Sie sind auf Seite 1von 8

Circuitos Eltricos

Introduo Essa Teoria I vai abrir um novo mundo em seus conhecimentos -- o mundo da Eletricidade. Ela lhe ensinar o que so circuitos eltricos e explicar os significados de corrente eltrica, tenso eltrica e resistncia eltrica. Voc tambm ir conhecendo, aos poucos, os tipos mais importantes de componentes ou elementos que participam dos circuitos eltricos. Vamos estudar: Circuito de uma lanterna de mo Corrente eltrica Tenso eltrica O sentido convencional da corrente eltrica Resistncia eltrica A lei de Ohm Circuito de uma lanterna de mo Voc alguma vez j desmontou complemente uma lanterna de mo para analisar como ela funciona? Veja na ilustrao abaixo como so dispostas as vrias partes de uma tpica lanterna de mo:

Estrutura de uma lanterna eltrica


Por que o projetista escolheu essa particular combinao de materiais? As partes metlicas da lanterna so postas para conduzir a corrente eltrica quando a lanterna posta para funcionar e, alm disso, foram escolhidas para resistirem aos esforos fsicos aos quais so submetidas. A mola metlica, por exemplo, no s permite caminho eltrico para a corrente como tambm mantm no lugar, sob presso, as pilhas em seu interior. As partes metlicas do interruptor tm que garantir bom contato eltrico e no ficarem danificadas pelo uso contnuo. Uma lanterna tambm tem partes feitas com material no condutor de corrente eltrica, tais como plsticos e borrachas. A cobertura de plstico dessa lanterna um isolante eltrico. Sua forma importante para que se tenha um manuseio cmodo. Sua cor a tornar mais ou menos atraente aos olhos do usurio.

Como voc ver, os circuitos eltricos contero sempre partes que conduzem e partes que no conduzem correntes eltricas. O segredo todo, nos circuitos eltricos, delimitar um caminho pr planejado para a corrente. A lmpada incandescente e o refletor compem o sistema ptica da lanterna. A posio da lmpada dentro do refletor deve ser tal que permita a obteno de um feixe estreito de luz. Uma lanterna um produto eltrico simples, mas muita gente j perdeu noites de sono em seus projetos para que voc tenha um dispositivo que trabalhe bem. Voc pode pensar em alguma outra coisa que o projetista deva levar em considerao na produo em massa de lanternas? Um modo "mais cientfico" para descrever uma lanterna implica no uso de um diagrama de circuito. Nele, as partes relevantes da lanterna sero representadas atravs de smbolos:

Diagrama de circuito de uma lanterna eltrica


Nesse circuito foram representadas simbolicamente, duas clulas voltaicas (pilhas) - formando uma bateria , um interruptor e uma lmpada incandescente. As linhas no diagrama representam condutores metlicos (fios) que conectam as partes entre si formando o circuito completo. Um circuito eltrico necessariamente um percurso fechado. Na lanterna, o fechamento do interruptor completa o circuito, permitindo a passagem da corrente eltrica. Lanternas s vezes falham! Isso acontece quando as partes metlicas do interruptor ou da lmpada no entram efetivamente em contato (devido sujeiras ou ferrugens), quando a lmpada "queima" (interrupo em seu filamento) ou quando as pilhas "pifam" (esgotam suas energias qumicas armazenadas, popularmente, ficam 'descarregadas'). Em qualquer um desses casos, o circuito estar incompleto. Corrente eltrica Uma corrente eltrica um fluxo ordenado de partculas carregadas (partculas dotadas de carga eltrica). Em um fio de cobre, a corrente eltrica formada por minsculas partculas dotadas de carga eltrica negativa, denominadas eltrons -- eles so os portadores da carga eltrica. No fio de cobre (ou de qualquer outro metal) os eltrons naturalmente l existentes vagueiam desordenadamente (tm sentidos de movimentos aleatrios) at que, por alguma ordem externa, alguns deles passam a caminhar ordenadamente (todos no mesmo sentido) constituindo a corrente eltrica. A intensidade dessa corrente eltrica vai depender de quantos desses portadores, em movimento bem organizado passam, por segundo, por um regio desse fio. A corrente eltrica, num circuito, representada pela letra I e sua intensidade poder ser expressa em ampres (smbolo A), em miliampres (smbolo mA) ou outros submltiplos tal qual o microampres(smbolo mA).

Um ampre (1 A) uma intensidade de corrente eltrica que indica a passagem de 6,2x1018 eltrons, a cada segundo, em qualquer seo do fio. Esses 6,2x1018 eltrons (uma quantidade que escapa ao nosso pensamento) transportam uma carga eltrica total cujo valor de um coulomb (1 C). 'coulomb'(smbolo C) a unidade com que se medem as quantidades de cargas eltricas. Se indicarmos a quantidade total de carga eltrica que passa pela seo de um fio por Q (medida em coulombs) e o intervalo de tempo que ela leva para passar por essa seo por Dt (medido em segundos), a intensidade de corrente eltrica I (medida em ampres) ser calculada por: I = Q : Dt Converses: 1 A = 1 000 mA = 1 000 000 mA 1 A = 103 mA = 106 mA 1 mA = 1/1 000 A = 1 000 mA 1 mA = 10-3 A = 103 mA 1 mA = 1/1 000 000 A = 1/1000 mA 1 mA = 10-6 A = 10-3 mA Entendeu mesmo? .... O que uma "corrente eltrica" significa para voc? Que unidade usada para medir essas correntes? Quais os submltiplos dela? Atravs de que materiais a corrente pode fluir facilmente? Cite alguns materiais que atrapalham ou mesmo impedem o fluxo de corrente eltrica atravs deles. O que um circuito eltrico? Tenso eltrica No circuito da lanterna, o que provoca a circulao da corrente? algo produzido pelas clulas voltaicas (as pilhas). Esse algo, causa da corrente eltrica, a tenso eltrica ou diferena de potencial (d.d.p.) que surge entre os terminais da pilha (plo positivo e plo negativo). Vamos explicar isso um pouco mais, no podemos nos contentar com a introduo acima: o que uma pilha realmente faz, quando em funcionamento, uma converso de energia; ela converte energia qumica (que est armazenada nas substncias qumicas que esto dentro dela) em energia eltrica. Quanto de energia qumica convertida em energia eltrica, e transferida para cada coulomb de carga eltrica que movimentado dentro dela, o que caracteriza a tenso eltrica nos terminais da pilha. Essa grandeza indicada pela letra U e medida na unidade volt (smbolo V). Assim, falar que a tenso U entre os terminais de uma pilha de 1,5 V significa dizer que ela fornece 1,5 J de energia eltrica para cada 1,0 C de carga que a atravessa. Nota: J o smbolo de joule, a unidade oficial de energia. Do mesmo modo, falar que a tenso eltrica entre os terminais de uma bateria (associao conveniente de clulas voltaicas) de 12 V, significa dizer que: cada 1,0 C de carga eltrica que passa por dentro dela e sai pelo plo positivo, leva consigo 12 J de energia eltrica. Claro, a energia qumica da bateria diminui de 12 Je, com o uso contnuo ela ir "pifar", ficar sem energia. O termo popular para isso, lembra-se, "descarregada". Se indicarmos por U a tenso nos terminais da pilha (ou bateria etc.), por Q a quantidade de carga eltrica que a atravessa e por E a quantidade de energia que ela fornece para essa carga, teremos: U=E:Q

Em nosso circuito da lanterna, quando as pilhas esto novas, a tenso fornecida por elas total, a corrente eltrica circulante intensa e a lmpada brilha vivamente. Algum tempo depois, j com mais uso, a tenso fornecida por elas diminui, a intensidade de corrente no circuito diminui e a lmpada brilha mais fracamente. Eventualmente no acender mais; as pilhas "pifaram"! Cada clula voltaica prov cerca de 1,5 V de tenso entre seus terminais (plos). Duas clulas conectadas uma em seguida outra, em srie, (plo positivo de uma encostado no plo negativo da outra)provero cerca de 3,0 V. Trs pilhas em srie provero cerca de 4,5 V etc.

Smbolo da pilha e pilhas conectadas em srie.


Qual desses arranjos acima faria a lmpada acender com maior brilho? Lmpadas incandescentes so projetadas para funcionarem com uma certa tenso particular (e alguma tolerncia) mas, usando uma mesma lmpada adequada, quanto maior a tenso maior ser o seu brilho. Nota: H um cdigo de cores nas prolas das pequenas lmpadas incandescentes. A "prola" aquela bolinha de vidro dentro da lmpada que sustenta os fios que vo ao filamento. Voc j reparou nisso? De que cor a prola da lmpada em sua lanterna de duas pilhas (3 V)? Como j salientamos, no sentido exato, uma bateria consiste no arranjo conveniente de duas ou mais clulas voltaicas. Esses arranjos (ou associaes) podem ser em srie, em paralelo ou mista (combinaes adequadas de sries e paralelos). Observe essas associaes:

Clulas associadas em srie, paralelo e mista.


Uma clula individual pode prover uma pequena intensidade de corrente por muito tempo, ou uma grande intensidade por pouco tempo. Conectando-se as clulas em srie aumentamos a tenso eltrica total disponvel, mas isso no afeta o tempo de vida til das clulas. Por outro lado, se as clulas (iguais) forem conectadas em paralelo, a tenso no fica afetada, continua os mesmos 1.5 V, mas o tempo de vida da bateria dobrado.

Uma lmpada de lanterna percorrida por corrente de intensidade 300 mA (usando pilhas tipo C, alcalinas)deveria funcionar por cerca de 20 horas antes das pilhas esgotarem-se. Isso traduz, de certo modo, o quanto de energia qumica est armazenada na pilha e quanto de energia eltrica pode ser utilizada at ela "pifar". O linguajar popular chama isso de "capacidade de armazenamento" e indicado em ampres-hora (A-h). Exemplificamos: Uma bateria selada para "no-break" trs as indicaes 12V, 7Ah . Isso indica que ela est capacitada a manter um corrente de intensidade 7A durante 1 h, ou manter uma corrente de intensidade 3,5A durante 2h, ou 1A durante 7h etc. Fazendo experincias com pilhas: pilhas so assuntos da Qumica, especificamente da Eletroqumica. Didaticamente, a qumica desenvolve esse assunto a partir da pilha de Daniel onde, em particular discute-se a eletrlise. A eletrlise voc pode encontrar em nossas Salas de Exposies, Sala da Qumica - Foguete - Eletrlise. Nessa mesma Sala voc encontrar o experimento sobre, 'como fazer pilhas com batatas' e colocar relgio digital em funcionamento usando as 'baterias de batatas' ou, permitam-me, as "bataterias". Entendeu mesmo? .... O que tenso eltrica ou diferena de potencial? O que uma bateria? Em que unidade(s) mede(m)-se a 'capacidade de armazenamento' de uma clula?

O sentido convencional da corrente eltrica Um terminal (plo) de uma clula (pilha) ou bateria positivo, enquanto o outro negativo. conveniente pensar em corrente eltrica como algo fluindo do plo positivo para o plo negativo. Esse sentido de percurso (do + para o -) denominado sentido convencional da corrente eltrica. Setas colocadas nos diagramas sempre indicam esse sentido convencional. Porm, voc deve ficar atento que esse s seria o sentido correto se o fluxo ordenado (corrente) fosse constitudo por partculas com carga positiva. Em um fio de cobre, os portadores de carga eltrica so os eltrons. Eltrons so negativamente-carregados e ento devem fluir do negativo para o positivo. Isto significa que, realmente, o sentido do fluxo de eltron oposto ao escolhido como "sentido da corrente convencional". A corrente eltrica nos mais variados sistemas eltricos e eletrnicos envolve freqentemente trs espcies de portadores de cargas eltricas: os eltrons (-), os nions (ons negativos) e os ctions (ons positivos). Como exemplo, em transistores, a corrente formada por fluxos ordenados de eltrons (todos num mesmo sentido) e por "buracos" (todos em sentido oposto ao dos eltrons) que se comportam como portadores de carga positiva. Quando o comportamento de um circuito eltrico/eletrnico est sendo analisado, de modo geral, no interessa saber que tipo de portador (com carga positiva ou com carga negativa)est participando da corrente eltrica. Em alguns casos, no eletromagnetismo por exemplo, esse conhecimento indispensvel para que possa ser previsto com preciso o efeito da corrente eltrica. Uma pilha prov uma tenso eltrica com polaridade fixa (o plo positivo nunca ficar negativo e vice-versa), de forma que fluxo da corrente se dar sempre no mesmo sentido. Por isso ela denominada corrente contnua ou CC, em contraste com a corrente eltrica domiciliar, que mantida por um gerador que prov tenso eltrica constantemente varivel. A polaridade nos terminais desse tipo de gerador tal que a corrente inverte seu sentido de percurso 60 vezes a cada segundo de funcionamento. Isso d lugar a uma corrente alternada ou AC. Nela, os portadores de carga eltrica invertem seu sentido de percurso, num incessante vai-vem. Entendeu mesmo? .... O que "sentido convencional da corrente eltrica"?

O comportamento dos circuitos eletrnicos pode ser sempre analisado com preciso ao assumirmos para a corrente esse sentido convencional? Resistncia eltrica Se interligarmos diretamente o plo positivo de uma bateria automotiva com seu plo negativo mediante um grosso fio de cobre, iremos conseguir uma corrente eltrica de enorme intensidade durante um curto intervalo de tempo. Em alguns segundos o interior da bateria comear a ferver! Em uma lanterna no acontece isso. Parte do circuito da lanterna limita o fluxo de cargas, mantendo a intensidade da corrente com valores adequados. Algumas outras partes no afetam substancialmente esse fluxo. A propriedade eltrica dessas partes, umas dificultando o fluxo de cargas e outras no, caracterizam uma grandeza denominada resistncia eltrica. A mola, as lminas do interruptor e as conexes da lmpada so feitas de metal apropriado, de considervel espessura, oferecendo uma baixa resistncia corrente eltrica. Por outro lado, o filamento da lmpada feito com outro material (tungstnio) e de pequena espessura, oferecendo uma alta resistncia corrente eltrica. O fluxo de cargas atravs desse trecho de grande resistncia (o filamento) causa um grande aquecimento que o leva ao brilho-branco, o qual passa a emitir luz visvel. No ar, esse filamento se oxidaria de imediato (combusto) e seria volatilizado. Para impedir isso, todo ar retirado de dentro do bulbo da lmpada e substitudo por um outro gs no oxidante. A resistncia eltrica (R) dos condutores, ou seja, quanto de dificuldade eles impem passagem da corrente eltrica, medida em ohms (smbolo W ). Se uma bateria feita com duas pilhas tamanho C, em srie, prov uma tenso eltrica U = 3 V, nos terminais de uma lmpada incandescente, mantendo uma corrente eltrica de intensidade I = 300 mA = 0,3 A, qual a resistncia eltrica R desse filamento? Isso calculado assim, e mais adiante ver o porque: R = U : I = 3V : 0,3A = 10W Os valores de resistncias eltricas que participam de circuitos eletrnicos podem variar desde alguns ohms, passar pelos milhares de ohms (quiloohms) e chegar aos megaohms. Os componentes eletrnicos projetados com o propsito de oferecerem resistncia eltrica de valores particulares so chamados de resistores. Nota importante: Conceituar 'resistncia eltrica' em termos de 'dificuldade' ou 'oposio' passagem da corrente eltrica apenas uma tcnica macroscpica e simplista para contornar a conceituao microscpica dos efeitos observados quando portadores de carga eltrica interagem com a matria. As partculas constituintes da corrente eltrica (portadores) chocam-se (interao de campos) com as partculas do prprio condutor. O nmero de choques por unidade de volume o conceito fiel e microscpico para a grandeza "resistncia eltrica'. A grande faanha da lei de Ohm, conforme pode ser demonstrado, que o resultado da 'operao' U/I (duas grandezas de fcil medio) justamente a medida do nmero de choques por unidade de volume (uma contagem de difcil realizao prtica). Entendeu mesmo? .... Que partes da lanterna limita o fluxo da corrente? Que unidade usadas para a medida da resistncia eltrica de um condutor? Quais seus mltiplos? Que smbolos grficos so usados habitualmente para representar: a. diferena de potencial (tenso)? b. intensidade de corrente eltrica? c. resistncia eltrica de um condutor?

A lei de Ohm A relao entre a intensidade da corrente eltrica (I), a tenso eltrica (U) e a resistncia eltrica (R) foi descoberta por Georg Simon Ohm. Ele fez seus prprios fios resistores. Com eles, conseguiu mostrar que a intensidade da corrente depende de seus comprimentos e de suas espessuras, quando a tenso sobre eles e a temperatura so mantidos constantes. Suas observaes (a,b,c),feitas sob tenso e temperatura constantes, foram as seguintes: (1) A intensidade da corrente eltrica diminui quando se aumenta o comprimento do fio, sem alterar sua espessura. R aumenta quando o comprimento do fio aumenta. (2) A intensidade da corrente eltrica aumenta conforme se aumenta a espessura do fio, sem alterar seu comprimento. R diminui quando a espessura do fio aumenta. (3) Com comprimento e espessura constantes, a intensidade da corrente se altera quando se substitui um material condutor por outro. R depende do material de que feito o fio. (4) Usando-se sempre o mesmo fio, mantido temperatura constante, a intensidade da corrente aumenta quando se aumenta a tenso aplicada. Dessas observaes, Ohm conclui que, se a temperatura for mantida constante, a relao Tenso eltrica : corrente eltrica ou U : I mantinha-se constante para qualquer fio particular. Essa constante exatamente o valor da resistncia eltrica do fio em questo. Em smbolos: U : I = constante = R Reorganizando a lei de Ohm podemos obter duas expresses adicionais: U = R.I e I=U:R

Escrita dessa ltima forma, a lei de Ohm estabelece que, sob temperatura constante, a intensidade de corrente que circula por um material diretamente proporcional tenso eltrica (d.d.p.) aplicada e inversamente proporcional sua resistncia eltrica. Essas equaes simples so fundamentais para a Eletrnica e, uma vez que voc aprenda a us-las corretamente, ver que constituem chaves para resoluo de delicados problemas sobre circuitos eltricos. Nota: Por motivos que ser oportunamente explicado (potencial eltrico), evite escrever a lei de Ohm sob a forma V = R.I. A letra 'V' refere-se a UM potencial eltrico e, resistor no funciona sob a ao de UM potencial eltrico e sim sob a ao de um diferena de potenciais eltricos. Sob esse prisma, ser perfeitamente vlido escrever V - V'= R.I, onde V - V' indica uma diferena de potenciais eltricos (d.d.p.). Entendeu mesmo? .... Uma d.d.p.(tenso) aplicada entre os extremos de um fio mantida constante. Se a resistncia desse fio, devido a uma causa qualquer, diminuir, a intensidade de corrente atravs dele ............... (aumenta / diminui / no se altera).

Se a d.d.p.(tenso) aplicada sobre um fio aumentada, sem alterar sua resistncia eltrica ento, a intensidade de corrente atravs dele deve .................... (aumentar / diminuir / permanecer a mesma). Calcule a resistncia eltrica do filamento de uma pequena lmpada sabendo-se que, sob tenso de 4,5 V (trs pilhas conectadas em srie), a intensidade de corrente atravs dele de 150 mA.

No circuito acima, que interruptor(es) deve(m) ser fechado(s) para: a) acender s a lmpada L1? b) acender s a lmpada L2? c) acender as lmpadas L1 e L2? O que acontecer com as lmpadas L1 e L2 se os interruptores S1, S2 e S3 forem fechados todos ao mesmo tempo? Por que essa ao deve ser evitada?

Das könnte Ihnen auch gefallen