Sie sind auf Seite 1von 3

Animais Pequenos Grandes Exemplos

Provrbios 30.24-28;
Hinos Sugeridos da Harpa Crist: 124, Quatro coisas pequenas e sbias (vv. 24 28), que servem de contraponto s coisas intolerveis apresentadas anteriormente: 1.1. as formigas, como exemplo de superao de impotncia (vv. 25); Pv 6.6; II Rs 7.4; 1.2. coelhos, como exemplo de superao de debilidade (vv. 26); Dt 32.18; Mt 7.24,25; 16.16-19; 1.3. gafanhotos, como exemplo de organizao (vv. 27); Sl 133.1-3; Jo 17.22; 1.4. aranha, como exemplo de audcia (vv. 28); Hb 4.16;

As formigas so animais pertencentes famlia Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. So seres particularmente interessantes porque formam nveis avanados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, so considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas esto includas em uma nica famlia, Formicidae, com 12.585 espcies descritas at 2 de setembro de 2010, distribudas por todas as regies do planeta, exceto nas regies polares. As formigas so o gnero animal de maior sucesso na histria terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre. Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o perodo Cretceo (h mais de 100 milhes de anos) e pensa-se que elas evoluram a partir de vespas que tinham aparecido durante o perodo Jurssico. Por vezes, confundem-se as trmitas (cupins) com as formigas, mas pertencem a grupos distintos. As formigas distinguem-se dos outros insetos mas algumas destas caractersticas so comuns a alguns tipos de vespas ou abelhas - por apresentarem:

Uma casta de obreiras sem asas; As fmeas so prognatas (peas bucais no cron); Presena de um saco infrabucal entre o lbio e a hipofaringe; Antenas articuladas, com o artculo distal alongado (exceto nas subfamlias Armaniinae e Sphecomyrminae); Glndula metapleural nas fmeas, abrindo na base das patas posteriores; O segundo, e em algumas espcies tambm o terceiro, segmento abdominal formando um pecolo (pouco diferenciado nas Armaniinae); As asas anteriores no apresentam nervuras ramificadas; Jesus Reina!!! Presb. Anderson Costa

A rainha perde as asas depois da cpula, que realizada em voos de milhares de indivduos.

O estudo das formigas denomina-se mirmecologia. Os coelhos so mamferos lagomorfos da famlia dos lepordeos, em geral dos gneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. Esses pequenos mamferos encontram-se facilmente em muitas regies do planeta. O termo utilizado para referir as espcies de oito gneros, incluindo o coelhode-amami (Pentalagus), os coelhos-americanos (Sylvilagus) e o coelho-pigmeu (Brachylagus). Alguns autores[1] incluem o gnero Caprolagus no grupo dos coelhos (coelho-asitico), mas a maioria classifica-o como pertencente s lebres. A espcie mais comum a Oryctolagus cuniculus, ou coelho-europeu. A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativa do anoitecer ao amanhecer, e passa o dia descansando e dormindo. O coelho come muitas espcies de plantas. Na primavera e no vero, seu alimento so folhas verdes incluindo trevos, capins e outras ervas. No inverno, come galhinhos, cascas e frutos de arbustos e rvores. Os coelhos s vezes causam prejuzo lavoura porque mordiscam os brotos tenros de feijo, alface, ervilha e outras plantas. Tambm danificam rvores frutferas porque roem sua casca. ressaltar que os coelhos tm a cenoura como a base de sua alimentao. No devem, em hiptese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia. Os lagomorfos (latim cientfico: Lagomorpha) constituem uma ordem de pequenos mamferos herbvoros, que inclui os coelhos, lebres e ocotondeos, na qual se incluem duas famlias: Leporidae (coelhos e lebres) e Ochotonidae (pikas). Embora exteriormente os lagomorfos se assemelhem a roedores, h diferenas que justificam a sua incluso numa ordem parte. Elas so:

quatro (em vez de dois) dentes incisivos na maxila o escroto do macho est em frente do pnis o pnis no tem ossos como nos roedores

Tal como os roedores, os lagomorfos tm dentes que crescem continuamente, necessitando portanto de actividade constante para evitar que fiquem grandes demais.

Os gafanhotos so os insetos pertencentes subordem Caelifera da ordem Orthoptera, caracterizados por terem o fmur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Algumas espcies formam enormes enxames que podem devastar grandes plantaes.

Os gafanhotos so polfagos, se alimentam de folhas de vrios tipos de plantas tais como: citros, arroz, soja, pastagens, alfafa, eucalipto e outras. Igreja (do grego [ekklesia] e latim ecclesia) uma instituio religiosa crist separada do Estado. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dzimo, construir templos, Jesus Reina!!! Presb. Anderson Costa

ordenar sacerdotes e muitas vezes mant-los e repassar para seus crentes sua interpretao da Bblia. Igreja tambm pode significar um templo cristo, por exemplo, a "Igreja de So Pedro" (refere-se ao templo dedicado ao So Pedro). Igreja uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (a traduo grega da Bblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembleia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moiss.

As aranhas so animais artrpodes pertencentes ordem Araneae da classe dos aracndeos, que est dividida em duas subordens: a mais diversa e abundante Opisthothelae (que contm os txons Mygalomorphae, as caranguejeiras, e Araneomorphae, as aranhas modernas), e a Mesothelae, a qual contm apenas a famlia Liphistiidae, constituda de aranhas asiticas raramente avistadas. Existem cerca de 40 000 espcies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracndeos, atrs da ordem Acari (caros). Essas 40 000 espcies so divididas em mais de 100 famlias, sendo que cerca de 30 delas so consideradas perigosas para o homem.

Fontes: Bblia Sagrada Wikipdia

Jesus Reina!!! Presb. Anderson Costa

Das könnte Ihnen auch gefallen