Sie sind auf Seite 1von 30

AULA 03 13.02.

2012

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

1. TUTELA COLETIVA INTRODUO; a) b) c) Jurisdio civil e coletiva; Ao civil pblica; Procedimentos coletivos

2. OBJETIVO DA TUTELA COLETIVA; Os direitos coletivos 3. LEGITIMIDADE AD CAUSAM; 4. CUSTOS PROCESSUAIS 5. COMPETNCIA 6. IC e TAC; 7. PROVAS; 8. COISA JULGADA; 9. RECURSOS e IMPUGNAES 10. EXECUO e TUTELA de URGNCIA

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

Precisamos ter em mente as distines dos seguintes conceitos:

a funo jurisdicional acionada para a tutela dos direitos coletivos lato sensu. a funo jurisdicional acionada para a resoluo de conflitos coletivos. Surgiu com a necessidade da sociedade moderna de massa e precisa ser operacionalizada por procedimentos coletivos iniciados por meio do exerccio do direito de ao. Isso porque a tcnica tradicional no resolve este tipo de demanda.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

*Possui vrios significados, por isso o concurseiro se confunde entre os termos usados na prova. O melhor e mais importante conceito de ACP toda e qualquer forma de se retirar o judicirio da inrcia para que ele tutele o direito coletivo . A ao popular uma espcie de Ao Civil Pblica. A ACP como o gnero do qual h vrias espcies. A Ao de Improbidade administrativa uma ACP. Este seu significado genrico.

*A ACP tem sua utilizao mais comum para explicar um dos procedimentos que existe para identificar um procedimento coletivo. Quando o particular ajuza uma ACP ela se desdobra pelo procedimento da Ao popular; se o MP ajuza a ao ACP ela se desdobra pelo procedimento da ACP. Ou seja, h um conceito genrico e um especfico.

*Identifica tambm a lei que rege um procedimento coletivo. Lei 7347/85 (LACP). O procedimento previsto na lei de ACP se aplica, subsidiariamente, ao rito aplicado nas Aes de Administrativa.
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

Improbidade

Questo CESPE PGE 2004 Jurisprudncia e doutrina tem entendido que ao por Improbidade administrativa, a que se refere a lei de improbidade administrativa (Lei 8.429/92) tem natureza de ACP, de modo que a lei da ACP (Lei 7.347/85) se aplica ao regime do processo judicial por ato dessa natureza, embora subsidiariamente.

A partir do ajuizamento da ACP (ao civil pblica) vrios so os desdobramentos:

Procedimento da LACP/CDC (leis 7.347/85 e 8.078/90) O procedimento ordinrio coletivo (o principal) est previstos nestas duas leis; Procedimento da LAP (lei 4.717/65); Procedimento do MS Coletivo (Lei 12.016/09); Procedimentos da lei de Improbidade Administrativa (lei 8.429/92); Procedimento do ECA (Lei 8.069/90); OBS existem outros, como o Mandado e injuno etc.
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

Para descobrir qual procedimento usar preciso analisar dois elementos bsicos: Legitimidade e Objeto.

*O conjunto de diplomas legais acima referidos, e alguns outros de menos importncia, forma o MICROSSISTEMA DE TUTELA COLETIVA e isso significa que h um relacionamento entre as normas processuais que disciplina cada diploma, que possvel aplicar em um procedimento normas inseridas em lei que regulam outro procedimento e que o CPC somente deve ser aplicado quando no houver regra inserida em todo o microssistema de tutela coletiva. Ex: Na LACP e CDC no h disposio sobre Prescrio para a tutela coletiva, nesse caso, primeiramente, deve-se buscar sanar a lacuna, em outra lei que trata do processo coletiva. No caso em tela, no LACP e CDC no h previso, mas a LAP versa sobre o tema, destacando o prazo de 5 anos. Todas as leis so incompletas, assim no existe hierarquia para fazer a complementao qualquer lei completa e qualquer lei pode ser completada.

EXCEO:
O ressarcimento ao errio imprescritvel.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

1. H um relacionamento entre as normas processuais que formam cada disciplina; 2. possvel aplicar a cada um dos procedimentos regramentos inseridos em lei que regula outro procedimento; 3. S se deve buscar o CPC na falta de regra inserida em TODO o microssistema de tutela coletiva (ele subsidirio) isso porque ele no foi pensado para suprir a tutela coletiva;

INFORMATIVO 395 do STJ: Remessa necessria


AO CIVIL PBLICA. REMESSA NECESSRIA. Na ausncia de dispositivo sobre remessa oficial na Lei da Ao Civil Pblica (Lei n. 7.347/1985), busca-se norma de integrao dentro do microssistema da tutela coletiva, aplicandose, por analogia, o art. 19 da Lei n. 4.717/1965. Embora essa lei refira-se ao popular, tem sua aplicao nas aes civis pblicas, devido a serem assemelhadas as funes a que se destinam (a proteo do patrimnio pblico e do microssistema processual da tutela coletiva), de maneira que as sentenas de improcedncia devem sujeitar-se indistintamente remessa necessria. De
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

tal sorte, a sentena de improcedncia, quando proposta a ao pelo ente de Direito Pblico lesado, reclama incidncia do art. 475 do CPC, sujeitando-se ao duplo grau obrigatrio de jurisdio. Ocorre o mesmo quando a ao for proposta pelo Ministrio Pblico ou pelas associaes, incidindo, dessa feita, a regra do art. 19 da Lei da Ao Popular, uma vez que, por agirem os legitimados em defesa do patrimnio pblico, possvel entender que a sentena, na hiptese, foi proferida contra a Unio, estado ou municpio, mesmo que tais entes tenham contestado o pedido inicial. Com esse entendimento, a Turma deu provimento ao recurso do Ministrio Pblico, concluindo ser indispensvel o reexame da sentena que concluir pela improcedncia ou carncia da ao civil pblica de reparao de danos ao errio, independentemente do valor dado causa ou mesmo da condenao. REsp 1.108.542-SC, Rel. Min. Castro Meira, julgado em 19/5/2009.

Aplicao da LACP ao procedimento da ACP por improbidade administrativa; (ex. iseno de custas)

APLICAO ACP regulada pela LACP/CDC a regra do art. 21 da LAP ( neste sentido dispe o informativo 430 do STJ) ;

Art. 21. A ao prevista nesta lei prescreve em 5 (cinco) anos.

No se aplica esse regra de prescrio quando se tratar de ressarcimento de dano ao errio, a CF no art. 37 diz que imprescritvel.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

PRESCRIO. AO COLETIVA. EXPURGOS. Trata-se de ao coletiva proposta pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Cidado (IBDCI) contra banco, sustentando o pagamento de expurgos inflacionrios dos Planos Bresser e Vero. A Quarta Turma, em questo de ordem, remeteu os autos Segunda Seo para julgar o REsp, por ser a primeira vez que se enfrenta essa questo de cobrana de expurgos inflacionrios via ao coletiva. Ressaltou-se que, embora a ao tenha sido ajuizada pelo IBDCI, o recurso do Ministrio Pblico, questionando apenas a definio do prazo prescricional aplicvel ao civil pblica que trata da cobrana dos expurgos inflacionrios, pois o TJ acolheu a tese da defesa, aplicando a prescrio quinquenal ao coletiva. Para o Min. Relator, a prescrio quinquenal, por analogia ao art. 21 da Lei n. 4.717/1965 (Lei da Ao Popular). No julgamento, anotou-se que, apesar de a ao civil pblica e a ao popular estarem dentro do sistema dos direitos coletivos, nesse microssistema, como no h previso do prazo prescricional para a propositura da ao civil pblica, inafastvel a incidncia da analogia legis, aplicando-se, assim, o prazo de cinco anos da Lei de Ao Popular. No caso, trata-se de uma legitimidade extraordinria, pois, a defesa de interesse alheio em nome prprio que por isso pode ter uma regncia prescricional diversa, como tambm convm que tenha seus prprios regramentos. Por outro lado, entre outros fundamentos, considerou-se que as pretenses coletivas sequer existiam poca dos fatos, pois, em 1987 e 1989, no havia a possibilidade de ajuizamento da ao civil pblica decorrente de direitos individuais homogneos, tutela coletiva consagrada com o advento, em 1990, do CDC. Inaplicvel, tambm, atribuir s aes civis pblicas o prazo prescricional previsto no art. 177 do CC/1916. Diante do exposto, a Seo negou provimento ao recurso do Ministrio Pblico. AgRg no REsp 1.070.896-SC, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 14/4/2010.

O uso de um procedimento coletivo no prejudica o outro

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

Tutela coletiva pode ter a mesma discusso em aes distintas. Art. 1 da LACP. Sem que isso gere litispendncia. Art. 1 LACP Regem-se pelas disposies desta Lei, sem prejuzo da ao popular, as aes de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: (Redao dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994) l - ao meio-ambiente; ll - ao consumidor; III a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IV - a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. (Includo pela Lei n 8.078 de 1990) V - por infrao da ordem econmica e da economia popular; (Redao dada pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001) VI - ordem urbanstica. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001) Este rol exemplificativo.

Pargrafo nico. No ser cabvel ao civil pblica para veicular pretenses que envolvam tributos, contribuies previdencirias, o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS ou outros fundos de natureza

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

10

institucional cujos beneficirios podem ser individualmente determinados. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001)

As aes popular e ACP destinam -se defesa e proteo do patrimnio publico (VERDADEIRO). Todavia, essas aes constituem instrumentos processuais reciprocamente excludentes, no de admitindo a existncia concomitante das duas, em face da litispendnci a (FALSO).

A aplicao do art. 9 da LAP tutela coletiva realizada por meio do procedimento da LAP/CDC . Art. 9 Se o autor desistir da ao ou der motivo absolvio da instncia, sero publicados editais nos prazos e condies previstos no art. 7, inciso II, ficando assegurado a qualquer cidado, bem como ao representante do Ministrio Pblico, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da ltima publicao feita, promover o prosseguimento da ao.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

11

a. legitimidade ativa ad causam; b. legitimidade passiva ad causam e c. objeto litigioso, que pode ser discutido por meio do procedimento.

NOMENCLATURAS SINNIMAS: - coletivos lato sensu.

lato sensu, direitos

metaindividuais, transindividuais, pluriindiviuais. A mais usada coletivos

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

12

Alguns gostam de dar nomes diferentes para as mesmas coisas: ; metaindividuais; transidividuais; pluriindividuais (todos sinnimos) representam direitos de massa; SUPORTE LEGAL: h diferenas sensveis entre uma norma e outra
ART.

81, PAR. NICO DO CDC existem exclusivamente para

definir as espcies de direito coletivo;


Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

13

ART.

DA

LACP (define as normas que violadas do

nascimento a esses direitos) e o


ART.

21 DA LMS (s fala de direitos coletivos e individuais

homogneos)

O Art. 81 do CDC define: direitos difusos, coletivos, individuais homogneos; Art. 81. CDC A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

14

O ART. 1, LACP define as normas que, uma vez violadas do nascimento a esses direitos difusos, coletivos e individuais homogneos; Art. 1 Regem-se pelas disposies desta Lei, sem prejuzo da ao popular, as aes de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: (Redao dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994) l - ao meio-ambiente; ll - ao consumidor; III a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IV - a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. (Includo pela Lei n 8.078 de 1990) V - por infrao da ordem econmica e da economia popular; (Redao dada pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001) VI - ordem urbanstica. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001) Pargrafo nico. No ser cabvel ao civil pblica para veicular pretenses que envolvam tributos, contribuies previdencirias, o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS ou outros fundos de natureza institucional cujos beneficirios podem ser individualmente determinados. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001)

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

15

ART. 21, par. nico da LMS tem dois incisos para dizer o que coletivo e o que individual homogneo - NO TUTELA DIREITOS DIFUSOS Art. 21. O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legtimos relativos a seus integrantes ou finalidade partidria, ou por organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos lquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes s suas finalidades, dispensada, para tanto, autorizao especial. Pargrafo nico. segurana coletivo podem ser: I - coletivos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica bsica; II - individuais homogneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situao especfica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante. Os direitos protegidos pelo mandado de

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

16

PESSOA (1) BEM JURDICO (2) PESSOA (3) -> Ex. A vende um carro para B. Nesta relao existe um dever jurdico. Um direito difuso, coletivo ou individual homogneo a depender da combinao entre a pessoa (1) e o bem Jurdico (2). O MP no pode ajuizar demanda para a defesa de qualquer direito individual homogneo. Por isso importante saber classific-los.

SUJEITO ATIVO INDETERMINADO/ INDETERMINVEL, ou seja, no h como precisar os titulares. Ex: No h como precisar os afetados pela degradao ambiental de uma praia, pois no envolve apenas a populao local; BEM JURDICO INDIVISVEL. A indivisibilidade do um bem pode ser atrelada a dois aspectos: Objetivo (objetivamente do d para partilhar EX: observe que o ar pode-se comprimir e comprar parte/poro dele); Subjetivo se uma pessoa consegue a tutela, consegue para todo mundo. No possvel deixar de atribuir a todos um bem indivisvel, o divisvel pode ser atribudo somente ao requerente. ESSENCIALMENTE COLETIVO.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

17

SUJEITO ATIVO - Os sujeitos so DETERMINVEIS, ainda que sejam muitos. necessria uma relao jurdica prvia . A lei fala em classe, grupo ou categoria de pessoas, mas isto no est absolutamente correto, pois nem sempre que se estiver defendendo grupo, classe ou categoria ser coletivo, pois precisam ter direito a um bem INDIVISVEL e nem sempre isto ocorre. Ex: Funcionrios da Vale. D para determinar quantos so. Se a Vale deixar de pagar FGTS de todos, este direito no coletivo, pois divisvel, cada um deve pleitear o seu direito individualmente. A lei em vez de falar de pessoas determinveis ela fala em grupo, categoria e classe. Ex. Os interessados faziam parte de uma associao, que a legitimada para a causa. Agora, atente, nem sempre quando h classe, categoria, grupo ser direito coletivo, s ser se tiver um direito indivisvel. Ex. Vrias pessoas so funcionrias da Vale, se ela deixar de pagar FGTS, no teremos direitos indivisveis, teremos direitos divisveis. A individual homogneo. BEM JURDICO INDIVISVEL. o mais difcil de encontrar. Ex.: TJ/ES Disputa de vaga do quinto capixaba (trs vagas): O MP e a OAB sempre acabavam discutindo para decidir quem ficaria com a maior parte das vagas (2 vagas). Assim, todos os advogados que preenchessem os requisitos para

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

18

pleitear o quinto poderiam requerer a tutela coletiva. ESSENCIALMENTE COLETIVO. Ateno: Caso ocorrido antes da previso da lista sxtupla.

Em direito do consumidor a maioria individual homogneo. Sujeitos ativos DETERMINVEIS; BEM JURDICO DIVISVEL. Para saber se divisvel deve analisar se uma pessoa individualmente pode tutelar o patrimnio dos outros. Se no puder, divisvel; cada um ter que tutelar o seu patrimnio. Na verdade, um direito individual de muita gente, mas no direito essencialmente coletivo. So bens PROCESSUALMENTE OU ACIDENTALMENTE COLETIVOS. Embora cada pessoa tenha fatos prprios, o motivo do problema comum a todos, e isto que justifica tutelar todos em um mesmo processo. A razo de ser do ilcito uma s e este o motivo da condenao. Posso tutelar seu direito? Se no puder, individual homogneo ( direito individual de muita gente). Ex. Uma empresa vendeu leite em caixinha, e vrias delas tinham uma barata dentro. Neste caso, eu, consumidor, s posso ir em busca da tutela do meu direito, no posso

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

19

defender o direito de outra pessoa que tenha comprado o leite. Entretanto, h alguns legitimados que podem. A
SENTENA

CONDENATRIA CONSTITUTIVA DECLARATRIA e

determina que todas as pessoas que estejam naquela situao tm direito ao ressarcimento. Cada pessoa ter que ajuizar uma ao individualmente para executar, e ser individualizado em cada ao o tamanho do dano moral respectivo.

Pelo at. 21 da LMS, o MS coletivo no serve para tutelar direito coletivo difuso, apenas para direito coletivo stricto sensu e individual homogneo. Observe, ainda, que a lei de MS coletivo diz o que individual homogneo tutelado por MS coletivo, tem que ter ntida e especfica atrelao ao associado ou sindicalizado. A tutela que se busca para os associados. (art 21 lei MS).

NO

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

20

a)

. No cabe para tutelar

direitos individuais homogneos advindos de matria tributria. Assim como no cabe em matrias previdencirias. b) A Ao Popular serve para tutela do

patrimnio pblico. A idia que o art.1 traz que s serve para a tutela do patrimnio material, mas tambm serve para tutela do patrimnio imaterial. O patrimnio do Estado pode ser violado atravs de atos comissivos ou omissivo, e este ato nulo ou anulvel. A anulao se refere desconstituio e para representar uma nulidade relativa do ato pblico anulao do ato. A nulidade se requer quando o ato nulo de pleno direito declarao de nulidade. Normalmente se requer a declarao de nulidad e. Aplica-se para a Administrao Direta e Indireta, pois possuem patrimnio totalmente pblico. Se a pessoa da Administrao indireta de direito privado, a AP somente pode se referir ao que pertine ao patrimnio pblico.

Patrimonial imaterial. Ex1. o servidor publico trabalhava em dois lugares, sem compatibilidade de horrio, porm era extremamente eficiente em ambos os lugares. No causava prejuzo ao errio, entretanto feria o
Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

21

patrimnio imaterial do estado (a principiologia do servio pblico). Cabe ao de improbidade. Ex2. caso do Deputado que pede reembolso do salrio pago ao assessor paga 5mil e pede de volta 3 mil - fere a principiologia, no gerou violao ao patrimnio pblico, mas cabe ao de improbidade.

Informativos 376, 418, 444, 445 , 453, 455 , 459, todos do STJ.
JURISPRUDNCIA Informativo 376 do STJ: princpio da insignificncia e improbidade administrativa Diante disso, v-se que o bem jurdico que a lei de improbidade busca salvaguardar, por excelncia, a probidade administrativa, que deve ser objetivamente considerada: ela no comporta relativizao a ponto de permitir a um s ponto de ofensa. Da no se aplicar o princpio da insignificncia s condutas judicialmente reconhecidas como mprobas, pois no existe ofensa insignificante ao princpio da moralidade.

Informativo 387 do STJ: Preo pblico ou taxa? Se fosse taxa no poderia ser discutida em ACP, vez que se trataria de tributo.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

22

AO

CIVIL

PBLICA.

GUA

ESGOTO.

PREO

PBLICO.

A Turma, em ateno jurisprudncia do STF, entendeu que a quantia recolhida a ttulo de prestao de servio de gua e esgoto preo pblico (tarifa) e no taxa. Consequentemente, aplicvel o CDC em casos de aumento de tarifa, inexistindo empecilho defesa da usuria via ao civil pblica, cuja legitimao do MP, autorizada por lei. Precedentes citados: REsp 586.565-DF, DJ 7/2/2008; REsp 856.272-RS, DJ 29/11/2009, e REsp 417.804-PR, DJ 16/5/2005. AgRg no REsp 856.378-MG, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 17/3/2009.

Informativo 404 STJ: Controle judicial de polticas pblicas. ACP. CONTROLE JUDICIAL. POLTICAS PBLICAS. Trata-se, na origem, de ao civil pblica (ACP) em que o MP pleiteia do Estado o fornecimento de equipamento e materiais faltantes para hospital universitrio. A Turma entendeu que os direitos sociais no podem ficar condicionados mera vontade do administrador, sendo imprescindvel que o Judicirio atue como rgo controlador da atividade administrativa. Haveria uma distoro se se pensasse que o princpio da separao dos poderes, originalmente concebido para garantir os direitos fundamentais, pudesse ser utilizado como empecilho realizao dos direitos sociais, igualmente fundamentais. Uma correta interpretao daquele princpio, em matria de polticas pblicas, deve ser apenas no sentido de utiliz-lo quando a Administrao atua dentro dos limites concedidos pela lei. Quando a Administrao extrapola os limites de sua competncia e age sem sentido ou foge da finalidade qual estava vinculada, no se deve aplicar o referido princpio. Nesse caso, encontra-se o Poder Judicirio autorizado a reconhecer que o Executivo no cumpriu sua obrigao legal quando agrediu direitos difusos e coletivos, bem como a corrigir tal distoro restaurando a ordem jurdica violada. Assim, a atuao do Poder Judicirio no controle das polticas pblicas no se faz de forma indiscriminada, pois violaria o princpio da separao dos poderes. A interferncia do

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

23

Judicirio legtima quando a Administrao Pblica, de maneira clara e indubitvel, viola direitos fundamentais por meio da execuo ou falta injustificada de programa de governo. Quanto ao princpio da reserva do possvel, ele no pode ser oposto ao princpio do mnimo existencial. Somente depois de atingido o mnimo existencial que se pode cogitar da efetivao de outros gastos. Logo, se no h comprovao objetiva da incapacidade econmico-financeira da pessoa estatal, inexistir empecilho jurdico para que o Judicirio ordene a incluso de determinada poltica pblica nos planos oramentrios do ente poltico. A omisso injustificada da Administrao em efetivar as polticas pblicas essenciais para a promoo de dignidade humana no deve ser assistida passivamente pelo Poder Judicirio, pois esse no mero departamento do Poder Executivo, mas sim poder que detm parcela de soberania nacional. Assim, a Turma conheceu em parte do recurso e, nessa parte, negou-lhe provimento. Precedentes citados do STF: MC na ADPF 45-DF, DJ 4/5/2004; AgRg no RE 595.595-SC, DJe 29/5/2009; do STJ: REsp 575.998-MG, DJ 16/11/2004, e REsp 429.570-GO, DJ 22/3/2004. REsp 1.041.197-MS, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 25/8/2009.

Informativo 418 do STJ: dano moral coletivo O dano extrapatrimonial prescinde da prova de dor, sentimento ou abalo psicolgico sofridos pelos indivduos . Como transindividual, manifesta-se no prejuzo imagem e moral coletivas e sua averiguao deve pautar-se nas caractersticas prprias aos interesses difusos e coletivos. Destarte, o dano moral coletivo pode ser examinado e mensurado. Ex. A afirmao de que todo baiano s pode tocar berimbau, pois s tem 1 corda ofensiva a todos os baianos.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

24

Informativo 444 do STJ: ACP como querela nullitatis (a querela nullitatis no um procedimento um pedido para anular a deciso). O MP pode ajuizar ACP, para defender direitos difusos, ACP pode ser um veiculo para ajuizar a querela nullitatis. Cabe ACP contra ato judicial ACP. DESCONSTITUIO. SENTENA. DANO. ERRIO. Trata-se de imvel discutido em ao reivindicatria que pertencia originariamente companhia de desenvolvimento industrial estadual, e que foi vendido firma individual dos recorridos e, em razo de sua inadimplncia, o imvel foi retomado pela companhia. Sucede que, mesmo inadimplentes com as prestaes da compra e venda, um dos recorridos firmou emprstimo com banco do Estado, por meio de outra empresa da qual era scio, dando em garantia o mesmo imvel. Posteriormente, deu-se novamente sua inadimplncia e o banco o executou, adjudicando o imvel. Contudo, a companhia estadual j havia retomado o bem e repassado a terceiros, no chegando o banco a tomar posse dele. Anotou-se que aquele recorrido props demanda para rescindir a carta de adjudicao, obtendo deciso favorvel. Ento, em seguida, os dois recorridos promoveram ao reivindicatria apenas contra o banco, pleiteando, como pedido principal, a restituio do bem ofertado em garantia e, subsidiariamente, a condenao do banco ao pagamento de indenizao em razo da suposta perda da posse do imvel, pretenso que foi acolhida pelo rgo julgador. Observou-se que a ao reivindicatria s foi ajuizada aps a retomada e a alienao do imvel pela companhia, no entanto ela no foi chamada para compor essa lide. Diante desses fatos que o parquet estadual pleiteou, via ao civil pblica (ACP),desconstituir a sentena proferida em ao reivindicatria, que condenou o banco estadual a indenizar os recorridos em quase R$ 2 milhes. No entanto, o juiz extinguiu a ACP sem resoluo de mrito(art. 267, VI, do CPC) e entendeu que o pedido de anulao no guardaria pertinncia com o objetivo dessa ao. Por sua vez, o TJ negou provimento ao apelo do MP, entendendo que a eventual nulidade da sentena por ausncia de citao do litisconsorte passivo necessrio deve ser dirimido por meio de querela

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

25

nullitatis insanabilis, visto ser a ACP via inadequada declarao de nulidade de sentena j atingida pela coisa julgada. A Min. Relatora anotou que, no recurso, no h questionamento acerca do mrito da questo de fundo, ou seja, se a companhia era realmente litisconsorte passiva necessria, mas to-somente sobre a viabilidade de ajuizamento de ACP pelo MP com objetivo de obter a desconstituio de sentena nula ou inexistente que tenha causado dano ao patrimnio pblico. Por outro lado, assevera que a citao do litisconsorte passivo necessrio, no caso a companhia estadual, constitui pressuposto processual indispensvel regular formao do contraditrio. Assim, a sentena proferida em processo que tramitou sem a citao de litisconsorte necessrio est impregnada de vcio insanvel que pode ser impugnado por meio de qualquer ao autnoma declaratria, seja ela individual ou coletiva, mesmo aps o transcurso do prazo decadencial para ajuizamento da ao rescisria. Segundo a Min. Relatora, no h justificativa para negar a legitimidade ao MP para, por meio de ACP, impugnar sentena com vcio transrescisrio (vicio que sobrevive ao prazo da rescisria). Nesses casos, explica que o parquet age como substituto processual da coletividade lesada e tem interesse na anulao do ato lesivo ainda que o ato seja judicial. Diante do exposto, a Turma deu provimento ao recurso, determinando o retorno dos autos ao juzo de 1 grau para que examine o mrito da demanda. Precedentes citados : REsp 1.015.133-MT, DJe 23/4/2010; REsp622.405-SP, DJ 20/9/2007; REsp 1.162.074-MG, DJe 26/3/2010; REsp 12.586-SP, DJ 4/11/1991; REsp 194.029-SP, DJ 2/4/2007, e REsp 1.009.246-RN, DJe 11/9/2008. REsp 445.664-AC, Rel. Min. Eliana Calmon, julgado em 24/8/2010.

Informativo 445 do STJ:- ACP AMBIENTAL. JULGAMENTO EXTRA E ULTRA PETITA. In casu, o recorrente alega violao do disposto nos arts. 128, 459, pargrafo nico, e 460 do CPC, em razo de o tribunal a quo ter mantido a sentena do juzo singular

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

26

a qual, segundo o recorrente, excedeu o pedido articulado na exordial, visto que a ao se refere degradao da rea de 180m nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar e aquele juzo, alicerado nas informaes da percia, decidiu que a rea objeto de degradao atingia 650m, sendo que o pedido inicial no se referiu s construes indicadas na sentena. Ocorre, porm, que a tutela ambiental de natureza fungvel, de modo que a rea objeto da agresso ambiental pode ser de extenso maior do que a referida na inicial e, uma vez que verificada pelo conjunto probatrio, no importa julgamento ultra ou extra petita. A deciso extra petita aquela inaproveitvel por conferir parte providncia diversa da ansiada, em virtude do deferimento de pedido diverso ou fundamentado em causa petendi no eleita. Consequentemente, no h tal deciso quando o juiz analisa o pedido e aplica o direito com fundamentos diversos dos expostos na inicial ou mesmo na apelao, desde que baseados em fatos ligados ao fato base. Na espcie, o juiz decidiu a quaestio iuris dentro dos limites postos pelas partes, pois a ao tratava de ocupao e supresso de vegetao nativa e construo de diversas edificaes irregulares em rea menor que a constatada pela percia, sem aprovao dos rgos competentes do municpio e do estado. Assim, a anlise do pedido dentro dos limites postos pela parte no incide no vcio in procedendo do julgamento ultra ou extra petita, afastando, portanto, a suposta ofensa aos arts. 460 e 461 do CPC. Com esses fundamentos, a Turma negou provimento ao recurso. Precedentes citados: AgRg no REsp 1.164.488-DF, DJe 7/6/2010; RMS 26.276-SP, DJe 19/10/2009; AgRg no AgRg no REsp 825.954-PR, DJe 15/12/2008; AgRg no Ag 1.038.295-RS, DJe 3/12/2008, e AgRg no Ag 668.909-SP, DJ 20/11/2006. REsp 1.107.219-SP, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 2/9/2010. ACP. DANO. MEIO AMBIENTE. PEDIDO. Na espcie, o tribunal a quo, analisando o conjunto ftico-probatrio constante dos autos, concluiu haver agresso ao meio ambiente, com ofensa s leis ambientais. A Turma, entre outras questes, entendeu que no houve pedido inicial explcito do MP no sentido de que qualquer construo fosse demolida, nem mesmo de que fossem suspensas as atividades da ora recorrente, ao propor a ao civil pblica (ACP) de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente. Porm essa

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

27

simples constatao no conduz nulidade por desobedincia do dever de adstrio ao pedido. A jurisprudncia deste Superior Tribunal entende que o pedido no deve ser extrado apenas do captulo da petio reservado aos requerimentos, mas da interpretao lgico-sistemtica das questes apresentadas pela parte ao longo da petio. No caso, os provimentos supostamente desvinculados do pedido, antes mesmo de guardar sintonia com os pedidos formulados pelo MP, constituem condio sine qua non do resultado almejado pela ACP ambiental. Assim, no contexto, encontra plena aplicao o princpio do poluidor pagador, a indicar que, fazendo-se necessria determinada medida recuperao do meio ambiente, lcito ao julgador determin-la, mesmo que no tenha sido instado a tanto. Precedentes citados: AgRg no Ag 1.038.295-RS, DJe 3/12/2008, e REsp 971.285-PR, DJe 3/8/2009. REsp 967.375-RJ, Rel. Min. Eliana Calmon, julgado em 2/9/2010.

Informativo 453 do STJ: Ressarcimento em dinheiro + reparao in natura RESPONSABILIDADE. DANO AMBIENTAL. Na ao civil pblica ambiental, possvel cumular os pedidos de obrigao de fazer (reflorestar a rea degradada) e de pagamento de indenizao pecuniria em razo do dano material causado. As questes de direito ambiental so usualmente resolvidas nas Turmas que compem a Primeira Seo deste Superior Tribunal. Contudo, quando a discusso limita-se responsabilidade civil do particular pela reparao do dano ambiental, a competncia para julgamento das Turmas integrantes da Segunda Seo (art. 9, 2, III, do RISTJ). Precedente citado: REsp 1.181.820-MG, DJe 20/10/2010.REsp 1.173.272-MG, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 26/10/2010 (ver Informativo n. 450).

Informativo 455 do STJ: Cobrana unificada taxa de iluminao pblica e conta de energia. lide tributria? No, o que se queria era 2 cdigos de barra para pagamento em apartado .

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

28

ACP. LEGITIMIDADE. MP. ILUMINAO PBLICA. ENERGIA ELTRICA. COBRANA UNIFICADA. In casu, concessionria de energia eltrica cobrava, na mesma fatura, a contribuio de iluminao pblica com a tarifa de energia eltrica, englobandoas no mesmo cdigo de leitura tica, sem dar oportunidade ao administrado de optar pelo pagamento individual, o que gerou a propositura de ao civil pblica (ACP) pelo Parquet estadual. A Turma conheceu em parte do recurso e, nessa extenso, negou-lhe provimento, reafirmando a legitimatio ad causam do Ministrio Pblico para ajuizamento de ACP em defesa de direitos transindividuais, no caso, a emisso de faturas de consumo de energia eltrica com dois cdigos de leitura tica, informando, de forma clara e ostensiva, os valores correspondentes contribuio de iluminao pblica e tarifa de energia eltrica. Na espcie, a pretenso intentada na ACP ab origine no revela hiptese de pretenso tributria, pois o que se pretende resguardar interesses dos consumidores e no dos contribuintes, na medida em que se insurge contra a forma como a concessionria vem cobrando os servios de energia eltrica e a contribuio de iluminao pblica, o que afasta a vedao prevista no art. 1, pargrafo nico, da Lei n. 7.347/1985. Revela-se, assim, interesse nitidamente transindividual, pois o que se pretende alcana uma coletividade, representada por um grupo determinvel, ligado pela mesma relao jurdica com a concessionria. Dessarte, o Ministrio Pblico, por fora do art. 129, III, da CF/1988, dos arts. 81 e 82 do CDC e do art. 1 da Lei n. 7.347/1985, legitimado a promover ACP na defesa de direitos transindividuais, nesses includos os direitos dos consumidores de energia eltrica, como na hiptese. Precedentes citados do STF: AgRg no RE 424.048-SC, DJ 25/11/2005; do STJ: REsp 435.465-MT, DJe 28/9/2009; REsp 806.304-RS, DJe 17/12/2008; REsp 520.548-MT, DJ 11/5/2006; REsp 799.669-RJ, DJe 18/2/2008; REsp 684.712-DF, DJ 23/11/2006, e AgRg no REsp 633.470-CE, DJ 19/12/2005. REsp 1.010.130-MG, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 9/11/2010.

Informativo 459 do STJ: ACP X Controle de Constitucionalidade

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

29

ACP. INCONSTITUCIONALIDADE. Conforme a jurisprudncia, cabvel a declarao de inconstitucionalidade de lei incidenter tantum em ao civil pblica (ACP). Na hiptese, postula-se impedir que entes pblicos permitam eventual devastao da Serra do Guararu-SP. REsp 1.188.001-SP, Rel. Min. Cesar Asfor Rocha, julgado em 7/12/2010 Pode reconhecer a inconstitucionalidade na fundamentao, mas no pode declar-la no dispositivo.

Acesse: http://chenqsehondeymateriaisdeestudo.blogspot.com.br/ Contato: materiaisdeestudo@uol.com.br

30

Das könnte Ihnen auch gefallen