Sie sind auf Seite 1von 2

Lista de exerccios...

Pratica de Higiene Aula Prtica, 07/05/2013 Professor: Leonardo


1. Qual a melhor maneira de limpar frutas? ( ) Com gua e detergente ( ) Lavar em gua corrente e deixar, em seguida, em imerso com hipoclorito de sdio 2. Todas as frutas devem ser higienizadas em gua corrente e hipoclorito de sdio? ( ) No, frutas que sero consumidas sem casca ou submetidas a altas temperaturas no precisam desse tipo de higienizao ( ) Sim, esse o nico procedimento que evita contaminaes 3. Qual a melhor maneira para eliminar as bactrias de hortalias? ( ) Deixar de molho com hipoclorito de sdio ( ) Deixar de molho com vinagre 4. Como deve ser feita a soluo de hipoclorito de sdio? ( ) Dissolver uma colher de sopa rasa de gua sanitria ou duas colheres de sopa rasas de hipoclorito de sdio em um litro de gua potvel ( ) Dissolver 100 ml de gua sanitria ou 200ml de hipoclorito de sdio em um litro de gua potvel 5. Qual destas a melhor opo para lavar frutas e verduras: ( ) Cloro ( ) Hipoclorito de sdio ( ) Se forem tomados os devidos cuidados, no h diferena 6. As saladas prontas e embaladas a vcuo no supermercado devem ser lavadas em casa? ( ) No necessrio, as normas de higiene seguidas pelas empresas so bastante rgidas ( ) Sim, no d para ter certeza da higienizao prvia 7. Quais so as melhores maneiras de diminuir a quantidade de agrotxico presente nas cascas das frutas e hortalias? ( ) Deixando de molho em vinagre, suco de limo ou bicarbonato de sdio diludo em gua ( ) Lavando bem esses alimentos com gua corrente 8. Quais outros cuidados so necessrios na hora de lavar os alimentos? ( ) Refrigerar aps lavar e consumir at 24 horas depois ( ) Selecionar bem as frutas e verduras, retirar as partes estragadas e atentar para a higiene dos utenslios

9. Em relao higienizao dos alimentos, utenslios e equipamentos, julgue os itens a seguir. I Desinfeco a operao que elimina, por mtodo fsico e(ou) agente qumico, todos os microrganismos presentes. II De forma geral, ao higienizar os vegetais, deve-se: retirar as partes deterioradas, lavar um a um em gua corrente e, por fim, imergir o alimento em soluo clorada. III Entre os fatores que interferem na higienizao dos equipamentos e utenslios, pode-se citar o tempo de contato do desinfetante e a presena de matria orgnica.

IV O hipoclorito de sdio indicado como desinfetante de utenslios, equipamentos e alimentos. V O vinagre apresenta maior poder bactericida e fungicida quando comparado ao hipoclorito de sdio.

A quantidade de itens certos igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 10. Considerando a resoluo RDC N 275, de 21/10/2002, da ANVISA, assinale a alternativa em que a definio correta. a) Procedimento Operacional Padronizado - POP: procedimento escrito de forma objetiva, que estabelece instrues sequenciais para a realizao de operaes rotineiras e especficas apenas na produo e no armazenamento. b) Desinfeco: operao de reduo, por mtodo fsico e ou agente qumico, do nmero de microorganismos a um nvel que no comprometa a segurana do alimento. c) Antissepsia: operao destinada eliminao de micro-organismos presentes na pele, por meio de agente qumico, aps lavagem, enxgue e secagem das mos. d) Controle Integrado de Pragas: sistema que incorpora aes preventivas ou corretivas destinadas a impedir a atrao, o abrigo, o acesso e ou a proliferao de vetores e pragas urbanas que comprometam a segurana do alimento. 11. Latinhas de refrigerante e cerveja podem causar a leptospirose ? 12. Como higienizar as caixas de gua ? 13. Como higienizar hortalias ? 14. Esponjas representam uma fonte de contaminao na cozinha ? 15. Podemos recongelar os alimentos ? 16. O que voc conclui sobre a aula de hoje, D sua opinio.

Das könnte Ihnen auch gefallen