Sie sind auf Seite 1von 2

A RESPONSABILIZAO PELO DANO AMBIENTAL - Henrique Furquim Paiva (Publicada no Jornal Sntese n 58 - DEZEMBRO/2001, pg.

9) Henrique Furquim Paiva Advogado - Brasil Salomo e Matthes Advocacia Abstract Redress for ecological damage are due sole by the direct or indirect poluters. Nota: Inserido conforme originais remetidos pelo autor.

A princpio, a reparao do dano ecolgico se resumia em conflito de vizinhana e ficava na modesta designao da responsabilidade civil por mau uso da propriedade. A viso que se tinha, da proteo ambiental, pelo nosso Cdigo Civil de 1916, era apenas o interesse individual do cidado proteger sua propriedade de qualquer ato nocivo praticado por seu vizinho. Prevalecia a responsabilidade subjetiva, ou seja, aquela que exige a demonstrao exata da culpa do agente, a comprovao do dano e o nexo de causalidade. A Lei Federal 6.938, de 31 de agosto de 1981, trouxe, no 1, de seu art. 14, a responsabilidade objetiva, ou seja, aquela que poderia ser imputada independentemente da demonstrao da culpa, bastando a evidncia do dano gerado e o nexo de causalidade entre este e o ato praticado pelo agente. Esta viso mais rigorosa de proteo ambiental surgiu para facilitar a atuao da tutela estatal na defesa do meio ambiente. Distinguindo do interesse particular descrito no pargrafo anterior, esta ordem jurdica trata da defesa ao meio ambiente como um interesse pblico, de carter difuso, com fins de preservao ambiental para prosperidade saudvel da prpria humanidade. A Lei Federal 6.938/81 coluna mestra da legislao ambiental, posto que trata da Poltica Nacional do Meio Ambiente e da responsabilidade civil do agente poluidor. No obstante a fora que a referida lei pretendeu atribuir aos agentes de proteo ambiental, inserindo a o Estado, o IBAMA e as associaes constitudas para estes fins, com a garantia da responsabilidade objetiva no seu pleito, sendo que o ru tem que demonstrar a ausncia da sua responsabilidade sobre a degradao ambiental que lhe foi imputada; a referida ordem legal, no inc. IV, do seu art. 3, foi muito clara em exigir, com exata preciso, a demonstrao do nexo de causalidade entre a degradao ambiental verificada e a atividade imprimida pelo agente poluidor, especificamente quando ao conceituar este o faz como sendo: "a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental". Nesta linha de interpretao, ainda que se pretenda eximir o agente de defesa ambiental da obrigatoriedade de demonstrao da culpa, na sua ao civil pblica, no h como deixar de reconhecer o dever que tal agente tem de comprovar o nexo de causalidade, ou seja, a demonstrao exata da relao que a atividade do suposto poluidor teria com a degradao ambiental verificada. Neste prisma, impossvel querer imputar a responsabilidade de determinada degradao ambiental ao indivduo que sucedeu a propriedade do real agente poluidor, ou seja, se a rea de sua propriedade foi adquirida com desmatamento no pode

responsabilizar-se por este fato que foi provocado pelo proprietrio anterior, no existindo a citada relao de causalidade. Sustentando esta posio vinda do direito norte-americano, com a teoria denominada The last clear chance, nosso grande jurista JOS AGUIAR DIAS, assim definiu a relao de causalidade: "ainda que vrios fatos se sucedam em cadeia, s se pode levar em conta, para atribuio da responsabilidade, aquele sem o qual o dano no se teria produzido". O entendimento pela necessidade exata de demonstrao da relao de causalidade, alm de respeitar o princpio clssico da responsabilidade civil, garante a segurana jurdica do cidado, no s para impedir que lhe seja imposta a sano civil por ato de terceiro, como tambm para evitar a reprimenda indenizatria quando a degradao for gerada em virtude de caso fortuito ou fora maior (infortnios imprevisveis e inevitveis, naturais ou da ao humana, superiores e alheios vontade do cidado). Neste sentido, j decidiu o e. Superior Tribunal de Justia, no Recurso Especial n 218.120/PR, como se verifica: "No se pode impor a obrigao de reparar dano ambiental, atravs de restaurao de cobertura arbrea, a particular que adquiriu a terra j desmatada". Como visto, em interpretao do entendimento jurisprudencial e, da prpria legislao ambiental, em que pese a importncia de defesa do meio ambiente, a caracterizao do agente poluidor depende da identificao exata da relao de causalidade entre a atividade exercida e o dano ecolgico verificado. O sentido deste entendimento no simboliza prejuzo defesa ambiental, mas sim o enaltecimento do objetivo de Justia que o direito tanto consagra, posto que, assim o fazendo, a obrigao indenizatria ser imposta somente a quem deu causa efetiva ao prejuzo ecolgico.

Das könnte Ihnen auch gefallen