Sie sind auf Seite 1von 31

O PSICOPEDAGOGO E SEU PAPEL FRENTE S DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Nvea Maria de Carvalho Fabrcio


Maio/2008

UMA ATIVIDADE S PSICOPEDAGGICA SE ATENDER CENTROS DE INTERESSE.

Por isso nossa proposta para hoje, de natureza interativa, ser: Registro de construes individuais para questes propostas, Registro coletivo em flip chart, Novas construes para o psicopedagogo, reorganizando o flip chart, Recursos pessoais e atitude psicopedaggica.

O QUE

(registro individual e em seguida flip chart)

PSICOPEDAGOGIA?

O QUE

(registro individual e em seguida flip chart)

APRENDIZAGEM?

O QUE

(registro individual e em seguida flip chart)

DIFICULDADE?

O QUE PSICOPEDAGOGIA?
um campo de atuao que lida com o processo de aprendizagem humana, isto , o aprender e o ensinar, Trabalha com os padres, normais ou no, do aprender, Considera a influncia do meio - famlia, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, Tem como focos principais o auto-conhecimento e a autoria de pensamento,
(retomar slide 3)

Portanto,
a interveno psicopedaggica sempre de ordem relacional, isto , do conhecimento

relacionado com
o processo de aprendizagem.
7

O QUE APRENDIZAGEM?
um processo integrado que provoca uma transformao qualitativa na estrutura mental daquele que aprende, revelada pela modificao de conduta de uma pessoa, ou ... a integrao entre o conhecer, o fazer, o conviver e o ser.
(retomar slide 4)

PORTANTO, A APRENDIZAGEM

Acontece durante toda a vida, Em todas as situaes: famlia, escola, atividade profissional, atividades sociais.

Se aprendemos a todo momento,

dificuldades aparecem, tambm, a todo momento!


10

Ento, a ao psicopedaggica

cabe em todos os momentos e em todas as situaes em que a aprendizagem acontece!

11

E, o que entendemos por DIFICULDADES?


Entre tantas definies: Um ou mais dficits nos processos essenciais de aprendizagem, Uma desarmonia evolutiva, caracterizada por uma imaturidade psicomotora que compromete a atividade simblica, Discrepncia ente o desempenho esperado e o apresentado em variadas reas: motora, ateno, memria, percepo, conhecimentos matemticos,oralidade, lectoescrita, emocional e sociabilidade.

12

(retomar slide 5)

Mas aparecem, tambm,

ao lidar com as novas demandas que sempre o cotidiano traz para todos!
(medo do desconhecido)
13

ASSIM, O CAMPO DE ATUAO DO PSICOPEDAGODO MUITO VASTO

Da clnica e instituies s empresas. Da infncia vida adulta.


14

Na clnica

Atuao direta. Atuao indireta (famlia e escola: atendimentos s famlias e visitas peridicas escola como modo de contextualizar melhor a criana).
15

Nas Instituies
ESCOLAS INSTITUIES DE SADE (classe hospitalar) EMPRESAS (EM GERAL)
16

Nas diferentes etapas da vida:

Primeira infncia, Infncia, Adolescncia, Adulto, 3 Idade.


17

Pp e ao do professor
Promover o desenvolvimento de atitudes e significados pessoais que cada professor d a si mesmo, aos seus alunos, aos colegas de trabalho e sua prpria funo dentro da escola, Acompanhar os alunos em suas atividades em sala de aula, auxiliando-os a criar um vnculo saudvel consigo mesmos, com os outros e com o objeto do conhecimento,

18

Pp e ao do coordenador pedaggico e orientador educacional Orientao e apoio ao professor, alunos, e pais, Mediao nas relaes de ensino/aprendizagem em geral, Participao nas relaes com o administrativo relacionadas ao didtico/pedaggico.
19

Pp e a ao do gestor
Acompanhar cada pessoa de sua equipe em suas atividades, auxiliando-os a criar um vnculo saudvel consigo mesmos, com os outros e com o objeto do conhecimento e/ou trabalho.

20

Pp e a ao do consultor
Diagnosticar a modalidade dos seus dirigentes, identificando possveis aes que originam problemas de aprendizagem na empresa, dificultando o crescimento. Realizar um trabalho construtivo favorecendo aos diretores e funcionrios a possibilidade de: . conhecerem-se melhor, . identificarem e desenvolverem suas habilidades e competncias, . terem um maior desenvolvimento cognitivo, . poderem identificar talentos internos e suas deficincias pessoais, e conseguir super-las.

21

Assim, o campo de atuao da Pp formado por interfaces!

Portanto a ao psicopedaggica de natureza construtiva, isto , se estrutura a cada momento e em cada situao em que h ensinantes e aprendentes. E, toda atitude psicopedaggica leva o profissional a, sistematicamente, alternar a posio de ensinante e de aprendente.
22

O que discutimos at aqui a ao com caractersticas pedaggicas que pressupe, em resumo:

Trabalhar com a construo da percepo das dificuldades,

23

Com um novo olhar passar a ver as dificuldades como caractersticas e no como problemas, e

24

E assim, trabalhar com elas transformandoas : no disfarando, negando ou insistindo em alcanar o padro, mas sim aproveitando para ampliar seu auto-conhecimento e o repertrio de recursos metacognitivos,
25

Conseguindo a partir destas caractersticas (e no mais dificuldades!!!) novas possibilidades de aes e de processos de desenvolvimento.

26

Toda ao verdadeiramente psicopedaggica

decorre de e compe uma atitude psicopedaggica.

27

Assim, a atitude psicopedaggica que fundamental:

OBSERVAO PARTICIPANTE, ENTREVISTA INTENSIVA E SISTEMTICA (ALUNO, PAIS, PROFESSORES), ANLISE DE REGISTROS DO ALUNO (DESENHOS,TEXTOS,ATIVIDADES).
28

Recursos pessoais necessrios:


Conhecimento de si mesmo, Olhar diagnstico, Evitar postura de julgamento, em qualquer situao, Perseverana e flexibilidade Resilincia, Operatividade mental criativa, Atitude/ao construtiva, Recursos metacognitivos.
29

Enfim, o psicopedagogo deve ser


um pesquisador por excelncia, j que seu posicionamento no dia-a-dia o de: . observador atento, . questionador, . investigador, . mediador, . orientador, . analista e avaliador tambm de suas prprias modalidades de ao.

30

E as dificuldades

passam a ser lidas como singularidades!


31

Das könnte Ihnen auch gefallen