Sie sind auf Seite 1von 3

Universidade Catlica de Gois Departamento de Matemtica e Fsica Coordenao de Qumica Disciplina: Qumica Ambiental II

Parmetros qumicos de qualidade da gua


Do ponto de vista sanitrio, as caractersticas qumicas das guas so de grande importncia, pois a presena de alguns elementos ou compostos qumicos pode inviabilizar o uso de certas tecnologias de tratamento. 1. pH Trata-se de um parmetro importante principalmente nas etapas de coagulao, filtrao, desinfeco e controle de corroso. Conceito: representa a concentrao de ons hidrognio, H+, dando uma indicao das condies de acidez, neutralidade e basicidade da gua. Forma do constituinte responsvel: slidos dissolvidos e gases dissolvidos. Origem natural: - dissoluo de rochas - absoro de gases da atmosfera - oxidao de matria orgnica - fotossntese Origem antropognica: - despejos domsticos (oxidao da matria orgnica) - despejos industriais (ex.: lavagem cida de tanques) Importncia: - Etapas do tratamento de gua: coagulao, desinfeco, controle de corrosividade, remoo da dureza. - pH baixo: corrosividade e agressividade nas guas de abastecimento - pH elevado: possibilidade de incrustraes nas guas de abastecimento - valores de pH afastados da neutralidade: podem afetar a vida aqutica (ex.: peixes) e os microorganismos responsveis pelo tratamento biolgico dos esgotos Utilizao mais freqente do parmetro: - caracterizao de guas de abastecimento brutas e tratadas - caracterizao de guas residurias brutas - controle de operao de estaes de tratamento de gua (coagulao e grau de incrustabilidade/corrosividade) - controle da operao de estaes de tratamento de esgotos (digesto anaerbia) - caracterizao de corpos dgua Unidade: unidades de pH Interpretao dos resultados: Em termos de tratamento e abastecimento pblico de gua: - diferentes valores de pH esto associados a diferentes faixas de atuao tima de coagulantes - frequentemente o pH necessita ser corrigido antes e/ou depois da adio de produtos qumicos no tratamento Em termos de tratamento de guas residurias:

- valores de pH afastados da neutralidade tendem a afetar as taxas de crescimento dos microorganismos Em termos de corpos dgua: - valores elevados de pH podem estar associados proliferao de algas 2. Alcalinidade Conceito: quantidade de ons na gua que reagiro para neutralizar os ons hidrognio. uma medio da capacidade da gua de neutralizar os cidos (capacidade de resistir s mudanas de pH: capacidade tampo). Os principais constituintes da alcalinidade so os bicarbonatos (HCO3-), os carbonatos (CO3-) e os hidrxidos (OH-). A distribuio das trs espcies na gua funo do pH. Forma do constituinte responsvel: slidos dissolvidos Origem natural: - dissoluo de rochas - reao do CO2 com a gua (CO2 resultante da atmosfera ou da decomposio da matria orgnica) Origem antropognica: - despejos industriais Importncia: - no tem significado sanitrio para a gua potvel, mas em elevadas concentraes confere um gosto amargo a gua - uma determinao importante no controle do tratamento da gua, estando relacionada com a coagulao, reduo de dureza e preveno da corroso em tubulaes - uma determinao importante no tratamento de esgotos, quando h evidncias de que a reduo do pH pode afetar os microorganismos responsveis pela depurao Utilizao mais freqente do parmetro: - caracterizao de guas de abastecimento brutas e tratadas - caracterizao de guas residurias brutas - controle da operao de estaes de tratamento de gua (coagulao e grau de incrustabilidade/corrosividade) Unidade: mg/L de CaCO3 Interpretao dos resultados: Em termos de tratamento e abastecimento pblico de gua: - a alcalinidade, o pH e o teor de gs carbnico esto interrelacionados - pH> 9,4: hidrxidos e carbonatos - pH entre 8,3 e 9,4: carbonatos e bicarbonatos - pH entre 4,4 e 8,3: apenas bicarbonato Em termos de tratamento de guas residurias - processo oxidativo (como a nitrificao) tendem a consumir a alcalinidade, a qual, caso atinja baixos teores, pode dar condies a valores reduzidos de pH, afetando a prpria taxa de crescimento dos microorganismos responsveis pela oxidao 3. Acidez Conceito: capacidade da gua em resistir s mudanas de pH causadas pelas bases. devida principalmente presena de gs carbnico livre (pH entre 4,5 e 8,2). Forma do constituinte responsvel: slidos dissolvidas e gases dissolvidos (CO2, H2S)

Origem natural: - CO2 absorvido da atmosfera ou resultante da decomposio da matria orgnica - gs sulfdrico Origem antropognica: - despejos industriais (cidos minerais ou orgnicos) - passagem da gua por minas abandonadas, vazadouros de minerao e das borras de minrio Importncia: - tem pouco significado sanitrio - guas com acidez mineral so desagradveis ao paladar, sendo recusadas - responsvel pela corroso de tubulaes e materiais Utilizao mais freqente do parmetro: - caracterizao de guas de abastecimento (inclusive industriais) brutas e tratadas Unidade: mg/L de CaCO3 Interpretao dos resultados: Em termos de tratamento e abastecimento pblico de gua - o teor de CO2 livre (diretamente associado acidez), a alcalinidade e o pH esto interrelacionados - pH>8,2: CO2 livre ausente - pH entre 4,5 e 8,2: acidez carbnica - pH<4,5: acidez por cidos minerais fortes (usualmente resultantes de despejos industriais) Bibliografia Von Sperling, M. Introduo a Qualidade das guas e ao Tratamento de Esgotos. V.1, 2ed., Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental UFMG, Belo Horizonte, 2004. Di Bernardo, L., Di Bernardo, A. e Centurione Filho, P.L. Ensaios de Tratabilidade de guas e dos Resduos Gerados em Estaes de Tratamento de gua. RiMa, So Carlos, 2002. Baird, C. Qumica Ambiental, 2ed, BOOKMAN, Porto Alegre, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen