Sie sind auf Seite 1von 8

A A C AD I D T EN PR M - 3 O R EC P R

Ferramentas para Melhorar a Qualidade e a Produtividade da Sua Obra


O hbito de se trabalhar em sistemas ruins tinha a compensao de permitir a muitos trabalhadores incorporar o seu prprio senso de ruindade no sistema... Embora odiando o seu trabalho, o sistema tinha uma maneira estranha de prend-los
Eric Trist - 1950 Pesquisa sobre implantao de mudanas no trabalho em minas de carvo na Inglaterra.

Fascculos Colecionveis

No incio as alvenarias de pedras, resultantes do trabalho artesanal do mestre pedreiro que reunia habilidade e conhecimento, dependia de uma srie de atividades de outros profissionais como: o mestre ferramenteiro, o mestre carpinteiro, o mestre entalhador..., que seguindo as orientaes do arquiteto executavam o projeto do empreendimento. Ao longo da histria o conhecimento da tcnica construtiva das alvenarias se perdeu e as unidades de alvenaria sem preciso e qualidade, justificadas pelo fato de desempenhar apenas a funo de vedao, refletiram nas dificuldades enfrentadas na implantao da alvenaria com a funo estrutural. H mais de 30 anos, hoje o Processo Construtivo em alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto uma das alternativas de construo mais econmica e vivel para o pas. Sustentado pela qualidade e implementando: capacitao profissional, racionalidade e industrializao nos canteiros de obras, esse processo construtivo milenar vai ao encontro do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat PBQP-H, cuja meta mobilizadora de: Elevar para 90%, at o ano 2002, o percentual mdio de conformidade com as normas tcnicas

dos produtos que compem a cesta bsica de materiais de construo. A Prtica Recomendada nmero 1 apresentou os critrios para a escolha de um bloco de concreto de qualidade. Na Prtica Recomendada de nmero 2, foi mostrado como elaborar o projeto modulado e compatibilizado. Neste nmero, iniciamos a primeira parte de uma srie de Prticas a respeito dos procedimentos para a execuo da alvenaria estrutural, apresentando as ferramentas e equipamentos necessrios.

Ferramentas e Equipamentos
Os equipamentos e ferramentas adequados tm uma importncia singular na execuo de

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

qualquer servio. Pelo fato de termos adquirido muitos hbitos ruins durante anos, a indstria da construo civil se torna hoje um campo frtil ao desenvolvimento e mudanas. Mudanas aparentemente simples como a colocao de rodas no suporte do caixote de massa para assentamento, a introduo do esticador de

linha, o emprego do fio traador de linhas, resultam num ganho significativo de produtividade, organizam o servio e muda a postura do trabalhador. Antes da apresentao de cada ferramenta e equipamento, a seguir apresentamos uma tabela indicando onde cada um deles utilizado.

USO DAS FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS Uso na execuo e alvenaria Ferramentas e equipamentos Colher de pedreiro Palheta Bisnaga Brocha Esticador de linha Fio traador de linha Caixote para argamassa e suporte Trena de 30 cm Trena de 5 cm Nvel (alemo ou laser) Rgua prumo-nvel de 1,20m Esquadro (60 X 80 X 100 cm) Escantilho Andaime Equipamento de proteo no andar X X X X X X X X X X X X X X
Fascculos Colecionveis

Servios de marcao X

Servios de elevao X X X X X

Obs.: alm das listadas acima, considerar tambm outras ferramentas convencionais, como marretas, talhadeiras, marretas de borracha, baldes, ps, vassouras, linha de nilon e esptulas.

Colher de pedreiro
utilizada no espalhamento da argamassa para o assentamento da primeira fiada, na aplicao da argamassa de assentamento nas paredes transversais e septos dos blocos e para a retirada do excesso de argamassa da parede aps o assentamento dos blocos.
Figura 1 Colher de pedreiro para Assentamento da primeira fiada

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Obs.: Existem outras alternativas tais como a meia cana metlica e a bisnaga. Demos preferncia para a rgua por ser a mais fcil de utilizao. A meia cana metlica (fig. 4) exige um recipiente com gua para permitir a aplicao da argamassa no bloco e o manuseio da bisnaga no de fcil aprendizado.

Bisnaga
Sugerimos sua utilizao na aplicao da argamassa nas juntas verticais dos blocos. Tarefa essa que pode ser executada pelo ajudante, proporcionando ao pedreiro maior produo na elevao da alvenaria (fig. 5).

Figura 2 Colher de pedreiro para retirada do excesso de argamassa

Palheta (40 cm)


Usada para a aplicao do cordo de argamassa de assentamento nas paredes longitudinais dos blocos por meio do movimento vertical e horizontal ao mesmo tempo, conforme (fig. 3).
Fascculos Colecionveis

Figura 5 - Bisnaga

Esticador de linha
Mantm a linha de nilon esticada entre dois blocos estratgicos definindo o alinhamento e nvel dos demais blocos que sero assentados. Substitui como mostramos a seguir nas figuras 7 a 9, o artifcio improvisado.

Figura 3 Palheta

Figura 4 Meia-cana metlica

Figura 7

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Fio traador de linhas


Quando assentamos um bloco estratgico as seguintes operaes so realizadas: locamos o bloco na posio segundo o projeto, devemos nivel-lo em relao a referncia de nvel, aprum-lo e mant-lo no alinhamento da futura parede. O bloco estar locado quando essas condies forem conseguidas. O emprego do fio traador de linhas elimina dois procedimentos no assentamento desses blocos. A locao e o alinhamento. O fio traador compe-se de um recipiente onde colocamos p colorido, que tinge o fio ao ser desenrolado (ver fig. 10 e 11)
Figura 9

Figura 8

Figura 10

Brocha
Utilizada para molhar a laje para aplicao da argamassa de assentamento dos blocos da primeira fiada. (fig. 6)

Figura 6 Brocha Figura 11

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

Fascculos Colecionveis

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Caixote para argamassa e suporte


O caixote para argamassa de assentamento deve possuir paredes perpendiculares para possibilitar o emprego da rgua (40 cm). O suporte com rodas permite que o pedreiro desloque o caixote com menos esforo e sem necessidade da ajuda do servente (ver fig. 12 e 13).

Nvel
Sugerimos o nvel alemo por ser um equipamento simples, eficiente e barato se comparado com o nvel laser, podendo ser fabricado com facilidade. Compe-se de uma mangueira de nvel com 16 m comprimento, acoplada em uma extremidade a um recipiente de gua de aproximadamente 5 l e, na outra extremidade, a uma haste de alumnio com 1,70 m de altura. O recipiente se apoia a um trip metlico com 1 m de altura. A haste de alumnio possui um cursor graduado em escala mtrica de 25 a +25 cm (fig. 15 e 16).

Figura 12 - Suporte para caixote de argamassa

Fascculos Colecionveis

Figura 13 - Caixote de argamassa Figura 15 Figura 16 Nvel Alemo

Trena de 30 m
Utilizada na fase de conferncia das medidas e esquadro do pavimento, antes de iniciar o assentamento dos blocos da primeira fiada (fig. 14).

Rgua prumo-nvel

Figura 14 - Trena Metlica

Trena de 5 m
Usada pelo pedreiro como procedimento de controle para a garantia da qualidade durante o processo de assentamento da alvenaria.
Figura 17 - Rgua Prumo-nvel

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Usada para verificar o prumo e nvel da alvenaria durante o assentamento dos blocos. tambm utilizada na verificao da planicidade da parede. Esta rgua substitui o prumo de face (fig. 17).

Andaime
Equipamento pouco usado, como proposto, porm responsvel por significativo aumento de produtividade, pois a montagem, movimentao e desmontagem dos andaimes convencionais tomam muito tempo. O andaime proposto possui abas mveis que servem como equipamento de proteo (fig. 19).

Esquadro (60 x 80 x 100)


Usado na verificao e na determinao da perpendicularidade entre paredes na etapa de marcao e durante a execuo da primeira fiada.

Escantilho
Assentado aps a marcao das linhas que definem as direes das paredes em pontos definidos pelo encontro das paredes, com a primeira marca nivelada em relao referncia definida pelo ponto mais alto da laje, garante o nivelamento perfeito das demais fiadas. Equipamento constitudo de uma haste vertical metlica com cursor graduado de 20 em 20 cm e duas hastes telescpicas articuladas 1,20 m de altura. fixado sobre a laje com auxlio de parafusos e buchas (fig. 18).
Figura 19 - Andaime com equipamento de Proteo

Equipamento de proteo no andar


Compe-se de uma haste metlica vertical que se acopla a outra menor que possui duas chapas, com orifcios na extremidade, soldadas de topo. Essas chapas atravessam as juntas verticais da parede e por dentro do cmodo permitem o travamento da pea conforme fig. 20.

Figura 18 - Escantilho Figura 20 - Grade de Proteo no Andar

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

Fascculos Colecionveis

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

CONSIDERAES FINAIS
Se a educao sozinha no muda a sociedade, sem ela, to pouco, a sociedade muda. Paulo Freire Estes equipamentos e ferramentas somados a outros j convencionalmente adotados, constituem o kit de ferramentas da equipe de produo de alvenaria. A obrigatoriedade da adoo do kit para a execuo das alvenarias estruturais contribuir no estabelecimento de um padro para a execuo e aceitao da alvenaria. A falta de padro responsvel por parte significativa da improdutividade e do sistema precrio que alimentamos ao longo de muitos anos na indstria da construo civil. Com os blocos de vibroprensados de concreto, que possuem preciso de milmetros, com a seleo da famlia adequada de blocos, desde a concepo do projeto arquitetnico, e tendo em mos as ferramentas apresentadas neste artigo, restar informar e formar as novas equipes de produo, educ-las para qualidade.

Fascculos Colecionveis

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Autoria: Grupo de Especialistas da ABCP Coordenao: Marcio Santos Faria - Lder Especialista do Projeto Blocos e Alvenarias.

Av. Torres de Oliveira, 76 05347-902 So Paulo - SP Informaes: 0800-555776 dcc@abcp.org.br www.abcp.org.br

PR - 3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE DA SUA OBRA

Fascculos Colecionveis

Das könnte Ihnen auch gefallen