Sie sind auf Seite 1von 6

8

PROVA ESPECFICA Cargo 27

QUESTO 21 Qual(is) a(s) unidade(s) de medidas (so) utilizada(s) para as ondas de radiaes eletromagnticas? a) b) c) d) Metro. Angstrom. Angstrom e metros. Angstrom, metros e kilometros.

QUESTO 22 Qual das seguintes alternativas descreve de maneira mais adequada a radiao produzida utilizando alta kilovoltagem? a) b) c) d) Ondas curtas de alta freqncia. Ondas longas de alta freqncia. Ondas curtas de baixa freqncia. Ondas longas de baixa freqncia.

QUESTO 23 O que deve ser feito com o tempo de exposio quando a distncia foco-filme de 8 polegadas mudada para 16 polegadas, mantendo constante a kilovoltagem e a miliamperagem? a) b) c) d) Dobrar. Aumentar . Aumentar . Quadruplicar.

QUESTO 24 Quanto aos efeitos biolgicos causados pelos raios X, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o perodo de latncia? a) Entre a exposio radiao ionizante e a formao dos radicais livre. b) Entre a exposio do filme radiogrfico e a concluso do diagnstico radiogrfico. c) Entre a exposio radiao ionizante e o aparecimento dos sinais e/ou sintomas clnicos. d) Entre a exposio do filme radiogrfico e o aparecimento da imagem radiogrfica no processamento.

QUESTO 25 Quanto ao tamanho da rea focal do tubo de raios X, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Influencia no contraste radiogrfico. Influencia na densidade radiogrfica. Influencia na definio da imagem radiogrfica. Influencia na distoro da imagem radiogrfica.

QUESTO 26 Um lote de soluo de processamento radiogrfico foi recolhido, pois se constatou a falta de um componente na mesma. A emulso dos filmes processados por esta soluo era facilmente removida. Qual o componente faltante? a) b) c) d) Almen de Potssio. Brometo de Potssio. Hipossulfito de Sdio. Tiossulfato de amnia.

QUESTO 27 Qual a distncia mnima que a lanterna de segurana de 15 watts deve apresentar em relao mesa de trabalho, para que NO ocorra sensibilizao do filme radiogrfico pela mesma? a) b) c) d) 80 cm. 100 cm. 120 cm. 150 cm.

QUESTO 28 Qual a dose corpo todo necessria para que o paciente desenvolva a Sndrome Gastrintestinal? a) b) c) d) Doses acima de 100 a 200 rem. Doses acima de 200 a 350 rem. Doses acima de 350 a 500 rem. Doses acima de 500 a 1000 rem.

10

QUESTO 29 Segundo a Portaria 453, de 1 de junho de 1998, quais as cores utilizadas no smbolo utilizado internacionamente para indicar a presena de radiao ionizante? a) b) c) d) Laranja e prpura. Amarelo e prpura. Laranja e vermelho. Amarelo e vermelho.

QUESTO 30 Qual tcnica radiogrfica para coluna cervical indicada para avaliao de patologia envolvendo o dente e estruturas sseas circundantes do anel C1, assim como toda a coluna cervical, movimentando a mandbula durante a exposio? a) b) c) d) Mtodo de Fuch. Mtodo de Judd. Mtodo de Twining. Mtodo de Ottonello.

QUESTO 31 Qual a tcnica mais indicada para descartar calcificaes e massas sob as clavculas? a) b) c) d) Trax incidncia AP lordtica. Trax posio de decbito lateral. Trax posies oblquas anteriores. Trax posies oblquas posteriores.

QUESTO 32 Assinale a alternativa que contenha apenas rgos retroperitoneais. a) b) c) d) Fgado, vescula biliar, bao, jejuno. Pncreas, ureteres, duodeno, clon ascendente. Reto inferior, rins, glndulas adrenais, clon descendente. Grandes vasos sangneos abdominais, reto superior, ceco, clon transverso.

11

QUESTO 33 Quanto radiografia de abdome decbito lateral (incidncia AP), assinale a afirmativa INCORRETA: a) Os pacientes devem ficar em decbito lateral por um mnimo de 10 minutos, para permitir a subida do ar ou o acmulo anormal de lquidos. b) Os pacientes devem ficar em decbito lateral por 10 a 20 minutos, para melhor demonstrar possveis pequenos volumes de ar intraperitoneal. c) Realizando do lado esquerdo, visualiza-se melhor o ar livre intraperitoneal na rea do fgado no abdome superior direito longe da bolha gstrica. d) No a melhor tcnica para visualizao de pequenos volumes de ar livre intraperitoneal.

QUESTO 34 Quanto ao tipo de movimentos das articulaes da mo, punho, antebrao e cotovelo, assinale a alternativa INCORRETA: a) b) c) d) Articulaes interfalangianas gnglimo. Articulaes metacarpofalangianas elipside. Articulao do cotovelo radioulnar proximal trocide. Articulaes carpometacarpianas do primeiro dedo plana.

QUESTO 35 Segundo a Portaria 453, de 1 de junho de 1998, assinale a alternativa INCORRETA quanto aos requisitos obrigatrios dos equipamentos de tomografia computadorizada. a) Utilizar sistemas de tomografia computadorizada a partir da segunda gerao. b) Apresentar sistema para impedir que a distncia foco-pele seja inferior a 38 cm. c) Apresentar dispositivo que permita ao operador interromper, a qualquer instante, qualquer varredura de durao maior que 0,5 s. d) Apresentar meios para ajustar os nmeros de tomografia computadorizada, de modo que os dados de calibrao no fantoma de gua produzam nmeros iguais a zero.

12

QUESTO 36 Ao realizar uma radiografia periapical da regio de molares inferiores pela tcnica da bissetriz, o profissional observou que no era possvel visualizar as razes do dente 48 e 38, devido ao posicionamento das mesmas mais para posterior do corpo da mandbula. Qual tcnica radiogrfica mais indicada para observar essas razes no sentido msio-distal? a) b) c) d) Mtodo de Donovan. Mtodo de Miller-Winter. Mtodo de Parma. Mtodo de Le Mster.

QUESTO 37 Qual estrutura anatmica da mandbula que visualizada em radiografia periapical superior? a) b) c) d) Trgono Retro-Molar. Canal da Mandbula. Cabea da Mandbula. Processo Coronide da Mandbula.

QUESTO 38 Qual a MELHOR incidncia de pelve para avaliao de traumatismo plvico em busca de luxao posterior ou rotao interna ou externa da pelve anterior? a) b) c) d) Incidncia AP unilateral do quadril: fmur proximal e quadril. Incidncia de entrada AP axial. Incidncia posterior obliqua de pelve-acetbulo. Incidncia AP bilateral perna de r.

QUESTO 39 Qual a angulao do raio central de raios X para o mtodo de Caldwell? a) b) c) d) 00 150 250 300

13

QUESTO 40 Qual a tcnica radiogrfica utilizada para a avaliao dos forames pticos? a) b) c) d) Mtodo de Haas. Mtodo de Clark. Mtodo de Rhese. Mtodo de Waters.

ATENO
COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAO RESERVADO PELA COMISSO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: A liberdade maior do homem a sua independncia de pensamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen