Sie sind auf Seite 1von 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos

Produto: Acetileno FISPQ n: P-4559-H

1 Identificao do Produto e da Empresa Produto: ACETILENO Cdigo do Produto: P-4559-H Nome(s) Comercial(s): Acetileno, Acetileno AA Empresa: White Martins Gases Industriais S.A. o Rua Mayrink Veiga n 9, Centro Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-050

Site: www.whitemartins.com.br Telefone de Emergncia: 0800 218471 Para maiores informaes de rotina consulte o fornecedor White Martins mais prximo.

2 Composio e Informaes sobre os Ingredientes Este produto uma substncia pura e esta seo cobre os materiais dos quais este produto fabricado. As informaes sobre fumos e gases produzidos durante as operaes de solda e corte, na utilizao normal destes produtos, esto cobertos pela seo 16. Os cilindros de acetileno possuem em seu interior uma material poroso, contendo na maioria deles Acetona formando uma soluo com o Acetileno. Em casos especiais, o Acetileno poder ser dissolvido em Dimetilformamida (DMF). Para maiores informaes sobre os solventes, requisitar as Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos respectiva : W-0003 Acetona e W-0032 DMF. Veja seo 16 para maiores informaes importantes sobre as misturas.

Nome Qumico: Acetileno Sinnimo: Etino, Narcileno

Ingredientes Acetileno

CAS 74-86-2

ONU 1001

Concentrao (%) 99,0 min.

LT (TLV) Limite de Tolerncia Asfixiante Simples Acetona: 780 ppm DMF: 8 ppm

Grupo Qumico: Alquino

Acetileno

Pgina 1 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno
3 Identificao de Perigos

FISPQ n: P-4559-H

EMERGNCIA
CUIDADO! Gs inflamvel sob presso. Pode formar misturas explosivas com o ar. o o Dispositivo de segurana na parte superior com fuso entre 98 104 C (208 220 F). No descarregue a presses acima 103 kPa (15 psig). Pode causar vertigem e sonolncia. Equipamento autnomo de respirao pode ser necessrio para equipe de salvamento. Odor semelhante ao alho

Valor Limite de Tolerncia (LTV): Ver seo 2. ACGIH recomenda um Limte de Tolerncia de 0,5 mg/m para fumos de solda no classificados que podem ser gerados durante os processos de solda com este produto.

EFEITOS DE UMA NICA SUPER EXPOSIO (AGUDA): CONTATO COM OS OLHOS: O vapor contendo acetona pode causar irritao. O lquido pode causar irritao e congelamento. CONTATO COM A PELE: O vapor no apresenta nenhum efeito nocivo. O lquido (acetona) pode causar congelamento. Em caso de contato do Acetileno dissolvido com DMF, o produto poder ser absorvido rpidamente pela pele podendo ocasionar dermatites. INALAO: Asfixiante. Os efeitos so devidos a falta de oxignio. Concentraes moderadas podem causar dor de cabea, sonolncia, vertigem, nusea, vmito, excitao, excesso de salivao e inconscincia. O vapor liberado pelo lquido pode tambm causar a falta de coordenao e dores abdominais. Este efeito pode ser retardado. A falta de oxignio pode levar a morte. INGESTO: uma maneira improvvel de exposio, mas o contato com o lquido em que est dissolvido o Acetileno (Acetona/DMF) pode resultar no congelamento dos lbios e da boca. Se o lquido for ingerido, pode causar nusea e problemas de irritao das vias respiratrias. EFEITOS DA SUPEREXPOSIO REPETIDA (CRNICA): No h evidncia de efeitos adversos atravs das informaes disponveis. OUTROS EFEITOS DA SUPEREXPOSIO: O acetileno um asfixiante. A falta de oxignio pode levar a morte. CONDIES MDICAS AGRAVADAS PELA SUPEREXPOSIO: As propriedades toxicolgicas, fsicas e qumicas disponveis do material, sugerem ser improvvel que a superexposio agrave as condies mdicas existentes. CARCINOGENICIDADE: Esse produto no considerado um carcinognico pelos rgos NTP, OSHA e IARC.

Acetileno

Pgina 2 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno
4 Medidas de Primeiros Socorros CONTATO COM OS OLHOS: Em caso de contaminao por respingo, imediatamente banhe os olhos com gua corrente durante 15 minutos, no mnimo. Mantenha as plpebras abertas e longe do globo ocular para assegurar que toda a superfcie seja completamente enxaguada. Procure imediatamente um mdico, de preferncia um oftalmologista. CONTATO COM A PELE: Pela exposio ao lquido, molhar com gua corrente e aquecer as reas o congeladas com gua morna (no exceder 41 C). Em caso de grande exposio, remova as roupas enquanto banha com gua morna. Chame um mdico imediatamente . INALAO: Remova a vitima para local com ar fresco. Se no estiver respirando administre respirao artificial. Se houver dificuldade de respirar uma pessoa qualificada deve administrar oxignio. Chame um mdico imediatamente. INGESTO: Se o lquido for ingerido, no provoque vmitos. Chame um mdico. NOTAS AO MDICO: - Aspirar Acetona pode causar srios danos aos pulmes. Se grande quantidade de material for ingerida, o contedo do estmago dever ser evacuado rpidamente, de maneira a evitar a aspirao . - Por outro lado, o tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e condies clnicas. Nenhum antdoto especfico conhecido. - No caso da ingesto de DMF, uma lavagem gstrica recomendvel.

FISPQ n: P-4559-H

5 Medidas de Combate a Incndio Meio de combate ao fogo: CUIDADO! Gs Inflamvel sob presso. Retire todo o pessoal da rea de risco. Imediatamente resfrie os cilindros com jatos de gua em forma de neblina uma distncia segura, tomando cuidado para no extinguir as chamas. Remova as fontes de ignio se no apresentar riscos. Se as chamas forem acidentalmente extintas, re-ignies explosivas podem ocorrer. Use equipamento autnomo de respirao se necessrio. Interrompa o fluxo de gs se isto no apresentar riscos, enquanto continue a resfriar com jatos de gua os cilindros. Retire todos os cilindros da rea de incndio, se no houver riscos. Deixe a chama queimar completamente. Brigadas de incndio locais devem estar cientes das caractersticas do produto. Procedimentos especiais de combate ao fogo: Quando os cilindros tiverem DMF, como solvente do Acetileno, retire todo o pessoal da rea de risco no envolvido com a emergncia. No se aproxime sem equipamento autonomo de respirao e vestimentas protetoras resistente ao produto. Imediatamente resfrie os cilindros com jatos de gua em forma de neblina mantendo-se a uma distncia segura. Em caso de no apresentar risco, retire os cilindros da rea de fogo. Brigadas de incndio locais devem estar cientes das caractersticas do produto. Possibilidades incomuns de incndio: Gs extremamente inflamvel. Forma mistura explosivas com ar e agentes oxidantes. Os cilindros podem se romper devido ao calor do fogo. No extinga as chamas devido a possibilidade de re-ignio explosiva. Vapores inflamveis podem se propagar do vazamento. Atmosferas explosivas podem se prolongar. Antes de entrar nas reas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com um equipamento adequado (ex. Explosmetro). Nenhuma parte do cilindro deve estar sujeita a temperaturas maiores que 52 C (aproximadamente 125 F). Todos os cilindros so providos de um dispositivo de alvio de presso projetado para aliviar o contedo quando expostos a temperaturas elevadas. Vapores podem causar exploso ou serem inflamados por lmpadas piloto, outras chamas,

Acetileno

Pgina 3 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno FISPQ n: P-4559-H
cigarros, fascas, aquecedores, equipamentos eltricos, descargas estticas ou outras fontes de ignio em locais distantes do ponto de manuseio do produto. Produtos passveis de combusto: Monxido de carbono e dixido de carbono.

6 Medidas de Controle para Derramamento / Vazamento Medidas a tomar se o material derramar ou vazar: CUIDADO! Gs Inflamvel sob presso. Forma misturas explosivas com o ar. Retire imediatamente todo o pessoal da rea de risco. Use equipamento autnomo de respirao quando necessrio. Remova todas as fontes de ignio, se no houver risco. Reduza vapores com neblina ou jatos finos de gua. Interrompa o vazamento se no apresentar riscos. Ventile a rea de vazamento ou remova os cilindros com vazamento para rea bem ventilada. Gs inflamvel pode se propagar do vazamento. Antes de entrar nas reas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com instrumento adequado (ex. explosmetro). Mtodo para a disposio de resduos: Previna para que o resduo no contamine o ambiente. Mantenha o pessoal distante. Descarte qualquer produto, resduo, recipiente ou invlucro de uma maneira ambiental aceitvel, de acordo com os regulamentos Locais, Estaduais e Federais. Se necessrio, entre em contato com seu fornecedor, para assistncia.

7 Manuseio e Armazenamento Precaues de manuseio: Proteja os cilindros contra danos fsicos. Utilize em carrinho de cilindros para moviment-los; no arraste, role ou deixe-o cair. Todos os sistemas de tubulaes de acetileno e equipamentos associados devem ser aterrados. Os equipamentos eltricos devem ser protegidos da formao de centelha ou a prova de exploso. O controle de vazamento deve ser realizado com gua e sabo, nunca use fogo. Nunca use tubulao de cobre para acetileno; use ao inox. Abra a vlvula do cilindro o mnimo possvel para garantir uma vazo aceitvel a sua operao, isso vai permitir que voc a feche to rpido quanto possvel em caso de emergncia. No abra a vlvula do cilindro de acetileno por mais de 1 volta. Nunca use acetileno a presses maiores que 103,5 kPa (15 psig). Cilindros de acetileno so mais pesados que outros cilindros porque eles teem em seu interior um recheio de material poroso e uma quantidade determinada de acetona. Nunca tente levantar um cilindro pelo capacete; o capacete existe apenas proteger a vlvula. Nunca insira qualquer objeto (ex. chave de boca, chave de fenda) dentro da abertura do capacete; isto pode causar dano a vlvula, e conseqentemente um vazamento. Use uma chave ajustvel para remover capacetes apertados ou enferrujados. Abra a vlvula lentamente. Se estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com seu fornecedor. No utilize o cilindro como parte de um circuito eltrico ou para formao de um arco eltrico. O efeito produzido por um arco eltrico na parede do cilindro poder lev-lo a ruptura. Para outras precaues no uso de acetileno, veja seo 16.

Condies de armazenamento: Armazene e use com ventilao adequada. Mantenha os cilindros de acetileno longe de oxignio e outros oxidantes a uma distncia mnima de 6,1 m (20 ft), ou use uma barreira de material no combustvel. Essa barreira deve ter no mnimo 1,53 m de altura (5 ft) e ser resistente ao 3 3 fogo por pelo menos hora. A armazenagem em excesso, ou seja, acima de 70,79 m (2.500 ft ) proibida em prdios com outros ocupantes. Assegure-se de que os cilindros estejam fora de risco de queda ou da possibilidade de roubo. Cilindros de acetileno so projetados de modo que a vlvula seja mantida com o capacete. Atarraxe firmemente o capacete com as mos. Identifique a rea de armazenamento e uso com placas NO FUME OU ABRA CHAMAS. No devem existir fontes de ignio no local. Todos os equipamentos eltricos na rea de estocagem devem ser a prova de exploso. As reas de estocagem

Acetileno

Pgina 4 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno FISPQ n: P-4559-H
devem ter cdigos nacionais de eletricidade para Classe 1 em reas de risco. No permita estocagem em o o temperaturas maiores que 52 C (125 F). Armazene separadamente os cilindros cheios dos vazios. Use um sistema de rodizio, para prevenir o estoque de cilindros cheios por longos perodos.

8 Controle de Exposio e Proteo Individual Proteo Respiratria (Tipo Especfico): Use equipamento autnomo de respirao quando trabalhar em espaos onde a ventilao ou exausto locais no permitirem exposio do trabalhador abaixo do LT para fumos, gases durante a operao de solda e corte. Contudo respiradores autnomos so necessrios quando se trabalha em espaos confinados com este produto. Para utilizao de cilindros de Acetileno dissolvido com DMF, dever utilizar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos quando as condies ultrapassarem o LT do DMF.

Ventilao/Controles de Engenharia Exausto Local: Utilize sistema de ventilao local, se necessrio, para manter a concentrao de gases e fumos abaixo do LT nas zonas de respirao que os operrios iro trabalhar. Especiais: No aplicvel Mecnica (Geral): Sob certas condies de operao, ventilao e exausto geral so aceitveis garantindo-se que se mantenha a concentrao de gases e fumos perigosos abaixo do limite de tolerncia dentro do local de trabalho. Outros: No aplicvel

Luvas Protetoras: So recomendadas luvas de raspa para manuseio dos cilindros. Para soldagem utilize luvas para solda e corte. Proteo dos Olhos: Usar culos de segurana com proteo lateral e lentes incolores. Providencie telas protetoras e culos, se necessrio, para proteger outras pessoas. No caso da operao de solda e corte, deve-se utilizar a mscara de soldador. Outros Equipamentos Protetores: Caso necessrio, usar proteo para as mos, cabea e corpo, o que ajuda a prevenir leses, oriundas da radiao e fagulhas. No mnimo isto inclui luvas de raspa de couro, culos de segurana com lentes filtrantes e sapatos de segurana, podendo incluir mangas de raspa, aventais de raspa, capacete, assim como camisa e cala. Independente dos equipamentos de proteo, nunca toque em partes eltricas ligadas.

9 Propriedades Fsico-Qumicas Estado Fsico: Gs Cor: Gs Incolor Odor: Odor caracterstico do alho Peso molecular: 26,04

Acetileno

Pgina 5 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno
Frmula: C2H2 Ponto de Ebulio, a 10 psig (68,9 kPa): - 75 C (- 103 F) Ponto de Congelamento, a 10 psig (68,9 kPa): - 82,2 C (- 116 F) Ponto de Fulgor (Mtodo ou Norma): -17,8 C (0 F) Temperatura de Auto-Ignio: 305 C (581 F) a 1 atm Limite de Inflamabilidade no Ar, % em Volume: Inferior: 2,5% Superior: 100% Presso de Vapor a 21,1 C: 4378 kPa (635 psig)* Densidade do Gs (ar = 1): 0,906 a 21,1 C (70 F) a 1 atm Massa Especfica: 1,1716 kg/m3 (0,07314 lb/ft ) a 0 C (32 F) e 1 atm
3 o o o o o o o o

FISPQ n: P-4559-H

Solubilidade em gua, Vol/Vol: 1,7 a 0 C (32 F) e 1 atm Percentagem de Matria Voltil em Volume: 100

10 Estabilidade e Reatividade Estabilidade: Instvel * * Acetileno estvel quando transportado. Evite uso em presses acima de 15 psig (103 kPa). Incompatibilidade (Materiais a Evitar): Cobre, prata, mercrio e suas ligas; agentes oxidantes; cidos; halognios e umidade. Produtos Passveis de Risco Aps a Decomposio: Decomposio a altas temperaturas ou queima pode produzir CO / CO2 / H2. O processo de solda e corte pode formar produtos reativos como monxido de carbono e dixido de carbono. Outros produtos de decomposio originados por operao normal pela volatilizao, reao ou oxidao do material que est sendo trabalhado. Risco de Polimerizao: No ocorrer. Condies de evitar: Temperaturas e presses elevadas e / ou a presena de um catalisador.

11 Informaes Toxicolgicas O processo de soldagem pode gerar gases e vapores perigosos. (Veja as sees 3, 10, 15 e 16).

Acetileno

Pgina 6 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno FISPQ n: P-4559-H

12 Informaes Ecolgicas No esperado nenhum efeito ecolgico. Acetileno no contm nenhum material qumico das Classes I ou II (destruidores da camada de oznio). Acetileno no considerado como poluente martimo pelo DOT.

13 Consideraes sobre Tratamento e Disposio Mtodo de disposio de resduos: No tente desfazer-se do resduo ou quantidades no utilizadas. Devolva o cilindro ao seu fornecedor.

14 Informaes sobre Transporte Nmero ONU: 1001 Nome para Embarque (Portaria 204): Acetileno dissolvido Classe de risco: 2,1 Nmero de Risco: 23 Rtulo de Risco: GS INFLAMVEL Aviso de advertncia (quando requerido): GS INFLAMVEL INFORMAES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posio vertical, em veculo com ventilao. Cilindros transportados em veculo enclausurado, em compartimento no ventilado podem apresentar srios riscos a segurana. O enchimento deste cilindro smente dever ser realizado pela White Martins.

15 - Regulamentaes As seguintes leis relacionadas so aplicadas a este produto. Nem todos os requerimentos so identificados. O usurio deste produto o nico responsvel pela obedincia de todas as leis Federais, Estaduais e Locais.

DECRETO LEI 96044 Aprova o regulamento para o transporte Rodovirio de Produtos Perigosos e d outras providncias. PORTARIA 204 Instrues complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos.

NBR 7500 Smbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais.

Acetileno

Pgina 7 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno
16 Outras Informaes RISCOS ADICIONAIS SEGURANA E A SADE: O uso de acetileno em solda e corte pode criar riscos adicionais. FUMOS E GASES podem ser prejudiciais a sade e pode causar srios danos aos pulmes.

FISPQ n: P-4559-H

Mantenha a cabea longe dos fumos. No respire fumos ou gases. Use ventilao suficiente, exausto local, ou ambos para manter fumos e gases longe da sua zona respiratria, e rea em geral. A superexposio a fumos pode resultar em vertigem, nusea, secura ou irritao do nariz, garganta, e olhos, alm de outros desconfortos similares.

Fumos e gases no podem ser simplesmente classificados. A composio de ambos depende do metal que est sendo trabalhado, do processo, procedimentos e eletrodos utilizados. Possivelmente, materiais perigosos podem ser encontrados em fundies, eletrodos, e outros materiais. Requisite a FOLHA DE DADOS DE SEGURANA DO PRODUTO para cada material em uso. Contaminantes no ar podem adicionar riscos aos fumos e gases. Contaminante como o vapor de hidrocarboneto clorado das atividades de limpeza, um srio risco. No use arcos eltricos em presena de vapores de hidrocarboneto clorado Fosgnio, produto altamente txico, pode ser produzido.

Revestimentos do metal que esto sendo trabalhados, assim como pintura, eletrogalvanizao ou galvanizao, podem gerar fumos quando aquecidos. Resduos de limpeza podem ser perigosos.

Evite usar arcos voltaicos em partes com resduo de Fosfato (antiferrugem, preparaes de limpeza) Fosfina, produto altamente txico, pode ser produzida.

Para saber a quantidade de fumos e gases, voc pode pegar o ar como amostra. Analisando essa amostra, pode ser determinada qual proteo respiratria deve ser utilizada. Um exemplo pegar o ar de dentro do capacete do operrio ou da zona de respirao. Para outras informaes sobre prticas de segurana e descries mais detalhadas dos riscos na sade em uso de solda e suas conseqncias, procure seu fornecedor de produtos de soldagem.

NOTAS AO MDICO: AGUDA: Gases, fumos e poeira podem causar irritao aos olhos, pulmes, nariz e garganta. Alguns gases txicos associados soldagem e processos correlatos podem causar edemas pulmonares, asfixia e a morte. Superexposio aguda pode incluir sinais e sintomas como olhos lacrimejantes, irritao do nariz, garganta, dor de cabea, vertigem, respirao difcil, tosse freqente ou dores no trax. CRNICA: Forte inalao de contaminantes do ar pode provocar sua acumulao nos pulmes, uma condio que pode ser observada como reas densas em radiografias do trax. A severidade da mudana proporcional ao tempo e exposio. As modificaes vistas no so necessriamente associadas com os sintomas ou sinais de enfermidade ou funo pulmonar reduzida. Alm disso, as modificaes no raio - X podem ser causadas por fatores no relacionados ao trabalho como fumar, etc.

Acetileno

Pgina 8 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Acetileno FISPQ n: P-4559-H
EQUIPAMENTOS E VESTIMENTAS NECESSRIAS PARA OPERAES COM SOLDA: Luva protetora: Use luvas de raspa para solda e corte. Proteo para os olhos: Usar protetor facial com lentes escuras e filtro. Providencie telas protetoras e culos, se necessrio, para proteger outras pessoas. Outros equipamentos protetores: Use proteo para as mos, cabea e corpo. Se usado corretamente, ir prevenir danos por radiao, fascas e choque eltrico. No mnimo isto inclui luvas de raspa de couro, culos de segurana com lentes filtrantes e sapatos de segurana, podendo incluir mangas de raspa, aventais de raspa, capacete, assim como camisa e cala. OUTROS RISCOS EM CASO DE MANUSEIO, ARMAZENAGEM E USO: Gs Inflamvel sob presso. Use tubulao e equipamento adequadamente projetados para resistirem s presses que possam ser encontradas. Sistemas que contenham acetileno devem ser instalados smente por pessoas especializadas e com conhecimento das propriedades do acetileno, treinadas e com experincia em instalao. Arcos e fascas podem acender materiais combustveis. Previna o fogo. Mantenha longe do calor, fascas e chamas. Use smente ferramentas prova de fasca e equipamentos a prova de exploso. Evite ferramentas e equipamentos incompatveis com acetileno. Cobre, prata e mercrio e seus sais se combinam, e a uma alta concentrao se ligam, podendo formar concentraes explosivas de acetileno. Lato contendo menos que 65% de cobre e uma certa quantidade de nquel so geralmente aceitveis para uso com acetileno, mas podem no estar adequados se alto nvel de corroso ou excesso de umidade estiver presente. Previna fluxo reverso. Use uma vlvula de segurana ou outro dispositivo na linha ou tubulao do cilindro. O Gs pode causar sufocamento rpido devido deficincia de oxignio. Armazene e utilize com ventilao adequada. Feche a vlvula aps cada uso, e mantenha fechada mesmo quando o cilindro estiver vazio. No forme um arco eltrico com o cilindro. O defeito produzido pela queimadura de um arco eltrico pode levar o cilindro ruptura. Nunca trabalhe em um sistema pressurizado. Se houver um vazamento, feche a vlvula do cilindro. Ventile o sistema para um local seguro, de maneira que no prejudique o meio ambiente, em total obedincia as regulamentaes Federais, Estaduais e Locais, ento repare o vazamento. Nunca deixe um cilindro em local onde possa fazer parte de um circuito eltrico. Quando usar gs comprimido em ou a cerca de aplicaes eltricas de soldagem, nunca aterre o cilindro. Aterrando, expe o cilindro a danos por arco eltrico de solda. Assegure-se de ler e compreender todas as etiquetas e outras instrues fornecidas em todos os recipientes deste produto. MISTURA: Quando dois ou mais gases ou gases liquefeitos so misturados, suas propriedades perigosas podem se combinar e criar perigos inesperados e adicionais. Obtenha e avalie as informaes de segurana para cada componente antes de produzir a mistura. Consulte um Especialista ou outra pessoa capacitada, quando voc fizer sua avaliao de segurana do produto final. Lembre-se: gases e lquidos possuem propriedades que podem causar danos ou a morte. POR MEDIDA DE SEGURANA PROIBIDO O TRANSVAZAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO.

A White Martins recomenda que todos os seus funcionrios, usurios e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurana deve-se: 1) Notificar todos os funcionrios, usurios e clientes acerca das informaes includas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um: 2) Solicitar aos seus clientes que tambm informem aos seus respectivos funcionrios e clientes e, assim, sucessivamente.

Acetileno

Pgina 9 de 9

Das könnte Ihnen auch gefallen