Sie sind auf Seite 1von 17

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

o Introduo
Origens dos Jogos Olmpicos modernos, em Olmpia, Grcia, sculo VIII A.C. Locais dos Jogos Pan-helnicos: Olmpia, Delfos, Corinto e Nemeia Histria e Mitologia: esclarecimentos sobre o nascimento dos Jogos Aplicao da trgua sagrada: paz entre as cidades Sumrio de Olmpia, o mais importante dos locais de Jogos Pan-helnicos Competies atlticas noutros locais da Grcia.

o O Atleta
Identificao do atleta pela sua nudez, um smbolo de equilbrio e harmonia Ginsio e palestra: a educao do corpo e da mente Higiene e sade corporal. Critrios para a participao nos Jogos Excluso das mulheres Seleco e treino A caminho de Olmpia O juramento dos atletas e dos juzes Batota e multas.

o Desportos no programa
O programa Olmpico como referncia Corridas a p, disco, dardo, luta, pancrcio, pentatlo e corridas a cavalo Retratos de atletas famosos Msica e canto: uma particularidade dos Jogos Pticos em Delfos.

o A Recompensa dos vencedores


Os prmios atribudos nos Jogos Pan-helnicos Grinaldas, fitas, folhas de palmeira A personificao da Vitria: Nike, a deusa alada Privilgios do vencedor no regresso a casa Glria e honra Prmios recebidos nos concursos locais Superioridade de uma vitria nos Jogos Pan-helnicos.

o O Fim dos Jogos


Mais de 1.000 anos de existncia O sucesso dos Jogos Esprito e valores das competies Olmpicas Perodo de declnio Abolio dos Jogos no ano de 393 Destruio de Olmpia Redescoberta do local no sculo XIX.

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

Introduo

OLMPIA, BERO DOS JOGOS OLMPICOS


Os Jogos Olmpicos, tal como hoje os conhecemos,
Moderna] [ver documento Os Jogos Olmpicos da Era

tm uma longa histria que remonta antiguidade.

Tudo comeou no Peloponeso, na Grcia, h cerca de 3.000 anos. As competies desportivas eram organizadas em Olmpia e foram baptizadas por referncia ao local onde se celebravam, da o nome de Jogos Olmpicos. Ningum sabe exactamente quando comearam, mas a data de 776 A.C. quase sempre referida como a primeira meno escrita das competies. Estes Jogos eram realizados, no mesmo lugar, de quatro em quatro anos. Este quadrinio adquiriu o nome de Olimpada e era utilizado como calendrio: o tempo era contado em Olimpadas, em vez de anos.

OS JOGOS PAN-HELNICOS
Os Jogos organizados em Olmpia levaram ao desenvolvimento dos Jogos PanHelnicos. Estes incluam: - Os Jogos em Olmpia (Jogos Olmpicos) - Os Jogos em Delfos (Jogos Pticos) - Os Jogos em Corinto (stmicos) - OS Jogos em Nemeia (Jogos Nemeianos)

Pgina

2
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

Estes Jogos eram especiais porque constituiam um ponto de reunio do mundo Grego (pan = todos, hellene = grego), num tempo em que a Grcia no era um nico Estado, mas uma srie de cidades-estado (comunidades politica e economicamente independentes). Desde a Grcia ou das colnias (em Itlia, Norte de frica e sia Menor), as pessoas viajavam para participar ou assistir a estes Jogos, inspiradas pelo sentimento partilhado de pertencerem mesma cultura ou religio. Deve ser notado que, os quatro Jogos Pan-Helnicos, nunca eram realizados durante o mesmo ano. difcil saber, exactamente, o que deu origem a estes Jogos. A mitologia mistura-se com a histria, e os eventos que aconteceram nesse tempo so, muitas vezes, explicados como consequncias de interveno divina. Este foi o caso dos Jogos Pan-helnicos, para os quais h numerosas histrias que tentam explicar a sua origem.

A TRGUA SAGRADA
Por ocasio dos Jogos Pan-Helnicos era proclamada uma trgua sagrada. Os mensageiros (spondorophori) iam de cidade em cidade, anunciando a data das competies. Eles apelavam para que todas as guerras fossem interrompidas, antes, durante e depois dos Jogos, de forma a permitir que os atletas, bem como os espectadores, viajassem para e de volta dos Jogos em total segurana. O clima de paz era considerado importante durante o Pgina

perodo de competio.

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade JOGOS PARA OS DEUSES


Os Jogos Pan-Helnicos eram de grande importncia religiosa. Cada um dos Jogos era celebrado em honra de um Deus especfico: - Zeus, o rei dos Deuses, em Olmpia e Nemeia - Apolo, Deus da luz e da razo, em Delfos - Poseidon, Deus do mar e dos cavalos em Corinto Durante os concursos desportivos, considerava-se que a vitria era decidida pelos Deuses.

SUMRIO DO LOCAL EM OLMPIA


Dos quatro Jogos Pan-Helnicos, os de Olmpia eram os mais importantes. Olmpia no era uma vila ou uma cidade, mas um santurio. O local era constitudo por uma rea sagrada, o Altis, marcado por uma muralha fronteiria, e uma rea secular (no religiosa). A rea sagrada continha os templos, incluindo um dedicado a Zeus, os altares, nos quais os sacrifcios eram feitos, e as tesourarias, pequenos edifcios erguidos pelas cidadesestado nos quais eram guardadas preciosas oferendas (ex: vasos e esttuas). A rea secular ficava do lado de fora da muralha fronteiria. L situavam-se as reas de treino e de competio, alm de todos os edifcios utilizados para a administrao dos Jogos ou para receber convidados importantes. Apenas os sacerdotes e o pessoal responsvel pela manuteno do santurio viviam em Olmpia. Na altura das competies a atmosfera era muito diferente. Para alm de atletas e espectadores, afluam ao local todo o gnero de mercadores: estima-se que o nmero de pessoas presentes nos Jogos Olmpicos ultrapassasse as 40.000.

Pgina

4
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

FESTIVAIS E CONCURSOS NOUTRAS PARTES DA GRCIA


Alm dos Jogos Pan-Helnicos, eram organizadas outras competies desportivas. Por todo o lado, na Grcia e nas colnias, existiam numerosas competies locais, algumas mais conhecidas que outras. Organiz-las era um ponto de honra para cada cidade.

O estatuto dos Jogos Pan-helnicos e o grande nmero de competies locais ilustra a importncia do exerccio fsico e do esprito de competio na sociedade da Antiga Grcia.

Pgina

5
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

O Atleta

As descries que aparecem na literatura antiga, bem como os objectos encontrados em escavaes arqueolgicas (esculturas, vasos, moedas e ferramentas), ajudam-nos a saber mais sobre os atletas na Antiguidade. Quando se observa uma escultura ou uma cena pintada num vaso, fcil identificar o atleta pela sua nudez. Na verdade, quer nos treinos, quer nas competies, os atletas estavam sempre nus, para ilustrar o ideal de harmonia entre o corpo e a mente. De acordo com este ideal, apenas se poderia desenvolver a mente se o corpo fosse, tambm ele, treinado. Esta ideia encontrada novamente no iderio romano, evidenciado pela famosa frase mens sana in corpore sano (mente s em corpo so).

GINSIO E PALESTRA
Havia um ginsio e uma palestra em todas as cidades gregas. Estes locais eram onde os atletas treinavam e os jovens rapazes eram educados. Tratava-se de uma educao completa, que inclua exerccio para o corpo e para a mente. Educao fsica, msica, aritmtica, gramtica e leitura faziam parte do programa.

HIGIENE E SADE CORPORAL


Pgina

Quando chegavam ao ginsio ou palestra, os atletas despiam-se por completo. Sem a proteco de uma pea de roupa, eles tinham de tomar especial cuidado com a pele.
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade


Para se preparar para o treino, o atleta cobria o corpo com azeite e depois com p de areia fina. A combinao do azeite e da areia, ajudava a regular a temperatura do corpo, bem como proporcionava proteco do Sol e do basto que o treinador utilizaria se ele no desempenhasse o exerccio correctamente! Depois dos eventos, o atleta usava o seu strigilis, um
JOGOS PARA MULHERES

instrumento curvo, para remover o suor, o azeite e a areia da pele. Depois, terminava a limpeza com uma esponja e gua. Durante as competies, os atletas preparavam-se e limpavamse da mesma forma.
s mulheres no era autorizada a participao nos Jogos Olmpicos, e apenas eram admitidas como espectadores se fossem solteiras. Todavia, isto no significava que no praticassem desporto. H provas de que em Olmpia, e noutros locais da Antiguidade, eram organizados concursos de corrida femininos.

O equipamento que o atleta necessitava era extremamente simples: - um aryballos, uma espcie de pequena garrafa, quase sempre de barro, contendo azeite - um strigilis - uma esponja Estes eram mantidos juntos por um anel que o atleta prendia parede do ginsio ou da palestra.

UM ESPECTADOR ESPECIAL Uma mulher sobressaa da multido. Ela era a Sacerdotiza de Demeter (a deusa da agricultura e da fertilidade). Ela ocupava um lugar em frente bancada dos rbitros.

PARTICIPAO NOS JOGOS


Havia trs pr-requisitos para participar nos Jogos: ser homem, de origem grega e livre. As mulheres, os escravos e os estrangeiros estavam excludos. A maior parte dos atletas vinham de famlias abastadas. Embora no possamos falar propriamente de amadores ou profissionais, sabemos hoje que apenas aos melhores era permitida a participao nos Pgina

Jogos. Os participantes treinavam individualmente durante vrios meses, antes de viajarem para Elis, a cidade qual pertencia Olmpia,

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade


quatro semanas antes dos Jogos, para se juntarem aos restantes concorrentes. Neste ponto, era feita uma seleco final: apenas aqueles que eram escolhidos poderiam competir em Olmpia. Os atletas faziam um juramento, tal como os rbitros. Prometiam participar nas competies de uma forma honrada, obedecendo s regras.

BATOTA E MULTAS Alguns atletas nem sempre respeitavam o seu juramento e tentavam vencer pelo recurso a meios no autorizados. Este tipo de batota era punido e os atletas desonestos tinham de pagar multas. Com este dinheiro, eram erguidas esttuas de Zeus, conhecidas como Zanes. Cada uma dessas esttuas era colocada ao longo da passagem que conduzia ao estdio, com o nome do batoteiro inscrito na base. Para chegar ao local de competio, os atletas tinham de passar pelas esttuas. Isto lembrava-os do exemplo que no deviam seguir!

ATLETAS FAMOSOS
Se o exerccio fsico era uma parte importante da educao na Antiguidade havia, no entanto, atletas altamente especializados que seguiam programas de treino e participavam em muitas provas. Os nomes de alguns grandes campees ainda hoje so conhecidos. Abaixo esto os perfis de alguns deles: O famoso lutador Milo de Crotone (colnia grega na actual Itlia), foi a principal figura durante a segunda metade do sculo VIII AC. Ele venceu seis vezes em Olmpia, sete em Delfos, dez em Corinto e nove em Nemeia! Tornou-se no mais galardoado atleta da antiguidade, Pgina

PERIODONIKES

Um atleta podia ser vencedor nos quatro locais dos Jogos Pan-Helnicos. Nesse caso, eralhe atribudo o ttulo de periodonikes, campeo do circuito.

ganhando o ttulo de periodonikes. Milo no era celebrado apenas pela sua fora lendria, era tambm conhecido pelo seu apetite insacivel!

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade


Fontes literrias indicam que Theogene de Tasos (ilha grega no mar Egeu) alcanou mais de 1300 vitrias nos concursos antigos, em boxe e pancrcio. Ele tornou-se numa figura muito importante na sua cidade natal onde, no mercado, foi erguida uma esttua em sua homenagem. O corredor Lenidas de Rodes venceu doze vezes a corrida do estdio, a corrida do duplo estdio e a corrida em armadura. Foi um dos poucos atletas a vencer trs corridas no mesmo dia. Ele at conseguiu repetir este feito ao longo de quatro Olimpadas (de 164 a 152 AC)! O pugilista Diagoras de Rodes fundou uma dinastia de atletas. Ele venceu em 464 AC e os seus filhos e netos tambm se tornaram campees em Olmpia. Considerados como exemplos a seguir, muitos grandes atletas eram celebrados mesmo aps a sua morte. H exemplos de tmulos decorados com gravaes de grinaldas ganhas durante a carreira do atleta. Sobre o tmulo de um deles foi, inclusivamente, construda uma escola.

Pgina

9
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

Os desportos no programa

Os Jogos Olmpicos foram celebrados durante mais de 1000 anos e sofreram muitas mudanas. No seu auge, duravam 5 dias e os concursos desportivos eram o elemento central. O programa dos Jogos compreendia apenas desportos individuais os desportos de equipa no estavam includos. Tambm no figuravam no programa os desportos aquticos.

COMO ERAM OS JOGOS?


O programa dos Jogos Olmpicos consistia apenas em desportos individuais, no havendo desportos de equipa. As competies tinham lugar no estdio e no hipdromo.

PRIMEIRO DIA
Os atletas, bem como os juzes, efectuavam um juramento, obrigando-se a respeitar as regras. No seguimento desta cerimnia, realizava-se um concurso para arautos e trompetistas.

SEGUNDO DIA
Os eventos equestres tinham lugar no hipdromo. O evento mais popular era a corrida de carroas atreladas a quatro cavalos (quadriga). Havia tambm corridas de carroas para potros e corridas de cavalos (montados). Deve notar-se que os vencedores no eram os jqueis nem os carroceiros, mas o dono dos cavalos. Foi assim que Kyniska, princesa de Esparta e dona de um estbulo de cavalos, se tornou campe Olmpica.

Pgina

10
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade


O pentatlo tinha lugar no estdio, durante a parte da tarde. Consistiam em cinco eventos: lanamento do disco, salto em comprimento, lanamento do dardo, corrida e luta.

O lanamento do disco era efectuado sem balano e todos os atletas usavam o mesmo disco.

Para o salto em comprimento, eram utilizados halteres (pesos) de vrias formas, feitos de pedra ou metal. O evento consistia provavelmente numa srie de cinco saltos consecutivos, que exigiam harmonia de movimento e sentido de ritmo. Para ajudar, estava sempre presente um tocador de flauta. Estas figuras so muitas vezes representadas em vasos, junto aos saltadores.

Para o lanamento do dardo, os atletas utilizavam uma pequena pulseira de couro que era colocada em redor do eixo do dardo, o que permitia uma rotao extra.

Estas trs disciplinas eram praticadas apenas como parte do pentatlo. A corrida e a luta, por outro lado, eram tambm praticadas como desportos individuais.

TERCEIRO DIA
Este dia era considerado o ponto culminante dos jogos. Tinha lugar um grande sacrifcio: cem vacas eram mortas em honra de Zeus e de outras divindades. A carne era partilhada entre toda a comunidade participante nos Jogos, durante uma festa para a qual todos eram convidados.

Pgina

11

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade QUARTO DIA


As diferentes corridas tinham lugar no estdio. Os espectadores sentavam-se nos socalcos em redor e estavam muito prximos da aco. Os oficiais (organizadores e rbitros, os Hellanodices) eram os nicos que se sentavam numa bancada. Na Antiguidade, o estdio no era oval, como hoje o conhecemos, mas rectangular; os corredores corriam em linha recta. O piso era terra batida. Os competidores tomavam os seus lugares numa linha de partida marcada por lajes de mrmore branco. Para as corridas mais longas, os corredores davam a volta a um marcador ou poste colocado em ambas as extremidades do estdio.

O estdio ou stadion, que consistia num comprimento do estdio, cerca de 192 metros. O diaulos, duas voltas ou duplo estdio. O dolichos, uma corrida de longa distncia (de 7 a 24 voltas) A corrida com armas (em Olmpia era o diaulos), onde os atletas usavam elmo e caneleiras militares (cnmide) e carregavam um escudo.

A parte da tarde era dedicada aos desportos de combate: pugilismo (boxe), luta e pancrcio. Um sorteio decidia contra quem os atletas iriam competir. Contrariamente aos dias de hoje, no havia categorias de peso. Para assinalar o fim do combate, um dos lutadores podia levantar um dedo: tais cenas eram, por vezes, representadas em vasos.

No boxe, as mos do pugilista eram protegidas por longas tiras de couro. Estas antigas luvas de combate sofreram numerosas modificaes ao longo do tempo. Inclusivamente foram acrescentadas peas de metal nos ns dos dedos, fazendo dos socos muito mais violentos.

Pgina

12

Os lutadores combatiam de p, apenas com as mos. Havia diversos tipos de pegas. A pessoa que tocasse primeiro no cho trs vezes era o derrotado.

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade


Pancrcio: um tipo de luta. Todos os movimentos eram permitidos, excepto morder, arrancar olhos e colocar os dedos no nariz do oponente.

QUINTO E LTIMO DIA


Este dia estava reservado para honrar os atletas vitoriosos. Eles eram cobertos com fitas e recebiam as palmas da vitria no estdio , antes de uma cerimnia solene em que eram coroados com ramos de oliveira. Finalmente, era-lhe oferecido um banquete, onde participavam tambm os rbitros e os polticos.

MSICA E CANTO
As competies de msica e canto no figuravam no programa dos Jogos Olmpicos. Eles eram uma especialidade dos Jogos em Delfos. Muito antes do surgimento das competies desportivas, j eram organizadas em Delfos competies musicais. Estas incluam canto acompanhado por ctara (um tipo de lira), solos de flauta ou canto acompanhado de flauta. A msica e um canto continuaram a figurar nos Jogos Pticos mesmo depois da integrao das competies desportivas. Competies de poesia e de teatro tambm integravam o programa.

Pgina

13
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

A recompensa dos vencedores


COROAS, FITAS E FOLHAS DE PALMEIRA
Nos Jogos Olmpicos da Era Moderna, os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro so recompensados, respectivamente, com medalhas de ouro, prata e bronze. Nos Jogos Pan-Helnicos havia apenas um vencedor cujo prmio era uma coroa de folhas. Em cada um dos locais, as coroas eram feitas com diferentes tipos de folhas:

- Em Olmpia, era uma coroa de ramos de oliveira selvagem

- Em Delfos, uma coroa de louros

- Em Corinto uma coroa de rama de pinheiro

- Em Nemeia, uma coroa de aipo selvagem

Alm da coroa, o vencedor recebia uma fita de l de cor vermelha, a taenia. Uma esttua famosa do escultor Polycletus (datada da segunda metada do sculo V AC) mostra um vencedor a atar a fita em redor da cabea. A esttua chama-se Diadumenos e existe uma cpia em bronze na entrada do Museu Olmpico em Lausanne. Finalmente, ao vencedor era muitas vezes oferecida uma folha de palmeira, outro smbolo de vitria.

NIKE, A MENSAGEIRA DOS DEUSES


Os antigos gregos consideravam que eram os deuses que decidiam o atleta vitorioso. A vitria era quase sempre representada sob a forma de uma personagem feminina alada, conhecida como Nike, que significa vitria em grego. Como servidora ou mensageira dos deuses, a Nike voava em direco ao escolhido, para lhe trazer a recompensa divina em forma de uma coroa ou de uma fita.

Pgina

14

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

FAMA
Embora os vencedores no recebessem nenhuma recompensa financeira, os campees olmpicos tornavam-se importantes figuras na sua vila ou cidade, onde muitas vezes abraavam a actividade poltica. A glria do atleta vitorioso, trazia tambm glria a todos os habitantes da sua cidade. Quando ele regressava dos jogos, era-lhe dada uma recepo de heri, alm de lhe serem concedidos inmeros benefcios para o resto da vida. Para mostrar que se tinha tornado famoso, o vencedor tinha direito a que fosse erguida uma esttua de si prprio. Tambm podia solicitar a um poeta que escrevesse versos a contar as suas proezas. Devido ao orgulho que nutriam por ele, os seus concidados cunhavam as moedas com a sua esfinge, no s para que no fosse esquecido, mas tambm para que fosse conhecido por todo o mundo grego.

PRMIOS NAS COMPETIES LOCAIS


Os prmios atribudos nas competies locais tinham muito maior valor material. nforas cheias de azeite eram quase sempre oferecidas ao vencedor. Durante este perodo, o azeite era extremamente precioso e valia muito dinheiro. Outros tesouros como tripodes de bronze (grandes vasos com trs ps), escudos de bronze ou taas de prata eram tambm dados como prmio.

Pgina

15

Apesar desta diferena, o prestgio dos Jogos Pan-Helnicos permaneceu intocvel. Uma modesta coroa de folhas era a mais alta das recompensas no mundo grego, pois garantia ao seu possuidor honra e o respeito de todos.

The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

O fim dos Jogos


Durante mais de 1000 anos, os gregos e mais tarde os romanos, reuniram-se em Olmpia para celebrar o festival em honra de Zeus e assegurar que os Jogos permaneciam um evento importante. Graas s mais recentes escavaes arqueolgicas em Olmpia, sabemos hoje que os Jogos ainda eram organizados no sculo IV da nossa Era. No ano 393, o imperador cristo Teodsio I proibiu a celebrao de cultos pagos, o que inclua os Jogos. No obstante, a popularidade dos concursos desportivos e das festividades culturais em muitas provncias romanas de influncia grega prolongou-se at ao sculo VI.

OLMPIA, A SUA REDESCOBERTA NO SCULO XIX


No seguimento do decreto de Teodsio, pouco a pouco os cultos pagos comearam a desaparecer e os Jogos foram progressivamente abandonados. Uma comunidade agrcola formou-se sob as runas de Olmpia, com uma igreja e algumas oficinas modestas. A cidade foi abandonada durante o sculo VII e o local desapareceu, soterrado sob vrios metros de terra. Graas aos escritos dos historiadores antigos, a memria dos Jogos e o seu lugar no mundo grego no foram totalmente esquecidos. Sabia-se da existncia dos Jogos, mas o conhecimento da sua localizao exacta tinha-se perdido. Em 1776, o viajante ingls Richard Chandler descobriu o local da antiga Olmpia. A pesquisa principal foi, contudo, levada a cabo 100 anos depois, por arquelogos alemes. Hoje, estas runas so fonte de informao preciosa sobre a glria passada os Jogos Pan-Helnicos e do significado de Olmpia.

Pgina

16
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Os Jogos Olmpicos na Antiguidade

Explora um pouco mais

Encontra o nome dos deuses mencionados nestas folhas e cria uma folha de identidade para cada um. Inclui um pequeno texto, um desenho do deus ou da deusa e o smbolo que permite identific-los.

Aprende a interpretar a escultura ou a pintura num vaso: descreve os personagens, o seu modo de vestir, os corpos, as posies, as expresses faciais e os objectos (observa ilustraes em livros ou visita museus).

Observa as cenas desportivas mostradas nos vasos: copia os movimentos e posturas dos atletas.

L os trabalhos de autores antigos, em particular as partes sobre os Jogos e os atletas: por exemplo, as odes do poeta Pndaro (518-438 AC) ou as histrias do escritor Pausanias (110-180). Regressa ao passado! Tu s um espectador nos Jogos Olmpicos da Antiguidade: - Descreve uma competio tua escolha, na forma de um artigo de jornal ou banda desenhada. - Prepara o retrato de um atleta vitorioso; imagina que ele vem da mesma cidade ou aldeia que tu. Compara os Jogos da Antiguidade com os Jogos Olmpicos da Era Moderna [ver documento Os Jogos Olmpicos]. Elabora uma lista de diferenas e outra de semelhanas.

Pgina

17
The Olympic Museum, 2nd Edition 2007; Traduo. Gustavo Soares Marcos, 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen