Sie sind auf Seite 1von 70

Casos e Contos

Viagem por um Brasil solidrio


Antonio Carlos Gomes da Costa

Parceiros

Antonio Carlos Gomes da Costa realizao e coordenao Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio produo Katia Gonalves Mori Maria Lucia Meirelles Reis Moacyr Bagnareli Neide Cruz Priscila Cruz projeto grfico e ilustraes TV PinGuim Celia Catunda Kiko Mistrorigo reviso Ftima Mendona Couto

Costa, Antonio Carlos Gomes da (org.) Casos e Contos - Viagem por um Brasil solidrio. So Paulo: Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio, 2004.

Sumrio

Prefcio

Incio da viagem

Casos e Contos Planejar e implementar Ensinar e aprender Pensar e agir De mos dadas Todos juntos somos fortes Rede de escolas solidrias Participao na comunidade Sejam bem-vindos Passos para a cidadania

9 11 14 20 25 30 35 39 45 49

Consideraes finais: lies aprendidas

57

Primeiras palavras
Tudo passa e tudo fica porm o nosso passar, passar fazendo caminhos (...) Caminhante, so tuas pegadas o caminho e nada mais; caminhante, no h caminho, se faz caminho ao caminhar. Antonio Machado

A sociedade moderna, com toda a evoluo da cincia, com todas as maravilhas trazidas pelas novas tecnologias, ainda no capaz de conviver com a modernidade e ao mesmo tempo viver com o outro, tendo em mente os ideais universais da solidariedade humana, que devem fundamentar a convivncia entre todos. Em vez de palavras como injustia, fome, pobreza, guerra, precisamos despertar no corao e pr em prtica palavras que revelem nossa humanidade: justia, paz, igualdade, amor, solidariedade e escola. Por que escola? algum perguntaria. Simplesmente porque a palavra escola lcus de ensinar e aprender representa os ideais de uma sociedade democrtica e justa, em que todos tenham condies de exercer criticamente a cidadania. Alcanar esse ideal algo que precisamos construir, sempre. uma caminhada que somente podemos fazer se tivermos a coragem de caminhar. Um caminhar que no se faz sozinho. Esta publicao representa uma longa caminhada de pessoas que fizeram um caminho ao andar. equipe do Faa Parte, aos nossos inmeros parceiros e apoiadores que acreditaram que era preciso fazer caminhos, os nossos agradecimentos 1.

No entanto, os verdadeiros protagonistas deste livro so as escolas de todo o Brasil, que, com o trabalho de milhares de atores annimos, ajudam a construir a nao que desejamos. A elas a nossa imensa gratido por terem relatado suas experincias de solidariedade e voluntariado. Na certeza de que este apenas o incio de uma longa parceria. Fica aqui o nosso convite para a leitura e para que cada vez mais escolas faam parte desse caminhar.

Mil Villela

1 Nossos

agradecimentos ao MEC, Consed, Undime, nossos parcerios de primeira hora; Unesco e ONU pelo estmulo e apoio; Fundao Educar DPaschoal por sempre estar conosco; Rede Ensinar e ao Cenpec pela assessoria; s Secretarias Estaduais e Municipais de Educao, que tanto estimularam a participao das escolas; a todos os que, das mais diferentes formas, contriburam para a realizao deste projeto, em especial: Adair Sberga, Helosa Lck, Silnia Martins Prado, rMara Nieves Tapia, Rubem Alves, Marlia Lindinger, Marlene Cortese, Moacyr Bagnareli, Nsea Werneck, Srgio Edgar da Luz, Sirleide Tavares e Vivian Melcop; equipe do Centro de Voluntariado de So Paulo e aos educadores da rede pblica e particular de So Paulo, que, voluntariamente, participaram das reunies de reflexo e avaliao do projeto Selo Escola Solidria. Agradecemos ainda ao Andr Costa e Danilo Concilio, da produtora Olhar Perifrico, pelo vdeo das Escolas Solidrias. Nossos agradecimentos s empresas que nos ajudaram a viabilizar o Selo Escola Solidria, em especial Vivo, empresa que acreditou no potencial de nossas escolas e jovens, e Imprensa Oficial do Estado de So Paulo. Por fim, agradecemos s empresas de comunicao e mdia que ajudam a divulgar as escolas solidrias de todo o pas.

Prefcio
Na evoluo histrica do Ocidente, dois foram os caminhos para a consecuo do ideal de educao para todos: a via comunitria, ligada tradio anglo-sax, e a via cvico-revolucionria francesa, adotada posteriormente pelos pases socialistas. E no Brasil? Qual foi entre ns o caminho adotado? A escola pblica brasileira nasceu influenciada pelo esprito francs, sem assimilar, porm, o seu principal trao: a vocao universalista. Ao longo do sculo XX, um contingente considervel da populao infanto-juvenil cresceu sem ter acesso a uma educao pblica de qualidade. As relaes escola-famlia-comunidade sempre foram marcadas pela frieza e pelo distanciamento. A comunidade no se envolvia na vida da escola e nem a escola se envolvia na vida da comunidade. Tal postura certamente no contribuiu em nada para que educadores, familiares e comunidade se dessem as mos e assumissem conjuntamente o desafio de desenvolver o potencial das novas geraes: crianas, adolescentes e jovens. Com o advento da lei 9394/96, a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), o estreitamento das relaes escola-famlia-comunidade, mais do que uma opo, tornou-se um mandamento legal, conforme se pode perceber claramente nos artigos 12, 13 e 14. O fortalecimento das relaes da escola com seu entorno sociofamiliar e comunitrio hoje uma obrigao legal de nosso sistema de ensino. A tradio cultural, no entanto, marcada pela burocracia e o corporativismo, conspira em outra direo, e o relacionamento da escola com seu entorno parece no ter mudado muito com a Constituio de 1988 e a legislao educacional posterior.

Porm, desde o trmino do Ano Internacional do Voluntariado (2001), algo de novo vem ocorrendo no front das relaes escola-comunidade. Aos poucos, estamos aprendendo a ver nossos adolescentes e jovens no mais como parte do problema, mas como parte da soluo dos impasses e obstculos que dificultam a gesto democrtica da escola e a sua penetrao na vida da comunidade. O educando, em vez de receptculo de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que lhe so incutidos pelo mundo adulto, passa a atuar como fonte. Fonte de qu? Fonte de iniciativa, na medida em que age para transformar a realidade sua volta. Fonte de liberdade, na medida em que as atividades no lhe so impostas de cima para baixo, mas resultam de sua opo consciente e livre. E, finalmente, fonte de compromisso, ou seja, de responsabilidade pelos resultados positivos e negativos de suas aes voluntrias. O voluntariado jovem emerge assim, no plano pedaggico, como um espao de cultivo dos valores humanos mais elevados. Os conhecimentos entram no ser humano por meio do ensino, da docncia. Os valores, por outro lado, no podem ser apreendidos apenas no plano cognitivo. Eles dizem respeito totalidade do ser do educando. Por isso, a incorporao dos valores d-se sempre pelas prticas e vivncias, pela ambincia que se cria na comunidade educativa e, sobretudo, pelos exemplos assimilados em profundidade. As aes de voluntariado jovem realizadas a partir da escola permitem aos jovens vivenciar, identificar e assimilar valores positivos. Este o salto triplo da educao para valores, um terreno pedaggico no qual ainda temos muito que avanar. Um educando e um educador que passam por este tipo de experincia tm o seu horizonte vital enriquecido. Eles crescem e esse processo irreversvel.

As aes de voluntariado permitem aos jovens fazer escolhas e desenvolver sua autonomia, na medida em que eles adquirem bons critrios para avaliar situaes e tomar decises diante delas. A prtica da solidariedade os inicia no verdadeiro sentido da cidadania, pelo desenvolvimento do esprito de servir. E, finalmente, planejar aes, trabalhar em equipe, dividir tarefas, administrar tempo e recursos e avaliar resultados prepara nossos jovens para um melhor desempenho no mundo do trabalho. Estamos, pois, diante de uma verdadeira e profunda revoluo. Uma revoluo que envolve o corao, a mente e as mos de educandos e educadores, que, ao descruzar os braos e agir, fazem do mundo sua volta um lugar melhor para todos. Este livro uma coletnea de exemplos que nos fazem ver a educao para valores com base no voluntariado como um tesouro que, aos poucos, comea a ser descoberto por escolas pioneiras. Pioneiras de uma educao de tipo novo, em que educadores e educandos tm a oportunidade inigualvel de vivenciar em plenitude a alegria da solidariedade. O exemplo, nos ensina Makarenko, no a melhor maneira de um ser humano exercer uma influncia construtiva e duradoura sobre outro ser humano. a nica. Este livro um convite solidariedade. Deixemos que ele penetre em nossa vida e exera sobre ela uma influncia construtiva.

Antonio Carlos Gomes da Costa

Incio da viagem

O Faa Parte Instituto Brasil Voluntrio e seus parceiros Mec, Consed, Undime, Unesco 1 apostaram nas escolas como formadoras de uma nao socialmente mais justa e se emocionaram com os relatos de milhares de diretores, coordenadores, professores, pais, alunos e funcionrios, que mostraram, com simplicidade e sabedoria, o retrato de um Brasil que faz. Desde 2001, com a misso de fortalecer o voluntariado na sociedade brasileira, o Faa Parte soma esforos para melhorar a qualidade da educao oferecida no pas, incentivando e apoiando as escolas para que cada uma delas seja espao de convivncia participada e inclusiva. Para isto, o Faa Parte lanou o Programa Jovem Voluntrio Escola Solidria, e produz materiais de suporte s 2 escolas , alm de participar de inmeros eventos, muitos deles promovidos pelas prprias Secretarias de Educao e pelo MEC, como teleconferncias e outras atividades que divulgam a idia de uma educao baseada nos ideais de solidariedade e do voluntariado educativo. O voluntariado pode ser educativo quando integra a formao escolar responsabilidade e ao comprometimento social. Sua preocupao fundamental no centrada apenas no servio a ser prestado pelo aluno, mas na formao desse jovem, tanto pelo desempenho de sua atividade voluntria quanto pelo desenvolvimento desta prtica articulada aos saberes escolares. Mas o voluntariado educativo no novo. De certa forma, muitas escolas j vinculam o contedo curricular s prticas sociais, de acordo com a lei que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional (LDB). E foi justamente por reconhecer e incentivar aes e projetos sociais desenvolvidos pelas escolas que o Faa Parte lanou o Selo Escola Solidria.

O Selo Escola Solidria contou com a inscrio de mais de 10 mil escolas. Esta grande participao nos mostrou o mapa de um Brasil que at ento desconhecamos, desenhado a partir da identificao de escolas que desenvolvem experincias socioeducativas e somam esforos no intuito de melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Nmero de escolas que receberam o Selo Escola Solidria 2003

40

43

75
19

249

207 110 197


33

633

166 187 397 95 91

83

188

633 935

323 148 1382 767

182 601

346 622

A partir do preenchimento de uma auto-avaliao com nove questes de mltipla escolha, a escola foi convidada a refletir sobre sua prtica educativa sob a tica de uma educao inclusiva, emancipadora e participativa. Na dcima questo, a escola relatou uma experincia de voluntariado e/ou de solidariedade. Os relatos ganharam vida na voz de seus personagens diretores, coordenadores, professores, alunos, pais , e nos mostraram que o conhecimento pode ser construdo a partir de atividades dentro da escola ou fora dela. As experincias, singulares e significativas, expressam a diversidade cultural to rica em nosso pas, e nos instigaram a divulgar, nesta publicao, um maior nmero de relatos de experincias, vindos das mais diversas regies do Brasil. So escolas municipais, estaduais, federais e particulares; escolas de educao infantil, ensino fundamental, mdio e tcnico; urbanas e rurais, grandes e pequenas, nas regies Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As experincias foram organizadas em blocos temticos, de acordo com as atividades desenvolvidas pelas escolas, e nos mostram que o processo de ensino-aprendizagem baseado nas reais necessidades e interesses da comunidade escolar, complementa os contedos curriculares e favorece o desenvolvimento cognitivo e social do educando.

1 MEC Ministrio da Educao; Consed Conselho Nacional dos Secretrios de Educao; Undime Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao; Unesco Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura. 2 Colees de livros, cartazes e vdeos, voltados aos alunos e professores do ensino fundamental e mdio.

Casos e Contos

Aprender, conhecer, refletir por meio de exemplos... O currculo escolar, interpretado a partir das reais necessidades sociais, cria novas possibilidades de aprendizagem, de leitura de mundo, de interveno e participao social. Neste momento, convidamos os leitores para uma emocionante viagem por um Brasil solidrio, entre casos e contos de escolas que nos mostram a beleza e a riqueza de nossa cultura a partir da diversidade. Os casos e contos aqui publicados foram baseados em relatos enviados pelas escolas durante o processo de inscrio para o Selo Escola Solidria 2003.

Planejar e Implementar

Dentre os relatos selecionados, muitos seguem, total ou parcialmente, uma metodologia de projetos proposta pelo Faa Parte constituda pelas seguintes etapas: convocao, diagnstico, elaborao do projeto, ao, reflexo, registro, reconhecimento e comemorao. Ao acompanhar centenas de relatos apresentados, percebemos que a importncia de um bom planejamento fundamental para o sucesso de projetos que envolvem voluntariado educativo.

Sabemos que, para acreditar no trabalho voluntrio, precisamos acreditar na metodologia de um ensino transformador, dentro da concepo ao-reflexo-ao.
Escola Municipal Joaquim Rocha Veras, Camocim, CE.

11

No Projeto Mais Vida, da Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijo, de So Caetano do Sul, So Paulo, 30 alunos do ensino mdio foram treinados para serem monitores voluntrios num parque pblico junto escola. Os alunos passam a ser multiplicadores de informaes, e consolidam o aprendizado desenvolvendo atividades ldicas, prticas e criativas apresentaes de teatro, espetculos de marionetes, oficinas de brinquedos com material reciclado e jogos , que motivam o aprendizado. O parque-escola passa a ser ativamente utilizado em prol de aes ecolgicas, conscientizao e preservao do meio ambiente, junto a alunos de educao infantil e ensino fundamental, grupos de terceira idade e comunidade. No final do ano os voluntrios recebem um certificado de estgio social, atestando que atuaram como monitores do parque. Os alunos assumem uma nova postura escolar, seja em relao disciplina, ao desenvolvimento cultural, socializao, solidariedade e tica, seja no desempenho escolar propriamente dito. Todo aprendizado parece ter sentido.

Um dos projetos sociais que o

Colgio

Marista So Jos, de Montes Claros, Minas Gerais, desenvolve a Misso Marista de Solidariedade. Durante o recesso de julho, alunos do ensino mdio, pais, educadores e ex-alunos vo at comunidades rurais, assentamentos de sem-terra e remanescentes de quilombos da regio do norte de Minas Gerais e do vale do Jequitinhonha para conviverem com essas realidades. Durante sete dias de convivncia, os participantes voluntrios estabelecem um intercmbio de conhecimentos e cultura. Nesse perodo, visitam hospitais, desenvolvem projetos de educao sexual e preveno a doenas e a drogas. Tambm trabalham com a recreao de crianas, promovem gincanas culturais e esportivas com adolescentes e jovens, celebram com as comunidades e participam de suas atividades dirias. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 1999. Participam cerca de 50 pessoas distribudas por sete comunidades. O principal fruto do projeto a sensibilizao dos adolescentes para a prtica da solidariedade e do trabalho voluntrio. A convivncia nas comunidades precedida de um processo de capacitao e, quando os alunos retornam, h um processo de partilha e avaliao.

A Escola Municipal Atlio Carnelose, de Vera Cruz do Oeste, Paran, hoje conta com 310 alunos que participam de um projeto de xadrez, desenvolvido voluntariamente fora do horrio das aulas. Na primeira etapa do projeto os alunos pesquisaram sobre o jogo, fizeram o levantamento dos alunos que tinham interesse pelo xadrez e falaram da sua importncia. Na segunda etapa os alunos voluntrios se tornaram monitores e, acompanhados por um professor, ensinaram xadrez para os demais alunos, com o objetivo de desenvolver o raciocnio lgico e a rapidez de pensamento.

12

Em Aquidab, Sergipe, na Escola Municipal Hildete Falco Batista professores e alunos atuam juntos num projeto de recuperao e divulgao da cultura artesanal local. O projeto foi elaborado dando nfase ao bordado, pois na regio existe um grupo de bordadeiras que estavam sem incentivo e queriam divulgar seus conhecimentos para as novas geraes. Isso foi possvel graas ao empenho e participao de alunos, professores, pais e outros membros da comunidade ...e vale ressaltar que a teoria precisa da prtica como o homem precisa da solidariedade humana.

Escola Estadual Joo XXIII, de So Sebastio da Boa


A Vista, Par, resolveu ajudar a comunidade com seu projeto de voluntariado, que envolveu alunos e professores com o objetivo de ajudar as famlias de baixa renda da comunidade. O projeto est dividido em trs etapas. Na primeira, os problemas e objetivos so trabalhados em sala de aula na disciplina de Filosofia, em que se discute tica, cidadania e solidariedade. Na segunda etapa do projeto, os alunos saem pela comunidade e fazem um levantamento da situao financeira dessas famlias. De posse desses dados, a escola pode ter uma noo de quanto arrecadar em cestas bsicas e brinquedos. As turmas do ensino mdio visitam as de outros turnos, convidando-as para uma programao cultural para a qual a entrada equivale doao de 1 quilo de alimento e um brinquedo. Alm disso, fazem a divulgao nas rdios da regio, para que a sociedade participe e se solidarize com essas pessoas. A terceira e ltima etapa consiste na distribuio do que foi arrecadado para as famlias.

O Colgio Estadual rsula Catharino, de Salvador, Bahia, trabalha para melhorar a realidade de sua comunidade. Em 2001, a escola criou o Projeto de Combate ao Racismo na Escola, que comeou numa turma da 6 srie, acompanhada pelo professor de teatro. Os objetivos do projeto so identificar, discutir e combater as atitudes racistas no ambiente escolar e nas comunidades onde vivem os alunos. Aps um longo processo de leitura de artigos de jornais e revistas, relatos dos pais dos educandos e entrevistas realizadas na comunidade, os alunos montaram um espetculo teatral, para promover aes de combate juntamente com as outras turmas da escola. Tambm foi criado o Projeto Cultura nas Ruas, com o objetivo de tornar real a montagem e encenao de espetculos de cultura popular que reconhecessem, discutissem, valorizassem, instrussem e levassem o teatro ao povo, que tem pouco acesso cultura.

13

Ensinar e aprender

Enquanto ensina, a pessoa tem a chance de reorganizar e reelaborar sua forma de pensar, reconstruindo conceitos, construindo conhecimento. Muitas relaes permitem que isso acontea, principalmente quando se do entre alunos e podem ser acompanhadas pelos professores. Os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs reconhecem que a construo de uma viso solidria de relaes humanas a partir da sala de aula contribuir para que os alunos superem o individualismo e valorizem a interao e a troca, percebendo que as pessoas se complementam e dependem umas das outras.

A proposta pedaggica prope projetos sociais que promove a construo de uma aliana entre o conhecimento cientfico e a prtica social, transformando o indivduo em um ser consciente dos seus deveres como cidados.
Colgio So Vicente, Po de Acar, AL.

14

Na Escola Estadual Jos Rocha Mendes, da cidade de So Paulo, os alunos do 3 ano do ensino mdio vm desenvolvendo o projeto Viva Melhor, organizado nas aulas de Aes da Cidadania, disciplina que surgiu em 2001, quando a ONU proclamou o Ano Internacional do Voluntariado. O projeto Viva Melhor desenvolvido por meio de oficinas pedaggicas de artes desenho e pintura, teatro, msica , esporte e informtica, realizadas uma vez por semana no perodo das 8 s 12h, durante os meses de outubro a dezembro. Os alunos voluntrios atuam na Escola Repblica do Paraguai, nas oficinas para crianas da 1 4 srie do ensino fundamental crianas especiais e crianas com problemas auditivos. O objetivo do projeto formar cidados socialmente responsveis, ensinando-os a lidar com as diferenas e trabalhar a questo da incluso social no pas.

No Colgio So Jos, de So Leopoldo, Rio Grande do Sul, existe um grande nmero de alunos voluntrios. So 187 alunos, organizados em 27 grupos de trabalho, que atuam em 11 instituies da cidade, entre as quais hospitais, lar de idosos, creches e at abrigos para animais. O destaque fica para o projeto Conspirao da Esperana, desenvolvido numa escola infantil mantida pela Cruz Vermelha, que atende 150 crianas. Nesse projeto, os jovens voluntrios realizam atividades de reforo escolar, especialmente nas matrias de lngua portuguesa e matemtica, e oficinas de lngua inglesa, espanhola e francesa. Tambm desenvolvido um projeto de incluso digital que atende 50 crianas de 8 a 10 anos, com aulas de informtica duas vezes por semana. O projeto realizado no prprio Colgio So Jos, que disponibiliza seus laboratrios de informtica para as crianas, com a ajuda de alunos voluntrios que doam de 3 a 4 horas semanais de seu tempo.

A Escola Horizonte da Cidadania, de Icapu, Cear, criou o projeto Ler para Viver Melhor. A equipe, com oito alunos voluntrios do Grupo LPN Sou Legal, Sou da Paz, Sou pela Natureza, desenvolve o projeto com o objetivo de tornar proficientes na leitura alunos de 8 a 10 anos com dificuldades a maioria oriunda de famlias com poucos recursos. Cada voluntrio trabalha com quatro alunos, em horrio diferente do das aulas, trs vezes por semana. O voluntrio l uma histria infantil e em seguida pede que os alunos contem, oralmente, a mesma histria. Depois os alunos lem a histria, fazem um resumo, reescrevem o final e incluem a histria reescrita por eles em um livro criado pelo grupo. Hoje, a maioria dos alunos participantes, alm de serem leitores proficientes, estimula os companheiros a buscar o prazer da leitura.

15

O Colgio Dante Alighieri, da cidade de So Paulo, em um de seus projetos, doou 20 computadores para duas comunidades de baixa renda na Zona Leste do municpio. Mas no ficou s na doao. O colgio montou em cada comunidade um laboratrio equipado com impressoras, bancadas, cadeiras e softwares necessrios para que as mquinas funcionassem adequadamente. Alguns adolescentes das comunidades foram selecionados e capacitados como instrutores, tornandose aptos a trabalhar pela incluso digital. Essa capacitao foi feita por alunos do ensino mdio da escola, supervisionados por professores voluntrios do Departamento de Informtica. Ao final dessa etapa do projeto, percebia-se uma grande transformao em todos os sujeitos envolvidos no processo. A apropriao da tecnologia fez emergir o sentido mais amplo da informao aquela que traz significados para o indivduo. Segundo um aluno do colgio: "A experincia foi importante porque os alunos da comunidade retribuem com outros ensinamentos.

Escola Municipal Dr. Moacyr Bacelar Nunes, em


A Coelho Neto, Maranho, situada numa regio muito pobre da periferia da cidade, realizou, com a ajuda dos alunos e professores, uma campanha para alfabetizar os pais de alunos que no sabiam ler e escrever. Orientados pelos professores, os alunos voluntrios se tornaram alfabetizadores e passaram a levar exerccios para os pais fazerem em casa. O projeto obteve timos resultados. Com a ajuda voluntria de alguns alunos, a escola tambm desenvolveu um projeto de capoeira. Todos os sbados, os alunos repassam seus conhecimentos aos outros alunos e aos moradores da comunidade o que tem feito baixar o ndice de evaso escolar, pois s pode participar do grupo de capoeira o aluno que freqenta a escola. Esporte e estudo so aliados nessa ao solidria.

Desde o Ano Internacional do Voluntariado, em 2001, a Escola Estadual Dom Velloso, de Ouro Preto, Minas Gerais, comeou a trabalhar em seu projeto de voluntariado. Os alunos voluntrios pesquisaram e mapearam problemas sociais e aes voluntrias que so desenvolvidas no Brasil, no estado de Minas Gerais e no municpio de Ouro Preto. O projeto culminou numa feira cultural, na qual os trabalhos foram expostos comunidade de Ouro Preto. O resultado foi to positivo que surgiram novos voluntrios: os alunos das 6 e 7 sries, que passaram a ajudar os professores de 1 a 4 srie no processo de alfabetizao, recuperando os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Vemos essa experincia como um resultado positivo do que vem acontecendo at hoje na escola.

16

Aluno Solidrio um projeto desenvolvido por alunos e ex-alunos voluntrios da 7 e 8 sries da Escola Estadual Maria Auxiliadora, de Alto Araguaia, Mato Grosso. Os voluntrios do aulas de apoio educativo em matemtica e ingls para os alunos de 5 e 6 sries que tm dificuldade nestas matrias. Esse projeto realizado desde 2001, com timos resultados. Os alunos beneficiados melhoraram o rendimento em at 80%. Isso sem contar a satisfao dos alunos voluntrios. Hoje, alm do apoio educativo, esses alunos e ex-alunos voluntrios desenvolvem tambm o Grupo de Comunicao. Durante o intervalo, o grupo realiza o programa Rdio Amizade, de oito minutos de durao, com msicas e mensagens socioecolgicas que muito tm alegrado o ambiente escolar. O programa envolve alunos, professores, funcionrios, coordenao, direo e pais dos alunos. Segundo a escola, interessante a continuidade dos programas, pois eles facilitam a integrao e a vivncia da cidadania solidria na escola e fora dela.

A Escola Municipal Octaclio Lino, de Altamira, Par, conhecendo bem a realidade de sua comunidade, sabe que a maioria dos pais de alunos no tem condies financeiras de pagar aulas de reforo para os filhos. Pensando nisso, implantou o projeto Avanar, que conta com o apoio voluntrio de alunos de 7 e 8 srie, que do aulas de reforo para os alunos de 1 a 4 srie que no conseguem acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. O esforo dos alunos voluntrios fora de seu perodo de estudo deu resultado: diminuiu o ndice de reprovao e aumentou o interesse dos colegas mais novos pelo estudo. Os alunos tm a oportunidade de expor suas habilidades e suas experincias, criando, recriando e realizando atividades. Essa experincia contribui com a formao crtica e profissional dos alunos voluntrios envolvidos no projeto.

17

A Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, de Salvador, Bahia, desenvolveu um projeto de voluntariado chamado Batalha de um Novo Tempo. Ele realizado dentro da unidade escolar por um grupo de alunos que, para diminuir os incidentes no horrio do intervalo, realizam jogos e brincadeiras socioeducativas com o auxlio do professor-regente. O objetivo do trabalho desenvolver o respeito mtuo, a solidariedade, a troca de conhecimentos, recuperar brincadeiras, histrias e cantos esquecidos, bem como estimular os alunos a participarem de aes solidrias. medida que o projeto foi se desenvolvendo, foi percebida uma mudana significativa nas crianas, que passaram a se envolver nos jogos e brincadeiras, tornando-se mais calmas e solidrias. Acreditamos que estamos contribuindo para o desenvolvimento de aes solidrias junto aos educandos e comunidade. Estamos conscientes de que esse o primeiro passo para realizar aes socioeducativas de acordo com as necessidades do pas.

Como exemplo de solidariedade, a

Escola

Estadual Dr. Marcello Candia, de Porto Velho, Rondnia,


desenvolve o projeto Oitava Srie em Ao, que visa integrar alunos da 8 srie com alunos de 1 4 srie do ensino fundamental. Durante o recreio, os alunos da 8 srie realizam com as crianas brincadeiras que inclusive resgatam caractersticas do folclore brasileiro. Direo, professores e tcnicos observam e acompanham as atividades, dando assistncia aos voluntrios. Os resultados trazem benefcios para todos os alunos da 8 srie, que, ao desenvolver com responsabilidade as atividades, so reconhecidos como parceiros pela escola; cresce assim sua auto-estima e o interesse em participar mais ativamente dos eventos promovidos pela escola, alm da integrao com as crianas. Foi observado tambm que houve reduo de acidentes e brincadeiras violentas entre os alunos da 1 4 srie. Atravs desse exemplo de solidariedade de nossos alunos, acreditamos no crescimento de uma sociedade mais justa e feliz.

O Colgio Santos Dumont, de Tibau, Rio Grande do Norte, criou o Programa de Alfabetizao Voluntria, em que cada aluno voluntrio responsvel pela alfabetizao de um adulto. Os alunos so orientados por um professor e acompanham o desenvolvimento dos adultos em todas as etapas da alfabetizao. Todos os envolvidos acham essa iniciativa solidria muito eficiente e transformadora.

18

Desde 1990 o Colgio Madre Brbara, de Lajeado, Rio Grande do Sul, tem um projeto de recuperar as crianas das escolas da periferia da cidade que apresentam dificuldades de aprendizagem. O objetivo do projeto diminuir o grande nmero de repetncia e evaso nas sries iniciais. As alunas do 3 ano do curso normal so voluntrias e do aulas de reforo para essas crianas, fora do horrio da escola. Muitas crianas so recuperadas ao longo do ano letivo, evitando a reprovao. um trabalho solidrio que o colgio e suas alunas assumiram h catorze anos.

Escola Estadual Professor Jlio Mastrodomenico, de Ipauu, So Paulo, os alunos sentiram a


Na necessidade de aproveitar melhor a capacidade da Sala Ambiente de Informtica, orientando o seu uso. Depois de algumas reunies, foi criado o projeto Amigos da Informtica, que objetiva fornecer auxlio no s aos docentes que dispem de conhecimentos insuficientes nessa matria, como tambm a toda a comunidade. Os alunos interessados em participar como voluntrios passaram por uma capacitao, atravs de uma teleconferncia com o programa Jovem Voluntrio Escola Solidria, e tambm da fita de vdeo relativa ao mesmo tema. O projeto contou com a participao de 50 alunos voluntrios, que, diariamente, atendiam a toda a comunidade.

19

Pensar e agir

O conhecimento curricular ganha um novo significado quando vivenciado a partir de prticas socioeducativas. Aprender a pensar, a integrar saberes disciplinares dentro da escola ou fora dela, propicia uma situao de aprendizagem no fragmentada, adequada s reais expectativas e necessidades dos alunos. Os relatos revelam uma expresso concreta da unio da teoria e da prtica, to necessria a uma educao contextualizada e transformadora. Nesse aprendizado contnuo, o conhecimento dividido, fragmentado e estanque das disciplinas comea a dar lugar a um saber mais amplo e contextualizado. A diversidade de vises e leituras do mesmo fenmeno ou fato, incluindo-se a a viso dos educandos, dos parceiros e da comunidade, permite a mudana de uma postura passiva dos alunos diante do perfil de contedos que lhes so ensinados para uma postura desafiadora, problematizadora e transformadora.

O importante no s aprender o que est no livro, mas compreender o que est no mundo.
Escola Municipal Jos Pessoa de Carvalho, Itatira, CE.

20

Os alunos da Escola Professor Ottoniel Junqueira, de Perube, So Paulo, esto com um olho na lousa e o outro no mar. O projeto Amar o Mar foi elaborado a partir da observao da degradao dos ecossistemas costeiros, provocada pela atividade humana desordenada. Seu objetivo principal a conservao dos ambientes costeiros principalmente as praias e costes atravs de atividades extraclasse de coleta e catalogao de resduos slidos, e posteriormente o estudo e a construo de grficos com os resultados de cada perodo de coleta. Assim os alunos vo se conscientizando da grande importncia de limpar e preservar a costa litornea para melhorar a vida no planeta, ao mesmo tempo em que utilizam o que aprenderam na sala de aula.

No Sistema COC de Educao, a Unidade Portugal, de Ribeiro Preto, So Paulo, possui h onze anos uma minicidade COClndia , que um espao onde se realizam discusses sobre a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos, discriminao, solidariedade e respeito. O objetivo propiciar vivncias das diferentes formas de insero sociopoltica e cultural atravs de aulas semanais. Anualmente os alunos de 3 srie montam partidos polticos e planos de governo e so eleitos na COClndia. A Prefeitura e as Secretarias de Governo da COClndia realizam campanhas filantrpicas e educativas, desenvolvendo efetiva e conscientemente os temas transversais tica, pluralidade cultural, meio ambiente e sade com a participao dos alunos, professores, diretores, pais e comunidade, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento da responsabilidade social e da cidadania. Com essas aes sociais, todos os envolvidos demonstram uma postura diferenciada na sociedade, atravs do exerccio da cidadania e da responsabilidade social.

Na cidade de Po-de-Acar, Alagoas, a

Unidade Municipal de Ensino Senador Rui

Palmeira trabalha com um projeto chamado Horta na Escola. um projeto de grande importncia
para a comunidade escolar, pois envolve todos os setores da escola. Os alunos participam da horta e tomam conscincia da importncia da nutrio e alimentao corretas, e tambm da responsabilidade que cabe a cada um na preservao do meio ambiente. Os resultados so notrios e abrangentes, pois os alunos, professores, pais e a comunidade usufruem os produtos da horta. Uma horta bemcuidada uma comunidade bem-alimentada. Didaticamente, o projeto torna as aulas mais prazerosas, efetivas e proveitosas, uma vez que pe em prtica os conhecimentos aprendidos na sala de aula. um projeto contnuo, que dura todo o ano letivo, entre plantaes e colheitas.

21

Em Fortaleza, Cear, a Escola Estadual Liceu Conjunto Cear pensa muito no mundo sua volta. Criou o Projeto do Meio Ambiente, que procura levar para a comunidade conhecimentos anteriormente trabalhados pelos professores e observados pelos alunos em sala de aula, que tenham relaes com os problemas que os afligem. Os alunos que participam do projeto, visitam as comunidades circunvizinhas escola e alertam os moradores para os perigos das doenas freqentes na regio: a dengue, a raiva humana, a leptospirose e o calazar. Os alunos pesquisam sobre as doenas e elaboram cartazes educativos em linguagem popular para informar a populao acerca dos sintomas e das formas possveis de preveno das doenas. Os professores da rea de biologia prepararam palestras na prpria escola para as quais os alunos convidaram a comunidade. Essas aes deram chance aos alunos de auxiliar e aproximar a comunidade de sua escola.

Escola Municipal Cndido Lemes dos Santos, de


A Caarap, Mato Grosso do Sul, tem uma proposta com horrio e currculo diferenciados para atender aos alunos da rea rural. A partir de 2001, a disciplina de Horticultura e Fruticultura ofereceu a esses alunos tcnicas rurais, desde o preparo do solo at a adubao com insumos orgnicos. Eles tambm aprendem a produzir, num sistema agro-ecolgico, alimentos que so utilizados para reforar a refeio que recebem na escola. Tudo isso em aulas bem-estruturadas que conjugam teoria e prtica. Os responsveis por esse projeto so os professores e alunos da escola que, graas a sua dedicao e solidariedade, hoje, podem oferecer frutas e hortalias de excelente qualidade para outras duas escolas e cinco centros de educao infantil da Rede Municipal de Ensino. Alm de superar nossas expectativas na produo, criamos o hbito de uma alimentao saudvel e enriquecemos o conhecimento sobre a forma correta de produzir o alimento.

O Colgio e Curso Radical, de Itaja, Santa Catarina, aliou em suas aulas a teoria prtica do voluntariado. Nossa metodologia de projetos de pesquisa, e pressupe no final do projeto uma interveno social para cada disciplina. Cada matria prope trabalhos diferentes aos alunos do ensino mdio. Matemtica: produo de diversos tipos de jogos matemticos, que foram doados a escolas da rede pblica da cidade. Qumica: projeto de coleta de pilhas e baterias. Para isso, os alunos visitaram as casas dos moradores e conversaram sobre o armazenamento e a coleta; conseguiram uma caixa coletora especial para esse produto, que foi colocada na escola. Ao longo do semestre, foram recolhendo o material, e por fim levaram a caixa coletora ao rgo responsvel, na Prefeitura da cidade. Lngua Portuguesa: projeto Brinquedos Antigos os alunos pesquisaram junto aos avs e idosos da regio como eram os brinquedos de antigamente, e comearam a confeccionar novos brinquedos, maneira dos antigos. No final do semestre doaram os brinquedos ao Orfanato So Francisco de Assis. Ao visit-lo para efetuar a doao, os alunos se encantaram com o local, e resolveram realizar ali um trabalho voluntrio de recreao. Hoje, os grupos de alunos se revezam trs tardes por semana no orfanato, brincando com as crianas.

22

O projeto da Escola Estadual Dr. Francisco Nogueira de Lima, de Casa Branca, So Paulo, em parceria com a Pastoral da Criana, visa a participao dos alunos do Curso Tcnico em Nutrio e Diettica nas aes bsicas relativas a sade e nutrio. Os alunos voluntrios prestam servios comunidade, com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida. Juntamente com lderes da comunidade e sob a superviso de professores da unidade de ensino e da coordenadora da Pastoral, preparam uma multimistura que depois criteriosamente distribuda. Uma vez por ms, alunos e professores se renem para pesar as crianas e discutir temas relacionados famlia. A experincia tem proporcionado aos alunos timas oportunidades para aprender e ensinar, trocar conhecimentos e experincias e refletir sobre a realidade e a interao com a comunidade.

No Colgio Dr. Dante Pazzanese, de Formoso do Araguaia, Tocantins, os alunos esto bem atentos ao que acontece na sua regio. Sensibilizados com as precrias condies de vida da populao rural da vizinhana do colgio uma escola-fazenda que funciona em regime de internato , surgiu em 2000 o GSR Grupo de Sade Rural, composto por funcionrios e alunos. Jovens, determinados, solidrios e criativos, os integrantes do GSR vm realizando oficinas e palestras nas casas dos assentados do Pirarucu e do Caracol, implantando hortas caseiras e repassando tcnicas agrcolas que aprendem no curso tcnico em agropecuria. Aos domingos e feriados, chova ou faa sol, os alunos prestam comunidade apoio tcnico, apresentando alternativas ao desenvolvimento auto-sustentvel; demonstram disposio para o trabalho em regime de mutiro; e levam esperana e amizade, fortalecendo o sentimento mtuo de cidadania entre a escola e a comunidade, numa ao que pode mudar a qualidade de vida de todos nesses locais. Como resultado, nestes quatro anos de existncia do projeto, em que atenderam em mdia 195 famlias por ano, verificaram a maior fixao das famlias ao meio rural e a diminuio do xodo.

Trabalhar a questo do trnsito foi o projeto escolhido pelo Colgio Bandeirante, de Dourados, Mato Grosso do Sul. Em funo da formao geogrfica da cidade, existe um grande nmero de ciclistas disputando as ruas com os carros. Porm, a falta de conscientizao dos motoristas e ciclistas tem elevado diariamente o nmero de acidentes com vtimas no trnsito. O trabalho do colgio comeou com a disciplina de Matemtica, fazendo o levantamento estatstico de acidentes e vtimas. Em seguida passou para a fase de composio de textos e desenhos, envolvendo as disciplinas de Lngua Portuguesa e Educao Artstica, Histria e Geografia. A comunidade escolar, alunos e profissionais da Polcia Militar e da Guarda Municipal realizaram campanhas no trnsito, em que os alunos voluntrios entregavam panfletos e falavam da importncia da preservao da vida e da direo segura. E, para finalizar o projeto, os alunos fizeram uma apresentao na Semana do Trnsito.

23

A Escola Estadual Iara Bergmann se localiza na periferia de Curitiba, Paran, rea esta sujeita a enchentes, com um alto ndice de criminalidade e populao de baixssima renda. O projeto desenvolvido pelos professores surgiu da necessidade de elevar a auto-estima e diminuir a agressividade dos alunos. Assim, vrias atividades so desenvolvidas com o intuito de trabalhar os valores bsicos de boa convivncia em comunidade e a solidariedade. Alguns exemplos da mudana de comportamento que ocorreu com os alunos: quase no h mais brigas, e os casos de furto em sala de aula diminuram drasticamente. Os alunos, que antes eram extremamente apticos, recusando-se a praticar qualquer tipo de atividade escolar, hoje participam, produzem e ajudam em diversos trabalhos dentro da escola. Passaram tambm a conservar e manter a rea escolar. No existem pichaes e os alunos se ofereceram voluntariamente para realizar a limpeza do ambiente. Outros alunos da 8 srie tornaram-se monitores, e auxiliam os professores com alunos de 5 srie que tm dificuldades de aprendizagem.

A Escola Estadual Maria Jos Arago, de So Lus, Maranho, vem desenvolvendo um trabalho com crianas e adolescentes, direcionado para as artes, principalmente a dana e o teatro. O projeto resultou no Gamar Grupo de Arte Maria Arago. Neste projeto, o objetivo principal a socializao e o resgate da auto-estima destes adolescentes. Os adolescentes que participam do Gamar tornam-se multiplicadores, divulgando a arte literatura, msica, poesia, teatro e dana para aqueles que no tm acesso a ela. A partir do projeto Gamar, os componentes do grupo fundaram o Clube de Leitura Alexandria, que proporciona atividades de leitura e reforo com os alunos da escola com baixo desempenho. O resultado deste projeto a evoluo do processo de conscientizao quanto ao exerccio da cidadania e sua participao na comunidade.

A Escola Estadual Serafim Jos de Brito, de Campo Grande do Piau, preocupada com o futuro da fauna e da flora, resolveu conscientizar seus alunos e a comunidade a respeito da questo do meio ambiente. Os alunos trabalharam o tema em sala de aula, pesquisaram e fizeram trabalhos sobre a qualidade das guas, a preservao das florestas, a defesa dos animais, etc. Esses trabalhos de conscientizao foram expostos numa grande feira de cincias promovida em conjunto com as demais escolas da rede estadual. A feira era aberta a toda a comunidade, e contou com a participao de diretores, professores, coordenadores, pais e alunos.

24

De mos dadas

Vrias escolas nos mostraram que, a partir de parcerias com prefeituras, secretarias de estado e empresas, possvel unir esforos e transformar a realidade social. Assim, a escola passa a conviver melhor com a sociedade, integrando alunos, professores e comunidades em prticas socioeducativas.

Nossa equipe de trabalho busca sempre parcerias, comprometida com a busca de novos caminhos e com as necessidades de mudanas para melhorar a cada dia a qualidade de ensino e de vida.
Escola Estadual Vereador Odilon Batista Jordo, Pilar do Sul, SP.

25

A Escola Terra Mater, de So Bernardo do Campo, So Paulo, tem organizado muitos projetos em decorrncia do Ano Internacional da gua Doce. Um dos projetos tem por objetivo investigar as causas da contaminao da gua no crrego do Jardim Silvina, em So Bernardo do Campo. Um grupo de alunos voluntrios e professores, juntamente com a SOS Mata Atlntica e outras instituies locais e internacionais (Universidade Metodista SBC e BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento), participa ativamente desse projeto. Quinzenalmente, os alunos analisam no laboratrio da escola a gua coletada no rio, e enviam os dados universidade. A nascente do rio est situada a poucos metros do lugar onde vive a populao ribeirinha. Nesse pequeno percurso o rio recebe lixo e esgotos residenciais e industriais, e as conseqncias so graves: mau cheiro, enchentes, doenas... O projeto de adoo do rio conta com o apoio e a colaborao da comunidade local, dos alunos e suas famlias e da equipe de professores da escola e mobiliza uma ao de limpeza do rio e preservao da sua nascente, conscientizando os moradores, comerciantes e industriais. Tambm realiza o plantio de vegetao nas margens do rio.

Em 2002, a Escola Estadual Elira Pinheiro, de Manaus, Amazonas, detectou que o maior ndice de reprovao era de alunos cujos pais no sabiam ler. Preocupada com a situao dessas crianas, a diretoria da escola convidou os pais desses alunos a estudar, formando assim uma classe de alfabetizao de jovens e adultos, com 203 alunos. A escola soube que o Banco do Brasil havia realizado um treinamento para diversos professores voluntrios. A gestora entrou em contato com uma dessas professoras, que aceitou o convite e inscreveu a escola no projeto BB Educar. Hoje, a maioria desses pais j sabe ler e escrever. Sentem-se felizes em poder estudar e ajudar os filhos nos deveres escolares, aprendem com eles e melhoram assim o processo educativo. Em 2003, certamente a participao dos pais no ensino e no processo de aprendizagem dos filhos ajudou a diminuir o ndice de reprovao de 2002.

O Colgio Estadual Novo Horizonte, de Goinia, Gois, de olho no meio ambiente, empenhou-se num projeto de reflorestamento do crrego Macambira. Realizado pelos alunos do 2 ano de ensino mdio, com os professores de Biologia, Geografia, Artes e Histria, o projeto conta com a parceria da Associao de Bairros e Departamento de Parques e Jardins de Goinia, e surgiu em vista da necessidade de resolver parcialmente o problema do desmatamento e assoreamento das margens do crrego que passa nos fundos do colgio. Alm do reflorestamento, o projeto conta com coleta de lixo reciclvel e trabalha o problema da poluio. Essas aes so complementadas com a exibio de filmes, a montagem de peas de teatro e exposio de fotografias no colgio, realizadas com o objetivo de esclarecer os alunos sobre os temas abordados. Este projeto apenas se iniciou, e no tem prazo para terminar.

26

A Escola Estadual Dona Augusta G. Nogueira, de Belo Horizonte, Minas Gerais, organizou o projeto Reinventando a Escola, que envolve noes de cultura e de arte e a prtica de atividades culturais. Direcionado a crianas que vivem em regio de risco da rea de Belo Horizonte, visa aumentar sua auto-estima e conta com o trabalho de voluntrios da prpria escola e de empresas socialmente responsveis. As 200 crianas atendidas ficam na escola em tempo integral e so assistidas das 7 s 17 horas, participando de diversas atividades.

A Escola Municipal So Loureno, de Teixeira de Freitas, Bahia, se localiza numa das reas pobres do municpio, e registra, com muita satisfao, a preocupao dessa comunidade com a solidariedade. A escola desenvolve muitos projetos e campanhas, como Paz A Gente que Faz e o Natal sem Fome, em que conseguiu arrecadar uma tonelada de alimentos; destaca o projeto Eu, o Mundo e a Terceira Idade que, alm de conscientizar os alunos e a comunidade, busca valorizar, respeitar e dar assistncia s pessoas de terceira idade. Conseguimos mobilizar a Cmara Municipal de Vereadores e reivindicar do Poder Executivo funcionrios para atender ao nico Lar dos Idosos que funciona de forma solidria em nossa cidade. Esse projeto arrecadou uma grande quantidade de alimentos e notas fiscais, que foram doadas ao Lar dos Idosos So Francisco de Assis. Ao longo do projeto, os alunos da escola e a comunidade foram agraciados com palestras, pesquisas, debates, peas teatrais, concursos, etc. O encerramento se deu em plena avenida, com uma grande exposio das conquistas e das parcerias do trabalho UNEB, Lar dos Idosos So Francisco de Assis, Prefeitura Municipal, Secretaria de Sade, Secretaria do Bem-Estar Social, Igreja So Francisco de Assis e o jornal Folha Rural. Acreditamos que o exerccio da cidadania tem contribudo expressivamente para o crescimento dos nossos alunos.

A Escola Municipal Professor Darcy Amncio, de Mirassol, So Paulo, montou o projeto A Justia Vai Escola, em parceria com os alunos do 4 ano de direito da UNIRP. De acordo com ele, os alunos de 4 srie do ensino fundamental assistem quinzenalmente a aulas de noes bsicas de Direito Constitucional, Estatuto da Criana e do Adolescente, Direito Civil e Direito do Consumidor. Alm disso, os alunos da UNIRP fazem quinzenalmente um planto noturno para atender comunidade para dirimir dvidas sobre qualquer problema de ordem jurdica. Este projeto tem como objetivo reduzir a distncia entre a populao e a justia, ajudando assim a resgatar a cidadania.

27

Justamente na cidade de Sorriso, Mato Grosso, a Escola Municipal Jardim Amaznia, preocupada com a sade bucal de seus alunos e da comunidade, desenvolveu, em parceria com um dentista que atende no Centro Municipal de Sade do bairro, o projeto Os Bons de Boca. Primeiro, um grupo de alunos recebeu orientaes do dentista, atravs de palestras e treinamentos, que abordaram desde a alimentao adequada at escovao e uso correto do fio dental. Os alunos voluntrios da equipe Os Bons de Boca so identificados pelo uso de jaleco branco. Eles realizam o trabalho fora do horrio das aulas: comparecem aps o recreio e fazem a escovao dos dentes dos alunos, ensinando tambm o uso do fio dental. O flor aplicado pelo dentista. Eles trabalham com toda a comunidade, fazendo visitas peridicas e orientando a todos a respeito da importncia da sade bucal. O resultado est sendo timo, pois alguns pais buscam a ajuda do grupo para esclarecer dvidas, e o ndice de cries diminuiu bem. O trabalho dos Bons de Boca j realizado h trs anos, com timos resultados.

Escola Estadual Professora Aurora Peixoto de Azevedo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul,
A realiza um projeto em parceria com uma empresa de refrescos, visando melhorar a qualidade do ambiente escolar em itens como organizao e limpeza, e capacitando assim os alunos para o mercado de trabalho. Isso tem se refletido no meio ambiente, na escola e na comunidade. Na medida em que os alunos levam para casa os conceitos bsicos de preservao do meio ambiente, e no momento em que fazem a separao do lixo destinado reciclagem, eles participam ativamente da transformao do mundo. Essa participao em projetos de qualidade tambm aumenta as chances de uma boa colocao no mercado de trabalho, e ajuda a manter o emprego das pessoas envolvidas.

Se todos se preocupassem tanto com a natureza como o pessoal da

Escola Municipal

Waldemar Antnio von Dentz, de So Miguel dOeste, Santa Catarina, nosso mundo
seria paradisaco. O colgio fica a 8 quilmetros da cidade, e tem vrios projetos voltados ao meio ambiente. Professores e alunos plantam rvores ao redor de crregos para salvar a mata ciliar tudo isso envolvendo a comunidade numa campanha de conscientizao que conta com o auxlio da polcia ambiental e da prefeitura. A escola ainda faz coleta seletiva do lixo e separa sementes nativas para o projeto Verde Vida.

28

A experincia da Escola Municipal Orlandino Lopes da Paixo, de Jucuruu, Bahia, foi despertar o interesse da comunidade para o melhoramento da qualidade e da importncia da alimentao. No incio a escola contava com a merenda que recebia, toda industrializada, porm os alunos das turmas de 6 e 7 sries comearam a apresentar peas teatrais valorizando a riqueza da natureza em nossa mesa. Isso alertou a todos para o fato de que quanto mais natural, melhor ser o alimento. A escola mobilizou a populao e deu inicio ao cultivo de legumes e hortalias. Dessa forma, juntamente com a Secretaria de Agricultura do municpio, foi desenvolvida uma horta comunitria, que hoje serve tambm como fonte de renda dos que nela trabalham. A escola continua recebendo a merenda, mas inclui os prprios produtos frescos recebidos dos que participam do projeto. Com a motivao de serem amigos da escola, os produtores acabam se envolvendo muito e fornecendo algo mais, como aipim, leite e seus derivados, alm de seu trabalho, quando necessrio.

Escola Municipal Professora Mariana Gonalves Dias construiu


Em Barra Bonita, So Paulo, a um muro. Mas no um muro qualquer. o Projeto Mural, desenvolvido em parceria com a Associao de Pais e Mestres, a Prefeitura Municipal e toda a equipe escolar. Os participantes do projeto desenvolveram atividades de literatura infantil, histrias da cidade, histrias em quadrinhos, preveno e proteo ambiental e brincadeiras infantis. Esses trabalhos foram elaborados em sala de aula, e, depois de um concurso, os selecionados foram para o mural composto de um total de 51 painis que foram pintados com a participao de todos os alunos, amigos da escola e toda a comunidade que a circunda. Alm de embelezar o bairro, tal projeto estimulou o desenvolvimento artstico dos nossos alunos, despertando o esprito de cooperao, amor e conservao do patrimnio pblico.

Em Amaraji, Pernambuco, a Escola Estadual Antnio Alves de Arajo, juntamente com escolas municipais, a Secretaria de Agricultura do Municpio e o Conselho Sustentvel, participou do Projeto Verde, com o objetivo de reflorestar o municpio. Iniciaram o reflorestamento das margens do rio Amaraji. Pouco tempo depois do plantio, houve uma pequena enchente que arrastou a maioria das mudas, mas a escola no desistiu e deu continuidade ao projeto, reiniciando o plantio nas margens da nascente do rio. Com esse trabalho, os alunos criaram conscincia de outras necessidades do municpio. J trabalharam a questo da reciclagem do lixo e a questo da gua. As turmas do 3 ano elaboraram o projeto Povo Limpo Povo Desenvolvido e o encaminharam Cmara de Vereadores, para ser transformado em lei municipal. Caso aprovada a lei, a Escola Antnio Alves de Arajo liderar os trabalhos de conscientizao de limpeza e reciclagem, envolvendo todas as escolas do municpio, com o respaldo da Prefeitura e da Cmara Municipal. 29

Todos juntos somos fortes

Todos, independentemente da condio socioeconmica ou do nvel de escolaridade, temos algo para ensinar e aprender. Ao atuar junto a organizaes sociais, os alunos percebem que as dificuldades devem ser transformadas em desafios, para que o objetivo comum possa ser alcanado.

O que mais nos enriquece so os valores partilhados durante a visita de alunos e professores s organizaes sociais.
Colgio das Amricas, So Paulo, SP.

30

No Colgio Santo Amrico, da cidade de So Paulo, os alunos com experincia em criao de sites construram um ambiente solidrio muito interessante. Esses voluntrios compartilham seus conhecimentos tcnicos nessa rea com adolescentes menos favorecidos do bairro onde est localizada a escola. Criaram um curso de web design para os alunos do Centro Profissionalizante de Paraispolis, e atuam como instrutores. Alm dessa iniciativa, os alunos voluntrios tambm criaram diversos sites para organizaes sociais.

Escola Estadual Desembargador Boto de Menezes, de Joo Pessoa, Paraba, no se esqueceu


A dos idosos. A Campanha da Fraternidade, realizada na escola em 2003, teve como tema a valorizao das pessoas idosas, conferindo-lhes dignidade e esperana. Foi desenvolvido um programa pedaggico que refletiu sobre o tema, discutindo com os alunos, professores e equipe os preconceitos relativos aos idosos. Os alunos de 5 a 8 srie fizeram oficinas em que confeccionaram cartazes, escreveram cartas e programaram visitas a abrigos de idosos. Em seguida arrecadaram material de higiene pessoal para doar ao Lar da Providncia Carneiro da Cunha, um abrigo de idosos da comunidade. Na visita ao abrigo, eles conhecem as histrias de vida de cada uma das pessoas. Os alunos esperam fazer novas visitas ao asilo, e realizar outras aes solidrias como essa.

O Projeto Amar Preciso Brasil te Quero em Paz, da

Escola de Educao Infantil

Risco e Rabisco, de Fortaleza, Cear, surgiu em 1999. Fundamentado no lema da escola:


Educando com tica e Responsabilidade Social, o projeto se organiza a cada ano com um foco especfico, por exemplo, ndio, idoso, escola pblica, etc. Sua premissa bsica atuar na formao de alunos e cidados solidrios e responsveis pela comunidade. Em 2003, pais, professores e demais profissionais foram conhecer as crianas com cncer no Hospital Albert Sabin; conheceram tambm a escola pblica Yolanda Queiroz e os idosos do Lar Torres de Melo, e discutiram estratgias para ajud-los. Cada instituio passou a fazer um intercmbio de idias, valores, sentimentos, experincias e recursos materiais com turmas especficas da escola. Alunos e professores trabalham o foco do projeto na sala de aula, interagem com as pessoas envolvidas, prestam assistncia e estabelecem vnculos afetivos; os pais colaboram nas pesquisas, participam dos encontros entre escola e instituies, arrecadam donativos e comprometem-se a preservar o contato; os demais profissionais do suporte para a execuo do projeto. Atualmente os alunos, desde a pr-escola, relacionam com naturalidade o projeto sua vida escolar, praticam a solidariedade alm do cotidiano e extrapolam esse comportamento para a vida social e familiar. Todos sabem que podem fazer do Brasil um pas mais justo e solidrio.

31

O projeto Frias Alegres no So Jos realizado na Escola Salesiana So Jos, de Campinas, So Paulo. Durante a segunda semana do ms de julho, h trs anos, a escola recebe 500 crianas e jovens, entre 4 e 16 anos, que so atendidos em entidades assistenciais de Campinas. O projeto procura atender paralelamente a educadores dessas entidades assistenciais com atividades formativas no campo da Educao Social. As crianas e adolescentes envolvidos pelo projeto so assistidos pelos educadores e voluntrios. Cada equipe de crianas participa de atividades elaboradas conforme proposta pedaggica. O projeto envolve 120 alunos voluntrios e 30 adultos. O Frias Alegres um mbito privilegiado de capacitao de lderes voluntrios para outros projetos que a escola prope durante o ano: visitas s creches, campanhas de solidariedade e projetos em comunidades rurais.

A inspirao de uma ao solidria pode vir de qualquer lugar. No Colgio Militar Dom Pedro II, de Braslia, Distrito Federal, estimulados pela leitura do clssico de Charles Dickens Uma histria de Natal, os alunos se interessaram em visitar um orfanato para levar um pouco de alegria s crianas. O projeto ficou a cargo dos alunos da 7 srie, e envolveu no apenas esse grupo, pois pais, professores e funcionrios contriburam com a arrecadao de alimentos e na elaborao de jogos e brincadeiras. O mais importante que os laos de amizade entre os alunos do colgio e as crianas da instituio visitada Recanto Cristo Vivo se estreitaram. Segundo o colgio: A inteno continuar com visitas freqentes e seguir colaborando para que o adjetivo solidrio seja algo inerente criana de hoje e ao homem de amanh.

H vinte anos o Colgio Loyola, de Belo Horizonte, Minas Gerais, dispe de um setor especfico o Setor de Estgios Sociais que incentiva e apia as iniciativas de voluntariado desenvolvidas de forma permanente e sistemtica em todas as sries, de acordo com a faixa etria dos alunos. O colgio trabalha com creches comunitrias na periferia, com uma associao de catadores de papel e junto a hospitais pblicos. Grupos de alunos voluntrios desenvolvem projetos de recreao com idosos, do assistncia a meninos e meninas de rua e apiam clnicas e fazendas de recuperao de dependentes qumicos. A escola valoriza ao mximo o contato com uma realidade mais ampla, levando os alunos a uma conscincia de responsabilidade social que a essncia de nossa proposta educativa, inspirada nos princpios cristos de fraternidade e justia.

32

A Escola Agrotcnica Federal de So Joo Evangelista, Minas Gerais, tem um projeto denominado Saindo da Escola, no qual os alunos das terceiras sries, todas as sextas-feiras, so liberados para fazer estgio na comunidade. Eles auxiliam o desenvolvimento de projetos municipais, do assistncia a vrias instituies filantrpicas e assistenciais. Assim, os alunos tm a oportunidade de entrar em contato com o mundo do trabalho e, dentro do possvel, auxiliar no desenvolvimento da regio. Nossa escola est localizada em uma regio muito carente. Por sermos da rede federal e possuirmos uma produo interna, fazemos doaes semanais de produtos hortifrutigranjeiros para entidades sem fins lucrativos, como a APAE, creches, hospital e asilo da regio, no intuito de melhorar o cardpio dessas instituies.

Na cidade de Goioer, Paran, a bibliotecria da Escola Estadual Polivalente Goioer desenvolveu um projeto de leitura no qual um grupo de alunos voluntrios, uma vez por semana, visita a casa de pessoas idosas realizando leituras e tambm fazendo emprstimos de livros. Funciona um pouco como uma biblioteca itinerante. Na visita seguinte os alunos voluntrios discutem a histria lida, fazem novos emprstimos e recolhem os livros j lidos. Este um projeto solidrio que d certo, amenizando a solido de nossos idosos e fazendo as pessoas felizes. Tambm sensibiliza os nossos alunos em relao pessoa idosa, ao respeito e o carinho com que devemos tratar os nossos semelhantes.

Levar os alunos a refletir sobre o que cada um pode fazer com o tempo e recursos que tem a idia que est por trs dos projetos do Colgio Mbile, da cidade de So Paulo. Com isso em mente, a escola criou o projeto de incluso digital de jovens Sou Digital. Paralelamente, existe outro projeto, intitulado Quem Sabe Ensina, no qual alunos do ensino mdio ministram um curso bsico de ingls para filhos de funcionrios do Mbile que so estudantes da rede pblica. Essas aes envolvem a capacitao do jovem voluntrio e a superviso de sua ao solidria. A escola realiza ainda vrios projetos em diversas outras sries, sob a orientao de coordenadores e professores. Os alunos que participam de um projeto acabam se engajando em outros e convidando os amigos a fazer o mesmo. Por exemplo, um projeto que envolveu todos os alunos da 2 srie foi a montagem e doao de uma gibiteca Instituio Arte e Educao, favorecendo 800 crianas de 7 a 14 anos. O que se aprende nesses projetos que, ao ensinar, ao se colocar em contato com o outro, a troca se d naturalmente, pois quem ensina acaba aprendendo bem mais do que imagina, seja um passo de dana ou lies de vida.

33

Quem dera toda cidade tivesse esses Doutores Mirins da Alegria. Enquanto isso no acontece, os alunos de 5 7 srie do Centro Educacional Serra dos rgos, na cidade de Terespolis, Rio de Janeiro, se vestem de palhaos e cantam, danam e representam pequenas histrias da literatura brasileira em orfanatos, creches e enfermarias infantis do Hospital das Clnicas da cidade. Tudo muito alegre e cheio de interatividade. No foi toa que esses alunos foram chamados de Doutores Mirins da Alegria.

Em Farroupilha, Rio Grande do Sul,

Municipal ngelo Chiele desenvolve h treze anos uma mostra


literria em que so expostos livros confeccionados pelos alunos de todas as sries do ensino fundamental. Durante a mostra, os alunos tambm contam histrias, apresentam peas de teatro, espetculos de fantoches e praticam outras atividades. A partir disso, a escola decidiu montar um projeto para crianas hospitalizadas e crianas que moram em albergues. Ento, desde 2001, uma vez por ms, os alunos voluntrios encantam e animam as crianas com histrias alegres. um trabalho que os estudantes realizam com muito prazer.

Os alunos da 2 e 3 sries do ensino mdio da Escola

Estadual de Educao Bsica Tito

Ferrari desenvolveram um projeto de solidariedade adotando um lar de idosos na prpria cidade


de So Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto levar os alunos a conhecer as realidades da vida e mostrar que o idoso parte viva da comunidade, cheio de valor, histrias e experincias para contar. Os alunos participam de campanhas de conscientizao, visitas peridicas ao lar de idosos, conversas, brincadeiras e entregam presentes. A experincia muito gratificante para todos, alunos e idosos, pois criamos um elo de amizade, carinho e respeito. E o que comeou com os idosos passou para as crianas, pois os alunos expandiram o projeto para as crianas da Educao Infantil, com teatro, jogos e brincadeiras na hora do recreio.

34

Rede de escolas solidrias

Fortalecer o lao solidrio entre escolas sempre uma boa idia. Muitas delas j perceberam que juntas aumentam suas possibilidades de superar as dificuldades encontradas diariamente. Nesta parceria, todos se beneficiam: alunos, professores, coordenadores, diretores e a prpria comunidade.

Ao trabalhar em parceria com outras escolas, nossa escola pde encontrar os caminhos para um ensino de qualidade.
Escola Municipal Hunaldo Evangelista de Matos, Itamaraju, BA.

35

Os alunos do ensino mdio do Colgio Internacional de Curitiba, Paran, fazem parte do Clube Adote uma Escola, e j adotaram duas escolas municipais de ensino fundamental, na Ilha Rasa, perto de Guaraqueaba. Os alunos fizeram os logotipos dos uniformes das crianas e participaram de vrias campanhas para arrecadar materiais escolares, alimentos e roupas e do-los comunidade de Ilha Rasa. Em novembro de 2003, nos dias 13 e 14, a escola viajou at l para entregar as doaes e os uniformes escolares. Alm disso, os alunos desenvolveram vrias atividades educativas interativas com as crianas, sobre noes de higiene, preservao e cuidado com a gua potvel, separao do lixo e outras. Os alunos tambm participaram de atividades recreativas e jogos diversos com as crianas da ilha. O Clube Adote uma Escola totalmente composto por alunos, desde o presidente do clube at a secretria e o tesoureiro. O projeto tem como objetivo fundamental incentivar os alunos do Colgio Internacional e de Ilha Rasa a trocar experincias e valores.

No Cear, na cidade de Itarema, a comunidade estava convivendo com um problema. O lixo recolhido, que era colocado prximo dos quintais das casas, continha, alm de sacos e garrafas plsticas, lixo hospitalar. Ento, a

Escola Municipal Franco

Alves Neto criou o projeto Lixo, o que Fazer com Ele?, e encaminhou-o Cmara
de Vereadores do Municpio, onde foi aprovado. Para fundamentar os objetivos do projeto, alunos, professores, diretores da escola e de outras escolas saram s ruas recolhendo em sacos plsticos todo o lixo que encontravam. Com um carro de som, pediram que as pessoas deixassem seu lixo nas ruas, devidamente ensacado, somente nos dias de coleta. Tambm visitaram os quintais das casas, explicando que o lixo acumulado ajuda na proliferao de pestes e doenas. O projeto foi um sucesso, e com a aprovao na Cmara de Vereadores, pedimos que a Prefeitura providenciasse um lugar prprio para o lixo e contratasse uma empresa para recicl-lo. No conseguimos a empresa, mas conseguimos o local apropriado, o que j foi uma grande vitria.

36

A Escola Dom Bosco, de Brasilia, Acre, reconhece como uma grande experincia solidria o atendimento que presta na rea de informtica. A escola atende grupos de crianas que pertencem s escolas perifricas da cidade e no tm acesso a computadores. Assim, cede espao e ministra aulas para essas crianas, de forma voluntria. Essa experincia solidria um exerccio de valorizao de pessoas e alunos e contribui na formao desses educandos. A escola acredita que gestos assim so caminhos para se comear a mudar a realidade existente em nosso Brasil. Nossa esperana poder continuar oferecendo essa oportunidade, de maneira a incentivar tambm outras instituies.

Informtica para todos com esse lema, a Escola Municipal Analice Maciel de Jesus, de Tartarugalzinho, Amap, desenvolveu um projeto para proporcionar aos alunos contato com o computador e a Internet. A escola, que conta com uma rede de 6 computadores conectados Internet, ministra aulas e abre seu espao para todos os alunos da rede de escolas municipais de Tartarugalzinho, atingindo assim mais de 800 alunos. Tambm foram ministrados cursos de capacitao para os pais dos alunos e pessoas que nunca tinham tido contato com o computador. Uma experincia que faz a diferena, integrando a comunidade era da informao.

37

A Escola Estadual Padre Humberto Piacente, de Vila Velha, Esprito Santo, trabalha com projetos que possibilitam aos alunos oportunidades de contato com o mundo fora da sala de aula, o que lhes permitiu deparar com o problema da excluso digital. Por isso, a escola, que est localizada num bairro da periferia do municpio, percebeu a importncia de consolidar parcerias com a comunidade, de modo a possibilitar aos alunos o acesso informtica. A Oficina Digital foi desenvolvida juntamente com os alunos da Escola Domingos Jos Martins, que nunca viram ou utilizaram um computador. Para ministrar as aulas na oficina de incluso digital, estabeleceu-se um intercmbio tecnolgico com os alunos monitores do laboratrio de informtica.

No Colgio Atena, na cidade de Arax, Minas Gerais, os alunos voluntrios tocam um projeto de ensino da lngua inglesa, o Projeto Plus, direcionado a alunos da 4 srie da rede pblica, que ainda no tem a disciplina inserida no currculo. O Projeto Plus existe h 6 anos, e j atendeu a mais de 500 alunos de trs escolas. Com a durao de 90 minutos, as aulas so monitoradas por alunos voluntrios do ensino mdio e ministradas todas as sextas-feiras. O colgio disponibiliza espao, material didtico, lanche e jogos recreativos a todas as crianas, contando com a parceria de aproximadamente 8 estabelecimentos do comrcio araxaense.

O projeto realizado pela Escola Municipal Cardeal Arcoverde, da cidade do Rio de Janeiro, tem por objetivo expandir a filosofia do educador Celestin Frenet, e uma das maneiras encontradas foi estimular a correspondncia entre alunos de escolas diferentes. Isso fez com que os alunos do municpio do Rio de Janeiro passassem a se corresponder com os alunos do municpio de Mag. O projeto enfatiza os elos de amizade, em que a comunicao, a expresso e a solidariedade so compartilhadas, de modo a permitir a troca de conhecimento em meio a diferentes realidades. Alm da troca de experincias to diferentes, os alunos tambm compartilham a emoo e o prazer de adquirir novos conhecimentos.

38

Participao na comunidade

O interesse das escolas em participar do Selo nos revela o nascimento de uma nova conscincia no sistema educacional brasileiro. As escolas esto despertando para a riqueza da diversidade sciocultural, para a contextualizao de sua presena comunitria e para a descoberta de sua fora transformadora.

Considerando o papel social da escola junto comunidade e o compromisso de formar cidados crticos, buscamos com este projeto detectar problemas e oferecer possveis solues. Para isso necessrio que, mais do que com informaes e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formao de valores, com ensino e aprendizagem de habilidades.
Escola Estadual Veiga Cabral, Amap, AP.

39

A preocupao das escolas maristas, desde muito, vai alm da transmisso dos conhecimentos acumulados ao longo da histria. A misso de interagir de forma solidria no meio em que vivem tem levado alunos, ex-alunos, pais, comunidade, professores e funcionrios maristas aos mais variados projetos de ao solidria, como o de interveno pastoral e social proposto para e pelas oitavas sries de ensino mdio do Colgio Marista de Goinia, Gois. Os alunos e educadores realizaram diversas aes num assentamento do MST e na escola durante o ano. Visitaram o assentamento e tambm receberam na escola a visita dos membros do movimento. Nessas ocasies trocaram experincias e conhecimentos sobre terra, plantio, sementes, conversaram sobre a realidade do MST, os problemas de sade, etc. Os alunos mantiveram contato posteriormente e realizaram campanhas de agasalhos, de sementes e mudas de rvores frutferas para o assentamento.

A Escola Estadual Jos de Anchieta, de Macap, Amap, tem uma parceria com a Rdio Educativa e Cultural Anchieta. A rdio oferece a toda a comunidade escolar espao na sua programao, em que os alunos podem contribuir com informaes e curiosidades, e tambm atuando como locutores. Esse projeto vem sendo realizado h 4 anos, e de fundamental importncia para a formao dos alunos. Incentiva a profisso de radialista e tambm auxilia a comunidade com campanhas de sade, programas sobre solidariedade e um programa de miscigenao cultural, que fala de diferentes culturas e divulga msicas regionais locais e de vrios lugares do Brasil.

40

Na Escola de Educao Internacional, de Salvador, Bahia, existe o Ncleo Voluntrio que se rene mensalmente para planejar e executar aes de compromisso solidrio. Formado por familiares e funcionrios, o ncleo tem como objetivo realizar aes de compromisso solidrio e apoiar iniciativas sociais, para incentivar a insero social e a melhoria da qualidade de vida. Neste sentido, promove aes voluntrias de cunho socioeducativo, estimulando atividades esportivas, culturais, sociais etc., buscando o desenvolvimento da cidadania ativa e responsvel, o esprito solidrio e a cultura do voluntariado. Ao longo destes dois anos temos desenvolvido vrios projetos, dentre os quais, vale destacar a arrecadao de 1 tonelada de alimentos que distribumos para as comunidades da regio atingida pela seca. Alm disso, no Dia da Educao para a Paz, comemorado todo dia 13 de cada ms, o ncleo arrecada alimentos e os entrega a um lder comunitrio. A escola tambm pe em prtica o projeto Lanche Amigo, em que os alunos, compartilhando a merenda escolar com 60 crianas da comunidade, realizam uma srie de atividades de lazer e cultura.

Sob a coordenao voluntria de um ex-aluno, direo, professores, funcionrios, pais e alunos da

Escola Estadual Jos Correia Lima, em Vrzea Alegre, Cear,


desenvolve um projeto de teatro em que participam direo, professores, funcionrios, pais, alunos e a comunidade. O projeto desenvolvido na escola por meio de oficinas realizadas nos finais de semana, com o objetivo de perceber o corpo como instrumento de comunicao e expresso, harmonizando e acelerando o trabalho no nvel intelectual, emocional e fsico. Esse trabalho voluntrio teve grande aceitao, e tambm traz resultados como a descoberta de talentos e aprimoramento da linguagem e da expresso. Alm disso, promove a vivncia grupal, divulga a escola e aumenta o nmero de parcerias. Um bom colegiado investe nas relaes que desenvolvam o educando para a vida.

Bombeiros-mirins este o ttulo que recebem os alunos que participam do projeto de voluntariado do Colgio Municipal Professor Loureno Batista, da cidade de Rio Quente, Gois. Os alunos voluntrios passam por um treinamento junto ao Corpo de Bombeiros da cidade, e a partir da trabalham na comunidade e na escola. Os bombeiros-mirins prestam diversos servios, ajudando a preservar o meio ambiente, trabalhando na preveno de incndios e de pequenos acidentes domsticos, prestando primeiros socorros e trabalhando na reciclagem do lixo, e ainda servem de guias tursticos aos visitantes. Com esse projeto nossa educao deu um salto, pois, alm de conscietizarem os colegas, os bombeiros-mirins so exemplares e tm sempre boas notas.

41

Em Glaucilndia, Minas Gerais, a Escola Municipal Joaquim da Silva Maia est sintonizada no projeto Rdio-Educao que consiste em manter um programa de rdio intitulado A Escola no Mundo da Forma, cujo objetivo estimular a leitura e a produo literria. Os locutores e reprteres que compem a equipe foram selecionados entre os alunos. Transmitido ao vivo das 13 s 14 horas, o programa gravado e reprisado no dia seguinte, das 9 s 10 horas, e diversos voluntrios, alunos e funcionrios da escola, se mobilizam para que ele possa ter continuidade e se mantenha no ar. um projeto eficiente, interessante e divertido, que a escola ainda pretende manter por muito tempo.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vida Nova, de Pombal, Paraba, vive desde
A 2001 uma experincia que deu certo: o projeto Biblioteca Ambulante, cujo objetivo principal desenvolver o gosto pela leitura nas reas carentes da cidade, procurando suprir a falta de uma biblioteca. Os alunos voluntrios visitam creches, outras escolas e tambm organizaes sociais com sua Biblioteca Ambulante. Todo o trabalho feito por alunos da 3 e 4 sries, que se revezam, em dias alternados, obedecendo a um calendrio de visitas. Eles contam histrias e apresentam peas de teatro, e com essa ao, levam leitura e diverso para crianas que no tm contato com o mundo da literatura.

Desde a implantao do seu laboratrio de informtica, a

Escola Estadual Professora

Josepha Cubas da Silva, de Ourinhos, So Paulo, desenvolve com grande xito um projeto
solidrio, que consiste em aulas dedicadas ao desenvolvimento e aprimoramento das noes bsicas de informtica para pais de alunos. Muitos desses pais se encontram desempregados ou buscam um aprimoramento profissional para se encaixar dentro das novas exigncias do mercado de trabalho, e no dispem de recursos financeiros para pagar cursos de informtica. A unidade escolar oferece aulas gratuitas de uma hora de durao, todos os sbados, em trs horrios diferentes, para turmas de nove alunos cada. Os pais dos alunos que j freqentaram o curso receberam um certificado simblico, e alguns j conseguiram o to esperado emprego.

42

Em Palmas, Tocantins, a Escola Estadual Liberdade conta com vrias experincias significativas que tm dado certo. O projeto Evaso Escolar Nota Zero uma das atividades que a escola est desenvolvendo com o auxlio dos voluntrios. O objetivo do projeto erradicar a evaso escolar. Os voluntrios da unidade escolar, junto com a orientadora educacional, vo at a residncia dos alunos faltosos, procuram saber o motivo pelo qual eles abandonaram a escola e buscam conscientiz-los da importncia do seu retorno s aulas. O projeto vem dando certo, pois a maioria dos alunos evadidos retornaram escola, freqentam regularmente as aulas e esto participando de projetos de melhora da auto-estima.

Escola de Educao Bsica e Profissional Fundao Bradesco


Em Salvador, Bahia, a abriu-se para a comunidade, a fim de que alunos, funcionrios e convidados prestassem trabalho voluntrio na rea de sade e cidadania. Foram palestras e oficinas que atenderam a mais de 2 mil pessoas. A escola tambm prestou, em dois finais de semana, servios voluntrios na rea de tecnologia e informtica, oferecendo comunidade seus 35 micros para oficinas de informtica. Os alunos da 4 srie da escola realizaram ainda uma campanha contra a fome. A escola adotou uma creche da comunidade e construiu l uma horta comunitria. Adotou tambm uma escola estadual como parceira no desenvolvimento de um projeto de robtica intitulado A Cidade que a Gente Quer, que busca solues para os problemas do bairro.

Na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, muitas mulheres se vem obrigadas a parar de estudar depois da maternidade, por no terem condies de pagar algum para cuidar dos filhos. A iniciativa da me e diretora da

Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de

Aquino solucionou esse problema, dando oportunidade para que 120 mes completassem seus
estudos. No projeto Minha Escolinha as crianas ficam na escola durante o horrio de aula das estudantes. O projeto, que antes s englobava alunas do perodo noturno, foi ampliado para envolver tambm as alunas do turno vespertino, e j atendeu cerca de 150 crianas em 4 anos, possibilitando que mais de 120 mes terminassem os estudos. Criou ainda um lao de carinho da escola com os pais, que reconhecem sua importncia na vida deles.

43

Em 2002, na cidade do Rio de Janeiro, a Escola Tcnica Estadual Visconde de Mau desenvolveu um projeto de cidadania com os alunos, funcionrios e a comunidade local. O objetivo do projeto que teve o apoio do Hemorio e da Secretaria Estadual da Ao e Cidadania era confeccionar a Carteira de Identidade e a Carteira Profissional de Trabalho para a comunidade local, assim como realizar uma grande campanha de doao de sangue. O projeto obteve muito sucesso, com grande adeso de doadores e muitos documentos novos tirados. E continua a ser realizado.

Escola Estadual Prof Lucila de Moraes Chaves,


A de Aracaju, Sergipe, desenvolve um projeto voluntrio de conscientizao da necessidade de se conservar e preservar o meio ambiente. Trabalhando junto com a comunidade do bairro Bugiu e em parceria com mais duas escolas, esses jovens alunos e outros voluntrios defendem o meio ambiente. Alm disso, a escola desenvolveu com sucesso o projeto Ler D Prazer, cujo objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura. A ao consiste em apresentar livros de literatura de diversos estilos e, aps a leitura, encenar a histria. Os participantes tm ainda a oportunidade de contar histrias, "causos", etc. Existe tambm a preocupao de esclarecer aos alunos os direitos de todo cidado possuir seu registro de nascimento e outros documentos.

A Escola Estadual Padre Cabral localizada na periferia de Macei, Alagoas. Nessa comunidade, as pessoas vivem da pesca na lagoa Munda e do trabalho numa indstria txtil, que, pelo avano tecnolgico, acaba tendo cada vez menos funcionrios. Por ser esta a situao da comunidade na qual a escola est inserida, o esprito solidrio indispensvel. A escola doa uniformes aos alunos carentes, cestas bsicas s famlias de pescadores (atravs das gincanas realizadas na escola) e encaminha alunos com problemas ao psiclogo. Realiza ainda um ciclo de palestras educativas com ex-alunos voluntrios. Os alunos tambm participam de cursos que proporcionam renda sustentvel, como pintura em tecido, curso de apicultura e cultura hidropnica. As parcerias so realizadas com outras escolas do bairro, a Secretaria de Sade, ONGs, o sindicato txtil e o batalho escolar. O esprito solidrio e o trabalho voluntrio so o sucesso da escola.

44

Sejam bem-vindos

Ao mesmo tempo em que as escolas despertam para a importncia de uma convivncia socialmente mais participativa, a comunidade tambm as reconhece como centro de cidadania. Ambas tm demonstrado receptividade e acolhimento, num movimento de sincronia e crescimento mtuo.

Nosso sonho foi realizado graas solidariedade das pessoas, pois contamos com o apoio dos alunos, pais, funcionrios, professores, empresrios, sindicatos, editoras, secretarias, amigos da escola e comunidade. Hoje nossa biblioteca tem um acervo com mais de 2 mil livros.
Escola Cordulino Rodrigues da Silva, Ocara, CE.

45

A Escola Municipal Celso Leite Ribeiro Filho, da cidade de So Paulo, tem vrios projetos de voluntariado, j enraizados na prpria filosofia da escola. Eles englobam reforo escolar, artes, basquete, vlei, futebol, capoeira, dana, aulas de ingls e espanhol, ginstica olmpica, teatro, artesanato e outros. O envolvimento desses voluntrios alguns professores, membros da comunidade e alunos mostra a alegria das crianas nessas atividades, o afeto e a solidariedade implcitos nessas aes. Graas ao trabalho dos voluntrios, hoje a escola tem alunos no Centro Olmpico do Ibirapuera, alunos nos cursos de ingls e informtica, cursos tcnicos com bolsa auxlio, alm das palestras sobre cidadania e passeios culturais. Deixamos claro que a solidariedade est presente no nosso dia-a-dia. Alguns voluntrios ainda permanecem na nossa escola e, assim como os demais funcionrios, tm o mesmo objetivo: tornar a escola uma grande famlia.

Na cidade de Jaboato do Guararapes,

Grupo de Apoio Criana e Adolescente Rua Linha E faz um timo trabalho. Ao observar um
Pernambuco, desde 1989 o grande nmero de crianas nas ruas, realizando pequenos furtos, os voluntrios decidiram intervir. Comearam a trabalhar com elas e descobriram que muitas dessas crianas evadiram-se da escola ou foram expulsas por mau comportamento. Adaptamos nosso ensino a elas, fazendo a ponte escolafamlia. E da em diante conquistamos a confiana de todos. Para surpresa da escola, os pais das crianas solicitaram aulas noturnas para que eles prprios aprendam e possam assim ajudar no dever de casa dos filhos.

A Escola Municipal Geralda C. Tiradentes, em Rolndia, Paran, est inserida numa comunidade de baixa renda, onde existem muitos jovens usurios de drogas. Com a inteno de evitar que os alunos fiquem na rua fora do perodo letivo e acabem tambm se tornando usurios de drogas, voluntrios da escola e da comunidade desenvolvem os seguintes projetos na escola: A Rdio Moleca na qual os alunos de 4 srie com dificuldades de aprendizagem praticam diversas atividades de reforo de uma maneira diferente; jogos de futebol de salo nos finais de semana para alunos e jovens inclusive os usurios de drogas , visando o resgate da auto-estima. Tambm existe o coral da escola, ofertado a todos os alunos e pessoas de outras comunidades; aulas de ginstica rtmica, desenvolvidas pela professora de Educao Fsica e ainda aulas de artesanato e de ingls. Todas essas atividades so desenvolvidas por voluntrios, alm dos projetos realizados em sala de aula, que visam uma maior interao com a comunidade, trabalhando a questo do meio ambiente e da cidadania.

46

Ocasionalmente a Escola Paulista de Educao Especial, de So Bernardo do Campo, So Paulo, recebia questionamentos de alguns pais sobre o trabalho realizado com seus filhos em sala de aula. Tratando-se de crianas especiais, com mltiplas deficincias, muitas delas no conseguem falar e, portanto, relatar suas experincias na escola. A escola organizou ento, um grupo de pais voluntrios que deram assistncia aos alunos, melhorando a qualidade do trabalho. Os pais dos alunos deixaram de ser passivos e apenas receptivos, e, reforando o seu vnculo com a escola, transformaram-se em pais atuantes e questionadores. Nossos pais so voluntrios, melhores cidados e fazem parte da vida da escola, esbanjando solidariedade para com nossos alunos muito especiais.

