar o corpo do aparelho com um tecido macio umedecido.

Modo de preparo Refogar em uma panela separada, a cebola e o alho no leo quente. Colocar a CHAVE SELETORA na posio COZINHAR empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique. Colocar o refogado na Panela Eltrica, acrescentar a gua e esperar ferver. Acrescentar o arroz e aguardar o cozimento.

Nunca usar substncias abrasivas, palha de ao ou esponjas speras. Nunca mergulhar o corpo do aparelho, seu cordo de alimentao ou o seu plugue em gua ou outros lquidos. 6. Conectar o cordo eltrico na panela. 7. Conectar o plugue a uma tomada eltrica

6. ARROZ A MARINHEIRO Ingredientes 2 copos de arroz (de preferncia, arbreo, italiano) 250 g de vngole 250 de mexilhes 500 g de camares pequenos, limpos e descascados 250 g de um bom peixe de mar, sem espinhas, picado 250 g de lulas, previamente cozidas e picadas (reserve a gua do cozimento) 120 g de ervilhas frescas ou congeladas 150 g de cogumelos fatiados pimento vermelho, em rodelas 2 colheres (sopa) de aafro 1 colher (sopa) de molho de pimenta Sal a gosto

PREPARANDO ARROZ
Medir corretamente e lavar o arroz.
Medir o arroz utilizando o copo fornecido com o aparelho. Certo Errado

Adicionar a quantidade correta de gua e inserir a tigela antiaderente na unidade principal.


Usar as marcas da parte interna da tigela para ajustar o nvel de gua. Por exemplo, para cozinhar 4 xcaras de arroz, colocar o arroz lavado na tigela e adicionar gua at o nvel 4. Se o nvel da gua est incorreto, a gua poder transbordar. Certifique-se de que nenhum gro de arroz ou gotculas de gua fiquem do lado de fora da tigela antiaderente ou da parede interior do corpo principal. A gua remanescente nestas reas podem causar defeitos ao aparelho.

Exemplo: Para cozinha 4 copos de arroz


1,2 0,8 0,4

6 4 2

Modo de preparo Cozinhar em uma panela separada as lulas (reservar a gua do cozimento).
Colocar todos os ingredientes na Panela Eltrica com a gua do cozimento das lulas. Acrescentar mais gua se necessrio. Colocar a CHAVE SELETORA na posio COZINHAR empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique. Deixar cozinhar e sempre mexer at o final do cozimento para que os ingredientes no grudem no fundo da panela.

Fechar a Tampa
Feche a tampa. Se for fechada corretamente ouvir um clique. Certifique-se de que no existem gros de arroz na borda da tigela antiaderente, ou na borracha de vedao. Estes podem provocar a sada de vapor ou gua, prejudicando o processo de cozimento.

10

PREPARANDO ARROZ
Para cozinhar arroz, escolher a funo COZINHAR.
Conectar o plugue a tomada eltrica, a luz indicadora de funcionamento "Cozinhar" acender indicando que a panela esta em processo de aquecimento. Empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique. A Alavanca de Acionamento no trava se a tigela antiaderente no estiver colocada corretamente. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo e a quantidade de arroz. Aps o trmino do cozimento de arroz, a Alavanca de Acionamento ir destravar, a luz indicadora de cozimento apagar e a panela entra automaticamente em modo de aquecimento, ficando com a luz indicadora de aquecimento ligada.

RECEITAS
3. ARROZ CARRETEIRO Ingredientes 3 xcaras de arroz 6 xcaras de gua Temperos: cheiro verde, cebola e alho 300 g de charque (carne de sol) leo e sal a gosto

Modo de preparo Cortar o charque em cubinhos, tost-los em uma panela separada e acrescentar o tempero verde. Em seguida, coloc-los na panela eltrica juntamente com o arroz, colocar a CHAVE SELETORA na posio COZINHAR empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique, deixar cozinhar at secar a gua.

Misture o arroz antes de servir. O arroz cozido pode ser mantido quente por tempo indeterminado
Recomenda-se no conservar arroz no modo aquecimento por mais de 4 horas, pois o arroz poder ficar muito seco e at queimar. Certifique-se de desconectar de cabo de alimentao aps cada utilizao.

Colocar sal (se necessrio, pois o charque j salgado) e deixar ferver at secar a gua.

Dica: Se preferir o charque mais macio, cozinhe-o antes em uma panela separada.

4. ARROZ COLORIDO

PREPARANDO MINGAU
Colocar os ingredientes dentro da tigela antiaderente. Em seguida colocar a tigela antiaderente dentro do corpo principal do aparelho.

Ingredientes 2 colheres (sopa) de leo 2 dentes de alho picados cebola picada 2 copos de arroz 1 cenoura mdia cortada em cubos pequenos

Conecte o plugue em uma tomada eltrica.


NOTA

Colocar a CHAVE SELETORA na funo MINGAU.

1 batata grande cortada em cubos pequenos 4 copos de gua Sal a gosto

Cozinhar Mingau com a tampa aberta pare evitar ferver durante o preparo. Empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique e travar.
A Luz indicadora de MINGAU ir acender. A Alavanca de Acionamento no trava se a tigela antiaderente no estiver colocada corretamente. Mexer ocasionalmente o mingau. Quando o mingau estiver pronto, empurrar a Alavanca de Acionamento para cima. Aps o trmino do preparo, no manter mingau por muito tempo dentro da panela, pois ele tende a tornar-se muito consistente

Modo de preparo Em uma panela separada, colocar leo e dourar o alho e a cebola. Misturar na panela eltrica os ingredientes refogados com o arroz, a cenoura, a batata e a gua. Colocar a CHAVE SELETORA na posio COZINHAR empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique, deixar cozinhar at secar a gua.

Dica: Para deixar seu arroz ainda mais colorido, acrescentar milho e ervilhas.

RECEITAS
1.ARROZ QUATRO QUEIJOS Ingredientes 350 g de arroz cozido 1 xcara de molho branco 1 xcara de creme de leite 1 colher (sopa) de queijo gorgonzola amassado 1 colher (sopa) de requeijo 2 colheres (sopa) de mozzarella picada 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado

PREPARANDO ALIMENTOS NO VAPOR

Adicionar a quantidade desejada de gua no recipiente interno.


Usar o copo medidor fornecido com o aparelho. Sempre colocar no mnimo 1 copo de gua.

Colocar a tigela antiaderente dentro do corpo principal da panela. Colocar a bandeja perfurada para cozimento no vapor sobre o recipiente antiaderente. Colocar os alimentos sobre a bandeja.

Modo de preparo Aps cozinhar o arroz na Panela Eltrica, lavar a tigela com revestimento antiaderente. Colocar a CHAVE SELETORA na posio COZINHAR Empurrar a Alavanca de Aquecimento para baixo at ouvir um clique, aquecer o molho branco e o creme de leite. Acrescentar os queijos, reservando metade do parmeso e deixar ferver at derreter bem. Misturar o arroz ao molho, passar para um refratrio e polvilhar o restante do parmeso. Dica: Se preferir, levar ao forno quente para gratinar.

Feche a tampa e conecte o plugue em uma tomada eltrica.

Colocar o Chave Seletora na funo COZINHAR.

Empurrar a Alavanca de Acionamento para baixo at ouvir um clique e travar.


A Luz indicadora de COZIMENTO ir acender. A Alavanca de Acionamento no trava se a tigela antiaderente no estiver colocada corretamente. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo e a quantidade de alimentos. Quando toda gua evaporar, a panela entrar em modo de aquecimento. Abrir a tampa da panela e verificar se todos alimentos esto cozidos. Caso os alimentos ainda no estejam cozidos, colocar mais gua e repetir o processo descrito acima.

2.ARROZ-DOCE Ingredientes 5 xcaras de gua 2 xcaras de arroz 3 copos de leite xcara de leite condensado xcara de acar Cravo e canela a gosto
Para cozinhar arroz, escolher a funo COZINHAR. A Luz indicadora de aquecimento ir acender.

NOTA

Durante processo, verificar constantemente se os alimentos esto cozidos, pois o tempo varia de acordo com o tipo de alimento.

Modo de preparo Na Panela Eltrica colocar a gua e o arroz. Para dar incio ao cozimento, quando o arroz estiver cozido, acrescentar o leite, e deixar o arroz cozinhar por aproximadamente 10 minutos, mexer sempre para no grudar no fundo da panela. Adicionar o leite condensado e o acar. Mexer sempre at atingir o ponto de cozimento desejado, acrescentar os cravos e polvilhar com canela.

LIMPEZA E MANUTENO
Ateno: Sempre retirar o plugue da tomada eltrica e deixar a panela esfriar totalmente antes de limp-la. No mergulhar a panela em gua ou outros lquidos. Nunca usar solventes ou benzeno, esponjas metlicas, escovas de plstico, detergentes fortes, alvejantes ou tecidos contendo substncias qumicas para limpar a sua panela. 1.Colocar a tigela com revestimento antiaderente na gua. Usar uma esponja macia para limpa-la e enxug-la bem. Nota: Tomar cuidado para limpar totalmente a tigela com revestimento antiaderente depois de ter usado sal de cozinha. Caso contrrio poder haver corroso. Manusear a tigela com cuidado. Nunca deform-lo. 2.Usar um tecido umedecido para retirar partculas de alimento que estejam coladas ao corpo do aparelho. 3.Limpar o corpo do aparelho com um pano umedecido em detergente. Enxugar em seguida, removendo todo o detergente. 4.Manter o cordo eltrico, o plugue e seu painel de controle sempre secos e limpos. Caso contrrio, podero ocorrer acidentes. 5.Limpar a placa de aquecimento e o elemento regulador de temperatura com um pano mido. O cozimento do arroz poder ser afetado se houver gros de arroz ou fragmentos de alimentos sobre a placa. O usurio poder tambm usar uma colher de madeira para limp-la. 6. A parte interna da tampa dever ser limpa aps cada utilizao da panela. Limpar a parte interna da tampa com tecido umedecido com gua morna, e enxugar com tecido macio. 7. A vlvula de vapor dever ser limpa a cada utilizao da panela. Puxar para fora a vlvula, como indicada na ilustrao 1. Esvaziar a vlvula e lav-la com gua e sabo. Limpar esfregando a vlvula com tecido umedecido. reinstalar para prxima utilizao da panela. 8. O Vapor de gua acumulado na tampa condensa novamente em forma lquida, escorrendo pelas canaletas e sendo depositado no coletor de gua. Pressionar o coletor para retir-lo sempre que estiver cheio. Aps esvazi-lo, recolocar o coletor na panela.

ESPECIFICAES

Modelo
BRPA4 BRPA4

Tenso
127 V ~ 60 Hz 220 V ~ 60 Hz

Potncia
500 W 500 W

Capacidade em Litros

Capacidade Xcaras

3L 3L

6 xcaras 6 xcaras

DIAGRAMA ELTRICO

termostato diodo
chave

N
chave seletora de funes
luz luz indicadora indicadora de mingau de cozimento

alimentao

Ilustrao 1

luz indicadora de aquecimento

R1
fusvel

R3

R2

Coletor de gua

07

Resistncia principal

Das könnte Ihnen auch gefallen