Sie sind auf Seite 1von 3
Escola Profissional Aprodaz Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho Cultura de Urbanismo e Mobilidade
Escola Profissional
Aprodaz
Técnico de Higiene e
Segurança no
Trabalho
Cultura de
Urbanismo e
Mobilidade
Formadora: Ana Oliveira
Formando: Misael Vieira
Duração do Módulo: 50
Data: 19/02/2013
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Objetivos  Recorre a terminologias específicas o amito do planeamento e

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

Objetivos

Recorre a terminologias específicas o amito do planeamento e ordenação do território, construção de edifícios e equipamentos.

Compreende as noções de ruralidade e urbanidade, compreendendo os seus impactos no processo de integração socioprofissional.

Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados.

Relaciona a mobilidade e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos e culturais.

Reflexão

O módulo de Cultura de Urbanismo e Mobilidade foi lecionado pela formadora Ana Oliveira, com duração de cinquenta horas mais três para a realização de uma reflexão sobre o módulo. Começamos por elaborar um trabalho de grupo onde continha assuntos de meios sustentáveis em casas modernas e casas tradicionais. Então chegou-se à conclusão que, de uma forma geral, as casas tradicionais eram feitas com meios sustentáveis inconscientemente, ou seja, as pessoas não tinham tanto poder de compra nem de escolhas e para sobreviverem as necessidades onde coabitavam tinham de recorrer a meios sustentáveis. Já as casas modernas têm uma construção com estilo de luxo e com valores de construção muito elevados que só a longo prazo terão retorno financeiro, apesar de ser valores elevados as construções com meios sustentáveis têm um objetivo importante, defender a natureza usando meios naturais de consumo e com isso qualificando o nosso planeta. De seguida elaboramos inquéritos onde continha perguntas sobre a sustentabilidade, estes tinham como objetivo, saber se a população está bem informada do que é a sustentabilidade. No entanto não conseguimos distribuir os inquéritos de forma a fazer os tratamentos dos mesmos por motivos logísticos. Por fim definiram-se vários conceitos sobre a nossa sociedade onde chegou-se à conclusão que tudo tem um porquê, por exemplo o crescimento económico deve-se do desenvolvimento tecnológico que faz com que as culturas de vários países se misturam, ou seja a economia só movimenta com crescimento e este deve-se ao facto de haver mais consumidores. A

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ emigração e imigração são provocadas pelo motivo das pessoas procurarem a

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

emigração e imigração são provocadas pelo motivo das pessoas procurarem a melhor forma de viver ou sobreviver. E tudo isto conduz à aculturação.

Conclusão

Em suma todos estes conceitos foram muito interessantes no objetivo de saber-mos com tudo funciona. Elaborou-se vários debates com as ideias de cada um chegando-se a um consenso. Foi um módulo de cultura geral e sem dúvida que os temas debatidos na sala de aula foram muito produtivos pelo motivo de estarem presentes na nossa sociedade.