Sie sind auf Seite 1von 11

Jogos Teatrais

JOGO 1 ESTTUA Objetivo: conhecimento da tcnica do esttico, muito utilizado nas dramatizaes. Os participantes estaro a andar pelo salo, ao seu sinal, eles paralisaro com expresso facial e corporal sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desanimo, desprezo, etc, estes sentimentos ao seu sinal, voc ir falar. Pode-se fazer em dois grupos, para que um grupo olhe e observa a expresso do outro, e voc analisa junto o que faltou, o que melhorou,etc.

JOGO 2 ESPELHO Objetivo: Adquirir o engrossamento do grupo nas cenas. Cada componente do grupo escolher um parceiro, onde um ser o espelho e o outro o comando. O espelho dever repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, etc. simultaneamente. Depois o espelho passar a ser comando e o comando espelho.

JOGO 3 RELAXAMENTO Todos estaro sentados confortavelmente, em absoluto silncio, numa sala pouco iluminada e com um som ambiente, sero seguidos os movimentos indicados pelo lder. Todos devero sentir os dedos e as plantas dos ps, relaxando-se ao mximo. Respirar profunda e suavemente. Afrouxar os msculos das pernas e joelhos. Fazer o mesmo com o abdmen, imaginando ainda que uma grande suavidade envolve os rgos digestivos. O mesmo com o trax, os ombros, e a nuca mais demoradamente. Amolecer os braos as palmas das mos e os dedos. Relaxar o couro cabeludo, e tirar do rosto qualquer ruga de preocupao Imaginar um lugar lindo e tranquilo, como um amanhecer no campo. Pedir a todos que bocejem e se espreguicem lentamente como gatos.

JOGO 4 Faa o grupo imaginar as diferenas no modo de andar, falar e agir e suas fisionomias, entre jovens, bebes, bbados, animais, idosos...depois o grupo de p na sala vai expressar livremente estes modos conforme voc fala a mudana: O Velho, O beb, o cego, o pssaro, o

gato, o lenhador, o msico pianista, o violinista, o cantor, o pintor, a lavadeira, a mame, o papai,etc..

JOGO 5 Colocar uma msica de natureza, deixar que deitem no cho se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir que esto caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma rvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que v alm da copa das rvores, alm de montanhas l longe, alm do fundo do lago ou rio.... Depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....

JOGO 6 Objetivo: Ampliar as possibilidades de expresso. Falar o seu nome cantando. Falar o seu nome cantando e batendo palmas.

JOGO 7 Objetivo: Ampliar as possibilidades de expresso. Caminhar, livremente, e ao ouvir o nome de um animal, imit-lo. Primeiramente s com movimentos corporais e depois introduzindo o som caracterstico. Caminhar, livremente, e quando a msica parar, fazer a esttua do animal falado pelo professor. Imitar o andar de um animal no ritmo de palmas ou batidas de um tambor.

JOGO 8 Objetivo: Desenvolver a ateno e a concentrao. Um grupo de 5 ou 6 alunos monta uma cena (festa de aniversrio, partida de futebol, etc). Pode-se usar ou no objetos. Aps a cena pronta, todos ficam imveis. O restante do grupo observa e tenta descobrir do que se trata. Pode-se fazer este jogo com notcias de jornal.

JOGO 9 Objetivo: Desenvolver a sensibilizao. O professor passa uma bola de jornal dizendo tratar-se de um pssaro ferido. O pssaro ir de mo em mo, cada um deve receb-lo com cuidado, atentando para o peso da ave, que deve ser imaginado pelo aluno e para sentimentos como pena, carinho, ateno.

JOGO 10 Objetivo: Trabalhar a expresso corporal.

Agachado, encher o seu corpo como se fosse um balo. Conforme vai enchendo, o aluno vai se levantando. Repetir o jogo, estourando ao ficar bem cheio.

JOGO 11 Objetivo: Trabalhar a expresso corporal. Caminhar como se fosse um balo cheio. De repente sopra um vento e o balo fica preso na copa de uma rvore (usar paredes e mveis da sala). O balo tenta sair e no consegue. O tempo passa e o balo vai murchando, at esvaziar por completo, caindo no cho.

JOGO 12 Objetivo: Desenvolver a perceo. Caminhar sobre diferentes tipos de solo (escorregadio, quente, gelado, pedregoso, com poas, com obstculos, etc).

