Sie sind auf Seite 1von 8

Eu? Um Pastor em Israel?

Voc est brincando


Da n i e l L. J o h n s o n

Uma das prticas caractersticas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias a de termos pastores leigos. No temos clero remunerado nas alas, ramos, estacas e distritos da Igreja, mas so os prprios membros que ministram uns aos outros. Todo membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias tem o chamado de ser um pastor em Israel. Os membros servem como pastores em bispados e presidncias de ramo, como lderes do sacerdcio e auxiliares, como secretrios e todo tipo de professores, inclusive mestres familiares e professoras visitantes, e em inmeros outros cargos. Os pastores leigos tm vrias coisas em comum. Cada um de ns tem ovelhas para

nutrir, incentivar e servir. Cada um de n fomos chamados pelo Senhor por meio
de Seus servos autorizados. Cada um de ns responsvel perante o Senhor por nossa mordomia como pastor.

Buscar a Ovelha Perdida


Em 1980, aos 19 anos, Joseph Serge Merilus partiu do Haiti, onde nasceu, e mudouse para a Repblica Dominicana procura de trabalho. Dezoito meses depois, retornou ao Haiti, apaixonou-se por Marie Reymonde Esterlin e voltou para a Repblica Dominicana recm-casado com ela. Ao comearem a vida de casados em seu novo pas, Joseph e a esposa ansiavam por coisas espirituais. Ele e Marie visitaram vrias igrejas, procurando satisfazer esse anseio, mas sendo falantes de crioulo haitiano num pas de lngua espanhola, tiveram dificuldade para compreender as pessoas e ser compreendidos por elas. Acabaram conhecendo dois missionrios santos dos ltimos dias que os convidaram para a Igreja. Depois de Joseph e Marie terem assistido a vrias reunies, os missionrios pacientemente lhes ensinaram as palestras em espanhol, e eles foram batizados em setembro de 1997. Joseph foi chamado para servir na presidncia da Escola Dominical, depois como conselheiro na presidncia do ramo e mais tarde como presidente do ramo. Mas devido a uma srie de mal-entendidos e mgoas, em grande parte devido a problemas de comunicao, Joseph, Marie e seus cinco filhos deixaram de ser ativos, e os membros locais da Igreja praticamente os esqueceram. Nos sete anos seguintes, o casal teve mais filhos e acolheu em sua casa um sobrinho e uma sobrinha vindos do Haiti. Com muito esforo, Joseph se tornou fluente em espanhol e ingls e comeou a dar aulas de ingls e crioulo haitiano (idioma nativo) em uma empresa local. Em agosto

de 2007, dois lderes do sacerdcio, como parte do processo de buscar as ovelhas perdidas do Senhor, bateram porta da casa da famlia. Descobriram que Joseph e Marie ainda tinham um testemunho do evangelho, embora no tivessem frequentado as reunies por sete anos. Os lderes convidaram a famlia a voltar Igreja, e eles fizeram isso j no dia seguinte: todos os 13 membros da famlia. A partir daquela poca, tornaram-se ativos na Igreja. Hoje, Joseph lder da misso do ramo em Barahona, que fica ao sul da Repblica Dominicana. Seus dois filhos mais velhos tambm servem na liderana do ramo, e seu sobrinho, recm-ordenado lder, o presidente dos Rapazes. Recentemente, a famlia viajou at o templo, onde foram selados para a eternidade. Pensem nisso, 13 ovelhas perdidas foram encontradas porque dois membros pastores estavam dispostos a procurar, nutrir e levar aquela famlia de volta ao rebanho do Senhor. Eles foram conduzidos a esse lar assim como todos ns seremos conduzidos, se buscarmos as ovelhas perdidas que so de nossa responsabilidade. Fui testemunha e participei de milhares de visitas como pastor. Testifico-lhes que o Esprito Se manifesta maravilhosamente nessas visitas. Vi muitas ovelhas perdidas retornarem e senti a alegria que acompanha sua volta ao redil. Vi coraes serem tocados, bnos serem proferidas, lgrimas serem derramadas, testemunhos serem prestados, oraes serem feitas e atendidas e amor ser expresso. Testemunhei vidas serem transformadas.

Alimentar o Rebanho
Entre 592 e 570 a.C., Deus falou a Seu profeta Ezequiel a respeito dos pastores negligentes. Devido negligncia deles, o rebanho havia sido disperso. A respeito desses pastores, o Senhor disse: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: () No devem os pastores apascentar as ovelhas? () As fracas no fortalecestes, e a doente no curastes, e a quebrada no ligastes, e a desgarrada no tornastes a trazer, e a perdida no buscastes; (). () As minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. Assim diz o Senhor Deus: () das suas mos demandarei as minhas ovelhas (Ezequiel 34:2, 4, 6, 10). Em muitos aspectos, tornamo-nos uma Igreja centralizada na capela. Fazemos muitas coisas para prover alimento espiritual e emocional aos que so constantes, mas e quanto aos que deixaram de frequentar a capela? Se recebo um chamado de servir na Igreja, tenho ovelhas a quem tenho a obrigao divina de ministrar e servir. Por exemplo: como professor, sou pastor no apenas dos que assistem a minhas aulas, mas tambm daqueles que no as frequentam. Tenho a responsabilidade de encontr-las, conhec-las melhor, fazer amizade com elas, ministrar suas necessidades e lev-las de volta ao redil.

Como Lev-las de Volta


Como membros pastores, bem faramos em lembrar

e ponderar os

ensinamentos contidos em Lucas 15. Nesse captulo, o Senhor ensinou a parbola


da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho prdigo. Todas as trs se referem ao que estava perdido e foi achado de novo. Na parbola da ovelha perdida, o Senhor pergunta: Que homem dentre vs, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, no deixa no deserto as noventa e nove, e no vai aps a perdida at que venha a ach-la? E achando-a, a pe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque j achei a minha ovelha perdida.Digo-vos que assim haver alegria no cu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que no necessitam de arrependimento (Lucas 15:47). Na parbola, somente uma ovelha se desviou do caminho e se perdeu, mas raramente assim em nossas alas e ramos. A aplicao da parbola a

mesma, seja qual for o nmero de ovelhas que se desgarraram do rebanho.


Na parbola da ovelha perdida: ela perdeu-se involuntariamente. Ela simplesmente se desgarrou ao buscar pastagens mais verdes, e perdeu-se. Ela no era rebelde. (David O. McKay abril de 1945) Na parbola da dacma: perdeu-se em cosequencia do descuido e negligencia de outra pessoa. Nesta parbola o objeto no era dotado de responsabilidade. A pessoa a quem fora confiada aquela moeda a extraviara ou perdera. Temos o dever de cuidar de almas viventes de crianas, jovens e adultos. Eles esto sob os nossos cuidados. Esta dracma perdida pode ter-se perdido em consequncia da inatividade e indiferena do professor da escola dominical, que se satisfez com as quinze pessoas presentes na sua classe, ao invs de pensar nas outras quinze que esto perdidas por causa da sua negligencia. (David O. McKay abril de 1945) Na parbola do filho prodigo: perdeu-se por desobedincia voluntaria e por interesse prprio. Recentemente, um presidente de estaca falou de sua visita, com os outros, a um jnior da Escola Dominical classe. Quando os visitantes entraram foram bem recebidos, e do professor, buscando impressionar o significado da experincia para os jovens, disse a uma criana na linha da frente, "Quantas pessoas importantes aqui hoje?" A criana se levantou e comeou contando em voz alta, atingindo um total de 17, incluindo cada pessoa na sala. Havia 17 pessoas muito importantes l naquele dia, crianas e visitantes! assim que Cristo sente, e ns tambm.

Estamos todos conscientes de que muitas almas valiosas esto em perigo nestes dias. Muitas ovelhas esto vagando, muitas moedas esto sendo descartadas, muitos filhos prdigos jovens saram de casa e esto perdendo sua herana. Como j foi lembrado, esta manh, substancialmente todas as comunidades por toda a Terra, h aqueles que so cinicamente negociao na imundcie, a minerao de ouro da terra.Eles pressionam pornografia e drogas e comportamento destrutivo. Eles procuram seduzir as almas inconstantes, como as Escrituras ensinam. A parbola no diz quanto tempo levou o processo de resgate. Em nosso trabalho de pastor, algumas ovelhas vo retornar com uma nica visita, ao passo que outras vo precisar de anos de contato e gentil incentivo. Nesse processo de resgate de nossos irmos e irms, no esqueamos que o Pastor [ama] as ovelhas que [trazemos de volta] ao redil. 1 Ele conhece cada uma individualmente. Ama cada uma delas com perfeito amor. Como elas so Suas, Ele vai guiar-nos, orientar-nos e inspirar-nos em relao ao que dizer se pedirmos e ouvirmos a voz do Esprito. Por meio do poder do Esprito Santo, muitas atendero ao chamado quando lhes estendermos a mo sincera e humildemente. Lembremos nossas responsabilidades como pastores, a fim de que possamos prestar contas ao Senhor da nossa mordomia para com as ovelhas que Ele nos encarregou de cuidar.

Zelar pelas Ovelhas


Somos pastores que cuidam de Israel. As ovelhas famintas erguem a cabea, prontas para serem nutridas com o po da vida. () Nossa tarefa estender a mo para ajudar todos aqueles que, por qualquer motivo, estejam precisando de nosso auxlio.
Presidente Thomas S. Monson, Sejamos Leais s Nossas Responsabilidades no Sacerdcio, A Liahona, novembro de 2006, pp. 5758.

Irmos, nossa tarefa estender a mo para ajudar todos queles que, por qualquer motivo, estejam precisando de nosso auxlio. Nosso desafio no insupervel. Estamos cumprindo o que o Senhor nos ordenou e, portanto, temos o direito de receber Sua ajuda.

Mas precisamos tentar.

Se no tentarmos, no faremos; e se no fizermos, ento


Na pea Shenandoah encontramos estas palavras inspiradoras:

para que estamos aqui? Temos a responsabilidade de viver de


modo que, ao sermos chamados para dar uma bno do sacerdcio ou auxiliar de qualquer forma, estejamos dignos de faz-lo. Foi-nos dito que
realmente no

podemos escapar dos efeitos de nossa influncia

pessoal. Precisamos ter a certeza de que nossa influncia seja positiva e inspiradora. Estamos com as mos limpas? Temos o corao puro?
As mais doces bnos de Deus sempre so concedidas por pessoas que O servem aqui na Terra.
E como uma pessoa magnifica um chamado? Simplesmente cumprindo o servio

fazendo e no apenas sonhando que as vidas so abenoadas, as pessoas so guiadas e as almas so salvas.
associado a esse chamado. Irmo Tiago declarou: Sede cumpridores da palavra, e no somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos (Tiago 1:22). O [jovem] Rupert estava parado margem da estrada vendo um nmero incomum de pessoas passarem correndo. Por fim, reconheceu um amigo. A onde esto indo todos com tanta pressa? perguntou. O amigo parou. No ficou sabendo? perguntou ele. No, no soube de nada, respondeu Rupert. Ora, disse o amigo, o rei perdeu a esmeralda real. Ele esteve ontem em um casamento da nobreza usando a esmeralda presa a uma fina corrente de ouro que levava ao pescoo. De alguma forma a esmeralda se soltou da corrente. Todos a esto procurando, porque o rei ofereceu uma recompensa para a pessoa que a encontrar. Venha, temos que nos apressar. Mas no posso ir sem pedir minha av, hesitou Rupert. Ento, no posso esperar. Tenho que encontrar a esmeralda, respondeu o amigo. Rupert voltou correndo para a cabana beira da floresta a fim de pedir permisso para a av. Se eu conseguir encontr-la, poderemos sair desta cabana mida e comprar um pequeno terreno na encosta da montanha, suplicou ele av. Mas a av fez que no com a cabea. O que vai ser das ovelhas?, perguntou ela. Elas j esto agitadas no cercado, esperando para serem levadas ao pasto. E no se esquea de lev-las para beber gua quando o sol estiver brilhando bem alto no cu.

Tristemente, Rupert levou as ovelhas para o pasto, e ao meio-dia, levou-as at o riacho na floresta. Ficou ali sentado numa grande pedra junto margem. Se ao menos eu tivesse a chance de procurar a esmeralda do rei, pensou ele. Ao olhar para o fundo arenoso do riacho, de repente, viu algo dentro da gua. O que era aquilo? No podia ser! Pulou para dentro da gua e apanhou uma coisa verde, presa a uma fina corrente de ouro. A esmeralda do rei! gritou ele. Ela deve ter cado da corrente quando o rei passou a galope em seu cavalo sobre a ponte que atravessa o riacho, e a correnteza deve t-la trazido at aqui. Com os olhos brilhantes, Rupert correu para a cabana da av para contar-lhe sobre o seu grande achado.

Abenoado seja voc, meu rapaz, disse ela, mas voc nunca a teria encontrado se no tivesse cumprido o seu dever de levar as ovelhas para pastar.

E Rupert sabia que era verdade


(Conference Report, outubro de 1955, 86).

Faa o seu dever; o melhor a fazer. Deixe o restante com o Senhor


A lio a ser aprendida com essa histria est contida num ditado conhecido: (Henry Wadsworth Longfellow, The Legend Beautiful, em The Complete Poetical Works of Longfellow [1893], 258).

Se, cumprirmos nosso dever irmos e irms, poderemos sair deste prdio e ir para algo mais elevado, mas o que vai ser das ovelhas? Elas j esto agitadas... Esperando para serem encontradas e trazidas ao cercado. Que possamos Busca-las e que possamos dar-lhes da gua viva quando o sol estiver brilhando bem alto no cu.

Deus falou a Seus profetas tanto na antiguidade como atualmente a respeito dos pastores negligentes. Devido negligncia deles, o rebanho havia sido disperso. A respeito desses pastores, o Senhor disse: Assim diz o Senhor Deus: () No devem os pastores do Ramo Piraj. As Professoras Visitantes Os Mestres Familiares As lideres da primaria As lideres das moas Os lideres dos rapazes O lder obra missionria

As lideres da sociedade de socorro O professor dos Membros adultos solteiro Do professor dos jovens de 12 a 14 Do professor dos Jovens de 15 a 17 apascentar as ovelhas? ()

As fracas no estamos fortalecendo,


e as doentes no estamos curando, e a quebrada no estamos ligando,

e a desgarrada no estamos tornando a trazer, e a perdida no estamos buscando; ()


As (...) ovelhas esto andando espalhadas por nossa vizinhana, sem quem pergunte [mos] por elas, nem quem as busque. ...das suas mos demandarei as minhas ovelhas (Ezequiel 34:2, 4, 6, 10). Em muitos aspectos, tornamo-nos uma Igreja centralizada na capela.

Fazemos muitas coisas para prover alimento espiritual e emocional aos que so constantes, mas e quanto aos que deixaram de frequentar a capela? Se recebo um chamado de servir na Igreja, tenho ovelhas a quem tenho a obrigao divina de ministrar e servir.
Por exemplo: Como professor, sou pastor no apenas dos que assistem a minhas aulas, mas

tambm daqueles que no as frequentam. Tenho a responsabilidade de encontr-las, conhec-las melhor, fazer amizade com elas, ministrar suas necessidades e lev-las de volta ao redil.
Ama o pastor seu rebanho, amas as ovelhas fiis, d-lhes o bem mais precioso Da gloria eterna os lauris. Ama o pastor as ovelhas, mesmo a que lhe fugiu; sobre penhascos e montes eis que ansioso a seguiu.

Se no tentarmos, no faremos; e se no fizermos, ento porque que estamos aqui?

Naquele momento, apenas uma bagagem restar. Nada de culpa. Ela foi deposta no Calvrio. Nenhum temor da morte. Ele foi deixado no tmulo.A nica bagagem que ainda perdurar ser esta saudade do lar, dada por Deus. E quando voc o vir, voc a depor. Exatamente como um soldado de regresso depe ao cho os seus apetrechos, quando v a esposa, voc depor o seu anelo quando vir o seu Pai. Aqueles que voc ama gritaro. Aqueles que voc conhece aplaudiro. Mas todo o alarido cessar quando Ele tomar-lhe o queixo e disser: "Bem-vindo ao lar". E com a mo cicatrizada, Ele enxugar cada lgrima de seus olhos. E voc habitar na casa do seu Senhor - para sempre.

Em nome de Jesus Cristo. Amem.

Das könnte Ihnen auch gefallen