Sie sind auf Seite 1von 168

Rodrigo Pires Bernis Abdo Mdico-legista II PC-MG robernis@ig.com.

br

PERCIAS E PERITOS
Percia: Finalidade Produzir a prova que se materializa pelo laudo

Prova demonstra o fato


O Juiz no est adstrito ao laudo Principio do livre convencimento

PERCIAS
PERCIPIENDI X DEDUCENDI COMPLEXA

VISUM ET REPERTUM
CORPO DE DELITO X CORPO DA VTIMA EXAMES DIRETOS E INDIRETOS

PERCIA COMPLEXA E CONTRADITRIA


CPC: Art. 431-B Tratando-se de percia complexa, que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, o juiz poder nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente tcnico. CPP: Art. 180 Se houver divergncia entre os peritos, sero consignadas no auto do exame as declaraes e respostas de um e de outro, ou cada um redigir separadamente o seu laudo, e a autoridade nomear um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poder mandar proceder a novo exame por outros peritos.

Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo suprilo a confisso do acusado.

CORPO DE DELITO

REQUISIO DO ECD
Delegados de polcia Juzes de direito Promotores de Justia Militares desde que presidindo IPM

PERCIAS E PERITOS
Peritos criminais:

Aprovados em concurso pblico de provas e ttulos (mdico-legista, perito criminal e odonto-legistas)

PERCIAS E PERITOS
Peritos ad hoc 1o Na falta de perito oficial, o exame ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame. 2o Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Notificaes
Comunicaes compulsrias de fatos profissionais
Doenas infectocontagiosas Morte enceflica

Atestados
Administrativo, judicirio, oficioso Preenchimento do CID
Hermes Rodrigues de Alcntara: idneo, gracioso, imprudente e falso

NOTIFICAO

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Pronturio (dossi) Relatrio (pericia percipiendi)
Laudo Auto Prembulo, quesitos, histrico, descrio, discusso, concluso

Parecer (pericia deducendi)


No h a descrio; discusso e concluso so mais importantes

1. Houve ofensa integridade corporal ou sade do paciente? 2. Qual o instrumento ou meio que produziu a ofensa? 3. A ofensa foi produzida com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum? 4. Da ofensa, resultou perigo de vida? 5. Da ofensa resultou incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 (trinta) dias? 6. Da ofensa resultou debilidade permanente de membro, sentido ou funo; incapacidade permanente para o trabalho; enfermidade incurvel; perda ou inutilizao de membro sentido ou funo?; ou deformidade permanente?

QUESITOS OFICIAIS

PERCIAS MDICAS
leses corporais, determinao da idade, de sexo e de grupo racial; diagnstico de gravidez, parto e puerprio; diagnstico de conjuno carnal ou atos libidinosos nos casos de crimes sexuais; determinao de paternidade e da maternidade; comprovao de doenas profissionais e acidentes de trabalho; evidncias de contaminao de doenas venreas ou de molstias graves; diagnstico de doenas ou perturbaes graves que interessam ao estudo do casamento, da separao e do divrcio; determinao do aborto

EXAME DE CORPO DE DELITO


Art. 159. Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. Lei 11.690 de 2008:

Art.159. O exame de corpo de delito

e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.

LEGISLAO
Art. 160 O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 10 (dez) dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. Art. 161. O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. Art. 162. A autpsia ser feita pelo menos 6 (seis) horas depois do bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararo no auto.

CRIME DE FALSA PERCIA


Art. 147 - O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, ficar inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em outras percias e incorrer na sano que a lei penal estabelecer.

QUESTES DE REVISO:
O crime de falsa percia ocorre quando: A) O perito entrega seu laudo fora do prazo estabelecido. B)O perito mesmo suspeito realiza a percia. C)O perito mesmo impedido realiza a percia. D) O perito intencionalmente no revela a verdade no seu laudo.

QUESTES DE REVISO:
Sobre o corpo de delito podemos afirmar que se trata de: A) O corpo da vtima periciada. B)O conjunto de vestgios relacionados ao fato criminoso. C)O corpo de vtimas mortas. D)O corpo de uma pessoa.

QUESTES DE REVISO:
Quando em uma comunidade, ausente o perito oficial, duas pessoas idneas so convocadas por autoridade para procederem a percia, preferencialmente com conhecimentos na rea, estes so chamados peritos: A) Eventuais. B) Transitrios. C) Ad Hoc D) Peritos do Juzo.

ANTROPOLOGIA MDICO-LEGAL
Identidade o conjunto de caracteres que torna uma pessoa ou coisa nica, distinta das demais, igual apenas a si. Identificao o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou coisa. Em qualquer percia de identificao necessrio um primeiro registro em que se dispe de certos caracteres imutveis do indivduo e um segundo registro para comparao.

QUESTO DE REVISO:
(Mdico-legista-2006) O termo identidade significa: a) O conjunto de caracteres que individualiza uma pessoa ou coisa. b) Mtodo de comparao por dactiloscopia. c) Processo de identificao de pessoa ou coisa. d) Reconhecimento tcnico de pessoa ou coisa. e) Espcie de documento mdico-legal.

ANTROPOLOGIA
Unicidade: ou individualidade; os elementos devem ser especficos do indivduo e diferentes dos demais; Imutabilidade: as caractersticas no devem mudar com o tempo; Perenidade: capacidade das caractersticas permanecerem inalteradas. Exemplo: os ossos; Praticabilidade: o processo no deve ser complexo; Classificabilidade: necessidade de metodologia no arquivamento dos dados.

ANTROPOLOGIA
Reconhecimento o ato leigo de conhecer de novo, de afirmar conhecer algum. Identificao um ato cientfico e tcnico de afirmar que um indivduo ele mesmo e no outro. Pode ser mdico-legal e judiciria ou policial.

IDENTIFICAO MDICO-LEGAL
FRAGMENTOS SSEOS
HUMANOS? ANIMAIS?

NECESSRIA ANLISE MICROSCPICA: CANAIS DE HAVERS:


Homens: menores, mais largos, elpticos e irregulares com at 8 por mm2 Animais: mais estreitos, numerosos, mais circulares e chegam a 40 por mm2

IDENTIFICAO
OSSOS DOS HOMENS SO MAIS ESPESSOS COM TRAOS MAIS PRONUNCIADOS OSSOS DAS MULHERES SO MENOS PRONUNCIADOS E MENOS ROBUSTOS PELVE MASCULINA: DIMENSES VERTICAIS PELVE FEMININA: DIMENSES TRANSVERSAIS SEXO MASCULINO: COMPRIMENTO E LARGURA DA MANDBULA SO 0,5 CM SUPERIORES AO SEXO FEMININO

PELVE MASCULINA

IDENTIFICAO JUDICIRIA
FERRETE: MARCAR CRIMINOSOS COM FERRO EM BRASA MUTILAO SISTEMA DACTILOSCPICO DE VUCETICH DELTA: TRINGULO FORMADO PELO ENCONTRO DOS TRS SISTEMAS DE LINHAS QUATRO TIPOS FUNDAMENTAIS

DELTA

NCLEO

DELTA

SISTEMA DE VUCETICH
VERTICILO: DOIS DELTAS E UM NCLEO CENTRAL. LETRA V, NMERO 4 PRESILHA EXTERNA: DELTA ESQUERDA E NCLEO VOLTADO PARA A DIREITA. LETRA E NMERO 3 PRESILHA INTERNA: DELTA DIREITA E NCLEO VOLTADO PARA A ESQUERDA. LETRA I, NMERO 2 ARCO: AUSNCIA DE DELTAS E NCLEO. LETRA A NMERO 1

SISTEMA DE VUCETICH
VERTICILO V PRESILHA EXTERNA E PRESILHA INTERNA I ARCO A LETRA X --- CICATRIZES E DEFEITOS NMERO 0 --- AMPUTAES 4 3 2 1

FRMULA DACTILOSCPICA
NUMERADOR-------------MO DIREITA

DENOMINADOR--------- MO ESQUERDA

VERTICILO-V-4

PRESILHA EXTERNAE-3

PRESILHA INTERNA-I-2

ARCO-A-1

FRMULA DACTILOSCPICA
MO DIREITA

MO ESQUERDA

QUESTO DE REVISO:
Sobre um indivduo com frmula dactiloscpica A 3224/E 1332, podemos afirmar que, exceto: a) Apresenta presilha externa no polegar esquerdo b) No possui delta no polegar direito c) Apresenta presilha interna no quarto dedo da mo direita d) Apresenta dois deltas no indicador esquerdo e) Apresenta tipo verticilo no quinto dedo da mo direita

TRAUMATOLOGIA MDICO-LEGAL
Ou lesonologia estuda as leses produzidas por violncia sobre o corpo humano. Um dos captulos mais amplos que responde por cerca de metade das percias mdico-legais. Avalia o diagnstico, prognstico e impacto scioeconmico das leses.

TRAUMATOLOGIA MDICO-LEGAL
Energias de ordem mecnica Energias de ordem fsica Energias de ordem qumica Energias de ordem fsico-qumica
Energias de ordem bioqumica Energias de ordem biodinmica Energias de ordem Mista

ENERGIAS DE ORDEM MECNICA


So aquelas capazes de modificar o estado de repouso ou de movimento do corpo Punhais, faca, navalhas, foice, faco, machado, punho, p dente, revlver, veculos Ativo, passivo, misto Presso, percusso, trao, toro, contrachoque, exploso

ENERGIAS DE ORDEM MECNICA


MEIOS:
Perfurante Cortante Contundente Prfuro-cortante Prfuro-contundente Corto-contundente

FERIDAS:
Punctria, puntiforme Cortante Contusa Prfuro-cortante Prfuro-contusa Corto-contusa

MEIO PERFURANTE

MEIO PERFURANTE FERIDA PUNCTRIA


abertura estreita; pequeno sangramento; geralmente causam menor dano superficial e maior dano nos planos profundos; menor dimetro que o instrumento causador; orifcio de sada quando existe mais irregular e de menor dimetro. (Leis de Filhos e de Langer) Exemplos: agulhas, furador de gelo e estilete.

MEIO PERFURANTE FERIDA PUNCTRIA


Lei de Filhos:
1. Lei de Filhos: casa de boto 2. Lei de Filhos: rea aonde as linhas de fora tenham um s sentido, o maior eixo tem a mesma direo.

Lei de Langer:
Na confluncia de reas de linhas de fora diferentes, a extremidade da leso toma o aspecto de ponta de seta.

Instrumentos de mdio calibre

MEIO CORTANTE
Agem atravs de um gume afiado por deslizamento sobre os tecidos, em sentido linear. Ex: Navalha, lmina de barbear, bisturi.

Feridas cortantes as extremidades so superficiais e o centro profundo (fusiformes)


Feridas incisas comeam e terminam a pique

MEIO CORTANTE FERIDA CORTANTE


forma linear; regularidade das bordas; regularidade do fundo da leso; no h trauma nas bordas (equimoses ou escoriaes); hemorragia abundante; maior comprimento e menor profundidade; bordas afastadas; cauda de escoriao; vertentes oblquoas; paredes lisas. Sinal de Chavigny Conjunto de leses produzidas por ao cortante: o esquartejamento, castrao e o esgorjamento (ferida transversal na face anterior do pescoo). Exemplos : bisturi e navalha.

MEIO CORTANTE FERIDA CORTANTE


Esquartejamento: ato de dividir o corpo em partes (quartos). Forma do autor se livrar do corpo ou dificultar sua identificao. Castrao: vingana Decapitao: rara; separao da cabea do corpo. Mais comuns aps a morte. Esgorjamento: Suicdio (trmino da ao voltado para baixo) Homicdio (trmino da ao voltado para cima)

QUESTO DE REVISO:
So caractersticas das feridas puntiformes, exceto: A) Raro sangramento. B) Maior dimetro que o instrumento causador. C) Maior gravidade profundamente que superficialmente. D) Abertura estreita.

QUESTO DE REVISO:
So caractersticas das feridas cortantes, exceto: A) Hemorragia quase sempre abundante. B) Centro da ferida mais profundo que as extremidades. C) Cauda de escoriao aonde se inicia a ao cortante. D) Ausncia de vestgios traumicos na borda.

QUESTO DE REVISO:
Considerando as energias de ordem mecnica incorreto afirmar que: A) Os meios contundentes produzem feridas contusas. B) As leis de Filhos e Langer aplicam-se ao meio cortante. C) Esgorjamento uma ferida cortante na poro anterior do pescoo. D) Degola uma ferida posterior no pescoo.

MEIO CONTUNDENTE
So os maiores causadores de danos Ao produzida por um corpo de superfcie

Leses so mais comuns na superfcie


Agem por presso, percusso, contragolpe e etc. Contuso

MEIO CONTUNDENTE
RUBEFAO
Mancha avermelhada na pele (congesto), efmera e fugaz que desaparece em alguns minutos. Ex: Bofetada nas ndegas ou na face de uma criana

ESCORIAO
Provocada pela ao tangencial dos meios contundentes Pouco significado clnico mas grande interesse pericial Arrancamento da epiderme (abraso)

ESCORIAES

ESCORIAES
A escoriao no cicatriza. Escoriao que deixa cicatriz no escoriao. (FRANA, 2011) O nico vestgio uma mancha rsea A forma das escoriaes importante. Ex: as unhas deixam marcas bem caractersticas A sede da escoriao tambm importante. Ex: no pescoo (homicdio) e nas coxas e ndegas (estupro) Escoriaes post mortem no h formao de crosta, a derme branca sem sangramento

ESCORIAO POSTMORTEM

EQUIMOSE

EQUIMOSE
Infiltrao do sangue nas malhas dos tecidos SUGILAO
Quando na forma de pequenos gros

PETQUIAS
Pontilhado hemorrgico agrupado

VBICES

EQUIMOSES
Equimoses quando produzidas por objetos cilndricos como cassetetes, bastes e bengalas deixam duas linhas longas e paralelas (vbices) Equimoses figuradas:
Fivelas de cinto, saltos de sapato, beijo (suco) e as ESTRIAS PNEUMTICAS DE SIMONIN

Espectro equimtico de Legrand du Saulle


Tonalidade tem grande importncia mdico-legal:
1 dia: vermelha 2 ao 3 dia: violcea 4 ao 6 dia: azul 7 ao 10 dia: esverdeada 12 dia: amarelada 15 ao 20 dia: desaparecimento

Valor cronolgico relativo Exceo: equimose da conjuntiva ocular

EQUIMOSE DA CONJUNTIVA

FERIDAS CONTUSAS
HEMATOMA:
Extravazamento de sangue e sua no difuso pelas malhas dos tecidos Cavidade de sangue Faz relevo na pele Absoro mais demorada que a equimose

BOSSA SANGUNEA:
Sempre sobre um plano sseo. Comum no couro cabeludo. Galo

FERIDA CONTUSA

MEIO CONTUNDENTE FERIDA CONTUSA


As feridas contusas so produzidas por instrumentos de superfcie e no de gume, apresentando as seguintes caractersticas: forma estrelada, bordas, fundo e vertentes irregulares; presena de pontes de tecido ntegro; pouco sangramento; retrao das bordas; ngulos obtusos nas vertentes; vasos e nervos ntegros no fundo da ferida.

FERIDAS CONTUSAS
FRATURAS
Quando reduzida a vrios fragmentos (cominutivas) Fratura em galho verde (crianas) Fratura de base de crnio Embolia gordurosa

LUXAES
Quando dois ossos deixam de manter contato. Ex: ombro

ENTORSE
Leso ligamentar

FERIDAS CONTUSAS
ROTURAS DE VSCERAS INTERNAS
tero gravdico, bexiga repleta, bao aumentado

PROLAPSO DE VSCERAS INTERNAS


Prolapso retal

BLAST INJURY:
Conjunto de manifestaes violentas produzidas por exploso acompanhada por uma onda de presso que se desloca rapidamente. Ex: rotura do tmpano. O rgo mais imune o corao

FERIDA CONTUSA
ENCRAVAMENTO:
Penetrao de um objeto afiado em qualquer parte do corpo, quando o corpo do indivduo se desloca em direo ao objeto. Acidental.

EMPALAMENTO:
Penetrao de um objeto de grande eixo longitudinal, consistente e delgado no nus ou regio perineal. Diferenciar com a introduo voluntria de corpos estranhos no nus

FERIDAS CONTUSAS
LESES POR ATROPELAMENTO NUTICO
Traumatismo, projeo no meio lquido e ao vulnerante das hlices Ferimentos das hlices: cauda inicial e cauda terminal Vasos cortados em bico de gaita Amputaes

LESES POR ATROPELAMENTO FERROVIRIO


Espostejamento

LESES POR ACIDENTE AREO

LESES POR PRECIPITAO


Pele intacta ou pouco afetada, roturas internas e graves das vsceras macias e fraturas sseas Queda de edifcios e paraquedismo Desproporo entre as leses cutneas e as gravssimas leses viscerais Choque da cabea ao solo: Saco de noz

MEIO PRFUROCORTANTE
So produzidas por instrumento de ponta e gume que agem perfurando e cortando. Podem ser produzidas por objetos de um s gume ou de dois gumes sendo as feridas neste caso uma fenda de bordas iguais e ngulos agudos. Exemplos: canivete e espada

FERIDA PRFUROCORTANTE

QUESTES DE REVISO
Indivduo do sexo masculino, da rea mdica, comete suicdio aps injetar medicamento em veia do prprio antebrao. A ferida encontrada pelo legista, no local da injeo do tipo: a) Cortante. b) Punctria. c) Contundente. d) Nenhuma das anteriores.

QUESTES DE REVISO
Constituem caractersticas de feridas contusas, exceto: a) Pouco sangramento. b) Fundo irregular. c) Cauda de escoriao. d) Bordas irregulares.

QUESTES DE REVISO
Sobre traumatologia forense, todas as afirmativas abaixo so verdadeiras, exceto: a) As bordas de uma ferida cortante so regulares. b) O esgorjamento uma ferida cortante na face posterior do pescoo. c) As leses por esmagamento so produzidas por ao contundente. d) Pontes de tecido ntegro podem estar presentes em feridas contusas.

MEIO PRFURO CONTUNDENTE

MEIO PRFURO-CONTUNDENTE
FERIDA PRFURO-CONTUSA

DISPAROS POR ARMA DE FOGO FERIMENTO DE ENTRADA FERIMENTO DE SADA TRAJETO

MEIO PRFURO-CONTUNDENTE FERIDA PRFURO-CONTUSA

FERIMENTO DE ENTRADA
TIRO ENCOSTADO

A CURTA DISTNCIA
A DISTNCIA

TIROS ENCOSTADOS
Ferimento de entrada: irregular e denteado. Quando h um plano sseo subjacente, os gases do disparo dilaceram os tecidos e refluem. Forma-se assim ferida semelhante cratera de mina (sinal de Hoffmann) e no h zona de tatuagem ou de esfumaamento pois todos os elementos gasosos penetram na pele. Dois sinais ainda podem ser observados: o de Benassi (fuligem na lmina externa do osso) e o de Werkgaertner (tatuagem do cano na pele).

TIROS A CURTA DISTNCIA


Os vestgios que podem ser encontradas, so: orla de escoriao: arranchamento da epiderme pelo projtil; halo de enxugo ou orla de Chavigny: passagem do projtil que enxuga suas impurezas sob a pele; zona de tatuagem: impregnao da pele por grnulos de plvora incombustos. zona de esfumaamento: depsito da fuligem sobre a ferida que desaparece quando lavada. zona de queimadura: provocada por gazes aquecidos; arola equimtica e zona de compresso de gases

TIROS A DISTNCIA
Feridas com dimetro menor que o do projtil, elpticas, orla de escoriao, halo de enxugo, arola equimtica e bordas reviradas para dentro. No so observados os efeitos secundrios do tiro. Na calota craniana pode ser verificado o sinal de funil de Bonnet ou do cone truncado de Pousold, sendo o orifcio da lmina interna mais amplo que da externa. Nos casos de munio com projteis mltiplos, estes so lanados juntos e depois separam-se dando uma rea de projeo maior chamada de rosa do tiro.

FERIDAS DE SADA
As feridas de sada produzidas por projteis de arma de fogo tem forma irregular, bordas reviradas para fora, maior sangramento, sem orla de escoriao, halo de enxugo ou a presena de elementos resultantes da combusto da plvora. Nas feridas j cicatrizadas o composto rodizonato de sdio pode evidenciar a presena de fragmento do projtil.

QUESTES DE REVISO:
O halo fuliginoso na lmina externa ssea em disparos encostados conhecido por sinal de: a) Strassmann. b) Chavigny. c) Benassi. d) Bonnet.

QUESTES DE REVISO:
So caractersticas das feridas de entrada em disparos de arma de fogo encostados, exceto: a) Cmara de mina de Hoffmann. b) Sinal de Werkgaertner. c) Zona de esfumaamento evidente. d) Crepitao gasosa.

QUESTES DE REVISO:
Nas feridas de entrada provocadas por disparos de armas de fogo a curta distncia, podem estar presentes, exceto: a) Desenho da boca e da massa de mira do cano. b) Zona de tatuagem. c) Crestao de pelos. d) Halo de enxugo.

QUESTES DE REVISO:
Nas feridas de entrada provocadas por disparos de armas de fogo a distncia, podem estar presentes, exceto: a) Bordas reviradas para dentro. b) Orla de escoriao. c) Arola equimtica. d) Zona de queimadura.

QUESTES DE REVISO:
As feridas de sada provocadas por disparos de armas de fogo tem as seguintes caractersticas, exceto: a) Maior sangramento que as de entrada. b) Forma irregular. c) Bordas reviradas para fora. d) Orla de esfumaamento.

QUESTES DE REVISO:
O anel de Fisch ou orla desepitelizada de Frana sinnimo de: a) b) c) d) Orla de enxugo Orla de escoriao Orla equimtica Halo fuliginoso

QUESTES DE REVISO:
O composto usado para o diagnstico de fragmento de projetil de arma de fogo em feridas j cicatrizadas o: a) b) c) d) Cloreto de sdio Rodizonato de sdio cido actico Sulfeto de amnio

ENERGIAS QUMICAS
Todas as substncias que por ao fsica, qumica ou biolgica so capazes de entrando em contato com os tecidos vivos causar danos vida ou sade. Podem agir externamente (custicos) ou internamente (venenos) FRANA, 2011:

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA


CUSTICOS:
Substncias que causam leses tegumentares, mais ou menos graves com efeitos coagulantes ou liquefaciantes. Efeito coagulante: desidratam os tecidos e produzem cicatrizes (escaras) endurecidas. Ex: nitrato de prata Efeito liquefaciante: escaras midas, moles. Ex: soda. A distino entre leses in vitam e post mortem no fcil, pois alguns cidos atuam com a mesma intensidade no vivo e no morto.

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA


CIDOS:
CICATRIZES SECAS E DE COR VARIVEL:
cido sulfrico e c. fnico esbranquiadas, c. Ntrico, amareladas e c. Clordrico cinza-escuras.

LCALIS:
MIDAS, MOLES E UNTUOSAS

SAIS:
BRANCAS E SECAS

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA


Quando criminosa a sede mais comum das leses a face e o trax pela evidente inteno do agressor em enfeiar a vtima. VITRIOLAGEM (leo de vitrolo-cido sulfrico) VENENOS: QUALQUER SUBSTNCIA QUE INTRODUZIDA PELAS MAIS DIVERSAS VIAS NO ORGANISMO, MESMO HOMEOPATICAMENTE, DANIFICA A VIDA OU A SADE.

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA


Percurso de veneno:
Absoro: processo pelo qual o veneno chega aos tecidos (mucosas, gastrointestinal e pulmonar) Fixao: substncia se localiza em certos rgos de acordo com sua afinidade. (digitalina) Transformao: processo pelo qual o organismo se defende da ao txica facilitando sua eliminao (cianeto de potssio em contato com o cido clordrico do estmago produz o cloreto de potssio e cido ciandrico)

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA


Distribuio: o veneno penetrando na circulao estende-se pelos mais diversos tecidos Eliminao: o veneno expelido, seguindo as vias naturais. Ex: sistema urinrio MITRIDATIZAO: resistncia orgnica aos efeitos txicos atravs da ingesto repetida e progressiva de substncias de alto teor venenoso TOXICIDADE: propriedade de causar dano a um organismo vivo

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA


INTOLERNCIA: exaltada sensibilidade a pequenas doses de veneno SINERGISMO: ao potencializadora dos efeitos txicos decorrentes da ingesto simultnea de vrias substncias venenosas EQUIVALENTE TXICO: quantidade mnima de veneno capaz de por via intravenosa matar 1 Kg do animal considerado

QUESTES DE REVISO:
Marque a alternativa incorreta no que concerne s energias qumicas: a) O cido sulfrico produz escaras negras b) A ao de uma substncia custica ocorre aps sua absoro e metabolismo c) As substncias custicas bsicas so liquefaciantes e produzem escaras midas e moles. d) As substncias custicas cidas so coagulantes e produzem escaras secas e) A vitriolagem a ao corrosiva e desfigurante de um cido sobre a pele humana.

TOXICOMANIAS
Maconha Tambm conhecida como marijuana e baseado a droga mais utilizada no mundo. Seu consumo pode trazer ao usurio: memria afetada, falta de orientao, fuga da realidade, indiferena e desligamento. Geralmente no causa dependncia ou crises de abstinncia. Morfina Droga de elevada nocividade que causa dependncia e crises de abstinncia, traz no incio do uso sensao de euforia (lua de mel da morfina) e posteriormente emagrecimento, perda do sono e do apetite, predispondo o paciente infeces secundrias. Herona Cinco vezes mais potente que a morfina, esta droga confere ao intoxicado, um aspecto semelhante ao conferido pela morfina. Tem o aspecto de p branco, que diludo injetado. Cocana Na intoxicao aguda, o usurio apresenta excitao, tremores, agitao, confuso mental e loquacidade. O indivduo pode apresentar ainda aumento da frequncia cardaca, da presso arterial e dor precordial. Na fase crnica pode ocorrer a morte por problemas cardacos. Causa dependncia e no se verificam crises de abstinncia.

TOXICOMANIAS
LSD

a droga de maior poder alucingeno conhecido. Seus efeitos podem ser explicados em quatro estgios: 1-reao megalomanaca (todo poderoso); 2depresso e angstia; 3-parania (perseguio) e 4-confuso geral. Apesar de seu alto poder nocivo no causa dependncia ou crise de abstinncia.
pio

Consumido sob a forma de cigarros, pouco usado no Brasil. Causa uma fase inicial de excitao e outra de prostrao. Causa dependncia e crises de abstinncia.
Anfetaminas

Conhecida com bolinha usada por viciados que no dispem de seu txico habitual. Muito usada para evitar a sonolncia.
Crack

Subproduto da pasta base da cocana, usado por viciados de baixo poder aquisitivo. Causa: dilatao das pupilas, irritabilidade, agressividade, delrios e alucinaes.

TOXICOMANIAS
Cogumelo So alucingenos que podem ser ingeridos at acidentalmente. Podem causar delrios e manifestaes sistmicas como diarreia, vmitos, ictercia e hematria (sangramento na urina). Cola Usada por inalao provoca efeitos rpidos sobre o sistema nervoso podendo aps uso crnico ser lesiva aos rins, medula, fgado e nervos perifricos. Merla Opo mais barata que o crack, porm de efeitos mais destrutivos que aquele. Seus efeitos duram cerca de quinze minutos, causando inicialmente bem estar e depois inquietao. A pele do usurio tem cheiro desagradvel devido s substncias adicionadas droga. Pode alterar o funcionamento cardaco, cerebral, pulmonar e heptico.

EMBRIAGUEZ
EMBRIAGUEZ :
Congesto das conjuntivas, hlito etlico, marcha cambaleante, disartria

FASES DA EMBRIAGUEZ
Fase da excitao Fase de confuso (fase mdico-legal) Fase de sono

FASE DE EXCITAO

FASE DE CONFUSO

FASE DE SONO

CURVA DE CALABUIG

TEMPERATURA PRESSO ATMOSFRICA ELETRICIDADE RADIOATIVIDADE LUZ SOM

ENERGIAS DE ORDEM FSICA

TEMPERATURA
FRIO CALOR OSCILAO DE TEMPERATURA

FRIO
PODE ATUAR DE MANEIRA INDIVIDUAL OU COLETIVA MAIS HABITUAL COMO ACIDENTE ABANDONO DE RECM-NASCIDO NA AO GENERALIZADA NO EXISTE UMA LESO TPICA
ALTERAO DO SNC COM SONOLNCIA, CONVULSES, ANESTESIAS, MORTE

DIAGNSTICO DIFCIL: RIGIDEZ PRECOCE E DEMORADA

FRIO: AO LOCALIZADA
PRIMEIRO GRAU: VERMELHIDO LOCAL SEGUNDO GRAU: BOLHAS

TERCEIRO GRAU: NECROSE DOS TECIDOS


QUARTO GRAU: DESARTICULAO

CALOR
FORMA DIFUSA OU DIRETA
CALOR DIFUSO
INSOLAO: CALOR AMBIENTAL EM LOCAIS ABERTOS, RARAMENTE EM LOCAIS CONFINADOS, CONCORRENDO PARA ISTO A AUSNCIA DE RENOVAO DO AR. A INTERFERNCIA DO SOL NO DESEMPENHA MAIOR SIGNIFICAO NESTA SNDROME

CALOR
FORMA DIFUSA:
INTERMAO: EXCESSO DE CALOR AMBIENTAL EM LUGARES MAL AREJADOS, QUASE SEMPRE CONFINADOS OU POUCO ABERTOS E SEM A NECESSRIA VENTILAO, PODENDO OCORRER DE FORMA ACIDENTAL.

CALOR DIRETO
QUEIMADURAS
MAIOR OU MENOR EXTENSO GERALMENTE ACIDENTAIS MAIS RARA A AO CRIMINOSA CLASSIFICAO PELA PROFUNDIDADE DAS LESES CRITRIO CLNICO: REA CORPORAL ATINGIDA
REGRA DOS NOVES DE PULASKI E TENNISON

REGRA DOS NOVES

QUEIMADURAS
1. GRAU
VERMELHIDO, EDEMA E DOR (QUEIMADURA DO SOL)

2. GRAU
BOLHAS COM INTERIOR LQUIDO CLARO EM SEU

3. GRAU
PLANOS MUSCULARES (MENOS DOLOROSAS)

4. GRAU
CARBONIZAO

CARBONIZAO
REDUO DO VOLUME DO CORPO (100-120CM) POSIO DE LUTADOR OU BOXER CABELOS QUEBRADIOS COURO CABELUDO COM EXTENSAS FENDAS CLIOS TOSTADOS BOCA ABERTA E DENTES SALIENTES FORNO CREMATRIO: ADULTOS-1H30-2H;
FETO 70-90 MINUTOS

CARBONIZAO
IDENTIFICAR O MORTO BOLHAS NO CADVER NO TEM LQUIDO EM SEU INTERIOR A MORTE OCORREU DURANTE O FOGO OU O INDIVDUO J SE ACHAVA MORTO ANTES DO INCIO DAS CHAMAS ?

PRESSO ATMOSFRICA
DIMINUIO DA PRESSO ATMOSFRICA: MAL DAS MONTANHAS
HIPERGLOBULIA COMPENSATRIA OU POLIGLOBULIA DAS ALTURAS AUMENTO DOS GLBULOS VERMELHOS DO SANGUE; ACIMA DE 2.500 METROS AGRAVADO COM ESFORO FSICO, DOR DE CABEA, TONTURAS E VMITOS

PRESSO ATMOSFRICA
AUMENTO DA PRESSO ATMOSFRICA: MAL DOS CAIXES
MERGULHADORES, ESCAFANDRISTAS

COMPRESSO DOS GASES


DESCOMPRESSO SBITA DOS GASES DISSOLVIDOS NO SANGUE LEVANDO A EMBOLIA (ACIDENTE DE TRABALHO)

ELETRICIDADE
ELETRICIDADE NATURAL OU CSMICA
FULMINAO (MORTE) FULGURAO (LESES CORPORAIS) SINAL DE LICHTENBERG

ELETRICIDADE INDUSTRIAL
ELETROPLESSO
MARCA DE JELLINEK (LESO DE PELE ENDURECIDA, BORDAS ALTAS, LEITO DEPRIMIDO E INDOLOR DE FCIL CICATRIZAO)

RAIO-X
LESES LOCAIS: RADIODERMITES
QUANDO DO TERCEIRO GRAU COM REAS DE NECROSE, SO CHAMADAS DE LCERA DE RENTGEN (MOS DE RENTGEN)

GNADAS: HIROSHIMA E NAGASAKI, NO RAIO DE 1 KM TODAS AS MULHERES ABORTARAM

LUZ E SOM
LUZ:
CEGUEIRA

SOM:
RUDO: FENMENO FSICO VIBRATRIO, AUDVEL DE CARACTERSTICAS INDEFINIDAS BARULHO: QUALQUER TIPO DE SOM INDESEJVEL E INTIL

P.A.I.R.: PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUDO. BILATERAL, PERMANENTE, LENTA E PROGRESSIVA ACIMA DE 85 DECIBIS POR 40 H SEMANAIS

QUESTES DE REVISO
ao localizada do frio chama-se: a) Queimadura. b) Geladura. c) Congelamento. d) Flictena.

QUESTES DE REVISO
O excesso, nocivo sade, de calor em ambientes confinados chamado de: a) Insolao. b) Intermao. c) Carbonizao. d) Queimadura.

QUESTES DE REVISO
Sobre os efeitos da eletricidade, assinale a afirmativa correta: a) A marca de Jellinek ocorre quando atua a eletricidade natural. b) Fulgurao leso letal provocada pela eletricidade natural. c) Fulminao leso letal provocada pela eletricidade industrial. d) Eletroplesso termo usado para a atuao da eletricidade industrial.

QUESTES DE REVISO:
A presena de fuligem na traqueia de vtima de carbonizao conhecida como sinal de: a) Jellinek b) Frana c) Montalti d) Strassmann

ENERGIAS DE ORDEM FSICO-QUMICA


Sndrome caracterizada pelos efeitos da ausncia ou baixssima concentrao do oxignio no ar respirvel por impedimento mecnico de causa fortuita, violenta e externa em circunstncias as mais variadas. Ou a perturbao oriunda da privao, completa ou incompleta, rpida ou lenta, externa ou interna do oxignio. Na Asfixia, consome-se oxignio e acumula-se gs carbnico.

ASFIXIA
Respirao normal
Oxignio a 21%(morte quando em torno de 3%) Orifcios e vias respiratrias permeveis Elasticidade do trax Expanso pulmonar Circulao normal Volume circulatrio normal Presso atmosfrica normal

Manchas de hipstase precoces, abundantes e escuras; Congesto da face: tambm chamada de mscara equimtica; Equimoses da pele e mucosas; Esfriamento lento, rigidez lenta mas intensa e prolongada; Putrefao mais acelerada; Gogumelo de espuma (mais comum no afogado); Projeo dos olhos e da lngua (diagnstico diferencial com cadver em putrefao); Manchas de Tardieu (equimoses pequenas na superfcie do pulmo e corao, mais comuns nos jovens e rara em idosos); Sangue escuro e lquido, sem cogulos cardacos; Fgado e mesentrio congestos; bao contrado;

ASFIXIAS EM GERAL

ASFIXIA POR MONXIDO DE CARBONO

Asfixia tissular Rigidez cadavrica mais tardia, pouco intensa e de menor durao Tonalidade rsea da face Manchas de hipostase claras Pulmes e demais orgos de tom carmim Putrefao Tardia Recolher sangue do corao. Prova de Katayama sulfeto de amnio e cido actico (vermelho-clara)

SUFOCAO DIRETA
Ocluso com as mos (marcas de unhas), travesseiros ou sacos plsticos a boca e fossas nasais da vtima.

Obstruo do conduto areo por corpo estranho como alimentos (chicletes, pedas de carne)

SUFOCAO INDIRETA
Compresso do trax impedindo os movimentos respiratrios Bodas de Luiz XVI e Maria Antonieta morreram 40 pessoas na multido Na coroao do Tzar Nicolau II morreram 3000 pessoas asfixiadas em So Petesburgo RN que dormem com os pais Exortador Mscara equimtica de MORESTIN

AFOGAMENTO
Temperatura baixa da pele; Pele anserina pele de galinha; Retrao do mamilo, bolsa testicular e pnis; Macerao da epiderme; Livores cadavricos mais claros; Cogumelo de espuma; Corpos estranho sub ungueais; Mancha verde no esterno ou pescoo (pela posio do corpo na gua); Leses post-mortem provocadas por animais aquticos;

AFOGAMENTO
MANCHAS DE TARDIEU (raras no afogamento): Descritas pelo autor em 1847. Equimoses puntiformes no pulmo e corao MANCHAS DE PALTAUF:

Dimenses maiores, 2 cm ou mais, tonalidade vermelho-clara

SULCO DO ENFORCADO
OBLQUO ASCENDENTE NICO INTERROMPIDO NO N APERGAMINHADO ACIMA DA CARTILAGEM TIREIDEA PROFUNDIDADE DESIGUAL

SINAIS CERVICAIS
SINAL DE AMUSSAT
Seco da parte interna da cartida comum

SINAL DE TIENNE-MARTIN
Desgarramento da camada externa da cartida comum

SINAL DE FRIEDBERG
Hemorragia da camada externa da cartida comum

SINAL DE DOTTO
Rotura do nervo vago

ESTRANGULAMENTO
Corpo da vtima atua passivamente. Lao atua ativamente Sulco
Horizontal Uniforme Contnuo Mltiplo Por baixo da cartilagem tireidea Excepcionalmente apergaminhado. Profundidade uniforme

SOTERRAMENTO E CONFINAMENTO
SOTERRAMENTO
Obstruo das vias areas por terra ou substncias pulverulentas Leses traumticas pelo desabamento e desmoronamento

CONFINAMENTO
Permanncia de um ou mais indivduos em ambientes fechados sem condio de renovao de ar

TANATOGNOSE E CRONOTANATOGNOSE

Parada das funes cerebral, respiratria e circulatria No cessam todas de uma vez No h um sinal de certeza at surgirem os fenmenos transformativos do cadver A morte no um momento um processo gradativo Quanto mais tempo se passa mais fcil diagnstic-la

FENMENOS ABITICOS, AVITAIS OU VITAIS NEGATIVOS IMEDIATOS Perda da conscincia; Perda da sensibilidade (sinal de Josat, pinamento do mamelo); Alterao da motilidade (sinal de Rebouillat, prova do ter); Face hipocrtica x mscara da morte; Relaxamento muscular: dilatao pupilar, abertura das plpebras, dilatao do nus, presena de esperma no canal uretral; Prova de Winslow (Sinal da vela acesa), prova de Ott; Prova de Magnus (lao na extremidade de um dedo);

TANATOGNOSE

FENMENOS ABITICOS CONSECUTIVOS

TANATOGNOSE

Perda de peso por desidratao mais acentuada em fetos e recm-nascidos; Pergaminhamento da pele: a pele torna-se endurecida, ressecada e com aspecto de pergaminho; Dessecamento da mucosa dos lbios; Sinal de Sommer e Larcher (mancha escura no olho); Esfriamento cadavrico (temperatura de 20 incompatvel com a vida; algor mortis); H=N-C/1,5 Manchas de hipstase cutneas (livor mortis): pela ao da gravidade, cessada a atividade circulatria, o sangue acumula-se nas pores mais inferiores do cadver. Estas manchas permanecem at o incio dos fenmenos putrefativos. Comeam a surgir duas a trs horas aps a morte, nas primeiras doze horas podem mudar de posio e a partir de doze horas de morte, fixam-se. Dentes rosados (pink teeth); Rigidez cadavrica: sentido crnio caudal (lei de Nysten). Desaparece com o incio da puterfao (depois de 24h); se inicia uma a duas horas aps a morte chegando ao mximo em oito horas; Espasmo cadavrico (abrupto).

RIGIDEZ CADAVRICA RIGOR MORTIS

Lei de Nysten Comea entre 1h e 2h aps a morte

Chega ao mximo em 8h
Desaparece com o incio da putrefao (24H)

CRONOTAGNOSE
RESFRIAMENTO DO CADVER Nas primeiras trs horas de morte: 0,5 C / hora; Quarta hora em diante 1,0 C at 12h ps morte H= N (37,2) - C/1,5

A aplicao desta frmula s teria valor nas primeiras 1215h aps a morte

COMORINCIA E PREMORINCIA
SE DUAS OU MAIS PESSOAS MORREM NA MESMA OCASIO, NO SE PODENDO PROVAR QUEM FALECEU PRIMEIRO, PRESUME-SE PELA LEGISLAO BRASILEIRA, QUE ELAS TIVERAM MORTES SIMULTNEAS. A ISSO CHAMA-SE COMORINCIA. HAVENDO CONDIOES DE PROVAR QUE UMA DELAS FALECEU ANTES, D-SE O NOME DE PREMORINCIA.

CRONOTAGNOSE
LIVORES DE HIPSTASE Surgem 2h-3h aps a morte e fixam-se definitivamente em torno das 12h Na experincia de Frana: mais precoces. Surgem na primeira hora aps a morte e fixam-se aps 8h

CRONOTAGNOSE
RIGIDEZ CADAVRICA Surge na mandbula e nuca 1 a 2h aps a morte; Membros superiores 2 a 4h aps a morte Msculos torcicos 4 a 6h Membros inferiores 6 a 8h Flacidez muscular: 36 a 48 aps a morte

CRONOTAGNOSE
Gases da putrefao
1. Dia: gases no inflamveis 2. Ao 4. Dia: gases inflamveis 5. Dia em diante: gases no inflamveis

Perda de peso em RN e crianas: 8g/kg nas primeiras 24 h post mortem

MANCHA VERDE ABDOMINAL

MANCHA VERDE ABDOMINAL


Fossa ilaca direita. Hidrognio sulfurado que se combina a hemoglobina surgindo a sulfometemoglobina

20h-24h aps a morte


Se estende por todo o corpo depois do 3. a 5. dia Circulao pstuma de Brouardel

CRONOTAGNOSE
Cristais de Westenhffer-Rocha-Valverde
Formaes que surgem no sangue putrefeito depois do 3. Dia de morte e podem perdurar por at 35 dias (Martinho da Rocha e Belmiro Valverde)

Contedo estomacal
Alimentos plenamente reconhecveis em seus diversos tipos especficos, ou seja, numa fase inicial de digesto, pode-se afirmar que a pessoa faleceu 1-2h depois da sua ltima refeio Fase final: 4 a 7h. Estmago vazio: 7h

Bexiga: vazia (2h), cheia (4 a8h), repleta: coma

FENMENOS TRANSFORMATIVOS
DESTRUTIVOS
AUTLISE PUTREFAO MACERAO

CONSERVADORES
MUMIFICAO SAPONIFICAO CALCIFICAO CORIFICAO

PUTREFAO
RN: a putrefao invade as cavidades principalmente pelas vias respiratrias Obesidade Vtimas de infeco Arsnio e antibiticos retardam o processo
Perodo cromtico (mancha verde abdominal) Perodo gasoso ou enfisematoso: gases que do ao cadver aspecto gigantesco, principalmente na face, rgos genitais e abdome

PERODO COLIQUATIVO OU DE LIQUEFAO

A epiderme se destaca da derme e o corpo fica reduzido a uma massa ptrida recoberta por grande nmero de larvas de insetos; dura de um a vrios meses Os gases se evolam Permanecem ainda alguns sinais de morte violenta

PERODO DE ESQUELETIZAO
Os ossos ficam livres, presos apenas por alguns elementos ligamentares; dura de 3 a 5 anos A Cabea se destaca do tronco; a mandbula se destaca dos ossos da face, as costelas se desarticulam e ossos dos membros inferiores e superiores se soltam, perdem peso e ficam frgeis
MACERAO: processo especial de transformao que sofre o cadver do feto no tero materno com destacamento da pele, achatamento do ventre e desprendimento sseo

PERODO DE ESQUELETIZAO

FENMENOS CONSERVADORES
Mumificao
Pode ser produzida por meio natural, artificial ou misto ocorre quando o cadver em ambiente quente e seco perde gua rapidamente, sofrendo acentuado dessecamento. O cadver apresenta peso reduzido, pele dura e seca e enrugada e tonalidade enegrecida, dentes e unhas bem conservados Conserva-se vagamente os traos fisionmicos

MUMIFICAO

SAPONIFICAO OU ADIPOCERA
Fenmeno pode surgir espontaneamente em geral aps a 6. Semana de morte. O solo argiloso, mido e de difcil acesso facilita tal processo transformao do cadver em substncia untuosa, mole com aparncia de cera ou sabo; inicia-se pela parte do corpo que tem mais gordura. raro em magros e caquticos. possvel estudar as leses mesmo algum tempo aps a morte.

CALCIFICAO E CORIFICAO
Calcificao:
Petrificao ou calcificao do corpo Fetos mortos e retidos na cavidade uterina Rara em adultos. Ossos assimilam sais calcrios

Corificao:
Pele semelhante a couro. Muito rara. Presente em cadveres que foram acondicionados em urnas metlicas hermeticamente fechadas, ficando assim preservados da putrefao

Congelao, fossilizao e cabea reduzida

CORIFICAO

NECROPSIA E NECROSCOPIA

Sinonmia: autpsia, necroscopia, exame necroscpico. Percia das percias (Oscar de Castro) Obrigatria e justificada em todos os casos de morte violenta e suspeita
Morte violenta: resultante de uma ao exgena e lesiva. Mortes vindas de fora. Participao de algum de forma ativa ou passiva. Podem no ter influncia humana como nas inundaes, soterramento, ofidismo.

NECROPSIA
Morte natural: Decorre de processos mbidos preexistentes, congnitos ou adquiridos, desde que no tenham sido agravados por fator exgeno Morte suspeita: surge de forma inesperada e sem causa evidente. ( Mors in tabula) SVO (Servio de verificao de bito). Registrar e estimar estatisticamente os bitos de causa natural.
Pessoas que faleceram sem assistncia mdica

NECROPSIA
Art. 162. A autpsia ser feita pelo menos 6 (seis) horas depois do bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararo no auto. Pargrafo nico. Nos casos de morte violenta, bastar o simples exame externo do cadver, quando no houver infrao penal que apurar, ou quando as leses externas permitirem precisar a causa da morte e no houver necessidade de exame interno para a verificao de alguma circunstncia relevante.

NECROPSIA
Art. 161. O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. RECOMENDA-SE QUE AS NECROPSIAS MDICO-LEGAIS SEJAM FEITAS, SEMPRE QUE POSSVEL LUZ DO DIA, POIS A LUZ ARTIFICIAL ALM DE CRIAR SOMBRAS EM DIVERSOS NGULOS DE INCIDNCIA, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR DO CORPO, JAMAIS SUBSTITUI A LUZ NATURAL. PODENDO COM ISSO, DESVIRTUAR A BOA OBSERVAO DO PERITO. Frana, 2011

NECROPSIA
Guia de R.E.C.D. Identificao Exame das vestes Abertura das cavidades:
Craniana Torcica abdominal

NECROPSIA

EXUMAO
A mais terrvel, a mais ingrata e a mais repugnante de todas as percias. Entende-se tambm por morte violenta aquela em que no existe violncia no sentido fsico da palavra, mas cujo descaso foi motivo da causa da morte, como por exemplo na omisso de socorro. Frana, 2011.

EXUMAO
Art. 163. Em caso de exumao para exame cadavrico, a autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado. Pargrafo nico. O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o lugar da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto. Art. 164. Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime.

EXUMAO

EXUMAO

Das könnte Ihnen auch gefallen