Sie sind auf Seite 1von 12

PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

Atualizado at o dia 20/09/2012 (acompanhe as atualizaes no site)

Mrcio Andr Lopes Cavalcante


Origem Quem primeiro tratou sobre o princpio da insignificncia, no direito penal, foi Claus Roxin, em 1964. Busca razes no brocardo civil minimis non curat praetor (algo como o pretor magistrado poca no cuida de coisas sem importncia). Terminologia Tambm chamado de princpio da bagatela. Previso legal O princpio da insignificncia no tem previso legal no direito brasileiro. Trata-se de uma criao da doutrina e da jurisprudncia. Natureza jurdica O princpio da insignificncia uma causa supralegal de excluso da tipicidade material. um postulado hermenutico voltado descriminalizao de condutas formalmente tpicas (Min. Gilmar Mendes). O princpio da insignificncia que deve ser analisado em conexo com os postulados da fragmentariedade e da interveno mnima do Estado em matria penal tem o sentido de excluir ou de afastar a prpria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu carter material. (Min. Celso de Mello). Tipicidade material A tipicidade penal divide-se em: a) Tipicidade formal (ou legal): a adequao (conformidade) entre a conduta praticada pelo agente e a conduta descrita abstratamente na lei penal incriminadora. b) Tipicidade material (ou substancial): a leso ou perigo de leso ao bem jurdico protegido pelo tipo penal. Verificar se h tipicidade formal significa examinar se a conduta praticada pelo agente amolda-se ao que est previsto como crime na lei penal. Verificar se h tipicidade material consiste em examinar se essa conduta praticada pelo agente e prevista como crime produziu efetivamente leso ou perigo de leso ao bem jurdico protegido pelo tipo penal. Primeiro se verifica se a conduta praticada pelo agente se enquadra em algum crime descrito pela lei penal. Se no se amoldar, o fato formalmente atpico. Se houver essa correspondncia, o fato formalmente tpico. Sendo formalmente tpico, analisado se a conduta produziu leso ou perigo de leso ao bem jurdico que este tipo penal protege. Se houver leso ou perigo de leso, o fato tambm materialmente tpico. Se no houver leso ou perigo de leso, o fato , ento, materialmente atpico. Princpio da insignificncia e tipicidade material Assim, se o fato for penalmente insignificante significa que no lesou nem causou perigo de leso ao bem jurdico. Logo, aplica-se o princpio da insignificncia e o ru absolvido por atipicidade material, com fundamento no art. 386, III, do CPP. O princpio da insignificncia atua, ento, como um instrumento de interpretao restritiva do tipo penal.

ESQUEMAS de aulas

Pgina

Exemplo de aplicao do princpio da insignificncia: Joo subtrai, para si, um pacote de biscoitos do supermercado, avaliado em 8 reais. A conduta do agente amolda-se perfeitamente ao tipo previsto no art. 155 do CP. Ocorre que houve inexpressiva leso ao patrimnio do supermercado. O princpio da insignificncia somente pode ser aplicado para as infraes de menor potencial ofensivo? NO. Uma coisa no tem nada a ver com a outra. O princpio da insignificncia pode, em tese, ser aplicado para delitos de menor, mdio ou alto potencial ofensivo, a depender da situao em concreto e do crime a que se refere. O princpio da insignificncia baseado apenas no valor patrimonial do bem? NO. Alm do valor econmico, deve-se analisar outros fatores que podem impedir a aplicao do princpio, como, por exemplo: o valor sentimental do bem (ex: uma bijuteria que pertenceu a importante familiar falecido). a condio econmica da vtima (ex: furto de bicicleta velha de uma vtima muito pobre); as condies pessoais do agente (ex: furto de bombom no supermercado praticado por policial em servio); as circunstncias do delito (ex: furto mediante ingresso subreptcio na residncia da vtima, com violao da privacidade e tranquilidade pessoal desta); e as consequncias do delito (ex: furto de bicicleta que era o nico meio de locomoo da vtima).

Requisitos OBJETIVOS para aplicao do princpio (tambm chamados de VETORES): O Min. Celso de Mello (HC 84.412-0/SP) idealizou quatro requisitos objetivos para a aplicao do princpio da insignificncia, sendo eles adotados pela jurisprudncia do STF e do STJ. Segundo a jurisprudncia, somente se aplica o princpio da insignificncia se estiverem presentes os seguintes requisitos cumulativos: a) mnima ofensividade da conduta; b) nenhuma periculosidade social da ao; c) reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; e d) inexpressividade da leso jurdica provocada. Qual a diferena entre cada um desses requisitos? No sei. Acho que ningum sabe ao certo. Os julgados que mencionam esses requisitos no explicam o que seja cada um deles, at porque alguns parecem se confundir. A doutrina critica esses critrios. Paulo Queiroz, por exemplo, afirma que esses requisitos ficam andando em crculos. Desse modo, no se preocupe em diferenci-los. Decor-los suficiente. possvel a aplicao do princpio da insignificncia para rus reincidentes ou que respondam a outros inquritos ou aes penais? Trata-se de tema ainda polmico na jurisprudncia do STF e do STJ, havendo decises recentes nos dois sentidos. No deveria, portanto, ser cobrado em provas objetivas. No entanto, em se tratando de concursos, tudo possvel, conforme veremos mais abaixo. Posio que eu penso ser a mais segura para as provas (at o presente momento): A existncia de circunstncias de carter pessoal desfavorveis, tais como o registro de processos criminais em andamento, a existncia de antecedentes criminais ou mesmo eventual reincidncia no so bices, por si s, ao reconhecimento do princpio da insignificncia. Assim, em tese, possvel aplicar o princpio da insignificncia para rus reincidentes ou que respondam a inquritos ou aes penais. No entanto, existem muitos julgados do STF e do STJ que, no caso concreto, afastam esse princpio pelo fato do ru ser reincidente ou possuir diversos antecedentes de prticas www.dizerodireito.com.br

Pgina

delituosas, o que, segundo alguns Ministros, d claras demonstraes de ser ele um infrator contumaz e com personalidade voltada prtica delitiva. Nesses casos, aplicar o princpio da insignificncia seria um verdadeiro incentivo ao descumprimento da norma legal, especialmente tendo em conta aqueles que fazem da criminalidade um meio de vida. Desse modo, no caso concreto, a existncia de antecedentes pode demonstrar a reprovabilidade e ofensividade da conduta, o que afastaria o princpio da bagatela. Nesse sentido, veja essa prova aplicada pelo CESPE ano passado: (Juiz Federal/TRF5 2011) No caso de o agente ser reincidente, no se aplica o princpio da insignificncia para o reconhecimento da atipicidade material da conduta delituosa, pois deve-se evitar a fragmentao do delito em condutas que, isoladamente, sejam objetivamente insignificantes, mas que, analisadas em conjunto, fragilizem a segurana do ordenamento jurdico. (gabarito oficial: apontou esta assertiva como ERRADA) Houve recurso de alguns candidatos contra essa questo, mas o CESPE no deu provimento, respondendo da seguinte forma: Segundo a jurisprudncia consolidada do STJ e tambm no Supremo Tribunal, a existncia de condies pessoais desfavorveis, tais como maus antecedentes, reincidncia ou aes penais em curso, no impedem a aplicao do princpio da insignificncia. Nesse sentido: STJ - HC 176.006/MG, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEXTA TURMA, julgado em 04/11/2010, DJe 13/12/2010. Reitero, no entanto, que o tema polmico at mesmo porque essa assertiva considerada errada pelo CESPE est de acordo com alguns julgados do STJ, como o caso do REsp 1206030/MG (transcrito mais abaixo). To logo haja uma definio sobre o assunto (se houver) eu trago a informao para voc. Veja alguns precedentes: Negando a aplicao para reincidentes e pessoas com inquritos em curso:
1 Turma do STF: (...) A tese de irrelevncia material da conduta praticada pelo recorrente no prospera, tendo em vista ser ele reincidente em prticas delituosas. Esses aspectos do claras demonstraes de ser ele um infrator contumaz e com personalidade voltada prtica delitiva. (...) (RHC 112870, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 05/06/2012) 2 Turma do STF: III Infere-se dos autos que o paciente d mostras de fazer das prticas criminosas o seu modus vivendi, uma vez que possui diversos antecedentes referentes prtica de crimes contra o patrimnio, respondendo a outras aes penais e, mais, j fora condenado por receptao, o que denota a reprovabilidade e ofensividade da conduta. (...) (HC 110711, Relator(a) p/ Acrdo Min. Ricardo Lewandowski, Segunda Turma, julgado em 14/02/2012) 5 Turma do STJ: (...) A lei seria incua se fosse tolerada a reiterao do mesmo delito, seguidas vezes, em fraes que, isoladamente, no superassem certo valor tido por insignificante, mas o excedesse na soma. E mais: seria um verdadeiro incentivo ao descumprimento da norma legal, mormente tendo em conta aqueles que fazem da criminalidade um meio de vida. (...) (REsp 1206030/MG, Rel. Min. Laurita Vaz, Quinta Turma, julgado em 21/06/2012)

Admitindo a aplicao para reincidentes:


2 Turma do STF (julgados do Min. Gilmar Mendes): Habeas corpus. 2. Ato infracional anlogo ao crime de furto tentado. Bem de pequeno valor (R$ 80,00). Mnimo grau de lesividade da conduta. 3. Aplicao do princpio da insignificncia. Possibilidade. Precedentes. 4. Reincidncia. Irrelevncia de consideraes de ordem subjetiva. 5. Ordem concedida. (HC 112400, Relator Min. Gilmar Mendes, Segunda Turma, julgado em 22/05/2012)

ESQUEMAS de aulas

Pgina

5 Turma do STJ: 2. A existncia de circunstncias de carter pessoal desfavorveis, tais como o registro de processos criminais em andamento, a existncia de antecedentes criminais ou mesmo eventual reincidncia no so bices, por si s, ao reconhecimento do princpio da insignificncia. 3. O princpio da insignificncia opera diretamente no tipo penal, que na hodierna estrutura funcionalista da teoria do crime, leva em considerao, entre outros, o desvalor da conduta e o desvalor do resultado. 4. Nesse vis, as condies pessoais do possvel autor, tais como reincidncia, maus antecedentes, comportamento social etc, no so consideradas para definir a tipicidade da conduta. Tais elementos sero aferidos, se caso, quando da fixao da eventual e futura pena. (...) (AgRg no REsp 1305209/RS, Rel. Min. Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 14/08/2012) 6 Turma do STJ: (...) No empecilho aplicao do princpio da insignificncia a existncia de condies pessoais desfavorveis, tais como maus antecedentes, reincidncia ou aes penais em curso (...) (AgRg no HC 214.828/SP, Rel. Min. Sebastio Reis Jnior, Sexta Turma, julgado em 02/08/2012)

Diferena no caso de concursos da Defensoria ou MP: Se voc estiver fazendo uma prova prtica (exs: alegaes finais, recurso) ou oral da Defensoria ou do Ministrio Pblico, entendo que recomendvel, aps expor a divergncia existente na jurisprudncia, posicionar-se defendendo a tese institucional e para isso precisar apresentar argumentos. Ei-los: possvel a aplicao do princpio da insignificncia em favor de rus reincidentes ou que respondam a outros inquritos ou aes penais? Defensoria: SIM Ministrio Pblico: NO Se o fato insignificante, porque no h Se o ru reincidente em prticas delituosas essa tipicidade material. Ora, no pode um fato ser circunstncia revela clara demonstrao de que ele considerado atpico para o ru se ele for primrio e um infrator contumaz e com personalidade esse mesmo fato ser reputado como tpico se o voltada prtica delitiva. acusado for reincidente. Ou o fato tpico ou no , no importando as condies pessoais do agente, A lei seria incua se fosse tolerada a reiterao do considerando que estamos analisando o fato mesmo delito, seguidas vezes, em fraes que, isoladamente, no superassem certo valor tido por criminoso. insignificante, mas o excedesse na soma. E mais: Assim, para a incidncia do princpio da seria um verdadeiro incentivo ao descumprimento insignificncia, devem ser examinadas as da norma legal, mormente tendo em conta aqueles circunstncias objetivas em que se deu a prtica que fazem da criminalidade um meio de vida. delituosa, o fato em si, e no os atributos inerentes O princpio da insignificncia no pode ser acolhido ao agente. para resguardar e legitimar constantes condutas desvirtuadas, mas para impedir que desvios de Se forem analisadas as condies subjetivas do ru conduta nfimos, isolados, sejam sancionados pelo para se aplicar ou no o princpio da insignificncia, direito penal, fazendo-se justia no caso concreto. estar sendo dada prioridade ao direito penal do autor em detrimento do direito penal do fato. O fato de haver outras condenaes, aes penais ou inquritos revela, assim, a reprovabilidade e As condies pessoais do autor somente devem ser ofensividade da conduta, vedando a aplicao da aferidas quando da fixao da eventual e futura pena. insignificncia. Principais defensores dessa corrente: Ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes. Principais defensores dessa corrente: Ministros Dias Toffoli, Crmen Lcia e Lewandowski

www.dizerodireito.com.br

Pgina

O princpio da insignificncia pode ser reconhecido mesmo aps o trnsito em julgado da sentena condenatria? SIM. HC 95570, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 01/06/2010.

