Sie sind auf Seite 1von 3

Calor Latente e Calor Especfico Se considerarmos dois corpos em um ambiente isolado termicamente, onde a temperatura do corpo A maior que

e do corpo B, ao colocarmos ambos prximos, aps um tempo percebemos que ambos tm a mesma temperatura. Assim podemos concluir que houve um fluxo de energia trmica entre estes corpos, a esse fluxo de energia damos o nome de calor.

Calor a energia trmica em trnsito entre corpos de diferentes temperaturas. As quantidades de calor Q recebidas e cedidas por corpos de mesmo material e mesma massa so diretamente proporcionais sua variao de temperatura. As quantidades de calor Q recebidas e cedidas por corpos de mesmo material e mesma temperatura so diretamente proporcionais sua massa. Resumindo podemos dizer que as quantidades de calor Q recebid as por um corpo so diretamente proporcionais sua massa m e variao de sua temperatura. Q = m.c.T , esta frmula conhecida como a equao fundamental da Calorimetria. A relao de proporo discutida acima chama-se coeficiente de calor especfico c. Onde c = Q/m.T , assim o calor especfico de uma substncia a quantidade de calor necessria para que um corpo eleve em 1C , 1 grama de sua massa. Unidade de calor especfico. [c] = cal/gC Quanto maior o c de um corpo mais difcil elevar sua temperatura, observe a tabela para metais e compare com a gua lquida onde o calor especfico 1 cal/gC. Lato= 0,092 cal/gC, Prata= 0,056 cal/gC, Ouro= 0,032 cal/gC Calor Latente (L) de uma substancia s ocorre para a mudana de fase e numericamente a quantidade de calor que a substncia recebe, por unidade de massa, durante a transformao de estado. Q = mL , observe que esta equao no depende da temperatura, exatamente por que as substncias no variam sua temperatura durante a mudana de estado. Observe o grfico para a gua.

Estado Fsico A slido B slido + lquido C lquido D lquido + gs E gs

Questes - Calorimetria
Calor
(1) Para derreter uma barra de um material w de 1kg necessrio aquec-lo at a temperatura de 1000C. Sendo a temperatura do ambiente no momento analisado 20C e o calor especfico de w=4,3J/kg.C, qual a quantidade de calor necessria para derreter a barra?

(2) Um bloco de ferro de 10cm resfriado de 300C para 0C. Quantas calorias o bloco perde para o ambiente? Dados: densidade do ferro=7,85g/cm e calor especfico do ferro=0,11cal/g.C O primeiro passo descobrir a massa do bloco, sabendo sua densidade e seu volume ( importante prestar bastante ateno nas unidades de cada grandeza).

Conhecendo a massa, podemos calcular a quantidade de calor do corpo:

Como Q<0, a transferncia de calor acontece no sentido do bloco para o meio ambiente (libera calor).

(3) Qual a quantidade de calor absorvida para que 1L d'gua congelado e -20C vaporize e chegue a temperatura de 130C. Dados: Calor latente de fuso da gua: L=80cal/g Calor latente de vaporizao da gua: L=540cal/g Calor especfico do gelo: c=0,5cal/g.C Calor especfico da gua: c=1cal/g.C Calor especfico da gua: c=0,48cal/g.C Densidade da gua: d:1g/cm 1L=1dm=1000cm

m=d.V m=1000g

Trocas de calor
(1) Um bloco de uma material desconhecido e de massa 1kg encontra-se temperatura de 80C, ao ser encostado em outro bloco do mesmo material, de massa 500g e que est em temperatura ambiente (20C). Qual a temperatura que os dois alcanam em contato? Considere que os blocos estejam em um calormetro.

(2) Em uma cozinha, uma chaleira com 1L de gua ferve. Para que ela pare, so adicionados 500mL de gua 10C. Qual a temperatura do equilbrio do sistema? Qualquer quantidade de gua que esteja fervendo encontra-se temperatura de 100C, se a temperatura for superior a esta, no haver gua lquida, apenas vapor.

Das könnte Ihnen auch gefallen