Sie sind auf Seite 1von 21

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

16th February 2012

Conceitos do AS/400 - Jornalizao

[http://1.bp.blogspot.com/-4UyhUKMgn5Y/TzzLy8m450I/AAAAAAAAAHM/dqBBP5OjAH0 /s1600/Pen.jpg]

Num sistema AS/400 chamamos jornalizao ao processo que envolve a recolha num cheiro de jornal , de todas as ac vidades efectuadas num determinado objecto (cheiros sicos de base de dados, caminhos de acesso, las de dados, reas de dados ou objectos IFS como links, directorias, etc). Qual a alterao registada no objecto (adio, eliminao ou alterao de registo) e qual o trabalho ou programa responsvel, so bons exemplos de informao que se pode colectar num jornal. A jornalizao um processo de extrema importncia num ambiente AS/400 pois para alm de registar e auditar constantemente as interaces efectuadas num determinado objecto, permi nos por exemplo recuperar todas as alteraes efectuadas nesse objecto desde o ul mo backup do objecto (). O processo de Jornalizao tem duas componentes: o jornal (journal) e o receptor do jornal (jornal receiver). O processo simples, quando ocorre alguma ac vidade neste objecto jornalizado, o jornal (journal) que est a monitorizar o objecto escreve uma entrada ( jornal entry) com essa informao num objecto chamado receptor de jornal (jornal receiver). Quando este receptor de jornal a nge um determinado tamanho (volume de entradas) o receptor subs tudo por um novo receptor de jornal vazio (e este ul mo pode ento ser salvaguardo em tape para no ocupar espao desnecessrio em disco e poder assim futuramente ser consultado). O AS/400 tem ainda a possibilidade de se criar adicionalmente jornais remotos, o que basicamente, consiste na possibilidade do sistema poder copiar em real me as entradas de jornal (jornal entries) para um receptor de jornal remoto (remote jornal receiver) existente num outro sistema AS/400, criandose assim um excelente sistema de con ngncia (). Para se congurar um processo de jornalizao temos: 1 Criao de Receptores de Jornal (Journal Receivers): O comando CRTJRNRCV (create journal receiver) permitenos criar um receptor que posteriormente ser ligado a um jornal onde sero ento registadas as entradas de jornal. O receptor de jornal pode ser associado a um conjunto de memria auxiliar especica (ASP / conjunto especico de discos), que permite colocar o receptor de jornal num conjunto de discos diferentes do conjunto onde se encontra o objecto jornalizado. Podemos tambm limitar o espao (em Kb) do receptor de jornal , sendo que, por defeito o seu tamanho limite de 1,5 Gb (cada entrada no jornal ocupam aproximadamente 50 bytes). Quando o receptor de jornal a nge o seu limite, se o jornal ver congurado o parmetro MNGRCV (gerir receptores) com opo *System, o prprio sistema desliga o receptor do jornal cheio, cria e liga automa camente um novo receptor de jornal.
1 de 21 09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

o efeito o comando CHGJRN (change jornal). Atravs do comando DSPJRNRCVA atributos de um receptor de jornal. 2 Criao do Jornal (Journal): O comando CRTJRN (create journal) permitenos criar um jornal com determinados atributos (por exemplo associar uma determinada la de mensagens ao jornal, denir de que forma gerida a alterao dos receptores de dirio, autoridades, etc ) e ligalo ao receptor de dirio criado anteriormente. Deste modo o journal estabelece uma ligao entre o receptor do jornal e o objecto que se pretende jornalizar. tambm possvel (e pode ser desejvel por questes de organizao) jornalizar vrios objectos no mesmo jornal. Com o comando WRKJRNA (work with jornal a ributes), podemos analisar os atributos de um jornal e listar todos os receptores associados a um jornal. Este comando, disponibiliza ainda a opo F19 (display journaled objects) que nos permite iden car todos os objectos que esto jornalizados. O comando DSPJRN (display journal) permitenos consultar as entradas do jornal. Outro comando muito interessante o WRKJRN (work jornal), que nos disponibiliza uma espcie de menu onde podemos seleccionar um conjunto de tarefas que podem ser efectuadas sobre os jornais: recuperao de um objecto jornalizado por res tuio, ou seja, restaurar um objecto para o seu estado anterior, atravs da remoo de alteraes do objecto, pela ordem contraria aquela em que as alteraes foram inicialmente efectuadas. recuperao de um objecto jornalizado por aplicao de alteraes, ou seja, reconstruir o objecto jornalizado a par r de um determinado ponto, restaurando uma verso guardada do objecto e aplicando em seguida, as alteraes registadas, pela mesma ordem em que foram inicialmente efectuadas; visualizar o estado do jornal; associar receptores de jornais j existentes a um jornal ; recuperar receptores de jornais danicados; recuperar jornais danicados; 3 Iniciar o processo de jornalizao de determinados objectos: Criado o jornal e o receptor de jornal, podemos iniciar a jornalizao. Ao iniciarse o processo de jornalizao de um determinado objecto, o sistema atribui um JID (journal iden er) nico e exclusivo que estabelece a ligao entre as entradas de um jornal e determinado objecto jornalizado. Comandos para iniciar o processo de jornalizao: a) O comando STRJRN (start journal) inicia o registo no receptor de jornal das alteraes efectuadas a um ou mais objectos (objectos do po *STMF/Ficheiros de sequencias de bytes, *DIR/Directrios , *SYMLNK/Links ou Ligaes simblicas,*DTAARA/reas de dados e *DTAQ/Filas de dados) num jornal especico. (display journal receiver a ributes), podemos analisar os

2 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

c) Aps o inicio do processo da jornalizao de um qualquer cheiro sico, podemos congurar a jornalizao de caminhos de acesso existentes em cheiros sicos ou lgicos. O comando STRJRNAP (start jornal access path) u lizado para iniciar o registo de caminhos de acesso de todos os membros de um cheiro de base de dados para um determinado jornal. Depois de iniciarmos o processo de jornalizao de determinado objecto, devemos salvaguardar esse mesmo objecto registado no jornal para preservar as respec vas informaes de atributo do jornal, pois como evidente, as alteraes registadas no jornal no podem ser aplicadas a uma verso do objecto que tenha sido guardado antes de iniciado o processo de jornalizao. Com o comando RMVJRNCHG (remove journal changes) podemos remover as alteraes efectuadas num determinado objecto jornalizado. Deste modo, as alteraes registadas no jornal so removidas do objecto desde um ponto inicial especicado at ao ponto nal especicado. Tambm podemos aplicar alteraes num objecto jornalizado, com base numa verso guardada num backup de modo a recuperlo , aplicando depois todas as alteraes. Por exemplo, suponhamos que determinado objecto eliminado inadver damente. O backup (com o objecto data do backup) e o jornal permitenos recuperar o objecto at ao momento da sua eliminao. Deste modo atravs do comando APYJRNCHG (apply journaled changes) podemos por exemplo, aplicar as alteraes no objecto jornalizado que tenham sido registadas no jornal desde o seu ul mo backup. 4 Entradas nos jornais: Como vimos anteriormente o comando DSPJRN (display jornal) permitenos consultar as entradas de registo no receptor do jornal.

[http://1.bp.blogspot.com/-wz_RHKZXZTU/TzzOd3Q4FNI/AAAAAAAAAHU/HQjg8gtu0UM/s1600/exemplo1.png]
No jornal QZMF da biblioteca QUSRSYS , podemos observar na sequencia 1 com o cdigo J (operao de jornal ou receptor de jornal) uma entrada no jornal do po PR (iden cador para os receptores de jornais anteriores).

Cada registo de entrada de jornal tem uma sequncia numrica e um cdigo que iden ca o po de entrada (A,B,C,D,E,F,J,I,L,M,P,Q,R,S,T,U) . Alguns dos cdigos mais comuns so:

3 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

E Operao de rea de dados; D Funcionamento do membro do cheiro de base de dados; UGerado pelo u lizador; SServio de Correio, alertas de rede; () A cada cdigo de entrada est associado um determinado conjunto de po de entrada. Por exemplo para o cdigo J so possveis os seguintes pos: CI U lizao de cache de dirio iniciada; EZ Terminar registo em dirio de receptor de dirio; PRiden cador para os receptores de jornais anteriores; JI Receptor de dirio em u lizao durante paragem anormal; JR Iniciar registro em dirio de receptor dirio; LA Ac var dirio; RS Receptor dirio guardado; ()

[http://4.bp.blogspot.com/-v1gue3J9wBA/TzzPfJswpqI/AAAAAAAAAHc/R-mYQ5nUX0A/s1600/exemplo2.png]

Podemos observar que o anterior receptor de jornal se chama QZMF1010 e que se encontra na biblioteca QUSRSYS

Como podemos observar o processo de jornalizao complexo e pode ter um elevado impacto na performance do seu sistema se no for convenientemente planeado e testado, mas uma ferramenta imprescindvel ao nvel das poli cas de Backup & Recovery , bem como, ao nvel da segurana e integridade do seu sistema AS/400. Voltaremos no futuro a este importante tema...
Posted 16th February 2012 by Nuno Mendes Location: Lisboa, Portugal Labels: Jornais, AS/400 Jornalizao
0

Add a comment

4 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Dear rferreira@socremo.local

14th November 2008

Conceitos do AS/400 - Conjuntos de Memria

[http://1.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/STgMHypzq1I/AAAAAAAAAEo/rzopS4-nRiM/s1600h/550x210_wireless3.jpg]

No AS/400 , toda a memria principal pode ser dividida em atribuies lgicas denominadas conjuntos de memria. Deste modo, controlam-se os recursos e a quantidade de trabalhos que pode ser realizado num determinado subsistema, dimensionando-se o nmero e o tamanho dos conjuntos de memria. Quanto maior for o tamanho de memria de um subsistema, mais trabalhos se podem realizar nesse subsistema.

A existncia de vrios conjuntos de memria, ajuda a controlar a competio entre trabalhos pelos recursos disponveis do sistema. Por exemplo, podemos crer que os trabalhos interactivos durante o dia tenham melhor tempo de resposta do que os trabalhos batch, e o contrario durante o perodo nocturno. Por defeito, o sistema gere a transferncia de dados e programas para o conjuntos de memria. Se os dados j se encontram na memria principal, podem ser consultados, independentemente do conjunto de memria onde esto. No entanto, se os dados necessrios no existirem em nenhum conjunto de memria, sero trazidos para o conjunto de memria do trabalho que os consultou (o que constitui uma falha de pagina).

Quando finalmente os dados so transferidos para o conjunto de memria, outros dados sero deslocados e, caso sejam modificados, automaticamente guardados na memria auxiliar (a este processo chamamos paginao). O conjunto de memria deve possuir tamanho suficiente para permitir um nvel razovel de transferncia de dados (paginao), uma vez que a velocidade de transmisso afecta o rendimento.

Existem conjuntos de memria privados, definidos exclusivamente pelos utilizadores que contm apenas uma determinada quantia de memria principal e que apenas pode ser utilizado por um nico subsistema para a execuo dos trabalhos. Como conjuntos de memria partilhados, temos:

*MACHINE Conjunto de memria de maquina utilizado em programas de maquina e de sistema operativo altamente partilhveis. Disponibiliza memoria para tarefas que o sistema deve executar que no precisem da ateno do utilizador. O seu tamanho est especificado no valor de sistema relativo ao tamanho dos conjuntos de memria (QMCHPOOL) e no existem trabalhos de utilizador executveis neste conjunto de memria.

*BASE Conjunto de memria Base, que contem toda a memria principal no atribuda do sistema, ou seja toda a memria principal que no necessria para qualquer outro conjunto de memria. Este conjunto de memria utilizada para trabalhos Batch e diversas funes do sistema. O valor de sistema (QBASPOOL) define o tamanho mnimo deste conjunto de memoria. Existem ainda alguns conjuntos de memria principal, que por poderem ser utilizados por vrios subsistemas em simultneo, se designam por conjuntos de memria partilhada:

*INTERACT o conjunto de memoria interactivo utilizado para trabalhos intercativos;

5 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

*SHRPOOL1 a *SHRPOOL60 so conjuntos de memria que podem ser utilizadas pelo utilizador;

O comando WRKSYSSTS , trabalhar com o estado do sistema, permite-nos trabalhar com informao sobre o estado actual do sistema, apresentando o numero de trabalhos em sistema, a capacidade total do conjunto de memoria auxiliar do sistema, etc.

Posted 14th November 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


2

View comments

30th October 2008

Conceitos AS/400 - Subsistemas

[http://4.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SQmfXyGp7kI/AAAAAAAAAEA/VWOPEnIJdkE /s1600-h/img1.jpg] Um subsistema (*SBSD) o local onde determinado trabalho

realmente processado num sistema AS/400. Cada subsistema um ambiente nico, predeterminado atravs do qual o sistema coordena o fluxo do trabalho e a utilizao dos recursos necessrios execuo do trabalho. Todos os trabalhos, excepo dos trabalhos de sistema, so executados em subsistemas, e conforme o nmero de utilizadores e de trabalhos no sistema vai aumentando, recomendado dividir esses trabalhos por vrios subsistemas permitindo assim uma melhor gesto dos trabalhos , aumentando-se o rendimento e a disponibilidade do sistema. Seria catastrfico se todos os trabalhos dos utilizadores fossem encaminhados para um nico subsistema. O subsistema de controlo um subsistema interactivo que se inicia automaticamente, quando o AS/400 ligado, e tambm onde o operador de sistemas controla o sistema atravs da consola do sistema. Este subsistema de controlo encontra-se identificado , no valor de sistema QCTLSBSD , que faz parte de uma tabela denominada de valores de sistema que contm especificaes de sistema que podem ser utilizadas para controlar e alterar a operao global do AS/400. A IBM fornece de fbrica , duas descries alternativas de subsistema de controlo completas: QBASE (o subsistema de controlo predefinido) e o QCTL. Apenas um destes sistemas de controlo pode estar activo. O subsistema QBASE, capaz de executar todas as funes executveis do QCTL (trabalhos interactivos, trabalhos batch e de comunicaes) , mas mais fcil de gerir pois constitudo por um numero menor de subsistemas .

1.QBASE
QSERVER Subsistema do servidor de ficheiros; QSPL Subsistema de Spool que suporta trabalhos leitores e escritores; QSYSWRK o subsistema de trabalho do sistema, contm trabalhos que suportam funes de sistema que so iniciadas automaticamente no arranque do sistema e quando este sai de um estado restrito; QUSRWRK o subsistema de trabalhos dos utilizadores, contm trabalhos que so iniciados pelos servidores para realizar trabalho em nome de um utilizador; A configurao predefinida QCTL, permite mais controlo individualizado sobre as operaes de sistema,

