Sie sind auf Seite 1von 3

OBJETIVO: Este experimento tem por finalidade mostrar o funcionamento de uma pilha artesanal utilizando agua e sal, bem

como suas transformaes em outras forma de energia Tipos de Energia e suas Transformaes

Voc j imaginou sua vida sem o computador, sem carro, avio, som, televiso, geladeira, sem poder conservar os alimentos, sem tomar um banho quente, sem mquinas fotogrficas para recordar os bons momentos, sem fogos de artifcios para comemorar algo ou quem sabe sem uma boa comida cozida? E a, no seria fcil. Todas essas boas invenes no seriam possveis, se o homem no tivesse descoberto a energia. Uma dessas descobertas e muito importante foi a do fogo. Foi graas a ele que homem primitivo conseguiu afugentar animais nocivos, se aquecer, assar seus alimentos, j que vivia principalmente da caa e da pesca; de cozer barros, luz e tambm fundir metais. Energia um sistema que permite realizar trabalho. Com ela pode-se modificar a matria, anular ou provocar movimentos e causar sensaes. Hoje se conhece vrias formas de energia: eltrica, trmica, potencial, cintica, mecnica, nuclear, elica, qumica, solar e outras. A energia eltrica representa a diferena de potencial eltrico entre dois pontos, interao entre eles chama-se correte eltrica. A energia solar a energia que capitada do sol na forma de calor ou de luz. J a energia potencial refere-se a diferena de potencial, como a queda de um corpo. A energia cintica est ligada diretamente ao movimento de um corpo. A energia trmica representada na forma de calor. J a energia mecnica a soma das energias cintica e potencial. A energia nuclear a energia liberada numa reao qumica, bem como a energia qumica que envolvida entre as ligaes qumicas entre os tomos. E temos tambm a energia elica que a energia gerada pela fora do vento. Essas formas de energia podem ser convertidas uma nas outras:

Energia eltrica em trmica: quando usamos o chuveiro eltrico, gua aquecida, ou quando usamos o ferro eltrico ou no uso de aquecedores.

Energia eltrica em luminosa: quando acendemos uma lmpada ou quem sabe a luz que est sendo refletida a na tela do seu computador; Energia qumica em mecnica: esta transformao vista quando corremos ou andamos ou qualquer contrao muscular; Energia qumica em eltrica: acontece quando por exemplo acionamos a bateria de uma carro, ou o que acontece com o peixe poraqu (Electrophorus electricus), este peixe pode emitir at 200 volts de energia eltrica. Energia qumica em luminosa: essa converso vista em alguns peixes de guas profundas, algas e nos vaga-lumes.

Energia cintica em eltrica: na queda dgua a energia faz girar as turbinas nas usinas hidreltricas. Energia solar em eltrica: o que acontece atravs de placas, clulas fotovoltaicas, que captam essa energia transformando-a em eletricidade. Percebemos que a energia nas mais diversas formas, est presente em nosso dia-a-dia, e toda esta variedade de energia que nos possibilita aproveitarmos a vida de uma maneira mais diversificada.

Pilha de Volta A pilha de Volta, ou pilha voltaica, de Alessandro Volta, foi a primeira fonte de tenso eltrica capaz de garantir uma corrente eltrica permanente num circuito. Ele notou, em 1798, que duas tiras de metais diferentes colocadas em uma soluo cida, desenvolve entre elas uma tenso eltrica. Se um condutor ligado a essas duas tiras haver, atravs dele, uma passagem de eltrons. Vejamos a reconstituio da descoberta da pilha voltaica, em termos atuais.

Em um recipiente contendo gua coloca-se certa quantidade de cido clordrico (um composto de hidrognio e de cloro). Quando se pe o cido clordrico em gua, ele se decompe em H+ e Cl-. Esta soluo inica recebe a denominao de eletrlito. Mergulham-se nessa soluo uma tira de cobre e uma de zinco. Ligam-se estas tiras, com pedaos de fios de cobre a um ampermetro. O instrumento acusar a passagem de uma corrente eltrica, mais especificamente, eltrons do zinco para o cobre. A pilha de Volta um gerador eletroqumico. Podem-se usar praticamente quaisquer dois metais diferentes para construir esta pilha; pode-se mesmo usar de um basto de carvo no lugar da tira de cobre. As pilhas de lanternas atuais so verses melhoradas da pilha de Volta. http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_098.asp http://www.marquecomx.com.br/2010/12/o-que-seria-do-homem-sem-energiae-suas.html

Das könnte Ihnen auch gefallen