Sie sind auf Seite 1von 17

APNDICE Material Utilizados para Treinamentos dos Sensos

5S - Os Cinco Sensos da Qualidade Total

Real Supermercado Loja 03

UM PROCESSO EDUCACIONAL QUE VISA CONSTRUIR UMA BASE PARA A QUALIDADE TOTAL, ATRAVS DE PRTICAS VOLTADAS PARA A MUDANA DE COMPORTAMENTO, ATITUDES E VALORES DAS PESSOAS.

5S ...
Trabalho em Equipe, Gesto; Disciplina Consciente; Compromisso com a melhoria contnua em todos os aspectos Competitividade; Desapego ao que pode atrapalhar o seu trabalho, o seu crescimento pessoal e profissional; Participao na construo de um excelente ambiente fsico e mental de trabalho; Transparncia, Comunicao e Interao

O que o Ser Humano ganha praticando o 5S?

O que a Empresa ganha com a prtica do 5S?

Melhoria na utilizao dos recursos, e na comunicao dentro da empresa; Desenvolvimento de um ambiente mais harmonioso entre as chefias e sua equipe de trabalho;??? Melhoria da qualidade dos produtos e servios; Conscientizao de todos, para o cuidado com a qualidade dos produtos e servios, gastos e desperdcios. Disciplina consciente - Compromisso de todos Prtica da GESTO

Definio dos 5S:

Desenvolvido no Japo, o Programa de Qualidade 5 ``S``, um mtodo prtico e simples que visa obter um local de trabalho ordenado, limpo e saudvel, constituindo assim, a base para a implementao da QualidadeTotal.

Japons

Portugus

Seiri____________________________________Utilizao Seiton__________________________________Ordenao Seiso___________________________________Limpeza Seiketsu________________________________Sade Shitsuke________________________________Auto-disciplina

O Objetivo deste primeiro senso o de manter somente o que necessrio s pessoas no local de trabalho. O que incomoda, o que no usado deve ser descartado.

Reduzir a necessidade de espao, estoque, gastos com sistema de armazenamento, transporte e seguros; Facilitar o trnsito interno o lay-out, a execuo do trabalho no tempo previsto; Evitar a compra de materiais e componentes em duplicidade e os danos a materiais ou produtos armazenados. Aumentar o retorno do capital empregado; Incrementar a produtividade das mquinas e pessoas envolvidas; Trazer maior senso de organizao e economia, menor cansao fsico e maior facilidade de operao.

Avalie o seu local de trabalho, incluindo equipamentos, mveis, papis, softwares, etc. Separe tudo aquilo que no necessrio na sua atividade e DESCARTE. Na prtica deste senso faa as seguintes perguntas:

O que pode ser jogado fora? O que deve ser guardado? O que pode ser til para outra rea? O que deve ser consertado, vendido? Coloque tudo aquilo que descartar em local pr-definido, onde outros possam escolher o que lhes interessar.

O objetivo deste senso arrumar, colocar em ordem, padronizar, dispor informaes e objetos de forma correta, para que possam ser usadas prontamente.
Faa mudanas Em sua vida. Sempre!!!

Facilite seu caminho, planejando e organizando o espao em que voc usa sua potencialidade.

Diminuir o tempo de busca do que preciso para trabalhar; Facilitar o trnsito interno e a execuo dos trabalhos no prazo; Evitar a compra de materiais desnecessrios; Aumentar o retorno do capital; Aumentar a produtividade dos equipamentos e das pessoas; Racionalizar o trabalho, minimizar cansao fsico e mental; Melhorar o ambiente de trabalho.

Analise a situao atual; Defina um lugar para cada objeto, perguntando-se possvel reduzir os estoques? O que est a mo, precisa mesmo estar ali? Os nomes dos objetos e documentos esto padronizados? Qual o melhor lugar para isto? Identifique tudo com etiquetas, placas e cartazes.

Lembre-se! ambientes da empresa. Tudo deve estar impecavelmente limpo. Mais Tudo deve ter um nome e os nomes devem ser reconhecidos por todos; importante do que limpar aprender a no sujar. Tudo deve ter um espao definido e a indicao do local exato de estocagem; Armrios e estantes com portas so locais timos para esconder a desorganizao. Onde puder ,
elimine as portas.

Este senso tem o objetivo de acabar com a sujeira e o lixo em todos os

Sempre limpo, diferente de Sempre limpando, e meio limpo algo que no existe

Dispor de um ambiente
totalmente limpo; Melhorar a satisfao das pessoas; Evitar danos a materiais e produtos;

Manter limpos e em condies de uso equipamentos, mesas, armrios e mveis em geral. Ateno para as partes escondidas, como os interiores.

O objetivo no s impressionar visitantes, mas sim Todos so responsveis limpeza de sua rea, sala, mesa, dispor de um ambiente ideal para pela se trabalhar com qualidade; equipamentos, armrios etc.

O material de limpeza deve sempre estar disponvel a todos; Estabelea local prprio para o lixo e estude a melhor forma de retir-lo; Combata as fontes de origem da sujeira.

Para se praticar QUALIDADE, a mente, o corpo e o espao devem estar limpos e receptivos.

Das könnte Ihnen auch gefallen