Sie sind auf Seite 1von 27

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

19/02/2013 EVOLUO HISTRICA DO DIREITO DO TRABALHO 1 Generalidades: etimologia da palavra trabalho. A palavra trabalho origina-se do latim tripallium que quer dizer carga usado nos bois, como instrumento de tortura. Isso na antiguidade, no era uma coisa boa. O primeiro trabalhador era um escravo, das disputas entre tribos. a) Escravido: Era considerado coisa e no sujeito de direito. Combates entre tribos, escravizao dos vencidos. Servios mais exaustivos. Trabalho tinha sentido negativo. Bblia: antigo testamento. Libertao dos escravos: locao a terceiros. Escravos libertos comearam a vender seu ofcio a outras pessoas origem da locao de servios. b) Na Idade Mdia: - Feudalismo: economia se firmava na terra (agricultura e pecuria); - Regime de servido: sujeitos s mais severas restries, raramente tinham licena para se locomover para outras terras, para a guerra/ fbrica e oficinas em trocas de outros bens ou vantagens. - Declnio feudal, final da Idade Mdia (epidemias, das Cruzadas, etc). CORPORAES DE OFCIO - Trs modalidades de membros: 1 - Mestres: proprietrios das oficinas; 2 - Companheiros: trabalhadores livres, recebiam salrios; 3 - Aprendizes: recebiam dos mestres e ensinamentos do ofcio ou profisso. c) Na sociedade pr-industrial: locao de servios e a locao de mo-de-obra ou empreitada; d) Renascimento: nova concepo de valorizao do trabalho, valor e fonte de riquezas; e) Revoluo Francesa (burgueses burgos) supresso das corporaes de ofcio. Liberalismo o Estado no devia intervir na rea econmica; f) Revoluo Industrial: o direito do trabalho surge em conseqncia da sociedade industrial e do trabalho assalariado; g) Industrializao: inveno da mquina vapor. Tornou-se duas classes com interesses antagnicos: a proletria e a capitalista. - Trabalho de mulheres e de menores. Liberalismo: sociedade poltica instituda pelo consentimento dos homens que viviam em estado de natureza e na garantia da propriedade de tudo que possui. O governo simples intermedirio entre o povo e a vontade geral. Garante apenas a liberdade formal. O contrato o signo da liberdade. Carta das Naes Unidas (ONU) (1945) Direitos Humanos. Pssimas condies de trabalho, excessivas jornadas, explorao do labor de mulheres e crianas (questo social).

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948). Movimento Sindical sindicato a contnua associao de assalariado com o fim de manter ou melhorar a condio de vida proletria (Welb). Origens do sindicalismo: so encontrados na Inglaterra sindicalismo era um movimento clandestino e marginal. O reconhecimento dos sindicatos na Inglaterra, deu-se em 1871, com a Lei dos Sindicatos. Na Frana em 1884, com a Lei de Waldeck Rosseau. h) Intervencionismo o Estado deixa seu estado de absteno impondo limitaes liberdade das partes para a proteo do trabalhador.

INTERVENCIONISMO HUMANISTA Idia de justia social fortaleceu a partir dos seguintes documentos papais: Encclica Rerum Novarum (1891); Encclicas Quadragsimo Anno e Divini Redemptoris. Pio XII; Mater et Magistra Joo XXIII Populorum Progresso Paulo VI Laborem Exercens (1981) Joo Paulo II Caritas in Veritate (2009) Bento XVI Constitucionalismo Social: surge com o trmino na Primeira Guerra Mundial. Constituio Mexicana (1917) estabelecia: - jornada diria de 8 horas; - jornada mxima noturna de 7 horas; - proibio do trabalho de menores de 12 anos; - limitao da jornada de menor de 16 anos para 6 horas; - o descanso semanal; - a proteo maternidade; - o direito ao salrio mnimo; - a igualdade salarial; - a proteo contra acidentes no trabalho; - o direito de sindicalizao; - o direito de greve, conciliao e arbitragem de conflitos; - o direito indenizao de dispensa e seguros sociais. Constituio Alem - Weimar (1919) - participao dos trabalhadores nas empresas; a liberdade de unio e organizao dos trabalhadores para a defesa e melhoria das condies de trabalho; direito a um sistema de seguros sociais; direito de colaborao dos trabalhadores com os empregadores 9fixao dos salrios e condies de trabalho. A Carta Del Lavoro (1927) Itlia sistema corporativista. Lei de Peel (1802) Inglaterra de Proteo aos Menores nas fbricas, limitando a jornada de trabalho a 12 horas por dia. Na Frana, em 1814, surge a Lei proibindo o trabalho de menores de 8 anos. Na Alemanha, as leis sociais de Bismarck (1833), e na Itlia, em 1886, so criadas leis de proteo ao trabalho da mulher e do menor. - 1919: Tratado de Versalhes criao da OIT; - 1944: a OIT estabeleceu a cooperao internacional para a realizao da justia social;

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

- 1945: criao da ONU aprovao da Carta das Naes Unidas; - 1946: consolidou-se a vinculao da OIT ONU, como instituio especializada para as questes referentes regulamentao internacional do trabalho; - 1948: Declarao Internacional de Direitos Humanos prev diversos direitos trabalhistas. CF art. 7, XXVII proteo em face da automao. Homem Vs. Mquina. 25/02/2013 Filme: Daens um Grito de Justia. ............................................................................................................................................. 26/02/2013 EVOLUO DO DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL Final do sculo XIX Aqui o que havia era mo-de-obra escrava trabalhando nas lavouras. Ms condies de trabalho. A maior revolta deles era o maltrato que sofriam, e no tinham noo de seus direitos. Em quase todo o mundo as conquistas na rea social tiveram origem nas reivindicaes de pequenos grupos das classes operrias movimentos ascendentes. No Brasil o que houve foi uma luta descendente, ou seja:

Estado para o povo

Estado para o povo

Ambiente poltico-social no Brasil Imprio. Atividades agrcolas realizados pelos escravos. As rebelies e fugas desejo de libertarem-se de alguns senhores violentos, nunca o anseio de uma igualdade jurdica. Criao do Ministrio do Trabalho e a instituio da Justia do Trabalho aps a Revoluo de 1930 governo provisrio constitudo sob a chefia do presidente Getlio Vargas. Criao da Justia do Trabalho outubro de 1935. Consolidao das Leis do Trabalho foi aprovada em 1 de maio de 1943 e entrou em vigor em data de 10 de novembro de 1943. As Constituies brasileiras e a proteo ao trabalho. Antes de 1888, havia mo-de-obra escrava, predominantemente. Com as rebelies e fugas, o anseio de se livrar das crueldades de alguns senhores, mas no de justia igualitria. A proteo ao trabalho nas Constituies Brasileiras: Constituio de 1824 e 1891 a primeira apenas faz referncias abolio das corporaes de ofcio. Constituio de 1891: contempornea da Encclica Rerum Novarum, foi influenciada pelos ideais dominantes nos EUA com um carter individualista e liberal. Constituio de 1934: considerada social democrtica, instituiu a justia do trabalho. - garantia a liberdade sindical, isonomia salarial, salrio mnimo, jornada de 8 horas de trabalho. - instituiu a proteo do trabalho das mulheres e menores. - fixava o seguro social o dever da Unio em amparar o trabalho invlido ou envelhecido. Constituio de 1937: outorgada pelo presidente Getlio Vargas (golpe de Estado). Possui cunho eminentemente corporativista, inspirada na Carta Del Lavoro, da Itlia de 1927 e na Constituio Polonesa. Continha preceitos bsicos sobre: repouso semanal, indenizao por cessao das relaes de trabalho, frias, etc. proibiu o direito de greve.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

Constituio de 1946: Promulgada pela Assemblia Nacional Constituinte, estabeleceu o direito de greve. Considerada norma democrtica, compendo com o corporativismo da Constituio anterior. Constituio de 1967: assumiu poderes constituintes e EC de 1969 aprovando em 24/01/1967 uma nova Constituio. Proibiu a greve os servios pblicos e s atividades essenciais definidas em lei; previu o salrio famlia aos dependentes do trabalhador, proibio de diferena de salrio e de critrios de admisses por motivos de sexo, cor e estado civil; mantm o direito dos trabalhadores na participao nos lucros da empresa, durao do trabalho no excedente a oito horas, com intervalo para repouso, idade mnima para o trabalho foi fixada em 12 anos; direito gestante ao descanso antes e depois do parto, etc. Constituio de 1988: promulgada em 05/10/1988 Equiparou-se os trabalhadores urbanos e rurais, para fins de proteo do Estado. Os direitos trabalhistas foram includos no cap. II Os direitos sociais, do ttulo II, Dos direitos e garantias sociais.
Art. 7. (*) So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; III - fundo de garantia do tempo de servio; IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; V - piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho; VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; VIII - dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno; X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; XII - salrio-famlia para os seus dependentes; XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; XIX - licena-paternidade, nos termos fixados em lei; XX - proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; XXI - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXIV - aposentadoria; XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at seis anos de idade em creches e pr-escolas; XXVI - reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteo em face da automao, na forma da lei;

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; XXIX - ao, quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de: a) cinco anos para o trabalhador urbano, at o limite de dois anos aps a extino do contrato; b) at dois anos aps a extino do contrato, para o trabalhador rural; XXX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XXXI - proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia; XXXII - proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condio de aprendiz; XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Pargrafo nico. So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social. (*) Emenda Constitucional N 20, de 1998 (*) Emenda Constitucional N 28, de 2000

Art. 10 da CF participao nos colegiados dos rgos Pblicos. Art. 11 elenco dos direitos bsicos para todo trabalhador. Deve ter mais que isso, nunca menos. O que for alm, timo, menos que isso, no.
Art. 10. assegurada a participao dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao. Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO PROBLEMTICA EPISTEMOLGICA DO DIREITO DO TRABALHO Legislao do Trabalho: primeira denominao empregada justificativa na poca, no se tinha o Direito do Trabalho como temos hoje, era formado por leis esparsas. No havia a consolidao do direito do trabalho. Pargrafo 1 do artigo 121 da Constituio de 1934: usava a expresso legislao do trabalho, tambm algumas faculdades. No adequado. Direito Operrio - encontrada principalmente na Frana Droit Ouvier constituio de 1937 utilizou a expresso (art.16, XVI) compete Unio legislar sobre o Direito Operrio. imprpria porque no se trata to somente dos operrios. DIREITO INDUSTRIAL Surgiu aps a Revoluo Industrial. Atualmente apenas relaes trabalhistas travadas nas indstrias, mas em diversos ambientes. Passou para outro ramo, o Direito Comercial. Na poca as relaes a serem disciplinadas diziam respeito indstria em funo da estrutura social econmica do momento. Legislao Industrial. DIREITO CORPORATIVO Denominao empregada em pases que adotavam regime totalitrio fascista (Portugal e Itlia). Brasil a partir de 1937.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

- tem por objetivo controlar as corporaes ou associaes, destinam-se a unificar a economia nacional como um todo, englobando a nossa matria, tem poor finalidade estudar o trabalho subordinado. - inadequada pois sua matria no visa apenas estudar a empresa como instituio, mas o direito do trabalho como um todo e suas relaes trabalhistas. DIREITO SOCIAL Cesarino Junior - Teoria do Direito Social no Brasil. Segundo ele, o direito social era destinado a proteger os hipossuficientes, incluindo no apenas questes do direito do trabalho, mas de Direito Coletivo, Assistencial e Previdencirio. DIREITO SINDICAL Seria um direito destinado a promover a justia social, todo direito social. Refere-se to somente ao sindicato, no servindo apenas justificar a denominao de nossa matria, estando restrita, portanto, a um dos segmentos do Direito do Trabalho. DIREITO DO TRABALHO (LABOR LAW) - Alemanha, 1912. - Lei 2.724 de 1956 altera a denominao Legislao social ou do Trabalho por direito do Trabalho, passando a expresso Direito do Trabalho. Essa denominao consagrada pela OIT, universidades e revistas especializadas. EPISTEMOLOGIA Direito do Trabalho o conjunto de normas e instituies de princpios atinentes relao de trabalho subordinado e situaes anlogas, visando assegurar melhores condies de trabalho e sociais ao trabalhador, de acordo com as medidas de proteo que lhe so destinadas. DIVISO DA MATRIA Direito Processual do Trabalho ramo do direito pblico, no pertence ao Direito do Trabalho. Direito do Trabalho ramo do direito privado; Direito Internacional do Trabalho pertence ao Direito Internacional e no ao Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho relaes individuais de trabalho figura nuclear: o contrato de trabalho. Direito Coletivo do Trabalho relaes coletivas de trabalho (organizao sindical, negociao coletiva, representao dos trabalhadores na empresa, aos conflitos coletivos a greve. Direito Pblico do Trabalho/Direito Administrativo do Trabalho relaes do Estado com empregadores e do Estado com trabalhadores e questes envolvendo o regime administrativo de certos servios pblicos. Ver diviso da CLT ............................................................................................................................................. 04/03/2013 PROBLEMTICA EPISTEMOLGICA DO DIREITO DO TRABALHO Autonomia do Direito do Trabalho - Desenvolvimento legislativo: conjunto de regras especficas CLT, consolidadas e diminuir a grande maioria dos conflitos que lhe so pertinentes, leis esparsas, smulas do TST, TRF, STF, STJ. - no plano doutrinrio h diversas obras sobre a matria. - Desenvolvimento didtico: matria estudada de forma autnoma e separada (faculdades de Direito no Brasil). - No campo jurisprudencial: a competncia da justia do Trabalho art. 114 CF:
Art. 114. (*) Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. 1. Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. 2. Recusando-se qualquer das partes negociao ou arbitragem, facultado aos respectivos sindicatos ajuizar dissdio coletivo, podendo a Justia do Trabalho estabelecer normas e condies, respeitadas as disposies convencionais e legais mnimas de proteo ao trabalho.

Posio enciclopdia Direito do Trabalho: lugar em que o direito do trabalho est inserido dentro da cincia do Direito. - Temos que analisar as vrias teorias pra verificar a qual ramo pertence o Direito do Trabalho. Obs. TGD: publicizao do direito privado e privatizao do direito pblico (fenmeno). TEORIA DO DIREITO PBLICO No direito do trabalho h normas de natureza administrativa, de fiscalizao trabalhista. As normas trabalhistas tem natureza de proteo ao trabalhador imperativas, irrenunciveis. Alguns autores a empresa uma instituio de relaes com seus empregados seria de natureza pblica igual s normas que regem o Estado-administrao e os funcionrios pblicos. CONTRAPONTO H a possibilidade de as prprias partes (no CT) acordarem a respeito das condies gerais de trabalho. A irrenunciabilidade de direitos no privilgio do direito do trabalho.

TEORIA DO DIREITO PRIVADO Para alguns, direito do trabalho um ramo do direito privado, - o contrato de trabalho originou-se da locao de servio de direito Civil. Os sujeitos do contrato de trabalho so dois particulares: empregador/empregados. A preponderncia das normas de natureza privada no direito do trabalho. A maioria das regras de direito do trabalho so de ordem privada, regulando o contrato de trabalho tem preponderncia as regras de direito pblico, encontrados na referida matria. TEORIA DO DIREITO SOCIAL Cesarino Jr. O direito do trabalho deve ser chamado de direito social, pois seria o direito destinado a amparar os hipossuficientes. Ter Tim genus nem pblico, nem privado. O contraponto: o direito por si s social feito para a sociedade no havendo justificativa para um ramo do direito ter esse nome. TEORIA DO DIREITO MISTO Alfredo Montoya Melgar. Direito do Trabalho nem pblico, nem privado, uma mistura dos dois. Outros ramos do direito existem normas de direito pblico privado, ex: civil. A maioria das normas existentes no direito do trabalho so privadas. O contraponto fere a autonomia. TEORIA DO DIREITO UNITRIO (EVARISTO DE MORAES FILHO) uma fuso do pblico com o privado, dando origem a uma terceira realidade. O contraponto no se pode falar em fuso porque possvel notar a existncia, a separao de normas de direito pblico/privado. POSIO PREDOMINANTE O Direito do Trabalho pertence ao ramo do direito privado, pois h preponderncia da maioria das regras do direitos privados, o que tambm se observa no Direito Civil e Comercial que nem por isso deixam de ser parte do ramo do direito privado.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

RELAO DO DIREITO DO TRABALHO COM OUTROS RAMOS DA CINCIA Direito do Trabalho e Constituio Federal: relao muito estreita sries de direitos aos trabalhadores de modo geral, principalmente nos artigos 7 a 11 Direito Constitucional. Direito Civil: o contrato de trabalho teve origem no Direito Civil, locao de servios (art. 1.216, CC) e assemelha-se com o conceito de empreitada, tambm pode ser discutida na justia do trabalho. Art. 652, III da CLT. Utilizao subsidiria do direito civil, principalmente da parte de obrigaes e contratos previstos no Cdigo Civil (CLT, art. 8, pargrafo nico). Direito Comercial: esse direito regula as vrias formas de sociedades mercantis; a empresa uma das partes do contrato de trabalho. O pargrafo nico do art. 8 da CLT determina que o direito comum (considerado tambm o direito comercial) seja aplicado subsidiariamente em relao ao direito do trabalho. Direito Internacional: o Direito Internacional Pblico do Trabalho diz respeito s normas de ordem pblica, de mbito internacional, como as da CLT, que dita uma srie de normas a serem aplicadas queles que as ratificarem. So as convenes e recomendaes em matria trabalhista. Mesmo ao falar em grupos de empresas de mbito internacional, as multinacionais com sede no exterior, podemos unificar assuntos de direito internacional. Direito Penal: a prtica de um delito penal pode dar motivo ao despedimento do empregado por justa causa. Ex: professor de escola que acuado e condenado por pedofilia. O cdigo penal tambm regula crimes contra a organizao do trabalho, o direito de livre associao sindical, a frustrao de direito assegurado pela lei trabalhista, o aliciamento de trabalhadores, etc., o que se observa nos artigos 197 a 207. A Lei n 9.029/95 estabelece normas penais relativas discriminao da mulher (art. 2). Direito da Seguridade Social: esse ramo do direito visa a proteo maternidade, especialmente gestante, o amparo infncia e adolescncia, a promoo d integrao ao mercado de trabalho, etc. Direito Administrativo: as normas de medicina e segurana do trabalho e, tambm de fiscalizao do trabalho podem ser consideradas atinentes administrao do Estado, e so feitas por meio de Delegacias Regionais do Trabalho, rgos vinculados ao Ministrio do Trabalho. O prprio Estado contrata servidores sob o regime da CLT ou regime temporrio ou precrio, o que mostra a aproximao entre a Administrao e o Direito do Trabalho. Direito Tributrio: principalmente quando se fala em fato gerador, incidncia de tributos ou contribuies sobre certas verbas trabalhistas, base de clculo das referidas verbas, contribuintes, etc. As contribuies do FGTS e do PIS-PASEP realam ainda mais essa srie de verbas trabalhistas e a segunda, paga pela empresa, d posteriormente certos direitos aos empregados que ganham baixos salrios. Direito Econmico: objetiva disciplinar juridicamente as atividades desenvolvidas nos mercados, buscando uma forma de organizao do sistema e tambm visando ao interesse social. Ex: poltica de pleno emprego (CF, art. 170, VIII) valorizao do trabalho humano (art. 170 da CF) que so, entre outros, os objetivos a serem assegurados pela ordem econmica; a prpria poltica salarial, etc. Direito Processual do Trabalho: a forma de se assegurar o cumprimento dos direitos materiais do empregado, sendo que as controvrsias surgidas sobre a aplicao da legislao trabalhista sero dirimidas pela justia do trabalho. A CLT nos artigos 643 a 910 dispe sobre regras atinentes ao processo do trabalho. ............................................................................................................................................. 05/03/2013 Sociologia: preocupa-se em estudar os fenmenos sociais, as sociedades e seus conflitos, os fatos sociais que do origem s questes trabalhistas, os grupos as classes, as instituies, os processos, os movimentos sociais que acabam influenciando na formao das leis, principalmente trabalhistas; Preocupa-se com o estudo social da empresa, do sindicato, da greve, do emprego, enquanto fatos sociais.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

As lutas de classes veio criar o direito voltado para essas relaes sociais. O prprio relacionamento na empresa entre os trabalhadores, funo social do trabalho em moldar a sociedade. Esses grupos sociais de pessoas vo causar um impacto dentro do direito, mas para que as normas asseguram melhores condies. Economia: os fatos econmicos influenciam a histria do direito do trabalho, como se verifica com a revoluo industrial. O direito do trabalho tambm pode influenciar a economia, ex: as determinaes legislativas, poltica salarial, etc. O trabalho visto como um elemento de produo. A mo-de-obra elemento essencial nesse sentido. So tambm importantes: o nvel de oportunidades de emprego, a mobilidade dos trabalhadores e os efeitos da inflao sobre os salrios. Temos visto sempre, na verdade a economia, a produo, o capital subjaze tem influncia na nossa vida, at a forma de viver, a cultura, a arte. Administrao de Empresas: preocupa-se com a organizao da empresa, sua forma de produo. Vai estabelecer quantos funcionrios necessita, cargos, salrios. A organizao da empresa implica o exerccio do poder de organizao da empresa, que est includo no poder de direo do empregador. Contabilidade: relaciona-se em virtude dos clculos das verbas trabalhistas, a escriturao das contas das empresas, podendo ser verificado o pagamento dos salrios e de outras verbas aos empregados. Elaborao de folhas de pagamento, observncia de pagamentos aos trabalhadores e recolhimento do FGTS nos prazos definidos na lei. Estatstica: so importantes dados estatsticos relativos evoluo do desemprego, da demanda e oferta de trabalho, do salrio mnimo, do custo da subsistncia. Medicina: a medicina do trabalho preocupa-se com a sade dos trabalhadores para evitar a fadiga, estabelece intervalos de descanso semanais, frias e medidas preventivas em relao a acidentes do trabalho, a reduo de jornada de trabalho insalubre e o aumento de dias de frias, etc. Vai trazer para ns esses subsdios. Na CLT art. 154 a 201. NR 15 da portaria n 3.214/78 indica elementos fsicos ou biolgicos que trazem malefcios sade do trabalhador e que analisados pela medicina do trabalho para efeito do trabalho insalubre. Vem para proteger o trabalhador para que ele trabalhe nem ambiente saudvel que possa desenvolver melhor suas atividades laborais. Psicologia: possui um campo onde se estuda as tcnicas para adaptao do trabalhador sua atividade. O trabalho um comportamento para o psiclogo. A tecno-psicologia estuda a maneira de trabalhar. As relaes entre empregado e empregador dizem respeito Psicologia Social ou Econmica. A Psicologia vai estudar essas contribuies para o direito do trabalho. A psicologia estuda casos e efeitos da fadiga. Filosofia do Trabalho: o trabalho um direito da pessoa. O direito do trabalho uma forma de dignidade da pessoa e da independncia como homem. O homem deve ser tratado como pessoa e no como coisa. Um dos fins do estudo do Estado assegurar as condies necessrias para que as pessoas se tornem dignas. O homem realiza-se por intermdio do trabalho. precisa dele para poder viver. A valorizao do trabalho pressuposto da existncia digna, com o trabalho se atinge a essncia. A Filosofia busca respostas e perguntas difcil de se responder dentro do pensamento humano. O trabalho a realizao da pessoa alm de ser necessrio para nossa subsistncia.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

10

2 PARTE DA PROPEDUTICA FONTES DO DIREITO DO TRABALHO Fonte: vem do latim fons que significa nascente, manancial. Figuradamente, refere-se origem de alguma coisa, de onde provm algo. As fontes do direito do trabalho, tudo aquilo que fundamenta e da origem do prprio direito do trabalho. Sentido jurdico: fonte meio de criao e frmula de exteriorizao da lei. - Miguel Reale: a verificao de uma estrutura de poder. para ele, criam 4 estruturas originrias desse pode, o Processo Legislativo, a jurisdio, os usos e costumes e autonomia da vontade, que so usados no direito do trabalho, principalmente os costumes. - Fontes materiais: so o complexo de fatores sociais, econmicos, polticos, filosficos e histricos que influenciam a criao de normas jurdicas. - Celso Lafer: fontes materiais um conjunto de fenmenos de ordem social, econmica ou cientfica, ou ento de natureza ideolgica, como o engajamento moral, religioso e poltico que leva a criao ou a modificao das normas na ordem jurdica. Temos todos essas fontes materiais entro do direito do trabalho. - Fontes formais: so as normas de exteriorizao do direito. Ex: leis, costumes, etc. As fontes do direito podem ser heternomas e autnomas. - Heternomas: so as impostas por agente externo. EX: Constituio Federal, leis, decretos, sentena normativa, o regulamento de empresa (quando unilateral). Esto fora daquela relao estabelecida entre empregado e empregador, aceita que um terceiro faa uma lei e sujeitamos a elas. - Autnomas: elaborada pelos prprios interessados. Ex: costume, acordo coletivo, regulamento de empresa (quando bilateral), contrato de trabalho, etc. Alice Monteiro de Barros cita Orlando Gomes: as fontes do direito do trabalho se dividem em primrias e imperativas. As PRIMRIAS so as que dependem da vontade das partes. O contrato seria a nica fonte de criao da relao de emprego. As IMPERATIVAS se subdividem em fontes de produo estatal (a lei, dentro dela) e a fonte de produo profissional que compreende as convenes coletivas. Fonte de produo mista.

ORLANDO GOMES

Primrias Fonte de prod. Estatal (lei) Fonte de prod. Profissional (CCI) Imperativas Fonte de prod. Mista (sent. Normativa) Fonte de prod. Internacional (conveno

Quanto vontade das partes as fontes podem ser: Voluntrias: quando depender da vontade das partes para sua elaborao. Ex: contrato de trabalho, conveno e acordo coletivo, regulamento de empresa (quando bilateral); Imperativas: quando so alheias s vontades das partes. Ex: Constituio, lei, sentena.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

11

H fontes comuns a todos os ramos do direito. Ex: Constituio, a lei, etc. Todavia, h partes que so peculiares ao direito do trabalho. Ex: sentenas normativas, as convenes e acordos coletivos, os regulamentos de empresa e os contratos de trabalho. ............................................................................................................................................. 11/03/2013 FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO Para Gustavo F. B. Garcia, a Constituio, as leis, os atos do poder executivo, a sentena normativa, jurisprudncia, a sentena arbitral, convenes, o regulamento de empresa e os contratos de trabalho e os princpios jurdicos, so na verdade instrumentos de integrao e de interpretao da norma, mas no fonte. a) A Constituio da Repblica: a primeira Constituio a trazer seu bojo, direito trabalhista foi a Constituio de 1934. Atualmente, os direitos trabalhistas previstos na constituio, encontram-se regulamentados nos artigos 7 a 11.
Art. 7. (*) So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; III - fundo de garantia do tempo de servio; IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; V - piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho; VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; VIII - dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno; X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; XII - salrio-famlia para os seus dependentes; XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; XIX - licena-paternidade, nos termos fixados em lei; XX - proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; XXI - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXIV - aposentadoria; XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at seis anos de idade em creches e pr-escolas; XXVI - reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteo em face da automao, na forma da lei;

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

12

XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; XXIX - ao, quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de: a) cinco anos para o trabalhador urbano, at o limite de dois anos aps a extino do contrato; b) at dois anos aps a extino do contrato, para o trabalhador rural; XXX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XXXI - proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia; XXXII - proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condio de aprendiz; XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Pargrafo nico. So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social. (*) Emenda Constitucional N 20, de 1998 (*) Emenda Constitucional N 28, de 2000 Art. 8. livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao poder pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical; II - vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio; III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas; IV - a assemblia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei; V - ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato; VI - obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho; VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais; VIII - vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Pargrafo nico. As disposies deste artigo aplicam-se organizao de sindicatos rurais e de colnias de pescadores, atendidas as condies que a lei estabelecer. Art. 9. assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. 1. A lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. 2. Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei. Art. 10. assegurada a participao dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao. Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Art. 22. (*) Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; Art. 21. (*) Compete Unio: XXIV - organizar, manter e executar a inspeo do trabalho; Art. 173. (*) Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1. A empresa pblica, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE


atividade econmica sujeitam-se ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias.

13

Para Srgio Martins a constituio, as leis, os direitos, os costumes, as sentenas normativas, os acordos, as convenes, o regulamento de empresa e os contratos de trabalho so fontes do direito do trabalho. Para ele, analogia e equidade so mtodos de integrao da norma jurdica, assim como o direito comparado. Os princpios gerais do direito so formas de interpretao das regras jurdicas.
Art. 10 da ADCT

Art. 10. At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o art. 7, I, da Constituio: I - fica limitada a proteo nele referida ao aumento, para quatro vezes, da porcentagem prevista no art. 6, "caput" e 1, da Lei n 5.107, de 13 de setembro de 1966; II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: a) do empregado eleito para cargo de direo de comisses internas de preveno de acidentes, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato; b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. 1 - At que a lei venha a disciplinar o disposto no art. 7, XIX, da Constituio, o prazo da licena-paternidade a que se refere o inciso de cinco dias. 2 - At ulterior disposio legal, a cobrana das contribuies para o custeio das atividades dos sindicatos rurais ser feita juntamente com a do imposto territorial rural, pelo mesmo rgo arrecadador. 3 - Na primeira comprovao do cumprimento das obrigaes trabalhistas pelo empregador rural, na forma do art. 233, aps a promulgao da Constituio, ser certificada perante a Justia do Trabalho a regularidade do contrato e das atualizaes das obrigaes trabalhistas de todo o perodo.
-----------------

Os artigos so campos frteis entre as normas, cuida do que no est regulamentado. Ex: proteo contra automao, aviso-prvio que foi regularizado em 2011. Dentro da Constituio como fonte formal do Direito do Trabalho. De acordo com o artigo 173 CF, o Estado explora atividades para fins econmicos. A empresa pblica explora uma atividade econmica e tem em seus quadros empregados que auxiliam nessa explorao. Temos o nascedouro de vrios direitos importantes. CIPA Comisso Interna de Preveno a Acidentes. Nesse caso, o cipeiro seria a pessoa que participa de um cargo de diretoria na CIPA. Ele estvel, enquanto estiver no cargo, tem esse direito porque ele fiscaliza a empresa. A organizao sobre a tica do empregado, para que essas condies no apresentem riscos aos funcionrios. Exceto, se ele cometer falta grave (fato tpico trabalhista) ex: deixar de usar o IPI em seus afazeres, causa de exonerao e outros fatores previstos no art. 482 da CLT: Art. 482. Constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade; b) incontinncia de conduta ou mau procedimento; c) negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador, e quando constituir ato de concorrncia empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao servio; d) condenao criminal do empregado, passada sem julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena; e) desdia no desempenho das respectivas funes; f) embriaguez habitual ou em servio; g) violao de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinao; i) abandono de emprego;

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

14

j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas fsicas praticadas contra o empregador e superiores hierrquicos, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; l) prtica constante de jogos de azar. Pargrafo nico. Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prtica, devidamente comprovada em inqurito administrativo, de atos atentatrios contra a segurana nacional. b) Leis: a principal e mais importante de todas as fontes do direito do trabalho a CLT. Reunia a legislao esparsa existente no perodo anterior a 1945. A CLT foi instituda pelo decreto-lei 5.452 de 01/05/1943. Consolidao diferente de Codificao. As leis relacionadas ao direito do trabalho que no esto contidas na CLT a Lei de Greve (7.783/85), a dos empregados domsticos (5.859/72) e a do trabalho rural (5.889/73) e a do FGTS (Lei n 9.036/90) dentre outras. No Brasil no h leis trabalhistas codificadas, so consolidadas. c) Atos do Poder Executivo: no apenas leis emanadas do Poder Legislativo so fontes do direito do trabalho mas tambm as normas provenientes do Poder Executivo. O Poder Executivo edita medidas provisrias que tem fora de lei de perodo de 60 dias, prorrogvel uma vez por perodo (art. 62 CF). Os decretos e regulamentos expedidos pelo Poder Executivo (art. 84, IV, da CF) visando o cumprimento da legislao. O ministro do trabalho tambm expede portarias. d) Sentena normativa: a deciso dos tribunais regionais do trabalho, do TST no julgamento dos dissdios coletivos. Art. 114, caput, e seu par. 2 da CF.
Art. 114. (*) Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. 2. Recusando-se qualquer das partes negociao ou arbitragem, facultado aos respectivos sindicatos ajuizar dissdio coletivo, podendo a Justia do Trabalho estabelecer normas e condies, respeitadas as disposies convencionais e legais mnimas de proteo ao trabalho.

Ter efeito erga omnes vale para todas as pessoas integrantes da categoria econmica (empresariado) e profissional (trabalhadores) envolvidos no dissdio coletivo (sentena normativa) mesmo os que no so sindicalizados, so abrangidos por aquele direito que foi reconhecido em sentena normativa. Devem respeitar as condies mnimas do trabalho prevista na lei e seus efeitos abrangem toda a categoria econmica. O dissdio coletivo sempre vai ter uma classe mais interessada, ou o plo passivo, ou o ativo, o patro ou o empregado podem tanto figurar nos dois plos, autor ou ru da ao, mas o mais comum o empregado no plo ativo. No dissdio individual a sentena normativa faz lei entre as partes, patro e empregado. e) Jurisprudncia: no pacfica, a vertente mais moderna o juiz no mero aplicador das regras postas, no se podendo negar seu papel criador. Sentena-norma que regula o caso em concreto. Importncias das smulas vinculantes art. 103-A da CF:

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

15

Art. 103- A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 1 - A smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. 2 - Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovao, reviso ou cancelamento de smula poder ser provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. 3 - Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial reclamada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso.

Quando se invoca uma smula, seja de onde vier, dependendo da situao, o juiz acata. No direito do trabalho acontece muito. f) Sentena arbitral: possibilidade de resoluo de conflitos de trabalho por meio da arbitragem art. 114 par. 1 e 2 da CF:
Art. 114. (*) Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. 1. Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. 2. Recusando-se qualquer das partes negociao ou arbitragem, facultado aos respectivos sindicatos ajuizar dissdio coletivo, podendo a Justia do Trabalho estabelecer normas e condies, respeitadas as disposies convencionais e legais mnimas de proteo ao trabalho.

Lei n 7.783/1989, art. 3, caput e na Lei n 10.101/2000, art. 4, II. Na forma heternoma de soluo de conflitos, vamos ter um terceiro (rbitro) dizendo o direito naquele caso e as pessoas envolvidas tero que se submeter ao que ele decidir no dissdio coletivo. g) Convenes e acordos coletivos: ponto pacfico, fonte especialssima do direito do trabalho. As convenes coletivas do trabalho so acordos firmados entre dois ou mais sindicatos (de um lado representante dos empregados e do outro representante da empresa) a respeito de condies de trabalho para a categoria. - Art. 611 da CLT: DAS CONVENES COLETIVAS DE TRABALHO Art. 611. Convenes coletivas de Trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. 1 facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica, que estipulem condies de trabalho, aplicveis no mbito da empresa ou das empresas acordantes s respectivas relaes de trabalho. 2 As Federaes e, na falta destas, as Confederaes representativas de categorias econmicas ou profissionais podero celebrar convenes coletivas de trabalho para reger as relaes das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em Sindicatos, no mbito de suas representaes. ---------------------Os acordos coletivos so os pactos celebrados entre uma e mais empresa e o sindicato da categoria profissional a respeito de condies de trabalho.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

16

Ambos devero respeitar as condies mnimas de trabalho previstas na CF e nas leis sob pena de nulidade. h) Regulamento de Empresa: h divergncias na doutrina a respeito. Srgio Pinto Martins: fonte do direito de trabalho. Ao empregador conferido o poder de produzir normas internas dentro de sua prpria empresa, normas de observncia obrigatria aos sujeitos do contrato de trabalho. Essas normas servem para os trabalhadores daquele local, entregador, carteiros, e outros terceiros que vierem adentrar na empresa. Regulamento de empresa o patro tem esse poder de criar normas que so obrigatrias, mas no podem ser abusivas. i) Disposies Contratuais: (contrato de trabalho) O artigo 8 da CLT faz meno expressa s disposies contratuais como fonte direta do trabalho. ARTIGO 8 CLT Art. 8 As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. Pargrafo nico. O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. --------------As disposies contratuais so as determinaes inseridas no contrato de trabalho a respeito de condies de trabalho, determinando direitos e deveres do empregado e do empregador. O art. 444 da CLT Art. 444. As relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes. ------------------------j) Usos e Costumes: tambm so fontes do direito do trabalho. Representam importante fonte do direito do trabalho, surgem atravs de comportamentos, atos ou condutas praticados reiteradamente e que, com o tempo, passa a integrar o cotidiano das pessoas e so incorporadas ao direito do trabalhador. Exemplo de direitos trabalhistas que antes comeou com costume, atualmente so de observncia obrigatria, surgiram atravs dos usos e costumes: gratificao natalina (13 salrio), os reflexos das horas-extras em outras verbas. k) Normas Internacionais: as normas internacionais so fonte de direito e obrigaes, como ocorre com os tratados e as convenes da OIT, que obrigam seus signatrios. Pode a norma internacional estabelecer condies de trabalho mais benfica do que as previstas em nossa legislao. ............................................................................................................................................. 12/03/2013 HERMENUTICA E INTERPRETAO DO DIREITO DO TRABALHO A interpretao segue os princpios do DT. Feita de forma mais favorvel ao trabalhador. Interpretar a forma de compreenso da norma, extrair o sentido da lei. - Hermenutica: um dos instrumentos da interpretao. Interpretao a aplicao das regras de hermenutica. Processo mental de pesquisa do contedo da lei. Uma norma confusa, prolixa, a interpretamos, sendo simples ou complexa. O juiz arbitral institudo atravs de documento aceitado no dissdio coletivo. Um compromisso arbitral.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

17

Normas de ordem pblica no podem sofrer permutao, por essa razo no se aplica o juzo arbitral nas relaes individuais.

MTODOS a) Gramatical ou Literal: consiste em verificar qual o sentido do texto gramatical da norma jurdica. Analisa-se o alcance das palavras encerradas no texto da lei. Toda vez que nos deparamos com a lei, a leitura das palavras que a lei utilizou para dar o comando; b) Lgica: em que se estabelece uma conexo entre os vrios textos legais a serem interpretados. Buscar o bom senso da lei; c) Teleolgica ou Finalstica: a interpretao ser dada ao dispositivo legal de acordo com o fim colimado pelo legislador. Busca o sentido, a finalidade de uma lei, amparar, tutelar, penalizar, etc. olhar no mbito geral. LICC art. 5: traz a concepo da finalidade do direito, amparar o trabalhador que parte mais fraca do trabalho. O patro detm os poderes e dentro deles tem o poder de organizao, o nico documento que fica com o empregado a CTPS e normalmente o comprovante de recebimento do salrio mensal, o resto dos documentos fica com o empregador; d) Sistemtica: a interpretao vai ser dada de acordo com a anlise no qual est inserido. Temos normas de direito material e processual e ainda normas de fiscalizao; e) Extensiva ou Ampliativa: emprega-se em sentido mais amplo norma a ser interpretada do que ela normalmente teria. Tudo depende de como interpretamos, tem uma matria em que a lei diz mais do que deveria, outras vezes, diz menos do que deveria, nesse caso, temos que dar uma interpretao mais aberta, que tenha mais sentido e mais justa. A finalidade do direito atingir a justia. A interpretao extensiva vem de um sentido maior, estender o que as palavras queriam dizer; f) Restritiva ou Limitativa: ao contrrio, no amplia, fecha o sentido, d um sentido mais restrito; g) Histrica: h necessidade de se analisar na evoluo histrica dos fatos, pensamento do legislador, no s poca da edio da lei, mas de acordo com a exposio de motivos, mensagens e emendas e das discusses parlamentares, etc. Nos remete a um estudo para saber do que daquilo; h) Autntica: realizada pelo prprio rgo que editou a norma, que ir declarar o seu sentido, alcance e contedo; i) Sociolgica: em que se verifica a realidade e a necessidade social na elaborao da lei e na sua aplicao. O que passa at chegar elaborao de uma lei e na sua aplicao, muitas pessoas morrem, sofrem abusos, etc. ex: Lei Maria da Penha. Devido a uma necessidade sociolgica uma determinada lei criada para tentar sanar ou diminuir os problemas. O Estado tem forma articulada, dar proteo sociedade. Amparar de alguma forma, pois a maioria das vezes, as pessoas no tem condies fsicas nem psicolgicas em vrias situaes complexas. DECLARAO QUANTO AO RESULTADO OU AOS EFEITOS Interpretao Declarativa: quando o legislador atribui lei o sentido exato das palavras nela utilizados. aquela na qual h uma identificao entre o esprito da lei e a letra da lei, ou seja, o sentido gramatical primrio da lei coincide com o sentido condicionado por outros fatores. Interpretao ab-rogante: ocorre quando h uma antinomia e resulta da interpretao sistemtica. Assim havendo duas normas em conflito, interpreta mais se uma em determinado da outra e, ento uma norma aplicada ao caso e a outra, afastada. Isso entretanto se dar apenas no caso em que o conflito se der entre duas normas gerais, da mesma hierarquia e da mesma poca, ou seja, quando houver insuficincia de critrios para solucionar a antinomia. A interpretao ab-rogaste mostra, assim que no possvel pela interpretao, aplicar parte de uma norma e parte de outra norma, quando as duas estiverem em conflito.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

18

No Direito do Trabalho ao se interpretarem as diversas normas jurdicas aplicveis ao caso concreto deve-se levar em conta a norma mais favorvel ao empregado. Art. 620 da CLT: Art. 620. As condies estabelecidas em Conveno, quando mais favorveis, prevalecero sobre as estipuladas em Acordo. - so dois instrumentos coletivos: o acordo e a conveno, se for a conveno mais benfico, ser aplicado esse por ser mais genrica. Se o acordo tiver normas benficas ao trabalhador, ser aplicado a teoria do conglobamento. Integrao do DT lacuna um buraco que no tem uma norma especfica para aquele caso concreto, tem que completar, inteirar. O intrprete est autorizado a suprir as lacunas existentes na norma jurdica por meio da utilizao das tcnicas jurdicas (analogia, costumes, equidade e os princpios gerais do direito e at mesmo a doutrina), de acordo com 0 art. 4 da LICC; art. 126 do CPC. Art. 8 par. nico da CLT no Direito do Trabalho: Art. 8 As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. Pargrafo nico. O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. Princpios Gerais do Direito: dar a cada um o que seu de direito. Temos autorizao e instrumentos para poder utilizar nas lacunas. ANALOGIA LEGIS
Consiste na aplicao de uma norma legal estabelecida para uma situao afim, ao fato pelo qual no h regulamentao.

Busca na outra lei semelhante a soluo para o caso. Ex: caso do art. 244 CLT: Art. 244. As estradas de ferro podero ter empregados extranumerrios, de sobreaviso e de prontido, para executarem servios imprevistos ou para substituies de outros empregados que faltem escala organizada. 1 Considera-se extranumerrio o empregado no efetivo, candidato efetivao, que se apresentar normalmente ao servio, embora s trabalhe quando for necessrio. O extranumerrio s receber os dias de trabalho efetivo. 2 Considera-se de sobreaviso o empregado efetivo, que permanecer em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. Cada escala de sobreaviso ser, no mximo, de 24 (vinte e quatro) horas. As horas de sobreaviso, para todos efeitos, sero contadas razo de 1/3 (um tero) do salrio normal. 3 Considera-se de prontido o empregado que ficar nas dependncias da Estrada, aguardando ordens. A escala de prontido ser, no mximo, de 12 (doze) horas. As horas de prontido sero, para todos os efeitos, contadas razo de 2/3 (dois teros) do salrio-hora normal. 4 Quando, no estabelecimento ou dependncia em que se achar o empregado, houver facilidade de alimentao, as 12 (doze) horas de prontido, a que se refere o pargrafo anterior, podero ser contnuas. Quando no existir essa facilidade, depois de 6 (seis) horas de prontido, haver sempre um intervalo de 1 (uma) hora para cada refeio, que no ser, nesse caso, computada como de servio. Dois processos: - Auto integrao: quando tem lacunas e dentro das normas principais, preenche as lacunas; - Hetero integrao: quando se busca no sistema a supresso da lacuna.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

19

ANALOGIA JURIS Implica recurso mais amplo, ou seja, na ausncia de regra estabelecida para o caso sub judice, o juiz recorre aos princpios gerais do direito. A equidade vista como a idia de amenizao do rigor da lei e se identifica com o conceito de justia ideal. Como processo de integrao no Direito do Trabalho, a equidade aparece no art. 766 da CLT, quando ao autorizar os tribunais a fixar novas condies de trabalho na sentena normativa, refere-se ao justo salrios. USOS E COSTUMES DE UMA REGIO Se no tem normas nem sentido, faz-se a invocao dos usos e costumes. Todos esses instrumentos podem ser utilizados para suprir as lacunas que no Direito do Trabalho tem muitas. ............................................................................................................................................. 18/03/2013 EFICCIA DO DIREITO DO TRABALHO NO TEMPO E NO ESPAO A regra geral do Direito do Trabalho, a lei tem vigncia imediata, diferentemente do direito comum, art. 1 LICC: Art. 1 LICC
Art. 1 - Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada.

No DT no assim, aplicado imediatamente, salvo em alguns casos especiais. a) Eficcia no tempo: regra geral; as leis entram em vigor, art. 1 LICC. No Direito do Trabalho, entram em vigor a partir da data de publicao da lei eficcia imediata. Art. 5 par. 1 da CF Ex: a lei de FGTS (lei n 5.107 de 13.09.66) somente entrou em vigor a partir de 1 de janeiro de 1967. Trmino da vigncia art. 2 par. 1 e 2 da LICC. Princpio da irretroatividade das normas jurdicas art. 6 da LICC. No Direito do Trabalho, isso observado, um preceito geral, uma questo de segurana jurdica, seno seria uma sociedade insegura, tendo os direitos adquiridos alterados. LICC - Lei de introduo de normas brasileiras, aplicada s todas as normas. As relaes que j esto sedimentadas pelo direito adquirido, no vo ser alteradas, no contrato que se refaz sempre, esse sofrer alteraes da nova lei, porque so relaes que ainda esto em vigor. As convenes e acordos coletivos, entram em vigor 3 dias aps o depsito na DRT (par. 1 do art. 614 da CLT e OJ 322 da SBDI I do TST). Art. 614 CLT - Os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes promovero, conjunta ou separadamente, dentro de 8 (oito) dias da assinatura da Conveno ou Acordo, o depsito de uma via do mesmo, para fins de registro e arquivo, no Departamento Nacional do Trabalho, em se tratando de instrumento de carter nacional ou interestadual, ou nos rgos regionais do Ministrio do Trabalho nos demais casos. 1 As Convenes e os Acordos entraro em vigor 3 (trs) dias aps a data da entrega dos mesmos no rgo referido neste artigo. A sentena normativa entra em vigor de uma maneira geral depois de publicada salvo se as negociaes tiverem se iniciado 60 dias antes do trmino da data-base (data em que os sindicalistas fixam para ter uma negociao, de ano em ano), quando vigoraro a partir da data-base. Art. 868 CLT prazo mximo de vigncia Art. 868. Em caso de dissdio coletivo que tenha por motivo novas condies de trabalho e no qual figure como parte apenas uma frao de empregados de uma empresa, poder o Tribunal competente, na prpria deciso, estender tais consideraes de trabalho, se julgar justo e conveniente, aos demais empregados da emprega que forem da mesma profisso dos dissidentes. Pargrafo nico. O tribunal fixar a data em que a deciso deve entrar em execuo, bem como o prazo de sua vigncia, o qual no poder ser superior a 4 (quatro) anos

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

20

Art. 867 CLT Art. 867. Da deciso do Tribunal sero notificadas as partes, ou seus representantes, em registrado postal, com franquia, fazendo-se, outrossim, a sua publicao no jornal oficial, para cincia dos demais interessados. Pargrafo nico. A sentena normativa vigorar: a) a partir da data de sua publicao, quando ajuizado o dissdio aps o prazo do art. 616, 3, ou, quando no existir acordo, conveno ou sentena normativa em vigor, da data do ajuizamento; b) a partir do dia imediato ao termo final de vigncia do acordo, conveno ou sentena normativa, quando ajuizado o dissdio no prazo do art. 616, 3. Prazos especiais relativos vigncia da sentena normativa. Algumas leis do Direito do Trabalho sero tratadas de forma diferente em relao aos demais ramos do direito. b) A eficcia no espao: diz respeito ao territrio em que vai ser aplicado a norma. Nossa lei vai se aplicar no Brasil tanto para brasileiros quanto para estrangeiros que laborarem em nosso pas territoriedade/soberania nacional. - Regra geral: aplica-se a lei do local da execuo do contrato de trabalho para a soluo de conflitos de normas no espao Cdigo de Bustamante 9art. 198) ratificado pelo Brasil e promulgado pelo Decreto 18.871/1929. Smula 207 do TST
TST. SMULA N 207. (cancelada). CONFLITOS DE LEIS TRABALHISTAS NO ESPAO. PRINCPIO DA "LEX LOCI EXECUTIONIS" (cancelada). A relao jurdica trabalhista regida pelas leis vigentes no pas da prestao de servio e no por aquelas do local da contratao.

A lei 7.064 de 06/12/1982 regulava situaes dos trabalhadores e empresas de engenharia, consultoria e obras, montagens, gerencialmente e congneres para prestar servio no exterior. - a Lei 11.962/2009 alterou a lei 7.064 aumentou a abrangncia da lei 7.064 regulando situaes outras que no apenas dos trabalhadores em empresas de engenharia, consultoria previstos anteriormente. Ao empregado contratado por empresa estrangeira para prestar servios no exterior, aplica-se a lei do pas de prestao de servios art. 198 do Cdigo de Bustamante e Smula 207. Ao empregado contratado por uma empresa brasileira para prestar servio no exterior (transferido) aplica-se independentemente da observncia da legislao do local da execuo dos servios, a legislao brasileira de proteo ao trabalho, quando mais favorvel do que a legislao territorial, aplicando-se ao trabalhador a Lei da Previdncia Social, FGTS e PIS/PASEP. O artigo 114 da CF traz a justia do trabalho para resolver questes dos entes do Direito Pblico externo, mostrando tambm que as leis trabalhistas sero a elas aplicveis, desde que trabalhem no Brasil.
Art. 114. (*) Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. 1. Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. 2. Recusando-se qualquer das partes negociao ou arbitragem, facultado aos respectivos sindicatos ajuizar dissdio coletivo, podendo a Justia do Trabalho estabelecer normas e condies, respeitadas as disposies convencionais e legais mnimas de proteo ao trabalho.

HIERARQUIA DAS NORMAS Art. 59 CF


Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE


consolidao das leis.

21

Sistema piramidal de normas CF/EC

Leis compl., leis ord., leis Del., med. Prov. Decreto legisl., resolues Comisses coletivas de trabalho

Regulamento de empresa Contrato de trabalho

Hans Kelsen uma norma inferior sempre busca a validade imediatamente numa norma superior. A CF buscaria sua validade numa norma fundamental (basicamente seria esse entendimento que temos em obedecer o direito). Ele tem seu sistema num preceito de valor. Uma lei tem que estar em conformidade com a outra, seno corre o risco de ser invalidada. No direito do trabalho a norma mais benfica que vai comandar. No importa onde ela esteja, sendo mais benfico, ser mantida por uma questo do Princpio da Proteo. Vai se sobrepor at mesmo CF. tem que ser observada em linhas gerais, se a norma do contrato de trabalho for mais benfica que a CF, ela que vai comandar todo o sistema e a CF vai ficar abaixo dela. A proteo do trabalho em face do empregado. uma relao complexa que vai abrangendo outras relaes ao lado. A hierarquia entre as normas somente ocorreria quando a validade de determinada norma dependesse de outra em que regularia inteiramente a forma de criao da primeira norma. A Constituio hierarquicamente superior s demais normas, pois o processo de validade destas regulado na primeira. Abaixo da CF encontram-se os demais preceitos legais: leis complementares, leis ordinrias, decretos-lei (nos perodos em que existiram medidas provisrias, leis delegadas, decreto legislativo e resolues. Entre a lei complementar, ordinria, delegada e medida provisria no existe hierarquia (todas retiram seus fundamentos de realidade da prpria Constituio). Os decretos so hierarquicamente inferiores s leis so emitidos pelo Poder Executivo, complementando-as nas disposies gerais. Aps os decretos encontramos as normas internas da Administrao Pblica, como portarias, circulares, ordens de servio, etc. que so hierarquicamente inferiores aos Decretos. CLASSIFICAO DA NORMA - Normas de ordem pblica absoluta no podem ser derrogadas por convenes das partes, prepondera um interesse pblico, sobre o indivduo/ possuem natureza tutelar (indisponveis por pare do obreiro) Ex: normas que tratam de medicina e segurana do trabalho, da fiscalizao trabalhista, do salrio mnimo, das frias, do repouso semanal remunerado, etc. - Normas de ordem pblica relativa embora haja interesse do Estado em ver cumpridas as determinaes, podem ser flexibilizadas.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

22

Ex: possibilidade de reduo de salrios por meio de conveno e acordos coletivos (art. 7, VI da CF), da compensao e reduo da jornada de trabalho mediante acordo ou conveno coletiva (art. 7, XIII, da CF). - Normas dispositivas o interesse do Estado tutelar os direitos dos empregados, podendo haver autonomia da vontade das partes em estabelecer outras regras. A legislao estabelece um mnimo que pode ser complementado pelas partes. Ex: adicional de horas-extras de 50%, aviso-prvio de no mnimo 30 dias, etc. - Normas autnomas: o Estado no interfere estabelecendo regras de conduta no campo trabalhista: as partes que estabelecem preceitos, fruto do entendimento direto entre elas. Ex: CCT que prev direito cesta bsica ao empregado de uma determinada categoria, ou no campo individual, clusula convencional prevendo a complementao da aposentadoria. ............................................................................................................................................. 19/03/2013 PRINCPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

Princpio do DT - Princpio da boa-f - Princpio da razoabilidade - Princpio da proteo - indubio pro operrio - aplicao da norma + favorvel (elaborao da norma mais favorvel Hierarquia das normas jurdicas, interpretao da norma mais favorvel. - aplicao da condio mais benfica. - Princpio da Irrenunciabilidade de Direitos - Princpio da Continuidade - Princpio da Primazia da Realidade O Estado tentando diminuir o desnvel entre trabalhador e empregador, achou uma soluo para equilibrar os dois lados da balana. Deu ao trabalhador uma superioridade jurdica atravs dos princpios. A desigualdade econmica do trabalhador criou uma proteo jurdica para estar em igualdade perante ao patro. CONCEITO DE PRINCPIO Jos Cretella Jnior: princpios de uma cincia so as proposies bsicas fundamentais, tpicas que condicionam todas as estruturaes subseqentes. Princpios nesse sentido, so os alicerces da cincia. Para o direito, princpio seu fundamento, a base que ir informar e inspirar as normas jurdicas. Os princpios apresentam natureza normativa no meros enunciados formais. O sistema jurdico contm normas (gnero) so espcies as regras e os princpios. Violar um princpio muito mais grave que violar uma regra. A no observncia de um princpio implica ofensa no apenas a especfico mandamento obrigatrio, mas a todo o sistema de comandos. 2. FUNO DOS PRINCPIOS A funo informadora serve de inspirao ao legislador e de fundamento para as normas jurdicas. A funo normativa atua como uma fonte supletiva, nas lacunas ou omisses da lei. A funo interpretativa serve de crdito orientador para os intrpretes e aplicadores da lei. Art. 8 da CLT os princpios so fontes supletivos do direito do trabalho. Dentro do art. Tem sintetizada as funes dos princpios.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

23

Art. 8 As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. Pargrafo nico. O direito comum ser fonte Ocorre que o juiz ao analisar um caso, vai sempre interpretar a norma de acordo com os princpios, no deve sair fora, por perigo de ter a sentena revista e reformada, deve escolher uma norma ou outra. 3. PRINCPIOS GERAIS So princpios gerais do direito: ningum poder alegar ignorncia do direito; deve-se aplicar a dignidade da pessoa humana, proibido o abuso do direito, o enriquecimento sem causa, etc. Princpios de direito civil aplicveis aos contratos, so aplicveis ao direito do trabalho. O contrato lei entre as partes, fora obrigatria dos contratos (pacta sunta servanda os contratos devem ser cumpridos) da exceptio non adimplet contractus nenhum dos contratos pode exigir o implemento de sua obrigao antes de cumprir a parte no peculato (art. 1.092 CC). PRINCPIOS Amrico de Pia Rodriguez enumera 6 princpios do Direito do Trabalho. So eles: a) Princpio da Proteo; b) Princpio da Irrenunciabilidade do Direito; c) Princpio da Continuidade da Relao de Emprego; d) Princpio da Primazia da Realidade; e) Princpio da Razoabilidade; f) Princpio da Boa-f. O Princpio da Boa-f, da Razoabilidade so aplicveis a qualquer contrato. A Boa-f tem que transparecer em todos os contratos. Agir com lealdade, honestidade, ao burlar as regras do contrato de trabalho, o empregado no est agindo de boa-f, mas tambm o patro poder ter o mesmo procedimento, tanto um quanto outro devem agir de boa-f no contrato. No basta ter boa-f, preciso que ela deva ser demonstrada objetivamente na relao. No Princpio da Razoabilidade, se exige comportamento de um homem mdio, mediano, que tenha um esclarecimento, ser razovel na relao. OUTROS PRINCPIOS A Cidadania princpio, o trabalhador tem o direito de deixar o trabalho para votar em seus representantes de sua categoria, se associar, se organizar, para reivindicar seus direitos. A Dignidade da pessoa humana a pessoa ser respeitada, ser protegida, porque ela est numa relao em que ela a parte mais fraca. H vrias questes levadas a juzo sobre atrocidades, injustias vindas do empregador ou do empregado, que tambm tem atitudes que vai ferir os direitos da empresa. O Valor Social do Trabalho: atravs do trabalho o empregado vai buscar meios de sobreviver para si e sua famlia, o direito do trabalho um direito fundamental, onde o Valor social do trabalho no deve ser deixado de lado. A limitao de jornada de trabalho no contrato vem outorgar ao empregado a ter uma vida social, intervalos que ele pode se dedicar a outras atividades 8 horas para o trabalho, 8 horas para lazer e 8 horas para dormir. Construir uma sociedade livre, justa e solidria, a solidariedade quando o empregado se acidenta e a ele vai receber os benefcios da Previdncia que amparada no regime da solidariedade, que tambm um princpio. Garantir o desenvolvimento nacional: desenvolvimento da nao atravs de um trabalho, da educao, filhos de trabalhadores se instruindo para ajudar no desenvolvimento da nao. Art. 4 inciso II CF
Art. 4. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE


seguintes princpios: II - prevalncia dos direitos humanos;

24

Art. 170 CF
Art. 170. (*) A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente; VII - reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte. Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

Justia Social distribui a riqueza concentrada aos demais sujeitos da sociedade. Na realidade temos uma distribuio de renda bem sofrida. Art. 5 inciso XIII CF Art. 6 CF Art. 5 caput CF Igualdade: no pode haver diferena entre salrios de pessoas do mesmo sexo ou diferente, todos tem direito ao salrio igual numa mesma categoria. Art. 7 - inc. I um artigo que na foi regulamentado.
Art. 7. (*) So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos;

No se sabe se algum dia vai ser porque de acordo com esse artigo, a pessoa pode ser mandada embora do emprego sem ela ter causa para isso, uma dispensa arbitrria. Nesse artigo est proibido, mas no Brasil ainda se utilizam de dispensas arbitrrias, sem justa causa. Art. 8 caput inc. I e IV questo da organizao sindical. Art. 7 inc. XXVI- reconhecimento da conveno e do acordo coletivo. a) Proteo: ele que deu a possibilidade do empregado ter uma situao mais equilibrada na relao do emprego. D ao empregado uma superioridade jurdica atravs de uma tutela diferenciada na relao de emprego. D limites arbitrrios ao empregador. IN DUBIO PRO OPERARIO O critrio que deve utilizar o juiz ou o intrprete para escolher, entre os vrios sentidos possveis de uma norma, aquele que seja mis favorvel ao trabalhador. Na dvida, em favor do trabalhador, sempre. No apresenta carter processual. Esse princpio faz confuso entre as pessoas. Os doutrinadores dizem que um direito material, por isso no pode ser um direito processual. NORMA MAIS FAVORVEL A regra da norma mais favorvel caput art. 7 CF. A aplicao da norma mais favorvel pode ser dividida de trs maneiras: a) A elaborao da norma mais favorvel as novas leis devem tratar de criar regras visando melhoria da condio social do trabalhador; b) A hierarquia das normas jurdicas havendo vrias normas a serem aplicadas numa escala hierrquica, deve-se observar a que for mais favorvel ao trabalhador e pode sobrepor CF; c) A interpretao da norma mais favorvel: havendo vrias normas a observar, deve-se aplicar a regra mais benfica ao trabalhador.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

25

Ver art. 620 da CLT. Art. 620. As condies estabelecidas em Conveno, quando mais favorveis, prevalecero sobre as estipuladas em acordo. ............................................................................................................................................. 25/03/2013 CONT. PRINCPIOS DO DIREITO DO TRABALHO a) Princpio da Proteo: alguns doutrinadores falam que tudo se resolve no direito do trabalho pelo princpio da proteo. Dentro dessa temtica Amrico de Pi Rodrigues tambm nos traz alm do princpio da proteo o princpio da irrenunciabilidade dos direitos: as normas do direito do trabalho so normas de ordem pblica, so inderrogveis pelas partes, no podem renunciar, abrir mo de sua aplicao. O empregado no pode abrir mo de seus direitos trabalhistas. Ex: empregado que quer abrir mo de suas fria por no ter onde ir. As frias so irrenunciveis, pode-se vender apenas 1/3, ou seja, 10 dias. b) Princpio da Irrenunciabilidade do Direito: - Conceito: impossibilidade jurdica de privar-se voluntariamente de um ou de mais vantagens concedidas pelo direito trabalhista em benefcio prprio. Art. 9 da CLT Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao. Renncia casustica Vigora no direito do trabalho o princpio da irrenunciabilidade do direito trabalhistas. Dessa forma compete reclamada produzir prova cabal e robusta quanto legao de renncia da estabilidade do empregado cipeiro, no podendo a situao gerar nenhuma dvida quanto veracidade do termo de renncia, sob pena de no se desvencilhar do seu nus probatrio. O patro tem que provar que o empregado quis pedir demisso, se faz isso por meio de testemunhas. Ou ento o empregado assina uma carta de demisso, assim o empregador se resguarda. c) Princpio da Continuidade da Relao de Emprego: a instabilidade sinnimo de insegurana. Presume-se que o contrato de trabalho ir ter validade por tempo indeterminado ou seja, haver continuidade da relao de emprego. H excees, contratos por prazo determinado (contrato a termo pr fixado com data para terminar). Em regra, o contrato de trabalho deve ser por prazo indeterminado. Podem ser alteradas as clusulas do contrato de trabalho por conveno coletiva para melhorias, caso contrrio, no pode. Compete ao empregador o nus de provar as razes ensejadoras do trmino do contrato de trabalho. TST Enunciado n 212 - Res. 14/1985, DJ 19.09.1985 nus da Prova - Trmino do Contrato de Trabalho - Princpio da Continuidade O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. d) Princpio da Primazia da Realidade: prevalncia da verdade real sobre a verdade formal. O que significa isso? simples no mbito das relaes de trabalho, e nos dissdios decorrentes dela sempre o juiz deve buscar no a verdade que simplesmente est no documento, mas buscar a verdade real dos fatos, porque os documentos podem dizer algo que no a realidade. Por exemplo, na CTPS (Carteira de Trabalho) pode estar registrado um salrio mas por fora o empregado pode receber mais, isso para burlar o pagamento de mais direitos trabalhistas aos empregados, ou tributos ao governo, outro exemplo a pessoa pode ter registrado certo horrio de entrada e sada nos cartes de ponto mas na verdade fazia horas extras muito mais do que registrado nos cartes. Por isso na Justia do Trabalho to importante as testemunhas, pois se o documento disser

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

26

algo e as testemunhas outra coisa deve prevalecer o depoimento das testemunhas para fazer valer a prevalncia da verdade real. Infelizmente alguns magistrados tem dado mais valor a documentos e no tem buscado a verdade real dos fatos, e havendo prejuzo da verdade real (o que realmente aconteceu), haver prejuzo da Justia! Havendo injustia, haver tambm insatisfao, descrdito no Judicirio, enfraquecimento da democracia. Em matria de trabalho importa o que ocorre na prtica, mais do aquilo que as partes hajam pactuado de forma mais ou menos solene ou expressa, ou aquilo que consiste em documentos, formulrios e instrumentos de controle. No direito valem mais os fatos do que aquilo que constam nos documentos. Ex: se um empregado rotulado de autnomo pelo empregador possuindo contrato escrito de representao comercial com o ltimo, o que deve ser observado realmente so as condies fticas que demonstrem a existncia do contrato de trabalho. So privilegiados, portanto, os fatos, a realidade, sobre a forma ou a estrutura empregada. Os documentos, s vezes, dependendo do caso, vo se curvar diante dos fatos. No caso desse princpio se prima o que acontece na realidade do que vem em documentos. Incidncia do princpio da primazia da realidade que impede o reconhecimento de vnculo empregatcio a trabalhador que no se encontra juridicamente subordinado empresa, apenas trabalhando em regime de colaborao com esta, autnomo. ................................................................................................................................................................ 26/03/2013 RENNCIA a abdicao que o titular faz do seu direito sem transferi-lo a quem quer que seja. o abandono voluntrio do direito segundo Caio Mrio. RG so renunciveis os direitos que versam sobre interesse privado. - Irrenunciveis: direitos que envolvem um interesse de ordem pblica como os de famlia puros (ptrio poder, etc.) os de proteo dos economicamente fracos ou contratualmente inferiores (garantias asseguradas ao trabalho, etc.) Direito do Trabalho: instituto da renncia tem seu campo de aplicao reduzido as normas de Direito do Trabalho so, em sua maioria imperativas, cogentes, limitando o Estado a autonomia da vontade. IRRENUNCIABILIDADE E CONTEDO DA NORMA - Forma Explcita: expressa ex: art. 3 da Lei do Trabalho da Venezuela, quando dispe que em nenhum caso sero renunciveis as normas e disposies que favoream os trabalhadores, ou vir por meio de declarao de nulidade. Ex: art. 9 da CLT. - Forma Implcita: ex: art. 7 inciso XII CF o limite no pode extrapolar, se for, vai ter que pagar hora-extra. Pelo fim viso pela norma: a irrenunciabilidade domina o Direito do Trabalho. Ex: smula 276 do TST: Smula n 276 do TST AVISO PRVIO. RENNCIA PELO EMPREGADO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 O direito ao aviso prvio irrenuncivel pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento no exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego. RENNCIA EXPRESSA E TCITA - Expressa: ex: pedido de demisso do empregado estvel, com a indispensvel assistncia que alude o art. 500 da CLT. Art. 500. O pedido de demisso do empregado estvel s ser vlido quando feito com a assistncia do respectivo Sindicato e, se no o houver, perante autoridade local competente do Ministrio do Trabalho ou da Justia do Trabalho. Dar carter de sustentabilidade desse pedido de demisso. estranho quando o empregado estvel, por isso que a lei pede essa assistncia, at mesmo para verificar possveis presses que talvez o levaram a pedir para ser exonerado.

DIREITO DO TRABALHO 1 BIMESTRE

27

- Tcita: essa modalidade no admitida pela maioria dos autores, aos quais nos filiamos, em face do princpio da irrenunciabilidade. Na verdade, so atos que a pessoa tem que se leva crer que ela est abrindo mo de um direito seu. MOMENTO DA RENNCIA Renncia e direitos futuros e inadmissveis (art. 191 do CC/2002) a no ser em situaes raras previstas em lei. Ver smula 199 do TST. TST - Smula 199
BANCRIO. PR-CONTRATAO DE HORAS EXTRAS (incorporadas as Orientaes Jurisprudenciais ns 48 e 63 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I - A contratao do servio suplementar, quando da admisso do trabalhador bancrio, nula. Os valores assim ajustados apenas remuneram a jornada normal, sendo devidas as horas extras com o adicional de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento), as quais no configuram pr-contratao, se pactuadas aps a admisso do bancrio. (ex-Smula n 199 alterada pela Res. 41/1995, DJ 21.02.1995 - e ex-OJ n 48 da SBDI-1 inserida em 25.11.1996) II - Em se tratando de horas extras pr-contratadas, opera-se a prescrio total se a ao no for ajuizada no prazo de cinco anos, a partir da data em que foram suprimidas. (ex-OJ n 63 da SBDI-1 - inserida em 14.03.1994). No curso do contrato a renncia permitida apenas quando houver previso legal. Ex: opo pelo FGTS feita pelo empregado estvel, antes da CF/88, redutibilidade salarial prevista (art. 7 VI CF) majorao da jornada de trabalho de 8 horas no regime de compensao (art. 7 XIII CF) entre outros incisos II da smula 51 do TST.

II - Havendo a coexistncia de dois regulamentos da empresa, a opo do empregado por um deles tem efeito jurdico de renncia s regras do sistema do outro. Na ruptura do contrato permitida desde que o direito seja disponvel, o que raro. Porque na ruptura o empregado est sendo pressionado, porque muitas vezes ficar desempregado e precisar dessas verbas at ele encontrar outro trabalho. A compensao no pode exceder a 2 horas dirias. Compensa-se por exemplo, trabalhar uma hora a mais durante a semana para no ir trabalhar no sbado. RENNCIA E NORMA COLETIVA No Brasil, somente os direitos elencados nos incisos VI, XIII e XIV art. 7 da CF, autorizam a renncia via conveno coletiva:
VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva;

O TST coibiu a renncia em conveno coletiva quando se tratar de preceito assegurado na CF. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE O adicional de insalubridade um direito concedido a trabalhadores que so expostos a agentes nocivos sade, radiao, risco biolgico, qumico, etc. H trs graus: 10%, (insalubridade de grau mnimo), 20% (insalubridade de grau mdio) e 40% (insalubridade de grau mximo). Adicional de insalubridade Princpio da flexibilizao do contrato de trabalho. No pode ser validade a negociao coletiva que pretende dar quitao ao adicional de insalubridade no pago ao trabalhador, pois o princpio constitucional medular inscrito no art. 7 inc. VI, no subsiste diante da renncia de direito assegurado pela Carta Magna conhecida e prevista (TST AC. 3.953/96 rel. Min. Joo Oreste Dalazen). No se pode fazer a renncia do adicional de insalubridade.

Das könnte Ihnen auch gefallen