Sie sind auf Seite 1von 2

Com relao Conveno 169 da OIT, esta foi ratificada pelo Decreto Legislativo n 143, de 20/6/2002, e entrou em vigor

r em 2003. Esta ratificao compreendida pelo STF como condio necessria e suficiente para a introduo da norma internacional em carter de lei ordinria e de aplicao direta . Embora os tratados internacionais tenham fora de lei ordinria no Brasil, estes tm uma natureza especial oriunda de sua prpria origem, e so diferentes de simples leis ordinrias na sua forma de operao, revogao e reclamao . De fato, para parte importante da doutrina, os tratados internacionais devem ser interpretados como normas de hierarquia intermediria, na medida em que so inferiores s normas constitucionais, mas necessariamente interpretadas como superiores s normas ordinrias .

A Conveno oferece a seguinte definio:

Artigo 1

1. A presente conveno se aplica:

a) aos povos tribais em pases independentes, cujas condies sociais, culturais e econmicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus prprios costumes ou tradies ou por legislao especial.

b) aos povos em pases independentes, considerados indgenas pelo fato de descenderem de populaes que habitavam o pas ou uma regio geogrfica pertencente ao pas na poca da conquista ou da colonizao ou do estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, seja qual for sua situao jurdica, conservam todas as suas prprias instituies sociais, econmicas, culturais e polticas, ou parte delas.

2. A conscincia de sua identidade indgena ou tribal dever ser considerada como critrio fundamental para determinar os grupos aos que se aplicam as disposies da presente Conveno.

O artigo 3 do Decreto n 6.040, de fevereiro de 2007 define povos e comunidades tradicionais com todos os elementos e critrios estabelecidos no artigo 1 da Conveno 169 da OIT: grupos

culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas prprias de organizao social, que ocupam e usam territrios e recursos naturais como condio para sua reproduo

cultural, social, religiosa, ancestral e econmica, utilizando conhecimentos, inovaes e prticas gerados e transmitidos pela tradio. Por outro lado, um dos objetivos especficos da Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT) estabelecidos no Decreto : VI reconhecer com celeridade a auto-identificao dos povos e comunidades tradicionais, de modo que possam ter acesso pleno aos seus direitos civis individuais e coletivos.
O Decreto n 6.040 de 2007 descreve os trs elementos do conceito de povo tribal do artigo 1o da

Conveno na definio de povos e comunidades tradicionais: a existncia de condies sociais, culturais e econmicas diferentes de outros setores da sociedade nacional; a presena de uma organizao social regida total ou parcialmente por regras e tradies prprias; e a auto-identificao, entendida como a conscincia que tem o grupo social de sua identidade tribal. Isso indica que a Conveno 169 da OIT deve ser aplicada tambm aos povos e comunidades tradicionais, embora ainda no exista nenhum reconhecimento por parte do Estado brasileiro nesse sentido.

Das könnte Ihnen auch gefallen