Sie sind auf Seite 1von 13

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE ENGENHEIRO MECNICO

CADERNO DE QUESTES
17 de abril de 2011

NOME: INSCRIO:

Instrues: - Este caderno composto de provas objetivas com 60 questes. Verifique se ele est completo e se no possui nenhum problema de impresso, solicitando a substituio, se for o caso. - Confira a correo dos seus dados pessoais constantes da folha de respostas e, em caso de erros ou dvidas, consulte um fiscal de sala. - Responda as questes formuladas preenchendo a folha de respostas com caneta esferogrfica preta, sem rasurar. - No deixe nenhuma questo sem resposta. - No utilize qualquer espcie de material para consulta. - Abstenha-se de fazer perguntas relacionadas ao contedo das questes, pois a interpretao destas faz parte da prova. - O candidato NO PODER LEVAR ESTE CADERNO DE QUESTES consigo. Ele estar disponvel para consulta no site www.mp.rs.gov.br a partir do dia 25 de abril de 2011. - No deixe de assinar a folha de respostas e a lista de presenas. - A prova ter durao de quatro horas. O gabarito das provas ser publicado no Dirio Eletrnico do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Sul e tambm estar disponvel para consulta no site www.mp.rs.gov.br a partir do dia 25 de abril de 2011.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1. A composio percentual aproximada do ar seco em volume (A) Argnio, 78; CO2, 21; N2, 0,9; O2, 0,03. (B) Argnio, 0,03; CO2, 0,9; N2, 21; O2, 78. (C) Argnio, 0,03; CO2, 78; N2, 21; O2, 0,9. (D) Argnio, 0,9; CO2, 0,03; N2, 78; O2, 21. (E) Argnio, 21; CO2, 0,9; N2, 0,03; O2, 78. 2. Em um processo de resfriamento e desumidificao do ar, (A) a umidade relativa diminui. (B) o contedo de umidade (ou umidade absoluta) aumenta. (C) a entalpia diminui. (D) a densidade diminui. (E) a temperatura de bulbo mido aumenta. 3. A Temperatura Operativa de um ambiente condicionado (A) a temperatura que o condicionador mantm no ambiente. (B) a mdia entre a temperatura de bulbo seco e a de bulbo mido. (C) a temperatura de insuflao do ar. (D) a mdia entre a temperatura de bulbo seco e a temperatura mdia radiante. (E) a temperatura regulada no termostato do sistema. 4. Considere o enunciado abaixo e as trs propostas para complet-lo A resistncia trmica de conduo diretamente proporcional I. II. espessura do material. condutividade do material. 7. Quais propostas esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) 5. Apenas III. Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e II. Apenas II. 6.

Quais propostas esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas II. Apenas III.

Observe o grfico abaixo, que representa um dia externo de projeto da carga trmica de resfriamento (no vero).

Com base nesse grfico, considere as seguintes afirmaes. I. II. A curva a representa a radiao solar horizontal. A curva b representa a temperatura de bulbo seco externa. Quais esto corretas?

III. A curva c representa a umidade relativa externa.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I. Apenas II.

III. rea transversal ao fluxo de calor.

Considere o enunciado abaixo e as trs propostas para complet-lo. Na difuso de ar em difusores e grelhas, I. II. a maior velocidade do ar ocorre entre as aletas do difusor. o fator de induo aumenta a vazo de ar movimentado na sala em relao vazo do difusor.

Considere o enunciado abaixo e as trs propostas para complet-lo. Na carga trmica para sistemas de aquecimento de ambientes,a vazo de ar exterior deve ter I. II. seu contedo de umidade (umidade absoluta) diminudo. seu contedo de umidade aumentado.

III. os difusores de forro tm jato de ar axial e as grelhas de parede tm jato de ar radial. Quais esto corretas?

III. sua umidade relativa aumentada. Prova Tipo 01

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas III. Apenas I. Apenas I e II. Apenas II. Apenas II e III.

8. I. II.

Considere as seguintes afirmaes dimensionamento de redes de dutos.

respeito

do

Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas II. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I. Apenas III.

No mtodo da velocidade constante, a seo transversal dos trechos de dutos no depende da vazo de ar do trecho. No mtodo da frico constante, os dutos tero seo transversal constante em todos os trechos.

III. No mtodo da recuperao de presso esttica, o escoamento desacelerado ao longo da rede de dutos. Quais esto corretas?

12. Sendo a potncia de uma motobomba calculada pela equao A=(B x C) / D, pode-se afirmar corretamente que

(A) A potncia, B vazo mssica, C presso produzida, e


D a eficincia do rotor da bomba.

(A) (B) (C) (D) (E)


9.

Apenas I. Apenas II e III. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. do

(B) A potncia, B presso produzida, C vazo mssica, e


D a eficincia do rotor da bomba;

(C) A potncia, B vazo volumtrica, C presso produzida


e D a eficincia total da motobomba;

(D) A potncia, B vazo volumtrica, C a eficincia total da


motobomba, e D a rotao da motobomba;

Considere as seguintes afirmaes a respeito funcionamento de um equipamento de ar condicionado. O equipamento de ar condicionado I.

(E) A potncia, B vazo volumtrica, C o consumo de


energia, e D o dimetro de suco da motobomba. 13. A concentrao de CO2 (dixido de carbono) representativa da qualidade do ar de ambientes internos usados por pessoas. A vazo do ar de renovao necessria para o ambiente pode ser calculada pela equao A=B/(C-D). Sendo A a vazo de ventilao, pode-se afirmar corretamente que

absorve calor em alta temperatura e dissipa na baixa temperatura. II. comprime vapor saturado aps a absoro de calor do meio frio. III. faz reverso de ciclo invertendo a rotao do compressor. Quais esto corretas?

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas III. Apenas I e II. Apenas II. Apenas II e III. Apenas I.

(A) B a absoro de CO2 em filtros, C a concentrao


externa de CO2, e D a concentrao interna de CO2.

(B) B a concentrao interna de CO2, C a concentrao


externa de CO2, e D a eficincia de remoo de do ambiente CO2.

(C) B a absoro de CO2 pelo ambiente, C a liberao


interna de CO2, e D a concentrao externa de CO2.

10. Considere as seguintes afirmaes a respeito dos sistemas e equipamentos de ar condicionado existentes. Um sistema de gua gelada trabalha com expanso direta. O condicionador rooftop uma mquina compacta de grande porte. III. O compressor scrol trabalha com um caracol que gira em alta velocidade. Quais esto corretas? I. II.

(D) B a gerao de CO2, C a concentrao interna de CO2, e


D a concentrao externa de CO2.

(E) B a gerao de CO2, C a capacidade interna de absorver


CO2, e D a concentrao externa de CO2. 14. A pressurizao de escadas enclausuradas feita pela perda de carga existente nas exfiltraes de ar do ambiente pressurizado. Esta perda de carga calculada pela equao A=(BxC2)/2 . Sendo A a perda de carga nas exfiltraes, pode-se afirmar corretamente que

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas III. Apenas I e II. Apenas II. Apenas II e III.

(A) B a densidade do ar, e C a velocidade do ar nas


aberturas de exfiltrao.

11. Considere as seguintes afirmaes a respeito das leis dos ventiladores. De acordo com essas leis, I. II. a vazo varia com o quadrado da rotao dos ventiladores. a presso varia com o quadrado da rotao dos ventiladores.

(B) B a velocidade do ar nas aberturas de exfiltrao, e C o


coeficiente de descarga das aberturas de exfiltrao.

(C) B a rea das aberturas para passagem do ar e C a


velocidade do ar nas aberturas de exfiltrao.

(D) B a quantidade de aberturas para passagem do ar, e C a


velocidade do ar nas aberturas de exfiltrao.

III. a potncia varia inversamente com o cubo da rotao dos ventiladores. Prova Tipo 01

(E) B a densidade do ar, e C o coeficiente de descarga das


aberturas de exfiltrao.

15. Considere as seguintes afirmaes a respeito da frico constante, um dos mtodos para se dimensionar tubulaes hidrulicas para sistemas de ar condicionado central.

Considerando-se a equao bsica do princpio do trabalho e energia, correto afirmar que a fora mxima Fmx (A) Fmx = (Wcab + Wcar ) 2 gd + 1 (B) Fmx = (C) Fmx

I.

Este mtodo considera que a velocidade da gua constante em todos os trechos da rede. todos os trechos constante.

v2

II. Este mtodo considera que a perda de carga unitria em III. Neste mtodo, o material da tubulao no interfere no
tamanho das tubulaes, pois estas dependem somente da vazo de gua. Quais esto corretas?

1 v2 + 1 (Wcab + Wcar ) 2 2 gd v2 = 2 gd + 1 (Wcab + Wcar ) 2v 2

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I. Apenas II.

(D) Fmx = 2 gd + 1 (Wcab + Wcar ) (E) Fmx = 2 2 gd + 1 (Wcab + Wcar ) 19. Sabendo-se que, relativamente ao sistema de proteo por extintores, o agente extintor mais apropriado para cada tipo de incndio depende do material que est em combusto, podese afirmar INCORRETAMENTE que (A) o uso de extintores contendo gua recomendado no combate a incndio de lquidos e gases, que ocorre na superfcie, cuja queima no deixa resduos, tais como gasolina, lcool e GLP. (B) o uso de extintores contendo gua ou espuma recomendado no combate a incndio de materiais slidos, que ocorre em superfcie e em profundidade, cuja queima deixa resduos, tais como madeira, papel, tecidos e borracha. (C) extintores contendo gs carbnico ou p qumico podem ser usados no combate a incndio que envolva materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente eltrica; neste caso, o agente extintor no pode ser um condutor para no eletrocutar o operador. (D) extintores com agentes especiais que extinguem o fogo por abafamento, como os de cloreto de sdio, so necessrios no combate a incndio que envolva metais pirofricos, como, por exemplo, potssio, alumnio, zinco ou titnio. (E) extintores contendo espuma podem ser usados no combate a incndio que envolva materiais condutores que no estejam conduzindo corrente eltrica. 20. Assinale a alternativa que contm uma afirmao INCORRETA no que diz respeito aos grupos geradores estacionrios eletromecnicos de energia de emergncia. (A) Os requisitos principais de um grupo gerador so: partida segura, transferncia de carga o mais rpido possvel e baixo custo de manuteno. (B) O tamanho do grupo gerador determinado com base nos seguintes fatores: somatria das cargas essenciais e no essenciais instaladas, fator de simultaneidade das cargas instaladas, fator de potncia da carga, cargas especiais (por exemplo grande necessidade de energia por curto espao de tempo, ou necessidade de tenso e freqncia bastante estveis), tenso e frequncia iguais s da concessionria local, caractersticas especiais (altitude, temperatura e umidade do ar).

v2

16. Assinale a alternativa correta em relao ao potencial de efeito estufa (GWP) dos fluidos refrigerantes citados. (A) R22, 1430; R134a, 1810; R404a, 2100; R410a, 3900. (B) R22, 3900; R134a, 2100; R404a, 1810; R410a, 1430. (C) R22, 3900; R134a, 1430; R404a, 1810; R410a, 2100. (D) R22, 2100; R134a, 3900; R404a, 1430; R410a, 1810. (E) R22, 1810; R134a, 1430; R404a, 3900; R410a, 2100. 17. As presses ambientais de projeto de ventilao por insuflamento e/ou exausto de uma sala, de uma cozinha e de um sanitrio, todos interligados diretamente por portas, em termos comparativos, so (A) Sala, +10 Pa; Cozinha, -20 Pa; Sanitrio, -10 Pa (B) Sala, -20 Pa; Cozinha, -10 Pa; Sanitrio, +10 Pa (C) Sala, +10 Pa; Cozinha, - 10 Pa; Sanitrio, -20 Pa (D) Sala, -20 Pa; Cozinha, +10 Pa; Sanitrio, -10 Pa (E) Sala, -10 Pa; Cozinha, -20 Pa; Sanitrio, +10 Pa 18. Leia o enunciado abaixo, que se refere aos dispositivos de guia dos elevadores de cabina. Para projetar trilhos de guia e suas fixaes, considera-se que, durante a embreagem com os detentores de segurana quando os cabos freiam, alm do peso da cabina e do peso da carga, eles devem resistir ao impacto causado pela absoro da energia cintica da queda da cabina carregada. A energia cintica T, devido ao peso da cabina Wcab e ao peso da carga Wcar, dada por:

1 Wcab + Wcar 2 T= v 2 g
onde v a velocidade de translao e g a acelerao da gravidade. Os clculos so baseados na hiptese de que o detentor de segurana com os trilhos causa uma fora nos trilhos sobre o percurso d, o mesmo que cresce de 0 a Fmx com uma relao linear. Prova Tipo 01

(C) Ao comparar diversos tipos de geradores, deve-se especificar a potncia contnua e a potncia mxima que o gerador dever suportar. (D) A bateria de partida o elemento mais fraco do grupo gerador, e por isso dever ser verificada a cada duas semanas quanto a sua condio de carga e ao nvel de cido. (E) O motor deve ser operado, no mnimo anualmente, sob a aplicao de carga, se possvel acima de 50% da carga nominal, at atingir a temperatura operacional. 21. Com relao ao contexto da manuteno de equipamentos e sistemas, pode-se afirmar INCORRETAMENTE que (A) o reparo por necessidade suficiente, se as falhas podem ser corrigidas em um tempo relativamente curto sem considervel tempo de inatividade. Uma condio prvia que aconteam mais danos devido ao atraso na deteco de falhas. Os custos de manuteno so baixos. Para a eliminao rpida de falhas, um estoque relativamente pequeno de peas de reposio deve ser armazenado. (B) a manuteno preventiva planejada usada para equipamentos e sistemas de complexidade mdia, cuja avaria levaria suspenso da produo por um longo tempo, com prejuzos materiais elevados, componentes destrudos e possivelmente com riscos de acidentes. (C) para melhorar a eficincia do sistema de manuteno preventiva planejada, aconselhvel que se realize uma manuteno cclica das partes ou componentes principais. A adequao do ciclo de manuteno deve ser assegurada por uma anlise sistemtica de falhas. (D) a manuteno preventiva com base no exame da condio tcnica aconselhvel principalmente para mquinas complexas e em casos onde o exame de diagnstico e a avaliao inequvoca dos dados medidos podem ser realizados. As condies para o ciclo de manuteno da capacidade nominal devem ser criadas, e o desempenho dos equipamentos principais deve ser registrado. (E) a manuteno preventiva planejada e a manuteno preventiva com base no exame das condies tcnicas , em certos casos, podem ser aplicadas em conjunto. A essncia deste sistema que reparos em intervalos mais curtos do que os resultantes da manuteno preventiva planejada so realizados, dependendo do resultado do exame de diagnstico. 22. Os veculos devem se movimentar com um mnimo de resistncia rodagem, sendo necessrio no s que cada roda gire livremente no seu eixo, mas tambm que a superfcie de contato no solo seja isenta de esforos laterais que deformam o pneu. Os esforos laterais resultam de erros na posio geomtrica das rodas em relao ao solo e ao sentido de movimento. Esta posio acertada atravs de ngulos medidos com relao vertical ou ao eixo longitudinal do veculo, os quais constituem a geometria da direo. A sequncia correta para regulagem dessa geometria

(A) 1.ngulo de inclinao (queda da roda) 2.ngulo de rotao e ngulo de inclinao do eixo 3.ngulo de convergncia da roda 4. ngulo de esteramento (B) 1. ngulo de rotao e ngulo de inclinao do eixo 2. ngulo de inclinao (queda da roda) 3. ngulo de convergncia da roda 4. ngulo de esteramento (C) 1. ngulo de inclinao (queda da roda) 2. ngulo de rotao e ngulo de inclinao do eixo 3. ngulo de esteramento 4. ngulo de convergncia da roda (D) 1. ngulo de esteramento 2. ngulo de rotao e ngulo de inclinao do eixo 3. ngulo de convergncia da roda 4. ngulo de inclinao (queda da roda) (E) 1. ngulo de convergncia da roda 2. ngulo de inclinao (queda da roda) 3. ngulo de rotao e ngulo de inclinao do eixo 4. ngulo de esteramento 23. O exame visual das bandas de rodagem dos pneus de veculos possibilita avaliar a importncia das irregularidades de desgaste da superfcie de contato. Em relao ao desgaste irregular das bandas de rodagem dos pneus, INCORRETO afirmar que

(A) o volume excessivo na calibragem do pneu causa o (B) (C) (D) (E)
desgaste acentuado no centro da banda de rodagem do pneu. o volume insuficiente na calibragem do pneu causa o desgaste acentuado de ambos os lados da banda de rodagem do pneu. o ngulo incorreto de inclinao da roda causa o desgaste acentuado de apenas um lado da banda de rodagem do pneu. a sobrecarga a que o veculo frequentemente submetido causa o desgaste acentuado no centro da banda de rodagem do pneu. a conduo brusca do veculo causa o desgaste dos relevos do pneu em forma de dentes de serra.

24. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito reparabilidade veicular. (A) Na definio de preos pelas seguradoras, os quais sero aplicados aos diversos modelos de veculos, na fase de desenvolvimento de um modelo veicular, o desempenho do veculo sujeito a colises em baixas velocidades avaliado para que se possa averiguar seu custo de reparo. (B) A definio dos valores do seguro veicular baseia-se em muitas caractersticas, tais como custo mdio de reparo do veculo, capacidade que o veculo tem de ser danificado, e quo bem os ocupantes so protegidos durante uma coliso veicular. (C) Um modelo veicular pode ser classificado em relao ao seu custo de reparo, avaliando-se, por exemplo, a capacidade que o veculo tem de ser danificado e a facilidade do seu reparo em termos de tempo e custo.

Prova Tipo 01

(D) H dificuldade para se obter uma estrutura veicular que apresente baixo custo de reparo, mas que atenda tambm aos requisitos de proteo aos pedestres, limites para o disparo do sistema de airbags e bom desempenho do veculo sujeito a colises em altas velocidades. (E) No desenvolvimento de um novo modelo veicular, o desempenho do veculo sujeito a colises em altas velocidades avaliado para averiguar seu custo de reparo, com foco nos componentes de maior custo. Essa avaliao pode ser utilizada na definio de preos pelas seguradoras, os quais sero aplicados aos diversos modelos de veculos. 25. Considere as seguintes afirmaes a respeito da anlise de processos. I. O Regulamento Tcnico um documento aprovado por rgos governamentais no qual se estabelecem as caractersticas de um produto ou dos processos e mtodos de produo a eles relacionados, com incluso das disposies administrativas aplicveis e cuja observncia obrigatria. ABNT NBR, sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, fundamentada no consenso da sociedade, tem carter obrigatrio, e torna-se voluntria quando essa condio estabelecida pelo poder pblico.

Considerando-se que o valor de um equipamento recmfabricado R$ 100.000,00 (cem mil reais) e que seu tempo de vida til de 10 anos, o valor desse equipamento aps 5 anos de uso, mas com uma aparncia de vida de 2 anos de uso, ser de (A) (B) (C) (D) (E) R$ 38.000,00. R$ 62.000,00. R$ 24.000,00. R$ 81.000,00. R$ 20.000,00.

27. No mbito da Engenharia, laudo (A) a constatao de um fato, mediante exame e descrio detalhada dos elementos constituintes, sem averiguao das causas que o motivaram. (B) a tomada de deciso ou posio entre alternativas controversas, sem maior averiguao dos elementos constituintes. (C) a determinao subjetiva do valor qualitativo ou quantitativo de um bem ou de um direito. (D) a apurao das causas que motivaram determinado evento, sem expor as concluses. (E) a pea na qual o perito relata o que observou e apresenta as suas concluses ou avalia o valor de coisas ou direitos. 28. Existem princpios fundamentais e medidas de proteo para prevenir acidentes e doenas do trabalho nas fases de projeto e de utilizao de mquinas e equipamentos. Dentre essas medidas, INCORRETO incluir (A) (B) (C) (D) as medidas de proteo coletiva. as medidas administrativas ou de organizao do trabalho. as medidas de proteo individual. o uso temporrio de reas de circulao em operaes de carga/descarga de materiais. (E) a aquisio de equipamentos cuja concepo atenda ao princpio de falha segura.

II.

III. NR, sigla de Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, tem carter obrigatrio. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas II. Apenas I e III. Apenas I. Apenas II e III. I, II e III.

26. O valor de um equipamento usado pode ser determinado subtraindo-se do valor do equipamento recm-fabricado a depreciao acumulada. A depreciao acumulada DA de um equipamento, at o momento em que o equipamento apresenta determinada vida aparente, Vap , pode ser avaliada atravs da expresso

29. A alternativa que apresenta a associao INCORRETA entre o sintoma do defeito no veculo e sua respectiva localizao. (A) Veculo puxando para os lados quando o freio acionado Sistema de direo (B) Motor de arranque sem potncia para girar a rvore de manivelas Bateria (C) Direo imprecisa, freios perdem eficincia, veculo pula Amortecedores (D) Direo imprecisa, desgaste irregular nos pneus dianteiros Rodas desalinhadas (E) Acelerao fraca, com falhas, rudo na parte superior do motor Vlvulas 30. Dentre as possibilidades de indicao de causas de superaquecimento de um motor de um veculo, INCORRETO citar (A) (B) (C) (D) (E) a obstruo parcial do radiador. os freios ineficientes. os problemas no sistema de lubrificao. a ignio desregulada. o termostato fechado.

DA =

Vap (2 N Vap + 1)D p

2
Dp =

sendo

2(Vn VR ) N (N 1)

onde, DA = depreciao acumulada do equipamento Vap = vida aparente do equipamento, em anos N = vida til do equipamento, em anos Dp = fator ou parcela de depreciao anual do equipamento Vn = preo de aquisio atual do equipamento novo VR = valor residual (assumido neste caso como 10% de Vn)

Prova Tipo 01

LEGISLAO 31. Considere as definies listadas abaixo. I. Pessoas jurdicas de Direito Privado que, por lei, so autorizadas a prestar servios ou realizar atividades de interesse coletivo ou pblico, mas no exclusivos do Estado, de que so exemplos SESI, SESC e SENAI. Pessoas jurdicas de Direito Pblico que integram a estrutura constitucional do Estado e tm poderes polticos e administrativos, integrando esta categoria, por exemplo, o Distrito Federal. 33. Considere as afirmaes abaixo. I. No tocante ao controle judicial da Administrao Pblica, no possvel excluir da apreciao do Poder judicirio qualquer leso ou ameaa a direito. O controle legislativo da Administrao Pblica pode ser exercido pelo Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Cmara de Vereadores, assim como pelas comisses parlamentares, e destina-se no aos interesses individuais eventualmente em questo, mas aos da comunidade em geral.

II.

II.

III. Pessoas jurdicas de Direito Privado que podem assumir a forma de economia mista, por exemplo, com a finalidade de exercer atividade econmica de relevante interesse coletivo; sua criao deve ser autorizada por lei especfica, e ao Poder executivo cabem as providncias complementares para sua instituio. IV. Pessoas jurdicas de Direito Pblico, de natureza meramente administrativa, criadas por lei especfica, para a realizao de atividades, obras ou servios descentralizados da entidade estatal que as criou. Essas definies correspondem, de I a IV, respectivamente, a (A) entidades empresariais, entidades estatais, entidades paraestatais e entidades autrquicas. (B) entidades paraestatais, entidades estatais, entidades empresariais e entidades autrquicas. (C) entidades paraestatais, entidades autrquicas, entidades empresariais e entidades estatais. (D) entidades autrquicas, entidades estatais, entidades empresariais e entidades paraestatais. (E) entidades empresariais, entidades paraestatais, entidades autrquicas e entidades estatais. 32. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos atos administrativos. (A) Atos administrativos discricionrios so aqueles em que a Administrao possui margem considervel de liberdade na escolha de seu contedo, destinatrio, convenincia, oportunidade e modo de realizao. (B) Atos administrativos vinculados so aqueles para os quais a lei estabelece os requisitos e as condies para sua realizao, restringindo quase que completamente a liberdade da Administrao Pblica na sua execuo. (C) Denomina-se permisso o ato administrativo vinculado e definitivo pelo qual o poder pblico, cumpridas as exigncias legais, faculta ao interessado o desempenho de atividade ou a realizao de determinados atos. (D) Ato revogvel aquele que somente a Administrao, a partir dos critrios da convenincia, oportunidade ou justia, pode invalidar, caso em que se devem respeitar, de regra, os efeitos produzidos at ento. (E) Deve-se diferenciar o ato punitivo proveniente da administrao Pblica (que pode ser externo ou interno, conforme se destine ao administrado ou a servidor pblico), fundado sobre um ilcito administrativo, do ato punitivo do Estado, que tem por pressuposto o cometimento de um ilcito criminal. Prova Tipo 01

III. A Constituio Federal consagrou a responsabilidade civil objetiva da Administrao, em que, na reparao do dano, no se leva em conta a verificao da culpa na atuao lesiva dos agentes pblicos e seus delegados. IV. O controle que a prpria Administrao realiza em relao a sua atividade , de forma geral, uma anlise da legalidade e do mrito dos atos administrativos; um dos desdobramentos desse controle a possibilidade de a Administrao anular ou revogar tais atos. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, III e IV. I, II, III e IV. Apenas II e IV. Apenas II, III e IV. Apenas II e III.

34. Um determinado indivduo, detentor apenas de um cargo de confiana no governo municipal, recebe de um particular uma estadia gratuita em hotel de luxo para que, no exerccio de suas atribuies, facilite a liberao de um alvar para a edificao de um prdio, o que acaba efetivamente ocorrendo. Assinale a alternativa CORRETA com relao a tal situao e matria de improbidade administrativa. (A) O ato em questo no configura improbidade administrativa por no se ter verificado qualquer leso economicamente afervel ao errio municipal. (B) Embora o ato configure, em tese, improbidade administrativa, as penas da Lei n 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) no atingem o detentor do cargo em confiana por que este no se enquadra no conceito de agente pblico, nos termos da legislao mencionada, em virtude da transitoriedade de seu cargo. (C) Cumpre pessoa jurdica interessada, uma vez apurada a prtica do ato em questo, dar cincia deste ao Ministrio Pblico, para que, na condio de nico legitimado ativo, promova a ao de improbidade administrativa. (D) Proposta a ao de improbidade, no ser vivel a realizao, no seu curso, de transao, acordo ou conciliao entre as partes, ainda que ausente qualquer dano ao errio, em razo da expressa vedao legal nesse sentido. (E) Uma vez condenado por improbidade administrativa, figuram entre as cominaes aplicveis ao agente pblico a perda da funo pblica e dos direitos polticos.

35. Considere as afirmaes abaixo. I. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais disponveis. Ao membro do Ministrio Pblico vedado o exerccio de qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio.

37. Considere as seguintes definies, constantes do Estatuto e Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar Estadual n 10.098/94). I. Forma de investidura do servidor estvel em cargo de atribuies e responsabilidades mais compatveis com sua vocao ou com as limitaes que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, podendo ser processada pedido ou "ex-officio". Retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificada, por junta mdica oficial, a insubsistncia dos motivos determinantes da aposentadoria.

II.

III. Ao membro do Ministrio Pblico garantida a inamovibilidade para que se lhe preserve a independncia funcional, tratando-se de prerrogativa afastvel apenas por deciso judicial definitiva. IV. O Procurador-Geral de Justia o chefe do Ministrio Pblico e ser nomeado pelo Governador do Estado, para um mandato de 2 anos, permitida uma reconduo por igual perodo, dentre os candidatos eleitos por voto secreto pelos membros da instituio e indicados em lista trplice, devendo ser respeitada, na escolha pelo Governador, a ordem decrescente de votao. V. Constituem rgos de Administrao do Ministrio Pblico, dentre outros elencados na legislao, o Colgio de Procuradores de Justia, a Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico as Promotorias de Justia. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, II e IV. Apenas I, III, e IV. Apenas II e V. Apenas III e V. Apenas I, II e III.

II.

III. Retorno do servidor estvel ao seu cargo anterior em decorrncia, por exemplo, da reintegrao do servidor que era titular do cargo ora ocupado. IV. Retorno atividade do servidor em disponibilidade, a dar-se, obrigatoriamente, em cargo de atribuies e vencimento compatveis com o anteriormente ocupado. Essas definies correspondem, de I a IV, s seguintes formas de provimento de cargo pblico, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) readaptao, reconduo, reverso e aproveitamento. readaptao, reverso, reconduo e aproveitamento. aproveitamento, readaptao, reconduo e reverso. reconduo, reverso, readaptao e aproveitamento. aproveitamento, reverso, reconduo e readaptao.

38. Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos, segundo o tratamento que lhes d a Constituio Federal. (A) livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. (B) So direitos sociais a propriedade, a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. (C) So inviolveis a intimidade, a propriedade privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. (D) Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade. Esse direito, por ser personalssimo, no admite hipteses restritivas. (E) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, admitida a censura prvia nos termos de Lei Complementar. 39. NO constitui rgo do Poder Judicirio brasileiro (A) o Conselho Nacional de Justia. (B) o Superior Tribunal de Justia. (C) a Procuradoria-Geral de Justia. (D) os Tribunais e Juzes Militares. (E) os Tribunais e Juzes Eleitorais.

36. Assinale a alternativa que NO corresponde a uma das atuaes funcionais legais de um Promotor de Justia. (A) Impetrar habeas corpus e mandado de segurana e requerer correio parcial, inclusive perante os Tribunais locais competentes. (B) Oficiar perante a Justia Eleitoral de primeira instncia, com as atribuies do Ministrio Pblico Eleitoral previstas na Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio que forem pertinentes, alm de outras estabelecidas na legislao eleitoral e partidrias. (C) Manifestar-se, como fiscal da lei, nos processos em que sua presena seja obrigatria. (D) Instaurar e presidir sindicncias relativas aos servidores sob sua chefia imediata, quando tomar conhecimento de que tenham cometido alguma falta funcional. (E) Promover o inqurito civil e a ao civil pblica, na forma da lei, podendo, para instruo daquele, expedir notificaes para colher depoimento ou esclarecimentos e, em caso de no-comparecimento injustificado, requisitar conduo coercitiva, inclusive pela Polcia Civil ou Militar, ressalvadas as prerrogativas previstas em lei.

Prova Tipo 01

40. Considere as seguintes afirmaes sobre a organizao do Estado e dos Poderes. I. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. II. vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico. III. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. IV. So estveis, aps trs anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, e somente perdero o cargo em virtude da sentena judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. V. O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, se investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; por outro lado, se investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I e III. Apenas I, II e IV. Apenas III e V. Apenas I, IV e V. I, II, III, IV e V. INFORMTICA 41. Considere as seguintes afirmaes sobre hardware e software e sua interao. I. O software pode ser atualizado via Internet atravs de download. II. O hardware pode ser atualizado via Internet atravs de download. III. Drivers so pequenos programas que fazem a comunicao entre o Sistema Operacional e o hardware do microcomputador. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas III. Apenas I e III. Apenas I. Apenas II. I, II e III.

(B) No Windows XP, o Windows Explorer no permite nomear arquivos que contenham quaisquer dos caracteres \ / : * ? " < > | na sua denominao. (C) No Windows XP, para MOVER arquivos ou pastas arrastando-os, abra o Windows Explorer, localize os arquivos ou as pastas desejados, certifique-se de que o seu local de destino est visvel, selecione-os e arraste-os com o Mouse e a tecla CTRL pressionados at o local de destino. (D) No Windows XP, para COPIAR arquivos e/ou pastas arrastando-os, abra o Windows Explorer, localize os arquivos e/ou as pastas desejados, certifique-se de que o seu local de destino est visvel, selecione-os e arraste-os com o Mouse e a tecla SHIFT pressionados at o local de destino. (E) No Windows Seven, necessrio ser Administrador Local do microcomputador para utilizar o Windows Explorer. 43. No Microsoft Office Word 2007, NO se pode, (A) comparar duas verses de um documento, viabilizando detectar possveis alteraes realizadas, mostrando textos excludos, inseridos ou movidos, em uma terceira verso do documento. (B) inspecionar o documento para verificar se existem metadados ocultos ou informaes pessoais no documento. (C) editar documentos em formato .pdf. (D) evitar ou remediar a perda de trabalhos caso o programa deixar de responder adequadamente atravs do recurso de Autorrecuperao. (E) garantir a autenticidade, a integridade e a origem do documento, acrescentando assinatura digital ao documento. 44. Com relao s referncias absolutas, relativas e mistas de clulas em frmulas nas planilhas do Microsoft Excel 2007, correto afirmar que (A) B1 = A$1 exemplo de uma frmula com Referncia Relativa. (B) B1 = A$1$ exemplo de uma frmula com Referncia Absoluta. (C) B1 = $A$1 exemplo de uma frmula com Referncia Absoluta. (D) B1 = A1 exemplo de uma frmula com Referncia Mista. (E) B1 = A1$ exemplo de uma frmula com Referncia Mista. 45. O Microsoft Excel 2007 exibe o erro #DIV/0! em uma ou mais clulas de uma planilha. Com relao s possveis causas, correto afirmar que I. a clula contm uma frmula que realiza uma diviso explcita por zero (0). Por exemplo, =5/0. II. foi executada uma macro que usa uma funo ou uma frmula que retorna o erro #DIV/0!. III. a clula usa uma referncia outra clula que contm uma frmula que realiza uma diviso explcita por zero (0). Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas I e III. I, II e III. Apenas III.

42. Assinale a alternativa correta quanto ao uso do Windows Explorer (Windows XP e Windows Seven). (A) No Windows XP, para atribuir uma Letra da Unidade a uma pasta ou computador da rede, basta abrir o Windows Explorer e escolher as opes Ferramenta, Opes de pasta e Mapear unidade de rede na Barra de Menus. Prova Tipo 01

46. Assinale a alternativa que NO corresponde ao correto uso dos recursos de pesquisa na Internet do Google. (A) O Google ignora palavras e caracteres comuns como onde, o, a, como e outros dgitos e letras que afetam o desempenho da pesquisa sem melhorar os resultados. Se uma palavra comum for essencial para obter os resultados desejados, coloque o sinal "*" antes dessa palavra. Por exemplo: [ queijo *goiabada ]. (B) Para usar a funo de calculadora integrada do Google, basta inserir o clculo que voc gostaria que fosse feito na caixa de pesquisa. Por exemplo: [ (5*9)+3= ]. (C) Voc pode usar o Google para converter diferentes unidades de medida de altura, peso e massa, entre outras. Basta inserir a converso desejada na caixa de pesquisa que o Google far o resto. Por exemplo: [ 10,5 cm em pol ]. (D) Para usar o nosso conversor de moeda, basta inserir a converso que voc gostaria de fazer na caixa de pesquisa do Google e ser fornecida a resposta diretamente na pgina de resultados. Por exemplo: [ 250 libras em reais ]. (E) O software de correo ortogrfica do Google verifica automaticamente se a sua consulta usa a ortografia mais comum de uma determinada palavra. Se o programa considerar que voc provavelmente teria melhores resultados com uma ortografia alternativa, far a pergunta "Voc quis dizer: (ortografia mais comum)?". Clique na ortografia sugerida para iniciar uma pesquisa do Google para esse termo.

48. O servio de Webmail est disponvel (A) unicamente atravs de um Software cliente de e-mail, como o Mozilla Thunderbird, para microcomputadores conectados Internet. (B) em microcomputadores com acesso Internet e Navegador de Internet instalado. (C) unicamente em microcomputadores com os servidores SMTP e POP3 configurados. (D) unicamente em microcomputadores com o servidor SMTP configurado. (E) unicamente em microcomputadores com o servidor de POP3 configurado. 49. As ferramentas CAD (Computer Aided Design) representam significativo ganho de produtividade para diversas reas de atuao. Com relao ao programa AutoCAD 2008, na manipulao de layers, assinale a opo INCORRETA. (A) Para desligar um layer, abra a lista de layers e aperte na pequena lmpada do layer a ser desligado. Todos os objetos na camada sumiro, mas ainda podero ser rastreados. (B) Para travar um layer, abra a lista de layers e aperte no pequeno cadeado a ser travado. Embora visvel nenhum objeto poder ser modificado. (C) Para congelar um layer, abra a lista de layers e aperte no pequeno sol ao lado da camada a ser congelada. Os objetos desaparecero da tela e no podero ser mais rastreados. (D) Para impedir a impresso de um layer, abra a lista de layers e aperte na pequena impressora/ploter ao lado do layer desejado. (E) Para excluir um layer com objetos, renomear ou modificar suas propriedades, abra a janela Layer Properties Manager e modifique, pela caixa de dilogo, as propriedades desejadas ou exclua a layer atravs do comando Delete Layer (CTRL+D). 50. Considere as seguintes afirmaes a respeito da utilizao do AutoCAD 2008. I. O comando offset permite a criao de cpias paralelas a entidades previamente selecionadas, determinando tambm a distncia entre as mesmas. A entidade gerada com o comando offset mantm as mesmas caractersticas da entidade selecionada, isto , tipo de linha, cor, espessura, etc. II. Ao se acionar o comando fillet, especificar, para ele, o raio zero (0.0) e, em seguida, clicar em duas linhas geradas pelo comando line, essas linhas sero convertidas em polyline, passando a constituir uma nica entidade geomtrica. III. A sequncia insert/block permite inserir blocos de desenho independentemente de eles terem sido criados no arquivo no qual se est trabalhando. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas I e III. I, II e III. Apenas II. Apenas III.

47. Considere as seguintes afirmaes a respeito do dispositivo de proteo do ambiente de rede, Firewall. Firewall um software ou hardware que verifica informaes vindas da Internet ou de uma rede e, em seguida, bloqueia ou permite a passagem destas informaes para o seu computador, dependendo de como esteja configurado. II. Vrus de e-mail vm anexados a mensagens de correio eletrnico. Um Firewall pode determinar o contedo do email e proteg-lo contra esses tipos de vrus. Voc deve usar um Firewall para varrer e apagar anexos suspeitos de e-mail antes de abri-lo. Mesmo tendo um Firewall ativo, no se deve abrir um anexo de e-mail de fonte no conhecida e segura. III. Um Firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como Worms) obtenham acesso a um computador atravs de uma rede ou da Internet. Pode, tambm, ajudar a impedir um computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas III. Apenas I e III. I, II e III. Apenas I. Apenas II. I.

Prova Tipo 01

10

LNGUA PORTUGUESA

Instruo: As questes 51 a 60 esto relacionadas ao texto abaixo. 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Parece que Darwin hoje incomoda tanto quanto Galileu em sua poca. Alguns pretendem dar ao "Criacionismo" status de cincia, colocando-o como teoria alternativa ao "Darwinismo". Nada mais pobre do ponto de vista espiritual e intelectual do que confundir cincia com religio: a f de foro ntimo, e de cada um; a cincia busca o entendimento da natureza, e no h nesse ato qualquer atitude de crena em dogmas religiosos. Assim, Darwin vtima do obscurantismo, pois suas ideias tendem a ser negadas pelo pblico leigo, como se pertencessem a um lado diablico da humanidade. H, no entanto, uma outra vtima do obscurantismo: Albert Einstein. Lido por poucos, virou lenda, e a ele se atribuem ideias estapafrdias. A mais engraada a da relatividade: Tudo relativo", dizem os leitores descuidados, e um interminvel rolo de enganos vai subscrever-se ________ glria de Einstein. O que ele procurava quando enunciou sua "Teoria da Relatividade Especial" era salvar o princpio de Galileu, aplicado ________ leis do eletromagnetismo. Galileu, que passou um ________ bocado nas mos de obscurantistas, enunciou o Princpio da Relatividade, que diz: "As leis fsicas so as mesmas para qualquer referencial inercial". Ou seja, o chamado princpio da relatividade trata da invarincia de leis, mesmo que os referenciais produzam medies diferentes para certas grandezas fsicas. Ao unificar os resultados de Michelson e Morley sobre o fato de que a luz no necessita suporte material para se propagar com as equaes de Lorentz para clculo de velocidades relativas e com o fato de a velocidade da luz independer do referencial, Einstein concluiu que as leis do eletromagnetismo tambm so as mesmas para todos os referenciais inerciais. Sabe-se que, como todo ser humano, Einstein, ao longo de sua carreira, errou certas coisas. Seu erro maior, ________ , foi ter mantido o nome de Teoria da Relatividade para seu trabalho, e no t-lo mudado para Teoria da Invariabilidade.
Adaptado de: PIQUEIRA, Jos Roberto Castilho. Relatividade no muito relativa. Disponvel em: < http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESCV/edicoes/0/Artigo154818-1.asp>. Acesso em: 5 mar. 2011

51. Assinale a alternativa que, de acordo com a norma culta, preenche corretamente as lacunas das linhas 06, 07, 09 e 15. (A) (B) (C) (D) (E) pelas mau alm isso a pelas mal portanto a as s s mau portanto mal contudo mau contudo

Quais esto corretas, de acordo com o texto? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas III. Apenas II e III. Apenas I. Apenas II. I, II e III.

53. Considere as seguintes afirmaes sobre concordncia entre segmentos do texto. I. II. A substituio de Alguns (l. 01) por O pblico leigo exigiria alterao em duas outras alteraes no perodo. A substituio de ideias (l. 04) por um iderio acarretaria alterao em duas outras palavras na orao.

52. Considere as afirmaes abaixo. I. Em pocas diferentes, tanto Darwin quanto Galileu rejeitaram a ideia de que a origem do universo seria fruto da criao divina. Galileu foi duramente perseguido pelos obscurantistas que eram contrrios ideia de que as leis fsicas podem variar.

III. A substituio de os leitores (l. 06) por o leitor exigiria alterao em uma outra palavra na orao. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. Apenas III. Apenas I. Apenas II. Apenas I e II.

II.

III. Em sua Teoria da Relatividade Especial, Einstein aplica a outras referncias, o Princpio da Relatividade enunciado por Galileu.

Prova Tipo 01

11

54. Considere as seguintes afirmaes sobre a formao de palavras do texto. I. As palavras Criacionismo (l. 01) e obscurantismo (l. 04), formadas com o sufixo ismo, designam, respectivamente, doutrina e atitude ideolgicas. O sufixo al, presente nas palavras espiritual (l. 02) e referencial (l. 13), serve para formar adjetivos ou substantivos a partir de adjetivos.

) As vrgulas colocadas antes e depois da sequncia como todo ser humano (l. 15) poderiam ser suprimidas sem prejuzo do significado e da correo da orao. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) (E) VV VF FF FV FV F F. F V. V F. V V. V F.

II.

III. O prefixo de independer (l. 13) tem o mesmo sentido do prefixo de irreal. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas III. Apenas I. Apenas I e III. Apenas II. I, II e III.

57. Considere as seguintes afirmaes sobre formas verbais empregadas no texto. I. II. A substituio da forma verbal busca (l. 03) por dedicase no acarretaria qualquer outra mudana na frase. A substituio da forma verbal trata (l. 10) por diz respeito implicaria a substituio de da por .

55. Considere as seguintes propostas de modificao de segmentos do texto, desconsiderando questes de emprego de letra maiscula. 1. 2. 3. Inserir o segmento No h imediatamente antes de Nada (l. 02). Inserir a preposio de imediatamente depois de concluiu (l. 13). Inserir o segmento o de imediatamente depois de foi (l. 15). Quais propostas mantm a correo e o sentido do texto? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas 1. Apenas 1 e 3. 1, 2 e 3. Apenas 2. Apenas 3.

III. A substituio da forma verbal necessita (l. 12) por carece implicaria a insero da preposio de antes de suporte material (l. 12). Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas II e III. I, II e III. Apenas I. Apenas II. Apenas III.

58. Considere as seguintes propostas de reescrita para o perodo das linhas 03-04. 1. Portanto, Darwin vtima do obscurantismo, porque o pblico leigo tende a negar as ideias dele, como se fossem prprias de um lado diablico da humanidade. Assim sendo, Darwin vtima do obscurantismo, visto que h a tendncia de que suas ideias sejam negadas pelo pblico leigo, como se pertencessem a um lado diablico da humanidade. Desse modo, como se pertencesse a um lado diablico da humanidade, Darwin tornou-se vtima do obscurantismo, uma vez que o pblico leigo tem a tendncia de negar suas ideias. Quais propostas de reescrita so equivalentes, em termos de sentido, ao referido perodo? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas 3. Apenas 1. Apenas 2. Apenas 1 e 2. 1, 2 e 3.

2.

56. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, relativas ao uso de sinais de pontuao no texto. ( ) O ponto-e-vrgula da linha 03 poderia ser substitudo por ponto final, iniciando-se o perodo seguinte com letra maiscula, sem prejuzo do significado e da correo textuais. ( ) A vrgula colocada depois de lenda (l. 05) poderia ser substituda por ponto final, iniciando-se a frase seguinte com E, sem prejuzo do significado e da correo da orao. 3.

( ) O ponto final da linha 10 poderia ser substitudo por pontoe-vrgula, iniciando-se o perodo seguinte com letra minscula, sem prejuzo do significado e da correo da orao.

Prova Tipo 01

12

59. Considere as seguintes propostas de substituio de segmentos do texto. 1. 2. 3. Substituir o segmento se atribuem (l. 05) por so atribudas. Substituir o segmento mesmo que (l. 10) por embora. Substituir a palavra todo (l. 15) por qualquer. Quais propostas manteriam a correo e o sentido do segmento original? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas 1. Apenas 2 e 3. 1, 2 e 3. Apenas 2. Apenas 3.

60. Considere, abaixo, as propostas de reescrita para o discurso indireto do seguinte segmento, adaptado do texto. como se Einstein tivesse dito: Quero salvar o princpio da relatividade proposto por Galileu, mas minha teoria concentra-se nas leis do eletromagnetismo. 1. como se Einstein tivesse dito que queria salvar o princpio da relatividade proposto por Galileu, mas que sua teoria se concentrava nas leis do eletromagnetismo. como se Einstein tivesse dito que quis salvar o princpio da relatividade proposto por Galileu, mas que a teoria dele estava concentrada nas leis do eletromagnetismo. como se Einstein tivesse dito querer salvar o princpio da relatividade proposto por Galileu, mas que sua teoria se concentrou nas leis do eletromagnetismo. Quais propostas esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) 1, 2 e 3. Apenas 1. Apenas 1 e 3. Apenas 2. Apenas 1 e 2.

2.

3.

Prova Tipo 01

13

Das könnte Ihnen auch gefallen