Sie sind auf Seite 1von 47

POLCIA MILITAR DA BAHIA CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS

DIREITO MILITAR APLICADO

ELABORAO: SD PM ANDR ABREU DE OLIVEIRA (ps-graduando em Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar; ps-graduando em Cincias Criminais; bacharel em Direito; scio do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais, autor de artigos jurdicos).

APRESENTAO
O objetivo da presente apostila servir como material complementar s aulas ministradas pelos instrutores da disciplina Direito Militar Aplicado. Essa matria, por sua vez, como j se infere de seu prprio ttulo, trata do Direito Militar aplicado atividade policial-militar, ou seja, daqueles institutos de maior incidncia no dia a dia das instituies militares estaduais, uma vez que estas apresentam algumas peculiaridades em relao s Foras Armadas. Sero enfatizados, mais

precisamente, aspectos do Direito Penal Militar e do Direito Processual Penal Militar, j que o Direito Administrativo Disciplinar Militar, que tambm compe o Direito Militar, objeto de outra disciplina constante na matriz curricular do Curso de Formao de Sargentos PM, no caso a matria Legislao PM. Desse modo, o contedo desse material inclui o exame de certos aspectos fundamentais da chamada Teoria Geral do Direito Penal Militar, na qual ser dada uma ateno especial ao estudo do conceito de crime militar. Alm disso, no estudo da Parte Especial do Cdigo Penal Militar, ser feita a anlise de alguns crimes militares em espcie, dentre aqueles previstos para o tempo de paz. Compe, ainda, esta apostila, algumas noes de Direito Processual Penal Militar, especialmente aquelas relacionadas priso em flagrante delito por cometimento de crime militar e ao inqurito policial militar. Isto porque o futuro sargento PM, conforme dispe o Cdigo de Processo Penal Militar, poder funcionar como escrivo tanto na lavratura do auto de priso em flagrante, como na instaurao de inqurito policial militar, exceto se figurar como indiciado um oficial. Em suma, espera-se que o constante nesta apostila atinja sua finalidade, qual seja a de auxiliar, de maneira simples e objetiva, o novo Aluno do Curso de Formao de Sargentos PM, servindo, ao menos, de estmulo para estudos mais aprofundados. Desejamos sucesso nos estudos! Salvador, janeiro de 2011.

Sd 1 Cl PM Andr Abreu de Oliveira

SUMRIO
DIREITO PENAL MILITAR..3 1 TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL MILITAR.........................................4 1.1 DIREITO PENAL MILITAR: INTRODUO..........................................................4 1.2 DIREITO PENAL MILITAR NO BRASIL: BREVE HISTRICO.............................5 1.3 CRIME MILITAR....................................................................................................6 1.3.1 Crime militar: definio ............................................................................6 1.3.2 Classificao dos crimes militares: crime militar prprio e imprprio ..7 1.3.3 Crimes militares em tempo de paz: art. 9 do CPM.......................................8 1.3.4 Conceito de militar..........................................................................................13 1.3.5 Conceito de assemelhado..............................................................................14 1.3.6 Conceito de superior......................................................................................14 1.3.7 Conceito de militar da ativa...........................................................................15 1.3.8 Conhecimento da condio de superior ou inferior....................................15 1.3.9 Maioridade penal no Direito Penal Militar brasileiro....................................16 1.3.10 Estado de necessidade no CPM..................................................................17 1.4 DAS PENAS PRINCIPAIS NO CDIGO PENAL MILITAR.................................18 1.5 A JUSTIA MILITAR ESTADUAL........................................................................20 1.6 NO APLICABILIDADE DA LEI N 9.099/95 NA JUSTIA MILITAR..................22 2 CRIMES EM ESPCIE: CRIMES MILITARES EM TEMPO DE PAZ....................23 2.1 CRIME DE RECUSA DE OBEDINCIA23 2.2 CRIME DE VIOLNCIA CONTRA INFERIOR..24 2.3 CRIME DE OFENSA AVILTANTE A INFERIOR .25 2.4 CRIME DE ABANDONO DE POSTO.26 2.5 CRIME DE EMBRIAGUEZ EM SERVIO.....28 2.6 CRIME DE DORMIR EM SERVIO...29 2.7 CRIME DE DESAPARECIMENTO, CONSUNO OU EXTRAVIO.30 2.8 CRIME DE PECULATO.31 2.9 CRIME DE CONCUSSO E CRIME DE CORRUPO PASSIVA......33 2.10 CRIME DE PREVARICAO....35 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR36 1 PRISO EM FLAGRANTE DELITO NO CPPM.....................................................38 1.1 EFETIVAO DA PRISO EM FLAGRANTE DELITO NO CPPM...........38 1.2 PRISO EM FLAGRANTE DELITO NO CPPM: ESPCIES.....39 1.3 LAVRATURA DO AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE DELITO.40 2 INQURITO POLICIAL MILITAR (IPM)..................................................................42 2.1 INQURITO POLICIAL MILITAR: NOES GERAIS.42 2.2 O ESCRIVO NO INQURITO POLICIAL MILITAR43 REFERNCIAS........................................................................................45

DIREITO PENAL MILITAR

1 TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL MILITAR


1.1 DIREITO PENAL MILITAR: INTRODUO

Diferentemente do direito penal comum, no qual predomina o princpio da liberdade, o direito penal militar tem seu fundamento na manuteno da normalidade das instituies militares, sobrepondo-se, assim, a hierarquia e a disciplina. Nessa perspectiva, Ione de Souza Cruz e Claudio Amin Miguel definem o direito penal militar como um ramo do Direito Penal, especial, criado no com a finalidade de definir crimes para militares, mas sim de criar regras jurdicas destinadas proteo das instituies militares e o cumprimento de seus objetivos constitucionais.1 Ainda, doutrinariamente, o direito penal costuma ser subdividido em direito penal comum e direito penal especial, encontrando-se exatamente nessa ltima subdiviso o direito penal militar, como colocado acima pelos autores. Entretanto, h algumas divergncias entre os estudiosos no que diz respeito aos critrios utilizados para se chegar a essa concluso. Para Esmeraldino Bandeira, por exemplo, crime comum ou de direito comum o que consiste na violao dos deveres gerais impostos pela lei penal a todos os indivduos indistintamente. Por outro lado, crime especial o que resulta da infrao de certos deveres impostos pela referida lei a determinadas pessoas em virtude de uma situao, de um cargo ou de uma profisso [].2 Nesse mesmo sentido, porm acrescentando o elemento bem jurdico, Clio Lobo conclui que o Direito Penal Militar especial no s porque se aplica a uma classe ou categoria de indivduos [], como tambm, pela natureza do bem jurdico tutelado.3 Por outro lado, para E. Magalhes Noronha4, o melhor critrio para distinguir o direito penal comum do direito penal especial seria o de se considerar o rgo jurisdicional que ir aplic-los, isto , justia comum ou especializada,

respectivamente.
1

CRUZ, Ione de Souza; MIGUEL, Claudio Amin. Elementos de Direito Penal Militar: Parte Geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. p.1.

BANDEIRA, Esmeraldino O. T. Direito, Justia e Processo Militar. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1919. v. 1. p. 17.
3 4

LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3. ed. atual. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. p. 48.

NORONHA, E. Magalhes. Direito penal: introduo e parte geral. Atualizao de Adalberto Jos Q. T. de Camargo Aranha. 38. ed. rev. e atual. So Paulo: Rideel, 2009. v. 1. p. 9.

1.2 DIREITO PENAL MILITAR NO BRASIL: BREVE HISTRICO

Inicialmente, o Direito Penal Militar que vigorava no Brasil era o proveniente de Portugal, mais especificamente dos denominados Artigos de Guerra do Conde de Lippe, datados de 1763. Essa legislao estabelecia penas extremamente cruis, tais como a pranchada, que consistia em golpear o apenado com a espada em prancha, e o carrinho perptuo, na qual eram utilizadas argolas de ferro presas s pernas do condenado. Em seguida, conforme lio de Loureiro Neto, com a chegada de D. Joo VI ao Brasil, pelo alvar de 21 de abril de 1808, criou-se o Conselho Supremo Militar e de Justia e, em 1834, a Proviso de 20 de outubro previa crimes militares []. 5 Ressalte-se que o Conselho Supremo Militar e de Justia constitui o embrio do atual Superior Tribunal Militar, marco da Justia Militar brasileira, considerada a justia mais antiga do pas. Vale lembrar, ainda, que a data do alvar de criao desse Conselho aparece, por diversas vezes, como sendo 1 de abril de 1808. Em 7 de maro de 1891, por meio do Decreto n. 18, foi criado o Cdigo Penal da Armada [hoje, Marinha do Brasil], que tinha sua aplicao restringida a essa instituio militar. Essa legislao teve seu alcance ampliado ao Exrcito pela Lei n. 612, de 29 de setembro de 1899. Aps isto, em 24 de janeiro de 1944, atravs do Decreto-lei n. 6.227, foi institudo o Cdigo Penal Militar, comum s trs Foras Armadas Marinha, Exrcito e Aeronutica , que vigorou at o surgimento do atual Cdigo, em 1969. Por fim, o Decreto-lei n. 1.001, de 21 de outubro de 1969, estabeleceu o vigente Cdigo Penal Militar, tendo sido este decretado pelos ento Ministros da Marinha de Guerra, do Exrcito e da Aeronutica Militar [hoje, Marinha do Brasil, Exrcito Brasileiro e Aeronutica], a Junta Militar, com base nas atribuies conferidas pelos Atos Institucionais n. 5 e n. 16. Esse Cdigo vem estruturado, assim como o Cdigo Penal comum, em duas partes: Parte Geral e Parte Especial. A primeira, que vai do art. 1 ao 135, composta de um Livro nico, traz a chamada Teoria Geral do Direito Penal Militar; a segunda, que vai do art. 136 ao 410, estabelece os crimes em espcie. Essa ltima subdividida nos Livros I e II, que contm, respectivamente, os crimes militares em tempo de paz e os crimes militares em tempo de guerra.

LOUREIRO NETO, Jos da Silva. Direito penal militar. So Paulo: Atlas, 1992. p. 21.

1.3 CRIME MILITAR

1.3.1 Crime militar: definio Constituio Federal Art. 124. Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. (grifo nosso). Art. 125. [] 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (grifo nosso). Art. 5. [] LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. (grifo nosso). A partir dos dispositivos constitucionais acima elencados, percebe-se, pois, que a Constituio Federal de 1988 utilizou o denominado critrio objetivo ou critrio ratione legis (do latim: em razo da lei) para definir crime militar. Segundo esse critrio, crime militar ser aquele estabelecido em lei como tal. Atualmente, essa lei o Decreto-lei n. 1.001, de 21 de outubro de 1969 o Cdigo Penal Militar (CPM). Ressalte-se, contudo, que, a despeito de a Constituio e o prprio CPM terem adotado o critrio ratione legis, outros critrios tambm so observados concomitantes a este na legislao penal militar em vigor, tais como: critrio ratione loci (do latim: em razo do lugar), critrio ratione personae (do latim: em razo da pessoa), critrio ratione temporis (do latim: em razo do tempo). Desse modo, para analisar se determinada conduta consiste em crime militar, dever-se-, antes de tudo, verificar se este comportamento consta tipificado na Parte Especial do Cdigo Penal Militar. Caso a conduta se amolde a alguma daquelas previstas na Parte Especial do CPM, examina-se se h incidncia de alguma das

hipteses do art. 9 do CPM, que ser estudado adiante. Preenchido esses dois requisitos, haver crime militar. Por outro lado, se a conduta que se pretende verificar no constar na Parte Especial do Cdigo Penal Militar, no haver crime militar. o caso, por exemplo, do crime de porte ilegal de arma de fogo. Como no existe previso desse comportamento no CPM, se o militar for flagrado portando uma arma de fogo com a numerao adulterada, responder por crime comum (art. 16, pargrafo nico, IV, da Lei n 10.826/2003, Estatuto do Desarmamento), ainda que esteja de servio. Tambm o que ocorre nos crimes de abuso de autoridade, os quais no constam tipificados no CPM. Por isso a seguinte redao da Smula n 172 do STJ: Compete Justia Comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. Em suma: crime militar todo aquele assim definido em lei.

1.3.2 Classificao dos crimes militares: crime militar prprio e imprprio

A distino do crime como propriamente militar ou no tem uma grande importncia prtica. Isto porque a Constituio Federal, em seu art. 5, LXI, prev que: ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei (grifo nosso). Desse modo, quando se tratar de crime propriamente militar, tambm chamado de crime militar prprio, poder, excepcionalmente, ocorrer a priso fora dos casos de flagrante delito ou ordem judicial. Ex.: priso cautelar efetuada pelo encarregado do IPM, com base no art. 18 do CPPM. Alm disso, conforme a regra prevista no art. 64, II, do Cdigo Penal comum, para efeito de reincidncia, no sero considerados os crimes militares prprios (ou propriamente militares). Assim: Crime propriamente militar (ou militar prprio): Aquele que somente o militar pode cometer. Ex.: Abandono de posto (art. 195 do CPM). Obs.: O crime de insubmisso, que um crime previsto no CPM (art. 183) e s pode ser cometido por civil, considerado por alguns autores como crime

propriamente militar, sendo, pois, para essa corrente, uma exceo ao conceito supracitado. Para outros, como o caso de Clio Lobo6, o crime de insubmisso crime impropriamente militar. Crime impropriamente militar (ou militar imprprio): Aquele que, tendo tambm previso na legislao penal comum, torna-se crime militar pela afetao s instituies militares, seja pela pela condio de militar de quem o pratica e/ou da vtima, seja pela natureza militar do lugar onde praticado, seja pela anormalidade do tempo em que praticado. Ex.: Homicdio (art. 205 do CPM) praticado por militar da ativa contra outro militar da ativa.

1.3.3 Crimes militares em tempo de paz: art. 9 do CPM Como j dito anteriormente, para caracterizao de determinada conduta como delito militar, primeiramente deve ser constatada a sua tipificao como crime na Parte Especial do Cdigo Penal Militar. Depois disto, alm desse requisito, deve haver a ocorrncia de uma das situaes elencadas no art. 9 do CPM. Assim sendo, faz-se imprescindvel o estudo desse dispositivo da Parte Geral do CPM, que ser analisado a seguir. Cdigo Penal Militar Art. 9. Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; O inciso I do art. 9 do CPM traz duas hipteses de crimes militares: os crimes tipificados no Cdigo Penal Militar e tambm no Cdigo Penal comum, porm definidos diferentemente neste ltimo, e os crimes tipificados exclusivamente no Cdigo Penal Militar. So exemplo dos primeiros: o crime de incncio (art. 268 do CPM), o crime de desacato a militar (art. 299 do CPM), entre outros. J dos segundos, so exemplo: o crime de desero (art. 187 do CPM), o crime de desrespeito a superior (art. 160 do CPM), etc.
6

Idem, p. 407.

Em regra, nos crimes deste inciso, qualquer pessoa, militar ou civil, poder ser sujeito ativo. Contudo, se a lei dispuser de outra forma, s haver o crime para determinado sujeito. Por exemplo, no crime de desero o sujeito ativo dever ser necessariamente o militar, pois assim a lei exige. J no crime de insubmisso (art. 183 do CPM) o sujeito ativo s poder ser o civil, j que a lei assim tambm define. Alm disso, no mbito da Justia Militar estadual, o civil no cometer crime militar, restringindo a aplicao desse dispositivo aos militares dos Estados. Essa restrio no existe na Justia Militar da Unio. II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade [] contra militar na mesma situao []; b) por militar em situao de atividade [], em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado [] ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado [] ou civil; e) por militar em situao de atividade [] contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; O inciso II diz respeito aos crimes previstos tanto no Cdigo Penal Militar quanto no Cdigo Penal comum, em ambos com igual definio. Por exemplo: homicdio no CPM (art. 205) e homicdio no CP (art. 121), calnia no CPM (art. 214) e calnia no CP (art. 138). Nesse caso, o que vai caracterizar a infrao como delito militar a incidncia de uma das situaes das alneas do inciso em anlise. Perceba-se que neste inciso o sujeito ativo ser sempre o militar da ativa (ou em situao de atividade). Pela alnea a, vai ocorrer crime militar sempre que o delito seja praticado por um militar da ativa contra outro militar tambm da ativa, mesmo fora de servio e ainda que no saibam da condio de militar um do outro.

10

Na alnea b, existe a previso de crime militar quando a conduta delituosa ocorrer em local sujeito administrao militar e contra militar da reserva, contra militar reformado ou contra civil. J pelo disposto na alnea c, haver crime militar quando o delito for praticado por militar de servio ou atuando em razo da funo. Exemplo dessa ltima hiptese o do policial militar que, estando fora de servio, intervm em um roubo contra terceiro, lesionando-o, o que, em tese, caracterizaria crime militar. Por outro lado, a jurisprudncia tem entendido que no haver crime militar quando a investida se d contra o prprio PM, agindo este em autodefesa. Por exemplo, quando o PM a prpria vtima do roubo e reage, lesionando o bandido, situao na qual haver, em tese, crime comum. Claro que nessas situaes hipotticas o militar estar acobertado por excludente de ilicitude, mas, ainda assim, necessrio que se saiba se em tese h crime militar ou crime comum, at mesmo para fins de instaurao de inqurito policial militar ou comum. Ainda conforme esta alnea c, ocorrer crime militar quando a infrao penal for praticada por militar da ativa em comisso de natureza militar ou em formatura. Em todos esses casos, mesmo fora de lugar sujeito administrao militar. O sujeito passivo ser o militar da reserva, o militar reformado ou o civil. A alnea d prescreve que haver crime militar quando o delito for praticado por militar da ativa, durante o perodo de manobras ou exerccio militar, contra militar da reserva, militar reformado ou civil. Segundo o descrito na alnea e, vai haver crime militar quando o militar da ativa praticar a conduta delituosa contra o patrimnio sob a administrao militar ou contra a ordem administrativa militar. Ressalte-se que o patrimnio no precisa necessariamente pertencer administrao militar, mas basta que esteja sob sua administrao. III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade [] ou contra funcionrio de Ministrio

11

militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. O inciso III do art. 9 do CPM elenca as hipteses em que o sujeito ativo do crime militar ser o militar da reserva, o militar reformado ou o civil. Cabe lembrar que o civil, por disposio constitucional que ser analisada mais adiante, no comete crime militar perante s instituies militares estaduais. Assim sendo, quando se fizer referncia aqui ao civil como sujeito ativo do crime militar, estar-se- referindo ao cometimento de delito no mbito das Foras Armadas. A alne a traz a hiptese de crime militar quando a infrao penal for praticada por militar da reserva, militar reformado ou civil contra o patrimnio sob a administrao militar ou contra a ordem administrativa militar. Por exemplo, quando um civil danifica propositadamente uma viatura do Exrcito. Por outro lado, se um civil danificar uma viatura da Polcia Militar, ser responsabilizado pelo cometimento de crime comum. J pelo disposto na alnea b, haver crime militar quando o militar da reserva, o militar reformado ou o civil, em local sujeito administrao militar, praticar o delito contra militar da ativa ou contra funcionrio de Ministrio militar [hoje, Ministrio da Defesa] ou da Justia Militar, todos no exerccio de funo inerente ao seu cargo. Na alnea c, h previso de ocorrncia de crime militar quando o delito for cometido por militar da reserva, militar reformado ou civil contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras. A alnea d prev a caracterizao de crime militar quando a conduta delituosa for praticada, mesmo que fora de local sujeito administrao militar, por militar da reserva, militar reformado ou civil contra militar em funo de natureza militar, ou desempenhando servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica,

12

administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Quando se tratar de militares das Foras Armadas, estes devero estar desempenhando suas funes tpicas, pois a jurisprudncia no tem considerado crime militar, por exemplo, o delito cometido por civil contra militar do Exrcito, de servio, atuando no trnsito. J no caso dos policiais militares, so consideradas atividades tpicas dos militares estaduais o policiamento ostensivo e o policiamento ostensivo de trnsito. Porm, como j dito, os civis no cometem crime militar no mbito das instituies militares estaduais. Quanto possibilidade de cometimento de crime militar nas hipteses do inciso III do art. 9 por militar estadual da reserva ou reformado, a jurisprudncia tem entendido pela competncia da Justia Militar estadual para processo e julgamento. Nesse sentido, veja-se a ementa de deciso do Tribunal de Justia Militar do Estado de Minas:
Ementa: Major reformado da Polcia Militar que, em entrevero com guarnio da Polcia Militar, exercendo funo de natureza militar, ofende, desrespeita, injuria e vilipendia os militares, sem razo, com palavras chulas e de baixo calo, deprimindo-lhes a autoridade - o que contraria seu dever comete o crime militar de desacato a militar (art. 9, inc. III, letra d, do CPM). (TJMMG, Apelao n 2.253, Rel. Juiz Cel PM Jair Canado Coutinho, j. 04/11/2003, p. 02/12/2003).

Apesar disso, Clio Lobo 7 entende que o militar estadual da reserva ou reformado no incorrer naquelas hipteses do inciso III, s respondendo na Justia Militar estadual, na inatividade, pelos crimes cometidos durante o servio ativo. Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. O pargrafo nico do art. 9 do CPM foi includo pela Lei n. 9.299, de 8 de agosto de 1996. Esse dispositivo prev que os crimes de que cuida o art. 9, os quais foram acima examinados, quando dolosos contra a vida e praticados contra civil, sero da competncia da justia comum. Logo aps a vigncia dessa lei, existiram vrios entendimentos pela sua inconstitucionalidade, sendo inclusive este o posicionamento do Superior Tribunal Militar. Essa alegao se deu porque o legislador ordinrio, ao invs de retirar os crimes dolosos contra vida de civis do rol
7

Idem, p. 141.

13

dos crimes militares, o que seria possvel conforme a prpria Constituio, preferiu mudar a competncia de processo e julgamento para Justia comum, mas sem alterar a sua caracterstica de crime militar. Acontece que a Constituio Federal, em seu art. 124, caput, j estabelece que os crimes militares sero processados e julgados pela Justia Militar. A estaria a inconstitucionalidade da Lei n. 9.299/96. Entretanto, em relao Justia Militar estadual, no se pode mais alegar a inconstitucionalidade do processo e julgamento na Justia comum dos crimes dolosos contra a vida de civis cometidos por militares dos Estados. Isto porque, a partir da alterao realizada pela Emenda Constitucional n. 45/2004, a prpria Constituio Federal, em seu art. 125, 4, confirmou essa regra. Todavia, como essa modificao constitucional deu-se somente no mbito da Justia Militar estadual, continua a discusso sobre a inconstitucionalidade da Lei n. 9.299/96 na Justia Militar da Unio. De qualquer forma, na prtica, a Lei n. 9.299/96 continua sendo aplicada tanto no mbito da Justia Militar estadual quanto da Justia Militar da Unio, tendo o Supremo Tribunal Federal (RE n 260404) entendido que houve uma excluso implcita dos crimes dolosos contra vida de civis do rol dos delitos militares. Em que pese esse entendimento do STF, a prpria Lei n 9.299/96, ao alterar o CPPM, acrescentando-lhe o 2 ao seu art. 82, disps neste que: Nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justia Militar encaminhar os autos do inqurito policial militar justia comum. Isto , determinou a instaurao de IPM nesses casos e seu encaminhamento, em primeiro lugar, Justia Militar, para que esta remeta-o, depois, para a Justia comum. Ou seja, esses delitos continuaram sendo crimes militares, inclusive com a instaurao de IPM, porm com a competncia para processo e julgamento da justia comum.

1.3.4 Conceito de militar Cdigo Penal Militar Pessoa considerada militar Art. 22. considerada militar, para efeito da aplicao deste Cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s foras armadas, para nelas servir em posto, graduao, ou sujeio disciplina militar.

14

O conceito de militar, para fins de aplicao do CPM, bastante restrito nesse dispositivo, somente sendo considerados os militares das Foras Armadas. Contudo, houve uma extenso desse conceito depois da Constituio Federal de 1988, a qual passou a considerar, conforme disposto em seu art. 42, caput, os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares como militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. Assim, atualmente, para aplicao do CPM, so militares tanto aqueles das Foras Armadas quanto os das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Deve-se lembrar que os alunos dos cursos de formao tambm so considerados militares, havendo incidncia nessa situao dos dispositivos do CPM.

1.3.5 Conceito de assemelhado Cdigo Penal Militar Assemelhado Art. 21. Considera-se assemelhado o servidor, efetivo ou no, dos Ministrios da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, submetido a preceito de disciplina militar, em virtude de lei ou regulamento. Anteriormente, havia a figura do assemelhado, que era o servidor civil, efetivo ou no, pertencente aos Quadros dos Ministrios militares. Esse servidor era submetido aos regulamentos disciplinares da Fora Armada na qual atuasse e tambm ao CPM. Hoje esta figura extinta e os servidores civis das Foras Armadas e das Polcias Militares so regidos por estatutos civis.

1.3.6 Conceito de superior Cdigo Penal Militar Conceito de superior Art. 24. O militar que, em virtude da funo, exerce autoridade sobre outro de igual posto ou graduao, considera-se superior, para efeito da aplicao da lei penal militar.

15

Em regra, o superior aquele que detm um maior grau hierrquico, em relao a um subordinado, na escala hierrquica. o caso, por exemplo, do sargento em relao ao soldado. Entretanto, excepcionalmente, para fins de aplicao da lei penal militar, ser considerado superior aquele que, por conta de determinada funo, exerce autoridade sobre outro militar de mesmo posto ou graduao. Ex.: Um sargento na funo de sargento-de-dia ser considerado superior a outro sargento fora dessa funo. Assim, este ltimo poder incorrer no crime de desrepeito a superior (art. 160 do CPM), caso pratique esta conduta contra o primeiro.

1.3.7 Conceito de militar da ativa Cdigo Penal Militar Equiparao a militar da ativa Art. 12. O militar da reserva ou reformado, empregado na administrao militar, equipara-se ao militar em situao de atividade, para o efeito da aplicao da lei penal militar. O Cdigo Penal Militar equiparou a militar da ativa o militar inativo, da reserva ou reformado, quando for empregado na administrao militar. Assim sendo, o militar nessa situao dever ser considerado em atividade, tanto como sujeito ativo quanto sujeito passivo nas hipteses previstas no art. 9.

1.3.8 Conhecimento da condio de superior ou inferior Cdigo Penal Militar Elementos no constitutivos do crime Art. 24. Deixam de ser elementos constitutivos do crime: I - a qualidade de superior ou a de inferior, quando no conhecida do agente; Conforme este dispositivo do CPM, a condio de superior ou de inferior dever ser conhecida pelo agente para que se configure qualquer crime em que essas condies sejam elementares do delito. Desse modo, o crime de desacato a superior

16

(art. 298 do CPM), por exemplo, s restar caracterizado se o subordinado souber dessa condio do superior. Da mesma maneira, s haver crime de violncia contra inferior (art. 175 do CPM) se o superior tiver conhecimento dessa condio do subordinado.

1.3.9 Maioridade penal no Direito Penal Militar brasileiro Cdigo Penal Militar Menores Art. 50. O menor de dezoito anos inimputvel, salvo se, j tendo completado dezesseis anos, revela suficiente desenvolvimento psquico para entender o carter ilcito do fato e determinar-se de acordo com este entendimento. Neste caso, a pena aplicvel diminuda de um tero at a metade. Equiparao a maiores Art. 51. Equiparam-se aos maiores de dezoito anos, ainda que no tenham atingido essa idade: a) os militares; b) [] c) os alunos de colgios ou outros estabelecimentos de ensino, sob direo e disciplina militares, que j tenham completado dezessete anos. Conforme os dispositivos acima, v-se que o Cdigo Penal Militar de 1969 estabelecia regras diferenciadas para a imputabilidade penal dos menores de dezoito anos. Todavia, essas regras no foram recepcionadas pela atual Constituio Federal de 1988, a qual, em seu art. 223, dispe que so penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial. Logo, no Direito Penal Militar atual, os menores de dezoito anos, em qualquer caso, so penalmente inimputveis, tendo havido revogao tcita

daquelas disposies no CPM. Assim, por exemplo, se um aluno do Colgio Naval, que praa especial com graduao equiparada ao 3 sargento da Marinha, menor de dezoito anos, incorrer em alguma conduta tipificada como crime, responder por ato infracional. Nesse caso, se for apreendido em flagrante, dever ser encaminhado delegacia especializada para lavratura do Auto de Apreenso em Flagrante por Ato Infracional.

17

1.3.10 Estado de necessidade no CPM Cdigo Penal Militar Estado de necessidade, com excludente de culpabilidade Art. 39. No igualmente culpado quem, para proteger direito prprio ou de pessoa a quem est ligado por estreitas relaes de parentesco ou afeio, contra perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, sacrifica direito alheio, ainda quando superior ao direito protegido, desde que no lhe era razoavelmente exigvel conduta diversa. Estado de necessidade, como excludente do crime Art. 43. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para preservar direito seu ou alheio, de perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, desde que o mal causado, por sua natureza e importncia, consideravelmente inferior ao mal evitado, e o agente no era legalmente obrigado a arrostar o perigo.

Da anlise dos dispositivos acima, observa-se que o Cdigo Penal Militar, em relao ao estado de necessidade, adotou teoria diversa daquela utilizada no Cdigo Penal comum. A teoria aqui acolhida foi a chamada teoria diferenciadora, segundo a qual o estado de necessidade ora vai excluir a culpabilidade (art. 39 do CPM), ora vai excluir a ilicitude (art. 43 do CPM). Na primeira hiptese, de excludente de culpabilidade (ou exculpante), o agente, para proteger direito seu ou de quem esteja ligado por estreitas relaes de parentesco ou afeio, sacrifica direito alheio de igual ou maior valor que o direito protegido. J na segunda hiptese, de excludente de ilicitude (ou justificante), o agente, para salvaguardar direito seu ou de outrem, sacrifica direito alheio de valor consideravelmente menor que o direito protegido. Por outro lado, o Cdigo Penal comum acolheu a chamada teoria unitria, segundo a qual o estado de necessidade sempre ser excludente de ilicitude.

18

1.4 DAS PENAS PRINCIPAIS NO CDIGO PENAL MILITAR Cdigo Penal Militar Penas principais Art. 55. As penas principais so: a) morte; b) recluso; c) deteno; d) priso; e) impedimento; f) suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo; g) reforma. As espcies de pena previstas no Cdigo Penal Militar, que vm elencadas em seu art. 55, trazem algumas particularidades em relao quelas do Cdigo Penal comum. A primeira delas, a pena de morte, a mais gravosa das penas do CPM, s tem previso em tempo de guerra e executada por fuzilamento. A Constituio Federal de 1988, em seu art. 5, inciso XLVII, alnea a, reafirmou a existncia dessa espcie de pena, mantendo a excepcionalidade do caso de guerra declarada. Entre as penas de recluso e de deteno, praticamente no h diferena no Direito Penal Militar, a no ser o fato de a primeira ser destinada aos crimes mais graves, enquanto que a segunda prevista para os delitos menos graves. Alm desse, outro ponto de diferenciao vem no art. 58 do CPM, segundo o qual: O mnimo da pena de recluso de 1 (um) ano e o mximo de 30 (trinta) anos; o mnimo da pena de deteno 30 (trinta) dias e o mximo de 10 (dez) anos. Faz-se necessrio estabelecer esses valores porque, diferentemente do Cdigo Penal comum, o CPM nem sempre estabelece um mnimo de pena aplicvel a alguns delitos. No crime de furto simples (art. 240 do CPM), por exemplo, a pena estabelecida a de recluso de at seis anos, sem estabelecimento de pena mmina. Nesse caso, com base no disposto no art. 58, o juiz dever aplicar uma pena de no mnimo um ano.

19

J em relao pena de priso, a diferena est no rigor de seu cumprimento, que mais brando do que o da pena de recluso ou deteno. o que se conclui da redao do art. 59 do CPM, que prev:
A pena de recluso ou de deteno at 2 (dois) anos, aplicada a militar, convertida em pena de priso e cumprida, quando no cabvel a suspenso condicional: I - pelo oficial, em recinto de estabelecimento militar; II - pela praa, em estabelecimento penal militar, onde ficar separada de presos que estejam cumprindo pena disciplinar ou pena privativa de liberdade por tempo superior a dois anos.

De outro lado, a pena privativa de liberdade, quando superior a dois anos, dever ser cumprida em penitenciria militar e, na falta dessa, como o caso do Estado da Bahia, em estabelecimento prisional civil, conforme a regra do art. 61 do CPM. Nessa ltima hiptese, o recluso ou detento ficar sujeito ao regime da Lei de Execues Penais, fazendo jus aos benefcios e concesses previstos nessa legislao. A pena de impedimento, conforme o art. 63 do CPM, sujeita o condenado a permanecer em recinto de unidade militar, submetido, ainda, instruo militar. Essa espcie de pena, segundo o disposto no item 8 da Exposio de Motivos do Cdigo Penal Militar, foi introduzida no CPM para o condenado por crime de insubmisso (art. 183 do CPM). Quanto pena de suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo, o prprio CPM, em seu art. 64, traz o conceito, ao dizer que esta consiste na agregao, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentena, sem prejuzo do seu comparecimento regular sede do servio. Nessa espcie, o CPM deixa claro que o tempo de cumprimento da pena no ser computado como tempo de servio. Por fim, a pena de reforma, consoante disposto no art. 65 do CPM, sujeita o condenado a passar para a inatividade. Nessa situao, o militar no poder receber mais de um vinte e cinco avos do soldo, por cada ano de servio, nem mais que o valor do soldo no total.

20

1.5 A JUSTIA MILITAR ESTADUAL

Constituio Federal Art. 125. Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio. [] 3 A lei estadual poder criar, mediante proposta do Tribunal de Justia, a Justia Militar estadual, constituda, em primeiro grau, pelos juzes de direito e pelos Conselhos de Justia e, em segundo grau, pelo prprio Tribunal de Justia, ou por Tribunal de Justia Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). 5 Compete aos juzes de direito do juzo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justia, sob a presidncia de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). A partir da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, ocorreram algumas modificaes na Justia Militar estadual. Hoje, os julgamentos na primeira instncia da Justia Militar estadual podem acontecer de duas maneiras: pelo juiz de direito do juzo militar, antigo juiz-auditor militar, de forma isolada, ou pelo Conselho de Justia, sob a presidncia do juiz de direito do juzo militar. De qualquer forma, a Justia Militar estadual s competente para julgar os militares dos Estados, nunca civis. O juiz de direito do juzo militar ser competente para julgar e processar singularmente os crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares. Nessas situaes, atuar sozinho, sem interferncia do

21

Conselho de Justia. Ressalte-se que esto da excludos os crimes dolosos contra a vida de civis, que, como visto anteriormente, passaram a ser de competncia da Justia comum, mais especificamente do Tribunal do Jri. Nos demais crimes militares, ser competente para processo e julgamento o Conselho de Justia. Este composto pelo juiz de direito do juzo militar, que agora o preside, e por quatro juzes militares, que so sorteados entre os oficiais das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Cada um dos cinco membros do Conselho tem direito a um voto, no havendo prevalncia entre o voto do juiz de direito e dos demais. O juiz de direito ser o primeiro a votar e em seguida os juzes militares, por ordem inversa de hierarquia. Desse modo, se o Conselho for composto por um tenente-coronel, um major, um capito e um tenente, a ordem de votao ser a seguinte: primeiro votar o tenente, depois o capito, a seguir o major e, por fim, o tenente-coronel. Ainda, duas so as espcies de Conselho de Justia: Conselho Permanente de Justia e Conselho Especial de Justia. O primeiro competente para processar e julgar as praas pelo cometimento de crime militar. Ele ser composto por quatro oficiais sorteados, que nele funcionaro como juzes militares pelo perodo de trs meses consecutivos. J o segundo competente para processar e julgar os oficiais pelo cometimento de crime militar. Tambm ser composto por quatro oficiais, porm estes sero sorteados para atuarem como juzes militares em cada processo especfico. Nesse caso, dever ser observada a precedncia hierrquica dos juzes militares sobre o acusado. Ambos os Conselhos sero presididos pelo juiz de direito do juzo militar. Por fim, a Justia Militar estadual ser constituda, em segundo grau, pelo prprio Tribunal de Justia ou pelo Tribunal de Justia Militar, nos Estados que institurem este ltimo. Para isso, necessrio que o efetivo de militares estaduais seja superior a vinte mil integrantes. Atualmente, apesar de existirem Estados com efetivo superior a esse nmero, como o caso do Estado da Bahia, somente trs deles criaram Tribunal de Justia Militar: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e So Paulo. Por outro lado, como j dito, para os Estados que no institurem o Tribunal de Justia Militar, o Tribunal de Justia ser a segunda instncia da Justia Militar estadual, que o que ocorre em quase todos os Estados atualmente, inclusive na Bahia.

22

1.6 NO APLICABILIDADE DA LEI N 9.099/95 NA JUSTIA MILITAR

Com o advento da Lei n. 9.099, de 26 de setembro de 1995, que instituiu os Juizados Especiais Criminais, muito discutiu-se acerca da sua aplicabilidade na Justia Militar. O Supremo Tribunal Federal entendia que se aplicava, por exemplo, o instituto da suspenso condicional do processo penal, prevsito no art. 89 da Lei n. 9.099/95, mesmo na Justia Militar. Entretanto, foi promulgada a Lei n. 9.839, de 27 de setembro de 1999, a qual acrescentou o art. 90-A Lei n. 9.099/95, com a seguinte redao: As disposies desta Lei no se aplicam no mbito da Justia Militar. Assim sendo, atualmente, a Lei n. 9.099/95 no se aplica Justia Militar.

23

2 CRIMES EM ESPCIE: CRIMES MILITARES EM TEMPO DE PAZ


2.1 CRIME DE RECUSA DE OBEDINCIA Cdigo Penal Militar Recusa de obedincia Art. 163. Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instruo: Pena - deteno, de um a dois anos, se o fato no constitui crime mais grave.

