Sie sind auf Seite 1von 95

A N T N I O

M A T O S

G U E R R A

Manual de Extintores

Coleco
ESPECIALIZADOS CADERNOS

4
ENB

2. edio, revista e actualizada

ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS S I N T R A 2 0 0 7

Ficha Tcnica
Manual de Extintores
Cadernos Especializados ENB
(n4)
Edio Coleco Ttulo

Ficha Tcnica

Escola Nacional de Bombeiros Quinta do Anjinho Ranholas 2710 - 460 Sintra Telef.: 219 239 040 Fax: 219 106 250 E.mail: edicao@enb.pt
Texto

Antnio Matos Guerra


Comisso de Reviso Tcnica e Pedaggica

Carlos Ferreira de Castro, F. Hermnio Santos, J. Barreira Abrantes, Lus Abreu, Snia Rufino
Fotografia

Matos Guerra, Rogrio Oliveira, Victor Hugo


Ilustraes

Osvaldo Medina, Ricardo Blanco, Victor Hugo


Grafismo e fotomontagens

Victor Hugo Fernandes


Impresso

Grfica Europam, Lda. ISBN: 972-8792-25-5 Depsito Legal n 174421/01 Maro de 2007 Tiragem: 3 000 exemplares Preo de capa: 15,00 (pvp) 7,50 (bombeiros)

Prefcio Manual de Extintores



A edio do quarto volume da coleco Cadernos Especializados ENB aborda o extintor, importante equipamento de primeira interveno, no combate a um foco de incndio em fase inicial. De uma forma geral pode dizer-se que o correcto manuseamento de um extintor deve ser considerado como uma imprescindvel competncia que todos os cidados devem possuir. A utilizao de um extintor deve ser feita por qualquer pessoa que detecte um incndio em fase inicial. Para que esta utilizao seja eficaz, necessrio conhecer o funcionamento deste equipamento, bem como as regras bsicas de operao com o mesmo. Esta publicao visa, por um lado, apoiar aces de sensibilizao dirigidas a um vasto e diversificado pblico alvo e, por outro lado, contribuir para a criao de uma atitude activa e interventiva de todos, na defesa do patrimnio e da segurana das pessoas. Deste modo a Escola Nacional de Bombeiros cumpre um dos seus fins, isto , promover a formao cvica no domnio da auto-proteco dos cidados.

Duarte Caldeira
Presidente da direco da E.N.B.

Sumrio Manual de Extintores



Introduo Classificao Identificao 9 13 21

2 3 4

Caractersticas e funcionamento dos extintores 27 Escolha do agente extintor Distribuio dos extintores Inspeco, manuteno e recarga dos extintores Actuao com extintores Bibliografia Glossrio ndices 37 49 59 67 83

5 6

Siglas Manual de Extintores



UE NP EN Unio Europeia Norma Portuguesa Norma Europeia


Manual de Extintores

Introduo Manual de Extintores

Introduo

10
Manual de Extintores

O extintor um meio de primeira interveno utilizado no combate a um foco de incndio acabado de despontar. A utilizao de um extintor pode ser feita por qualquer pessoa logo que detecte um foco de incndio. Na realidade, a rapidez de actuao primordial, na medida em que o extintor s eficaz na fase inicial de um incndio. Com efeito, a quantidade de agente extintor, assim como o tempo de utilizao, so limitados. O xito da sua utilizao depende dos seguintes factores: Estar bem localizado, visvel e em boas condies de funcionamento; Conter o agente extintor adequado para combater o incndio desencadeado; Ser utilizado na fase inicial do incndio; Conhecimento prvio, pelo utilizador, do modo de funcionamento e utilizao. Define-se extintor como um aparelho que contm um agente extintor, o qual pode ser projectado e dirigido para um fogo por aco de uma presso interna. Esta presso pode ser produzida por prvia compresso ou pela libertao de um gs auxiliar(1). A substncia contida no extintor, que provoca a extino, designa-se por agente extintor(1). A carga de um extintor a massa ou o volume do agente extintor nele contido. A carga dos equipamentos com agentes extintores base de gua expressa em unidades de volume (litro) enquanto que a carga dos restantes equipamentos expressa em unidades de massa (quilograma)(1).

11
Introduo

(1)

NP EN 3-1: 1997.

12

1.
Manual de Extintores

1.
Classificao
1.
13
Classificao

Manual de Extintores

1. 1. 1. 3.

Mobilidade do extintor 1. 2. Agente extintor Modo de funcionamento Eficcia de extino

1. 4.

14

1.
Manual de Extintores

A classificao dos extintores de incndio pode ser efectuada com base nos seguintes critrios: Mobilidade do extintor; Agente extintor; Modo de funcionamento; Eficcia de extino.
1.
15
Classificao

Mobilidade do extintor 1. 1.
Quanto mobilidade, os extintores classificam-se em (fig. 1): Portteis; Mveis (tambm designados por transportveis). Por sua vez, os extintores portteis designam-se por: Manuais; Dorsais.

Designa-se por extintor manual o que, pronto a funcionar, tem um peso inferior ou igual a 20 kg. Diz-se que o extintor dorsal quando, pronto a funcionar, tem um peso inferior ou igual a 30 kg e est equipado com precintas que permitem o seu transporte s costas. Os extintores mveis esto dotados, para serem deslocados, de apoios com rodas e, consoante a respectiva dimenso, so manobrados manualmente ou rebocados por veculos.

1.
16

Manual de Extintores

Fig. 1 Vrios tipos de extintores quanto sua mobilidade.

1. 2. Agente extintor
Um extintor pode classificar-se consoante o agente extintor que contm. Actualmente, existem os seguintes tipos: Extintores de gua; Extintores de espuma; Extintores de p qumico; Extintores de dixido de carbono (CO2).

No passado utilizaram-se hidrocarbonetos halogenados que, entre outros produtos, so substncias que empobrecem a camada de ozono. Presentemente est proibido o seu uso(1). Por este motivo, os extintores de halon 1211 foram substitudos at 31 de Dezembro de 2003.

Modo de funcionamento 1. 3.
Os extintores so classificados, quanto ao seu funcionamento, em:

1.
17
Classificao

Presso permanente; Presso no permanente (operado por cartucho). No grupo dos extintores de presso permanente incluem-se: Os extintores em que o agente extintor gasoso e se encontra liquefeito, proporcionando a sua prpria propulso (exemplo: CO2); Os extintores em que o agente extintor se encontra em fase lquida ou gasosa e lhe adicionado azoto (N2) no momento do carregamento, com vista a aumentar a presso interna (exemplo: AFFF); Os extintores em que o agente extintor est no estado lquido ou slido e cuja presso de propulso se obtm pela adio de um gs (azoto) no momento do carregamento (exemplos: gua, espuma, p qumico). No grupo dos extintores de presso no permanente, em que a pressurizao se faz no momento da utilizao, incluem-se: Os extintores em que o agente extintor est no estado lquido ou slido e cuja presso conseguida por um gs propulsor, contido numa garrafa (azoto ou dixido de carbono), que accionado no momento da utilizao do extintor. A garrafa de gs propulsor est colocada normalmente no interior do extintor (exemplos: gua, espuma e p qumico).
(1)

Com excepo de situaes especiais consultar captulo 4.4.5..

1. 4. Eficcia de extino
Atendendo eficcia de extino e de acordo com a NP EN 3-1:1997, os extintores classificam-se segundo os fogos-tipo que so capazes de extinguir. Para se determinar a eficcia de extino so efectuados, em reas adequadas para o efeito, ensaios de fogos de dimenses controladas que obedecem aos parmetros das normas. A classificao do fogo-tipo representada, no rtulo, por uma letra que indica a classe de fogo para o qual o extintor tenha demonstrado capacidade efectiva, e por um nmero (somente para as classes A e B) que representa a dimenso do fogo-tipo para que o extintor eficaz. Os extintores classificados para uso em fogos da classe C ou D no tm um nmero precedendo a letra de classificao.

1.
18

Manual de Extintores

1.4.1. Fogos-tipo da classe A


O ensaio dos fogos-tipo da classe A efectuado pelo empilhamento de ripas de madeira sobre uma base metlica (fig. 2). O nmero de ripas de madeira e o comprimento do fogo so determinados de acordo com a designao do fogo-tipo (NP EN 3-1;1997 - B.2.1. p. 9 e 10).

Vista frontal

Vista lateral

Fig. 2 Base metlica e ripas de madeira.

1.4.2. Fogos-tipo da classe B


O ensaio dos fogos-tipo da classe B realizado numa srie de tabuleiros cilndricos de ao macio soldado (fig. 3), cujas dimenses so dadas no quadro B.3. da NP EN 3-1:1997. Os fogos so designados por um nmero seguido da letra B. Este nmero representa o volume do lquido, em litros, contido no tabuleiro e que corresponde a 1/3 de gua para 2/3 de combustvel (NP EN 3-1:1997. B.3.1. p. 13). Para os fogos das classes A e B, quanto maior for o nmero de classificao indicado, maior a capacidade de extino do extintor.

1.
19
Classificao

Fig. 3 Tabuleiro cilndrico.

20

2.
Manual de Extintores

2.
Identificao

Manual de Extintores

2.
21
Identificao

2. 1.

Componentes de identificao

22

2.
Manual de Extintores

Componentes de identificao 2. 1.

De acordo com o ponto 7 da NP EN 3-5: 1997, um extintor tem duas componentes de identificao: Cor na Europa, a cor do corpo dos extintores , obrigatoriamente, vermelha. Marcaes (rtulo) os rtulos (fig. 4), sob a forma de decalcomania ou impresso serigrfica, com inscries em lngua portuguesa, colocados numa posio em que possam ser lidos e que permitam reconhecer e utilizar um extintor, devem conter, em cinco reas diferen-ciadas, as seguintes indicaes: rea 1 contendo: - A palavra EXTINTOR; - O tipo de agente extintor e a sua capacidade; - A referncia aos fogos-tipo para os quais o extintor est aprovado; rea 2 o modo de actuao, que deve incluir ilustraes sugestivas e os pictogramas das classes de fogo para as quais o extintor indicado; rea 3 as restries ou riscos da utilizao relativamente toxicidade e tenso elctrica; rea 4 instrues complementares (limites de temperatura, verificaes peridicas, referncias de certificao, designao do modelo de fabricante, etc.); rea 5 nome e endereo do fabricante ou seu representante.
2.
23
Identificao

Alm das indicaes referidas nas cinco reas, deve ser marcado no corpo do extintor o ano de fabrico.

2.
24

Manual de Extintores

Fig. 4 Exemplo de um rtulo.

25
Identificao

2.

26

3.
Manual de Extintores

3.
Caractersticas e funcionamento dos extintores Manual de Extintores
3.
27

3. 1. 3. 3.

Extintores de presso permanente 3. 2. Extintores de presso no permanente Extintores mveis

Caractersticas e funcionamento dos extintores

28

3.
Manual de Extintores

D e acordo com os critrios anteriormente referidos, descrevem-se diferentes caractersticas e o funcionamento dos diversos tipos de extintores. No entanto, convm salientar algumas das caractersticas dos extintores portteis, que importa tomar em considerao: A descarga deve ser comandada atravs de dispositivo de obturao que pode, por si s, permitir uma interrupo temporria do jacto; Os dispositivos de comando do funcionamento dos extintores devem estar situados, quer totalmente na parte superior do extintor, quer parcialmente na parte superior do extintor e na extremidade da mangueira ou da agulheta (fig. 5A); Os extintores cujo agente extintor tenha uma massa superior a 3 kg ou um volume superior a 3 l, devem ser equipados com uma mangueira e uma agulheta. O conjunto da mangueira e da agulheta deve ter um comprimento pelo menos igual a 80% da altura total do extintor, com um mnimo de 400 mm (fig. 5B); Os extintores devem ser construdos sem arestas vivas susceptveis de provocar qualquer ferimento ao utilizador (fig. 5C); Sempre que um extintor seja utilizado deve proceder-se de imediato sua recarga, mesmo que no tenha sido totalmente descarregado. O tempo mdio de descarga de um extintor porttil, com 6 a 10 kg de p, cerca de 12 segundos. Desta forma, muito difcil utilizar um extintor sem que, pelo menos, 2/3 do agente extintor seja descarregado. Analisam-se, de seguida, os diferentes tipos de extintores, descrevendo-se genericamente as suas caractersticas, componentes e modo de funcionamento.

3.
29
Caractersticas e funcionamento dos extintores

3.
30

Manual de Extintores

Fig. 5 Algumas caractersticas dos extintores.

Extintores de presso permanente 3. 1.

Nos extintores de presso permanente (fig. 6), o agente extintor e o gs propulsor, geralmente azoto (N2), esto misturados no recipiente. O agente extintor ocupa uma grande parte do volume interno do recipiente, ficando o restante, designado por cmara de expanso, reservado para o gs propulsor que se encontra a uma presso entre 12 e 14 kg/cm2. Nestes extintores existe um manmetro que permite verificar se a presso interna se encontra dentro dos valores estipulados para o funcionamento eficaz do extintor. Quando se retira a cavilha de segurana e se abre a vlvula do extintor, o agente extintor, pela aco da presso exercida pelo gs propulsor, expelido para o exterior atravs do tubo sifo e mangueira com bico difusor colocado na sua extremidade. Para se interromper, temporria ou definitivamente, a descarga do agente extintor, basta fechar a vlvula de controlo.

3.
31
Caractersticas e funcionamento dos extintores

Fig. 6 Extintor de presso permanente. A De gua; B De p qumico.

3.
32

Manual de Extintores

Um caso particular o do extintor de CO2 (fig. 7) que , tambm, de presso permanente. Devido s propriedades fsicas de elevada tenso de vapor (50 a 60 kg/cm2) do CO2, este encontra-se em estado lquido e gasoso, ocupando o volume do recipiente. Ainda se caracteriza pelo facto de no possuir manmetro. Este extintor possu um tubo sifo e uma vlvula de controlo de descarga com um difusor acoplado ou, no caso dos extintores de maior capacidade, uma mangueira com difusor ligado vlvula. O difusor permite dirigir o agente extintor para as chamas, com eficcia e segurana. Para se interromper, temporria ou definitivamente, a descarga do agente extintor que, ao vaporizar-se, produz uma temperatura negativa que pode atingir os 78o C, basta fechar a vlvula de controlo de descarga.

Fig. 7 Extintor de CO2.

Extintores de presso no permanente 3. 2.

Nos extintores de presso no permanente (fig. 8), o agente extintor ocupa apenas uma parte do volume interno do recipiente. O gs propulsor, normalmente CO2, encontra-se numa garrafa (cartucho) colocada no interior ou no exterior do corpo do extintor. Quando se coloca o extintor em funcionamento, retirando a cavilha de segurana e perfurando o disco de rotura da garrafa interior ou rodando o volante da vlvula da garrafa exterior, o gs propulsor passa atravs do tubo de descarga e expande-se no interior do extintor, indo ocupar o volume da cmara de expanso, misturando-se, assim, com o agente extintor. Pela aco da presso exercida pelo gs, o agente extintor projectado e dirigido para o fogo atravs de uma mangueira ligada parte superior ou inferior do recipiente, sendo a descarga controlada por uma pistola difusora, colocada na extremidade da mangueira. Os extintores manuais em que a garrafa se encontra no exterior do corpo do extintor esto a ser utilizados cada vez menos.

3.
33
Caractersticas e funcionamento dos extintores

Fig. 8 Extintores de presso no permanente. A Com garrafa interior; B Com garrafa exterior.

3. 3. Extintores mveis
Embora os extintores mveis sejam, quanto ao modo de funcionamento, de presso permanente ou de presso no permanente (colocao em presso no momento da utilizao), devido sua especificidade sero objecto de referncia nos pontos seguintes:

Manual de Extintores

3.3.1. Mveis manobrados manualmente


Estes extintores (fig. 9), quanto ao modo de funcionamento, podem ser de presso permanente ou no permanente. Neste ltimo caso, o gs propulsor encontra-se normalmente numa garrafa exterior. As capacidades mais usuais nos extintores manobrados manualmente, variam entre 20 kg e 100 kg.

3.
34

Fig. 9 Extintor mvel manobrado manualmente.

3.3.2. Mveis rebocveis


Os extintores rebocveis (fig. 10) so equipamentos de mdio e grande porte que, para serem deslocados, necessitam de ser atrelados a um veculo que os reboque. Quanto ao modo de funcionamento, so de presso no permanente, isto , de colocao em presso no momento da utilizao. As garrafas do gs propulsor, azoto (N2), encontram-se montadas no exterior do recipiente. Devido s suas caractersticas, devem tomar-se em ateno as instrues fornecidas pelos fabricantes para a forma de colocao em funcionamento destes extintores.

3.
35
Caractersticas e funcionamento dos extintores

Fig. 10 Extintor mvel rebocvel.

36

4.
Manual de Extintores

4.
Escolha do agente extintor Manual de Extintores

4. 1. 4. 3.

Extintores de gua 4. 2. Extintores de espuma fsica Extintores de dixido de carbono (CO2) Extintores de p qumico Extintores de hidrocarbonetos halogenados (halons) Sntese

4.
37
Escolha do agente extintor

4. 4. 4. 5. 4. 6.

38

4.
Manual de Extintores

U ma vez conhecidos os combustveis existentes nos locais a proteger, deve escolher-se o agente extintor com caractersticas para actuar com maior eficcia na extino da combusto. No existindo um agente extintor universal capaz de extinguir os fogos de todas as classes, tem que se utilizar, em cada situao, o agente extintor mais adequado. H que ter em considerao a possibilidade de alguns agentes extintores, empregues em locais pequenos e mal ventilados, se decomporem pela aco do calor e libertarem gases txicos. tambm muito importante conhecer os cuidados a ter com a actuao em instalaes e equipamentos sob tenso elctrica, bem como a reaco com o combustvel. Os agentes extintores mais usados so: gua; Espuma; P qumico; Dixido de carbono (CO2).

4.
39
Escolha do agente extintor

Assim, passa a designar-se o extintor de acordo com o agente extintor nele contido.

Extintores de gua 4. 1.

A gua um agente extintor lquido, pesado e relativamente estvel temperatura ambiente, ao qual se podem juntar aditivos com o objectivo de melhorar a eficcia de extino. Os extintores base de gua so constitudos por um recipiente recarregvel, tendo, os mais usuais, entre 6 e 9 litros de capacidade. A pressurizao feita atravs de presso permanente ou de presso no permanente.

Estes extintores tm a caracterstica de poderem projectar a gua em jacto ou pulverizada (fig. 11). A descarga deve fazer-se atravs de um filtro colocado no tubo sifo, de forma a reter corpos estranhos que possam existir misturados com o agente extintor.

Manual de Extintores

Fig. 11 Projeco de gua. A Em jacto; B Pulverizada.

4.
40

As caractersticas dos extintores de gua divergem em funo do modo de projeco. Assim devem considerar-se: Projeco da gua em jacto: Mtodo de extino: Arrefecimento Alcance: 6a8m Velocidade de extino: Lenta Durao da descarga: De 30 s a 1 min e 30 s Aditivos: Diversos Toxicidade: Nula Perigo de emprego: No utilizar em instalaes ou aparelhos elctricos sob tenso Eficcia de extino: Fogos da classe A Projeco da gua pulverizada: A projeco da gua efectuada atravs de uma ponteira difusora (fig. 12). A presso de sada desta faz girar, em alta velocidade, pequenas turbinas que se encontram no interior da ponteira, fazendo com que a gua saia pulverizada.

As caractersticas gerais so idnticas s dos extintores de projeco da gua em jacto, excepto nos seguintes: Alcance: Durao da descarga: Perigo de emprego: Eficcia de extino: Cerca de 2 m 30 s a 1 min Pode utilizar-se unicamente em instalaes ou aparelhos elctricos de baixa tenso. Os rtulos indicam at que tenso se pode utilizar o extintor Muito eficaz em fogos da classe A.

4.
41
Escolha do agente extintor

Fig. 12 Componentes da ponteira difusora para gua pulverizada.

Extintores de espuma fsica 4. 2.

O extintor de espuma fsica aquele que projecta uma mistura espumosa base de gua (fig. 13). A espuma fsica obtm-se pela mistura de trs elementos: gua, lquido espumfero e ar. A gua e o espumfero esto contidos no recipiente, podendo o espumfero estar dentro de uma embalagem de plstico, que se rompe no momento da pressurizao, ou ser adicionado gua, no momento do carregamento do extintor.

Fig. 13 Projeco de espuma fsica.

4.
42

Manual de Extintores

O ar mistura-se com a gua/espumfero, durante a actuao do extintor, atravs dos orifcios da agulheta (fig. 14).

Fig. 14 Orifcios da agulheta de um extintor de espuma fsica.

Os extintores de espuma fsica podem ser do tipo de presso permanente ou de presso no permanente. Algumas caractersticas dos extintores de espuma: Mtodos de extino: Abafamento e arrefecimento Alcance: 3a4m Velocidade de extino: Lenta Durao da descarga: 1 min, aproximadamente Toxicidade: Nula Perigo de emprego: No utilizar em instalaes ou aparelhos elctricos sob tenso Eficcia de extino: Fogos das classes A e B (excepto em solventes polares)

Extintores de dixido de carbono (CO2) 4. 3.

Conhecido como extintor de CO2, contm dixido de carbono em estado liquefeito, armazenado sob presso, que varia entre 50 a 60 kg/cm2. O dixido de carbono encontra-se no interior do extintor, temperatura ambiente (cerca de 18o C). Ao utilizar o extintor, normal formar-se uma camada de gelo no difusor do extintor (fig. 15). O CO2 ao vaporizar-se, sob a forma de neve carbnica, pode atingir temperaturas da ordem de 78o C negativos, o que implica cuidado no seu manuseamento, sobretudo quando utilizado na presena de outras pessoas.

4.
43
Escolha do agente extintor

Fig. 15 Formao de camada de gelo no difusor do extintor de CO2.

A projeco do CO2 (fig. 16) obtm-se pela presso permanente criada no interior do extintor, provocada pela tenso de vapor do prprio agente extintor. Algumas caractersticas dos extintores de CO2: Mtodos de extino: Arrefecimento e limitao do comburente Alcance: 1a2m Velocidade de extino: Rpida Durao da descarga: 8 a 30 s Toxicidade: Nula. No deve ser utilizado em locais pequenos e fechados pois um gs asfixiante. Perigo de exposio: No expor o extintor a temperaturas superiores a 50 oC Eficcia de extino: Fogos das classes B e C

Manual de Extintores

Fig. 16 Projeco de CO2.

4.
44

4. 4. Extintores de p qumico
O extintor de p qumico contm, como agente extintor, uma substncia slida de cristais secos, finamente divididos em partculas de dimenses micromtricas e perfeitamente fludas (fig. 17).

Fig. 17 Projeco de p qumico seco.

A pressurizao destes extintores pode ser obtida por presso permanente ou no permanente. Existem diversos tipos de p qumico para carregar extintores, sendo os seguintes os mais utilizados: P BC (normal ou standard) agente extintor composto base de bicarbonato de sdio ou potssio; P ABC (polivalente) agente extintor composto base de fosfato de amnia; P D (especial) agente extintor constitudo por substncias quimicamente inertes. Algumas caractersticas dos extintores de p qumico seco: Mtodos de extino: Inibio Abafamento (no caso do p ABC), criando uma pelcula vtrea em torno das matrias slidas, isolando-as do comburente Alcance: 3 a 5 m, de acordo com a capacidade do extintor Velocidade de extino: Muito rpida Durao da descarga: De 6 a 20 s de acordo com a capacidade do extintor Toxicidade: Nula. Excepto nalguns tipos de p D que, pela sua especificidade, podem apresentar alguns riscos de toxicidade Perigo de emprego: Perda de visibilidade em locais fechados devido nuvem de p criada. Pode danificar equipamentos sensveis ao p (ex. computadores) Eficcia de extino: P normal: muito eficaz em fogos da classe B e eficaz em fogos da classe C P polivalente: eficaz em fogos das classes A, BeC P especial: eficaz em fogos da classe D (utilizar, para cada tipo de metal, o p especificamente adequado).

4.
45
Escolha do agente extintor

4. 5. Extintores de hidrocarbonetos halogenados (halons)


Os extintores de hidrocarbonetos halogenados so aqueles cujo agente extintor obtido por processos complexos de transformao dos hidrocarbonetos, nos quais se opera a substituio dos vrios tomos de hidrognio da molcula por tomos de flor (F), cloro (CI), bromo (Br) e iodo (I). O halon 1211 (difluoroclorobromometano) foi um agente extintor muito utilizado em extintores portteis e transportveis. Sendo este halon uma substncia que empobrece a camada do ozono, a comercializao de extintores carregados com este produto encontra-se proibida a nvel mundial desde 1994 (protocolo de Montreal). Desde Dezembro de 2003 que foram substitudos em consequncia do Regulamento (CE) n. 2037/2000 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Junho de 2000. Novos produtos substitutos esto a ser testados e outros a aguardar aprovao pela Unio Europeia (UE). No entanto, convm referir que alguns produtos lanados no mercado nacional foram objecto de proibio pela UE. O anexo VII do referido regulamento autoriza o emprego de extintores de Halon 1211 somente em utilizaes crticas essenciais tais como a segurana pessoal para utilizao inicial pelos bombeiros e em extintores utilizados em pessoas pelas foras militares e de segurana. Os extintores de halon 1211 so de presso permanente devido prpria tenso de vapor do halon e da adio de azoto (N2), no momento do carregamento. Descrevem-se, de seguida, algumas caractersticas dos extintores de hidrocarbonetos halogenados: Inibio At 5 m, de acordo com a capacidade do extintor Velocidade de extino: Rpida Durao da descarga: De 6 a 30 s Toxicidade: Muito cuidado com a decomposio do produto em contacto com as chamas Mtodo de extino: Alcance:

4.
46

Manual de Extintores

Perigo de emprego: Eficcia de extino:

Evitar exposio ao fumo e gases libertados. Cuidados acrescidos em locais fechados (ventilar bem depois da utilizao) Utilizvel em fogos da classe A. Eficaz em fogos das classes B e C.

Sntese 4. 6.

A escolha do agente extintor depende dos diferentes factores enunciados ao longo dos pontos anteriores. Contudo, possvel sistematizar este estudo, tornando vivel uma escolha rpida, quando na presena de um incndio ou como medida de preveno, recorrendo ao melhor agente extintor face ao risco, de acordo com a NP 1800 (1981). Apresentam-se no Quadro I informaes qualitativas da adequao dos agentes extintores, nas suas diversas formas, para as diferentes classes de fogos.
QUADRO I
ESCOLHA DO AGENTE EXTINTOR CLASSES DE FOGOS AGENTES EXTINTORES
gua Jacto Pulverizada Espuma CO2 ABC P qumico BC D

4.
47
Escolha do agente extintor

A B C D

Sim Bom No No No

Sim Muito bom Sim Aceitvel No No

Sim Bom Sim Muito bom No No

No Sim Bom Sim Bom No

Sim Muito bom

No

No No No Sim Muito bom

Sim Sim Muito bom Muito bom Sim Bom No Sim Bom No

Fonte: NP 1800 (1981) Segurana contra incndios. Agentes extintores. Seleco segundo as classes de fogos.

48

5.
Manual de Extintores

5.
Distribuio dos extintores Manual de Extintores

5. 1.

Princpios a respeitar na implantao dos extintores 5. 2. Implantao dos extintores

5.
49
Distribuio dos extintores

5. 3.

Nmero de extintores a implantar

50

5.
Manual de Extintores

Princpios a respeitar na 5. 1. implantao dos extintores

Conhecidos os agentes extintores mais eficazes no combate a cada classe de fogo, analisam-se agora os princpios que devem ser respeitados para uma eficaz cobertura dos locais a proteger: A seleco dos extintores, quanto quantidade, eficcia e localizao para uma dada situao, deve ser determinada segundo a natureza dos possveis incndios e conhecimento antecipado do tipo de construo, nmero de ocupantes, risco a proteger, condies de ambiente e temperatura; As construes devero ser protegidas por extintores aprovados para o combate a fogos da classe A. A proteco dos riscos de ocupao dever ser efectuada por extintores homologados para o combate a fogos das classes A, B, C ou D, de acordo com o maior risco que a ocupao apresente. Por exemplo, as construes com um tipo de ocupao que apresente riscos de fogos das classes B e/ou C, devero ter, alm de extintores para o combate a fogos da classe A, extintores para fogos das classes B e/ou C (fig. 18).

5.
51
Distribuio dos extintores

Fig. 18 Extintor para proteco do tipo de construo (classe A) e do risco que a ocupao apresenta (classe B).

5. 2. Implantao dos extintores


Alguma legislao publicada sobre segurana contra risco de incndio, refere que os extintores devem ser colocados de modo a que o seu manpulo fique a cerca de 1,20 m do pavimento. No entanto, a NP 3064(1) refere que os extintores tm que estar colocados permanente-mente nos locais definidos e em condies de operacionalidade. A sua colocao deve ser feita em suportes de parede ou montados em pequenos receptculos, de modo a que o topo do extintor no fique a uma altura superior a 1,50 m acima do solo, a menos que seja do tipo transportvel (fig. 19).
Manual de Extintores

5.
52

Fig. 19 Altura de colocao dos extintores. A Correcto; B Incorrecto.

importante que os extintores estejam localizados nas reas de trabalho, ao longo dos percursos normais (comunicaes horizontais) ou no interior das cmaras corta-fogo, quando existam, em locais visveis, acessveis e no obstrudos (Fig. 20).
(1)

A NP 3064 est em reviso podendo alguns dos seus parmetros vir a ser alterados.

Fig. 20 Extintores obstrudos e no visveis situao incorrecta.

A distncia a percorrer de qualquer ponto susceptvel de ocupao at ao extintor mais prximo deve ser a determinada na legislao contra riscos de incndio publicada, isto , 15 m para os extintores de p e de CO2 (fig. 21).

5.
53
Distribuio dos extintores

Fig. 21 A distncia mxima a percorrer at um extintor de CO2 ou de p conforme legislao em vigor.

de salientar que na NP 3064 alnea 6, a distncia mxima a percorrer de 25 m para os extintores de p qumico seco e de 9 ou 15 m para os de CO2, de acordo com tipo de risco e eficcia de extino destes extintores. Em grandes compartimentos ou em locais onde a obstruo visual no possa ser evitada, devem existir meios suplementares (sinais) que indiquem a localizao dos extintores (fig. 22).

5.
54

Manual de Extintores

Fig. 22 Alguns modelos de sinais.

5. 3. Nmero de extintores a implantar


O clculo do nmero necessrio de extintores a implantar em cada rea a proteger depende do risco nela existente. Para facilitar este clculo, so considerados trs nveis de risco: Riscos ligeiros Considera-se risco ligeiro quando as quantidades de combustvel ou de lquidos inflamveis presentes podem contribuir para a ocorrncia de incndios de pequenas dimenses. Esto includos neste nvel gabinetes de escritrios, salas de aula, igrejas, locais de reunio, centrais telefnicas, etc..

Riscos ordinrios Considera-se risco ordinrio quando as quantidades de combustvel ou de lquidos inflamveis presentes podem contribuir para a ocorrncia de incndios de dimenses normais. Esto aqui includos parques de estacionamento, pequenas fbricas, armazns de mercadorias classificadas como no perigosas, estabelecimentos comerciais, etc.. Riscos graves Considera-se risco grave quando as quantidades de combustvel ou de lquidos inflamveis presentes podem contribuir para a ocorrncia de incndios de grandes propores. Serraes, oficinas de automveis e de manuteno de avies, armazns de combustveis, bem como processos em que sejam manuseados lquidos inflamveis, tintas, ceras, etc., so alguns dos exemplos deste risco. A NP EN 3-1 determina, nos termos dos pontos seguintes, a eficcia mnima dos extintores para os diferentes tipos de risco.
5.

5.3.1. Fogos da classe A


Para os fogos da classe A, a eficcia mnima dos extintores para os diferentes tipos de risco (ligeiros, ordinrios e graves) determinada conforme o Quadro II.
QUADRO II
Eficcia mnima dos extintores fogos da classe A EFICCIA DO EXTINTOR REA A PROTEGER (m2) Risco ligeiro Risco ordinrio Risco grave

55
Distribuio dos extintores

5A 8A 13 A 21 A 34 A 55 A

300 600 900 1125 1125 1125

450 600 900 1125

300 400 600 900

de notar que 1125 m2 a rea considerada como limite prtico para o clculo da eficcia mnima dos extintores para os fogos da classe A.

5.3.2. Fogos da classe B


Para os fogos da classe B, a eficcia mnima dos extintores para os diferentes tipos de risco determinada de acordo com o Quadro III.

QUADRO III
Eficcia mnima dos extintores fogos da classe B
Manual de Extintores

TIPO DE RISCO

EFICCIA MNIMA DOS EXTINTORES

DISTNCIA MXIMA A PERCORRER AT AO EXTINTOR (m)

Ligeiro Ordinrio Grave

5.
56

5B 10 B 10 B 20 B 20 B 40 B

9 15 9 15 9 15

No devem ser utilizados mais do que dois extintores para a proteco requerida no Quadro III, podendo esta ser satisfeita com extintores de maior eficcia, desde que a distncia a percorrer seja inferior a 15 m. Os extintores portteis para cobertura de riscos inerentes presena de lquidos susceptveis de derrame (cobrindo uma rea superior a 2 m2 com uma espessura superior a 6 mm) no devem constituir a nica proteco existente. Para riscos inerentes a lquidos inflamveis armazenados em tanques, devero distribuir-se extintores para fogos da classe B, de modo a existir pelo menos uma unidade por m2 de superfcie do maior tanque da rea a proteger. No devem utilizar-se dois ou mais extintores de menor eficcia em substituio do extintor requerido para o maior dos tanques.

5.3.3. Fogos da classe C


Os fogos desta natureza so considerados como um risco especial. No se deve tentar extinguir este tipo de fogo a menos que se tenha a certeza de que a sada de combustvel possa ser rapidamente fechada. Alguns extintores contendo espuma ou dixido de carbono (indicados para fogos da classe B), so praticamente ineficazes para estes riscos devido presso dos fludos.

5.3.4. Fogos da classe D


Os extintores ou agentes extintores devem ser apropriados para os fogos que resultam da combusto dos diferentes metais. A capacidade dos extintores ser determinada com base no tipo do metal, no tamanho das partculas, na rea a proteger e nas recomendaes do fabricante dos extintores, fundamentando-se em ensaios de comportamento. Para uma fcil escolha do extintor, quanto eficcia de extino, podero ser observadas as equivalncias apresentadas no Quadro IV.

5.
57

QUADRO IV
EQUIVALNCIAS DA CAPACIDADE DO EXTINTOR/EFICCIA DE EXTINO AGENTE EXTINTOR CAPACIDADE DO EXTINTOR EFICCIA DE EXTINO

Distribuio dos extintores

gua P qumico ABC P qumico ABC CO2

10 6 12 6

L kg kg kg

21 A 13 A 55 A

144 B 233 B 55 B

58

6.
Manual de Extintores

6.
Inspeco, manuteno e recarga dos extintores Manual de Extintores 6. 1. 6. 3.
Inspeco 6. 2. Manuteno Recarga
6.
59
Inspeco, manuteno e recarga dos extintores

60

6.
Manual de Extintores

da maior importncia que os extintores se encontrem em perfeitas condies de operacionalidade aquando da sua utilizao. Para isso, necessrio observar as regras estabelecidas na NP 4413 no que se refere inspeco, manuteno e recarga. de notar que o proprietrio ou a entidade exploradora de um local onde existam extintores instalados, o responsvel pela sua inspeco, manuteno e recarga. Analisam-se algumas das regras mais importantes.

Inspeco 6. 1.

A inspeco feita normalmente por pessoal designado pelo proprietrio ou entidade exploradora e consiste na verificao rpida de que o extintor est pronto a actuar no local prprio, devidamente carregado, que no foi violado e que no existem avarias ou alteraes fsicas visveis que impeam a sua utilizao. Os extintores devem ser inspeccionados com a frequncia que as circunstncias imponham, devendo contudo s-lo, pelo menos, trimestralmente. Ao inspeccionar um extintor, o pessoal designado deve ter em considerao se: O extintor est no local adequado; O extintor no tem o acesso obstrudo, est visvel, bem sinalizado e que as instrues de manuseamento em lngua portuguesa de acordo com a NP EN 3-7, esto situadas na parte da frente; As instrues de manuseamento esto legveis e no apresentam danos; O peso ou presso, consoante o caso, esto correctos; O corpo do extintor, bem como a vlvula, a mangueira e a agulheta, esto nas devidas condies;

6.
61
Inspeco, manuteno e recarga dos extintores

O selo no est violado (fig. 23).

Fig. 23 Verificao do selo.


Manual de Extintores

6.
62

Quando uma inspeco revelar que houve violao, que o extintor est danificado, com fugas, com carga superior ou inferior normal, que apresenta indcios visveis de corroso ou outros danos, deve ser submetido a medidas de manuteno adequadas. Deve existir um registo permanentemente actualizado que contenha as datas das inspeces, identificao de quem as efectuou e todas as indicaes das medidas correctivas necessrias.

6. 2. Manuteno
A manuteno deve ser feita por empresa com o servio de manuteno certificado para realizar os trabalhos que se indicam na NP 4413 (fig. 24).

Fig. 24 A manuteno deve ser feita por empresa autorizada.

Quando retirados do seu local, para manuteno ou recarga, os extintores devem ser substitudos por outros, de reserva, do mesmo tipo e com a mesma eficcia. Os procedimentos de manuteno devem ser realizados nos prazos que se indicam no Quadro V.
6. QUADRO V
Procedimentos de manuteno TIPO DE EXTINTOR MANUTENO
(1)

63
Inspeco, manuteno e recarga dos extintores

MANUTENO ADICIONAL(2)
OU REVISO NA EMPRESA E RECARGA SE FOR NECESSRIA (3)

ENSAIO VIDA TIL(4) DE PRESSO DO EXTINTOR

gua, base de gua e espuma P CO2

Anual Anual Anual

Aos 5, 10 e 15 anos Aos 5, 10 e 15 anos Todos os 10 anos

10 anos

20 anos 20 anos 30 anos

Nota 1. A manuteno deve ser efectuada em intervalos de 12 meses. admissvel uma tolerncia de quatro semanas,

antes ou depois deste intervalo.


Nota 2. A substituio das peas no respeita estes intervalos, sendo substitudas sempre que necessrio. Nota 3. Caso o tempo de vida til do agente extintor tenha sido excedido, ou o seu estado assim o aconselhe. Nota 4. Em nenhum caso, a vida til de um extintor pode exceder os 20 anos, excepto os extintores de CO2 e cartuchos

de gs propulsor que devem ser submetidos at trs provas hidrulicas mas no excedendo os 30 anos.

Fonte: NP 4413 (2006) Segurana contra incndios. Manuteno de extintores.

6. 3. Recarga
Tal como para a manuteno, a recarga dos extintores (fig. 25) deve ser feita por empresa com servio de manuteno certificado. Devero ser usados na recarga agentes extintores, gases propulsores e componentes, similares aos que so utilizados na origem pelo fabricante. Os extintores que forem recarregados, devem indicar na respectiva etiqueta, a data desse procedimento.

6.
64

Manual de Extintores

Fig. 25 Recarga de extintores. A CO2; B P qumico.

A T E N O

Inspeco uma operao rpida, efectuada por pessoas no especializadas, para verificar se um extintor est em condies de operacionalidade. Manuteno uma operao detalhada, efectuada por empresa de manuteno certificada que, por vezes, desencadeia uma recarga, reparao ou substituio. Recarga uma operao, efectuada por empresa de manuteno certificada, que substitui ou reabastece o agente extintor e gs propulsor.

6.
65
Inspeco, manuteno e recarga dos extintores

66

7.
Manual de Extintores

7.
Actuao com extintores Manual de Extintores

7. 1. 7. 3.

Activao do extintor 7. 2. Modo de actuar Distncias de actuao


7.
67
Actuao com extintores

68

7.
Manual de Extintores

A utilizao de um extintor pode ser feita por qualquer pessoa que detecte um incndio no seu incio. Para isso, necessrio conhecer previamente o modo de funcionamento e utilizao deste equipamento. O conhecimento de algumas regras bsicas sobre a utilizao dos extintores importante para a segurana das pessoas e o xito da extino de um foco de incndio. Nestas condies, indispensvel tomar em considerao as seguintes regras: Conhecer a localizao, tipo e modo de utilizao dos extintores distribudos pelas instalaes; Ao detectar um foco de incndio, dar o alarme, alertar ou fazer alertar meios suplementares de ajuda (segurana, bombeiros, etc.); Actuar rapidamente, utilizando o extintor adequado classe de fogo em presena. Sempre que possvel, e sobretudo em interiores, fazer-se acompanhar por outras pessoas. O operador dever lembrar-se que poder actuar em ambientes envoltos em fumo onde a desorientao ou a perda de conscincia so possveis; Tentar extinguir o foco de incndio de acordo com os procedimentos indicados a seguir.

7.
69
Actuao com extintores

A T E N O

A aproximao s chamas tem que ser progressiva. Avanar tendo a certeza de que o incndio no envolver o operador pelas costas. No permanecer muito tempo exposto ao fumo e aos gases libertados.

7. 1. Activao do extintor
Ao actuar com um extintor, o primeiro passo ser a activao deste, isto , coloc-lo em condies de funcionamento. Para tal, necessrio: Retirar a cavilha de segurana (fig. 26). No caso dos extintores de presso permanente, ficam prontos a funcionar a partir desse momento;

7.
70

Manual de Extintores

Fig. 26 Retirar a cavilha de segurana.

Pressurizar o extintor, caso seja de presso no permanente, percutindo o disco da garrafa (cartucho) interior que contm o gs propulsor (fig. 27) ou rodando o volante da vlvula da garrafa exterior (fig. 28);

Fig. 27 Percutir o disco.

7.
71
Actuao com extintores

Fig. 28 Rodar o volante da vlvula.

Premir o manpulo existente na vlvula do extintor (fig. 29), quando o comando est instalado na referida vlvula;

Fig. 29 Premir o manpulo da vlvula.

Manual de Extintores

Premir o manpulo de comando, quando este existe na pistola (ou agulheta) difusora (fig. 30).

7.
72

Fig. 30 Premir o manpulo da pistola (ou agulheta) difusora.

Modo de actuar 7. 2.

Num foco de incndio ao ar livre, o combate deve ser sempre feito a favor do vento, de modo a que o agente extintor seja dirigido no sentido para onde as chamas e fumo esto a ser projectados. Desta forma, evitam-se queimaduras, inalao de gases e fumo, bem como o desvio do agente extintor (fig. 31).

Fig. 31 Combater o incndio a favor do vento situao correcta.

Se o combate ao foco de incndio for efectuado em locais interiores ou por qualquer motivo contra o sentido do vento (fig. 32) devero ser tomadas precaues adicionais usando equipamento de proteco adequado.

7.
73
Actuao com extintores

Fig. 32 Combater o incndio contra o vento situao a evitar.

A manobra de actuao deve observar os seguintes procedimentos: Antes de avanar para o fogo, deve efectuar-se um disparo curto do agente extintor para comprovar que o extintor se encontra em condies de operacionalidade; Avanar at se aproximar do foco de incndio (trs a cinco metros consoante o tipo e capacidade do extintor); Dirigir o jacto do agente extintor para o foco de incndio, avanando medida em que este v perdendo alcance ou que o incndio se v extinguindo (fig. 33);

7.
74

Manual de Extintores

Fig. 33 Aproximao ao foco de incndio.

Se o extintor for de CO2, aproximar-se o mais perto possvel do foco de incndio. Pela sua natureza, o CO2 tem pouco alcance e facilmente desviado pelo vento e correntes de conveco (fig. 34);

Fig. 34 Aproximao ao incndio com um extintor com pouco alcance.

Comear a extino do foco de incndio pelo ponto mais prximo, projectando o jacto do agente extintor de forma a efectuar um corte junto base das chamas (fig. 35);

7.
75
Actuao com extintores

Fig. 35 Projectando o agente extintor para a base das chamas.

Movimentar o jacto na horizontal, com movimentos laterais (varrimento), de forma a abranger toda a superfcie ou volume das chamas (fig. 36);

Fig. 36 Movimentos laterais (varrimento).

7.
76

Manual de Extintores

Em incndio de combustveis lquidos contidos em recipientes, no incidir o jacto na vertical do fogo pois existe o perigo de espalhar o combustvel para fora do recipiente (fig. 37);

Fig. 37 Manobra errada jacto a incidir na vertical do incndio.

Ao utilizar-se extintores de espuma, deve fazer-se incidir o jacto do agente extintor na parede interior do recipiente, de forma a que este se espalhe uniformemente pela superfcie do lquido em combusto (fig. 38);

Fig. 38 Espuma projectada para a parede do recipiente.

Ao utilizar-se extintores de gua pulverizada, projectar a gua por cima das chamas em movimentos circulares (fig. 39);

7.
77
Actuao com extintores

Fig. 39 Projeco de gua pulverizada.

Se o foco de incndio se desenvolver na vertical (caso de lquidos combustveis em derrame de cima para baixo, cortinados etc.), este deve ser inicialmente combatido na parte inferior, progredindo seguidamente de baixo para cima (fig. 40 e 41).

Fig. 40 Lquido a cair por gravidade.

7.
78

Manual de Extintores

Fig. 41 Incndio a desenvolver-se na vertical.

Ao combater um incndio em gases inflamveis em sada livre, o agente extintor deve ser dirigido junto sada, pela rectaguarda ou lateralmente, num ngulo de 45 a 90 (fig. 42).

7.
79
Actuao com extintores

Fig. 42 Posies para combate a um incndio de gases inflamveis. A Correcto; B Incorrecto.

7. 3. Distncias de actuao
Apresentam-se, seguidamente, algumas distncias a considerar quando se actua com extintores portteis. de notar que as distncias referidas so aquelas que a prtica aconselha e tambm as indicadas por alguns fabricantes de extintores. Devem tomar-se sempre em considerao os condicionalismos que podem ocorrer e levem a alterar as distncias indicadas (fig. 43), para mais ou menos, tais como, entre outros: Incndios ao ar livre ou em espaos fechados; Ventos e correntes de conveco; Tipo e capacidade do extintor; Proteco individual do utilizador; Dimenso do foco de incndio;
Manual de Extintores

Conhecimento do modo como actuar com o extintor; Confiana no equipamento; Treino.

7.
80

A T E N O

No esquecer que um extintor um meio de primeira interveno utilizado no combate a um incndio acabado de despontar. Portanto, deve actuar-se rapidamente. necessrio lembrar que se trata de uma luta contra o tempo: um fogo transforma-se rapidamente num incndio.

Extintor de gua em jacto 6 a 8 m

Extintor de gua pulverizada 2 m

Extintor de espuma 3 a 4 m

7.
81
Actuao com extintores

Extintor de C02 1 a 2 m

Extintor de p qumico 3 a 5 m

Fig. 43 Distncias de actuao.

82
Manual de Extintores

Manual de Extintores

Bibliografia Glossrio

ndice remissivo ndice geral

83

84
Manual de Extintores

Bibliografia Manual de Extintores

E urovisual , C omunicaes L da (1997) Manual de Instruo Extintores. NP 1800 1981 Segurana contra incndios Agentes extintores. Seleco segundo as classes de fogos. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade. NP 3064 1988 Segurana contra incndios Utilizao dos extintores de incndio portteis. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade. NP EN 2 1993 Segurana contra incndios Definio e designao das classes de fogos. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade NP EN 25923 1996 Segurana contra incndio Agentes extintores. Dixido de carbono. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade. NP EN 3 Parte 1 1997 Segurana contra incndio: Extintores de incndio portteis. Designao, durao de funcionamento. Ensaios de eficcia (fogos - tipo). Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade. NP EN 3 Parte 2 1997 Segurana contra incndio Extintores de incndio portteis. Ensaios de estanquidade, dielctrico e de compactao. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade NP EN 3 Parte 5 1997 Segurana contra incndio Extintores de incndio portteis. Especificaes e ensaios complementares. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade. NP 4413 2002 Segurana contra incndio Manuteno de extintores. Lisboa: Instituto Portugus de Qualidade.

85
Bibliografia

86
Manual de Extintores

Glossrio Manual de Extintores

A
Abafamento Aditivo

Mtodo de extino de incndios que consiste em eliminar o comburente, atravs de uma aco exterior

Substncia qumica adicionvel a outra para melhorar as suas caractersticas. No caso do combate a incndios, adiciona-se gua para melhorar as suas caractersticas extintoras ou retardantes o ar, d origem a uma espuma destinada extino de incndios

Agente espumfero Substncia que, misturada com a gua e, posteriormente, com Agente extintor Arrefecimento

Substncia destinada extino de incndio

Mtodo de extino de incndio que consiste em reduzir a temperatura do combustvel Equipamento ligado ao sistema pblico ou privado de abastecimento de gua com uma nica sada, destinado a reabastecer os veculo de combate a incndios. Ver hidrantes
87

B
Boca de incndio

C
Carga de um extintor

Massa ou volume de agente extintor contido no extintor. A carga dos equipamentos com agentes extintores base de gua expressa em unidades de volume (L) enquanto que a carga dos restantes equipamentos expressa em unidades de massa (Kg)

Glossrio

Chuveiro

Aplicao de gua de forma pulverizada, para combate a incndios, com presso inferior a 25 bar

Comburente

Elemento ou composto qumico susceptvel de provocar a oxidao ou combusto de outras substncias (alimenta uma combusto)

Combusto

Reaco exotrmica de uma substncia combustvel com um comburente, susceptvel de ser acompanhada de uma emisso de chama e/ou de incandescncia e/ou de emisso de fumo Matria que arde ou pode ser consumida pelo fogo Forma de propagao de energia atravs da deslocao de matria (gasosa ou lquida) aquecida Pea de uma agulheta que possibilita a fragmentao das partculas de gua de modo a formar chuveiro de um agente extintor, sem que tenha havido a interrupo da descarga, com a vlvula completamente aberta e sem considerar a libertao do gs propulsor residual

Combustvel Conveco

D
Difusor

Durao de funcionamento de um extintor Tempo durante o qual ocorre a projeco

E
Emulsor
Manual de Extintores

Ver Agente espumfero Agente extintor formado por bolhas, constitudas por uma atmosfera gasosa (ar), que se encontra confinada numa parede formada de uma pelcula fina de agente emulsor Ver Agente espumfero Aco de eliminar uma combusto Aparelho que contm um agente extintor, o qual pode ser projectado e dirigido para um fogo por aco de uma presso interna. Esta presso pode ser produzida por prvia compresso ou pela libertao de um gs auxiliar Combusto caracterizada por uma emisso de calor acompanhada de fumo, de chama ou de ambos que a combusto se faz normalmente com a formao de brasas

Espuma

Espumfero Extino Extintor

88

F
Fogo

Fogo da classe A Fogo em materiais slidos, geralmente de natureza orgnica, em

Fogo da classe B Fogo da classe C Fogo da classe D Fumo

Fogo em lquidos ou slidos liquidificveis Fogo em gases Fogo em metais

Conjunto visvel de partculas slidas e/ou lquidas em suspenso no ar, resultante de uma combusto Ver Hidrocarboneto halogenado Composto que tem como base da sua composio tomos de carbono e hidrognio de um hidrocarboneto foram substitudos por tomos de flor, cloro, bromo ou iodo

H
Halon Hidrocarboneto

Hidrocarboneto halogenado Agente extintor em que alguns tomos de hidrognio

I
Incndio Inibio Inspeco

Fogo sem controlo no espao e no tempo, que provoca danos Aco que reduz a produo de radicais livres Verificao rpida de que o extintor est pronto a actuar no local prprio, devidamente carregado, que no foi violado e que no existem avarias ou alteraes fsicas visveis que impeam a sua utilizao. Aplicao de gua de forma compacta, para combate a incndios Conjunto de aces de carcter tcnico e administrativo, incluindo as de verificao, destinadas a conservar um sistema ou um equipamento ou a rep-lo no estado de funcionamento requerido

J
Jacto

M
Manuteno
89
Glossrio

P
Propagao

Desenvolvimento do incndio no espao, atravs dos mecanismos de transmisso da energia ou de deslocao de matria inflamada Ver Chuveiro

Pulverizada

R
Radical livre Risco grave

tomo ou molcula extremamente reactivo com um tempo de vida curta (possui um electro desemparelhado)

Quando as quantidades de combustvel ou de lquidos inflamveis presentes podem contribuir para a ocorrncia de incndios de grandes propores Quando as quantidades de combustvel ou de lquidos inflamveis presentes podem contribuir para a ocorrncia de incndios de pequenas dimenses presentes podem contribuir para a ocorrncia de incndios de dimenses normais

Risco ligeiro

Risco ordinrio Quando as quantidades de combustvel ou de lquidos inflamveis

T
Toxicidade

Capacidade de uma substncia provocar a morte ou danos graves sade quando inalada, ingerida ou absorvida pela pele

90

Manual de Extintores

ndice remissivo Manual de Extintores


A Abafamento ...................................................................................... 42, 45, 87 Actuao com extintores ............................................................................... 67 Aditivo ............................................................................................. 39, 40, 87 Agente espumfero ............................................................................ 41, 79, 87 Agente extintor ...... 11, 13, 15-17, 29, 31-33, 39, 40, 43-47, 65, 73-77, 79, 87 Agente propulsor .................................................................................... 17, 64 C Clculo do nmero de extintores ............................................................ 49, 54 Caractersticas dos extintores ..................................... 29, 30, 40, 42, 43, 45, 46 Carga de um extintor ........................................................................ 11, 29, 87 Classificao dos extintores ........................................................................... 15 Comburente ..................................................................................... 43, 45, 88 Combusto ................................................................................. 39, 57, 77, 88 Combustvel ......................................................................... 39, 54, 55, 57, 88 Conveco ........................................................................................ 75, 80, 88 D Difusor ............................................................................ 31-33, 40, 43, 72, 88 Distribuio dos extintores ............................................................................ 49 E Eficcia de extino ......................................................... 15, 18, 39-43, 45, 47 Eficcia mnima ...................................................................................... 55, 56 Escolha do agente extintor ...................................................................... 37, 47 Extintor (definio) ................................................................................. 11, 88 Extintor de gua ..................................................................................... 41, 77 Extintor dorsal .............................................................................................. 15 Extintor manual ............................................................................................ 15 Extintor porttil .................................................................... 15, 29, 46, 56, 80

91
ndice remissivo

Extintor manobrado manualmente ......................................................... 15, 34 Extintor rebocvel ......................................................................................... 35 Extintores de dixido de carbono ................................................ 16, 37, 39, 43 Extintores de espuma ............................................................ 16, 37, 41, 42, 77 Extintores de hidrocarbonetos halogenados ....................................... 16, 37, 46 Extintores de p qumico ...................................................... 16, 37, 44, 45, 54 Extintores mveis ............................................................................. 15, 34, 46 F Fogo da classe A .................................................................... 40, 41, 51, 55, 88 Fogo da classe B .................................................................... 19, 51, 56, 57, 89 Fogo da classe C .......................................................................... 18, 45, 57, 89 Fogo da classe D ................................................................................ 45, 57, 89 Fogo-tipo ...................................................................................................... 18 G Gs propulsor ....................................................................... 17, 31, 33, 34, 65 I Identificao ................................................................................................. 23 Implantao dos extintores ................................................................ 49, 51, 52 Inscries ...................................................................................................... 23 Inspeco .............................................................................. 59, 61, 62, 65, 89
Manual de Extintores

M Manmetro ............................................................................................ 31, 32 Manuteno .......................................................................... 55, 59, 61-65, 89 Mobilidade do extintor ........................................................................... 13, 15 P Presso permanente ............................. 17, 27, 31, 32, 34, 39, 42, 43, 45, 4670 Presso no permanente ................................................... 17, 27, 33-35, 39, 42 R Recarga .................................................................................. 29, 59, 61, 63-65 Risco grave .............................................................................................. 55, 90 Risco ligeiro ............................................................................................ 54, 90 Risco ordinrio ....................................................................................... 55, 90 Rtulo ........................................................................................ 18, 23, 24, 41 S Sinais ............................................................................................................ 54 Sntese .......................................................................................................... 47

92

ndice geral Manual de Extintores

Prefcio

3 5 7 9

Sumrio
1. 1.1. 1.2. 1.3. 1.4.

Siglas Introduo

Classificao

13 15 16 17 18 18 19

Mobilidade do extintor ................................................................... Agente extintor ............................................................................... Modo de funcionamento ................................................................ Eficcia de extino ......................................................................... 1.4.1. Fogos-tipo da classe A ............................................................ 1.4.2. Fogos-tipo da classe B ............................................................

93
ndice geral

2. Identificao 21 2.1. Componentes de identificao ........................................................ 23

3. 3.1. 3.2. 3.3. 4. 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 5. 5.1. 5.2. 5.3. 6. 6.1. 6.2. 6.3.

Caractersticas e funcionamento dos extintores

27 31 33 34 34 35

Extintores de presso permanente .................................................... Extintores de presso no permanente ............................................. Extintores mveis ............................................................................ 3.3.1. Mveis manobrados manualmente ........................................ 3.3.2. Mveis rebocveis ..................................................................

Escolha do agente extintor

37 39 41 43 44 46 47

Extintores de gua .......................................................................... Extintores de espuma fsica ............................................................. Extintores de dixido de carbono (CO2) .......................................... Extintores de p qumico ................................................................ Extintores de hidrocarbonetos halogenados (halons) ........................ Sntese .............................................................................................

Distribuio dos extintores

49 51 52 54 55 56 57 57

Manual de Extintores

94

Princpios a respeitar na implantao dos extintores ........................ Implantao dos extintores .............................................................. Nmero de extintores a implantar ................................................... 5.3.1. Fogos da classe A ................................................................... 5.3.2. Fogos da classe B ................................................................... 5.3.3. Fogos da classe C ................................................................... 5.3.4. Fogos da classe D ...................................................................

Inspeco, manuteno e recarga dos extintores

59

Inspeco ........................................................................................ 61 Manuteno .................................................................................... 62 Recarga ........................................................................................... 64

7. 7.1. 7.2. 7.3.

Actuao com extintores

67

Activao do extintor ...................................................................... 70 Modo de actuar .............................................................................. 73 Distncias de actuao .................................................................... 80 85 87 91

Bibliografia

Glossrio ndice remissivo

95
ndice geral

Das könnte Ihnen auch gefallen