Sie sind auf Seite 1von 16

Festa da Eucaristia 3 de Junho de 2012

Eu sou o Po da Vida. Quem vem a Mim Nunca mais ter fome, e quem acredita em Mim Nunca mais ter sede. Jo 6, 35

Celebrante Padre Antnio Pinto

Catequistas Berta Marta

Crianas Brbara Santos oliveira Ins Alexandra Ribeiro Figueiredo Tedim Joo Paulo Pedra Gomes Joaquim Filipe Baptisma da Silva Lara Catarina Dias da Silva Lara Filipa Ramos Oliveira Leonardo Gonalves Costa Pereira Leonardo Ribeiro Vinhas Azevedo Marco Jorge Perro Silva Nuno Fernando Ramalhosa Lages de Lima Rodrigo Rodrigues de Oliveira

Entrada Onde Tu ests, torna vida. Por onde passas, floresce o deserto. O Teu olhar, faz brilhar o sol. E ao teu redor torna a Vida/Paz. Onde Tu ests, onde Tu ests.

I.

Ritos iniciais

Monio de entrada (Berta) Hoje dia de festa na nossa parquia. Os nossos coraes enchem-se de alegria, porque as nossas crianas vo receber Jesus pela primeira vez. A primeira comunho, como um momento de particular significado, sintoma de muita esperana. Nele convergem muitos esforos da parte dos pais, cujos filhos alcanam agora a primeira meta nesta caminhada. Os momentos solenes so sempre vividos com os outros, porque vivemos em comunidade e partilhamos as grandes alegrias. A Igreja sempre casa, que acolhe para edificar, em comum, um futuro de felicidade. Este o culminar de uma caminhada feita tanto pelos catequistas como pelos pais, mas mais particularmente pelas crianas aqui presentes. Acto Penitencial Celebrante: Recebamos de corao arrependido, o perdo de Deus, para celebrarmos dignamente esta Eucaristia. Joo Paulo: Senhor, curai os nossos olhos para olharmos os outros com o teu olhar. Senhor, tende piedade de ns. Lara Catarina: Cristo, tocai nas nossas mos para agirem com justia e bondade. Cristo, tende piedade de ns. Marco Senhor, purificai a nossas palavras para falar com ternura e respeito. Senhor, tende piedade de ns. Glria Glria a Deus, na terra e nos cus, Glria, Glria, paz na terra.
4

Orao da Coleta Celebrante: Oremos: Deus nosso Pai, olha para os Teus filhos aqui reunidos que responderam Tua chamada a participar do Po da Eucaristia, que Cristo, Teu Filho, nos oferece; faz que permaneamos sempre no Teu amor e respondamos sempre Tua chamada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus na unidade do Esprito Santo.

II.

Liturgia da Palavra

Monio s Leituras (Pai do Rodrigo) O Evangelho de hoje contm a frmula com que nas primitivas comunidades crists eram baptizados os cristos, imersos trs vezes na gua em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. A obra dos apstolos consiste em introduzir o Homem todo e todos os Homens na famlia de Deus. Essa famlia, a Trindade, est sempre aberta para acolher novos filhos. Pois bem, tambm ns somos encarregados de levar a salvao a todos os Homens. Estaremos conscientes da misso que nos foi confiada? Desempenhamo-la sozinhos ou em comunidade? E de que forma?

Leitura I (Rodrigo) Leitura do Livro do Deuteronmio

Deut 4, 32-34.39-40

Moiss falou ao povo, dizendo: Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. Dum extremo ao outro dos cus, sucedeu alguma vez coisa to prodigiosa? Ouviu-se porventura palavra semelhante? Que povo escutou como tu a voz de Deus a falar do meio do fogo e continuou a viver? Qual foi o deus que formou para si uma nao no seio de outra nao, por meio de provas, sinais, prodgios e combates, com mo forte e brao estendido, juntamente com tremendas maravilhas, como fez por vs o Senhor, vosso Deus, no Egipto, diante dos vossos olhos?
5

Considera hoje e medita em teu corao que o Senhor o nico Deus, no alto dos cus e c em baixo na terra, e no h outro. Cumprirs as suas leis e os seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para seres feliz, tu e os teus filhos depois de ti, e tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre. Palavra do Senhor.

Salmo (Lara Filipa) Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herana.

1. A palavra do Senhor recta, da fidelidade nascem as suas obras. Ele ama a justia e a rectido: a terra est cheia da bondade do Senhor. 2. A palavra do Senhor criou os cus, o sopro da sua boca os adornou. Ele disse e tudo foi feito, Ele mandou e tudo foi criado. 3. A nossa alma espera o Senhor: Ele o nosso amparo e protector. Venha sobre ns a vossa bondade, porque em Vs esperamos, Senhor.

Leitura II (Brbara) Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Todos os que so conduzidos pelo Esprito de Deus so filhos de Deus. Vs no recebestes um esprito de escravido para recair no temor, mas o Esprito de adoo filial, pelo qual exclamamos: Ab, Pai. O prprio Esprito d testemunho, em unio com o nosso esprito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, tambm somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, tambm com Ele seremos glorificados. Palavra do Senhor.

Rom 8, 14-17

Aleluia (Nuno) Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. Glria ao Pai, Glria ao Filho, Glria ao Esprito Santo, Ao Deus que , que era e que h-de vir. Aleluia, aleluia.

Evangelho Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, os Onze discpulos partiram para a Galileia, em direo ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-nO; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes:

Mt 28, 16-20

Todo o poder Me foi dado no Cu e na terra. Ide e ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco at ao fim dos tempos. Palavra da salvao.

Homilia Credo Batismal Celebrante: Ns acreditamos que Deus uma famlia muito unida: Jesus, Deus Pai e o Esprito Santo. Deus Amor. Trs pessoas que se amam muito. Todos os domingos, no Credo, professamos a nossa f neste nosso Deus que Trindade. Leonardo Vinhas: Creio em Deus Pai, Criador deste mundo grande e belo, dos continentes e dos imensos mares, dos astros que iluminam o dia e a noite, e criador tambm dos seres invisveis, como so os anjos, seus mensageiros. Glria a Deus Pai, que Luz da Luz. Celebrante: Credes em Deus Pai todo poderoso? Todos: Sim, creio. Ins: Creio em Jesus Cristo, Que por ns homens e por nosso amor encarnou no seio da Virgem Maria e se fez homem entre os homens. Passou fazendo o bem, foi perseguido, morto, mas ressuscitou e vive. Glria a Jesus Cristo, Luz do mundo. Celebrante: Credes em Jesus Cristo, o Filho de Deus? Todos: Sim, creio. Leonardo Pereira: Creio no Esprito Santo, Senhor que nos d uma vida nova. Enriquece-nos com os seus dons e faz que produzamos frutos de amor, e sejamos construtores do Reino neste nosso mundo a transformar. Glria ao Esprito Santo, Fogo e Luz. Celebrante: Credes no Esprito Santo que procede do Pai e do Filho? Todos: Sim, creio. Celebrante: Esta a nossa F. Esta a F da Igreja que nos alegramos de professar em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Todos: men

Orao dos fiis Celebrante: Irmos carssimos, Elevemos a nossa orao a Deus Pai, que revelou ao mundo o seu grande amor no dom do Filho e do Esprito Santo, e digamos cheios de confiana: Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Filipe: Pelas Igrejas do mundo inteiro que acreditam no mistrio da Santssima Trindade, para que vivam na Comunho de onde nasceram. Oremos, irmos. Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Lara Filipa: Pelos governantes e legisladores, para que no ponham obstculos liberdade a que Deus chama os homens pelo seu Esprito. Oremos, irmos. Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Nuno: Por todos os povos e naes da terra, para que recebam a palavra de Deus e o Baptismo e reconheam em Jesus Cristo o Salvador. Oremos, irmos. Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Lara Catarina: Por todos aqueles que vivem no sofrimento, envolvidos por conflitos ou por doenas, para que sintam a graa e a consolao do Esprito Santo. Oremos, irmos. Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Rodrigo: Por estas crianas que hoje recebem o Sacramento da Eucaristia, para que sejam dceis aos ensinamentos do Senhor e cresam na Esperana, na Caridade e na F. Oremos irmo. Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Brbara: Pelos membros da nossa comunidade, para que, guardando os mandamentos do Senhor, tenham longa vida e encontrem a felicidade. Oremos, irmos. Pai-nosso que estais nos Cus, ouvi-nos. Celebrante: Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, escutai com bondade as oraes que o Esprito Santo ps em nossos lbios, e dai-nos a graa de fazermos sempre a vossa vontade sabendo que se sofremos com Cristo tambm com Ele seremos glorificados. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

III.

Liturgia Eucarstica

Ofertrio Tomai, Senhor, e recebei: A Vs confio a minha vida. Tomai, Senhor, e recebei.

Apresentao das ofertas (Marta)

Frutos (Filipe) Ns vos apresentamos, Senhor, esta bandeja de frutos. Simbolizam as capacidades que nos deste: a inteligncia, a alegria, a imaginao, a fora, o sorriso. Desejamos utilizar tudo o que de belo nos deste para nossa alegria e para bem de toda a comunidade. Aceitai, Senhor, a nossa oferta. Po (Lara Catarina) Ns vos apresentamos, Senhor, este Po. Simboliza o nosso desejo de querermos estar cada vez mais unidos a Ti. Seremos assim testemunhas da tua Ressurreio. Aceitai, Senhor, a nossa oferta. Vinho (Marco) Ns vos apresentamos, Senhor, este Vinho. Simboliza a nossa alegria de pertencermos a esta Famlia. Seremos amor fraterno para todos aqueles que se unirem a ns. Aceitai, Senhor, a nossa oferta. Diplomas (Ins) Ns Vos apresentamos, Senhor, estes Diplomas. Simbolizam a vontade que temos de no nos esquecermos deste dia em que te recebemos pela primeira vez. Aceitai, Senhor, a nossa oferta. Sandlias (Joo Paulo) Ns vos apresentamos, Senhor, estas sandlias. Simbolizam o nosso desejo de seguir Jesus Cristo, que nos chama a ser pessoas felizes e cristos felizes. Aceitai, Senhor, a nossa oferta. Ofertas (Pais) Ns vos apresentamos, Senhor, as ofertas. Ns recebemos a vida, a sade, o trabalho e os nossos pais. Aceita as ofertas da grande famlia da Igreja, que a comunidade, como sinal da nossa generosidade e do nosso desprendimento. Aceitai, Senhor, a nossa oferta.
10

Orao sobre as oblatas Santificai, Senhor, os dons sobre os quais invocamos o Vosso Santo nome e, por este divino sacramento, fazei de ns mesmo uma oblao eterna para vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. men.

Orao Eucarstica O Senhor esteja convosco. Ele est no meio de ns. Coraes ao alto. O nosso corao est em Deus. Demos graas ao Senhor nosso Deus. nosso dever, nossa salvao. Deus, nosso Pai, que sois to bom, sentimo-nos contentes por estarmos reunidos junto de Vs. Queremos agradecer-Vos e, com Jesus, vosso Filho, cantar-Vos a nossa alegria. Glria a Vs, Senhor, que tanto nos amais.

Sois to nosso amigo que criastes para ns este mundo grande e belo. Glria a Vs, Senhor, que tanto nos amais. Sois to nosso amigo que nos dais o vosso Filho, Jesus, para nos guiar at junto de Vs. Glria a Vs, Senhor, que tanto nos amais. Sois to nosso amigo que em Jesus reunis todos os homens como filhos de uma s famlia. Glria a Vs, Senhor, que tanto nos amais. Porque sois to nosso amigo, queremos dar-Vos graas e, com os Anjos e os Santos que Vos adoram no cu, cantamos com alegria: Santo Santo, Santo, Santo o Senhor Deus do Universo. Cheios esto os cus e a terra, da Tua glria, hossana. Hossana, hossana, hossana nos cus;(Bis) Bendito o que vem em nome do Senhor, Hossana nas alturas, hossana!

11

Bendito seja Cristo Jesus, que nos mandaste: o amigo dos pequeninos e dos pobres. Ele veio para nos mostrar como podemos amar-Vos e como podemos amar-nos uns aos outros. Ele veio para tirar do corao dos homens toda a maldade que no nos deixa ser amigos, que no nos deixa ser felizes. Ele prometeu que o Esprito Santo estaria connosco todos os dias, para podermos viver a vossa vida. Bendito Aquele que nos enviaste. Glria a Deus, nosso Senhor. Deus, nosso Pai, ns Vos pedimos: (ajoelhar) enviai o vosso Esprito Santo para que este po e este vinho se convertam no Corpo e Sangue de Jesus, nosso Senhor. Na vspera da sua morte, Jesus deu-nos a maior prova do vosso amor: quando estava mesa com os discpulos, tomou o po, fez uma orao para Vos dar graas; depois partiu o po e deu-o aos seus discpulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto o meu Corpo, Que ser entregue por vs. Jesus Cristo entregou-se por ns. Em seguida, tomou o clice com vinho, fez de novo uma orao para Vos dar graas; depois entregou o clice aos seus discpulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este o clice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliana, que ser derramado por Vs e por todos, para remisso dos pecados. Jesus Cristo entregou-se por ns. E disse-lhes ainda: Fazei isto em memria de Mim. Por isso, Pai, que sois to bom, lembramos agora a morte e ressurreio de Jesus, o Salvador do mundo: Jesus entregou-Se nas nossas mos para ser agora a nossa oferta e nos levar at junto de Vs. Ns vos louvamos. Ns vos bendizemos. Ns vos damos graas.(levantar) Escutai-nos, Senhor nosso Deus; dai-nos o vosso Esprito de amor a todos ns que participamos nesta mesa Santa para ficarmos cada vez mais unidos na vossa Igreja com o Papa Bento XVI e os bispos do mundo inteiro e com todos os que trabalham pelo vosso povo. Somos a Igreja de Cristo, para vossa glria. Lembrai-vos de todos os nossos amigos e tambm daqueles de quem no gostamos tanto. Lembrai-vos daqueles que j partiram deste mundo e recebeios com amor na Vossa glria. Somos a Igreja de Cristo, para vossa glria. Por Cristo
12

Pai da Ins: O po nosso de cada dia nos dai hoje, Sim Pai! Vivemos momentos de crise. O trabalho de cada dia mal chega para amassar o po, para nos vestirmos dignamente, para a educao dos filhos, do nosso lar. D-nos o po do Teu Corpo e da Tua Palavra, subsistncia no nosso deserto. D-nos o po da sade e do trabalho, o po do salrio justo e suficiente. D-nos o po da Tua fora para encararmos o futuro com esperana e otimismo. D-nos o po da justia e do amor e ensina-nos a repartir com os mais necessitados. E, finalmente, d-nos a coragem de nos tornarmos po, para nos partirmos e repartirmos em misericrdia e solidariedade. Agora d-nos um esprito sereno para rezarmos a orao que o Teu Filho nos ensinou com amor. Pai Nosso Pai Nosso, em Ti cremos, Pai Nosso, Te oferecemos, Pai Nosso, nossas mos, de irmos! (Bis)

Rito da Paz Me do Rodrigo: Amigos, celebramos a festa do amor e da alegria. Este o grande momento em que cada um de ns deve sentir-se em paz consigo, com os outros e com Deus. Antes dos nossos filhos se abeirarem do Banquete Eucarstico, que pela primeira vez o Senhor, lhes preparou, devemos pais e filhos sentir a paz interior que nos leva a participar na alegria da mesa Eucarstica. Que o nosso abrao, o nosso beijo que lhes vamos partilhar, seja para eles e para ns, sacramento de Amor. Celebrante: Como sinal deste compromisso trocai entre vs o sculo da Paz! Saudai-vos na Paz de Cristo.

Abrao da Paz Deixa a luz do cu entrar, deixa a luz cu entrar, Abre bem as portas do teu corao, e deixa a luz do cu entrar. Ins: Jesus Tu que disseste Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas o Reino dos Cus, por certo neste dia to belo para ns, nos chamas tambm para mais perto de Ti. Estamos muito contentes por receber Jesus pela primeira vez, e porque Tu s o nosso maior amigo, Te pedimos que abras o nosso corao para que nos tornemos verdadeiros cristos seguindo o Teu caminho de Verdade e Vida. Jesus, hoje, quero prometer nunca Te abandonar e viver sempre contigo, na F, na Esperana e no Teu amor.

13

Comunho Via de Amor, s tu Jesus: O Po do Cu, que nos transforma em Ti. (BIS) Aco de Graas Que maravilha Cristo vive em mim! Lara Filipa: Obrigado, Senhor, pelos que me levaram ao Baptismo, onde fui baptizado em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Nuno: Obrigado, Senhor, pelos que me pegaram com amor na mo e me ensinaram a fazer, pela primeira vez, o sinal da cruz. Lara Filipa: Obrigado, Senhor, por cada dia que me dais de vida e que eu inicio em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Nuno: Obrigado, Senhor, porque nos convidastes para a Eucaristia, reunindonos na graa de Jesus Cristo e na comunho do Esprito. Lara Filipa: Obrigado, Senhor, porque sempre que pecamos, nos acolheis e nos perdoais em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Nuno: Obrigado, Senhor, porque sois famlia, porque sois Amor. Fazei de ns sinais visveis desse amor no mundo. Que maravilha Cristo vive em mim!

IV.

Ritos Finais

Cntico a Nossa Senhora Maria, minha me, (bis) Me de toda a humanidade, (bis) S farol e minha luz, (bis) Caminho certo pra Jesus. (bis)

14

Entrega do Ramo Virgem Maria, Nossa Me do Cu, Neste dia to feliz das nossas vidas Queremos agradecer-vos Por gostares tanto de ns E pedir a vossa proteo Para que abenoeis As nossas famlias E os nossos amigos

Entrega dos diplomas

Orao depois da Comunho Ao professarmos a nossa f na Trindade Santssima e na sua indivisvel Unidade, concedei-nos, Senhor nosso Deus que a participao neste divino sacramento nos alcance a sade do corpo e da alma, por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. men.

Final A bondade do Senhor para sempre cantarei, Para sempre cantarei! (BIS)

15

Eu sou o po vivo que desceu do cu. Jo 6,51

Festa da Eucaristia 3 de Junho de 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen