Sie sind auf Seite 1von 2

A compra de imveis, financiamento e consrcio devem ser declarados no IR J foi dada a largada para a declarao anual do Imposto de Renda.

Para este ano, esperado a declarao do Imposto de Renda da Pessoa Fsica 2013 (ano-base 2012) de 26 milhes de contribuintes. Porm, muitos ainda tm dvidas sobre como declarar seu imvel. Para isso, o advogado Joo Bosco Brito, assessor jurdico da AMSPA (Associao dos Muturios de So Paulo e Adjacncias), esclarece alguns dos questionamentos. Fique atento, pois o prazo para a entrega do Imposto de Renda termina no dia 30 de abril. Na compra do imvel em 2012 como declar-lo no Imposto de Renda? AMSPA: Todas as aquisies de imveis em 2012 devem constar da declarao do Imposto de Renda, inclusive os adquiridos atravs Contrato de Gaveta (quando o contrato de compra e venda no registrado no cartrio). Na Declarao de Bens e Direitos, o muturio deve incluir todos os detalhes sobre a propriedade, como endereo, metragem, n da matrcula e o Cartrio de Registro de Imveis, nome do vendedor com o CPF ou CNPJ entre outros e informar apenas o valor pago no ano vigente. Mas se o bem foi adquirido nos anos anteriores, basta importar a declarao antiga. Tambm no deve esquecer-se de informar o quanto pagou, no ano de 2012, de parcelas e prestaes na compra do imvel financiado e indicar o(s) credor(es) com o CNPJ e o saldo devedor. So informaes valiosas para demonstrar que o imvel no foi comprado vista o que geraria no aparecimento de rendimento bem maior. Leia tambm:

Tire suas dvidas sobre declarao de imposto de renda do imvel Confira 10 dicas para a compra segura do imvel

+ Servios Qual valor deve ser declarado para o imvel? AMSPA: Se o imvel foi adquirido aps 1988, os custos de acrscimos da obra devero constar da declarao, ou seja, reformas de ampliao da casa e benfeitorias dentro imvel, juntamente com preo da propriedade o que consta da escritura. Esses dados devem ser inserido na coluna Discriminao. importante descrever a reforma e o valor gasto, como tambm guardar todos os recibos e notas fiscais por cinco anos, para a comprovao do custo da obra. Sempre observando que esses valores declarados devem estar dentro do limite das rendas lquidas dos anos anteriores e do ano-base. Para os imveis adquiridos a partir de janeiro de 1996, o aconselhvel utilizar como referncia os dados da escritura ou do contrato na Declarao de Bens e Direitos. Como proceder se houve a utilizao do FGTS para quitar ou comprar um imvel? AMSPA: Nos casos da utilizao do FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Servio, seja para quitar ou comprar a casa, o valor deve ser colocado em Rendimentos Isentos e No Tributveis. Como tambm deve ser deduzido na ficha Bens e Direitos. necessria a sua incluso para a comprovao do aumento do patrimnio do contribuinte.

Como deve ser feito em situaes em que o saldo devedor do financiamento do imvel quitado em decorrncia de invalidez permanente ou falecimento do muturio? AMSPA: O valor no deve ser tributado no Imposto de Renda j que no contrato na compra da propriedade esto garantidos tanto os seguros Morte e Invalidez Permanente (MIP) como o de Danos Fsicos ao Imvel (DFI). Para isso informe na ficha Rendimentos Isentos e No-Tributveis o valor pago da aplice pela seguradora. J na ficha Bens e Direitos deve constar o valor somado do saldo anterior das parcelas quitadas ao do saldo devedor pago pela seguradora.

Das könnte Ihnen auch gefallen