IMPORTANTE

Crimes nos quais a jurisprudncia RECONHECE a aplicao do princpio da insignificncia: 1. FURTO (SIMPLES OU QUALIFICADO) Algumas observaes importantes sobre a insignificncia no crime de furto: No caso do furto, o princpio da insignificncia no pode ter como parmetro apenas o valor da res furtiva (coisa subtrada), devendo ser analisadas as circunstncias do fato e o reflexo da conduta do agente no mbito da sociedade, para ento se decidir sobre seu efetivo enquadramento na hiptese de crime de bagatela. O simples fato do furto ser qualificado no impede a aplicao do princpio da insignificncia, podendo este ser afastado de acordo com as peculiaridades do caso concreto. No se aplica o princpio da insignificncia se o crime de furto praticado mediante ingresso subreptcio na residncia da vtima, com violao da privacidade e tranquilidade pessoal desta (STF HC 106045). No se aplica o princpio no caso de furto de gua potvel mediante ligao clandestina (REsp 984.723-RS). Qual a diferena entre o furto insignificante e o furto de pequeno valor? O delito do art. 155 do CP prev a figura do furto privilegiado ou mnimo no 2, com a seguinte redao: Art. 155 (...) 2 Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. Ao se referir ao pequeno valor da coisa furtada, esse dispositivo prev uma causa de reduo de pena (critrio de fixao da pena) e no uma hiptese de excluso da tipicidade. A jurisprudncia, em geral, afirma que pequeno valor, para os fins do 2 do art. 155, ocorre quando a coisa subtrada no ultrapassa a importncia de um salrio mnimo. Desse modo, se a coisa subtrada inferior a um salrio mnimo, esta conduta poder receber dois tipos de valorao pelo juiz: a) Ser considerada insignificante: resultando na absolvio por atipicidade material. b) Ser considerada furto privilegiado: continuando a ser crime, mas com os benefcios do 2 do art. 155 do CP. Se a coisa subtrada inferior a um salrio mnimo, mas no nfima, chegando perto do valor do salrio mnimo, a jurisprudncia entende que no deve ser aplicado o princpio da insignificncia, mas to somente o furto privilegiado. Se o bem subtrado bem inferior a um salrio mnimo, sendo de valor nfimo, estando longe do valor do salrio mnimo, h de ser aplicado o princpio da insignificncia, que mais benfico que o furto privilegiado. Trata-se de uma diferenciao que, na prtica, acaba sendo muito subjetiva, variando de acordo com o caso concreto. O importante que voc saiba que, para a jurisprudncia, pequeno valor e valor insignificante no so sinnimos. O primeiro, autoriza o reconhecimento da atipicidade da conduta. O segundo, uma causa de diminuio prevista no art. 155, 2, do CP, sendo chamada de furto privilegiado:
Pequeno valor do bem subtrado (art. 155, 2) At um salrio mnimo Se a coisa furtada de pequeno valor e o condenado primrio, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de 1/3 a 2/3, ou aplicar somente a pena de multa. Ex: furto de um relgio que custa 500 reais. Valor insignificante do bem subtrado No h um parmetro objetivo, mas, por bvio, deve ser menor que um salrio mnimo Se o valor da coisa furtada insignificante, o juiz ir absolver o ru por falta de tipicidade material.

Ex: furto de um relgio que custa 90 reais.

ESQUEMAS de aulas

Pgina

2. LESO CORPORAL H um julgado do STF reconhecendo a aplicao do princpio da insignificncia no caso do crime de leso corporal consistente no desferimento de um nico soco, aps injusta provocao da vtima (HC 95445/DF, rel. Min. Eros Grau, 2.12.2008).

3. CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA Qual o valor mximo para ser considerado insignificante? STF e STJ R$ 10.000,00 Assim, se o valor do tributo devido for igual ou inferior a 10 mil reais, no h crime de sonegao fiscal, aplicando-se o princpio da insignificncia. Qual o parmetro para se chegar a esse valor como insignificante? Esse valor foi fixado pela jurisprudncia tendo como base o art. 20 da Lei n. 10.522/2002, que determina o arquivamento das execues fiscais cujo valor consolidado for igual ou inferior a R$ 10.000,00. Em outros termos, a Lei determina que, at o valor de 10 mil reais, os dbitos inscritos como Dvida Ativa da Unio no sero executados. Segundo a jurisprudncia, no h sentido lgico permitir que algum seja processado criminalmente pela falta de recolhimento de um tributo que nem sequer ser cobrado no mbito administrativo-tributrio. Nesse caso, o direito penal deixaria de ser a ultima ratio. Esse valor considerado insignificante tanto no caso de tributos federais, como tambm estaduais ou municipais? NO. Esse parmetro de R$ 10.000,00 vale, a princpio, apenas para os crimes que se relacionam a tributos federais, considerando que baseado no art. 20 da Lei n. 10.522/2002, que trata dos tributos federais. Assim, esse o valor que a Unio considera insignificante. Para fins de crimes de sonegao fiscal que envolvam tributos estaduais ou municipais, deve ser analisado se h ato normativo estadual ou municipal dispensando a execuo fiscal no caso de tributos abaixo de determinado valor. Esse ser o parmetro para a insignificncia. Esse valor de R$ 10.000,00 permanece ainda hoje? Recentemente, foi publicada a Portaria MF n 75, de 29/03/2012, na qual o Ministro da Fazenda determinou, em seu art. 1, inciso II, o no ajuizamento de execues fiscais de dbitos com a Fazenda Nacional, cujo valor consolidado seja igual ou inferior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Desse modo, tem sido defendida a tese de que o novo parmetro para anlise da insignificncia penal nos crimes tributrios passou de R$ 10.000,00 (de acordo com o art. 20 da Lei n. 10.522/2002) para R$ 20.000,00 (com base na Portaria MF n 75). J existem decises reconhecendo essa nova tese de que o valor insignificante passa a ser de 20 mil reais? SIM. TRF da 3 Regio:
(...) II - A Portaria MF n 75, de 22 de maro de 2012, publicada em 26 de maro de 2012, em seu artigo 1, determina o no ajuizamento de execues fiscais de dbitos com a Fazenda Nacional, cujo valor consolidado seja igual ou inferior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais). III - A Portaria MF n 75 revogou expressamente a Portaria MF n 49, de 1 de abril de 2004, que autorizava o no ajuizamento das execues fiscais de dbitos com a Fazenda Nacional de valor consolidado igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais). Dentro desse contexto, o valor a ser considerado como limite para aplicao do princpio da insignificncia o de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). (...) (RSE 00091566120074036106, Desembargadora Federal Cecilia Mello, TRF3 - Segunda Turma, e-DJF3 Judicial 1 DATA:30/08/2012)

www.dizerodireito.com.br

Pgina

TRF da 4 Regio:
PENAL. SONEGAO FISCAL. PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. PRINCIPAL INFERIOR A VINTE MIL REAIS. APLICAO. Aplicvel o princpio da insignificncia no delito de sonegao fiscal quando o valor do crdito tributrio, excludos os juros de mora e as multas fiscais, inferior ao parmetro de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) institudo pelo artigo 1, inciso II, da Portaria MF n 75 de 22/03/2012. (TRF4, QUOACR 5001339-09.2010.404.7113, Oitava Turma, Relator p/ Acrdo Luiz Fernando Wowk Penteado, D.E. 03/07/2012)

E o STJ e o STF? Ainda no se pronunciaram sobre o tema. Desse modo, at o dia de hoje, o que prevalece, na jurisprudncia dos Tribunais Superiores, que se aplica o princpio da insignificncia, nos crimes tributrios, para tributos devidos at o limite de R$ 10.000,00. 4. DESCAMINHO O descaminho tambm considerado um crime contra a ordem tributria, apesar de estar previsto no art. 334 do Cdigo Penal e no na Lei n. 8.137/90. Desse modo, aplica-se o princpio da insignificncia ao crime de descaminho, valendo as mesmas explicaes acima mencionadas quanto ao valor que pode ser considerado insignificante. 5. CRIMES AMBIENTAIS Admite-se o princpio da insignificncia no caso de crimes ambientais. Esta a posio do STF (HC 112103/MG) e do STJ (CC 100852/RS).

IMPORTANTE

Crimes nos quais a jurisprudncia NO reconhece a aplicao do princpio da insignificncia: 1. ROUBO No se aplica ao crime de roubo porque se trata de delito complexo que envolve patrimnio, grave ameaa e a integridade fsica e psicolgica da vtima, havendo, portanto, interesse estatal na sua represso (STF RHC 111433). 2. TRFICO DE DROGAS No se aplica ao trfico de drogas, visto se tratar de crime de perigo abstrato ou presumido, sendo, portanto, irrelevante a quantidade de droga apreendida. 3. MOEDA FALSA Ainda que seja apenas uma nota e de pequeno valor, no se aplica o princpio por tratar-se de delito contra a f pblica, havendo interesse estatal na sua represso. O bem violado a f pblica, a qual um bem intangvel e que corresponde confiana que a populao deposita em sua moeda, no se tratando, assim, da simples anlise do valor material por ela representado. 4. CONTRABANDO No se aplica o princpio da insignificncia no caso de contrabando, tendo em vista o desvalor da conduta do agente (HC 110964, Relator Min. Gilmar Mendes, Segunda Turma, julgado em 07/02/2012). O caso mais comum e que pode cair na sua prova o de contrabando de cigarros. O contrabando e o descaminho esto previstos no mesmo tipo penal (art. 334 do CP). Por que no pode ser utilizado o mesmo critrio do descaminho para o contrabando no que tange insignificncia?
Descaminho Corresponde entrada ou sada de produtos PERMITIDOS, todavia elidido, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou de imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo da mercadoria. Contrabando Corresponde conduta de importar ou exportar mercadoria PROIBIDA.

ESQUEMAS de aulas

Pgina

Desse modo, no delito de contrabando, o objeto material sobre o qual recai a conduta criminosa a mercadoria PROIBIDA (proibio absoluta ou relativa). Em outras palavras, o objetivo precpuo dessa tipificao legal evitar o fomento de transporte e comercializao de produtos proibidos por lei. No contrabando no se cuida, to somente, de sopesar o carter pecunirio do imposto sonegado, mas, principalmente, de tutelar, entre outros bens jurdicos, a sade pblica. Em suma, no contrabando, o desvalor da conduta maior, razo pela qual se deve afastar a aplicao do princpio da insignificncia (STF HC 110.964). 5. ESTELIONATO CONTRA O INSS (ESTELIONATO PREVIDENCIRIO) A jurisprudncia considera que esse tipo de conduta contribui negativamente com o deficit da Previdncia. Defende-se que, no obstante ser nfimo o valor obtido com o estelionato praticado, se a prtica de tal crime se tornar comum, sem qualquer represso penal da conduta, certamente se agravar a situao da Previdncia, responsvel pelos pagamentos das aposentadorias e dos demais benefcios dos trabalhadores brasileiros. Da porque se afere como elevado o grau de reprovabilidade da conduta praticada. Desse modo, o princpio da insignificncia, no pode ser aplicado para abrigar conduta cuja lesividade transcende o mbito individual e abala a esfera coletiva. (HC 111918, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 29/05/2012) 6. ESTELIONATO ENVOLVENDO FGTS (...) a conduta da paciente dotada de acentuado grau de reprovabilidade, na medida em que a fraude foi perpetrada contra programa social do governo que beneficia inmeros trabalhadores. Essa circunstncia, aliada expressividade financeira do valor auferido pela paciente poca dos fatos, inibe a aplicabilidade do postulado da insignificncia ao caso concreto. (HC 110845, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 10/04/2012) 7. ESTELIONATO ENVOLVENDO O SEGURO-DESEMPREGO No se aplica o princpio da insignificncia para estelionato envolvendo o seguro-desemprego considerando que se trata de bem protegido a partir do interesse pblico (HC 108674, Relator Min. Marco Aurlio, Primeira Turma, julgado em 28/08/2012). 8. CRIME MILITAR O princpio da insignificncia no aplicvel no mbito da Justia Militar, sob pena de afronta autoridade, hierarquia e disciplina, bens jurdicos cuja preservao importante para o regular funcionamento das instituies militares (HC 108512, Relator Min. Luiz Fux, Primeira Turma, julgado em 04/10/2011). Existem julgados em sentido contrrio (v.g., HC 107638), mas eu penso que prevalece no ser possvel.
IMPORTANTE

Crimes nos quais existe DIVERGNCIA na jurisprudncia: 1. CRIMES COMETIDOS POR PREFEITOS STF: possibilidade Ex-prefeito condenado pela prtica do crime previsto no art. 1, II, do Decreto-Lei 201/1967, por ter utilizado mquinas e caminhes de propriedade da Prefeitura para efetuar terraplanagem no terreno de sua residncia. 3. Aplicao do princpio da insignificncia. Possibilidade. (...) (HC 104286, Rel. Min. Gilmar Mendes, Segunda Turma, julgado em 03/05/2011) STJ: no pode ser aplicado No possvel a aplicao do princpio da insignificncia a prefeito, em razo mesmo da prpria condio que ostenta, devendo pautar sua conduta, frente da municipalidade, pela tica e pela moral, no havendo espao para quaisquer desvios de conduta. (...) (HC 148.765/SP, Rel. Min. Maria Thereza De Assis Moura, Sexta Turma, julgado em 11/05/2010) www.dizerodireito.com.br

Pgina

Obs: no deveria ser cobrada, mas se casse em uma prova objetiva, eu marcaria a alternativa que afirma no ser possvel a aplicao do princpio. 2. PORTE DE DROGA PARA CONSUMO PESSOAL STJ: no possvel aplicar o princpio da insignificncia (HC 174.361/RS). STF: pode ser aplicado o princpio da insignificncia (HC 110.475/SC).

Obs: no deveria ser cobrada, mas se casse em uma prova objetiva, eu marcaria a alternativa que afirma ser possvel a aplicao do princpio, tendo em vista ser a deciso mais recente. 3. APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA 1) NO se aplica o princpio da insignificncia. Posio do STF O bem jurdico tutelado pelo delito de apropriao indbita previdenciria a subsistncia financeira da Previdncia Social. Logo, no h como afirmar-se que a reprovabilidade da conduta atribuda ao paciente de grau reduzido, considerando que esta conduta causa prejuzo arrecadao j deficitria da Previdncia Social, configurando ntida leso a bem jurdico supraindividual. O reconhecimento da atipicidade material nesses casos implicaria ignorar esse preocupante quadro. (HC 102550, Rel. Min. Luiz Fux, Primeira Turma, julgado em 20/09/2011) 2) PODE ser aplicado o princpio da insignificncia. Posio do STJ O entendimento desta Corte no sentido de reconhecer a aplicabilidade do princpio da insignificncia em se tratando do crime de apropriao indbita previdenciria nos casos em que o valor suprimido no ultrapasse R$ 10.000,00 (dez mil reais), mesmo patamar utilizado para se reconhecer a aplicabilidade do mencionado princpio nos casos do delito de descaminho. (AgRg no REsp 1214866/RS, Rel. Min. Og Fernandes, Sexta Turma, julgado em 07/02/2012)

4. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA A jurisprudncia do STJ e do STF dissonante. O STJ tem jurisprudncia majoritria no sentido de que no possvel a aplicao do princpio da insignificncia em caso de crimes contra a Administrao Pblica. Por outro lado, a Segunda Turma do STF tem entendido pela possibilidade (HC 107.370/SP, HC 104.286/SP). 5. MANTER RDIO COMUNITRIA CLANDESTINA H certa polmica. O STF j admitiu:
(...) Consta dos autos que o servio de radiodifuso utilizado pela emissora considerado de baixa potncia, no tendo, deste modo, capacidade de causar interferncia relevante nos demais meios de comunicao. II Rdio comunitria localizada em pequeno municpio do interior gacho, distante de outras emissoras de rdio e televiso, bem como de aeroportos, o que demonstra que o bem jurdico tutelado pela norma segurana dos meios de telecomunicaes permaneceu inclume. (...) (HC 104530, Relator Min. Ricardo Lewandowski, Primeira Turma, julgado em 28/09/2010)

Existem julgados de alguns Tribunais Regionais Federais no mesmo sentido, ou seja, sustentando que pode ser aplicado o princpio da insignificncia se a rdio era de baixa potncia, assim considerada a inferior a 25 watts. No caso de concursos para juiz federal, importante verificar qual a posio do TRF para o qual voc est prestando o certame. Vale ressaltar, contudo, que h julgados do STJ no sentido de que no se aplica o princpio da insignificncia. Nesse sentido: AgRg no REsp 1101637/RS (5 Turma); AgRg no REsp 1169530/RS (6 Turma).

ESQUEMAS de aulas

Pgina

possvel a aplicao do princpio da insignificncia para atos infracionais? SIM. Trata-se de posio pacfica no STF e STJ. Como regra, o Estado obrigado a aplicar as medidas previstas no ECA, considerando que elas possuem carter educativo, preventivo e protetor. No entanto, excepcionalmente, diante de peculiaridades do caso concreto, possvel que o Estado deixe de aplicar essas medidas quando for verificado que o ato infracional praticado insignificante (princpio da insignificncia). No razovel que o direito penal (ou infracional) e todo o aparelho do Estado-polcia e do Estado-juiz se movimentem no sentido de atribuir relevncia tpica a situaes insignificantes. Concluso: o princpio da insignificncia aplicvel aos atos infracionais, desde que verificados os requisitos necessrios para a configurao do delito de bagatela (STF HC 112400/RS).

EXERCCIOS DE FIXAO
Julgue os itens a seguir: 1) (Delegado/RJ 2009) O princpio da insignificncia releva uma hiptese de atipicidade material da conduta. ( ) 2) (Juiz/TJMG -2009) A tipicidade material surgiu para limitar a larga abrangncia formal dos tipos penais, impondo que, alm da adequao formal, a conduta do agente gere tambm relevante leso ou perigo concreto de leso ao bem jurdico tutelado. ( ) 3) (Promotor/GO 2010) A tipicidade material do fato depende, dentre outros requisitos, da existncia de resultado jurdico relevante e da imputao objetiva da conduta. ( ) 4) (Promotor/MG 2007) O princpio da insignificncia atua como: a) instrumento de mensurao da ilicitude da conduta; b) interpretao restritiva do tipo penal; c) limitao da culpabilidade do agente; d) extino da punibilidade; e) diminuio da pena. 5) (Juiz Federal/TRF5 2011) No caso de o agente ser reincidente, no se aplica o princpio da insignificncia para o reconhecimento da atipicidade material da conduta delituosa, pois deve-se evitar a fragmentao do delito em condutas que, isoladamente, sejam objetivamente insignificantes, mas que, analisadas em conjunto, fragilizem a segurana do ordenamento jurdico. ( ) 6) (Juiz/TJTO CESPE 2007) O fato de o ru possuir antecedentes criminais impede a aplicao do princpio da insignificncia. ( ) 7) (Juiz Federal/TRF1 2011) O princpio da insignificncia tem incidncia, apenas, nas condutas tipificadas como infrao penal de menor potencial ofensivo, que, por si s, possuem valorao legislativa acerca do desvalor da ao e do resultado, por meio da proporcional e adequada reprimenda leso ao bem jurdico protegido, sendo este o substrato legal na aplicao do princpio. Os demais crimes, por serem social e penalmente relevantes, afastam a incidncia do referido princpio. ( ) 8) (Juiz/TJTO CESPE 2007) O pequeno valor da res furtiva, por si s, autoriza a aplicao do princpio da insignificncia. ( )

www.dizerodireito.com.br

Pgina

10

9) So sinnimas as expresses bem de pequeno valor e bem de valor insignificante, sendo a consequncia jurdica, em ambos os casos, a aplicao do princpio da insignificncia, que exclui a tipicidade penal. ( ) 10) (Analista STF CESPE 2008) cabvel a aplicao do princpio da insignificncia para fins de trancamento de ao penal em que se imputa ao acusado a prtica de crime de descaminho. ( ) 11) (Analista STF CESPE 2008) Uma vez aplicado o princpio da insignificncia, que deve ser analisado conjuntamente com os postulados da fragmentariedade e da interveno mnima do Estado, a prpria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu carter material, afastada ou excluda. ( ) 12) (Analista MPU CESPE 2010) De acordo com entendimento jurisprudencial, no se aplica o princpio da insignificncia aos crimes ambientais, ainda que a conduta do agente se revista da mnima ofensividade e inexista periculosidade social na ao, visto que, nesse caso, o bem jurdico tutelado pertence a toda a coletividade, sendo, portanto, indisponvel. ( ) 13) (AGU CESPE 2012) inaplicvel o princpio da insignificncia aos crimes contra a administrao pblica, pois a punio do agente, nesse caso, tem o propsito de resguardar no apenas o aspecto patrimonial, mas, principalmente, a moral administrativa. ( ) 14) (Juiz Federal/TRF2 2009) Em decises recentes, o STJ tem entendido inaplicvel o princpio da insignificncia nos crimes contra a administrao pblica, ainda que o valor econmico da leso possa ser considerado nfimo, porque a norma busca resguardar no somente o aspecto patrimonial, mas a moral administrativa. ( ) 15) (DPU CESPE 2010) Considere a situao hipottica em que Ricardo, brasileiro, primrio, sem antecedentes, 22 anos de idade, e Bernardo, brasileiro, 17 anos de idade, de comum acordo e em unidade de desgnios, tenham colocado em circulao, no comrcio local de Taguatinga/DF, seis cdulas falsas de R$ 50,00, com as quais compraram produtos alimentcios, de higiene pessoal e dois pares de tnis, em estabelecimentos comerciais diversos. Considere, ainda, que, ao ser acionada, a polcia, rapidamente, tenha localizado os agentes em um ponto de nibus e, alm dos produtos, tenha encontrado, na posse de Ricardo, duas notas falsas de R$ 50,00 e, na de Bernardo, uma nota falsa de mesmo valor, alm de R$ 20,00 em cdulas verdadeiras. Na delegacia, os produtos foram restitudos aos legtimos proprietrios, e as cdulas, apreendidas. Nos termos da situao hipottica descrita e com base na jurisprudncia dos tribunais superiores, admite-se a priso em flagrante dos agentes, considera-se a infrao praticada em concurso de pessoas e, pelas circunstncias descritas e ante a ausncia de prejuzo, deve-se aplicar o princpio da insignificncia. ( ) 16) (Juiz Federal/TRF1 2009) Ainda que seja a nota falsificada de pequeno valor, descabe, em princpio, aplicar ao crime de moeda falsa o princpio da insignificncia, pois, tratando-se de delito contra a f pblica, invivel a afirmao do desinteresse estatal na sua represso. ( ) 17) (Promotor/PI CESPE 2012) Tratando-se de crime de contrabando, aplica-se, conforme o montante do imposto sonegado, o princpio da insignificncia. ( ) 18) (Juiz Federal/TRF2 2011) O crime de contrabando no se caracteriza enquanto no houver deciso definitiva no processo administrativo fiscal acerca da constituio do tributo devido, admitindo-se, em juzo, a incidncia do princpio da insignificncia. ( ) 19) (Juiz/TJPA 2012) Aplica-se o princpio da insignificncia ao crime de estelionato, ainda que cometido em detrimento de entidade de direito pblico. ( )

ESQUEMAS de aulas

Pgina

11

20) (Juiz/TJPA 2012) A tentativa de furto de bens avaliados em R$ 400,00 sempre enseja a aplicao do princpio da insignificncia ante o inexpressivo valor da res furtiva. ( ) 21) (Juiz/TJES CESPE 2012) A jurisprudncia do STJ firme no sentido da aplicabilidade do princpio da insignificncia ao delito de moeda falsa, caso o valor das cdulas falsificadas no ultrapasse a quantia correspondente a um salrio mnimo. ( ) 22) (Juiz/TJES CESPE 2012) A aplicao do princpio da insignificncia, que deve ser analisado em conexo com os postulados da fragmentariedade e da interveno mnima do Estado, objetiva excluir ou afastar a prpria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu carter material. ( ) 23) Segundo a jurisprudncia do STJ, aplicvel o princpio da insignificncia ao peculato, desde que o prejuzo causado ao errio no ultrapasse um salrio mnimo e o agente seja primrio. ( ) 24) (Juiz Federal/TRF5 CESPE 2011) O comrcio de cpias grosseiras de CDs e DVDs em centros urbanos, para o sustento prprio do agente e de sua famlia, impe a aplicao dos princpios da insignificncia e da adequao social e conduz atipicidade da conduta, em tese violadora de tipo penal protetivo da propriedade imaterial. ( ) 25) (Juiz Federal/TRF5 CESPE 2011) No se admite a aplicao do princpio da insignificncia em relao ao funcionamento de estao de rdio no perodo de dois meses entre o vencimento de licena ambiental e a concesso, em definitivo, de nova autorizao pela autoridade administrativa. ( ) 26) (Juiz do Trabalho/TRT1 2010) Conforme iterativa jurisprudncia do STJ, o fato de se tratar de furto qualificado constitui motivao suficiente para impedir a aplicao do princpio da insignificncia. ( ) 27) (OAB set/2012) Em relao ao princpio da insignificncia, assinale a afirmativa correta. a) O princpio da insignificncia funciona como causa de excluso da culpabilidade. A conduta do agente, embora tpica e ilcita, no culpvel. b) A mnima ofensividade da conduta, a ausncia de periculosidade social da ao, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da leso jurdica constituem, para o Supremo Tribunal Federal, requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicao do princpio da insignificncia. c) A jurisprudncia predominante dos tribunais superiores acorde em admitir a aplicao do princpio da insignificncia em crimes praticados com emprego de violncia ou grave ameaa pessoa (a exemplo do roubo). d) O princpio da insignificncia funciona como causa de diminuio de pena.
Gabarito 9. E 10. C 19. E 20. E

1. C 11. C 21. E

2. C 12. E 22. C

3. C 13. anulada 23. E

4. Letra B 14. C 24. E

5. E 15. E 25. E

6. E 16. C 26. E

7. E 17. E 27. Letra B

8. E 18. E

www.dizerodireito.com.br

Pgina

12

Das könnte Ihnen auch gefallen