Sie sind auf Seite 1von 18

Microsoft Power Point

12345678910111213141516-

Introduo........................................................................................................... 2 Criar uma apresentao ....................................................................................... 3 Criar uma apresentao com base no modelo de design ...................................... 3 Cor do fundo da apresentao ............................................................................. 4 Ferramentas de Desenho ..................................................................................... 6 Inserir figuras...................................................................................................... 7 Inserir grficos .................................................................................................... 9 Inserir filmes e sons ............................................................................................ 9 Inserir vnculo (hiperlink) ................................................................................. 10 Inserir botes de ao.................................................................................... 11 Salvar (guardar) o seu trabalho: .................................................................... 12 Compilar a apresentao para usar em outro computador.............................. 13 Transio de slides ......................................................................................... 15 Personalizar animao ................................................................................... 16 Visualizando a apresentao .......................................................................... 16 Imprimir ......................................................................................................... 16

1- Introduo
O Microsoft PowerPoint um aplicativo cuja funo bsica auxiliar o usurio a montar apresentaes, na forma de uma seqncia de telas para projees. Atravs dele, voc poder criar apresentaes de forma simples e rpida. As telas podem ser compostas por textos, grficos, sons e imagens. Estas apresentaes podem ser exibidas na tela do computador ou em aparelho de projeo (TV, Datashow, teles, canho de luz), como tambm em papel, slides, transparncias.

* Modos de exibio

KHouse PUC-Rio 2005 -2-

2- Criar uma apresentao


Ao iniciar o processo de criao da apresentao no Power Point, estaro disponivis as seguintes informaes: Slide em branco: com ele se inicia a costruo da apresentao em branco. Apresentao existente: atravs deste comando, pode-se abrir outras apresentaes existentes e alterar seus contedos para uma nova apresentao. Modelo de estrutura: Aqui voc poder construir sua apresentao em um modelo com um design j existente , fontes e esquemas de cores conceituadas. Alm de pode utilizar modelos que voc mesmo criou. Modelos com sugestes de contedo:Para aplicar um modelo de estrutura que contenha sugestes para o texto de seus slides, basta usar o Assistente de Autocontedo e em seguida digite o texto que voc deseja. Um modelo em um site da Web:Aqui pode-se cria uma apresentao em Power Point utilizando um modelo situado em um site da Internet. Um modelo do Microsoft.com: Aqui voc pode escolher um modelo no Microsoft Office Template Gallery do PowerPoint, que esto organizados de acordo com o tipo de apresentao.

3- Criar uma apresentao com base no modelo de design


Para criar uma apresentao com base no modelo de Design, voc poder optar desde preenchimentos especiais at figuras como fundo e usar a criatividade. Selecione atravs do menu Formatar Design do Slide. O Painel de tarefas exibir as opes: Caso queira voc poder optar pela mudana do esquema de cores do slide selecione Esquema de cores no prprio painel de tarefas. Sero exibidos os esquemas de cores, como mostrado ao lado, que podem ser aplicados sua apresentao. Posicione o ponteiro sobre um esquema de cores e, em seguida, clique na seta para baixo. Selecione uma das opes: para aplicar em todos ou alguns dos slides selecionados.

KHouse PUC-Rio 2005 -3-

4- Cor do fundo da apresentao


Atravs do menu Formatar Segundo Plano Depois disto, escolha uma cor ou efeito de preenchimento de seus slides.

Para preencher o fundo do slide de forma diferente, voc ter a oportunidade de utilizar em seu trabalho diferentes efeitos grficos, com a mistura de vrias cores utilizando preenchimento gradiente. Voc s ter que selecionar o item mais cores ou efeitos de preenchimento no Plano de fundo. a) Opo Mais cores...

KHouse PUC-Rio 2005 -4-

b) Opo Efeitos de Preenchimento... Gradiente 1. Escolha entre: uma cor, duas cores ou predefinidas. Em Predefinidas, voc ter lindas misturas para compor os seus trabalhos. 2. Defina a cor a ser utilizada. Se quiser escurea ou clareie a cor utilizando esta opo abaixo (somente para uma cor). 3. Selecione as cores de 1 e 2 planos se desejar. 4. Aqui voc encontra vrios Estilos de sombreado, ou seja, vrias formas de distribuio das cores. 5. Escolha entre uma cor, duas cores ou predefinidas. Em predefinidas, voc ter lindas misturas para compor os seus trabalhos. Textura Para imitar com perfeio vrias texturas como mrmore, madeira e papel amassado, voc pode utilizar o preenchimento texturizado.

Padro Nesta opo voc encontra vrios padres de desenhos e formas de misturar cores para preencher o fundo da sua apresentao. Voc deve escolher uma cor para o primeiro plano, outra para o plano de fundo e um padro.

Figura Mais uma opo de preenchimento colocar uma figura como fundo da sua apresentao. Clique em Selecionar figura... e busque a imagem que desejar dentro do seu computador.

KHouse PUC-Rio 2005 -5-

5- Ferramentas de Desenho

Desenhar: Vrias formas de posicionamento de objetos. Para usar esta ferramenta voc dever antes selecionar o objeto com o qual deseja trabalhar. Selecionar objetos: A ferramenta seleo utilizada para selecionar os objetos que esto sendo trabalhados para que eles possam ser editados. Por exemplo: selecionar um quadrado para que se possa aplicar a cor de fundo azul; ou serve tambm para selecionar mais de um objeto. Auto formas: Aqui so oferecidas vrias formas j prontas para serem utilizadas no trabalho, como cubos, coraes, e vrias figuras geomtricas. Linha: Com esta ferramenta traamos linhas em nosso trabalho. Seta: Com esta ferramenta inserimos setas em nosso documento. Retngulo: Usada para traar retngulos ou quadrados Elipse: Crculos podem ser construdos por esta ferramenta. Caixa de texto: Com a ferramenta texto inserimos o texto em nosso trabalho. Inserir word art: Com esta ferramenta podero ser criados belos textos artsticos. 1. Selecione um modelo, clique sobre ele e em seguida OK. 2. Escreva o texto no local indicado e clique OK. Voc pode alterar alguns atributos como tamanho e cor clicando sobre o Word art depois de pronto e utilizando as ferramentas de desenho: cor da linha e cor do preenchimento. Inserir diagrama ou organograma Pode-se inserir um diagrama clicando sobre seu cone ou atravs do menu Inserir Diagrama. Depois basta selecionar um tipo de diagrama, clicar OK e escrever seu texto nos campos.

Inserir clipart Ser visto no item 06 deste manual. Inserir figura / do arquivo - Ser visto no item 06 deste manual. Cor do preenchimento: Altera a cor de preenchimento dos objetos selecionados. a ferramenta que oferece ao usurio belssimos tipos de preenchimento. Cor da linha: Altera a cor das linhas que existem em volta dos objetos selecionados.
KHouse PUC-Rio 2005 -6-

Cor da fonte: Altera a cor do texto. Estilo de linha: Escolha entre os vrios estilos de linha um que melhor se encaixe em torno do seu objeto, ou para que seja simplesmente uma linha diferente das demais. Estilo do tracejado: Estilos de linha tracejados encontram-se disposio do usurio neste boto. Estilo da seta: Para que sua linha apresente em uma das pontas (ou nas duas) uma seta, escolha o estilo neste boto. Sombra: Essa ferramenta insere uma pequena sombra no objeto desejado. 3d: Insere formas 3D (Idia de 3 dimenso) nos objetos selecionados

6- Inserir figuras

a)

Clip-Art:

b)

Do arquivo:

Procure a imagem dentro do computador em que est trabalhando, em um disquete ou em um CD. Selecione a figura desejada na lista que aparecer abaixo do nome do diretrio e clique em inserir.
KHouse PUC-Rio 2005 -7-

Quando inserimos uma figura (clip-art ou do arquivo) e clicamos sobre ela aparece automaticamente uma barra com uma srie de opes que podem ser utilizadas para a deixarmos exatamente da maneira que desejamos:

Inserir Figura Cor Cortar Girar para a esquerda Estilo da linha Compactar figura Disposio do texto Mais / menos contraste Mais/ menos brilho

Formatar figura
Cores e Linhas: Preenchimento Cor, efeitos Linha cor, estilo, tracejado e peso Setas Estilos e tamanho Tamanho Tamanho e rotao Dimenso Layout Disposio do texto Alinhamento horizontal Figura Cortar lados Controle de imagem (brilho e contraste) Web Texto alternativo funo avanada para elaborao de pginas para a Web

Definir cor transparente Redefinir figura Se voc fez alguma alterao na imagem (tamanho, brilho, contraste etc.) ao clicar neste cone a imagem volta para a sua forma original.

KHouse PUC-Rio 2005 -8-

7- Inserir grficos
Atravs do menu Inserir Grfico Ao acessar est opo abre-se uma planilha de dados para que voc digite os valores nos quais seu grfico se basear.

Inicialmente, o tipo de grfico somente o de colunas 3D. Depois de informar os dados, d um duplo clique no grfico. Agora, clique nele com o boto direito e acione Tipo de Grfico. Na nova tela, escolha pizza, linha, rea, barra etc. Tipo de grfico: escolha o formato do seu grfico (pizza, barras, colunas, etc). Opes de grfico: escreva neste campo o ttulo do seu grfico; escolha o posicionamento da legenda (ex.: fonte); rtulo de dados; e outros. Exibio 3D: caso seu grfico seja em 3D, esta opo ajudar na escolha do melhor ngulo. Folha de dados: planilha de dados que o usurio ira colocar os dados do grfico. Formatar paredes e formatar rea do grfico: nestes dois espaos, voc escolhe a espessura, cor e estilo da borda do seu grfico. Mas em Formatar rea do grfico permitido ainda trocar o tamanho da fonte e a fonte.

8- Inserir filmes e sons


Atravs do menu Inserir Filmes e sons O Power Point aceita arquivos de imagens e sons de vrios tipos. Ao inserir o vdeo ou som aparece automaticamente a opo de que ele seja executado automaticamente ou apenas ao clique durante a apresentao. Voc pode utilizar arquivos prprios ou da galeria de medias do computador.

KHouse PUC-Rio 2005 -9-

9- Inserir vnculo (hiperlink)


Um grande atrativo do Power Point a possibilidade de apresentar documentos com o conceito de hipertexto: um slide se liga a outros slides, pginas da web, documentos de texto etc... por meio de conexes especiais chamadas vnculos (hiperlinks). Estas conexes podem ser dadas atravs de uma palavra, texto ou um objeto como uma imagem, grfico, forma ou WordArt. No Power Point, os hiperlinks tornam-se ativos quando voc executa sua apresentao, no enquanto voc a cria. Durante a apresentao, quando apontamos para um hiperlink, automaticamente, a seta do mouse se transforma em um smbolo de mo, indicando que consiste em algo que se pode clicar. O texto que representa um hiperlink exibido sublinhado. Para inserir hiperlinks siga as seguintes instrues: 1. Escolha o texto ou objeto que deve representar o hiperlink. 2. Atravs do menu Inserir Hiperlink ou atravs do cone na barra de ferramentas 3. Na janela que abrir, em Vincular a selecione um dos procedimentos de acordo com a necessidade:

Um hiperlink automaticamente criado quando voc digita um email ou um endereo de em um slide ou em uma estrutura de tpicos. Dica: Antes de executar a apresentao, sempre verifique se h hiperlinks desfeitos e teste os hiperlinks para destinos externos. Um hiperlink desfeito ser aquele que tiver um destino invlido - ao clicar no hiperlink, o Power Point ou o navegador da Web exibir uma mensagem de erro. A causa pode ser um simples erro na digitao do URL ou um hiperlink para um destino que foi movido ou excludo da rede (Internet).

KHouse PUC-Rio 2005 -10-

10-

Inserir botes de ao

Existem vrios botes de ao que podem ser utilizados em sua apresentao, conforme a figura abaixo. Use os botes de ao para incluir smbolos de fcil compreenso referentes s aes de ir para o prximo, anterior, primeiro e ltimo slide. Exemplo: setas e formas geomtricas. O Power Point tambm possui botes de ao que executam filmes ou sons.

Atravs do menu Apresentaes Botes de Ao 1. Selecione a forma que desenha usar 2. Clique no local do slide em que deseja colocar o boto e arraste para form-lo. Voc pode selecionar para a ao ocorrer com um clique ou simplesmente quando passamos o mouse sobre o boto Aqui voc deve escolher o tipo de ao que seu boto executar: Nenhuma boto meramente ilustrativo Hiperlink para O boto ir nos levar a outro local: outro slide nesta mesma apresentao, a uma pgina da web, outra apresentao em Power Point, uma imagem ou a um arquivo qualquer. Executar programa Deve-se selecionar o programa que deseja abrir ao clicar sobre o boto. Tocar som Pode-se escolher um som que ser executado ao clicarmos sobre o boto.

Aps inserir o boto, ainda podemos mudar sua cor, tamanho e posio. Para isto, clique com o boto direito do mouse sobre o boto e selecione a opo Formatar AutoFormas.

KHouse PUC-Rio 2005 -11-

11-

Salvar (guardar) o seu trabalho:

Selecione no menu Arquivo Salvar ou clique no desenho do disquete na barra de ferramentas


Voc pode salvar no disquete, CD ou em algum diretrio do seu computador. Selecione o desejado

Utilize esta tabela para descobrir a melhor forma de salvar seu trabalho Salvar como tipo
Apresentao Metarquivo do Windows Formato GIF, JPEG ou PNG Estrutura de tpicos/RTF Modelo de estrutura Apresentao do PowerPoint Pgina da Web

Extenso
.ppt .wmf .gif/jpg/png .rtf .pot .pps .htm/html

Use para salvar


Uma apresentao tpica do Microsoft PowerPoint Um ou todos os slides como uma imagem. Mostra o documento em forma de texto organizado em tpicos. Uma apresentao como um modelo. Uma apresentao que sempre abrir como uma apresentao de slides (para visualizao) e no para edio. Uma pgina da Web como uma pasta com um arquivo .htm e todos os arquivos auxiliares.

Arquivo da Web

.mht/mhtml Uma pgina da Web como um arquivo nico incluindo

todos os arquivos auxiliares.

KHouse PUC-Rio 2005 -12-

Ateno! No usar acentos, pontuao, espaos no nome do arquivo ou caracteres especiasis como #, @, * etc.. Clique em salvar. OBS: Utilize SALVAR para atualizao de um arquivo j existente e que foi modificado. Utilize SALVAR COMO para gravar um arquivo pela primeira vez ou fazer uma cpia de um documento j existente (para isto devemos dar outro nome a ele).

12-

Compilar a apresentao para usar em outro computador

Quando voc desejar executar sua apresentao em outro computador, pode-se usar o Assistente para viagem. O assistente coloca juntos, em um s arquivo, todos os arquivos (vdeos, sons) e fontes utilizadas na apresentao. Se no souber se o computador que vai executar sua apresentao tem o Power Point instalado, voc pode optar por colocar junto com a apresentao o PowerPoint Viewer, desta maneira a apresentao funcionar sem problemas em qualquer computador. Selecione no menu Arquivo Assistente para viagem... e seguir as instrues passo a passo:

Na primeira tela do assistente, clique em Avanar e selecione as opes em cada tela subseqente antes de clicar em Avanar.

1- Se a apresentao que deseja empacotar for a que est aberta utilize a opo apresentao ativa. Se quiser incluir vrias apresentaes no pacote, marque a caixa de seleo Outra(s) apresentao(es). Clique em Procurar e selecione vrias apresentaes. Clique em avanar.

2- Selecione onde deseja salvar sua apresentao empacotada: no disquete ou em algum lugar dentro do seu computador.

KHouse PUC-Rio 2005 -13-

3- No assistente, se voc optar por incluir objetos, ou seja, o objeto (som ou vdeo) vai fazer parte do arquivo de destino. As alteraes no objeto sero automaticamente atualizadas no arquivo de destino. Fontes TrueType no podem ser incorporadas pois tem restries internas de copyright. recomendvel testar sua apresentao antes de mostr-la para certificar-se de que voc tenha todas as fontes desejadas. 4- Se voc planejar executar a apresentao compactada em um computador que no tenha o Microsoft PowerPoint instalado, inclua o Visualizador do Microsoft PowerPoint no pacote. Quando a opo Visualizador do Microsoft Windows aparece disponvel, selecione-a e prossiga com o assistente. Caso esta opo no esteja disponvel, ser necessrio instalar o visualizador. Na mesma tela, clique em Fazer download do visualizador para conectar-se com o site da Web Microsoft Office e instalar o visualizador. Siga as instrues para concluir o download. Quando terminar, feche a janela do navegador e, no assistente, selecione a opo Visualizador do Microsoft Windows e prossiga com o assistente.

5- Ao terminar clique Concluir que seu arquivo ser salvo.

Dica: Se voc fizer alteraes na sua apresentao aps ter utilizado o Assistente para viagem simplesmente execute o assistente novamente para atualiz-la.

KHouse PUC-Rio 2005 -14-

13-

Transio de slides

A passagem de um slide para outro no precisa ser brusca. Voc pode acrescentar transies a cada slide ou a todos ao mesmo tempo. Para fazer isto de uma maneira mais simples selecione atravs do menu Exibir Classificao de slides . Desta forma aparecero todos os slides de uma vez.

Os slides podero ser configurados individualmente, podendo assim apresentar-se de forma diferente na mesma apresentao. Atravs do menu Apresentaes Transio de slides... ou clicando com o boto direito do mouse sobre algum slide e selecionando est opo aparece no painel de tarefas uma serie de opes a serem configuradas. Para configurar a transio dos slides da sua apresentao ser necessrio decidir uma srie de funes da caixa de efeitos de transio. O primeiro passo ser escolher a maneira que os slides iro entrar durante a apresentao (sem transio, persiana horizontal, persiana vertical, quadro fechar, quadro abrir,...). O segundo passo ser a escolha da velocidade de transio dos slides e decidir tambm se a apresentao ter som ou no. Por ltimo ser definido como os slides iro avanar (ao clicar com o mouse ou automaticamente aps alguns segundos, determinados pelo usurio). Depois s aplicar a todos os slides selecionados ou um a um e assistir sua apresentao.

KHouse PUC-Rio 2005 -15-

14-

Personalizar animao

Selecione no menu Apresentaes Personalizar animao.. Aparecer no painel de tarefas Para personalizar animao, primeiro voc deve selecionar (clicar sobre) o que deseja animar: figura ou texto. A seguir clique no boto adicionar efeito e escolha uma das opes mostradas:

Depois disto voc pode ainda ajustar a sua animao para que fique exatamente como deseja: Incio:

Direo: as opes variam de acordo com o tipo de animao escolhido. Velocidade em que a animao acontece: lento, muito lento, rpido, muito rpido ou mdio. Para visualizar a apresentao do slide atual clique em Executar e para ver a apresentao toda clique em Apresentao de slides. Para cancelar a animao escolhida clique sobre a figura ou texto e a seguir no boto Remover OBS: Excesso de efeitos muitas vezes atrapalham, at mesmo, a letura.

15-

Visualizando a apresentao

Para visualizar sua apresentao clique no boto Apresentao de Slides localizado na parte inferior esquerda da tela do Power Point ou utilize o menu Exibir Apresentao de slide.

16-

Visualizando a impresso

Para evitar a impresso do contedo de forma incorreta, utilizamos o Visualizar Impresso. Isto pode ser feito atravs do menu Arquivo Visualizar Impresso, ou acionado por um s clique no cone:

KHouse PUC-Rio 2005 -16-

17-

Imprimir

O momento de impresso do documento muito importante... Depois de verificar o contedo da sua apresentao, voc deve checar os parmetros que esto definidos na impressora para evitar erros e imprimir exatamente o que deseja. O caminho menu opo: Arquivo Imprimir.

Em Intervalo de impresso selecione uma das opes: Tudo toda a apresentao Slide atual somente o slide que est sendo editado neste momento. Seleo slide(s) selecionado(s). Slides nmeros ou intervalos especficos de slides.

Em Cpias escolha o nmero desejado.

Em Imprimir voc encontrar algumas opes:

KHouse PUC-Rio 2005 -17-

Slides: um slide em cada folha Folhetos: Quantidade variada de slides por folha e a posio que estaro dispostos. * No caso de trs slides por folha pode-se tambm acrescentar anotaes.

Anotaes: Quando se deseja que as anotaes feitas durante a elaborao dos slides tambm sejam impressas. Estrutura de tpicos: Todos os slides se apresentaro em tpicos e numerados. Permite a visualizao da quantidade de slides feitos. Nas quatro opes as impresses podem ser coloridas, em preto e branco ou escalas de cinzas.

KHouse PUC-Rio 2005 -18-

Das könnte Ihnen auch gefallen