JOGO 13 Futebol imaginrio Duas equipas sem utilizar bola, disputam uma partida como se a tivesse jogando. O facilitador(a) juiz(a) da partida deve observar se o movimento imaginrio da bola coincide com os movimentos reais das pessoas participantes, eliminando as que cometem erros. Qualquer outro desporte coletivo pode ser praticado neste tipo de exerccio.

JOGO 14 Fila de Cegos Duas filas. Faz-se uma fila de pessoas com os olhos fechados, esta procura sentir, com as mos, o rosto e as mos das pessoas da outra fila (que estaro de olhos abertos) cada qual os do ator que est na sua frente. Depois os atores separam-se e os cegos tentaro descobrir, tocando nos rosto e as mos de todos, qual o ator que estava na sua frente.

JOGO 15 Hipnotismo Um participante pe a mo a poucos centmetros da cara de outro e este fica como que hipnotizado, devendo manter a cara sempre mesma distncia da mo do hipnotizador. Este inicia uma srie de movimentos com a mo, para cima e para baixo, fazendo com que o companheiro faa com o corpo todas as contores possveis a fim de manter a mesma distncia. A mo hipnotizadora pode mudar, para fazer, por exemplo, com que o ator hipnotizado seja forado a passar por entre as pernas do hipnotizador.

JOGO 16

Reconhecimento do espao Andar pelo espao o maior homem do mundo o menor homem do mundo.

JOGO 17 Jogo de Descobrir Nveis de Movimentos (alto, mdio, baixo). A dividir o espao em trs nveis, em relao altura do corpo, este pode situar-se num nvel alto, mdio e baixo. Solicitar aos participantes que faam poses ocupando esses trs nveis de movimentos e a passar de um outro atravs de estmulos musicais ou batidas de palma (comandos): lentos. Rpidos. Deve-se a princpio, o facilitador, designar/ilustrar e/ou conceituar os nveis de movimentos (alto, mdio e baixo). Observar o comando dado pelo facilitador ao passar de um nvel de movimento a outro. O executante deve perpassar entre os trs nveis atravs de estmulos.

JOGO 18 Exerccio de Espao de Movimentos Todos em crculo. Ao centro, um executante voluntrio realiza (cria e faz) varias aes fsicas em trs nveis de movimento (alto mdio e baixo). Enquanto, todos os demais participantes repetem as aes, (recriam, imitam). Ao terminar sua ao em ltimo nvel; o executante deve procurar e olhar para uma pessoa escolhida do crculo e encaminh-la pelo o olhar ao centro de todos. O/a escolhida procede com a mesma ao. At que todo o grupo seja envolvido pelas aes executadas individuais ou, coletivamente. Pede-se aos participantes que formem um crculo. Designa-se quem deve comear. O voluntrio vai ao centro realiza (cria e faz) uma ao fsica. Enquanto, todos os demais observam os participantes repetem (imitam). Podem-se executar tais aes de movimentos extrados do imaginrio do executante etc, preferencialmente, movimentos do diaa-dia. Deve-se a princpio, designar/ilustrar os nveis de movimentos (alto, mdio e baixo). O tempo de movimentos para quem comanda, deve ser moderado, para quem o imite - consiga acompanhar o ritmo das aes. Ao terminar sua ao em ltimo nvel; o executante deve procurar e olhar para uma pessoa escolhida do crculo e encaminh-la pelo o olhar ao centro de todos. O/a escolhida procede com a mesma ao. At que todo o grupo seja envolvido pelas aes executadas individuais ou, coletivamente. No se deve procurar repetir a participao de membros no jogo. Todos devem participar, espontaneamente

JOGO 19 Espelho Corporal Em dupla/frente a frente, um comanda moderadamente, os movimentos em espaos (livre) e a perpassar os trs nveis: alto, mdio e baixo, enquanto o outro participante, que recebe o comando, reflete em movimentos (imita seus gestos). No decorrer da ao, muda-se

de comando e/ou de duplas. O facilitador observa o grupo/as duplas aps esclarecer regras e supostas dvidas ou de evidenciar nveis de movimentos/tempo,etc. Designam-se as duplas. Em seguida, um comandante para os movimentos. importante executar tais aes de movimentos extrados do imaginrio do executante, preferencialmente, movimentos do dia-a-dia. Deve-se a princpio, designar/ilustrar os nveis de movimentos (alto, mdio e baixo). O tempo de movimentos para quem comanda, deve ser moderado, para quem o imite - consiga acompanhar o ritmo das aes. Com o tempo, caso a dupla esteja afinada, o ritmo de aes pode variar de fluncia e mudar de participantes mas a permanecer em duplas. Tambm se for preciso, o facilitador explanar ao grupo, de forma breve, o conceito de nveis de Espao de Movimentos (pessoal/ parcial/ total e social).

JOGO 20 Jogo de Atitudes A partir de uma posio neutra (confortvel, braos ao longo do corpo, etc) de descontrao, qual deve sempre o participante regressar; o grupo ter de reagir aos comandos do facilitador (sob a forma de um a s palavra, ou frase extrada de um jornal, de uma histria contada, de um texto (dilogo) teatral, de uma msica, ou simplesmente inventada). Os participantes devero ficar imveis numa figura/pose coletiva at receber a ordem de voltar posio neutra. Exemplos de comandos: magia, silncio, feitio, espera, brincadeira, msica, tempestade, velhice, fome, medo, despertar, vaidade, trecho de uma pea. O grupo ter de reagir aos comandos do facilitador. Os participantes devero ficar imveis numa figura/pose coletiva at receber a ordem de voltar posio neutra.

JOGO 21 Amor, dio, amor Dividir o grupo em duplas. A dupla dever esboar sentimentos de amor recproco. O sentimento dever ser expresso falando nmeros 12, 33, 44. O sentimento vai aumentando, at que o mediador (a) da atividade indicar que este deve se transformar aos poucos em dio, sendo expresso atravs de nmeros tambm. Ao se atingir o grau mximo do sentimento, retornar a demonstrao de amor pelo (a) companheiro (a). Aps fazer um bate papo para trocar as experincias.

JOGO 22 Imagem do grupo escultura Em dupla. Cada um, utilizando a outra pessoa, faz uma escultura que pretende refletir a sua opinio acerca das relaes do grupo. Aquilo que permanecer constante em todas as esculturas ser uma espcie de superobjetividade. Pode-se escolher, cada vez que se faa o exerccio uma pessoa para ficar em evidncia, volta do qual ficar o restante do grupo. A pessoa em evidncia sentir-se- na posio de cada um de seus companheiros, assumindo a posio deles em cada escultura.

Trava-Linguas
O sabi no sabia. Que o sbio sabia. Que o sabi no sabia assobiar.

A vida uma sucessiva sucesso de sucesses que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso

Tinha tanta tia tant. Tinha tanta anta antiga. Tinha tanta anta que era tia. Tinha tanta tia que era anta.

A lontra prendeu a Tromba do monstro de pedra E a prenda de prata De Pedro, o pedreiro.

Disseram que na minha rua Tem paraleleppedo feito De paralelogramos. Seis paralelogramos Tem um paraleleppedo. Mil paraleleppedos Tem uma paraleleppedovia. Uma paraleleppedovia Tem mil paralelogramos. Ento uma paraleleppedovia uma paralelogramolndia?

A aranha arranha a r. A r arranha a aranha. Nem a aranha arranha a r. Nem a r arranha a aranha.

No confunda Ornitorrinco com Otorrinolaringologista, Ornitorrinco com ornitologista,

Ornitologista com Otorrinolaringologista, Porque ornitorrinco ornitorrinco, Ornitologista ornitologista E otorrinolaringologista Otorrinolaringologista.

Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! S no dia que sua tia Chamar largatixa de lagartinha!

Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba. Bote a bota no bote e tire o pote do bote.

Quem a paca cara compra, paca cara pagar. O peito do p de Pedro preto. Quem disser que o peito do p de Pedro preto, tem o peito do p mais preto do que o peito do p de Pedro.

O rato roeu a roupa do rei do Roma. Rainha raivosa rasgou o resto.

Se cada um vai a casa de cada um porque cada um quer que cada um l v. Porque se cada um no fosse a casa de cada um porque cada um no queria que cada um fsse l.

Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador ser.

Trs tigres tristes para trs pratos de trigo. Trs pratos de trigo para trs tigres tristes.

O tempo perguntou tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu tempo

que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.

Gato escondido com rabo de fora t mais escondido que rabo escondido com gato de fora.

Se o bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar no haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizaria desconstantinoplatanilizadoramente.

Casa suja, cho sujo

Se a liga me ligasse, eu tambm ligava a liga. Mais a liga no me liga, eu tambm no ligo a liga

Se o papa papasse papa Se o papa papasse po, Se o papa tudo papasse Seria um papa papo

A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

A mulher barbada tem barba boba babada e um barbado bobo todo babado!

Atrs da porta torta tem uma porca morta.

A naja egpcia gigante age e reage hoje, j. A bab boba bebeu o leite do beb. A rua de paraleleppedo toda paralelepipedada.

Bagre branco, branco bagre. Caixa de graxa grossa de graa.

Cozinheiro cochichou que havia cozido chuchu chocho num tacho sujo.

Chega de cheiro de cera suja.

Devora Dor Doda, Distante Da Dor Desmedida, Daquilo Dista Dimenses, Do Devorador Disto!

preto o prato do pato preto. E a Rosa Rita Ramalho do rato a roer se ria !!!!

Eu cantarolaria, ele cantarolaria, ns cantarolaramos, eles cantarolariam.

Em rpido rapto, um rpido rato raptou trs ratos sem deixar rastros.

Essa trava uma trova pr te entravar. Entravar com uma trova uma trava de lascar!

Fia, fio a fio , fino fio, frio a frio.

Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.

Luiza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado Luzia.

No sei se fato ou se fita, No sei se fita ou fato. O fato que voc me fita E fita mesmo de fato.

0 desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.

O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.

O que que Cac quer? Cac quer caqui. Qual caqui que Cac quer? Cac quer qualquer caqui.

O tatuador tatuado tatuou a tatua do tatu. Tatua tatuada enfezada, tatuou o tatu e o tatuador j tatuado!

Pardal pardo, por que parlas? Parlo porque sempre parlei, porque sou pardal pardo, parlador del-rei.

Para ouvir o tique-taque, Tique-taque, tique-taque, Depois que um tique toca E que se toca um taque.

Pr o rabo de barro num burro sem rabo.

Rebola reboladeira, menina reboladora. Rebolando que se rebola, cuidado para no pegar o amigo do bola!

Lngua custosa eu sei falar gua cheira chitangua tanguarita oratangua.

"Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor portugus, pintava portas, paredes, portais. Porm, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Paredes, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Penafiel. Pernoitando, prosseguiu para o Porto, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porm,pouco praticou, pois Padre Patricio pediu para pintar panelas, porm posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Plido, porm personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permisso para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris. Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pint-los. Pareciam plcidos,porm, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pint-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, pois pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfuraes, pois, pelo passo percorriam,permanentemente, possantes potrancas. Pisando Paris, pediu permisso para pintar palcios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precatar-se. Profundas privaes passou Pedro Paulo.Pensava poder prosseguir pintando, porm, pretas previses passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo...Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrcios, pintando principais portos portugueses. Passando pela principal praa parisiense, partindo para Portugal, pediu para pintar pequenos pssaros pretos. Pintou, prostrou perante polticos, populares, pobres, pedintes. - Paris! Paris! - proferiu Pedro Paulo - parto, porm penso pint-la permanentemente, pois pretendo progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porm, Papai Procpio partira para Provncia. Pedindo provises, partiu prontamente, pois precisava pedir permisso para Papai Procpio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente plido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permisso, penetrou pelo porto principal. Porm, Papai Procpio puxando-o pelo pescoo proferiu: - Pediste permisso para praticar pintura, porm, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petnia. Porque pintas porcarias? - Papa - proferiu Pedro Paulo - pinto porque permitiste, porm preferindo,poderei procurar profisso prpria para poder provar perseverana, pois pretendo permanecer por Portugal. Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu

prontamente, pois pretendia pr Pedro Paulo para praticar profisso perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porm, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada prxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Pricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procpio procurou Pricles, primo prximo, pedreiro profissional perfeito. Poucas palavras proferiram, porm prometeu pagar pequena parcela para Pricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porm, Pricles pediu-lhe para pintar prdios, pois precisava pagar pintores prticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prdios. Pereceu pintando prdios para Pricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas. Pobre Pedro Paulo, pereceu pintando..." Permitam-me, pois, pedir perdo pela pacincia, pois pretendo parar para pensar...

Das könnte Ihnen auch gefallen