Sie sind auf Seite 1von 11

II.

PROCESSO DE EXECUO

9.1 Teoria geral do processo de execuo O processo de execuo, segundo Ovdio A. Baptista da Silva , tem por fim satisfazer o direito que a sentena condenatria tenha proclamado pertencer ao demandante vitorioso, sempre que o condenado no o tenha voluntariamente satisfeito. Nesse sentido, o processo de execuo far com que seja cumprido o que foi imposto pela sentena condenatria. Na execuo, diferentemente do que ocorre no processo de conhecimento, no h anlise do mrito da questo. Este j foi decidido no processo de conhecimento. O juiz, na execuo, ir, pura e simplesmente, dar provimento a um direito j garantido ao autor. Logo, so requisitos da ao de execuo: o inadimplemento do devedor e o ttulo executivo (judicial ou extrajudicial).

9.2 Das partes Duas so as partes no processo de execuo: de um lado tm-se as que pedem a tutela jurisdicional executiva (exeqente ou executante), e de outro aquelas contra quem se pede tal tutela (executado). O executante possui a legitimidade ativa, e necessita, assim como nos demais processos, possuir capacidade processual. Possui tambm legitimidade ativa o Ministrio Pblico, como parte e como fiscal da lei, sendo que neste ltimo caso ele necessitar de autorizao legal. De acordo com o art. 566, CPC, tm legitimidade ativa para promover a ao de execuo: III o credor a quem a lei confere ttulo executivo; o MP, nos casos prescritos em lei.

Assim, no caso de legitimao ativa, tem-se que a legitimao ordinria cabe ao credor que tenha seu nome indicado no ttulo executivo, e a extraordinria cabe, por exemplo, ao MP, o qual, como representante dos incapazes, pode promover a ao executiva. O art.567, CPC, enumera as demais pessoas que possuem legitimidade ativa no processo de execuo, so elas: Io esplio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o direito resultante do ttulo executivo; o cessionrio, quando o direito resultante do ttulo executivo lhe foi transferido por ato entre vivos; o sub-rogado, nos casos de sub-rogao legal ou convencional.

II III -

Quanto legitimidade passiva, esta tambm pode ser dividida em ordinria e extraordinria. Possuem legitimidade passiva ordinria, de acordo com o art. 568, CPC, o devedor reconhecido como tal no ttulo executivo, assim como seu esplio, seus herdeiros e sucessores, alm do novo devedor que tenha assumido a dvida com o consentimento do credor. A legitimidade passiva extraordinria ocorre contra legitimados passivos que no hajam participado e nem sejam sucessores daqueles que tenham criado o ttulo. o caso, p. ex., do responsvel tributrio. Uma particularidade do processo de execuo est prevista no art. 570, CPC, que estabelece que, o devedor pode requerer ao juiz que mande citar o credor a receber em juzo o que lhe cabe conforme o ttulo executivo judicial. Neste caso h uma inverso das partes, o devedor assume, no processo, posio idntica do exeqente. O credor poder, caso entenda necessrio, defenderse por meio de contestao. Ao devedor de ttulo executivo extrajudicial, quando este quer ver seu dbito quitado a merc da vontade do credor, cabe a ao de consignao em pagamento. No processo de execuo admite-se, ainda, o litisconsrcio tanto ativo quanto passivo, mas nenhuma das modalidades de interveno de terceiro so cabveis.

9.3 Os requisitos para a execuo So requisitos para realizar a execuo: III o inadimplemento do devedor, um ttulo executivo (judicial ou extrajudicial).

9.3.1 O inadimplemento do devedor O inadimplemento do devedor o primeiro requisito para se promover uma ao de execuo. Dispe o art. 580, pargrafo nico, CPC, que se considera inadimplente o devedor, que no satisfaz espontaneamente o direito reconhecido pela sentena, ou a obrigao, a que a lei atribuir a eficcia de ttulo executivo.

9.3.2 O ttulo executivo Na execuo no necessrio que se detalhe o crdito. No necessrio detalhar a causa de pedir que est implcita na prpria apresentao do ttulo executivo. Vale ressaltar que a lei que determinar, taxativamente, quais so os ttulos dotados de fora executiva. De acordo com o art. 584, CPC, so ttulos executivos judiciais:

III III IV Federal; V-

a sentena condenatria proferida no processo civil; a sentena penal condenatria transitada em julgado; a sentena arbitral e a sentena homologatria de transao ou de conciliao; a sentena estrangeira, homologada pelo Supremo Tribunal o formal e a certido de partilha (tm fora executiva exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo universal ou singular).

So ttulos executivos extrajudiciais, de acordo com o art. 585, CPC: Ia letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque; II a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores; III - os contratos de hipoteca, de penhor, de anticrese e de cauo, bem como de seguro de vida e de acidentes pessoais de que resulte morte ou incapacidade; IV - o crdito decorrente de foro, laudmio, aluguel ou renda de imvel, bem como encargo de condomnio desde que comprovado por contrato escrito; Vo crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial; VI - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, Estado, Distrito Federal, Territrio e Municpio, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; VII - todos os demais ttulos, a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva. Aqui, a legislao prev a possibilidade de que outros ttulos executivos extrajudiciais sejam criados por leis especiais, como, por exemplo, o contrato de honorrios advocatcios, quando ajustado por escrito, ou, quando judicialmente arbitrados em processo preparatrio. A propositura de qualquer ao relativa ao dbito constante do ttulo executivo extrajudicial no inibe o credor de promover-lhe a execuo. 9.3.3 Requisitos do ttulo executivo De acordo com o art. 586, CPC, o ttulo, hbil execuo, deve ser lquido, certo, exigvel. Quando o ttulo executivo for sentena, que contenha condenao genrica, proceder-se- primeiro sua liquidao. Quando na sentena h uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e a liquidao desta.

9.4 A competncia A execuo, fundada em ttulo judicial, processar-se- perante o juzo que proferiu a sentena, objeto da execuo. A competncia, neste caso, absoluta. Nesse sentido, o art. 575 determina que a execuo processar-se- perante: Ios tribunais superiores, nas causas de sua competncia originria; II o juzo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdio; III - o juzo que homologou a sentena arbitral; IV - o juzo cvel competente, quando o ttulo executivo for a sentena penal condenatria. A execuo, fundada em ttulo extrajudicial, ser processada perante o juzo competente. A competncia, neste caso, relativa. O foro da praa de pagamento do ttulo competente, se outro no tiver sido eleito pelas partes. No foro do domiclio do devedor ser ajuizada a execuo, caso o ttulo executivo extrajudicial no indicar a praa de pagamento. 9.5 A responsabilidade patrimonial Em toda obrigao h o dever de prestar contas, ou seja, o compromisso que o devedor assume de satisfazer ao credor, cumprindo a obrigao. O patrimnio do devedor ser sempre a garantia do credor. Desta forma, h a vinculao do patrimnio do obrigado, ou de parte dele, a fim de que o credor obtenha a satisfao de seu direito de crdito, ainda que nos bens do devedor, quando este espontaneamente no cumpre a obrigao. Este vnculo patrimonial de sujeio dos bens do devedor, para satisfao do credor, chamado de responsabilidade patrimonial. Nesse sentido, estabelece o art. 591, CPC, que o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Vale ressaltar que a constituio da obrigao, em princpio, no impede a livre circulao dos bens do devedor, a no ser quando ele tenha por fim exclusivo fraudar o credor. importante salientar, tambm, que, no processo de execuo, os bens atingidos pela execuo devem pertencer apenas ao devedor. Caso o bem de algum terceiro seja atingido, cabe ao terceiro prejudicado interpor os embargos de terceiro.

Existem, porm, excees esta regra elencados no art. 592, CPC. Neste sentido, a responsabilidade patrimonial estende-se aos bens:

do sucessor a ttulo singular, tratando-se de execuo de sentena proferida em ao fundada em direito real; II do scio, nos termos da lei; III - do devedor, quando em poder de terceiros; IV - do cnjuge, nos casos em que os seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida; Valienados ou gravados com nus real em fraude de execuo. 9.6 A fraude execuo Ocorre fraude contra credores quando o devedor, procurando subtrair seus bens responsabilidade executria, os aliena ou onera a terceiro. De acordo com o art. 593, CPC, considera-se fraude de execuo a alienao ou onerao de bens: III quando sobre eles pender ao fundada em direito real; quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia;

I-

A ao pauliana a ao competente para se anular atos fraudulentos.

9.8 A liquidao da sentena 9.8.1 Consideraes preliminares O CPC indica duas hipteses em que a liquidao de sentena ter cabimento: Iquando a sentena no determinar o valor ou II no individuar o objeto da condenao. Portanto, procede-se liquidao, quando a sentena no determinar o valor da condenao, ou seja, quando o ttulo judicial for ilquido. A liquidez o primeiro requisito exigido para que o processo executivo se instaure e tenha curso. Se o crdito de que se diz titular aquele que pretende promover a ao executria estiver representado por uma sentena que houver condenado o devedor em valor ainda no determinado quantitativamente, isto , ilquido, ele dever promover a prvia liquidao da sentena, antes de ajuizar a execuo. Ser necessria, tambm, a liquidao de sentena sempre que o objeto da condenao no for identificado, o que se busca neste caso, determinar o bem infungvel sobre o qual recair a execuo. Vale dizer que somente sero passveis de individualizao as coisas infungveis, ou aquelas a respeito das quais, embora fungveis, a sentena tenha omitido a determinao da qualidade ou espcie. Duas so as espcies de liquidao de sentena permitidas: a liquidao por artigo e a por arbitramento.

A liquidao, tanto por artigos, como por arbitramento, um processo autnomo, independente do processo executivo, embora essencial para este. Nesse sentido, a liquidao julgada por sentena, da qual cabe apelao apenas com efeito devolutivo.

9.8.2 Liquidao por arbitramento A liquidao por arbitramento realizada por um perito, nomeado pelo juiz que ir fixar, ainda, o prazo para a entrega do laudo. No caber, neste tipo de liquidao, a produo de prova oral. Eventualmente ser aceita prova documental se esta estiver relacionada com a avaliao.De acordo com o art. 606, CPC, far-se- a liquidao por arbitramento quando: III determinado pela sentena ou convencionado pelas partes; o exigir a natureza do objeto da liquidao.

Uma vez iniciada a liquidao, o ru citado, na pessoa de seu advogado, poder apenas acompanhar a prova pericial, mas no poder apresentar contestao. As partes envolvidas no processo de liquidao de sentena podero formular requisitos bem como nomear assistentes tcnicos. Se houver necessidade de ouvir o perito, o juiz poder, excepcionalmente, designar audincia de instruo e julgamento. Caso contrrio, apresentado o laudo, sobre o qual as partes podero manifestar-se no prazo de 10 dias, o juiz proferir a sentena. Como se trata de uma sentena, a parte inconformada poder apelar, porm, neste caso, a apelao ter efeito apenas devolutivo.

9.8.3 Liquidao por artigos A liquidao por artigos ser feita quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo, segundo o art. 608, CPC. Para a instaurao da liquidao por artigos dever ser seguido o procedimento comum (ordinrio ou sumrio, mas em consonncia com o rito do processo que estabeleceu o ttulo judicial ilquido) regulado no Livro I do CPC. Dessa forma, a petio inicial dever conter as exigncias do art. 282, CPC, sem, contudo, discutir de novo a lide ou modificar a sentena, que a julgou. Julgada a liquidao, a parte promover a execuo, citando pessoalmente o devedor para que este apresente a sua contestao. Nesse sentido, o devedor ser citado para apresentar contestao no prazo de 15 dias (rito ordinrio) ou na prpria audincia (rito sumrio). Se no for apresentada a contestao, o devedor ser considerado revel e os fatos novos que dizem respeito ao montante devido, sero tidos como verdadeiros.

Note-se que esta espcie de liquidao muito mais ampla do que a liquidao por arbitramento. Ela segue o procedimento de uma ao comum, e possui uma particularidade: se o juiz, aps realizar todas as provas, verificar que no existe um valor econmico significativo a ser pago pelo devedor, poder declarar lquida a obrigao no valor zero. TESTES 1. (OAB/SP/107) Tem vez a liqidao da sentena por artigos, quando: a) ( ) o valor da condenao for apurado por clculo aritmtico elaborado e apresentado pelo credor, impugnado pelo devedor e, por isso, depender de percia contbil. b) ( ) o valor da condenao depender de clculo complexo, incluindo juros capitalizados ou converso de moeda estrangeira, dependendo de clculo a ser elaborado pelo contador judicial. c) ( ) for necessria a designao de perito judicial para avaliar o dano objeto da condenao e responder aos quesitos formulados pelas partes. d) ( ) for necessrio alegar ou provar fato novo para se determinar o valor da condenao. 2. (OAB/SP/108) So absolutamente impenhorveis a) ( ) os bens inalienveis, o anel nupcial, os retratos de famlia, os equipamentos dos militares, o seguro de vida e as penses recebidas de institutos de previdncia. b) ( ) as aes de sociedades annimas de capital fechado, a nua propriedade, as imagens religiosas, os bens j penhorados em outras aes e os imveis dados em garantia hipotecria. c) ( ) os bens inalienveis, os imveis dados em garantia hipotecria, os bens j penhorados em outras aes, as quotas de sociedades limitadas e as aes de companhias abertas. d) ( ) as obras de arte que guarnecem imvel caracterizado como bem de famlia, os imveis gravados com clusula testamentria de inalienabilidade, os equipamentos dos militares e as aes de sociedades annimas de capital fechado.

3. (OAB/SP/108) Tlio prope execuo por quantia certa contra devedor solvente em face de Ulpiano, alegando ser credor da importncia de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Aps a citao, o executado deixa de nomear bens penhora e o exeqente indica penhora um crdito de Ulpiano perante Semprnio, representado por uma nota promissria no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), com vencimento daqui a um ano. O juiz deve a) ( ) indeferir a indicao, na medida em que a penhora somente pode recair sobre bens que j compem o patrimnio do executado e no sobre aqueles futuros. b) ( ) deferir a penhora, imediatamente providenciar a sucesso processual, passando a figurar como executado Semprnio, suspendendo-se a

c) d)

execuo at o vencimento da nota promissria, caso em que a execuo prosseguir se no for cumprida a obrigao. ( ) deferir o pedido e ordenar a imediata intimao de Semprnio para que no vencimento pague diretamente a Tlio o valor devido. ( ) deferir o pedido e determinar a imediata intimao de Semprnio para no pagar a dvida para o executado e a busca e apreenso do ttulo.

4. (OAB/SP/109) lcito ao devedor oferecer embargos arrematao ou adjudicao, fundados em a) ( ) nulidade da execuo, remio, remisso ou excesso de execuo, desde que supervenientes intimao da penhora. b) ( ) nulidade da execuo, novao, transao ou prescrio, desde que supervenientes penhora. c) ( ) erro na liqidao, erro na avaliao, consignao em pagamento ou prescrio, desde que supervenientes deciso que julgou os embargos. d) ( ) excesso de execuo, novao, remisso ou prescrio, desde que posteriores citao.

5. (OAB/SP/109) Comete atentado a parte que a) ( ) no curso do processo de execuo, indica bens penhora que no lhe pertencem para frustrar a praa ou leilo mediante a interposio de embargos de terceiro, ou impede a remoo e avaliao dos bens penhorados. b) ( ) no curso do processo cautelar, impede a realizao de diligncias, percias, nega-se exibio de documento, ou no curso de ao de nunciao de obra nova, procede demolio da obra embargada. c) ( ) no curso de qualquer processo, prossegue em obra embargada, nega-se exibio de documento, ou provoca o desaparecimento dos autos, obrigando sua reconstituio. d) ( ) prossegue em obra embargada ou viola penhora, arresto ou seqestro.

6. (OAB/SP/109) Efetuada a penhora em processo de execuo, o devedor, dela intimado, no interpe embargos. Prossegue a execuo a) ( ) proferindo-se sentena para julg-la procedente, oportunidade em que dever ser determinada a avaliao e praceamento do bem penhorado, independentemente da publicao de editais. b) ( ) determinando-se o incio da instruo, com a especificao das provas que as partes pretendem produzir e, se for o caso, designandose audincia para a colheita da prova oral, proferindo-se, a seguir, a sentena. c) ( ) determinando-se a avaliao do bem penhorado, designando-se datas para a realizao de hasta pblica, publicando-se os editais e realizando-se a venda do bem penhorado em praa ou leilo.

d)

( ) proferindo-se sentena para julg-la procedente, em virtude da revelia do devedor, sem a produo de quaisquer provas.

7. (OAB/SP/109) Em processo de execuo movido por "A" contra "B", a mulher deste ltimo, "C", no citada, mas apenas intimada da penhora, que recaiu sobre bem comum do casal. Nesse caso: a) ( ) deve ela embargar a execuo, no prazo de dez dias a contar da data da intimao da penhora, para discutir a dvida, pois se no o fizer, no ter legtimo interesse para, no futuro, at quinze dias aps a arrematao, ajuizar embargos de terceiro, visando excluso da meao. b) ( ) deve ela embargar a execuo, no prazo de dez dias a contar da juntada do mandado de intimao da penhora, pois se no o fizer, restar precluso o direito de defender a meao por meio de embargos de terceiro. c) ( ) pode ela apenas embargar de terceiro para excluir sua meao, pois no parte no processo de execuo para o qual no foi citada e, nesse caso, os embargos de terceiro devem ser opostos no prazo de dez dias a contar da data da intimao da penhora, pois feita a intimao, restar precluso o seu direito se no exercido nesse prazo. d) ( ) pode ela embargar a execuo para discutir a dvida, no prazo de dez dias a contar da data da juntada do mandado de intimao da penhora aos autos e tambm embargar de terceiro para excluir a meao at cinco dias depois da arrematao, mas antes de assinada a respectiva carta.

8. (OAB/SP/111) Os embargos do devedor, a) ( ) na execuo por quantia certa, somente podero ser interpostos depois de seguro o juzo pela penhora. b) ( ) na fase executria de processo de conhecimento, podero ser interpostos independentemente da realizao da penhora, desde que destinados exclusivamente discusso do quantum indicado pelo exeqente na respectiva planilha. c) ( ) em qualquer tipo de execuo, podem ser interpostos independentemente de estar seguro o juzo pela penhora, desde que destinados a atacar irregularidade da citao ou excesso de execuo. d) ( ) em qualquer tipo de execuo, salvo nas execues de prestao alimentcia, podem ser opostos antes de seguro o juzo pela penhora, desde que para evitar que a penhora recaia sobre bem de terceiro ou bem impenhorvel, como, por exemplo, bem de famlia.

9. (OAB/SP/112) lcito ao devedor oferecer embargos arrematao ou adjudicao, fundados em: a) ( ) nulidade da execuo, excesso de execuo, inadequao da execuo, impossibilidade jurdica da execuo. b) ( ) nulidade da execuo, prescrio, pagamento, novao, desde que supervenientes penhora.

c)

( ) excesso de execuo, decadncia ou prescrio, impossibilidade jurdica da execuo, pagamento, desde que posteriores sentena proferida nos embargos comuns. ( ) ilegitimidade passiva ou ativa de parte, impossibilidade jurdica do pedido, falta de legtimo interesse para a execuo, inadequao de rito.

d)

10. (OAB/SP/112) Caio prope execuo de obrigao de fazer em face de Tcio. Como Tcio no cumpriu sua obrigao, Caio optou pelo cumprimento da obrigao por terceiro, tendo Semprnio vencido a concorrncia. Caso Semprnio no realize adequadamente o servio, a) ( ) o exeqente poder dar seguimento execuo em face de Tcio e Semprnio que sero devedores solidrios. b) ( ) o exeqente dever seguir a execuo em face de Tcio, na medida em que a prestao de Semprnio feita por conta e risco do executado. c) ( ) a execuo dever ser extinta e Caio poder propor ao de perdas e danos em face de Semprnio. d) ( ) Caio poder requerer ao juiz que o autorize a concluir o servio ou a repar-lo por conta de Semprnio.

11. (OAB/SP/113) Para anular ato jurdico levado a efeito em fraude contra credores, cabe ao: a) ( ) redibitria. b) ( ) pauliana. c) ( ) reivindicatria. d) ( ) revocatria.

12. (OAB/SP/113) No ttulo executivo extrajudicial: a) ( ) o formal de partilha. b) ( ) o contrato de penhor. c) ( ) o instrumento particular, assinado pelo devedor e por duas testemunhas. d) ( ) o crdito decorrente de laudmio.

13. (OAB/SP/114) "O prazo de 24 (vinte e quatro) horas para o executado oferecer bens penhora peremptrio, de modo que, findo ele, devolve-se ao credor o direito de indicar os bens a serem penhorados." Essa assero a) ( ) incorreta, uma vez que o prazo no peremptrio. b) ( ) parcialmente correta, porque embora peremptrio, no h devoluo do direito indicao de bens ao credor. c) ( ) correta, porque est em absoluta consonncia com os artigos 652 e 659 do Cdigo de Processo Civil. d) ( ) parcialmente correta, porque o prazo no de 24 (vinte e quatro) horas e sim de 5 (cinco) dias.

14. (OAB/SP/115) Em razo de dvida contrada, Caio celebrou com Tcio instrumento de confisso de dvida, emitindo ainda uma nota promissria. Na data acordada, Caio no efetuou o pagamento. Diante desse fato, Tcio ingressou com processo de execuo do instrumento de confisso de dvida e da nota promissria, cumulando em uma nica demanda os dois ttulos. O juiz deve a) ( ) extinguir a execuo, de vez que no podem ser executados dois ttulos relativos mesma obrigao. b) ( ) determinar que a demanda seja convertida para o procedimento monitrio, na medida em que a nota promissria no constitui ttulo executivo. c) ( ) converter a demanda para procedimento comum ordinrio, nico mecanismo que autoriza a cumulao de pedidos. d) ( ) determinar a citao do executado.

15. (OAB/SP/115) Andra prope demanda pelo procedimento sumrio, em razo do valor da causa perante o juzo comum, em face de Slvio, pleiteando sua condenao pelos prejuzos havidos com a inexecuo de um contrato de distribuio de sorvetes. Regularmente processada, a demanda julgada procedente, determinando o juiz que a liquidao dos prejuzos seja feita por artigos. Pode-se afirmar que a) ( ) a liquidao por artigos dever tramitar, obrigatoria- mente, pelo procedimento ordinrio, independente do valor atribudo causa. b) ( ) a liquidao por artigos dever tramitar pelo procedimento comum ou pelo sumrio, levando em conta o valor da causa. c) ( ) a sentena deve ser anulada, na medida em que no se admite a liquidao de sentena no procedimento sumrio. d) ( ) a sentena deve ser reformada e o processo extinto sem julgamento de mrito, na medida em que deman- das envolvendo pessoas fsicas com valor da causa inferior devem ser propostas, obrigatoriamente, no juizado especial.

GABARITO 1. D 2. A 3. D 4. B 5. D 6. C 7. D 8. A 9. B 10. D 11. B 12. A 13. C 14. D 15. B

Das könnte Ihnen auch gefallen