Sie sind auf Seite 1von 2
Cultura
Cultura

SEMANA DOS

MUSEUS

13 - 19 DE MAIO

Cultura SEMANA DOS MUSEUS 13 - 19 DE MAIO 18 DE MAIO NOITE NOS MUSEUS DIA
Cultura SEMANA DOS MUSEUS 13 - 19 DE MAIO 18 DE MAIO NOITE NOS MUSEUS DIA
Cultura SEMANA DOS MUSEUS 13 - 19 DE MAIO 18 DE MAIO NOITE NOS MUSEUS DIA
Cultura SEMANA DOS MUSEUS 13 - 19 DE MAIO 18 DE MAIO NOITE NOS MUSEUS DIA

18 DE MAIO NOITE NOS MUSEUS

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

FAROL MUSEU DE SANTA MARTA MUSEU-BIBLIOTECA CONDES DE CASTRO GUIMARÃES FORTE SÃO JORGE DE OITAVOS CASA DE SANTA MARIA MUSEU DO MAR REI D. CARLOS MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA - CASA VERDADES DE FARIA MOINHO DE ARMAÇÃO, ALCABIDECHE.

Informações: Divisão de Patrimónios Culturais | 21 481 5323 dipc@cm-cascais.pt

13 maio

segunda-feira

16 maio

quinta-feira

17 maio

sexta-feira

PROGRAMA

Moinho de Armação Tipo Americano

Todo o dia 10h00 - 13h00 e 14h00 - 17h00

Recriação de uma Aldeia Saloia em ponto pequeno, na praceta do Moinho. Representações etnográficas

/ quadros vivos de típicas figuras saloias e de pregões tradicionais

oficinas práticas

participação em

/

encenações teatrais

/

/ feitura e cozedura do pão.

Farol Museu de Santa Marta

Manhã 9h30 Visitas guiadas ao Polo Museológico da Direção de Faróis.

Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães

Tarde 18h00 Caixa para chá: uma peça em destaque. Palestra seguida de visita orientada, pelo Conservador José António Proença. Análise de uma peça lacada produzida na China, no século XIX, destinada a transportar as folhas do chá comercializadas com o Extremo Oriente. O fascínio do Ocidente pelo Exotismo do Oriente.

Forte São Jorge de Oitavos

Todo o dia 10h00 - 23h00 II Mercado de Oitavos. Recriação histórica de um mercado do século XVIII, com artesãos vestidos à época. O visitante embarca numa aventura pirata e passa o dia entre oficinas temáticas e bancas de produtos tradicionais. Teatro “O Patinho Feio”. Dois momentos de teatro: manhã e à noite (11h e 21h)

Museu do Mar Rei D. Carlos

Manhã 10h00 - 14h00 Teatro de Luz Negra “ A India é já ali…moço”. Na época dos descobrimentos, numa das muitas viagens à India em busca de riquezas. Os visitantes são convidados a assistir à estreia de uma peça de fantoches muito divertida.

Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria

Noite 21h00 Concerto. O Rondó da Carpideira. Espetáculo multidisciplinar de homenagem aos registos etnográficos de Michel Giacometti, baseado nas recolhas etno-musicais feitas em Portugal. Criado pelos músicos Mário Marques (saxofonista), Daniel Bernardes (pianista) e Gonçalo Tarquínio ( vídeo e conceção visual).

18

maio

Sábado

19 maio

domingo

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS NOITE DOS MUSEUS

Farol Museu de Santa Marta

Toda a Manhã 9h30 Passeio pela orla marítima na embarcação “Estou para ver”. Toda a Tarde 16h00 Animações circenses. Companhia de Teatro Circo. Trupilariante. Visita guiada ao Farol Museu. Subida à Torre. Noite 20h30 Na Rota da Cultura. Rally Paper. Organizado em parceria com a Casa de Santa Maria. Divulgação, lúdica- pedagógica, do Património Cultural do Concelho de Cascais. Desafios propostos nos diversos espaços culturais.

Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães

Tarde Roteiro Duas Casas, Duas Mundividências, em parceria com Casa de Santa Maria

14h00

“Desígnios da Arquitetura de Jorge O'Neill: a Torre de São Sebastião“ Conferência pela Dr.ª Denise Pereira (Quinta da Regaleira)

15h00

Visita orientada ao edifício. Noite Grupo de música antiga Amato Lusitano. 21h30 - 23h30 Alla Italiana. Concerto na varanda da entrada principal do Museu. Música instrumental do período Barroco europeu. Uma viagem musical que passa por Vivaldi, Corelli e Francesco Veracini. 21h30 - 23h30 Subida ao torreão.

Forte São Jorge de Oitavos

Noite 21h00 Palestra sobre Astronomia - Como Conhecer o Céu Noturno. Uma visita guiada ao céu com o prof. Guilherme de Almeida (Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores).

Casa de Santa Maria

Tarde Roteiro Duas Casas, Duas Mundividências, programa em parceria com o Museu Biblioteca Conde Castro Guimarães.

16h00

“Raúl Lino e a Intervenção no Património Arquitetónico”. Conferência pela Arq.ª Marta Rocha (Univ. Arquitetura Porto)

17h00

Visita orientada ao edifício Noite 20h30 Na Rota da Cultura. Rally Paper. Divulgação lúdica-pedagógica do património cultural do concelho de Cascais. Desafios propostos nos diversos espaços culturais. Inscrições: csm@cm-cascais.pt e fmsm@cm-cascais.pt

Museu do Mar Rei D. Carlos

Noite 21h30 Sexo, Tubarões e Rock and Roll. Palestra – O fascinante mundo dos tubarões através das experiências do jovem biólogo marinho João Correia.

Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria

Tarde 15h30 Contos Cantados. Conto e canto de histórias do imaginário português com recurso a jogos dramáticos e música, pelo ator Carlos Marques. Noite 21h00 Concerto OCCO Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e o pianista Yan Mikirtumov. Obras de Bohuslav Martinù e Olivier Messiaen, compositores de referência da vanguarda europeia e da música do século XX.

Espaço Memória dos Exílios

Tarde 15h30 Apresentação do livro de Fernando Rosas, Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar, pelo prof. José Maria Brandão de Brito (ISEG)

Moinho de Armação Tipo Americano

Todo o dia 10h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00 O Moinho Comunitário. Iniciativa de partilha e convívio entre a comunidade. Reviver uma atividade desaparecida: a laboração dos moinhos de índole comunitária /seu usufruto por cada família da comunidade. Noite 21h00 Noite no Moinho. Animação de rua a cargo da banda de baile Ténis Bar.

Museu do Mar Rei D. Carlos

Todo o dia 10h00 - 17h00

Conversas do Mar. Conta com a participação de especialistas em diferentes áreas científicas, tem por objetivo proporcionar debates alargados sobre as grandes questões ligadas ao mar, numa perspetiva interdisciplinar.

O Surf em Portugal. Conferência que convida a refletir sobre este desporto náutico nas suas variadíssimas

vertentes, a história do Surf em Portugal, o turismo, as infraestruturas, a alta competição…

Farol Museu de Santa Marta

Manhã 11h00 - 12h00 Visita guiada ao Marégrafo de Cascais. Imóvel de Interesse Público. O único marégrafo analógico em funcionamento em Portugal. Tarde 16h00 - 17h00 Exibição de curtas de animação da autoria de realizadores nacionais e internacionais, cujas histórias têm o mar como pano de fundo.

Casa de Santa Maria

10h30 - 12h00 e 15h00 - 16h30

Os Azulejos que Contam Histórias. Visita guiada e oficina. Uma visita para toda a família, que desvenda as histórias que a Casa de Santa Maria tem para contar. Seguida de uma oficina de artes plásticas, onde

se vai aprender a fazer uma moldura imitando o azulejo, com uma técnica idêntica à 'decoupage'.