Em 1998

Escola Municipal Professor Joo Chrysstomo de Oliveira, em Manaus, Amazonas, acreditou


a num rapaz voluntrio chamado Maiko, e confiou-lhe seu espao interno aos sbados. Representante de um grupo de jovens ex-viciados e meninos de ruas, Maiko chegou para criar um movimento que agregasse valores e aumentasse a auto-estima desses garotos e alunos. No comeo desse programa, eram cerca de 15 jovens tentando buscar um motivo que os mantivesse longe das drogas e das ruas. Hoje a escola parceira de um projeto de dana de rua e grafite, chamado MHM Movimento Hip-Hop de Manaus. Agora j so mais de 90 os jovens que participam do programa e o espao, que era cedido s aos sbados, passou tambm a ser utilizado aos domingos. A violncia na escola diminuiu e acreditamos que esse exemplo de solidariedade e a iniciativa voluntria de Maiko, pelo menos para esses 90 jovens, faz a diferena.

47

A Escola Municipal Jos de Anchieta, de Passa Vinte, Minas Gerais, conta com a Banda Marcial Escola, da qual participam livremente 76 integrantes, entre alunos do 2 grau e jovens da comunidade. Os pais e outros voluntrios da comunidade auxiliam nos trabalhos necessrios ao bom funcionamento da banda. Durante as apresentaes, eles cuidam dos uniformes, dos penteados das meninas, da distribuio dos instrumentos, roupas e calados e da limpeza da sede da banda. Algumas famlias at preparam lanche para distribuir entre os participantes durante as viagens. O objetivo da banda essencialmente educativo; o simples fato de fazer parte dela afasta as crianas e jovens das drogas e outros vcios e ajuda na formao de bons hbitos culturais e sociais. Somente quem acompanha percebe como so grandes e valiosos os resultados desse trabalho de carter solidrio e voluntrio sob todos os aspectos. As apresentaes da banda so verdadeiros espetculos de emoo, beleza, graa e cultura.

A Escola Estadual Ferreira Itajub, de Natal, Rio Grande do Norte, no abre sua portas apenas para os alunos, mas para diversas instituies. So realizados eventos socioculturais nos finais de semana e feriados. A escola tambm interage com o posto de sade do bairro, promovendo palestras, campanha de vacinao, etc. Outras parcerias garantem cursos bsicos de informtica para alunos, professores, funcionrios e para o pblico em geral, h mais de trs anos. Foram capacitadas mais de 3 mil pessoas. A escola participa do projeto Amigos da Escola h quatro anos, e conta com dois professores voluntrios de carat e futebol de salo, esportes que lhe garantem destaque nos eventos esportivos. Durante um ano, ofereceu aos professores e funcionrios um curso de espanhol, ministrado por um voluntrio.

Para conscientizar pais, alunos e a comunidade sobre a importncia da higiene pessoal para o ser humano, a Escola Estadual So Pedro, de Anans, Tocantins, organiza o projeto Higiene na Escola. O trabalho est sendo desenvolvido em parceria com mes, profissionais da escola e voluntrios da comunidade. realizado mensalmente e conta com as seguintes atividades: corte de cabelo das crianas, limpeza dos ps, mos e unhas e palestras que orientam a higiene pessoal. O sucesso desse trabalho evidenciado pelo zelo dos alunos para com o prprio corpo. Tambm se percebem novas posturas dos pais em relao aos filhos, pois demonstram maior preocupao e interesse com a limpeza do corpo deles e com as atividades que esto sendo desenvolvidas neste trabalho.

48

Passos para a cidadania

Para professores e alunos, a mobilizao estudantil em torno de projetos comunitrios pode constituir uma ferramenta prtica para o desenvolvimento dos contedos escolares. Assim, supera-se a viso ingnua dos problemas a partir de um posicionamento pedaggico crtico, poltico e reflexivo.

Nos projetos desenvolvidos, tomamos mais contato com a realidade de nossa comunidade, que carente no s de bens materiais, mas tambm de carinho, amizade e compreenso.
Escola Estadual Professor Antnio Corra Carvalho, Varginha, MG.

49

O projeto Cidadania, realizado em parceria com o projeto Camaradinhas, faz parte da proposta pedaggica do Colgio Oficina, em Salvador, Bahia. Seu objetivo discutir a excluso social e a participao da educao na construo de uma cidadania ativa. O projeto atende 17 crianas e adolescentes de um bairro popular de Salvador. Eles participam semanalmente de aulas de coral, teatro, capoeira, percusso e dana. Alm disso, cada aluno do projeto Cidadania adota um camaradinha, para o qual doa mensalmente uma cesta bsica. A freqncia s aulas garantida, pois a escola subsidia o transporte, o lanche, o uniforme e a remunerao dos monitores do projeto. Os alunos e professores tambm acompanham o rendimento escolar dos camaradinhas e a realidade social dessas famlias.

Escola Municipal Dr. Vargas de

Souza, de Poos de Caldas, a maior escola do sul de Minas Gerais,


atende 3 mil alunos e desenvolve vrios projetos solidrios, um dos quais ajuda a preservar os animais nativos da Serra de So Domingos, em Poos de Caldas. Os alunos voluntrios procuram conscientizar os turistas da importncia dos macacos e quatis para a nossa fauna e flora, instruindo-os a no alimentar esses animais. A preocupao com o ambiente tambm est presente no projeto Cultivando a Cidadania, cujo objetivo revitalizar a rea verde do colgio, estimulando os alunos a trabalhar voluntariamente na sua manuteno e conscientizando toda a comunidade escolar da importncia da preservao da natureza.

A Escola Dirio de Pernambuco, de Recife, Pernambuco, participou da evoluo de um projeto de voluntariado. Desde outubro de 2002, a direo, os professores, alunos e voluntrios da comunidade desenvolvem o projeto Grupo de Apoio, que inicialmente consistia em doar cestas bsicas, quinzenalmente, s famlias de oito alunos de baixa renda. Essas cestas bsicas eram entregues s mes e filhos aps palestras sobre temas como: sexo na adolescncia, drogas, famlia, atividades culturais, etc. O projeto se fortaleceu e foi redirecionado, aps amplas discusses. As doaes das cestas deixaram de ser o centro do projeto, e os encontros deixaram de ser vinculados s entregas. Mesmo assim, os pais e alunos continuam comparecendo. Houve tambm a adeso de mais voluntrios da comunidade, como psiclogos, que promovem encontros com as mes e filhos. O Grupo de Apoio promove tambm passeios culturais com os jovens a pontos tursticos do Recife e de Olinda, sempre aos sbados. A interao entre as famlias e o Grupo de Apoio se d num clima de muita confiana, e propiciou a todos os envolvidos a concretizao dos ideais de solidariedade.

50

O projeto do Colgio Alfa, de Cascavel, Paran, chama-se Valorizao do Ser. Abrange valores ticos e morais, e dentro desse tema realiza atividades de preveno ao uso de drogas, preservao do meio ambiente e valorizao do idoso, entre outras. A escola iniciou as atividades relativas preservao do meio ambiente pela conscientizao do problema atravs de palestras, teatro, aulas expositivas, pesquisa de campo, visita ao ecolixo e aterro sanitrio da cidade, e trabalhou a questo do lixo reciclvel. Incentiva e promove a coleta seletiva na escola e nos lares. O lixo que arrecadado semanalmente vendido para as empresas especializadas em reciclagem. Usando a verba arrecadada com essa venda, o trabalho culmina com a compra de alimentos, que so distribudos para a populao carente em atividades programadas com o auxlio de entidades beneficentes. Nossos alunos percebem que, alm de preservar a natureza, o lixo transforma-se em alimento.

Gincana Solidria este o termo mais adequado para caracterizar a ao solidria que a

Escola de Educao Bsica Dr. Paulo Fontes, de Florianpolis, Santa Catarina, realiza todos os anos. Equipes de alunos coordenadas por professores mobilizam toda a comunidade em torno de campanhas que arrecadam donativos para grupos excludos e entidades assistenciais. Nos ltimos trs anos foram atendidas comunidades indgenas, asilos e creches, com doaes de alimentos, agasalhos e material de higiene; as comunidades e instituies tambm tiveram assistncia psicolgica do Instituto Psiquitrico. A campanha no s atende a uma necessidade imediata e emergencial, como desperta em todos os envolvidos pais, alunos e professores uma sensibilidade para as grandes causas sociais que dificilmente seriam alcanadas somente por contedos programticos e tericos. Costuma-se dizer que solidariedade se faz com satisfao e desapego. De fato, a retrica verdadeira, mas na ao solidria realizada em equipe que experimentamos um sentimento de satisfao coletiva e de desapego de mritos pessoais.

51

Na Escola Estadual Aldebaro Klautau, em Belm, Par, um grupo de alunos, ex-alunos e simpatizantes resolveu juntar os cacos de velhos instrumentos, que, se recuperados, salvariam a banda marcial da escola. Voluntariamente, tomaram a responsabilidade para si, organizandose em um grupo de trabalho com o objetivo de preparar o desfile escolar: O Dia da Raa. Fizeram promoes sorteio de bicicleta, bingos, festival do sorvete e tambm prestao de servios a outras escolas , ensaiaram, fizeram uma oficina musical, compraram material de reposio e pegaram alguns outros emprestados e, por fim, mandaram confeccionar roupas de gala para o desfile. Tudo isso em favor da escola. Foi um sucesso. E a banda marcial da escola desfilou impecvel, demonstrou seus dobrados musicais e foi muito aplaudida pela comunidade presente praa. Apesar de todo esse esforo, ainda h membros da escola que s vem essas atitudes pelo lado negativo. Entretanto, estes bravos alunos merecem mais do que respeito: eles merecem o agradecimento da escola.

Os alunos solidrios e responsveis do curso de formao de professores da

Escola Estadual Dr.

Miguel Couto Filho, de Varre-Sai, Rio de Janeiro, desenvolveram um


projeto de trabalho voluntrio baseado nos conceitos de cidadania e justia social. Eles organizaram e participaram de eventos beneficentes em prol do Hospital So Sebastio e da Apae de Varre-Sai, no s com doaes materiais, mas tambm sensibilizando a sociedade sobre a importncia do trabalho voluntrio como instrumento de democracia. Realizaram bailes e bingos em benefcio de cada entidade; uma campanha de ampliao do quadro de scios da Apae; e realizaram um caf beneficente, alm de campanhas de aquisio de roupas de cama e alimentos para o hospital. Essa experincia, amplamente apoiada pela direo, pelos professores e pela comunidade, contribuiu com entidades envolvidas e semeou uma idia de voluntariado entre os jovens e a sociedade local. "O trabalho voluntrio uma via de mo dupla: o voluntrio doa e recebe." E eles mesmos convidam para a ao: "Seja tambm um voluntrio, doe o que tem de melhor: voc".

Na cidade de Boa Vista, Roraima, havia um alto ndice de casos de dengue no bairro 13 de Setembro. A Escola Estadual Pequeno Polegar decidiu agir e realizou uma pesquisa na qual se verificou a necessidade de implantar um projeto que conscientizasse a todos do dever do cidado: ajudar a comunidade. O projeto teve incio com a participao de alunos, professores e demais funcionrios, todos voluntrios. Visitas s casas de moradores alertando sobre o perigo da proliferao do mosquito da dengue, distribuio de folhetos informativos sobre a importncia de manter os quintais limpos e sem gua parada e recolhimento de materiais que possam ser foco de desenvolvimento do mosquito esse o tipo de ao solidria que diminui a proliferao do mosquito e o nmero de casos de dengue.

52

Na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, a rua paralela Escola

Municipal Professora

Olga de Oliveira tem um valo que estava sempre cheio de lixo. Quando chovia, a rua e o
interior da escola, assim como todas as casas das redondezas, ficavam alagadas. Os alunos, juntamente com os professores, mobilizaram-se, fotografaram e filmaram o valo e foram de porta em porta falar do problema do acmulo do lixo com os moradores. A escola encaminhou um ofcio para a Prefeitura e conseguiu a limpeza do valo. Tudo foi analisado e registrado. Nas visitas s comunidades, os alunos verificaram que na grande maioria das famlias, uma das pessoas estava sem emprego. O lixo que estava no valo serviu de incentivo para que fossem criadas oficinas e cursos dentro da escola usando material reciclado, possibilitando assim s famlias mais uma fonte de renda. Foram realizadas 18 oficinas e cursos, beneficiando mais de 300 pais de alunos. Os alunos voluntrios periodicamente fazem uma anlise do valo, e uma vez por ms expem na margem dele o material produzido com a reciclagem.

A Escola Municipal Joo Batista Pocci Jr, de Registro, So Paulo, desenvolve o projeto Lixo Limpo, em parceria com o projeto Cidado Catador, da Prefeitura Municipal. Procuramos o coordenador do projeto, que fez uma palesta para os alunos sobre a importncia da coleta seletiva de lixo. Depois disso, as crianas da 4 srie e seus professores iniciaram o trabalho de conscientizao da comunidade. Munidos de panfletos explicativos, informaram os moradores sobre a importncia da coleta seletiva de lixo e o modo como ela funcionaria, j que o bairro conta com um recolhimento semanal. Alm da panfletagem, os alunos realizaram tambm uma pesquisa de campo para saber se a reciclagem j fazia parte da rotina da casa, e qual a opinio dos moradores a esse respeito. A pesquisa foi encaminhada ao projeto Cidado Catador, e serviu de referencial para a sua efetivao.

Ningum se Lixa para o Lixo o nome do projeto escolhido pela

Escola Municipal

Jenny Guardi, de Cachoeiro do Itapemerim, Esprito Santo. A escola escolheu trabalhar


com problemas ambientais, especialmente o lixo. Sendo assim, para promover reflexo aliada a ao, um programa de coleta seletiva do lixo com campanhas esclarecedoras efetuadas por meio de palestras, reunies e panfletagem mobilizou alunos, professores e funcionrios. Logo, o lixo reciclvel comeou a ser recolhido na escola e vendido. O dinheiro proveniente da venda foi revertido na manuteno de uma horta plantada nas dependncias da escola, cuja produo serviu para o enriquecimento da merenda escolar.

53

No municpio de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, a

Escola Municipal Jos Roberto

Monteiro desenvolveu o projeto O Cabo Faz a Escola. O objetivo trazer todas as crianas da
comunidade de 7 a 14 anos para a escola. Um grupo de adolescentes voluntrios vai de casa em casa com uma carta de solicitao para os pais de crianas dessa faixa etria que no freqentam escolas. A carta pede que os pais compaream ao colgio com os documentos das crianas, para que elas sejam matriculadas. A maioria dos pais abordados atendeu solicitao, matriculou os filhos e louvou a ao desse grupo voluntrio. Os prprios alunos ficaram muito contentes em ver que sua ao realmente deu resultados e que esses novos alunos matriculados so agora colegas.

Desde janeiro de 2001 a

Escola Municipal

vem elaborando o seu projeto de solidariedade e voluntariado. Nesse projeto a escola tem campanhas como o Natal sem Fome, que arrecadou e distribuiu s famlias carentes mais de 150 quilos de alimentos; a campanha de combate ao mosquito da dengue, na qual professores, alunos e a equipe administrativa da escola formaram um mutiro que visitou as casas do municpio, orientando sobre os cuidados com a higiene, o lixo e os reservatrios de gua. No projeto Ler Preciso, no qual foram distribudos livros de literatura infantil e infanto-juvenil a professores e alunos de outras escolas, acabou se formando a Caravana da Leitura, que visitou as comunidades apresentando peas teatrais, jograis e recitais de poesia realizados pelos alunos e a equipe da escola. Formar cidados crticos, solidrios e comprometidos com os problemas sociais nosso principal objetivo.

Sabino Gomes de Lima, de Vila Nova do Piau,

Quando foi construdo o novo prdio da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Alvorada dOeste, Rondnia, a rea do colgio era muito grande, o terreno no era nivelado e no tinha uma nica rvore. Uma campanha liderada por alguns professores conseguiu reunir alunos e pais numa misso: tornar o espao fsico da escola mais agradvel. A primeira iniciativa foi arborizar o ptio. A comunidade e os alunos se empenharam, e em apenas um dia as mudas estavam plantadas. Com o passar do tempo, os alunos se revezavam nos cuidados das mudas. Logo depois desses resultados positivos, os alunos e pais inspirados decidiram continuar, e plantaram grama em todo o terreno, que antes era cheio de pedras. Mais uma vez a parceria entre professores, alunos e pais funcionou. Hoje, a Monteiro Lobato uma das escolas mais arborizadas do municpio. Estudar num ambiente verde muito mais agradvel e saudvel.

54

A Escola Municipal Senador Hlio Campos, de So Lus, Roraima, elaborou um projeto relacionado ao meio ambiente. Com a ajuda de trs outras escolas estaduais do municpio, os alunos trabalharam as questes ambientais locais, dando nfase coleta seletiva de lixo. Juntos, organizaram uma campanha de conscientizao, visitando vrias residncias e convidando as famlias para a realizao de palestras feitas pelos rgos competentes. Alm disso, a escola ps em prtica uma ao voluntria que arborizou 2 quilmetros da BR-210 que corta o municpio, e criou um calendrio municipal com o objetivo de informar a populao sobre os dias de coleta do lixo. Os alunos continuam a exercer o trabalho de conscientizao, e criaram o lema: No mude de lugar, mude o lugar.

Os alunos da Escola Municipal Roberto Coelho, do Rio de Janeiro, realizaram diferentes atividades junto comunidade, identificando os problemas ao redor da escola, como lixo jogado nas ruas, poluio das guas e outros. Aps esta etapa, foram entrevistados os moradores antigos, foram feitas campanhas e panfletagens, conscientizando os moradores da necessidade de preservar o meio ambiente. Este trabalho foi estabelecido em parceria com outras instituies, com a Associao de Moradores, o Posto de Sade e o Cedae. O projeto visa mobilizar os alunos e a comunidade em relao importncia da ao solidria para o cuidado com o meio ambiente e a preservao da vida. A tarefa de todos e comea pelas atitudes mais simples do dia-a-dia. Comea pela nossa casa, pela escola e pelo bairro.

Em junho de 2003, a Escola Municipal Justiniano de Serpa, de Marechal Thaumaturgo, Acre, recebeu o pedido de ajuda de uma de suas funcionrias. Sua filha precisava fazer um transplante de rins no estado de So Paulo e a me no tinha condies de pagar as passagens e estadias da filha e do filho, o doador. A escola ento decidiu ajudar e criou um bingo beneficente para arrecadar os R$ 3.500,00 que faltavam para a funcionria custear o transplante. Arrecadamos os prmios do bingo com os professores, com os comerciantes locais e at mesmo a Prefeitura Municipal. O bingo foi realizado com sucesso e, no final, arrecadou R$ 3.620,00, mais do que a meta necessria para completar o custeio das despesas.

55

Consideraes finais: lies aprendidas


O Faa Parte lanou o Selo Escola Solidria, recebeu milhares de relatos e se encantou com um lado das escolas at ento pouco divulgado. Diante de tantas realidades, lutas e conquistas, somos personagens atentos e eternos aprendizes. Apesar de muito estudada, pesquisada e exposta mdia, a escola tem pouco espao para falar de si prpria. O Selo propiciou a criao de um espao aberto, democrtico, para que a escola falasse sobre si mesma de uma perspectiva pouco conhecida. So diretores, professores, alunos, pais e funcionrios que contam seu trabalho solidrio para melhorar a qualidade do ensino oferecido e a realidade local, em um movimento de integrao da escola com a comunidade. Com o Selo, milhares de heris se evidenciaram, deixaram de ser annimos e seus exemplos iluminaram, com o brilho da solidariedade, o caminho da educao. Com eles, muitas lies foram aprendidas. Pudemos ver como educadores, de norte a sul do pas, se preocupam com questes relativas violncia, s diferenas, ao desemprego, ao preconceito, ausncia de valores universais e s desigualdades sociais. Ao dar voz aos educadores, os relatos nos mostraram como as escolas se integram comunidade. Muitas vezes, tudo comea com uma ao individual ou pontual, que leva a escola a refletir e agir solidariamente, por meio de aes ou atividades de interveno social e poltica. As escolas mostraram que possvel promover aes ou prticas sociais sem deixar de desenvolver a educao formal, o aprender e ensinar, a pensar com autonomia e criticidade, a formao para a vida e para o mundo do trabalho. As escolas tambm se mostraram sensveis a campanhas promovidas pelo

57

governo ou outras instituies, adequando-as a sua clientela escolar. Vimos, por exemplo, o engajamento em atividades relacionadas ao idoso, ao Programa Fome Zero, ao combate ao mosquito da dengue, ao uso racional da gua, dentre outros temas focalizados no ano. Nesta aprendizagem, cujo significado se d a partir de reais necessidades, muitas escolas melhoraram a vida da comunidade, estimulando a participao poltica dos jovens e articulando os contedos curriculares s prticas sociais. Algumas escolas relataram ainda que, com esse tipo de atividade, conseguem ampliar o horrio escolar de seus alunos, pois eles permanecem em atividades educativas alm do horrio das aulas. Em outras escolas, campanhas mais estruturadas passaram a ser sistematizadas de acordo com o planejamento pedaggico e so conduzidas de modo a envolver toda a comunidade escolar. Centenas de escolas fazem parcerias com rgos do poder pblico local, associaes de moradores e organizaes no-governamentais, para projetos e aes de voluntariado. Aes dessa natureza assumem um carter inovador, na medida em que possibilitam escola a formulao dos prprios projetos, introduzindo a prtica do voluntariado educativo em sua proposta pedaggica. Sem desvirtuar as funes essenciais de formao e construo do conhecimento, o voluntariado educativo, bem como o estgio social j adotado em muitas escolas, exerce uma funo catalisadora e estimuladora para o jovem estudante. Com a prtica, o conhecimento escolar passa a ser valorizado pelo estudante e pela comunidade, reforando o papel primordial da escola na formao de uma nao mais justa socialmente. Sem dvida, em seus relatos, as escolas reconhecem ser a participao da comunidade, principalmente dos pais, um elemento

58

importante de apoio para que consigam ser bem sucedidas em seus esforos de tornar-se um local favorvel aprendizagem e convivncia democrtica. Pelos relatos enviados, pudemos sentir que o envolvimento da comunidade escolar propicia uma situao de aprendizagem pela convivncia dentro da escola e fora dela. Este movimento pode ser percebido em projetos como bibliotecas itinerantes, reforo escolar, horta comunitria, visitas a hospitais e creches, arborizao de parques, melhoria da infra-estrutura da escola, entre outros. As escolas que participaram do Selo desenvolvem campanhas e projetos sociais independentemente da condio socioeconmica em que esto inseridas. Pudemos verificar, por meio dos milhares de relatos, que a participao em causas sociais no limitada por questes econmicas, sociais, religiosas ou raciais. As Escolas Solidrias nos mostraram que todos podem participar. Ao formar uma rede de Escolas Solidrias que se espalha por todo o pas, direo, professores e alunos disponibilizam seus conhecimentos e habilidades para contribuir com outras escolas, com outros alunos, que, assim, desenvolvem habilidades e competncias. Escola Aberta, Escola da Famlia, Amigos da Escola, Paz a Gente que Faz, Construindo a Paz, etc., no so somente ttulos de programas e campanhas. So realidades que esto presentes em escolas de todo o pas. Parece haver uma cumplicidade entre elas; uma ao iniciada na regio Sul do pas pode estar presente em uma escola rural do Nordeste. Isso nos mostra que h uma

59

unidade intuitiva, um inconsciente coletivo que acredita na fora da unio entre escola e comunidade. Dentre as aes mais citadas, surpreendeu-nos a quantidade de projetos de alunos voluntrios, orientados pelos professores, empenhados no reforo da aprendizagem de outros alunos. As atividades podem acontecer na prpria escola ou em escolas vizinhas, e muitas vezes os resultados, na fala das escolas inscritas, aparecem vinculados diminuio da evaso e do ndice de repetncia e descoberta do prazer de aprender e ensinar. Alguns educadores reconhecem neste processo social de ensino-aprendizagem uma das maneiras pelas quais os alunos trocam e ampliam seus conhecimentos com alunos em diferentes fases de desenvolvimento. Pode-se afirmar, portanto, que este tipo de atividade um facilitador social para o desenvolvimento cognitivo do educando. A aprendizagem , portanto, uma via de mo dupla. O aluno que se dispe a ensinar precisa saber, e, no ato de ensinar, ele tambm aprende. Nesta troca h uma construo compartilhada do conhecimento. Muitas escolas promovem atividades pontuais motivadas por um acontecimento externo seja um ato de violncia contra seus muros ou o sentimento de solidariedade nascido de uma histria protagonizada por um integrante da comunidade escolar. A partir de um caso individual ou local, a escola passa por transformaes que a levam a uma atuao mais consistente. Tais acontecimentos podem ser geradores de aes solidrias.

60

Na leitura dos relatos, inclusive daqueles que no constam desta publicao, chamam a ateno, pela freqncia com que foram citadas, questes relevantes e relacionadas monitoria de reforo escolar. Questes sobre a importncia do fornecimento e enriquecimento da merenda escolar de acordo com as necessidades de cada regio, inclusive durante as frias, so freqentes. de se notar tambm o esforo demonstrado por vrias escolas em cumprir com suas funes bsicas de ensino e de aprendizagem, e, ao mesmo tempo, romper seu isolamento, pela integrao com a comunidade. Situaes como estas podem fornecer interessantes pistas para a adoo de polticas pblicas mais amplas, e, por isso mesmo, mereem uma reflexo mais aprofundada, que no foi e no poderia ser objeto desta publicao. Desejamos que todos os atores da educao escolar brasileira, envolvidos de alguma forma com o Selo Escola Solidria, recebam esta publicao como o final de uma etapa. Uma etapa que deve ser comemorada por todos ns. Esperamos ainda que as escolas possam encontrar aqui um espao de troca, um material rico para avaliar suas aes e partir rumo a novas realizaes, na conquista de uma educao de qualidade para todos os seus alunos. Aprender pela prtica, pelo exemplo, com interesse e motivao um aprendizado contextualizado e vivenciado a partir de situaes to adversas. As escolas que participaram do Selo deram uma lio de solidariedade, de cidadania, e confirmaram que a melhor histria aquela que se aprende contando...

61

Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio Av. Paulista, 1294 - 19 andar 01310-915 So Paulo SP facaparte@facaparte.org.br www.facaparte.org.br

Casos e Contos Viagem por um Brasil solidrio

Editar as experincias das escolas que desenvolvem projetos de solidariedade e incentivam seus alunos a aes voluntrias na rea da educao participar da construo de uma nao. O Ministrio da Educao apia esta iniciativa que amplia os modos de educar e formar cidados brasileiros." Tarso Genro Ministro da Educao

Casos e Contos
Viagem por um Brasil solidrio
Antonio Carlos Gomes da Costa

"O programa Escola Solidria traz em seu cerne a esperana de novos tempos e a certeza de que podemos, sim, desbravar caminhos em direo a uma sociedademais fraterna. Trata-se de uma experincia bem-sucedida, concreta, capaz de oferecer aos aprendizes as condies bsicas para que pratiquem o voluntariado e compreendam a grandeza desse gesto. Dessa forma, nossos alunos podem exercitar sua cidadania plena e, ao mesmo tempo, concretizar o sonho de construir um mundo melhor." Gabriel Chalita Presidente do Consed

A escola que proporciona aos seus educandos momentos para vivenciar outras realidades, conduzindo seus olhares para o compromisso com o social, alm de contribuir para a soluo dos problemas enfrentados pela sociedade, tornase, de fato, um espao de preparo do indivduo para o exerccio da cidadania. Adeum Hilrio Sauer Presidente da Undime

Antonio Carlos Gomes da Costa

No contexto das incertezas de nossa poca, sobressai a importncia da formao de mentes democrticas e solidrias. Para tanto, a escola pode dar uma contribuio sem precedentes com vistas ao desenvolvimento de uma pedagogia para a paz e construo de uma cultura solidria. Jorge Werthein Representante da UNESCO no Brasil

Patrocinadores

Apoio

Parceiros

Das könnte Ihnen auch gefallen