O delito de recusa de obedincia, crime propriamente militar, constitui uma das espcies de insubordinao, esta que d nome ao Captulo V do Ttulo II (Dos Crimes contra Autoridade ou Disciplina Militar). Conforme a descrio do art. 163, comete o crime em questo aquele que se recusa obedecer ordem de superior, logo delito que s pode ser cometido por um subordinado em relao a um superior hierrquico. Todavia, convm lembrar a regra do art. 24 do CPM, segundo a qual poder ser considerado superior, para fins de aplicao da lei penal militar, aquele que, em virtude de determinada funo, exerce autoridade sobre outro militar de mesmo posto ou graduao, por exemplo, um sargento na funo de sargento-dedia. Nessa hiptese, ainda que a ordem parta de um militar de mesmo grau hierrquico daquele que a recebe, mas que esteja no exerccio de funo de comando, poder restar configurada a infrao penal em comento. Em todo caso, o militar dever conhecer a condio de superior de quem emite a ordem. Por sua vez, a ordem emanada deve consistir em assunto ou matria de servio, ou, ainda, ser relativa a dever imposto em lei, regulamento ou instruo. Acerca da ordem relativa a assunto ou matria de servio, conforme Loureiro Neto, significa que ela deva ter relao com as atribuies funcionais do militar, visando, portanto, o interesse da corporao a que pertence e no interesses particulares. Assim, no pode ser considerado assunto ou matria de servio a ordem dada por um oficial a seu subordinado no sentido de que este limpe seu veculo8. Tambm, a ordem dada deve ser legal, pois, de outro modo, sendo o descumprimento relativo a uma ordem
8

Op. cit., p. 131.

24

ilegal, no haver crime de recusa de obedincia. No entanto, se a ilegalidade da ordem no for manifesta, executando-a o subordinado, no responder este, mas, sim, o superior que a ordenou, isto segundo a regra do art. 38 do CPM. Ainda, conforme leciona o autor supracitado, a ordem deve ser pessoal, o que significa que deve ser dirigida a um ou mais inferiores determinados; as de carter geral no so ordens desta natureza e seu no cumprimento constitui transgresso disciplinar9. O crime de recusa de obedincia, de acordo com o disposto no art. 88, II, alnea a, do CPM, e no art. 617, II, alnea a, do CPPM, impede a concesso do benefcio da suspenso condicional da pena. Do mesmo modo, pelo art. 270, pargrafo nico, alnea b, do CPPM, o indiciado ou acusado por esse delito no ter direito liberdade provisria. Tambm, em conformidade com o art. 97 do CPM e com o art. 642, pargrafo nico, do CPPM, o livramento condicional somente ser concedido depois de cumpridos dois teros da pena, quando normalmente, para o condenado primrio, seria necessrio o cumprimento de metade da pena. Por fim, vale lembrar que s haver o delito de recusa de obedincia caso o fato no constitua outra infrao penal de maior gravidade. Por exemplo, se a recusa for realizada por dois ou mais militares reunidos, no existir o crime em questo, mas o de motim ou, se os militares estiverem armados, o de revolta, infraes penais estas mais graves em relao ao delito de recusa de obedincia.

2.2 CRIME DE VIOLNCIA CONTRA INFERIOR Cdigo Penal Militar Violncia contra inferior Art. 175. Praticar violncia contra inferior: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Resultado mais grave Pargrafo nico. Se da violncia resulta leso corporal ou morte tambm aplicada a pena do crime contra a pessoa, atendendo-se, quando for o caso, ao disposto no art. 159.

Idem, ibidem, p. 131.

25

O crime de violncia contra inferior, delito propriamente militar, como evidente, exige a condio de superior do sujeito ativo, com a ressalva acima comentada do art. 24 do CPM, quando tambm poder excepcionalmente ser praticado por militar de mesmo grau hierrquico do agredido. Como leciona Edgard de Brito Chaves Jnior, a lei pune o emprego de meios violentos no compatveis com a vida militar, tanto mais quando empregados pelo superior hierrquico, tal a condio de sua responsabilidade profissional10. Esses meios violentos podem consistir em tapas, socos, chutes, empurres, entre outros. Em que pese alguns autores defenderem que o crime em anlise tanto engloba a violncia fsica quanto a moral, prevalece o entendimento de que essa infrao penal somente se caracteriza pelo emprego de violncia fsica. Ressalte-se que, para que haja o delito em comento, a condio de inferior deve ser conhecida pelo superior. Tambm, no sendo necessrio que haja leso corporal para ocorrer o crime de violncia contra inferior, o exame de corpo de delito dispensvel, a no ser que exista efetivamente leso. Nesse ltimo caso, consoante disposto no pargrafo nico do art. 175, ser aplicada a pena de ambos os crimes. Do mesmo modo, se da violncia resultar morte, o agente responder pelo crime de homicdio e violncia contra inferior, com a soma das penas. No entanto, essa segunda pena ser reduzida de metade, se ficar evidenciado que o agressor no quis esse outro resultado nem assumiu o risco de produzi-lo.

2.3 CRIME DE OFENSA AVILTANTE A INFERIOR Cdigo Penal Militar Ofensa aviltante a inferior Art. 176. Ofender inferior, mediante ato de violncia que, por natureza ou pelo meio empregado, se considere aviltante: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. Aplica-se o disposto no pargrafo nico do artigo anterior.

De forma semelhante ao delito anterior, no crime de ofensa aviltante a inferior tambm h utilizao de violncia, com a diferena de que esta empregada aqui
10

CHAVES JNIOR, Edgard de Brito. Direito penal e processo penal militar. Rio de Janeiro: Forense, 1986, p. 177.

26

como meio de humilhar o inferior. A redao do art. 176 fala de ofensa a inferior mediante ato de violncia que, por natureza ou pelo meio empregado, se considere aviltante. Segundo Clio Lobo11, o aviltamento [a humilhao] resultante de ato inerente prpria natureza da violncia aquele em que a violncia realiza-se de maneira a aviltar, a humilhar, o subordinado, como aplicar tapas no rosto, nas ndegas, cuspir no rosto, puxar as orelhas, etc.. Por sua vez, o ato aviltante pelo meio empregado consiste em cometer violncia, com humilhao, com desonra, do ofendido, como retirar sua roupa, deixando-o despido em local onde no possa abrigar-se, a vista de todos, pendur-lo pelos ps, etc.12. Ainda, o delito em anlise, que crime propriamente militar, para sua ocorrncia, exige que a condio de inferior seja conhecida pelo agente que o pratica. Por outro lado, se um militar ofender outro militar, de mesmo posto ou graduao, e sem subordinao funcional, por meio de ato de violncia aviltante, no cometer o delito em questo, mas incorrer no do art. 217 do CPM, crime de injria real. Tambm responder pelo delito de injria real o militar, ainda que superior hierrquico, que ofenda mediante ato de violncia aviltante um outro militar sobre o qual desconhece sua condio de inferior. Finalmente, pela regra do art. 270, pargrafo nico, alnea b, do CPPM, o indiciado ou acusado pelo crime de ofensa aviltante a inferior no ter direito liberdade provisria.

2.4 CRIME DE ABANDONO DE POSTO Cdigo Penal Militar Abandono de posto Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou o servio que lhe cumpria, antes de termin-lo: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

O art. 195 do CPM incrimina o abandono de posto, crime propriamente militar, que se perfaz quando o militar, sem ordem superior, deixa o posto ou lugar de
11 12

Op. cit., p. 292. Idem, ibidem, p. 292.

27

servio para o qual havia sido designado ou o servio que lhe competia, antes de termin-lo. Na lio de Ccero Coimbra e de Marcelo Streifinger, [] no abandono de posto ou de lugar de servio, h sempre uma rea geogrfica delimitada, com menor (posto) ou maior (lugar de servio) amplitude. Pode ocorrer, todavia, que a atividade desempenhada pelo militar no tenha uma delimitao espacial ou, se o tiver, essa delimitao no to importante para o desempenho da funo confiada ao militar 13 . Por exemplo, quando o PM escalado na guarda do quartel, esta consiste em um posto; j quando designado para o policiamento ostensivo a p em uma determinada rua, esta constitui o seu lugar de servio; por seu turno, quando assume a funo de rondante, esta misso compe o servio. Assim sendo, trs so as situaes em que existir o crime de abandono de posto: quando o militar deixar o posto, o lugar de servio ou o servio propriamente dito. Vale lembrar que, em relao ao servio para o qual o militar tinha sido designado, conforme ensina Edgard de Brito Chaves Jnior 14 , entende-se por servio qualquer um que se enquadre nas atribuies do agente, no s as peculiares da profisso de militar, como tambm as de outra natureza, indispensveis ou necessrias tropa, tais como preparo de alimentao, servio de limpeza, burocrtico etc.. Ressalte-se, ainda, que, por ser um crime de perigo abstrato, o delito de abandono de posto no exige a ocorrncia de qualquer risco concreto de dano ocasionado pelo abandono, havendo na prpria conduta uma presuno desse perigo. De outro lado, no h necessidade de um grande lapso temporal fora do posto, lugar ou servio para se configurar o delito em comento. o que ensina Ramagem Badar 15 : Na caracterizao do crime de abandono de posto basta a ausncia momentnea, no autorizada ou no justificada do militar em lugar ou ocasio em que deveria estar presente, por dever militar e em razo de ordem de servio (grifo do autor).

13

NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcelo. Apontamentos de direito penal militar: parte especial. So Paulo: Saraiva, 2008, v. 2, p. 305. Idem, p. 21.

14 15

BADAR, Ramagem. Comentrios ao Cdigo Penal Militar de 1969. So Paulo: Juriscredi, 1972, v. 2, p. 64.

28

2.5 CRIME DE EMBRIAGUEZ EM SERVIO Cdigo Penal Militar Embriaguez em servio Art. 202. Embriagar-se o militar, quando em servio, ou apresentar-se embriagado para prest-lo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. O delito de embriaguez em servio, crime propriamente militar, apresenta-se, na verdade, em duas condutas: a de embriagar-se o militar, quando em servio, e a de se apresentar o militar embriagado para o servio. Na primeira, o militar assume o servio estando sbrio, mas, durante o seu transcorrer, embriaga-se; enquanto que, na segunda, o militar j se apresenta embriagado para assuno do servio. Em qualquer caso, essa embriaguez poder ser resultante de lcool ou outras substncias anlogas, sendo que, se o militar for flagrado com a substncia entorpecente nas dependncias da Unidade PM, consumindo-a ou prestes a consumi-la, responder pelo delito do art. 290 do CPM, independentemente do estado de embriaguez em que poder encontrar-se16. Ainda, o crime de embriaguez em servio, assim como o delito de abandono de posto, crime de perigo abstrato, no exigindo prova da ocorrncia de qualquer situao de risco concreto decorrente da embriaguez do militar. Por seu turno, a prova da embriaguez, diferentemente do atual crime de embriaguez ao volante do Cdigo de Trnsito Brasileiro, no necessariamente realizada pelo teste de alcoolemia (exame de sangue) ou do etilmetro (bafmetro). Isto porque o crime de embriaguez em servio, em sua descrio tpica, no prev qualquer nvel alcolico mnimo por litro de sangue, somente exigindo a prova da ebriedade do militar, independentemente da quantidade de lcool que tenha ocasionado essa embriaguez. Entretanto, vale aqui a regra da no auto incriminao, pela qual ningum poder ser compelido a produzir provas contra si mesmo, podendo, ento, o militar negar-se a realizar os testes de alcoolemia e do etilmetro. De qualquer maneira, ser apto a comprovar a embriaguez o exame clnico, sendo que o militar no ter direito a recusar-se estar na presena do mdico-perito, o qual poder atestar seu estado de ebriedade.
16

NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcelo, Op. cit., p.333.

29

2.6 CRIME DE DORMIR EM SERVIO Cdigo Penal Militar Dormir em servio Art. 203. Dormir o militar, quando em servio, como oficial de quarto ou de ronda, ou em situao equivalente, ou, no sendo oficial, em servio de sentinela, vigia, planto s mquinas, ao leme, de ronda ou em qualquer servio de natureza semelhante: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

O delito do sono, como conhecido o crime de dormir em servio, ocorre quando o militar dorme, em servio, em qualquer das situaes acima elencadas. Esse delito, alm de crime propriamente militar, tambm crime de perigo abstrato, sendo, pois, desnecessria a prova de perigo concreto advindo do comportamento do militar que dorme em servio. O policial militar, no cumprimento de sua misso institucional, j frequentemente exposto ao risco dela decorrente, ao dormir em servio, torna esse perigo, a si prprio e aos que tem o dever de proteger, potencialmente maior. Todavia, s criminalizada a conduta daquele militar que dorme em servio intencionalmente, no havendo qualquer previso da forma culposa do delito, mas to somente a sua modalidade dolosa. O art. 203 traz, ainda, a descrio de algumas funes, no exerccio das quais, caso o militar durma, haver o crime de dormir em servio. No entanto, aquelas situaes so apenas exemplificativas, uma vez que o dispositivo faz referncia a situao equivalente funo de oficial de quarto ou de ronda e, em relao s praas, a qualquer servio de natureza semelhante ao servio de sentinela, vigia, planto s mquinas, ao leme e de ronda. Por conta disso, Ccero Coimbra e Marcelo Streifinger lembram que perfeitamente possvel a ocorrncia do delito no servio de policiamento ostensivo das Polcias Militares, uma vez que, se Oficial, como j postulamos, enquadrar-se- na figura do Oficial de Ronda, e, se Praa, estar em servio de natureza semelhante ao de ronda. Note-se que o Policial Militar que realiza o patrulhmento em determinada regio, em verdade, vigia a rea sob o prisma da preservao da ordem pblica17. E esses mesmos autores colocam que, por serem sempre de vigilncia as situaes previstas no delito em anlise, no o
17

Op. cit., p. 337.

30

cometer aquele militar que dormir na execuo de atividade administrativa18. De qualquer forma, esse militar ser responsabilizado na esfera administrativa disciplinar.

2.7 CRIME DE DESAPARECIMENTO, CONSUNO OU EXTRAVIO Cdigo Penal Militar Desaparecimento, consuno ou extravio Art. 265. Fazer desaparecer, consumir ou extraviar combustvel, armamento, munio, peas de equipamento de navio ou de aeronave ou de engenho de guerra motomecanizado: Pena - recluso, at trs anos, se o fato no constitui crime mais grave. Modalidades culposas Art. 266. Se o crime dos arts. 262, 263, 264 e 265 culposo, a pena de deteno de seis meses a dois anos; ou, se o agente oficial, suspenso do exerccio do posto de um a trs anos, ou reforma; se resulta leso corporal ou morte, aplica-se tambm a pena cominada ao crime culposo contra a pessoa, podendo ainda, se o agente oficial, ser imposta a pena de reforma.

Atualmente, cada vez mais comum a perda ou extravio de arma de fogo pertencente Corporao por parte de policiais militares. A grande maioria dessas ocorrncias deve-se a situaes de caso fortuito ou fora maior, nas quais o PM no tem culpa alguma, ou a circunstncias em que o policial militar atuou com culpa, ou seja, com imprudncia, negligncia ou impercia. Acontece que, nessa ltima hiptese, em que restar comprovada a culpa do PM, ele responder pelo crime de desaparecimento, consuno ou extravio, em sua modalidade culposa (art. 265 c/c art. 266, ambos do CPM). Nesse sentido, o teor deciso judicial citada por Jorge Cesar de Assis19 a seguir:
18 19

Idem, ibidem, p. 337.

ASSIS, Jorge Cesar de. Comentrios ao Cdigo Penal Militar. 6. ed. rev. e atual. Curitiba: Juru, 2008, p. 596.

31

Ementa: Condenao por extravio de revlver pertencente Brigada Militar, art. 265 c.c. o art. 266, ambos do CP Militar. Age com culpa stricto sensu, na modalidade de negligncia, policial militar que, aps vrias horas de trabalho, sem que tenha despendido qualquer esforo fsico, perde, do coldre, o revlver com o qual executava o servio. Alegaes de defeito no coldre fornecido pela administrao se mostram incapazes de elidir a responsabilidade do militar, de vez que lhe incumbia examinar o equipamento antes de utiliz-lo. Apelo improvido. Unnime. (TJM/RS Ap. Crim. 2.957/97 Rel. Juiz Cel. Joo Vanderlan Rodrigues Vieira J. em 11.06.1997 Jurisprudncia Penal Militar, jan./jun. 1997, p. 148). Alm da situao acima descrita do armamento, que a mais comum, tambm caracteriza o delito a conduta daquele militar que faz desaparecer, consome ou extravia combustvel, munio, peas de equipamento de navio ou de aeronave. Por outro lado, se ficar comprovado que o PM, em qualquer uma das hipteses supramencionadas, agiu de forma dolosa, intencional, ser responsabilizado pelo disposto no art. 265, que a forma dolosa da infrao penal em comento. Vale, ainda, destacar que o delito de desaparecimento, consuno ou extravio crime impropriamente militar.

2.8 CRIME DE PECULATO

Cdigo Penal Militar Peculato Art. 303. Apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse ou deteno, em razo do cargo ou comisso, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de trs a quinze anos. Peculato-furto 2 - Aplica-se a mesma pena a quem, embora no tendo a posse ou deteno do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou contribui para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se

32

da facilidade que lhe proporciona a qualidade de militar ou de funcionrio. Peculato culposo 3 - Se o funcionrio ou o militar contribui culposamente para que outrem subtraia ou desvie o dinheiro, valor ou bem, ou dele se aproprie: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

O crime de peculato est previsto tanto no Cdigo Penal comum quanto no Cdigo Penal Militar, sendo este ltimo um crime impropriamente militar. Tendo previso em ambas as legislaes, o que ir determinar a sua caracterizao como delito militar so as regras do art. 9 do CPM, j estudadas anteriormente. Desse modo, o policial militar, de servio, que incorrer nas condutas descritas no crime de peculato, que sero vistas a seguir, cometer crime militar, do art. 303 do CPM, e no o crime comum do art. 312 do CP, isto com base no art. 9, II, alnea c, do CPM. Vale dizer que o delito em questo tem como sujeito ativo tanto o militar quanto o funcionrio civil da Administrao Militar, porm, como o civil no comete crime militar na esfera militar estadual, s ser feita referncia ao militar. O caput do art. 303 traz duas espcies de peculato: o peculato apropriao e o peculato desvio. O primeiro, consiste na apropriao de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que o militar tenha a posse ou deteno por conta do cargo que exerce, em proveito prprio ou alheio. Ex.: Um policial militar, servindo na Sala de Meios, se apropria de alguns cartuchos de que tem a posse em razo dessa funo. Nessa hiptese, comete o crime de peculato apropriao. J no segundo caso, o militar, nas mesmas condies da modalidade anterior, ao invs de apropriar-se, desvia o dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel. Em qualquer uma das modalidades, a pena de trs a quinze anos de recluso. Como exposto acima, o bem apropriado ou desviado pode ser pblico ou particular, desde que esteja na posse do militar em razo do cargo. a situao descrita na seguinte deciso judicial, trazida por Jorge Cesar de Assis20: Ementa: Peculato. Configurao. Comete o crime de peculato policial militar que se apropria de arma apreendida em virtude de deteno de civis que praticavam roubo contra

20

Op. cit., p. 663.

33

transeuntes. Caracterizado, na situao, infidelidade contra a Administrao Militar. Unnime. (TJM/SP Ap. Crim. 4.271/96 Rel. Juiz Lourival da Costa Ramos J. em 10.02.1998 Ementrio de Jurisprudncia 1994-1997). Agora, se o militar, no tendo a posse ou deteno do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou coopera para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, utilizando-se da facilidade proporcionada por sua qualidade de militar, comete o crime de peculato furto, previsto no 2 do art. 303 do CPM. De igual modo, a pena ser de trs a quinze anos de recluso. Exemplo dessa conduta a do policial militar que, aproveitando-se do livre acesso sees da Unidade, subtrai algum objeto ali utilizado. Por outro lado, se o policial militar contribuir culposamente, por exemplo, por negligncia, esquecendo a porta da seo que trabalha aberta, para que algum subtraia ou desvie o dinheiro, valor ou bem, ou dele se aproprie, cometer o delito de peculato culposo. Essa infrao penal est elencada no 3 do art. 303 e tem pena prevista de trs meses a um ano de deteno.

2.9 CRIME DE CONCUSSO E CRIME DE CORRUPO PASSIVA Cdigo Penal Militar Concusso Art. 305. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos. Corrupo passiva Art. 308. Receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de dois a oito anos. Aumento de pena 1 A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o agente retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional.

34

Diminuio de pena 2 Se o agente pratica, deixa de praticar ou retarda o ato de ofcio com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

Assim como no peculato, os delitos de concusso e de corrupo passiva, que so crimes impropriamente militares, tm previso tanto no Cdigo Penal comum quanto no Cdigo Penal Militar. Conforme a regra do art. 9, II, alnea c, do CPM, o policial militar, quando de servio, se incorrer nas condutas neles descritas, cometer os crimes de concusso e de corrupo passiva, respectivamente, dos arts. 305 e 308 do CPM crimes militares. Na concusso, o militar exige, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, mesmo que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Na corrupo passiva, o militar, nas mesmas condies anteriores, ao invs de exigir, recebe essa vantagem indevida ou aceita promessa de recebimento desta. importante lembrar que, em ambos os crimes, no necessrio o efetivo recebimento da vantagem para sua consumao. Assim, a diferena entre um e outro delito encontra-se to somente na ao de exigir vantagem indevida na concusso e na conduta de receber ou aceitar promessa de vantagem indevida na corrupo passiva. Ainda, como destaca Jorge Cesar de Assis21, a corrupo passiva militar exige sempre a iniciativa do corruptor, j que o corrompido apenas recebe a vantagem indevida ou aceita a promessa de tal vantagem, jamais a solicita. Por exemplo, cometer crime de concusso um PM que, ao efetuar uma abordagem, ordenar a um condutor inabilitado que lhe entregue, para no autu-lo, determinada quantia em dinheiro. Por outro lado, nesse mesmo exemplo, se o condutor, ao ser abordado, antes de qualquer manifestao do PM, oferecer a este uma quantia, para que no seja autuado por ele, caso o PM receba essa vantagem, incorrer no delito de corrupo passiva. Na corrupo passiva, existe a previso de uma causa de aumento de pena, em um tero, no caso de o agente retardar ou deixar de praticar qualquer ato de ofcio

21

Op. cit., p. 675.

35

ou pratic-lo infringindo dever funcional, por conta da vantagem ou da promessa de seu recebimento. H, ainda, a chamada corrupo passiva privilegiada, constante no 2 do art. 308 do CPM. Nesta, o militar pratica, deixa de praticar ou retarda o ato de ofcio com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outra pessoa, e no em consequncia da vantagem ou promessa. Por exemplo, policial militar que, atendendo a pedido de um amigo seu, libera algum que havia sido flagrado por ele portando ilegalmente uma arma de fogo.

2.10 CRIME DE PREVARICAO Cdigo Penal Militar Prevaricao Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra expressa disposio de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

Havendo previso do crime de prevaricao no Cdigo Penal comum e no Cdigo Penal Militar, dever ser aplicada a regra do art. 9, II, alnea c, do CPM, para o policial militar em servio. Logo, nessa situao, se a conduta do PM amoldar-se a do crime de prevaricao, que a mesma nos dois Cdigos, cometer o delito impropriamente militar, do art. 319 do CPM, e no a do art. 319 do CP comum. Valendo-se, mais uma vez, da lio de Jorge Cesar de Assis22, o delito se consuma de trs maneiras. Na primeira, o agente retarda (protrai, delonga); na segunda ele deixa de praticar (omisso) e; na terceira ele pratica (ao) contra disposio legal o ato de ofcio (aquele que se compreende nas atribuies do servidor; que est na esfera de sua competncia, administrativa ou judicial). Em todo caso, o agente motivado pela satisfao de interesse ou sentimento pessoal. Comete esse delito, por exemplo, o policial militar que, ao efetuar uma abordagem e constatar que o licenciamento do veculo de um motorista est atrasado, libera o condutor sem autu-lo porque ficou compadecido pela sua situao financeira.
22

Idem, ibidem, p. 704.

36

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

37

38

1 PRISO EM FLAGRANTE DELITO NO CPPM


1.1 EFETIVAO DA PRISO EM FLAGRANTE DELITO NO CPPM Cdigo de Processo Penal Militar Pessoas que efetuam priso em flagrante Art. 243. Qualquer pessoa poder e os militares devero prender quem for insubmisso ou desertor, ou seja encontrado em flagrante delito.

Este dispositivo do Cdigo de Processo Penal Militar refere-se especificamente, alm da priso nas situaes de insubmisso e desero, ocorrncia de flagrante delito nos crimes militares. Tanto assim, que os militares das Foras Armadas, com fundamento nesse art. 243, no esto obrigados a prender em flagrante delito quem comete crime comum, mas somente quem for surpreendido no cometimento de crime militar. Ocorre que, no caso das Polcias Militares, os integrantes destas, alm de militares dos Estados, tambm so policiais, logo ficam obrigados no s pelo art. 243 do CPPM, como tambm pelo art. 301 do CPP comum, que estabelece: qualquer do povo poder e as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Esse ltimo dispositivo legal diz respeito justamente priso em flagrante nos crimes comuns. A priso em flagrante, a qual os militares das Foras Armadas so obrigados a efetuar nos crimes militares e os PMs tanto nos crimes militares quanto nos comuns, conhecida como flagrante compulsrio. J a priso em flagrante realizada por civis, ou por militares das Foras Armadas nos crimes comuns, uma vez que no tm o dever de efetu-las, denominada de flagrante facultativo. Na hiptese de flagrante compulsrio, o militar dever efetuar a priso independentemente de quem esteja nessa situao de flagrncia, ainda que se trate de superior hierrquico. Nesse ponto, vale conferir a redao do art. 223 do CPPM, segundo o qual: a priso de militar dever ser feita por outro militar de posto ou graduao superior; ou, se igual, mais antigo. Porm, como ensina Alexandre Henriques da Costa23, neste aspecto, verifica-se que o regramento do artigo 243 do Cdigo de Processo
COSTA, Alexandre Henriques da. Manual prtico dos atos de polcia judiciria militar. So Paulo: Suprema Cultura, 2004, p. 38.
23

39

Penal Militar mais especfico em relao priso em flagrante delito que a previso do artigo 223 do mesmo Codex, considerando-se que neste so tratadas as prescries gerais das modalidades de priso provisria, aplicveis priso preventiva, deteno, etc., no se coadunando entretanto com a previso do artigo 243. Consoante disposto no art. 230, alnea a, do CPPM, em caso de flagrante, a captura se far pela simples voz de priso do executor. Ainda, na execuo da priso em flagrante, com base no art. 234, o policial militar estar autorizado ao uso da fora estritamente nos casos em que houver desobedincia, resistncia ou tentativa de fuga por parte do preso. Poder tambm empregar fora em relao a terceiros, se houver resistncia por parte destes.

1.2 PRISO EM FLAGRANTE DELITO NO CPPM: ESPCIES Cdigo de Processo Penal Militar Sujeio a flagrante delito Art. 244. Considera-se em flagrante delito aquele que: a) est cometendo o crime; b) acaba de comet-lo; c) perseguido logo aps o fato delituoso em situao que faa acreditar ser ele o seu autor; d) encontrado, logo depois, com instrumentos, objetos, material ou papis que faam presumir a sua participao no fato delituoso. Infrao permanente Pargrafo nico. Nas infraes permanentes, considera-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia.

Os dois primeiros casos, daquele que est cometendo o delito e daquele que acabou de comet-lo, so chamados pelos autores de flagrante prprio ou propriamente dito. Na primeira situao, o agente surpreendido ainda na execuo do crime, por exemplo, efetuando disparos contra a vtima. J na segunda, o delito

40

acabou de ser consumado, como na hiptese em que o sujeito descarregou completamente sua arma, atirando contra a vtima. A terceira situao, quando algum perseguido logo aps o fato delituoso em situao que faa acreditar ser ele o seu autor, denominada de flagrante imprprio ou quase flagrante. Aqui, conforme lecionam Nestor Tvora e Rosmar Antonni24, a crena popular de que de 24 horas o prazo entre a prtica do crime e a priso em flagrante no tem o menor sentido, eis que, no existe um limite temporal para o encerramento da perseguio. A ltima hiptese, daquele que encontrado, logo depois, com instrumentos, objetos, material ou papis que faam presumir a sua participao no fato delituoso, conhecida como flagrante presumido ou ficto. o caso, por exemplo, do indivduo que achado, logo depois de um homcidio, nas proximidades deste, tentando esconder uma faca e bastante sujo de sangue. Por fim, o pargrafo nico do art. 244 do CPPM trata da priso em flagrante nos chamados crimes permanentes. Nestes, consoante o dispositivo, o estado de flagrncia prolonga-se enquanto no for cessada a permanncia do delito, sendo autorizada a priso em todo esse perodo. So crimes permanentes, por exemplo, o sequestro e crcere privado, a posse ilegal de arma de fogo, algumas condutas do trfico de drogas, entre outros.

1.3 LAVRATURA DO AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE DELITO Cdigo de Processo Penal Militar Lavratura do auto Art. 245. Apresentado o preso ao comandante ou ao oficial de dia, de servio ou de quarto, ou autoridade correspondente, ou autoridade judiciria, ser, por qualquer deles, ouvido o condutor e as testemunhas que o acompanharem, bem como inquirido o indiciado sobre a imputao que lhe feita, e especialmente sobre o lugar e hora em que o fato aconteceu, lavrando-se de tudo auto, que ser por todos assinado. A priso em flagrante delito, quando da sua ocorrncia naquelas situaes acima examinadas, dever ser formalizada por meio do Auto de Priso em Flagrante
24

Op. cit., p. 448.

41

Delito (APFD). De acordo com o caput do art. 245 do CPPM, a autoridade competente para lavratura do auto ser o Comandante da Unidade, o oficial de dia, de servio ou de quarto, bem como outra autoridade correspondente. No auto, ficaro registrados o local, a data e a hora dos fatos, assim como a descrio minuciosa do ocorrido, com a qualificao e oitiva de todos envolvidos.

Designao de escrivo 4 Sendo o auto presidido por autoridade militar, designar esta, para exercer as funes de escrivo, um capito, capito-tenente, primeiro ou segundo-tenente, se o indiciado for oficial. Nos demais casos, poder designar um subtenente, suboficial ou sargento.

Quando o auto for presidido por autoridade militar, ou seja, nos casos de priso em flagrante por crime militar, j que nos crimes comuns a autoridade competente ser o delegado de polcia, aquela autoridade militar designar um escrivo. Segundo as regras do 4 do art. 245, no caso especfico da PMBA, se o indiciado for oficial, dever ser designado, para execer as funes de escrivo no APFD, um capito PM ou um 1 tenente PM. Por outro lado, sendo o indiciado praa ou praa especial, a designao recair em um subtenente PM ou em um sargento PM. Como expe Alexandre Saraiva25, o escrivo o responsvel pela confeco do auto de priso em flagrante, exercendo, por conseguinte, destacada funo em servio da persecutio criminis. Assim, o sargento PM, quando no exerccio das funes de escrivo na lavratura do auto de priso em flagrante, dever elaborar as peas que o compem, seguindo as orientaes do presidente do APFD.

SARAIVA, Alexandre Jos de Barros Leal. Inqurito policial e auto de priso em flagrante nos crimes militares. So Paulo: Atlas, 1999, p. 74.

25

42

2 INQURITO POLICIAL MILITAR (IPM)


2.1 INQURITO POLICIAL MILITAR: NOES GERAIS Cdigo de Processo Penal Militar Finalidade do inqurito Art. 9. O inqurito policial militar a apurao sumria de fato, que, nos termos legais, configure crime militar, e de sua autoria. Tem o carter de instruo provisria, cuja finalidade precpua a de ministrar elementos necessrios propositura da ao penal. Em consonncia com o disposto no art. 9 do CPPM, Alexandre Saraiva26 define: o Inqurito Policial Militar (IPM) , portanto, o conjunto de diligncias efetuadas pela Polcia Judiciria Militar, destinado a reunir os elementos de convico referentes autoria e materialidade de um crime militar, a fim de que o Ministrio Pblico Militar possa exercer a ao penal. Observa-se, pois, que o destinatrio final do inqurito policial militar ser o Promotor de Justia Militar, o qual se valer do que ali foi apurado para intentar a ao penal militar, ainda que, para propositura desta, no seja indispensvel o IPM. Vale, ainda, ressaltar que, como o IPM tem carter de instruo provisria, ou seja, seu contedo no suficiente para a condenao do indiciado27, no h que se falar em ru ou acusado nesta fase de sua instaurao, havendo, sim, investigado ou indiciado. O art. 10 do CPPM elenca, em suas alneas, as situaes em que se iniciar o inqurito policial militar, sendo que, em todas elas, a instaurao propriamente dita ocorrer a partir de Portaria do Comandante. Uma dessas hipteses, a da alnea f, prev a instaurao de IPM quando, de sindicncia feita em mbito de jurisdio militar, resultar indcio da existncia de infrao penal militar. Em conformidade com esse dispositivo, o art. 60, inciso IV, da Lei n. 7.990/2001, Estatuto dos Policiais do Estado da Bahia, dispe que da sindicncia poder resultar instaurao de inqurito policial militar. Acerca desse assunto, Alexandre Saraiva28 chama a ateno para o
26 27

Idem, p. 14.

VIOLA, Joo Carlos Balbino. Manual de investigao criminal militar. Belo Horizonte: Lder, 2005, p. 51.
28

Idem, ibidem, p. 26.

43

fato de que no incomum a abertura de sindicncias em situaes em que ab initio est demonstrada a ocorrncia de crime militar. [] Destarte, cabe ao Ministrio Pblico coibir referida ilegalidade, promovendo a responsabilidade penal da autoridade que se absteve de praticar o ato de ofcio que lhe era exigido: instaurar o IPM. Assim, uma coisa a instaurao de sindicncia quando somente havia indcios de transgresso disciplinar e, no decorrer desta investigao, surgirem vestgios de cometimento de crime militar, instaurando-se, aps a sua concluso, o devido IPM; outra situao , j existindo indicos suficientes da ocorrncia de crime militar, instaurar-se sindicncia, ao invs do adequado IPM, o que constitui ilegalidade perante o Cdigo de Processo Penal Militar.

2.2 O ESCRIVO NO INQURITO POLICIAL MILITAR Cdigo de Processo Penal Militar Escrivo do inqurito Art. 11. A designao de escrivo para o inqurito caber ao respectivo encarregado, se no tiver sido feita pela autoridade que lhe deu delegao para aquele fim, recaindo em segundo ou primeiro-tenente, se o indiciado for oficial, e em sargento, subtenente ou suboficial, nos demais casos. Compromisso legal Pargrafo nico. O escrivo prestar compromisso de manter o sigilo do inqurito e de cumprir fielmente as determinaes deste Cdigo, no exerccio da funo.

Aqui valem as mesmas regras de designao do escrivo na lavratura do auto da priso em flagrante, isto , se o indiciado for um oficial, dever ser designado, para execer as funes de escrivo no IPM, um capito PM ou um 1 tenente PM. Em sendo o indiciado praa ou praa especial, a designao dever recair em um subtenente PM ou em um sargento PM. Por conta dessa previso legal, o futuro sargento PM dever conhecer muito bem as incumbncias do escrivo, j que possivelmente ir atuar nessa funo. No inqurito policial militar, o escrivo poder j ser designado pela prpria autoridade militar que o mandou instaurar. Caso no

44

haja essa designao prvia, a escolha ser feita pelo encarregado do IPM, o que mais comum acontecer. Ao ser designado para exercer as funes de escrivo no IPM, o militar dever prestar compromisso de manter o sigilo do inqurito e de cumprir fielmente as determinaes do CPPM, no exerccio da funo. Esse compromisso ser reduzido a termo, o qual ser juntado aos autos do IPM. Como ensina Joo Carlos Balbino Viola29, o compromisso do escrivo um ato que deve ser feito sempre na forma escrita, devendo ser assinado pelo encarregado e pelo nomeado. O ato de nomeao, quando feito pelo encarregado, e o compromisso, devem ser autuados logo aps a portaria de instaurao. Consoante prev o art. 21 do CPPM, o escrivo ser responsvel por reunir, num s processo, por ordem cronolgica, todas as peas do IPM, sendo tambm por ele numeradas e rubricadas as folhas dos autos. O escrivo, que tambm tem a responsabilidade pela guarda dos autos do IPM, quando houver juntada de qualquer documento, aps o despacho do encarregado, dever lavrar o respectivo termo de juntada, mencionando a data desse ato. Alm do mais, conforme disposto no art. 19, 1, do CPPM, encontra-se entre as funes do escrivo lavrar assentada do dia e hora do incio das inquiries ou depoimentos, bem como do seu encerramento ou interrupes, ao final daquele perodo. Como explica Jorge Cesar de Assis30, a assentada a que se refere o artigo, nada mais do que o Termo que lavrado pelo escrivo do inqurito, do depoimento da testemunha.

29 30

Op. cit., p. 144.

ASSIS, Jorge Csar de. Cdigo de Processo Penal Militar anotado: artigos 1 ao 169. 2. ed. 3. tir. Curitiba: Juru, 2008, v. 1, p. 57.

45

REFERNCIAS
ASSIS, Jorge Cesar de. Comentrios ao Cdigo Penal Militar. 6. ed. rev. e atual. Curitiba: Juru, 2008. ______. Cdigo de Processo Penal Militar anotado: artigos 1 ao 169. 2. ed. 3. tir. Curitiba: Juru, 2008. v. 1 BADAR, Ramagem. Comentrios ao Cdigo Penal Militar de 1969. So Paulo: Juriscredi, 1972. v. 2. BANDEIRA, Esmeraldino O. T. Direito, justia e processo militar. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1919. v. 1. BRASIL. Cdigo Penal Militar, Cdigo de Processo Penal Militar, Constituio Federal e legislao. Organizador Ricardo Vergueiro Figueiredo. 8. ed. So Paulo: Rideel, 2010. (Coleo de Leis Rideeel). CHAVES JNIOR, Edgard de Brito. Direito penal e processo penal militar. Rio de Janeiro: Forense, 1986. COSTA, Alexandre Henriques da. Manual prtico dos atos de polcia judiciria militar. So Paulo: Suprema Cultura, 2004. CRUZ, Ione de Souza; MIGUEL, Claudio Amin. Elementos de direito penal militar: parte geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2007. LOBO, Clio. Direito penal militar. 3. ed. atual. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. LOUREIRO NETO, Jos da Silva. Direito penal militar. So Paulo: Atlas, 1992. NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcelo. Apontamentos de direito penal militar: parte especial. So Paulo: Saraiva, 2008. v. 2. NORONHA, E. Magalhes. Direito penal: introduo e parte geral. Atualizao de Adalberto Jos Q. T. de Camargo Aranha. 38. ed. rev. e atual. So Paulo: Rideel, 2009. v. 1. SARAIVA, Alexandre Jos de Barros Leal. Inqurito policial e auto de priso em flagrante nos crimes militares. So Paulo: Atlas, 1999. VIOLA, Joo Carlos Balbino. Manual de investigao criminal militar. Belo Horizonte: Lder, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen