Sie sind auf Seite 1von 7

Disciplina: Perfilagem de Poos Lista de Exerccios Unidade III Prof.

Carlos Csar VSP, Perfis Especiais e Integrao de Dados

01 O que Vertical Seismic Profile (VSP)? O VSP uma tcnica que permite estudar a resposta ssmica da coluna geolgica acima e abaixo da posio do geofone no poo, o qual varia de profundidade em espaamentos regulares, pr-determinados, independente da seo litoestratigrfica atravessada. Fornece traos ssmicos de alta qualidade nas proximidades do poo, com melhor resoluo e penetrao que a ssmica de superfcie, ajudando no seu reprocessamento, calibrao e interpretao.

02 Qual a principal diferena entre o VSP e o Check Shot? A ferramenta e os procedimentos do Check Shot so os mesmos utilizados no Perfil Ssmico Vertical (VSP), diferindo, essencialmente, no espaamento dos pontos amostrados e registrando apenas a primeira chegada da onda (first break). 03 Quais as principais caractersticas, do ponto de vista de propagao do campo de ondas, do perfil tipo VSP? Justifique. Com a utilizao do VSP, a propagao da onda ssmica pode ser estudada em cada estao pesquisada, em funo do tempo e da profundidade, propiciando acesso a informaes importantes sobre a origem de eventos primrios e mltiplos e sobre a possvel existncia de horizontes refletores abaixo do fundo do poo, alm de possibilitar medidas da atenuao do sinal ssmico. 04 Desenhe, de forma esquemtica, a aquisio de um VSP e identifique os principais eventos (onda direta, reflexo e mltiplas).

05 Quais as principais diferenas entre os seguintes tipos de VSP: offset, walkaway e 3D?

06 Qual a principal diferena entre a imagem obtida por um VSP e a ssmica convencional? Responda s questes com base em correlao de dados. A principal diferena do perfil VSP para a ssmica convencional a obteno das informaes em tempo e profundidade. Fornece, tambm, traos ssmicos de alta qualidade nas proximidades do poo, com melhor resoluo e penetrao que a ssmica de superfcie, ajudando no seu reprocessamento, calibrao e interpretao.

07 Qual a principal vantagem do uso do VSP? Por qual (ais) motivo (s) ele empregado? Discuta. O VSP tem uma resoluo vertical bem superior a da ssmica de superfcie. Este permite o posicionamento do poo em relao as previses baseadas na seo ssmica. Com isso, pode-se aprofundar o poo ou mesmo suspender o prosseguimento da perfurao. Em perfilagens intermedirias, importante para correes de tempos snicos e, evidentemente, ajuste das previses. Em perfilagens finais, fundamental para a correlao entre fundo do poo e um refletor ou objetivo. Os dados obtidos pelo VSP so de grande valor para o futuro desenvolvimento de uma rea, pois sero utilizados para correes de velocidades e tempos, no reprocessamentos das sees ssmicas.

08 Como pode ser obtido o perfil geofsico de imagem de um poo? Discuta. Os perfis de imagens acsticas so uma alternativa s ferramentas de imagens microrresistivas, especialmente em ambientes de lama base leo, onde estas ferramentas no podem ser corridas. Fornecem imagens de toda a circunferncia do poo, com um espectro de cores-padro de 256 tonalidades. O princpio da ferramenta consiste na emisso e recepo, atravs de um transdutor giratrio centralizado e de um pulso ultra-snico refletido na parede do poo. So registrados a amplitude e o tempo de trnsito deste pulso, que geram dois distintos perfis de imagens.

09 Quais os principais benefcios do perfil de imagem geofsica? Discuta casos nos quais ele fornece informaes extremamente teis. Permite um processamento varivel em tempo real de imagens 2D e 3D, fornecendo informaes geolgicas, petrofsicas e do prprio ambiente de perfilagem; Detalhe estrutural, estratigrfico e sedimentolgico para auxiliar nas fases posteriores; Estimativa da porosidade secundria e do volume a ser drenado;

10 O que o perfil de Ressonncia Nuclear Magntica (NMR)? Comente sobre as suas principais caractersticas e discuta o imageamento de fluidos e a interferncia da matriz rochosa.

somente fluidos sao visiveis; mede densidade do nucleo de hidrogeneo, e como a densidade do hidrogenio conhecida, os dados podem ser convertidos para pporosidade aparente dos fluidos. Como a matriz slida, o sinal ser atenuado, nestas partes.

11 O que representa o trabalho de integrao de dados de poos e da ssmica de reflexo? representa a soluo para casos de ambguidade lembra que ele mandou nitxa ir la no quadro? foi nessa hora ai s dizer isso de ambguidade e falar daquela correlao de litologias que adquirida em poos possivel estrapolar a informaao presente no posso para a area coberta pelo dado sismico 12 De um modo geral, quais tipos de questionamentos, das mais diversas reas do conhecimento, podem ser elucidados com a integrao de dados? Os topos das formaes so identificados? As zonas porosas so tpo potenciais quanto informado na sismica? O sismograma sintetico correlacionavel com a sismica? O ambiente geologico propicio para acumulao de hidrocarbonetos?

13 Comente sobre as escalas de trabalho da testemunhagem de poo, da perfilagem geofsica e da ssmica de reflexo convencional na integrao de dados. Os mtodos ssmicos, diferentemente dos dados de perfis de poos, possuem baixa resoluo vertical e alta densidade de amostragem horizontal, possibilitando a sua utilizao em regies com baixa densidade de poos. Para que a ssmica possa ser utilizada em conjunto com as informaes de poos, deve-se dispor das propriedades ssmicas das rochas, sendo as mais comuns o tempo de trnsito, a densidade e a impedncia.

14 Como tratar a ambiguidade da interpretao de perfis geofsicos de poos? dependendo da situao.. deve-se correlacionar com dados ssmicos, ou com outros perfis geofsicos. resumindo isso... 15 Como o trabalho de integrao pode ser realizado? Comente. A integrao dos mtodos ssmicos com a perfilagem de poos realizada atravs da calibrao poo ssmica, que uma forma de realizar um upscale passando da escala de poo (pontual) para escala ssmica (regional). importante salientar a diferena de freqncia de aquisio em que operam estes dois mtodos, a ssmica correspondendo a freqncias de aquisio bem menores que as ferramentas de perfilagens snicas.

16 Como se insere o campo de velocidades obtido por perfilagens geofsicas na integrao com o campo de velocidade obtido pela ssmica de reflexo? somando o perfil de poo, com o da sismica, gerando um sinal resultado da soma dos 2 Alessandro diz: *n pode dizer soma no *pode dizer sobreposio acho que fica melhor

17 Como pode ser obtido um sismograma sinttico e como ele utilizado no trabalho de correlao de dados de poo e ssmica de reflexo? Sismograma sinttico o registro ssmico terico, construdo a partir de um modelo geolgico ou dados de poos, simulando a resposta ssmica de um pacote litolgico. Esta resposta pode ser simulada a partir do conhecimento das velocidades (e densidades das rochas) que compem a assinatura da fonte, j que a ssmica de reflexo responde somente ao contraste de impedncia acstica, que uma propriedade definida para uma camada em subsuperfcie. O objetivo do sismograma sinttico gerar a curva de tempo profundidade para poder efetuar a calibrao poo x ssmica.

18 Qual o intuito de realizar, de forma correta, a calibrao ssmica vs. poo? Discuta. cnverso tempo - profundidade, remoo de mltiplas, e ambiguidades

pronto

19 Quais so as principais ferramentas utilizadas no processo de calibrao ssmica vs. poo? Comente. A calibrao ssmica-poos realizada com base no sismograma sinttico, criado pela convoluo do coeficiente de reflexo com um definido pulso (Ricker). O pulso Ricker (figura 5.13) simtrico, formado por um pico central positivo e dois picos laterais negativos, definido pela expresso:

Onde t representa o tempo e T, o intervalo de tempo entre os dois picos negativos (Ricker, 1945).

Este pulso ser adicionado a cada ponto de reflexo com a amplitude equivalente ao tamanho da reflexo. 20 Quais so as principais armadilhas no processo de calibrao ssmica vs. poo?

converso impropria profundidade - tempo efeitos de hidrocarbonetos... pobre qualiddade de dados de poos (ai ser obrigado a usar a velocidade mesmo)

Das könnte Ihnen auch gefallen