6 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

QINTER Este o subsistema que suporta trabalhos interactivos, exepto os que se encontram na consola; QBATCH Este o subsistema que suporta trabalhos batch; QCMN - Este o subsistema que suporta trabalhos de comunicaes ; QSERVER - o subsistema do servidor de ficheiros; QSPL o subsistema de Spool que suporta trabalhos leitores e escritores; QSYSWRK o subsistema de trabalhos do sistema. Contem trabalhos que suportam funes de sistema que so iniciadas automaticamente no arranque do sistema e quando este sai do estado restrito; QUSRWRK o subsistema de trabalhos dos utilizadores. Contem trabalhos que so iniciados pelos servidores para realizar trabalho em nome de um utilizador; possvel e desejvel, criar uma configurao de subsistema prpria, sendo a QCTL muito mais fcil de utilizar como ponto de partida. Quando todos os subsistemas, incluindo o subsistema de controlo, so terminados, criada uma condio restrita. O comando ENDSBS permite desligar um ou todos os subsistemas activos (no exemplo desligamos todos os subsistemas . Ex. ENDSBS SBS(*all) OPTION (*IMMED) O comando WRKSBSD permite criar, alterar, apagar, visualizar, e trabalhar com os trabalhos de determinado subsistema, e iniciar ou parar um determinado subsistema.

Posted 30th October 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


0

Add a comment

20th October 2008

Conceitos AS/400 - Jobs/Trabalhos

[http://3.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SQXyRq-hJHI/AAAAAAAAAD4/SJS4JJK4k1k/s1600h/Relogio.jpg] O AS/400 tem duas formas de processamento : interactivo e batch.

Um trabalho interactivo, inicia-se quando um utilizador efectua o seu login na sua estao de trabalho (sign on), sendo criada uma sesso de trabalho interactiva, atravs da qual o utilizador pode interagir com o sistema de forma interactiva. Quando o utilizador termina a sua sesso (sign off) encerra tambm o trabalho interactivo. Atravs da sua sesso interactiva, o utilizador, pode submeter um trabalho batch, utilizando por exemplo o comando SBMJOB (Submit Job), comando que coloca o trabalho numa fila de trabalhos (Job Queue) aguardando pela sua vez para ser executado. Quando o subsistema que controla a fila de trabalhos respectiva, ficar disponvel, esta executar em background o trabalho submetido. Cada trabalho, tem o seu prprio nome qualificado , que consiste em trs partes: um numero do trabalho (Job Number) que um numero nico atribudo pelo sistema, um nome do utilizador que submeteu o trabalho ou sobre o qual corre o trabalho (User Name) e por ultimo o nome do trabalho (Job Name) que o nome da estao de trabalho que o utilizador utilizou para submeter o trabalho. Quando procuramos um trabalho podemos utilizar o comando WRKJOB, identificando por exemplo o nome

7 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Existem vrios comandos relacionados com a procura de trabalhos, um dos mais utilizados o WRKACTJOB, que permite trabalhar com informaes de estado e rendimento de todos os trabalhos activos no sistema. Outro comando interessante WRKUSRJOB, que nos permite trabalhar com uma lista de trabalhos de determinados utilizadores . Cada trabalho que corre no AS/400 tem que ter associado uma descrio de trabalho (Job description), que um objecto do sistema que contem um conjunto de informao ou atributos que especifica como um determinado trabalho deve correr no subsistema respectivo do AS/400. Por defeito, o sistema atribui a descrio de trabalho QDFTJOBD. Como informaes ou atributos de descrio de trabalho temos a data do trabalho, a fila de trabalhos, a prioridade do trabalho na fila de trabalhos, a biblioteca da fila de trabalhos, o perfil de utilizador a utilizar na execuo deste trabalho, etc. Existem trabalhos (Autostart Jobs) que se iniciam automaticamente sempre que um subsistema iniciado. Por exemplo os subsistemas QGPL e QCTL, tem um autostart Job que inicia o spooling de impresso. (...)

Posted 20th October 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


0

Add a comment

Dear rferreira@socremo.local

1st October 2008

Conceitos AS/400 - Ficheiros Fisicos e Lgicos

8 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

9 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Posted 1st October 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


0

Add a comment

16th September 2008 Conceitos AS/400 - Sistema Ficheiros Integrado

10 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

11 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Posted 16th September 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


0

Add a comment

3rd September 2008

Conceitos AS/400 - Bibliotecas

[http://4.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SL5McNGPBQI/AAAAAAAAACY /7ibwzhFhAjo/s1600-h/img1.jpg] Uma biblioteca um objecto especial que tem a

funo especfica de conter outros objectos, um pouco como acontece com uma pasta do Windows. No entanto, no caso do AS/400 uma biblioteca no pode conter outras bibliotecas. Apenas a biblioteca QSYS que contem algumas das componentes do Sistema Operativo do AS/400 pode conter outras bibliotecas. Todos os comandos que executamos esto guardados em bibliotecas especficas do sistema.

12 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

dois comandos com o mesmo nome nos sistemas, mas em bibliotecas diferentes (nica possibilidade se forem do mesmo tipo), o AS/400 vai executar aquele que estiver na biblioteca mais acima na lista de bibliotecas. Podemos ver a lista de bibliotecas, executando o comando DSPLIBL. Deste modo podemos afirmar que uma lista de bibliotecas (Library list), no mais do que uma lista de procura de objectos , que nos indica quais so as bibliotecas onde estes devem ser procurados e qual a ordem de procura. Cada objecto existente no AS/400 poder ter a sua prpria lista de bibliotecas. A lista de bibliotecas de um determinado objecto automaticamente criada quando o trabalho se inicia e termina quando o trabalho finaliza. Existem no entanto vrias maneiras de referenciarmos um objecto numa lista de bibliotecas. Podemos utilizar o nome simples do objecto, e neste caso o sistema procura cada biblioteca da lista de bibliotecas do objecto at encontrar o referido objecto. Podemos no entanto indicar ao sistema que para todos ou apenas um determinado numero de objectos, para procurar exclusivamente e especificamente numa determinada lista de bibliotecas. Existem uma serie de funes que podem ser executadas numa biblioteca, desde que tenha autoridade suficiente para realizar essas funes e autoridade adequada biblioteca e respectivos objectos. Como algumas destas funes temos: CLRLIB Elimina todos os objectos da Biblioteca especificada, relativamente aos quais tem autoridade para os eliminar; CRTLIB Adiciona uma nova Biblioteca ao sistema (dentro da Biblioteca QSYS); CHGLIB Permite alterar o atributo de tipo, a descrio de texto, o valor de autoridade para criar assumido e o valor de auditoria de objectos assumido de uma Biblioteca; CPYLIB Copia o contedo de uma biblioteca para uma nova biblioteca; DLTLIB Elimina do sistema uma biblioteca especificada, s depois de todos os objectos nela existentes terem removidos. DSPLIB Permite visualizar o contedo de uma ou mais bibliotecas especificadas (nomes e atributos de cada um dos objectos existentes nas bibliotecas); DSPLIBD Permite visualizar a descrio de uma biblioteca; SAVCHGOBJ Permite guardar objectos alterados existentes numa biblioteca; SAVLIB Permite guardar uma ou mais bibliotecas; RSTLIB Permite restaurar uma ou mais bibliotecas previamente salvaguardas com o comando SAVLIB, para o sistema; WRKLIB Apresenta uma lista das bibliotecas no ecr permitindo depois copiar, eliminar, imprimir, guardar, restaurar e limpar as bibliotecas definidas; WRKOBJ Apresenta uma lista de todos os objectos existente numa ou mais bibliotecas; As bibliotecas so utilizadas para organizar os objectos do AS/400, normalmente de acordo com uma lgica de relacionamento lgico. Por exemplo, todos os objectos de um determinado utilizador ou Aplicao podem estar numa biblioteca especfica, de forma a facilitar as tarefas relacionadas com esses objectos, por exemplo tarefas de cpia de segurana.

13 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

QSYS System Library; QSYS2 System library for CPIs; QUSRSYS Additional IBM-suplied objects; QHLPSYS Online Documentation for some System functions; QGPL Users general purpose library; QTEMP Users temporary library; QSPL Spooling library; QDOC Documentation and Folders filed by Office users;

Posted 3rd September 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


0

Add a comment

Dear rferreira@socremo.local

1st September 2008


h/8634202a.jpg]

Conceitos AS/400 - Objectos

[http://2.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SLvsQIcwWPI/AAAAAAAAAB4/D9lp5BIuLoo/s1600[http://4.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SLvqqm9UutI/AAAAAAAAABw/37HrTNJAYUI/s1600h/systems_i_advantages_graphics_hero_i5os_443x150.jpg]

J sabemos que o AS/400 um sistema operativo orientado a objectos, o que o torna independente do Hardware. Deste modo tudo o que existe e ocupa espao num sistema AS/400 considerado um objecto.

Cada objecto constitudo por um determinado tipo de atributos que o descrevem e o caracterizam. Estas diferenas operacionais entre os vrios tipos de objectos, torna cada objecto nico.

Por exemplo, um objecto que contem dados e que denominamos do tipo (*file Objecto Ficheiro) tem caractersticas operacionais diferentes do tipo de objectos programas que contem instrues (*PGM Objecto Programa).

Como atributos de um objecto, temos o nome, o tipo, o tamanho, a sua data de criao um pequena descrio, e o nome da biblioteca onde este se encontra.

Se na linha de comandos do AS/400, executarmos o comando DSPOBJD , ou seja ver descrio de objecto, podemos analisar todas os atributos existentes.

14 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Cada objecto existente no AS/400, representado por um nome simples (Ex. Prog02) ou por um nome qualificado (Ex. QSYS/Prog2), que constitudo pelo nome da biblioteca onde o objecto se encontra e pelo nome do prprio objecto.

Os nomes dos objectos so como nmeros de telefone para o AS/400 pelo que cada objecto tem um nome nico (biblioteca/nome e tipo de objecto).

Alguns objectos existentes no AS/400, fazem parte do sistema operativo ou dos programas licenciados da IBM, pelo que para melhor identificao, grande parte deles comeam pela letra Q (Ex. QGPL, QSYS, QHLPSYS, QPRINT, QBATCH.).

Existem pois cerca de 80 tipos diferentes de objectos, dos quais destacamos por exemplo:

*AUTL Objecto lista de autorizaes , que contem uma lista dos utilizadores e das respectivas autoridades necessrias para proteger e utilizar outros objectos;

*CMD Objecto comando, que pede uma funo de sistema;

*DEVD Objecto descrio de dispositivo, contem uma descrio do dispositivo ligado ao sistema e descreve todas as caractersticas do dispositivo;

*DTAARA- Objecto rea de dados, contem um valor de dados que pode ser utilizado e alterado por diferentes trabalhos;

*DATQ Objecto fila de dados, serve para comunicar e guardar dados utilizados por vrios programas num trabalho ou entre trabalhos. Mltiplos trabalhos podem enviar e receber dados de uma nica fila de dados;

*FILE Objecto ficheiro, define um ficheiro de base de dados, um ficheiro de dispositivo ou um conjunto de registos relacionados de um ficheiro;

*JOBD Objecto descrio de trabalho, contem um conjunto especifico de atributos relacionados com o trabalho, que podem ser utilizados por um ou mais trabalhos;

*LIB Um objecto biblioteca, contem ficheiros, programas e outros objectos que funcionam como um directrio para outros objectos;

*MENU Um objecto Menu contem objectos utilizados para serem visualizados num Menu;

*PGM Um objecto programa contem um conjunto de instrues que informa um computador onde obter input, como processar esse input e onde colocar esses resultados. Um programa criado quando compilado ou quando criado a partir de um ou mais objectos modulo utilizando o comando criar programa (CRTPGM); ()

15 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Alguns tipos de objectos podem ter vrios atributos diferentes, como o caso por exemplo do tipo de objecto programa (*PGM) que pode ter um atributo de RPG, CBL, C ou CLP consoante a linguagem de programao. Outro exemplo o objecto ficheiro que pode ter por exemplo um atributo do tipo PF, LF, DSPF, DDMF ou SAVF (). Cada um destes atributos permite aprofundar nveis ou subtipos de objectos.

Existe um comando do AS/400 que nos permite listar todos os comandos relacionados com um determinado tipo especifico de objectos , GO CMDobjecttype :

Ex. GO CMDPGM Deste modo vamos para um menu (Menu Comandos de Programa) onde podemos escolher todos os comandos existentes para concepo, escrita e teste de programas. Cada objecto existente no sistema tem um proprietrio (Owner) que tem um papel imprescindvel na sua segurana . Deste modo , o proprietrio de um objecto pode atribuir , retirar, condicionar o acesso ao objecto do qual proprietrio. Um utilizador nunca pode ser apagado do sistema sem primeiro se apagar ou transferir todos os objectos do qual proprietrio.

Posted 1st September 2008 by Nuno Mendes Labels: Conceitos AS/400


1

View comments

29th August 2008

Comandos do AS/400 - Command Language (CL)


[http://4.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SLgAK44ueWI/AAAAAAAAABo /sbqX1ARBnb4/s1600-h/IBM_i_rgb_white-backgrnd_t.jpg]

O sistema operativo OS/400 , disponibiliza ao utilizador um conjunto de menus e ecrs onde o utilizador pode navegar e executar todas as operaes do sistema operativo de uma forma simples e eficaz.

Todas estas operaes do sistema operativo OS/400 podem tambm ser efectuadas na linha de comandos, utilizando comandos de Language. A sintaxe da linguagem de controlo do AS/400 , Command Language, extremamente simples j que os comandos so tipicamente constitudos por duas partes (geralmente de trs letras cada), o verbo e o substantivo (por vezes existe uma terceira parte denominada de objecto). CL Command

Por exemplo, para analisar todos os trabalhos activos no sistema num determinado momento, utiliza-se o comando WRKACTJOB, WRK - Work Verbo ACT - Active Substantivo JOB - Job Objecto

Exemplo de Verbos:
ADD Add CHG Change CPY Copy

16 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

DSP Display GO Go to a Menu RMV Remove STR Start WRK Work With

Exemplo de Substantivos:
DEV Device DEVD Device Description F File FLR Folder LIB Library OBJ Objecto OUTQ Output Queue MSG Message SPLF Spool File WTR Writer (Printer) Vejamos agora o comando CRTLIB que constitudo pelo verbo CRT-Create e o substantivo LIB Library, e que nos permite criar uma nova biblioteca no sistema.

No final de o escrevermos na prompt do sistema , fazemos F4 para que o sistema nos ajude a completar a sintaxe do comando ou escrevemos o comando completo e fazemos enter.

Ex. CRTLIB LIB(xpto) TYPE(*PRD)

"Neste caso criamos a biblioteca xpto no sistema e indicamos ao sistema que a biblioteca criada uma biblioteca de produo (PRD)."

Outra facilidade interessante para quando pretendemos procurar um comando, do qual apenas conhecemos as duas primeiras letras, por exemplo WR, se executarmos na linha de comando a sintaxe WR* teremos como resultado um ecr contendo todos os comandos cujas primeiras duas letras so WR (Ex. WRKACTJOB, WRKCFGSTS).

O comando GO VERB ajuda-nos tambm na identificao dos comandos, pois permite-nos seleccionar comandos de acordo com o tipo de aco que se pretende utilizar (por exemplo criar, alterar, visualizar). O Menu inicial (por defeito), num sistema AS/400 o " OS/400 Main Menu".

Como podmos observar, o AS/400 uma plataforma onde o interface com o utilizador muito simples e intuitiva, disponibilizando vrias formas de ajuda ao utilizador na interaco com o sistema.

Finalizava esta minha interveno, sobre os comandos do AS/400, desafiando-o a criar uma conta no site http://www.rzkh.de [http://www.rzkh.de/english/accounteng.html] , onde pode usufruir de um acesso gratuito a um sistema AS/400 que se encontra on-line, e no qual poder experimentar esta magnifica tecnologia. Link para Manual de CL da IBM: http://publib.boulder.ibm.com/iseries/v5r2/ic2924/books/c415721502.htm#ToC_2
/iseries/v5r2/ic2924/books/c415721502.htm#ToC_2]

[http://publib.boulder.ibm.com

Posted 29th August 2008 by Nuno Mendes

17 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

9th August 2008

Arquitectura AS/400

[http://2.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SJ3ClYVF5iI/AAAAAAAAABg/zN8JV43yZS4/s1600-h/power6_60x99.jpg]

O AS/400 utiliza um sistema operativo prprio, o OS/400, que funciona independente da tecnologia de hardware graas existncia de um micro cdigo (SLIC System Licensed Internal Code) que interage directamente com o hardware.

Assim o sistema operativo e as aplicaes no interagem directamente com o hardware, mas sim com um interface conhecido como TIMI Technology Independent Machine Interface , que se interliga com o micro cdigo SLIC. As vantagens, ficaram perfeitamente demonstradas quando foi alterada a tecnologia do AS/400 de CISC (Complex Instruction Set Computing) para RISC (Reduced Instruction Set Computing ) em 1995, sem a necessidade de se alterar ou recompilar qualquer programa, ao contrrio do que aconteceu com outras arquitecturas. Outra caracterstica interessante o facto das unidades de disco do sistema e a memria RAM serem vistas indistintamente como fazendo parte de um nico e grande endereamento, ou seja um armazenamento de nvel nico. Desta forma, a memria virtual estende-se a todo o espao disponvel de armazenamento da mquina, aumentando a sua capacidade.

Tal como acontece com o TIMI, o conceito de armazenamento de nvel nico significa independncia relativamente s caractersticas dos dispositivos de hardware de armazenamento (discos, memria) residente no SLIC. Toda a memria gerida automaticamente pelo sistema, sem qualquer interveno do utilizador, sendo que os programas trabalham com objectos, e os objectos so acedidos atravs do seu nome e no pelo seu endereamento. O AS/400 um sistema operativo baseado em Objectos. Tudo o que existe no sistema (Impressoras, ficheiros, programas, ecrans, terminais, etc) e que pode ser guardado ou obtido um objecto. Um objecto constitudo por um conjunto de atributos, dos quais por enquanto destacamos o nome e o tipo de objecto que so utilizados para o seu importante processo de identificao. Cada objecto tem caractersticas diferentes. Por exemplo, um programa um objecto que contm instrues, enquanto um ficheiro /fsico) um objecto que contm dados.

O sistema de arquivos do OS/400 uma base de dados integrada que como vimos contem objectos em vez de ficheiros de arquivo tradicional. O Integrated File System do AS/400 permite assim uma integrao completa com ambientes baseados em PC (Windowss e Linux) e UNIX. Por exemplo, existe de base uma interface tpica de sistemas de arquivos hierrquicos, compatvel com os sistemas UNIX.

Com uma base de dados relacional profundamente interligada com o sistema, o seu cdigo est dividido entre o micro cdigo da mquina e o sistema operativo, tornado o DB2/400 uma base de dados de elevado desempenho, verstil e segura. Por este motivo, cada vez mais o AS/400 utilizado como servidor de base de dados Backend, para aplicaes cliente/servidor. Outra caracterstica interessante do AS/400, a elevada velocidade de interpretao e execuo do cdigo

18 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

Este ano a IBM anunciou o Power System, uma nova plataforma IBM baseada em processadores POWER6 muito mais poderosos, e utilizando uma nova tecnologia de virtualizao exclusiva da IBM (PowerVM), baseada na experiencia adquirida nos ambientes mainframes. Uma das principais caractersticas o micro particionamento, que permite a consolidao num nico sistema AS/400 de vrias boxes isoladas, optimizando e simplificando arquitecturas complexas, e reduzindo os custos de aquisio, utilizao e gesto. O PowerVM permite o ajuste dinmico das cargas de trabalho e seu desempenho, de forma manual ou automtica, atendendo a prioridades que num ambiente de produo se encontram constantemente em alterao. O LPAR-Logical Partitioning dinmico , possibilita o ajustamento dos recursos de processamento e de armazenamento em servidores virtuais (LPArs), ao transferir por exemplo a capacidade de parties inactivas ou com pouca importncia para parties de produo, que por vezes tem picos de processamento de transaces. Por ltimo, gostaria de destacar a segurana do sistema. No AS/400 existem vrios nveis de segurana, que determinam o tipo de autoridade dada aos utilizadores, sendo o nvel mais seguro o nvel 50, que implementa o nvel de Segurana C2, padro estabelecido pela National Security Agency (NSA) como sendo suficientemente forte e confivel para proteger dados no classificados mas sensveis. ()

Posted 9th August 2008 by Nuno Mendes Labels: Arquitectura AS/400


0

Add a comment

Dear rferreira@socremo.local

31st July 2008

AS/400 para dar e durar !!!


[http://4.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SJHC0qxSbsI/AAAAAAAAABU /2-dn5CNDTOE/s1600-h/SI5GRPT-07t.jpg]

Com mais de 1.200.000 unidades vendidas em todo o mundo ao longo dos ltimos dezanove anos, e cerca de 400.000 sistemas operacionais, o AS/400 o sistema empresarial com mais xito.

O AS/400 - Application System/400, foi criado em 1988, nos laboratrios da IBM em Rochester (Projecto Silverlake), tendo como base os antigos System/36 e System/38.

Ao longo dos anos, foi servindo de montra a enumeras inovaes tecnolgicas, como sejam o multiprocessamento simtrico em 1990, ou em 1994, com a implementao do revolucionrio processador PowerPC a 64 bits e a mudana de arquitectura de CISC para RISC que lhe valeu um novo nome AS/400 -

19 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

(Silicon-on-Insulator), interconexes de cobre e com uma das hiperligaes de I/O de alta velocidade mais rpidos do mercado. Com este novo AS/400 a IBM entra profundamente nos padres abertos (Java, XML, Linux, ) procurando satisfazer o seu novo conceito de e-Business on demand . Segue-se em 2004, o lanamento o primeiro chip do mercado com dois processadores (dois core dual core), o Power4, duplicando a velocidade de processamento do AS/400. Depois em 2005 surge o eServer i5, com o microprocessador Power5, podendo integrar mltiplos sistemas operativos em simultneo (i5/OS, Windows, Linux, AIX) e incorporando uma nova tecnologia de virtualizao e micro particionamento que permite a consolidao num nico servidor de vrias boxes isoladas (criao de parties lgicas LPAR), optimizando e simplificando arquitecturas complexas e reduzindo custos de aquisio, utilizao e gesto. Finalmente em 2008, a IBM anuncia o Power System, uma nova plataforma IBM baseada em processadores POWER6, utilizando uma nova e verstil tecnologia de virtualizao exclusiva da IBM (PowerVM) e com uma reduo significativa do consumo energtico (preocupaes ambientais tecnologia EnergyScale). Esta nova tecnologia PowerSystem, integra a famlia dos sistemas AS/400 (System i) com os sistemas AIX (System P) criando assim a nova plataforma (i+p) . Como se pode observar ao longo dos anos esta plataforma foi evoluindo progressivamente contribuindo tambm para o desenvolvimento da indstria informtica, com solues revolucionrias que sempre acompanharam as solicitaes do mercado, deixando os clientes descansados quanto aos desafios do negcio no futuro. Apesar das constantes alteraes de nome, o AS/400 est no mercado para dar e durar!!!!

Posted 31st July 2008 by Nuno Mendes Labels: Introduo ao AS/400


0

Add a comment

29th July 2008


h/ng1047658.jpg]

Introduo
[http://1.bp.blogspot.com/_ediY8V0YAjA/SI8iNoZBpAI/AAAAAAAAABE/fLjcTUJSktU/s1600-

Pois , j l vo quase vinte anos desde que iniciei a minha histria profissional na informtica, e curiosamente o meu primeiro contacto foi logo com um dos primeiros sistemas AS/400. Estvamos na era dos terminais estpidos, dos cabos twinax , das impressoras barulhentas de agulhas, e onde configurar uma placa de comunicaes era um autentico desafio.

Na prtica, o AS/400 funcionava emulando um System/36, j que naquela altura julgo que nenhuma software house possua aplicaes desenvolvidas para AS/400.

No entanto, rapidamente a situao se alterou e surgiram no mercado enumeras aplicaes nativas para AS/400 aproveitando as enormes potencialidades deste grande sistema, que no tem parado de evoluir e de nos surpreender com as suas capacidades. Juntando a coincidncia do aniversrio (carreira profissional vs plataforma AS/400) decidi criar este site, com informaes teis sobre os sistemas AS/400 (AS-Application System) e por outro lado divulgar e

20 de 21

09-01-2013 10:25

ABC do AS/400

http://it4us-as400.blogspot.com/

quem trabalha ser eternamente conhecido como AS/400. Espero que a informao seja til , procurarei ter o tempo necessrio para actualizar o Blogg!!! Cumprimentos , Posted 29th July 2008 by Nuno Mendes Labels: Nuno Mendes
0

Add a comment

21 de 21

09-01-2013 10:25

Das könnte Ihnen auch gefallen