Sie sind auf Seite 1von 21

o seu programa de apoio personalizado

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

11-08-0242-PT

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Pela Dra. T. Vilardell

Agradecemos : Fundao Esclerose Mltipla, Barcelona, Espanha, o apoio disponibilizado para a realizao deste material.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

4 5 5 6 7 7 10 16 16 17 17 17 18 19 19

Introduo Os nutrientes Protenas Lpidos (gorduras) Hidratos de carbono (acares) Minerais Vitaminas gua Fibras Os alimentos Carne Peixe Ovos Leite e produtos lcteos Cereais e farinhas Frutas e verduras Para viver melhor, comer melhor

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Introduo

Ser um Gourmet no significa ser uma pessoa que come muito, mas aquela que, sem abandonar os prazeres da mesa, sabe escolher, entre os alimentos, aqueles que a nutriro de maneira equilibrada e a mantero em forma. Nos ltimos 50 anos, as condies de vida e de trabalho mudaram notavelmente (diminuio do esforo fsico, sedentarismo) e, no entanto, a nossa alimentao nem sempre se adaptou s necessidades. Mesmo assim, os novos mtodos de cultivo macio e a industrializao com a consequente poluio e empobrecimento das terras de cultivo, levaram alterao do valor nutritivo de certos alimentos que devemos conhecer. Estes factores, unidos ao desequilbrio nutricional que, de forma geral, sofremos (gorduras, acar e lcool em excesso), tm favorecido o desenvolvimento de doenas que nos afectam a todos e que podemos evitar. Para as pessoas com Esclerose Mltipla, a alimentao constitui um tema de particular importncia. No passado, atribuiu-se a certas dietas alimentares ou a certos alimentos poder curativo para esta doena. Actualmente, considera-se que a melhor dieta alimentar para uma pessoa com Esclerose Mltipla consiste numa alimentao variada e equilibrada, a mesma que para qualquer pessoa no afectada pela EM. Existem, no entanto, indcios de certos trabalhos experimentais que demonstram um efeito positivo do leo de girassol e do leo de onagra (Enothera biennis) no desenvolvimento da doena. Portanto, o consumo destes leos pode ser adequado, sem que tenhamos de momento mais informao sobre o seu efeito teraputico. Finalmente, as pessoas com Esclerose Mltipla devero evitar o excesso de peso e a obstipao intestinal que podem ser a causa de grandes transtornos nesta doena.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Os nutrientes
Protenas
So os principais elementos da constituio dos msculos, corao, crebro, sangue, hormonas... So elementos de construo (crescimento, renovao e conservao dos tecidos). So especialmente importantes durante o perodo de crescimento de crianas e adolescentes (a sua necessidade est aumentada em certos casos: pessoas que sofreram queimaduras, infeces, feridas...).

Onde so encontradas?

Protenas animais: carne, peixe, ovos, leite, queijo, iogurtes. Legumes secos: lentilhas, feijo, gro de bico, etc. Protenas vegetais: arroz, milho, trigo, aveia, cevada e outros cereais.

Para viver melhor:


As protenas animais so de boa qualidade, porm esto mais frequentemente associadas a gorduras camufladas. Em geral, consumimos demasiada carne e seus derivados. Para melhor equilbrio da nossa alimentao, deve-se consumir protenas animais e protenas vegetais em partes iguais.

Consuma po e cozinhe os legumes secos com pouca gordura. Misture trigo, cevada, aveias completas. Constitui uma fonte rica em protenas, hidratos de carbono, vitaminas e fibras, muito adequada para o pequeno almoo. Modere o consumo de carne e seus derivados.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Lpidos (gorduras)

Constituem a reserva de energia que utilizamos para a manuteno da actividade celular e muscular. Ajudam a manter o calor corporal e a proteger o organismo do frio.

Onde so encontrados?

Gorduras animais visveis: manteiga, banha, nata. Gorduras animais camufladas: na carne, carnes frias, queijo, bolos. Gorduras vegetais visveis: azeite. Gorduras vegetais camufladas: nos frutos oleaginosos, como por exemplo, azeitonas, nozes, avels, amendoins, abacates, amndoas. 1 grama de lpidos fornece cerca de 9 kcal.

Para viver melhor:


As gorduras, tanto visveis como as camufladas, so constitudas por trs tipos de cidos gordos: monosaturados, monoinsaturados e poliinsaturados. As gorduras animais contribuem com mais cidos gordos saturados, que se convertem em factores de risco para as doenas cardiovasculares e em certos tipos de cancro. As gorduras vegetais, ao contrrio, contribuem com mais cidos gordos monoinsaturados e poliinsaturados, que tm um efeito de proteco do sistema cardiovascular e, de forma geral, um efeito positivo sobre o organismo. O peixe azul (sardinha, cavala, atum, salmo, etc.), mesmo sendo um produto animal, mais rico em cidos gordos poliinsaturados, e o seu efeito benfico na diminuio do colesterol tem sido amplamente demonstrado. O leo de girassol e a lecitina de soja so fontes de cidos gordos poliinsaturados. O leo de oliveira constitudo por cidos gordos monoinsaturados. Os leos insaturados sero sempre mais recomendveis que os saturados.

Modere o seu consumo de gorduras, j que estas constituem a maior fonte de aporte calrico e causam excesso de peso.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Substitua as gorduras de origem animal pelas de origem vegetal. Para cozinhar, utilize azeite, o que melhor resiste ao calor da cozedura. Evite o consumo de margarinas e gorduras vegetais tratadas de forma industrial; so pouco recomendveis.

Hidratos de carbono (acares)

Tambm chamados glcidos, constituem a fonte de energia que o nosso organismo utiliza para a maioria das funes, especialmente para o esforo muscular.

Onde so encontrados?

Hidratos de carbono simples: Acar, mel, marmelada, gelados, bolos, bebidas aucaradas, frutas, ... Hidratos de carbono compostos: Nas batatas e outros tubrculos, nos legumes secos, nos cereais: trigo, cevada, milho, aveia, arroz, ...

Para viver melhor:


Existe um excesso de acar e de produtos aucarados na nossa alimentao. O organismo transforma este excesso, que se armazena, em obesidade. Alm disso, este tipo de hidratos de carbono no possui grande valor nutritivo, embora acarretem um grande aporte calrico (excesso de peso). Por tudo isso, recomendvel que se diminua o seu consumo. Por outro lado, desejvel aumentar o consumo de frutas, verduras, batatas, po, arroz, massa e legumes secos. A fruta em conjunto com as verduras constitui a melhor fonte de vitaminas e fibras. Os cereais e os legumes secos proporcionam as foras necessrias para desenvolver a sua actividade quotidiana. Devem constituir a base da sua alimentao.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Resumindo:


Minerais
Oligoelementos

Diminua o consumo de acar e de produtos aucarados. No desenvolva nas crianas o gosto por bolos, gelados e bebidas refrescantes aucaradas, como refrigerantes, ... Considere o consumo de po, batatas, legumes secos, arroz e mistura de cereais, j que so fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras.

Alm das protenas, lpidos e hidratos de carbono, o nosso corpo necessita de minerais e vitaminas para o seu desenvolvimento e manuteno. Estes constituem somente 4% dos tecidos do organismo, e encontram-se em quantidades muito pequenas nos alimentos. At agora foram descritos 104 oligoelementos no organismo humano. Os cientistas dividem-nos em trs grandes grupos:

Os nutricionais, indispensveis para manter a sade. Os txicos, que em grande parte provm da poluio ambiental e so causa de doenas. Os neutros, ou aqueles que no so nem nutricionais nem txicos. Devido deteriorao do meio ambiente, os vegetais crescem em terras desmineralizadas e contaminadas por metais txicos e por produtos qumicos. Como consequncia, sofremos de carncia de minerais nutricionais unida ao aumento de metais txicos, por exemplo, chumbo e mercrio. A anlise do sangue ou urina pode indicar se existem carncias. Cada pessoa tem necessidades especficas segundo a sua digesto, absoro, utilizao, idade, sexo, no caso de gravidez ou amamentao, estado de tenso ou angstia, nvel de actividade fsica, herana gentica, dieta, consumo de acar refinado, exposio a contaminantes ambientais, consumo de medicamentos, tabaco, lcool, caf, ch e drogas. Hoje, podem-se averiguar as necessidades pessoais atravs da anlise sangunea ou de urina, provas de esforo ou anlise do cabelo.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Para viver melhor:


Esto aqui algumas reflexes sobre os minerais mais importantes e as suas funes, assim como os alimentos onde podem ser encontrados:

Alimentao variada a melhor opo para assegurar o aporte de todos os elementos que o nosso organismo necessita. Em geral, consumimos sdio (sal) em excesso, o que favorece o risco de hipertenso arterial e outras doenas. Por isso: - Habitue-se a diminuir o consumo de sal na comida. - No desenvolva nas crianas o gosto pelo salgado. - Reduza o consumo de alimentos muito ricos em sal: carnes e peixes fumados e salgados, queijos fermentados, bolachas salgadas, aperitivos, conservas, cubos de caldo preparado, sopas instantneas. As necessidades de ferro esto aumentadas em certos sectores da populao: adolescentes, mulheres em geral e em certas circunstncias nas quais houve perda de sangue (cirurgia, hemorragia) - O nosso organismo absorve melhor o ferro que provm de animais que o de alimentos vegetais. - O ferro melhor absorvido na presena de vitamina C. - Portanto, beber sumo de laranja com comida rica em ferro favorece a sua absoro. - Por outro lado, o caf tem efeito contrrio. Vigie o estado das condutas de gua de sua casa e o dos utenslios de cozinha. As canalizaes antigas e certos utenslios de cozinha contaminam a gua corrente com chumbo e outras substncias txicas para o organismo. Mantenha-se alerta e informado(a).

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Vitaminas

So grupo de compostos orgnicos presentes em quantidades diminutas nos alimentos naturais, que so necessrios para o crescimento normal e a manuteno da vida. Actuam em nveis diferentes nas funes de gasto de energia, manuteno de protenas e, em certas circunstncias, no crescimento e cura do organismo. As ltimas pesquisas descobriram o poder das vitaminas na preveno de certos tipos de cancro e para reforar o nosso sistema imunolgico, retardar o envelhecimento das clulas e prevenir os males prprios da sociedade moderna. O ideal seria consumir as vitaminas directamente atravs dos alimentos, porm, a actual comercializao destes (armazenamento e tratamentos para a sua conservao) e os processos de cozedura (temperaturas elevadas) destroem uma boa parte das vitaminas, motivo pelo qual, em algumas ocasies, torna-se adequado recorrer s vitaminas sintticas de farmcia ou a preparados naturais. No entanto, a automedicao leva a riscos de hipervitaminose, que devemos evitar. Portanto, necessrio informar-se e seguir os conselhos do mdico. Segue-se uma lista das principais vitaminas, as suas funes e os alimentos onde so encontradas:

Vitamina C

Principais funes:

Fortalece o sistema imunolgico e previne certos tipos de cancro e infeces. Ajuda a cicatrizao, facilita o controle dos nveis sanguneos de colesterol, participa na produo de hormonas, actua como anti-histamnico na preveno de reaes alrgicas. Desintoxica o organismo de substncias nocivas como o chumbo, cobre, arsnico, mercrio, etc. Promove a longevidade.

Por que nos falta?


destruda com a exposio dos alimentos luz ou a altas temperaturas na cozedura; por tenso, consumo de cigarros, febre alta, infeco, consumo de antibiticos, sulfamidas, diurticos, plulas anticoncepcionais, alimentos fumados.

10

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Onde encontrada?
Em quase todas as frutas e verduras cruas: laranjas, limes, tangerinas, morangos, kiwis, batatas, couve, pimento, espinafre, melo e tomates. Podem ser encontradas ainda em midos, como fgado e rins. Nos alimentos vegetais, encontra-se na forma de Betacaroteno, percursor activo e eficaz da Vitamina A. O Betacaroteno fixa-se sobretudo na pele e protege-a dos raios solares. O organismo apenas transforma uma parte do caroteno em Vitamina A, dependendo da quantidade que necessita; outra parte armazenada e o resto eliminado, motivo pelo qual no existe risco de hipervitaminose, ao contrrio da Vitamina A.

Vitamina A

Principais funes:

Protege contra as infeces e imprescindvel para ter boa viso. Protege o epitlio e favorece o desenvolvimento dos ossos, cabelos, dentes e gengivas. Melhora a sntese proteica. Protege contra o cancro do pulmo e, provavelmente, contra outros tumores.

Por que nos falta?


Devido m dieta, incapacidade para absorv-la ou armazen-la (Cirrose heptica ou obstruo dos conductos biliares), consumo de medicamentos anticolesterol (colestiramina), diabetes, hipotiroidismo (no podem converter o caroteno em Vitamina A), doenas que causam perda rpida de protenas (nefrite crnica, escarlatina e algumas infeces respiratrias).

Precauo:


11

A Vitamina A tomada em comprimidos pode produzir hipervitaminose (excesso de Vitamina A), j que se armazena no organismo. As mulheres grvidas no devem tomar suplementos de Vitamina A pelos efeitos nocivos para o feto.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Onde encontrada?
Caroteno: verduras de cor verde escura e os frutos e vegetais amarelos ou laranja (cenouras, laranja, manga e mamo) Metinol: fgado de peixe, de vitela, leite, ovos. A Vitamina A, em estado puro e lipossolvel (absoro atravs de gorduras), encontra-se somente em certos alimentos.

Vitamina E

Armazena-se nos tecidos, como fgado e msculos. A falta desta vitamina diminui a vida dos glbulos vermelhos, aumenta os danos celulares e o perigo dos txicos que vm do meio ambiente e dos depsitos de gordura nos vasos sanguneos. Pesquisas recentes demonstram que altas doses dirias de Vitamina E podem diminuir o sndrome pr-menstrual.

Por que nos falta?


destruda com a exposio dos alimentos ao calor; por doenas intestinais, hepticas ou pancreticas, intervenes cirrgicas no estmago ou intestino, consumo de lcool e de estrognios (plulas anticoncepcionais).

Onde encontrada?
No germen de trigo, leos de semente de trigo, de milho e de soja crus, flocos de aveia, fgado, manteiga.

Vitamina B
Todas as vitaminas que integram este complexo so hidrossolveis e encontram-se rigidamente unidas, B-1 (Tiamina), B-2 (Riboflavina), B-3 (Niacina), B-5 (cido pantotnico), B-6 (Piridoxina), B-12 (Cianocobalamina), B-13 (cido ortico), B-15 (cido pangmico), Biotina, Colina, cido flico, Inositol, cido paraminobenzico.

Principais funes:


12

Facilita o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e protenas. Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, j que a sua carncia pode produzir cansao, irritabilidade, nervosismo e depresso.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Contribui para o bom estado da pele, cabelo, olhos, boca, fgado e mantm o tnus muscular.

Por que nos falta?


Pelo consumo de dietas sem leite, infeces, ingesto de sulfamidas ou antibiticos, tenso ou angstia, gravidez, consumo excessivo de acares, de produtos industrializados e de caf.

Onde encontrada?
Na levedura de cerveja, cereais integrais, fgado, carne.

Vitamina D

Promove a absoro de clcio no intestino delgado, actua sobre o sistema sseo, mantm estvel o sistema nervoso, contribui para o crescimento, favorece uma coagulao sangunea adequada, normaliza a aco do corao e facilita a absoro de fsforo.

Por que nos falta?


Pelo consumo de gorduras oxidadas, no receber luz solar, infeco, insuficincia renal, ingesto excessiva de lcool, tratamento com anticoncepcionais, tratamentos da mucosa intestinal.

Onde encontrada?
No leo de fgado de bacalhau, leite, ovos, fgado. A maior parte da Vitamina D fabricada pelo organismo graas aco dos raios solares na pele.

Vitamina F

Principais funes:


13

Favorece a respirao dos rgos vitais. Facilita o transporte de oxignio no sangue. Ajuda a eliminar o colesterol depositado nas paredes arteriais.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Regula o funcionamento das glndulas supra-renais e tiroideias. Nutre as clulas da pele. Protege a mielina das clulas nervosas. Promove a sntese de prostaglandinas. Melhora o funcionamento do sistema reprodutivo. Oferece certa proteco dos efeitos nocivos dos raios X. Ajuda a manter e a reduzir peso ao eliminar gorduras saturadas. Protege o cabelo.

Por que nos falta?


Pelo consumo excessivo de alimentos fritos ou oxidados pela luz ou calor, exposies a radiaes de raios X e consumo excessivo de gorduras saturadas (animais) e de acares.

Onde encontrada?
Germen de trigo, sementes de cereais e legumes, azeite, leo de fgado de bacalhau.

Para viver melhor:

A melhor regra para um bom aporte de vitaminas ter uma alimentao equilibrada e variada, rica em frutas e verduras cruas. Evite o consumo de cigarros e de lcool, que aumenta a necessidade de vitaminas. Se estiver a seguir um tratamento prolongado com medicamentos, consulte um mdico: pode necessitar de um aporte suplementar de vitaminas.

Perda de vitaminas segundo o modo de cozedura


Vitamina C Fervidas em gua Ao vapor Refogadas Vitamina B-1 Vitamina B-2 35-60% 30% 20% Perdas mnimas se a temperatura for inferior a 100 10-20% 10-20% 10-20%

14

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Conselhos para preservar as vitaminas

Compre as verduras em pequenas quantidades e com frequncia, a fim de reduzir o tempo que sero conservadas no frigorifico antes de serem consumidas. Conserve as verduras no frigorifico. Lave as verduras com ateno mas sem deix-las de molho em gua. Abstenha-se, na medida do possvel, de descascar as verduras e frutas grosseiramente; a maioria dos princpios vitamnicos encontra-se justamente abaixo da pele. Preferivelmente, cozinhe as batatas com pele. Cozinhe com as mnimas quantidades de gua, para no perder as vitaminas por diluio. Lembre-se que, em regra geral, a cozedura curta em temperaturas elevadas preserva melhor as vitaminas que a cozedura longa em lume moderado. No prepare as verduras com antecedncia (para duas refeies, por exemplo). O reaquecimento constitui o tiro de misericrdia para as ltimas vitaminas que conseguiram escapar de todos os obstculos precedentes. As verduras congeladas contm, com frequncia, mais vitaminas que muitas das verduras frescas que passaram dias no supermercado e no frigorifico antes do seu consumo. Se quiser ralar cenouras ou fazer sumo de laranja, faa logo antes de tom-lo. A Vitamina C destruda em contacto com o ar.

Necessidades especiais

Os fumadores e todas as pessoas em estado de stress ou de angstia tm maior necessidade de Vitamina A e C. Os alcolicos necessitam de mais Vitamina C e Vitamina B, B-6 e E. As mulheres que tomas plulas anticoncepcionais necessitam de um aporte suplementar de Vitamina B-6.

15

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

gua

No nosso organismo, a gua um componente fundamental: hidrata as clulas, transporta os nutrientes, elimina os resduos. A gua , entre todos, o nutriente mais indispensvel.

Para viver melhor:


Ingesto insuficiente de gua provoca mau funcionamento renal e obstipao intestinal.

Beba muita gua, seja qual for a sua dieta alimentar ou idade, como mnimo de 1 litro por dia. No consuma bebidas alcolicas ou bebidas aucaradas de forma habitual. A gua da torneira nem sempre rene as condies necessrias (excesso de sdio e outros componentes) porm, actualmente, existem outras opes, como: - guas engarrafadas, - guas de nascente (puras sem tratamento qumico) e - guas minerais (com propriedades teraputicas e composio varivel em minerais; porm, as fortemente mineralizadas no so recomendadas).

Fibras

O consumo de fibras provoca o aumento do volume das fezes pela reteno de gua, que favorece o trnsito e evacuao intestinal. O consumo de fibras constitui o tratamento da obstipao intestinal.

Onde so encontradas?
Nas frutas e verduras; po e cereais integrais.

Para viver melhor:


A nossa alimentao cada dia mais pobre em fibras e a obstipao intestinal cada vez mais frequente.


16

Consuma mais po, frutas e verduras, legumes secos e cereais integrais. Beba mais gua. No tome laxantes.

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Os alimentos
Carne Peixes Ovos

Contribuies principais:

Protenas animais Ferro Gorduras saturadas e colesterol Vitamina B

Para equilibrar a sua alimentao:


Apenas um prato de carne, peixe ou ovos por dia. Varie estes alimentos e a sua preparao, utilizando poucas substncias gordurosas na sua preparao. Elimine a gordura das carnes antes de cozinh-las. Elimine o consumo de carnes frias.

Os menos gordurosos:
A maioria dos peixes, vitela, fgado, frango (sem pele) e peru, carne de vaca magra, ovos.

Os mais gordurosos:
Carne de vaca gorda, cordeiro, porco, carnes frias.

Os mais ricos em colesterol:


Miolos, rins, fgado, ovos e certos mariscos.

Leite e produtos lcteos


17

Contribuies principais:

Protenas animais Gorduras saturadas Clcio Vitamina B e A

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Para equilibrar a sua alimentao:


Crianas e adolescentes: necessitam de um aporte dirio de leite integral ou produtos lcteos para o seu crescimento. Adultos: devem, preferencialmente, beber leite desnatado ou semidesnatado e evitar o consumo habitual de queijos gordurosos (Serra, Azeito, Serpa, Camembert, Gruyere, Gouda, Emmental, Roquefort), manteiga, nata e iogurte. O leite e os produtos lcteos so uma das principais fontes de gorduras saturadas. Se for habitual o consumo destes produtos, recomendvel tom-los desnatados.

Cereais e fculas

Contribuies principais:

Hidratos de carbono compostos Protenas vegetais Magnsio Vitamina B

Para equilibrar a nossa alimentao:


Aumente o consumo de fculas, variando-as dentro do possvel. Aumente o consumo de po; excelente moderador da poro alimentar e muito raramente contra-indicado. Se comer mais po, comer menos gorduras e menos produtos aucarados. Os legumes secos, o po e os cereais compostos esto especialmente indicados no caso de obstipao intestinal.

Frutas e verduras

Contribuies principais:

Vitamina C Vitamina A (Caroteno) Fibras

18

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

Para escolher melhor:


Verduras mais ricas em Vitamina C: Couve, salsa, pimento, brculos. Verduras mais ricas em caroteno: Cenouras, tomates, espinafres. Frutas mais ricas em Vitamina C: Citrinos, morangos, kiwis.

Para equilibrar a sua alimentao:

Para viver melhor, comer melhor

Coma verduras e frutas diariamente. Varie dentro do possvel. A Vitamina C frgil. Para preserv-la, evite as cozeduras prolongadas.

Melhor fraccionamento das refeies.

prefervel comer moderadamente 3 ou 4 vezes por dia a comer muito 2 vezes ao dia. Saltar uma refeio obriga a comer mais na refeio seguinte, esgota o sistema digestivo e fora o organismo a armazenar os alimentos, favorecendo o aumento de peso. Ao preparar as comidas mais frequentes, evite petiscar e os aportes nutritivos equilibram-se melhor. Na prtica, o pequeno-almoo deve ser mais abundante e o jantar mais leve.

Mais:

Menos:

+ + + +

Verduras Frutas gua e exerccio fsico Po e fculas

Gorduras Acares Sal Cigarro lcool

19

Esclerose Mltipla

Pequeno Guia da Alimentao

20

Das könnte Ihnen auch gefallen