Sie sind auf Seite 1von 6

QUESTES DIREITO ADMINISTRATIVO

01) Consoante o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, poder ser aplicada a pena de: R: Demisso nos casos de ineficincia no servio. 02) Determina o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo que ser aplicada a pena de demisso a bem do servio pblico ao funcionrio que: R: Exercer a advocacia administrativa. 03) O acusado em processo administrativo, consoante o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo: R: Dever ser citado, devendo o mandado de citao conter, dentre outros elementos, a data do interrogatrio e a data da oitiva do denunciante, se houver. 04) Quanto ao processo por abandono do cargo ou por inassiduidade, correto afirmar, nos termos do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, que: R: Se extingue o processo instaurado exclusivamente para apurar abandono de cargo se o indiciado pedir exonerao at a data designada para interrogatrio, ou por ocasio deste. 05) Na apurao de infrao cometida por funcionrio pblico civil do Estado de So Paulo, R: Quanddo se tratar de falta disciplinar que, por sua natureza, possa determinar a pena de demisso ou de cassao de aposentadoria, ser obrigatrio o processo administrativo. 06) Ao funcionrio pblico proibido: R: Fazer contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, por si, ou como representante de outrem. 07) Extingue-se a punibilidade pela prescrio da falta: R: Prevista em lei como infrao penal, no prazo de prescrio em abstrato da pena criminal, se for superior a 5 anos. 08) correto afirmar que: R: No ser declarada a nulidade de nenhum ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou diretamente na deciso do processo ou sindicncia. 09) Caber recurso, por uma nica vez, da deciso que aplicar a penalidade. O prazo para recorrer, contado da publicao da deciso impugnada no Dirio Oficial do Estado, de R: 30 dias. 10) correto afirmar que, no processo administrativo: R: A deciso que julgar procedente a reviso poder alterar a classificao da infrao, absolver o punido, modificar a pena ou anular o processo.

11) Ao servidor assegurado o direito de requerer ou representar, bem como pedir reconsiderao e recorrer de decises, salvo previso legal especfica, no prazo de R: 30 dias. 12) A pena disciplinar de: R: Demisso a bem do servio pblico ser aplicada ao funcionrio que praticar ato definido como crime contra a administrao pblica, a f pblica e a Fazenda Estadual. 13) Para a aplicao das penas disciplinares, previstas no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo,so competentes: I. Procurador Geral do Estado. II. Chefe de Gabinete. III. Governador. IV. Diretor de Departamento. 14) Extingue-se a punibilidade pela prescrio da falta sujeita suspenso em: R: 2 anos. 15) No processo administrativo, R: O mandado de citao dever conter informao de que o acusado poder arrolar testemunhas e requerer provas, no prazo de 3 (trs) dias, aps a data designada para seu interrogatrio. 16) A Administrao Estadual descobre e comprova, observado o devido processo legal, que um funcionrio pblico aposentado havia aplicado, indevidamente, dinheiro pblico, quando ainda estava em atividade, tendo causado prejuzo ao Errio. Nesse caso, o inativo: R: Estar sujeito pena de cassao de sua aposentadoria pela Administrao, desde que no extrapolado o prazo prescricional, que nesse caso de 5 anos. 17) Ser aplicada a pena de demisso a bem do servio pblico: R: Ao funcionrio que receber ou solicitar presentes, diretamente ou por intermdio de outrem, ainda que fora de suas funes, mas em razo delas. 18) Um funcionrio pblico causa prejuzo pecunirio Fazenda Estadual em razo de erro de clculo no exerccio de suas funes. Com base no Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de So Paulo, o funcionrio em questo: R: Estar sujeito, se no agiu de m-f, pena de repreenso e, na reincidncia, de suspenso. 19) Conforme dispe o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, a prescrio: R: interrompida pela portaria que instaura sindicncia e a que instaura processo administrativo. 20) A respeito do processo administrativo, consoante o disposto na Lei Estadual n. 10.261/68, correto afirmar que: R: Mesmo que o acusado no comparea ao interrogatrio, inicia-se o prazo de 3 (trs) dias para requerer a produo de provas, ou apresent-las.

21) A demisso e a demisso a bem do servio pblico acarretam a incompatibilidade para nova investidura em cargo, funo ou emprego pblico, pelo prazo de: 04 R: 5 (cinco) e 10 (dez) anos, respectivamente. 22) As autoridades responsveis pela conduo do processo administrativo e do inqurito policial: R: Se auxiliaro para que os mesmos se concluam dentro dos prazos respectivos. 23) Conforme o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de So Paulo, ao funcionrio proibido: 05 R: Promover ou subscrever listas de donativos dentro da repartio. 24) Considerando-se o disposto na Lei n. 10.261/68, se um funcionrio pblico solicitar presentes a algum, ainda que fora de suas funes mas em razo delas, ficar sujeito pena de: R: Demisso a bem do servio pblico. 25) Nos termos da Lei n. 10.261/68, no que se refere falta do funcionrio pblico sujeita cassao de aposentadoria, a sua punibilidade prescrever no prazo de R: 5 anos. 26) Determinada a instaurao de sindicncia ou processo administrativo, ou no seu curso, havendo convenincia para a instruo ou para o servio, poder o Chefe de Gabinete, por despacho fundamentado, nos termos do que dispe a Lei n. 10.261/68, ordenar a seguinte providncia: R: Designao do servidor acusado para o exerccio de atividades exclusivamente burocrticas at deciso final do procedimento. 27) Analise o contedo das seguintes afirmativas relativas ao disposto no Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de So Paulo: I. Os procedimentos disciplinares punitivos sero realizados pela Procuradoria Geral do Estado e presididos por Procurador do Estado confirmado na carreira. II. No processo administrativo, no poder ser encarregado da apurao, nem atuar como secretrio, amigo ntimo ou inimigo, parente consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau inclusive, cnjuge, companheiro ou qualquer integrante do ncleo familiar do denunciante ou do acusado, bem assim o subordinado deste. 28) Assinale a alternativa que contm afirmativa em consonncia com o disposto na Lei n. 8.429/92. R: As aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas na lei podem ser propostas at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. 29) As penas, previstas na Lei n. 8.429/92, de perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, perda da funo pblica e suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, so penalidades que podem ser impostas ao servidor pblico que: R: Adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico.

30) Nos termos da Lei n.o 10.261/68, correto afirmar que: R: dever do funcionrio proceder na vida pblica e privada na forma que dignifique a funo pblica. 31) Nos casos de indenizao Fazenda Estadual, o funcionrio ser obrigado a repor a importncia do prejuzo causado em virtude de alcance, desfalque, remisso ou omisso em efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais. Nessas hipteses, o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo dispe que a reposio do valor devido: R: Deve ser feita de uma s vez. 32) A responsabilidade administrativa do funcionrio pblico: R: independente da civil e da criminal. 33) Sobre a pena de suspenso prevista na Lei n.o 10.261/68, correto afirmar que R: No exceder noventa dias. 34) Conforme dispe a Lei n.o 10.261/68, quando a infrao no estiver suficientemente caracterizada ou definida a autoria, a autoridade competente realizar: R: Apurao preliminar, que dever ser concluda no prazo de trinta dias. 35) Qual rgo ou autoridade competente para realizar os procedimentos disciplinares punitivos previstos no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo? R: A Procuradoria Geral do Estado. 36) Nos termos da Lei n.o 8.429/92, pode-se afirmar que: R: A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no Servio de Pessoal competente. 06 37) De acordo com o que dispe a Lei n. 10.261/68, proibido ao funcionrio pblico: R: Fazer contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, por si, ou como representante de outrem. 38) No tocante extino da punibilidade pela prescrio e conforme o disposto na Lei n. 10.261/68, pode-se afirmar que: R: Extinta a punibilidade pela prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor. 39) Assinale a alternativa que est em consonncia com o disposto no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo: R: So competentes para determinar a instaurao do processo administrativo os Secretrios de Estado e os Superintendentes de Autarquias, dentre outros. 40) Assinale a alternativa correta, no que diz respeito reviso de punio disciplinar: R: O pedido de reviso processual ser instrudo com as provas que o requerente possuir ou com indicao daquelas que pretenda produzir. 41) Considerando o disposto na Lei n. 8.429/92, esto certas as afirmativas: I. Agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz

respeito conservao do patrimnio pblico, constituem atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio. III. Praticar ato, visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto na regra de competncia constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica. IV. Negar publicidade aos atos oficiais, bem como frustrar a licitude de concurso pblico, constituem atos de improbidade administrativa que atentam contra os princpios da Administrao Pblica. 42) Na hiptese de ato de improbidade administrativa que importe em prejuzo ao errio, o agente pblico est sujeito, dentre outras penalidades, suspenso dos direitos polticos de R: Cinco a oito anos. 43) Em relao ao procedimento administrativo e ao processo judicial previstos na Lei n. 8.429/92, assinale a alternativa correta: R: A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 44) No que se refere ao provimento de cargo pblico, a posse e o exerccio do cargo pblico, devero observar, respectivamente, os prazos de R: 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. 45) Segundo a Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, direito dos administrados: R: Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. 46) De acordo com a Lei no 8.429/1992, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias, esto certas as seguintes assertivas: I. Esto sujeitos s penalidades da lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos. II. As disposies da lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, se beneficie do ato de improbidade sob qualquer forma direta ou indireta. 47) Nos termos da Lei no 8.429/1992, praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto na regra de competncia constitui: R: Ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica. 48) De acordo com o Art. 2 da lei 8.429/1992, reputa-se agente pblico: R: Todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no

artigo anterior. 49) De acordo com o Art. 12. lei 8.429/1992, independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica: R: Est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. 50) So penas disciplinares: R: Demisso, repreenso e expulso. 51) Dispe o Poder Executivo de poder para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. Trata-se do poder: R: Hierrquico.

Das könnte Ihnen auch gefallen