Sie sind auf Seite 1von 22

2 Processo seletivo vestibular FATEC

Data do Exame: 24/08/08 (domingo), s 13h30min

- 2 SEM/08

CADERNO DE QUESTES

Nome do(a) candidato(a):________________________________________ N de inscrio: ________________ Caro(a) candidato(a),


Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instrues abaixo.
1. Este caderno contm 48 (quarenta e oito) questes em forma de teste e uma redao. 2. A prova ter durao de 4 (quatro) horas. 3. Voc receber do Fiscal a Folha de Respostas Definitiva e a Folha de Redao. Verifique se esse material est em ordem e com todos os dados impressos corretos. Caso contrrio notifique, imediatamente, o Fiscal. 4. Verifique, ainda, se este caderno de questes no possui falha(s) de impresso. 5. Aps certificar-se de que a Folha de Respostas Definitiva sua, assine-a com caneta esferogrfica de tinta preta, no local indicado assinatura do(a) candidato(a). 6. A Folha de Redao estar personalizada com os seus dados, mas no dever ser assinada. 7. Aps o recebimento da Folha de Respostas Definitiva e da Folha de Redao, no as dobre e nem as amasse, manipulando-as o mnimo possvel. 8. Cada questo contm 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), das quais somente uma atende s condies do enunciado. 9. Responda a todas as questes. Para cmputo da nota, sero considerados apenas os acertos. 10. Os espaos em branco contidos neste caderno de questes podero ser utilizados para rascunho. 11. Estando as questes respondidas neste caderno, voc dever transcrever todas as alternativas assinaladas para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta. 12. As questes com mais de uma alternativa assinalada, rasuradas ou em branco sero anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas Definitiva, faa-o cuidadosamente. Evite erros, pois no ser possvel a sua substituio. 13. Preencha as quadrculas da Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferogrfica de tinta preta e com trao forte e cheio, conforme o exemplo a seguir:

14. Recomenda-se ao candidato, elaborar a redao, primeiramente, no espao reservado no caderno de questes RASCUNHO DA REDAO, e, aps, transcrev-la para a Folha de Redao, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta. 15. Terminada a prova, avise o Fiscal, pois o mesmo recolher a Folha de Respostas Definitiva e a Folha de Redao, na sua carteira. 16. Aps o incio da prova, o candidato dever permanecer, no mnimo, 2 (duas) horas dentro da sala do Exame. 17. O candidato somente poder levar este caderno de questes aps decorridas 3 (trs) horas de permanncia na sala do Exame. 18. Ao trmino do Exame, o candidato somente poder retirar-se da sala aps entregar ao Fiscal a Folha de Respostas Definitiva, devidamente assinada, e a Folha de Redao. 19. Enquanto voc estiver realizando o Exame, terminantemente proibido, utilizar calculadora, telefone celular, bip, pager, computador e assemelhados, radiocomunicador, chapu, bon, leno, gorro, culos escuros, corretivo lquido ou quaisquer outros materiais (papis) estranhos prova. 20. O desrespeito s normas que regem o presente Processo Seletivo Vestibular, bem como a desobedincia s exigncias registradas no Manual do Candidato, alm de sanes legais cabveis, implicam a desclassificao do candidato. 21. Ser eliminado do Exame o candidato que: se comunicar com outro candidato; consultar livros ou anotaes; utilizar qualquer tipo de equipamento eletrnico; emprestar ou tomar emprestado material de qualquer natureza; sair da sala sem autorizao do Fiscal. 22. Aguarde a ordem do Fiscal para iniciar o Exame.


Ateno
Acompanhe as datas de divulgao dos resultados e de matrcula. Recomendamos ao candidato providenciar, com antecedncia, a documentao necessria para a efetivao da matrcula, conforme indicaes no Manual do Candidato.

Boa Prova!

Divulgao dos resultados


1 lista de convocados:

Matrculas da 1 lista de convocados:

31/08/08
2 lista de convocados:

01/09/08
da 2 lista de convocados:

02/09/08

03/09/08

HISTRIA
Questo 1

Questo

A principal diferena entre as pessoas, quanto ao direito, esta: todos os homens so ou livres ou escravos. Os homens livres subdividem-se, por sua vez, em nascidos livres e libertos ou forros. So nascidos livres os que assim nasceram; so libertos os que foram alforriados. Os libertos so de trs tipos: cidados romanos, cidados latinos ou nocidados.
(FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Roma. Vida pblica e vida privada. So Paulo: Editora Atual, 1993. p. 29.)

O documento acima retirado do Institutas, cap. I, versculos 9-17, demonstra a existncia em Roma de uma A sociedade dividida por classes, onde a diferenciao era feita pelo acmulo de riquezas dessa ou daquela classe. B diviso bastante clara dos homens, mas ao mesmo tempo, deixa evidente que havia possibilidade de mobilidade, mudana de um grupo para outro. C sociedade igualitria, onde todos eram cidados romanos com direitos e deveres muito claros. D diviso entre homens livres e no livres que se mantinha por toda a vida, uma vez que era proibida a mobilidade entre os grupos. E sociedade capitalista em que o crescimento pela fora do trabalho definia o lugar de cada indivduo dentro da sociedade. Questo 2

O calvinista Jean de Lry compara a violncia dos tupinambs e a dos catlicos franceses que naquele dia fatdico (24.8.1572) trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes: E que vimos na Frana (durante o So Bartolomeu)? Sou francs e pesa-me diz-lo. (...) O fgado e o corao e outras partes do corpo de alguns indivduos no foram comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? No abominemos pois em demasia a crueldade dos selvagens (brasileiros) antropfagos. Existem entre ns (franceses) criaturas to abominveis, se no mais, e mais detestveis do que aquelas que s investem contra naes inimigas de que tm vingana a tomar. No preciso ir Amrica, nem mesmo sair de nosso pas, para ver coisas to monstruosas.
(ALENCASTRO, Lus Felipe de. Folha de S. Paulo. 12 out. 1991, caderno Especial, p. 7.)

Atravs da comparao feita por Jean de Lry que visitou o Brasil na segunda metade da dcada de 1550, pode-se afirmar que Lry A chama a ateno para a aberrao do canibalismo existente na Frana, coisa nunca antes vista na histria da humanidade, e para a guerra santa travada no continente americano. B elabora, ao comparar os selvagens brasileiros aos catlicos franceses, uma reflexo original onde o canibalismo; sai do mbito da animalidade e passa a integrar a histria da humanidade, mais ainda a histria europia de seu tempo. C defende os catlicos franceses quanto aos acontecimentos que testemunhou e dos quais foi quase vtima na Frana de 1572 (a noite de So Bartolomeu), e acusa os tupinambs de seres irremediavelmente selvagens. D concorda com a idia de que os catlicos, apesar da brutalidade praticada contra os protestantes, agiram forados pela rainha Catarina de Mdice, diferentemente dos tupinambs, que agem pela sua natureza no-humana. E considera que a Noite de So Bartolomeu se transformou num smbolo das guerras religiosas de seu tempo e a prtica do canibalismo se transformou no smbolo da selvageria do Novo Mundo.

Aps a segunda guerra mundial, o Brasil viveu importantes transformaes em seu sistema poltico. Em meio a esse processo, o pas presenciou um movimento chamado queremismo que A defendia a presena de Getlio Vargas na conduo da transio democrtica. propunha a excluso de Getulio Vargas do cenB rio poltico nacional. C era liderada pela esquerda brasileira e exigia a legalizao do (PCB) Partido Comunista Brasileiro. D tinha como bandeira principal o retorno da poltica do caf com leite. E pedia a priso do presidente Getlio Vargas e de seus colaboradores polticos.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

Questo

De todos os que escreveram no calor da hora sobre os acontecimentos de 68, s Morin estava certo: Vo ser precisos anos e anos para se entender o que se passou. J se passaram 20 anos, e 68 continua a ser uma obra aberta, para citar uma categoria ento na moda. Alis, o seu criador, Umberto Eco, foi quem recentemente forneceu a melhor pista para se aproximar daquele ano-chave: Podese process-lo, analis-lo, conden-lo, mas no cancel-lo como um fenmeno de loucura.
(AVENTURA, Zuenir. 1968. O ano que no terminou. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988. p. 13-14.)

Entre os acontecimentos de 1968, que completam neste ano 40 anos, pode-se destacar A a Primavera de Praga. Na Tchecoslovquia, estudantes e intelectuais se unem em torno da liberdade econ mica e poltica (pluralismo partidrio e completo desligamento da Unio Sovitica), derrubando o governo comunista e aliando-se aos EUA. B a Revoluo Cubana. Jovens liderados por Fidel Castro derrubaram a ditadura de Fulgncio Batista e o pas, antes repleto de cassinos, de casas de prostituio, de hotis de luxo e de latifndios de tabaco e cana-de-acar se transformou na presena comunista na Amrica. C as Barricadas de Paris. Estudantes franceses se revoltaram contra a estrutura ultrapassada do ensino, tomando as ruas com barricadas, as chamadas barricadas do desejo. D a Revoluo Cultural na China. Jovens estudantes criticaram o autoritarismo dos professores e o isolamento das universidades, e passaram a usar o Livro Vermelho, as citaes de Mao como guia cultural pregando a liberdade sexual e a religiosa, entre outras. E a Guerra do Vietn. Tropas americanas, repletas de jovens, lutaram contra o avano comunista do Vietn do Norte liderado pelo presidente Ho Chi Minh contra o Vietn do Sul; esta guerra resultou na maior vitria americana no sculo XX. Questo 5 Questo 6

Pnico e fascnio tomaram conta da populao do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 26 de novembro de 1910, tempo que durou a revolta dos Marinheiros contra o uso da chibata e outras prticas humilhantes vigentes na marinha brasileira.
(CARVALHO, Jos Murilo de. Pontos e bordados. Escritos de histria e poltica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 15.)

A assinatura da lei urea, que aboliu a escravido no Brasil, completa neste ano de 2008 cento e vinte anos. Assinada pela princesa Isabel, filha do ento imperador D. Pedro II, esta lei punha fim quase quatrocentos anos de escravido. Nesse longo perodo os negros cativos A se conformaram com sua situao e, na maioria dos casos, ajudavam os senhores de escravos a administrar o cotidiano da senzala. B se enquadraram rapidamente no mundo escravo, pois j estavam acostumados com as formas de escravido existentes na frica. C apresentaram diferentes formas de resistncia como sabotagens na produo do acar, fugas, agresses a feitores e senhores, e a preservao de crenas e ritos africanos. D chegaram a montar grupos de guerreiros que assaltavam as senzalas, assassinavam senhores e feitores, e conseguiram criar um estado negro independente no Maranho. E perderam completamente suas tradies culturais tais como a religio, a lngua e as festas, que foram substitudas pela cultura do branco.

Sobre a revolta a que o texto se refere, correto afirmar que A entre seus participantes, alm dos marinheiros, tambm estavam os almirantes que reivindicavam melhores salrios. B a populao apoiava o governo e acusava os marinheiros dos bombardeios que causaram um grande nmero de mortes na cidade do Rio de Janeiro. C inicialmente os marinheiro foram anistiados, porm, pouco tempo depois, a anistia foi esquecida e os rebeldes foram presos e duramente castigados. D a revolta foi apenas um pretexto para os marinheiros se rebelarem contra o governo federal, pois o verdadeiro intuito era tomar o palcio do Catete. E os jornais e o mediador entre o governo e os rebeldes apontavam a ausncia de uma liderana, pois as conversaes eram feitas por meio de uma comisso.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

qum ica
Questo 7

Questo

O grfico mostra a variao das concentraes de NH3,H2 e N2 , durante a reao de decomposio de 8 mols de amnia, num balo de 2 L a uma temperatura de 480 C, em funo do tempo. A equao da reao : 2NH3(g) N2(g) + 3H2(g)

A palavra plstico tem significado de que pode ser moldado. Contudo, no que diz respeito plasticidade, os qumicos dividem os polmeros em dois grupos: polmeros termoplsticosquando aquecidos, amolecem e permitem que sejam moldados, adquirindo o formato desejado e, polmeros termofixos-ao serem aquecidos, no amolecem e, caso o aquecimento continue,comeam a se decompor. A seguir, so dadas as estruturas moleculares de alguns compostos

A anlise dos dados mencionados, nos permite concluir que o valor numrico da constante de equilbrio, Kc, dessa reao , aproximadamente, A 0,07. B 2,3. C 3,7. D 6,8. E 27. Questo 8

Com base nas estruturas apresentadas, pode-se afirmar que A todos so polmeros termoplsticos. I e II so polmeros termofixos. B C I e IV so polmeros termoplsticos. D III e IV so polmeros termoplsticos. apenas IV um polmero termofixo. E Questo 10

O processamento das protenas pelo nosso organismo fornece, como substncia a ser excretada, a uria, representada pela frmula, CO(NH2)2 . Ela constitui de 2% a 5% da urina humana. Esse o meio que nosso organismo utiliza para eliminar resduos indesejveis produzidos a partir das protenas. A decomposio da uria, em soluo aquosa, d origem a A amnia, somente. monxido de carbono, somente. B hidrxido de amnio, somente. C D monxido de carbono e gua. dixido de carbono e amnia. E

Na equao representada a seguir:


222 86

Rn X + Y +
2 -1

21 0 84

Po

os nmeros de partculas alfa e beta,representados por X e Y , emitidas nesse processo so, respectivamente, A 1 e 2. 3e4. B 4 e 5. C D 2 e 1. 4 e 3. E

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

Questo

11

ingl s
Twistable Stretchable Computers
RESEARCHERS KEEP making computer chips smaller and faster, but John Rogers is trying to make chips that can be stretched, compressed, folded and twisted in different funny ways. A team led by Rogers, a professor of materials science at the University of Illinois, demonstrated a few years ago that bonding ultrathin strips of silicon-a brittle and fragile material-to ribbons of rubber could make silicon stretchable. Recently, the team has built working chips that can be folded like a sheet of paper but also stretched like a rubber band. A different way to structure and package the circuits enables these properties. We are now in a position to build very sophisticated high performance circuits, says Rogers. His chips, 50 times thinner than a human hair, may come in handy in ultralight and foldable laptops or futuristic newspapers made of flexible displays. Rogerss group is currently focusing on biomedical applications. Along with neurologist Brian Litt of the University of Pennsylvania, they are developing stretchable patches that can monitor the brains of epilepsy patients. You cannot put a solid computer inside a body, says Litt, but these bendable circuits are different. The technology has the potential to revolutionize biological devices.
(Texto Newsweek, Abril 2008 - Ana Elena Azpurua)

A qumica bioinorgnica pode ser tentativamente definida como a parte da qumica que estuda os elementos qumicos dentro do contexto especial dos organismos vivos, sejam eles essenciais vida, ou necessrios em pequeninssima escala. A funo bsica dos ons sdio e potssio a de contrabalancear as cargas negativas associadas a grupos funcionais orgnicos em protenas, alm de manter a presso osmtica dentro de nossas clulas, evitando que elas entrem em colapso.
(Stanlei Ivair Klein - iq.unesp.)

Com relao ao sdio e ao potssio, so feitas as seguintes afirmaes: I. o potssio um metal alcalino terroso de elevado potencial de ionizao; II. o sdio forma com o fluor, um composto inico de frmula NaF; III. o potssio forma ction monovalente, que isoeletrnico do tomo de argnio; IV. 11 g de sdio contm 1 mol de tomos de sdio. Dados: nmeros atmicos: Na=11; F= 9; Ar=18; K=19 Est correto o contido apenas em A I. B I e II . C II e III. D III e IV. E I, III e IV. Questo 12

Questo

13

O texto comenta sobre um trabalho apresentado h alguns anos atrs, na Universidade de Illinois. Esse trabalho demonstrou que A chips de computadores podem ser amassados. B tiras de silcio superfino, quando ligadas a fitas de borracha, podem fazer o silcio esticar. tiras de borracha se transformam em tiras de siC licone superfino. D chips de computadores so mais finos que o cabelo humano. tiras de silicone podem ser to finas quanto uma E folha de papel.

Trs recipientes idnticos, fechados I, II e III, mantidos nas mesmas condies de temperatura e presso, contm molculas dos gases oxignio (O2), monxido de carbono (CO), e dixido de carbono (CO2), respectivamente. O princpio de Avogadro permite-nos afirmar que o nmero A de tomos de oxignio maior em I. B de tomos de carbono maior em II. total de tomos igual em II e III. C D molculas maior em III. molculas igual em I ,II e III. E

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

Questo

14

Questo

17

O texto fala que, recentemente, John Rogers e sua equipe construram A aparelhos dobrveis superfinos. B fitas de borracha 50 vezes menores que um fio de cabelo. C aparelhos biolgicos superfinos. D chips flexveis que podem ser dobrados e esticados. laptops ultrafinos feitos com silicone. E Questo 15

No texto, John Rogers afirma que possvel A construir circuitos muito sofisticados de alto desempenho. colocar tiras de borracha superfinas dentro de B seres humanos. C industrializar a produo de chips dobrveis. D produzir circuitos flexveis em larga escala. introduzir corpos slidos em seres humanos. E

Questo

18

De acordo com o texto, atualmente o trabalho da equipe de Rogers A antagnico ao trabalho da equipe do neurologista Brian Litt. B ser apresentado para pesquisadores da Universidade da Pensilvnia. C est voltado para aplicaes biomdicas. D relata experincias sobre o cabelo humano. trata de materiais flexveis como borracha e siliE cone. Questo 16

Na frase Researchers keep making computer chips smaller and faster, but John Rogers is trying to... (1a linha), as palavras smaller and faster podem ser traduzidas por A pequenos e rpidos. B maiores e mais lentos. maiores e rpidos. C D menores e lentos. E menores e mais rpidos. Rascunho

O texto fala sobre estudos que podero ajudar pacientes com epilepsia. Esses estudos esto sendo desenvolvidos A por um grupo de biofsicos da Universidade de Illinois. B pela equipe de John Rogers e Brian Litt. pelo neurologista Brian Litt, da Universidade de C Illinois. D por John Rogers e sua equipe, da Universidade da Pensilvnia. E por bilogos da Universidade da Pensilvnia.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

m atem tica
Questo 19

No plano cartesiano da figura esto representadas: parte do grfico da funo f, de IR em IR, definida por f(x) = x2 + (2 + 3 ) x; uma reta r tangente ao grfico de f, no ponto P de abscissa 1.

Se a inclinao da reta r 600, ento uma equao da reta r A x + 3 . y + 1 = 0. B x 3 . y 1 = 0. C 3 . x y + 1 = 0. D 3 . x + y + 1 = 0. E 3 . x y 1 = 0.

Questo

20 , em que

Define-se o nvel sonoro de um som, medido em decibel (dB), pela relao = 10 . log10

a intensidade do som correspondente ao nvel sonoro , medida em watt por metro quadrado (W/m2), e 0 uma constante, que representa a menor intensidade de som audvel (geralmente 1012 W/m ). Se a intensidade de um som duplicar, o seu nvel sonoro aumenta em (Adote: log10 2 = 0,3 ) A 0,03 dB. B 0,3 dB. C 3 dB. D 30 dB. E 300 db.
2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

Questo

21

Questo

23

Sejam o nmero real k e o sistema linear

(1 k ) x 2 z = 0 k y = 4 , nas incgnitas x, y e z. 2 x + (k 4) z = 1
Uma condio necessria e suficiente sobre k para que o sistema seja possvel e determinado A k = 1 ou k = 3. B k = 0 ou k = 5. k 2 e k 6. C D k 1 e k 3. k 0 e k 5. E

Seja k um nmero real positivo. Simplificando a expresso ( k0,5 + k 0,5 ) 2 ( 3 + k1 ) obtm-se A k. B k 1. k 3. C D k k1. k + 2k1 3. E Questo 24

Em uma palestra, entre os presentes, estavam alunos da FATEC. Sobre esses alunos da FATEC sabe-se que: trs quintos dos alunos so moas; 70% dos alunos fazem o curso de Informtica; considerando apenas os alunos que fazem Informtica, trs stimos so rapazes. Ao final, o palestrante vai sortear um livro, apenas entre os alunos da FATEC que estavam presentes palestra. A probabilidade de que um rapaz que no faz Informtica seja sorteado

Questo

22

Na figura, o raio do crculo de centro S trs vezes o raio do crculo de centro O e os ngulos centrais Q , so tais que a medida t e Po sombreados, rs de rst a metade da medida de PQ.

Se, no crculo de centro O, a rea do setor circular sombreado POQ igual a 4, ento, no crculo de centro S, a rea do setor circular sombreado RST A 6. B 12. 18. C D 24. 30. E

A 10%. B 15%. 20%. C D 25%. 30%. E

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

fsica
Questo 25

O cientista ingls Robert Hooke estudou as mais diversas reas da Cincia. Realizou trabalhos cientficos com Boyle, Newton e Huygens, por exemplo. Na fsica, foi responsvel por descrever a deformao de materiais elsticos e sua relao com a fora. Em um de seus experimentos, soltou de uma altura de 3 metros, em relao ao solo, uma massa de 70 kg sobre uma cama elstica de circo. A cama elstica sofreu uma deformao de 50 cm, conforme mostra a figura a seguir.

Supondo que h conservao de energia mecnica em qualquer instante e que a cama elstica se deforma uniformemente, o valor da constante elstica da cama , em N/m2, de A 19 600. B 16 000. C 14 000. D 11 200. E 8 400. Questo 26

Em qualquer tempo da histria da Fsica, cientistas buscaram unificar algumas teorias e reas de atuao. Hans Christian Oersted, fsico dinamarqus, consegui prever a existncia de ligao entre duas reas da fsica, ao formular a tese de que quando duas cargas eltricas esto em movimento, manifesta-se entre elas, alm da fora eletrosttica, uma outra fora, denominada fora magntica. Este feito levou a fsica a uma nova rea de conhecimento denominada A eletricidade. B magnetosttica. C eletroeletrnica. D eletromagnetismo. E induo eletromagntica.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

Questo

27

Com a descoberta de que um corpo aquecido podia emitir calor em forma de radiao trmica, Max Planck realizou pesquisas mesta rea, sendo que seu trabalho considerado o marco do surgimento da fsica quntica. Radiao uma energia, sob forma de onda, emitida pelos corpos devido sua temperatura. desta forma que o calor e a luz do Sol chegam Terra. Alguns tipos de radiao atravessam nosso corpo, comprimento de onda por volta de 10-10 m. outros no conseguem e so retidos na superficie, comprimento de onda por volta de 10-8 m, tornando-se nocivos nossa sade. A figura a seguir mostra uma escala de freqncia e as radiaes.

A faixa de freqncia que so nocivas nossa sade correspondem, no grfico A raios gama. B micro ondas. C ondas de rdio. D raios ultravioleta. E raios infravermelhos. Questo 28

Para cozer um determinado alimento, deve-se mergulh-lo em certa quantidade de gua pura e submet-lo por algum tempo temperatura de 120 0C. Assinale a alternativa que apresenta condies para o cozimento deste alimento. A no possvel cozer este alimento na gua, uma vez que seu ponto de ebulio de 100 0C. B tomar uma panela comum, submet-la ao fogo, esperando que a gua atinja a temperatura de 120 0C e, aps o tempo necessrio, cozer o alimento. C adicionar uma determinada substncia gua, elevando assim o seu ponto de ebulio, este o nico procedimento possvel para conseguirmos que a gua atinja a temperatura de 120 0C e, portanto, o alimento esteja cozido. D colocar o alimento dentro de uma panela hermeticamente fechada, diminuir suficientemente a presso no seu interior, levando-a ao fogo, esperando que a gua atinja a temperatura de 120 0C e que, aps o tempo necessrio, o alimento esteja cozido. E colocar o alimento dentro de uma panela hermeticamente fechada, aumentar suficientemente a presso no seu interior, levando-a ao fogo, esperando que a gua atinja a temperatura de 120 0C e que, aps o tempo necessrio, o alimento esteja cozido.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

10

Questo

29

Um eltron colocado em repouso entre duas placas paralelas carregadas com cargas iguais e de sinais contrrios. Considerando desprezvel o peso do eltron, pode-se afirmar que este A move-se na direo do vetor campo eltrico, mas em sentido oposto do vetor campo eltrico. B move-se na direo e sentido do vetor campo eltrico. C fica oscilando aleatoriamente entre as placas. D move-se descrevendo uma parbola. E fica em repouso.

Questo

30

Ao estudar o movimento dos corpos, Galileu Galilei considerou que um corpo com velocidade constante permaneceria nessa situao caso no atuasse sobre ele qualquer fora ou se a somatria das foras, fora resultante, fosse igual a zero. Comparando este estudo de Galileu com o estudo realizado por Isaac Newton, Lei da Inrcia, pode-se afirmar que para Newton I. um corpo com velocidade constante (intensidade, direo e sentido) possui fora resultante igual a zero; II. um corpo em repouso, com velocidade constante e igual a zero, possui fora resultante igual a zero; III. Galileu considerou a velocidade constante (intensidade, direo e sentido) no movimento circular. Est correto o que se afirma em A I, apenas. B I e II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III. Rascunho

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

11

geografia
Questo 31

Observe a figura a seguir para responder a questo.

----

Assinale a alternativa que associa corretamente a formao vegetal representada e seus principais problemas ambientais. A Cerrado Compactao do solo e arenizao. B Campos Contaminao do solo por mercrio e agrotxicos. C Mata Atlntica Queimadas e laterizao do solo. D Caatinga Salinizao do solo e desertificao. E Mangue Eroso do solo e desmatamento.

Questo

32

Especialistas indicam que, no sculo XXI, existe a tendncia de crescimento do comrcio e circulao de mercadorias entre A os pases da Amrica Latina, grandes exportadores de produtos minerais e agropecurios, e os pases da sia, que se tornaram grandes consumidores de matrias-primas industriais e alimentos. B a Unio Europia e os pases da frica subsaariana, como resultado da ajuda dos pases europeus para reduo da fome e misria no continente africano, o que resultou no crescimento da economia. C as ilhas-Estados da Oceania, que se tornaram parasos fiscais a partir da dcada de 1990, e os Estados Unidos, cujas empresas tm buscado novas reas de investimentos com mo-de-obra barata e baixos impostos. D os pases andinos e da Amrica Central, como efeito secundrio da participao dos pases destas regies na Associao de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), liderada pelo Brasil e pelos Estados Unidos. E os pases desenvolvidos, em razo das polticas protecionistas praticadas pelos pases subdesenvolvidos, que as utilizam para incentivar as indstrias e a produo agrcola nacionais.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

12

Questo

33

Os grficos a seguir apresentam informaes sobre a realidade brasileira.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ttulo dos grficos A produo de caf e soja B PIB agrcola e industrial C nmero de passageiros transportados por trens e automveis D consumo de lcool e derivados do petrleo E populao rural e urbana Questo 34

Assinale a alternativa em que se faz uma observao correta sobre a gerao de energia eltrica no Brasil. A As usinas hidreltricas so responsveis pela maior parte da energia eltrica produzida no pas e esto instaladas na bacia Amaznica, que possui os rios mais caudalosos. B A gerao de energia eltrica em usinas nucleares marginal no pas, j que as usinas nucleares brasileiras dependem da importao de urnio enriquecido como combustvel, proibido pela ONU. A utilizao de gs natural como combustvel em usinas termeltricas limitada no Brasil pela distncia das C reas de explorao de gs, concentrada no campo de Urucu, em plena Floresta Amaznica. D As usinas termeltricas que utilizam o carvo mineral como combustvel esto localizadas, principalmente, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, prximas das reas de minerao. Apesar de promissora, a utilizao da energia solar para produo de energia eltrica no pas pequena, E pois somente na regio Norte, que apresenta de clima Equatorial, esta produo seria economicamente vivel.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

13

Questo

35 Questo 37

biologia

Considere o texto apresentado a seguir para responder a questo.


O grupo mvel do Ministrio do Trabalho encontrou 421 trabalhadores em condies consideradas degradantes, em Quirinpolis (GO), sul do estado. O ministrio diz ter resgatado os trabalhadores. Originrios na maioria de outros estados, eles atuavam no plantio e no corte da cana-de-acar, em frentes de trabalho da empresa Agropecuria Campo Alto, sociedade annima dirigida por um conselheiro da Unica (Unio da Indstria de Cana-de-Acar).
(disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/Brasil>, acessada em 26/03/2008.)

A alta ingesto de lipdios sempre foi associada ao desenvolvimento de doenas do sistema cardiovascular. Devido a esse fato, muitas pessoas reduzem drasticamente a ingesto desse importante macronutriente sem saber, muitas vezes, que eles so parte fundamental dos tecidos vivos e de diferentes etapas do nosso metabolismo. No nosso organismo, podemos encontrar lipdios com papel estrutural e tambm regulatrio, respectivamente A nas membranas plasmticas e nos hormnios. B na matriz ssea e nos adipcitos. na bainha de mielina (neurnios) e no sangue C (colesterol). D no citoplasma e no ncleo das clulas. nos dentes e no msculo cardaco. E Questo 38

Situaes como a descrita no texto tm sido comuns pelo menos desde a dcada de 1970, e esto relacionadas ao crescimento, no campo brasileiro A das relaes de meao em reas de agricultura familiar. B da prtica do arrendamento capitalista, por cooperativas de trabalhadores. do trabalho assalariado temporrio, nas reas C de monoculturas. D do sistema de colonato, nas reas de culturas tradicionais. da agricultura orgnica, baseada no uso intensiE vo da mo-de-obra. Questo 36

Trs diferentes estruturas (I, II e III) de uma variedade de ervilha serviram como material para a construo de um caritipo. O nmero de cromossomos encontrados em cada estrutura est apresentado a seguir: Parte I: 7 cromossomos Parte II: 21 cromossomos Parte III: 14 cromossomos As estruturas I, II, e III utilizadas para a construo desse caritipo e o nmero diplide de cromossomos dessa variedade de ervilha so, respectivamente A vulo, embrio e oosfera; 21 cromossomos. B embrio, endosperma e gro-de-plen; 14 cromossomos. ncleo espermtico, endosperma e embrio; 14 C cromossomos. D gro-de-plen, endoperma e embrio; 21 cromossomos. vulo, embrio e gro-de-plen; 7 cromossoE mos.

No perodo de 1900 a 2000, o Brasil apresentou o maior percentual de crescimento populacional do mundo. At a dcada de 1930 esse crescimento foi fortemente influenciado pela.........I............; a partir de ento ele passou a depender quase exclusivamente ..........II........... .
(Adaptado de : Coelho&Terra. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Ed. Moderna, 2003.)

Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas I e II do texto. A emigrao do aumento das taxas de natalidade B emigrao do xodo rural imigrao do crescimento vegetativo C D imigrao do aumento da expectativa de vida. migrao interna da diminuio das taxas de E mortalidade infantil

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

14

Questo

39

Observe o grfico a seguir.

(Modificado de: <http://www.omgfilms.com/spark1/images/stories/fruit/mauna_loa_carbon_dioxide.png>)

A taxa de CO2 na atmosfera vem aumentando, como podemos observar nos dados apresentados no grfico. Em conseqncia disso, a temperatura mdia do nosso planeta est gradativamente subindo, causando modificaes regionais e globais. Esse efeito conhecido como efeito estufa. Entretanto, note que a curva que representa esse fenmeno no linear, mas segue um padro definido como destacado no quadro menor - de aumentos e redues. Esse padro apresentado pela curva indica A o aumento e reduo das taxas de desmatamento ao longo do ano nas florestas tropicais, reflexo de aes governamentais de proteo da floresta. B a queima de carvo durante o inverno no hemisfrio norte, que libera altas quantidades de CO2 para a atmosfera. o padro apresentado pelas florestas temperadas no hemisfrico norte, que perdem suas folhas no outono C e inverno (liberando CO2) e ficam verdes novamente na primavera e vero (retendo o CO2). D o aumento da quantidade de fitoplncton marinho em certas pocas do ano, graas s correntes de ressurgncia. o aumento do uso de combustveis fsseis em determinadas pocas do ano, reflexo principalmente das E condies climticas.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

15

Questo

40

Observe as figuras a seguir

(Retirado de Romer & Parsons. Anatomia Comparada dos Vertebrados - 1985).

De acordo com as figuras, podemos afirmar que A, B e C podem representar o sistema cardiovascular, respectivamente de A um lambari, um gavio e um crocodilo. B um pintado, uma perereca e uma lontra. uma salamandra, um jacar e um pingim. C D uma baleia, um sapo e uma arraia. um golfinho, uma salamandra e uma gaivota. E Questo 41

Nos ltimos 100 anos, cientistas formularam diversas teorias para explicar por que o ser humano, ao contrrio dos outros grandes primatas, se tornou bpede em determinada fase de sua evoluo. Uma pesquisa divulgada recentemente lana novos subsdios para explicar as origens do bipedalismo. No estudo, cientistas de trs universidades americanas, da Califrnia, do Arizona e de Washington, mostram que um fator determinante para que o homem tenha passado a andar apenas com os ps foi a necessidade de gastar menos energia, dessa forma, adaptando-se melhor ao meio ambiente.

(Adaptado de: <http://veja.abril.com.br/250707/p_104.shtml>)

O texto anterior segue a linha de pensamento proposta por: A Charles Darwin. B Stephen Jay Gould. C Thomas Huxley. D Jean-Baptiste Lamarck. Gregor Mendel. E
16

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

Questo

42

port ugu s
leia o texto, para responder s questes DE NMEROS 43 a 48.
Queria evitar, mas me vejo obrigado a falar na literatura da Bruzundanga. um captulo dos mais delicados, para tratar do qual no me sinto completamente habilitado. Dissertar sobre uma literatura estrangeira supe, entre muitas, o conhecimento de duas cousas primordiais: idias gerais sobre literatura e compreenso fcil do idioma desse povo estrangeiro. Eu cheguei a entender perfeitamente a lngua da Bruzundanga, isto , a lngua falada pela gente instruda e a escrita por muitos escritores que julguei excelentes; mas aquela em que escreviam os literatos importantes, solenes, respeitados, nunca consegui entender, porque redigem eles as suas obras, ou antes, os seus livros, em outra muito diferente da usual, outra essa que consideram como sendo a verdadeira, a ldima, justificando isso por ter feio antiga de dous sculos ou trs. Quanto mais incompreensvel ela, mais admirado o escritor que a escreve, por todos que no lhe entenderam o escrito. Lembrei-me, porm, de que as minhas notcias daquela distante repblica no seriam completas, se no desse algumas informaes sobre as suas letras e resolvi vencer a hesitao imediatamente, como agora veno. A Bruzundanga no podia deixar de t-las, pois todo o povo, tribo, cl, todo o agregado humano, enfim, tem a sua literatura, e o estudo dessas literaturas muito tem contribudo para ns nos conhecermos a ns mesmos, melhor nos compreendermos e mais perfeitamente nos ligarmos em sociedade, em humanidade, afinal. Continuemos, porm, na Bruzundanga. Nela, h a literatura oral e popular de cnticos, hinos, modinhas, fbulas, etc.; mas todo esse folk-lore no tem sido coligido e escrito, de modo que, dele, pouco lhes posso comunicar. Porm, um canto popular que me foi narrado com todo o sabor da ingenuidade e dos modismos peculiares ao povo, posso reproduzir aqui, embora a reproduo no guarde mais aquele encanto de frase simples e imagens familiares das annimas narraes das coletividades humanas.
(Lima Barreto. Os Bruzundangas.)

O grfico anterior foi recortado de um livro de Biologia populacional, mas infelizmente a legenda foi cortada e no mais acompanha a imagem. Alguns alunos tentaram adivinhar que tipo de realidade essa curva representa e criaram a lista a seguir: I. Uma populao de bactrias cultivadas em uma placa de petri. II. O processo de colonizao de uma lagoa por algas. III. O crescimento humanos. da populao de seres

Est correto o contido em: A somente I. B somente II. somente III. C D I e II. E II e III.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

17

Questo

43

Observe as passagens: (I) A Bruzundanga no podia deixar de t- las ... (2 pargrafo). (II) .... pouco lhes posso comunicar. (3 pargrafo). No contexto em que se encontram, os termos destacados se referem a: A (I) uma informao no mencionada anteriormente: o narrador nada mencionou sobre a literatura de Bruzundanga; (II) os literatos criticados pelo narrador. B (I) uma informao mencionada anteriormente: a literatura de Bruzundanga; (II) o leitor, com o qual o narrador simula dialogar. C (I) uma idia fora do contexto: os escritores de Bruzundanga so incompreensveis; (II) todo o folclore de Bruzundanga. D (I) termos que sero mencionados na seqncia: todo o povo, tribo, cl, todo o agregado humano ; (II) a populao do pas, que desconhece seu folclore. E (I) uma informao implcita no contexto: a falta de notcias em Bruzundanga; (II) a literatura oral e popular do pas. Questo 44

Observe os perodos. (I) Quanto mais incompreensvel ela, mais admirado o escritor que a escreve, por todos que no lhe entenderam o escrito. (II) Todo esse folk-lore no tem sido coligido e escrito, de modo que, dele, pouco lhes posso comunicar. As oraes em destaque estabelecem, nos respectivos contextos, relaes de sentido de A (I) tempo; (II) adio. B (I) concluso; (II) condio. C (I) modo; (II) explicao. D (I) proporo; (II) concluso. (I) concesso; (II) comparao. E

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

18

Questo

45

Para responder a essa questo, considere a passagem do texto e as afirmaes seguintes. Eu cheguei a entender perfeitamente a lngua da Bruzundanga, isto , a lngua falada pela gente instruda e a escrita por muitos escritores que julguei excelentes; mas aquela em que escreviam os literatos importantes, solenes, respeitados, nunca consegui entender, porque redigem eles as suas obras, ou antes, os seus livros, em outra muito diferente da usual, outra essa que consideram como sendo a verdadeira, a ldima, justificando isso por ter feio antiga de dous sculos ou trs. I. A expresso isto introduz no contexto uma retificao, uma correo da idia anteriormente expressa. II. A expresso em que pode ser corretamente substituda por cuja. III. A palavra porque tem o sentido de pois e introduz uma passagem que expressa a causa da afirmao anterior. IV. A expresso ou antes tem sentido de melhor dizendo e introduz no contexto uma retificao do que foi afirmado: no juzo do narrador, os escritores de Bruzundanga produziam simples livros, no obras literrias. Est correto o que se afirma apenas em A I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. E III e IV.

Questo

46

Assinale a alternativa em que os verbos empregados no texto esto associados pela idia de dizer, enunciar. A Falar em; dissertar sobre; sentenciar. B Tratar de; redigir; entender. C Escrever; evitar; julgar. D Narrar; informar; coligir. E Comunicar; compreender; conseguir.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

19

Questo

47

Assinale a alternativa em que a nova colocao do pronome destacado na frase aceita pela norma culta. A um captulo dos mais delicados, para tratar do qual no sinto-me completamente habilitado. B Quanto mais incompreensvel ela, mais admirado o escritor que escreve-a. Mas todo esse folk-lore no tem sido coligido e escrito, de modo que, dele, pouco posso comunicar-lhes. C D Porm, um canto popular que foi narrado-me. E Me lembrei, porm, de que as minhas notcias daquela distante repblica no seriam completas.

Questo

48

Sabendo-se que Os Bruzundangas (publicado em 1923) obra em que o narrador satiriza uma fictcia nao na qual ele teria vivido, considere as afirmaes que seguem. I. O narrador irnico ao tratar da literatura dessa nao fictcia, destacando a distncia entre a lngua popular e a literria. II. O texto contm crticas anlogas quelas que os Modernistas fizeram ao estilo parnasiano, principalmente ao artificialismo da linguagem, ao purismo lingstico. III. As referncias do narrador literatura oral e popular remetem a um tema destacado na obra de Lima Barreto: a brasilidade, a autenticidade da cultura nacional, central em Triste fim de Policarpo Quaresma, do mesmo autor, e na literatura do Modernismo. correto o que se afirma em A I, apenas. B I e II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

20

REDA O
Leia os textos, que trazem idias associadas ao tema de redao proposto e que voc pode utilizar como ponto de partida para suas reflexes.
A ignorncia a me de boa parte de nossos males. Precisamos ser educados, informados, para compreender e escolher. Idias so fruto de educao. Apesar da imoralidade de muitos, poderemos ter esperana se nos tornarmos um povo mais tico habituado honradez, implacvel quando se trata de escolher seus representantes e at mesmo as condies da prpria vida pessoal. Por todo lado, estruturas abaladas e dolos de barro rachados, confuso e covarde busca do interesse prprio: qualquer recurso vale para salvar a pele. Mas tambm estamos despertando do torpor e da iluso que infantilizam. Ainda acredito que a gente pode usar as crises para mudar: nossas dores de agora podem ser dores de crescimento, no de naufrgio, para podermos participar, escolher, fiscalizar e assumir de uma vez o nosso papel em relao ao nosso pas.

(Lya Luft, A revoluo da decncia. Veja, 13-07-2005. Texto adaptado.)

Aqueles que no conseguem mudar as suas mentes no conseguem mudar nada. (Bernard Shaw) Se voc quer mudar tudo, basta mudar a sua atitude. (H. Jackson Brown)

PR PROP OPOSTA OSTA


Valendo-se de seus prprios conhecimentos, idias e experincias sobre o assunto, redija um texto dissertativo, desenvolvendo o seguinte tema:

O JOVE M BRASI L E I RO E A S MUD AN A S SO C I A I S

Instrues: 1. D um ttulo a sua redao. 2. No copie nem parafraseie os textos dados. 3. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para sustentar suas idias e ponto de vista. 4. Empregue, em seu texto, apenas a modalidade escrita culta da lngua portuguesa. 5. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos). 6. A redao deve ser apresentada em folha prpria e a tinta.

2 Processo seletivo VESTIBULAR fatec - 2 SEM/08

21

RASCUNHO DA REDAO __________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen