Sie sind auf Seite 1von 2

CATEGORIAS DA NARRATIVA

FICHA INFORMATIVA

PORTUGUS 9. ANO

NARRATIVA

Narrar contar os acontecimentos, as histrias ou as experincias que vivemos, ouvimos ou imaginamos. Vrios so os elementos que participam da construo de uma narrativa, ou seja, ao contar uma histria, o narrador est a falar de personagens que se envolvem numa ao levada a cabo num determinado espao e durante um certo tempo. Por outro lado, pode o autor da narrativa reche-la com momentos de descrio (das pessoas, dos lugares), com dilogos, com reflexes. Categorias da narrativa e modos de expresso so, pois, dois elementos fundamentais na anlise de qualquer narrativa. A. CATEGORIAS DA NARRATIVA Principal (a ao a que dada mais importncia pelo narrador) Secundria Fechada (ao solucionada at ao pormenor) Aberta (ao no solucionada) Situao Inicial Acontecimentos / Peripcias Ponto culminante Desenlace Encadeamento (ordenao cronolgica das aes) Alternncia (entrelaamento das aes) Encaixe (introduo de uma ao noutra) Principal Secundria Figurante Direta - atravs de palavras da personagem acerca de si prpria (autocaracterizaro), de palavras de outras personagens, de afirmaes do narrador (heterocaracterizao) Indireta - dedues do leitor acerca da personagem, a partir de atitudes ou aes da mesma (lugar onde a ao se realiza) (o lugar do pensamento e emoo das personagens) (o meio social a que pertencem e onde se deslocam as personagens)

Relevo Delimitao 1. AO

Sequncias Narrativas

Organizao das sequncias narrativas e/ou das aes Relevo

2. PERSONAGENS Processos de caracterizao

Fsico 3. ESPAO Psicolgico Social

4. TEMPO

Cronolgico Histrico Presena

(marcas da passagem do tempo dia, ms, ano, etc.) (enquadramento histrico das aes) Participante como personagem Participante como observador No participante (limita-se a narrar a ao, sem participar nela, por isso utiliza a 3 pessoa) Objetivo (limita-se a narrar objetivamente os acontecimentos, sem tomar posio) Subjetivo (narra os acontecimentos, declarando ou sugerindo a sua posio) Omnisciente (quando sabe tudo o que se vai passar na histria, incluindo os pensamentos e emoes das personagens) No omnisciente

5. NARRADOR

Posio

Cincia

B. MODOS DE APRESENTAO DO DISCURSO NARRATIVO

Descrio um fragmento de discurso em que so dadas informaes sobre as personagens, os objetos, o tempo e o espao; corresponde a um momento de pausa no desenrolar da ao.

Narrao o oposto da descrio, ou seja, um fragmento do discurso em que h um avano no desenrolar da ao; um momento dinmico do texto narrativo.

Dilogo ato de comunicao entre duas ou mais personagens; confere dinamismo, vivacidade, realismo e interesse histria.

Monlogo fala de uma personagem para si mesma.

Reflexo pensamentos e consideraes do narrador ou de uma personagem sobre um determinado assunto.

Das könnte Ihnen auch gefallen