Sie sind auf Seite 1von 5

3 A partir do tpico selecionado, pensar em um produto para fazer de caso de estudo e criar uma justificativa descrevendo a importncia desse

produto na sociedade atual (1 pgina). 4 Projeto informacional (2 a 3 pginas): deve-se descrever o motivo da existncia do produto ou processo, a sua origem e histria, bem como para que serve e quem utiliza o mesmo; 5 Projeto conceitual (4 a 5 pginas): explicar o princpio de funcionamento do produto para atender funo desejada; por exemplo: Princpio de Pascal para os elevadores hidrulicos; 6 Campo de utilizao do conceito (1 pgina) em que outros produtos esse conceito encontrado;

3. A turbina a gs de suma importncia na sociedade atual, seja ela empregada na gerao de energia eltrica, ou no meio aeronutico, principal utilizador desse tipo de tecnologia. Essa utilizao de turbinas a gs na aeronutica no atoa mas sim devido a sua eficincia se comparada a motores de combusto interna que utilizam pistes (motores do tipo Otto) utilizados em avies que ulilizam hlices para gerar o empuxo necessrio. Essa eficincia se deve principalmente a relao peso/potncia das turbinas, uma vez que um motor do tipo otto da mesma potncia de uma turbina de jato comercial, seria muito maior, oque alm de consumir mais combustvel, ocuparia mais espao e reduziria a capacidade de carga do avio. Outro fator a ser observado, a velocidade atingida pela aeronave com o uso de cada tipo de propulso, j que hoje em dia o tempo muito valioso, sendo assim, quanto mais rpido um presidente seja de uma nao, empresa ou grupo empresarial puder se locomover melhor, ou no setor de transportes de encomendas de alta velocidade, seja destinado a um cidado comum, ou a uma empresa, digamos que um dos geradores de uma das turbinas da usina de itaipu apresente problemas, e para ser reparado precise de uma pea que se encontra em um outro continente, um avio que utiliza turbinas a gs pode trazer a mesma em um tempo bem menor do que um que utiliza hlices. Alm disso, as turbinas a gs vem sendo empregadas tambm na gerao de energia, geralmente em plataformas petrolferas como as da Petrobras P-51, P-52 e P53, por terem, como citado anteriormente, um relao peso/potncia melhor se comparado a motores do tipo Otto, ou seja elas geram mais potncia, tendo um peso menor, ocupando assim menos espao, e gerando mais energia eltrica, oque timo devido ao espao limitado de uma plataforma petrolfera.

4. As turbinas tm a finalidade de transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecnico, sendo assim uma mquina de fluxo motriz. Existem vrios tipos de turbina, oque as diferenciam so os tipos de fontes de energia oferecidas pela natureza que elas utilizam (vento, gua, calor, etc). Seu funcionamento baseado na terceira lei de Newton: Para cada ao haver uma reao de mesma intensidade e fora, mas em sentido oposto.

A turbina a gs um equipamento rotativo, que normalmente funciona de forma constante (sem grandes alteraes de RPM, uma vez que tem um consumo elevado quando em baixa RPM ou quando ocorrem muitas oscilaes de aumento e/ou diminuio de RPM) sendo dedicada a fornecer trabalho (potncia) na ponta de eixo. A ideia de turbina a gs surgiu junto com a da turbina a vapor, que inclusive muito semelhante. Sua criao se deu aproximadamente em 130 A.C. , quando um filsofo e matemtico egpcio, Hero de Alexandria, inventou um brinquedo que rodava sobre uma pequena caldeira de gua, esse brinquedo era o Aeolipile. Com isso ele verificou o efeito da rea o do ar quente ou o vapor movimentando por alguns bocais sobre uma roda.

Figura 1- O Aeolipile de Hero Fonte: http://modelengines.info, acessado em 30/04/2013 Por volta de 1550, Leonardo da Vinci criou um dispositivo chamado por ele de macaco de chamin, esse equipamento girava pelo efeito do ar quente que subia do chamin.

Figura 2- Macaco de chamin de Da Vinci Fonte: Martinelli Junior, 2002 Em 1629, o engenheiro italiano Giovanni Branca desenvolveu uma oficina de estampagem que utilizava jatos de vapor para girar uma turbina que ento, fornecia potncia para o maquinrio. Anos depois em 1687, Isaac Newton anuncia as leis do movimento, cuja terceira lei afirmava haver um equilbrio entre ao e reao: Para cada ao haver uma reao de mesma intensidade e for a, mas em sentido oposto. Com base nessas leis, Newton Vislumbrou um veculo movido atravs de jatos de vapor. Aps mais de um sculo sem avanos, em 1791, o ingls John Barber registrou a patente de um motor movido por uma turbina a gs, utilizando o ciclo termodinmico das modernas turbinas de gs, que apesar de projetado para ser um motor fixo para uso industrial, o aparelho empregava um gerador de gases constitudo por compressor, cmara de combusto e roda de turbina, componentes que so fundamentais nas turbinas atuais, porem este motor (turbina) nunca foi fabricado. No ano de 1808 John Dumball imaginou uma turbina multe estgio, a ideia consistia apenas em mover as lminas sem aeroflios fixos para transformar o fluxo em cada uma das fases posteriores, oque no funcionou. Em 1837, na Frana, Bresson teve a ideia de usar uma espcie de ventilador para movimentao do ar, misturado com um gs combustvel e queimado. Estes produtos de combusto seriam resfriados por adio de mais ar, e este produto final foi usado para conduzir lminas de uma turbina, porem at hoje no foram encontradas provas que ele tenha construdo tal dispositivo. A primeira turbina foi realmente construda entre os anos de 1900 e 1904 por J.F. Stolze que a planejou anos antes (1872) combinando as idias de Jonh Barber e John Dumball e no a construiu antes devido a falta de fundos para tal investimento. O equipamento foi testado durante quatro anos, mas nunca funcionou de forma

satisfatria. O desenvolvimento das turbinas deu-se a partir do comeo do sculo XIX, quando comeou-se os estudos de termodinmica o que impulsionou o surgimento de melhores prottipos de turbinas, porem a maioria dos prottipos no geravam potncia alm do que necessitava para funcionar. O grande avano na rea de turbinas ocorreu pouco antes da segunda guerra mundial, quando comearam a ser realizados testes para o uso de turbinas no ramo aeronutico devido ao seu baixo peso e pequeno volume. O primeiro motor com essa finalidade de propulso aeronutica foi produzido por Frank Whittle em 1937, anteriormente (1930) Whittle j havia patenteado e concebido a utilizao da reao ou jato como meio de propulso. Ao mesmo tempo o estudo da aerodinmica tambm avanou, oque consolidou o uso das turbinas a gs e acelerasse sua expanso e evoluo significativamente. Nos anos 1970 cerca de 100% dos avies de grande porte j eram impulsionados por turbinas. Essa evoluo levou elas a comearem ser utilizadas na rea industrial. A primeira instalao de 1949 em St. Denis, Frana, e atingia uma potncia de 12,5MW (GIAMPAOLO, 2006). Essa evoluo continua at hoje, tornado as turbinas a gs uteis em varias reas para a propulso aeronutica, naval, na gerao de eletricidade, acionamento de equipamentos e so utilizadas em ciclos combinados. 5. Terceira lei de newton Para cada ao haver uma reao de mesma intensidade e for a, mas em sentido oposto.

As turbinas tm a finalidade de transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecnico. Ela , portanto, uma mquina de fluxo motriz. Existem vrios tipos de turbina, relacionadas com os tipos de fontes de energia oferecidas pela natureza (vento, gua, calor, etc). numeras so as aplicaes que podemos dar s turbinas: como gerar energia eltrica normalmente o objetivo, suas aplicaes esto ligadas com o local de onde elas vo trabalhar - iluminao eltrica, gerao de calor, funcionamento de outras mquinas de fluxo, etc. Em geral, as turbinas tm sido aplicadas em substituio de motores a diesel.

Das könnte Ihnen auch gefallen