Sie sind auf Seite 1von 30

2009

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTO E ENGENHARIA INDUSTRIAL Joana Amaral (35444) Joaquim Reis (36418) Pedro Sousa (29136)

[ANLISE DE GESTO DE RISCOS DO GRUPO MILLENNIUM BCP]

Introduo
No mbito do curso de Anlise e Gesto do Risco, foi-nos proposto a realizao de uma anlise a uma instituio financeira portuguesa nossa escolha, que englobasse uma srie de anos para possvel comparao. A nossa escolha recaiu sobre o maior banco privado portugus, o Grupo Millennium BCP. Neste trabalho so analisados os tipos de risco mais importantes aos quais o Grupo gere, neste caso, risco de crdito, de mercado, de liquidez e operacional (quanto ao risco do fundo de penses e o risco de negcio estratgico, no os analisamos a fundo, porque so riscos que no so fundamentais e no fizeram parte incisiva do nosso programa da disciplina). Em cada seco, de cada tipologia de risco, so apresentadas comparaes anuais desde 2003 a 2008, sendo que estas esto dependentes das observaes e do prprio estudo dos Relatrios de Contas da empresa para esse perodo, sendo que a base principal incida ser a do perodo de 2006 a 2008. Na parte final do trabalho, apresentamos uma pequena entrevista de um exSupervisor do Departamento de Apoio ao Crdito Norte, ao qual foram colocadas questes relacionadas com o comportamento do Grupo face ao risco e tambm do momento actual de crise, particularmente a das instituies financeiras.

Tipologia dos Riscos de maior materialidade no Grupo BCP e respectivas mtricas de avaliao

(Esto expostos apenas os Riscos que iremos analisar).

O primeiro risco a ser analisado o risco de crdito, este pode ser definido como sendo o risco de perda em que se incorre quando h incapacidade de uma contrapartida numa operao de concesso de crdito.

Risco de Crdito
A avaliao do risco de crdito no Millennium BCP baseia-se em modelos de Credit Scoring, que, no caso de clientes particulares, so essencialmente de ndole comportamental e, no caso de clientes empresas, combinam informao econmico-financeira com dados de natureza qualitativa, como a qualidade da gesto e organizao da empresa, o posicionamento no mercado em que se insere e as perspectivas de evoluo. Atendendo actual realidade empresarial, dada especial ateno ao relacionamento inter-empresas, dispondo o Banco de informao actualizada sobre Grupos Econmicos, sendo a avaliao de risco efectuada em base consolidada. O grau de risco da generalidade dos clientes particulares e dos empresrios em nome individual estimado pelo modelo TRIAD, um sistema de apoio s decises de crdito implementado em 2000 no BCP que efectua de forma automtica uma pr-atribuio de limites de crdito e de graus de risco a cada cliente com base no respectivo historial financeiro. Em 2006 a 2008, foi implementado um nico sistema de notao de risco, o Risk Master Scale. Este sistema possibilita aprovaes de crditos simples e rpidas e um acompanhamento rigoroso da qualidade da carteira de crdito, permitindo tambm uma maior eficcia dos esforos de marketing, atravs do desenvolvimento de campanhas especificamente direccionadas a clientes com um determinado perfil de risco. Os clientes so submetidos a processos internos de atribuio de uma escala, um rating, que se trata de uma metodologia que avalia uma srie de factores, atribuindo uma nota

a cada um deles e, posteriormente, uma nota final ao conjunto destes factores analisados. Com base nesta nota final atribudo um risk rating, ou seja, uma classificao para o risco, que determina o valor (risco de crdito) que a instituio financeira dar ao tomador do crdito. Podem ser utilizadas escalas de 1 a 10, de 1 a 4, de A a E, combinaes de letras e nmeros, etc. No caso do Millennium BCP a escala atribuda de A a E at 2005 e com a implementao do Risk Master Scale esta passou para uma escala de 12 grupings de devedores, de acordo com o sistema de rating1. Os instrumentos usados para apresentao do risco de crdito so revistos frequentemente, de modo a que a sua habilidade preditiva seja assegurada. Por outro lado, no que se refere distribuio das exposies de crdito pelos graus de risco da Rating Master Scale do Grupo, considerando a exposio potencial representada pelos montantes no utilizados das linhas de crdito concedidas e outras exposies fora de Balano, a situao em 2008 encontra-se sumariada no seguinte grfico, que tambm inclui informao complementar sobre a distribuio das exposies em cada grau de risco por faixas de LGD2. De acordo com o sistema de rating interno, apresentamos aqui os diversos graus de risco dos devedores em comparao com a probabilidade de perda em caso de incumprimento. Foi feito o somatrio horizontal das percentagens de perda de cada gruping, dando-nos apenas a percentagem total de perda em caso de incumprimento, como apresentado na imagem a baixo. As vrias classificaes dos segmentos encontram-se anexadas (1).

A classificao de cada grupo de devedores no sistema de rating encontra-se em Anexo, e a classificao definida no Relatrio de Contas de 2003, no Volume Gesto dos Riscos, relativamente ao sistema anterior. O sistema de Risk Master Rating retirado do Relatrio de Contas de 2006. 2 Loss Given Defaults

Assim, os ratings com classificaes de 5 a 8 so os que tm o maior LGD, com uma probabilidade acumulada de 71,93% de exposio das perdas em caso de incumprimento concentradas a. Os 4 primeiros grupos com os scorings mais elevados, como seria de esperar so os grupos com menor perda em caso de incumprimento, com uma probabilidade acumulada de exposio de 5,5%. Os grupos com pior probabilidade de qualidade de risco de crdito, ou seja, mdia a baixa e crditos com restries, como no tem um peso muito forte na carteira de emprstimos concedidos tambm no tem gera muitas perdas em caso de incumprimento. Numericamente 22,51% de exposio potencial em caso de incumprimento encontra-se acumulado neste segmento de crdito, ou seja, a perda em cada operao em incumprimento (LGD), neste segmento , em mdia de 22,51%. A ideia inicial quanto anlise da atribuio de rating e exposio em caso de perda passaria por uma evoluo de incumprimento dos devedores por grupos, desde 2004 a 2008. Contudo, nestes cinco perodos as anlises e separao dos segmentos de clientes foram severamente alteradas continuamente, no podendo ser feita essa comparao. A alterao e refinamento dos grupos podem ser explicados com a implementao dos acordos de Basileia dentro de Grupo, levando a uma uniformizao internacional do sistema bem como a uma mudana de atitude face crise bancria internacional que pode servir de growup model. Ainda, perceptvel um maior grau de colateralizao do crdito traduzido por valores de LGD inferiores observado nos clientes com graus de risco mais elevados, o que revela uma prtica prudente de concesso de crdito. Em relao repartio do crdito relativo actividade desenvolvida pelo MillenniumBCP em Portugal esta informao somente fornecida nos anos de 2004 e 2005, para os anos seguintes estes dados no so fornecidos nos Relatrios de Contas. A anlise dual suficiente para compreender que a situao da repartio de riscos no se altera muito de um perodo para o seguinte. notria uma maior concentrao (58% em 2004 e 63% em 2005) nos escales inferiores a C1 e superiores a C3, nos Particulares e Empresrios em Nome Individual, determinado pelo elevado peso que os crditos deste tipo representam no total de crdito concedido a empresas. Assim, tipicamente, o Grupo tem uma maior concentrao de risco de crdito nos grupos C1 a C3 com maior frequncia que aos restantes. Para as empresas notria uma deslocao, no sentido de grupos com melhor rating na repartio do risco de crdito. Neste sentido, a maior concentrao entre B a C2 (76,2% em 2004 e 78,92% em 2005).

Composio da carteira de crdito No que se refere exposio nominal global, i.e. contemplando as exposies de Balano e fora de Balano), o grfico a baixo ilustra a posio de 2006 a 2008. Para Portugal, esta a destacada das trs principais geografias do Grupo (Portugal, Polnia e Grcia) visto ser este o mercado maior do Banco Comercial Portugus. A exposio de crdito por segmento feita de acordo com os cririos de Basileia II. Por essa razo apenas so aqui analisados os anos 2006 e precedentes, ano em que foi, na sua maioria, implementado os Novos Acordos de Basileia no Millennium.

Assim, podemos ver nitidamente que o Montante Utilizado muito superior na estrutura de exposio de crdito, relativamente ao Montante No Utilizado. Assim, natural que o Montante No Utilizado, dentro do Balano, e o Montante Fora do Balano seja menor. Como Montante Fora do Balano posso designar os investimentos derivados, por exemplo. Todos os segmentos da estrutura so mais ou menos constantes ao longo dos trs anos. Apenas, apresenta uma queda maior o Montante Utilizado em 2007, passando de 90% de montante utilizado em 2006 para 77,2%, mantendo depois num valor prximo no ano 2008. Podemos por fim verificar que a variao do Montante Utilizado e No Utilizado tem sinal contrrio, como seria esperado. Os outros dois mercados encontram-se no apndice 3. Nas mesmas datas, a decomposio da carteira de crdito global em termos dos segmentos de exposio dada pelo grfico abaixo. de ressalvar, que tanto na anlise feita atrs para a Estrutura de Exposio como nos Segmentos de Crdito, que a estrutura de anlise foi bastante alterada ps 2005, com a incluso dos Critrios de Basileia II. Assim, os nicos segmentos analisados de 2004 a 2008 so o crdito concedido a Retalho (Outros) e Corporate. No crdito a retalho (outros) nota-se a manuteno da estrutura sem alteraes significativas no decorrer dos 5 perodos. Na carteira de Corporate podemos verificar um aumento em cerca de 6 pontos percentuais no peso da carteira, baixando logo o seu peso no ano seguinte e mantendo uma linha ligeiramente crescente nos restantes anos. Para os anos de 2004 e 2005 existiam 3 segmentos que seguidamente depois de Basileia no foram mantidos, so estes: o Crdito Hipotecrio, Retalho (negcios) e Empresas. Sendo os dois primeiros segmentos de decrscimo de peso na carteira e o ltimo um aumento em 12 pontos percentuais. A diviso dos segmentos ps 2005 : de Retalho de Crdito Habitao que tem um dos maiores pesos na carteira, de cerca de 24,5% na mdia dos 3 anos, Crdito a PMEs sendo este o mais importante segmento, tendo um peso mdio de 33,1%, Bancos e Soberanos que teve um aumento de 9 pontos percentuais de 2005 para 2006, e, os j identificados, Corporate e Retalho (outros). Podemos assim referir que, para o perodo comparvel, existe uma manuteno de uma estrutura sem alteraes significativas. Para entender a evoluo da Composio da carteira de crdito em termos grficos temos:

Risco de Mercado
Em todas as anlises, principalmente a partir de 2006, o Banco apresenta um conceito do risco de mercado, que pouco difere de ano para ano. Segundo o qual, o risco de mercado definido como o risco que reflecte a perda potencial que pode ser registada por uma determinada carteira em resultado de alteraes de taxas (de juro e de cmbio), de preos de aces, obrigaes, mercadorias ou quaisquer outros preos de instrumentos includos nas carteiras de negociao, bancria ou do fundo de penses do Grupo, considerando quer as correlaes existentes entre eles quer as respectivas volatilidades. No ano 2007 e 2008, dada uma definio mais pormenorizada da carteira de negociao e bancria. Sendo caracterizada por posies detidas pelo Banco com o objectivo de obteno de ganhos de curto prazo, por vendas ou reavaliao, sendo que estas posies so activamente geridas e so avaliadas de forma rigorosa e com carcter frequente. Na carteira Bancria so includas todas as restantes posies, nomeadamente, as posies do mercado monetrio, a carteira de investimento, e as posies resultantes da actividade comercial e estrutural.

Medidas de avaliao de riscos de mercado nas reas de mercados financeiros Em 2008, a anlise vai mais longe do que os outros anos, sendo caracterizado com mais rigor as medidas de avaliao de risco. O Banco utiliza uma nica medida de monitorizao ao qual so integrados os seguintes tipos de risco: genrico, especfico, no linear e de mercadorias. Cada subtipo de risco medido individualmente utilizando um modelo de risco adequado e a medida integrada considerada a partir destas sem considerar qualquer tipo de diversificao entre tipos diferentes de risco (worst case scenario). Em todas as anlises especificado a principal medida utilizada pelo Millennium BCP na avaliao do risco genrico da carteira de negociao, o modelo Var (Value at risk). O clculo deste Var efectuado com base na aproximao analtica definida na metodogia desenvolvida pela RisckMetrics (1996), sendo calculado considerando um horizonte temporal de 10 dias teis e um nvel de significncia de 99%. De forma a assegurar a avaliao do modelo de VaR para avaliar os riscos envolvidos nas posies assumidas, est institudo um processo de backtesting, realizado numa base diria, atravs do qual os indicadores de VaR so confrontados com os verificados. Os resultados deste processo ao longo dos anos de estudo (2004 a 2008) demonstram a adequao do modelo na avaliao dos riscos incorridos. Normalmente o backtesting apresentado segundo este grfico, este faz referncia ao ano 2007, e mostra-nos 6 nmeros de excesso. Estes resultados tericos ilustram a aderncia do modelo VaR s variaes observadas no mercado, sendo frequentemente comparados com os resultados obtidos na carteira de negociao.

Na Tabela abaixo, mostra o levantamento dos nmeros de excesso no backtestem cada ano. Estes valores reduzidos confirmam a adequao do modelo na avaliao dos riscos incorridos, no havendo mesmo nos anos 2005 e 2008 qualquer excesso .

Anos Nmero Analisados Excessos 2008 2007 2006 2005 2004 0 6 4 0 1

de

Evoluo dos indicadores VaR At 2006, o VaR era utilizado como medida de avaliao, quer nos riscos incorridos pelas reas de mercados (carteira de trading), quer nas posies decididas no mbito de carteira de ALM (Asset and Liability Management ou ALM pode ser definido como um processo gesto de activos e passivos de forma coordenada com a finalidade de atingir os objectivos financeiros de uma organizao.3), que engloba posies decididas no mbito do Comit de Gesto de Activos e Passivos - Alco.
3

Vallado, David (2008): Alocao ptima e Medida de Risco de um ALM para o Fundo de Penso Via Programao Estocstica

A partir de 2007, a evoluo dos indicadores foi alterado passando a inserir-se os indicadores de VaR para o risco de mercado da carteira de negociao.

Os indicadores de VaR reportados no quadro de cima evidenciam no geral um baixo nvel de exposio a riscos de mercado. De 2004 a 2006, houve um ligeiro aumento, de 4,6 a 7 milhes de euros em termos mdios. Apesar deste aumento, o Banco considera a exposio ao risco positiva, e isto deve-se ao perfil conservador das reas de mercados, bem como do efeito de diversificao existente entre as diferentes carteiras.

O VaR da carteira de ALM - tem vindo a ser reduzido ao longo tempo, de 2004 a 2006 o valor mdio passou de 23,2 para 2,5 milhes euros. Este valor mdio influenciado por operaes internas que reflectem posies de risco assumidas pelo ALCO, tendo em conta a natureza das operaes e perspectivas de evoluo dos mercados de investimento. Considerando os limites definidos e os fundos prprios, o nvel de risco assumido pelas posies tomadas pelo ALCO, cada vez mais, reduzido.

A partir de 2007, a evoluo dos indicadores de risco, comeou a ser apresentado de maneira diferente, tendo agora em conta o risco de mercado da carteira de negociao. Os indicadores de risco de mercado para este carteira, reportados no quadro em cima, evidenciam de 2007 a 2008 um nvel de exposio a riscos de mercado praticamente constante, de cerca de 12 milhes de euros em termos mdios, o que comprova um perfil de gesto conservador, bem como o efeito de diversificao existente entre as diferentes carteiras. Apesar de em termos mdios os valores serem semelhantes, h uma grande discrepncia nos valores mximos (22,4 em 2007 e 51 em 2008). Face a isto, na anlise de contas de 2008, o Banco considera que o nvel de risco assumido pelas posies tomadas em qualquer das carteiras, regista um aumento face ao ano anterior, causado pelo expressivo acrscimo de volatilidade dos mercados. Os riscos assumidos esto enquadrados pelo limite global de exposio mxima definida pelo Grupo, de acordo com os nveis de tolerncia escolhidos. Anlise de sensibilidade ao risco de taxa de juro na carteira bancria A avaliao do risco de taxa de juro originado por operaes da carteira bancria apurada atravs de um processo de anlise de sensibilidade ao risco taxa de juro, realizado todos os meses, para o universo de operaes que integram o Balano consolidado do Grupo. O Banco nas suas anlises considerada as caractersticas financeira dos contratos disponveis nos sistemas de informao. A agregao, para cada uma das moedas analisadas, dos cash flows esperados em cada um dos intervalos de tempo, permite determinar os gaps de taxa de juro por prazo de repricing. Para anlise da sensibilidade ao risco de taxa de juro na carteira bancria, fomos comparar nos vrios anos de estudo (2004 a 2008), os valores totais da carteira no Gap de taxa de juro para o balano em Eur e os valores do total da carteira no Gap de taxa de juro para o balano em USD.

Da anlise reportada aos finais de cada ano de 2004 a 2008, a sensibilidade ao risco de taxa de juro do Balano, calculada pela diferena entre o valor actual do mismatch de taxa de juro, descontado s taxas de juro de mercado, e o valor descontado simulando um deslocamento paralelo da curva de taxa de juro de mercado de +100 p.b., evidencia uma descida acentuada em valores de milhares de euro da carteira bancria em EUR, de 177 milhares em 2004 passou para 41,7 milhares em 2008, evidenciando operaes de cobertura com o mercado, tendo em vista reduzir o mismatch. Quanto carteira bancria em USD, para as moedas em que o Grupo detm posies mais significativas, respectivamente, euros e dlares, o comportamento ao longo dos anos tem sido mais equilibrado. Em 2004 apresenta 7 milhares de euros, existe uma ligeira descida at aos 13 milhares de euros negativos em 2006, seguida de uma pequena subida, estando no final de 2008 a 5 milhares de euros.

Risco de Liquidez
O risco de liquidez espelha a perda potencial subsequente de uma deteriorao das condies de financiamento (risco de financiamento) e/ou da venda de activos por valores abaixo dos valores de mercado (risco de liquidez de mercado) para suprir necessidades de fundos resultantes das obrigaes a que o Grupo se depara sujeito. A gesto de liquidez do Millenium BCP est centralizada em Lisboa, na sala de mercados, o que permite um desempenho mais eficiente e racional nos diferentes mercados. A avaliao do risco de liquidez executada tendo por base as regras implementadas pelo Banco de Portugal e os indicadores definidos internamente (rcio de liquidez imediata e rcio de liquidez trimestral). A avaliao do risco de liquidez do Grupo efectuada com base em indicadores regulamentares determinados pelas autoridades de superviso e em mtricas internas, complementares, para as quais so estabelecidos limites de exposio. A evoluo da situao de liquidez do Grupo para horizontes temporais de curto prazo (at trs meses) efectuada diariamente com base em dois indicadores definidos internamente liquidez imediata e liquidez trimestral que avaliam as necessidades mximas de tomada de fundos que podem ocorrer num s dia, considerando as projeces de cashflows para perodos de, respectivamente, trs dias e trs meses. O clculo destes indicadores realizado com base na posio de liquidez do dia em anlise, qual so adicionados os cash-flows futuros estimados, para cada um dos dias do horizonte temporal correspondente (trs dias ou trs meses), para o conjunto de operaes intermediadas pelas reas de mercados, incluindo-se neste mbito as operaes realizadas com Clientes das redes Corporate e Private Banking, as quais, pela sua dimenso, so obrigatoriamente cotadas pela Sala de Mercados. Ao valor obtido deste modo, adicionado o montante de activos considerados altamente lquidos existentes na carteira de ttulos do Banco, determinando-se o gap de liquidez acumulado em cada um dos dias do perodo em anlise. Estes valores so reportados diariamente s reas responsveis pela gesto da posio de liquidez e confrontados com os limites de exposio em vigor. Paralelamente, efectuado o apuramento regular da evoluo da posio de liquidez do Grupo, identificando todos factores que justificam as variaes ocorridas. Esta anlise submetida apreciao da Sub-Comisso de Riscos de Mercados e Liquidez, visando a tomada de decises que conduzam manuteno de condies de financiamento adequados prossecuo da actividade. Adicionalmente, so realizados mensalmente stress tests de liquidez, para os panoramas de crise especfica e de mercado, de forma a melhor descrever o perfil do risco de liquidez no Banco, assegurando-se que o Grupo e cada uma das suas subsidirias se encontram em posio que acautele o cumprimento das suas obrigaes, na eventualidade de ocorrncia de uma situao de crise de liquidez. Os resultados destes testes contribuem para a preparao e avaliao do plano de contingncia de liquidez, adiante referido, e para as decises correntes de gesto. Stress tests O modelo de Stress tests sobre os custos de funding, so a mtrica de avaliao do risco de liquidez pelo Banco.

So executados, mensalmente, stress tests de liquidez de forma a entender o perfil do risco de liquidez no Banco, assegurar que o Millennium bcp e cada uma das suas subsidirias se encontra em posio de cumprir com as suas obrigaes na ocorrncia de uma conjuntura de crise de liquidez e colaborar para a preparao do plano de contingncia de liquidez e para a tomada de decises de gesto. Os stress tests em vigor baseiam-se em cenrios de crise especfica no Banco e em cenrios de crises de mercados. Group Treasurer A gesto da liquidez organizada ao nvel consolidado pelo Group Treasurer, cabendolhe ainda a coordenao, ao nvel de cada entidade, das diferentes unidades de gesto de liquidez. tambm o Group Treasurer que coordena as entidades do Grupo no esforo contnuo de acesso ao mercado, via relacionamento com financiadores, diversificao de passivos e venda de activos e que assegura a conformidade das duas ferramentas principais de gesto da liquidez a nvel estrutural, o Plano de Liquidez e o Plano de Contingncia de Liquidez. Planos de Liquidez - A nomeao do Group Treasurer, responsvel pela estrutura de gesto da liquidez ao nvel do Millennium (conduzida centralmente, em Portugal); - A implementao de um plano de liquidez, interligado com o processo de aprovao do oramento anual e monitorizado mensalmente; - A redefinio das mtricas de risco de liquidez e dos testes de pressupostos; - A consolidao do rgo que, ao nvel do Millennium, responsvel pela gesto estrutural dos riscos de liquidez, pela gesto de activos e passivos e pelo acompanhamento dos nveis de capitais prprios e respectiva alocao, que passou a designar-se por Group CALCO; - A reviso do plano de contingncia de liquidez, estabelecendo as aces a levar a cabo, as prioridades e a atribuio de responsabilidades e funes num cenrio de crise. Em 2007 O desenvolvimento da carteira de negcios analisada nos ltimos anos associada com um crescimento rpido da carteira de crdito face evoluo verificada ao nvel dos depsitos, provocaram o recurso crescente a fontes alternativas de financiamento. A crise dos crditos imobilirios subprime, nos Estados Unidos da Amrica, e os correspondentes reflexos apurados no segundo semestre de 2007, implicaram uma diminuio significativa de algumas das fontes alternativas de financiamento, a par de uma reduo generalizada dos prazos de financiamento, obrigando uma ateno reduplicada gesto do risco de liquidez. Assim, o Millenium perfilhou algumas medidas ao longo do ano de 2007 que reduziram o impacto penalizador da conjuntura extremamente desfavorvel dos mercados na sua situao de liquidez, destacando-se o empenho operado na captao de depsitos de Clientes, a alienao das participaes financeiras no Banco Sabadell e na EDP e a execuo de uma operao de securitizao dos crditos ao consumo.

Em 2008 A conduta dos mercados financeiros durante o ano de 2008 deteve implicaes muito profundas no que se refere gesto do risco de liquidez. A conjuntura nos mercados de financiamento poder ser descrita como invulgar durante todo o ano, mas foi particularmente crtica aps a falncia da Lehman Brothers em Setembro. Durante o ano existiram vrias situaes de problemas, que se vieram a verificar crescentes ao longo do tempo, que tiveram a sua origem em dificuldades de financiamento das suas actividade ou em meras notcias sobre eventuais dificuldades de financiamento, como se pode verificar atravs da seguinte cronologia dos principais eventos protagonizados por instituies financeiras em 2008: Maro: - Falncia do Bear Stearns evitada pela compra pelo J P Morgan com o auxlio do Tesouro norte-americano; Setembro: - Dia 15: falncia da Lehman Brothers e aquisio da Merrill Lynch pelo Bank of America; - Dia 16: seguradora americana AIG salva da falncia pela injeco de 85 mil milhes de dlares pelo Governo dos EUA; - Durante o resto do ms vrios outros bancos europeus e americanos foram resgatados pelas autoridades; Outubro: - Dia 1: aprovado pelo congresso dos Estados Unidos da Amrica o plano TARP, de 700 mil milhes de dlares, para salvar o sistema financeiro dos EUA; - Os principais bancos da Islndia entram em incumprimento das obrigaes; - Os governos da Unio Europeia preparam planos de ajuda ao sistema financeiro nomeadamente ao nvel da atribuio de garantias para operaes de financiamento e injeces de capital. O resultado mais imediato desta situao de anomalia nos mercados financeiros foi o facto de os principais mercados a prazo terem estado virtualmente fechados durante a maior parte do ano (e, praticamente, durante todo o segundo semestre). No mercado monetrio interbancrio, a situao vivida durante o final do ano de 2007 em que no existiam fundos a prazo para cedncia entre bancos - foi a norma durante o ano de 2008, o que foi tambm agravado por perodos em que mesmo os fundos a curto prazo eram extremamente raros ou inexistentes. Note-se ainda que nalguns mercados alternativos de liquidez como o de papel comercial, por exemplo no se verificaram transaces durante a maior parte do ano. Assim, dada a inacessibilidade de fundos nos principais mercados de refinanciamento (mesmo para prazos reduzidos), os bancos foram obrigados a recorrer com cada vez maior frequncia s operaes de refinanciamento dos bancos centrais. Apesar desta situao excepcionalmente adversa, o Grupo conseguiu gerir a sua situao de liquidez durante o ano transacto de uma forma estvel, conseguindo suprir as suas necessidades de financiamento atravs do recurso a diversos instrumentos. Com efeito, o Grupo foi capaz de identificar tempestivamente alguns dos poucos momentos em que os mercados de liquidez a prazo estiveram abertos durante o ano de 2008, conseguindo assim obter financiamento a prazo para a sua actividade. Merece destaque a

emisso de 1.500 milhes de euros de covered bonds a dois anos bem como uma emisso de Euro Medium Term Notes (EMTN), para o mesmo prazo, no montante de 1.250 milhes de euros. Para alm destas emisses, o BCP realizou tambm um aumento de capital de 1.300 milhes de euros durante o 1 semestre de 2008 que teve igualmente um reflexo positivo em termos da situao de liquidez do Grupo. J no final de 2008 o Grupo obteve autorizao do Ministrio das Finanas para a emisso de obrigaes at 1.500 milhes de euros, a 3 anos, ao abrigo do programa de garantias pessoais do Estado, que ser integrada no programa de EMTN do Grupo, a concretizar durante 2009. Outra zona de actuao do Grupo, no que respeita gesto do risco de liquidez, durante este mesmo perodo, foi o aumento dos montantes de ttulos descontveis junto do BCE que o Grupo detm em balano, enquanto elemento de preveno relativamente a uma eventual deteriorao das condies dos mercados de financiamento. O volume destes ttulos no final de Dezembro de 2008 era de 5.676 milhes de euros (depois de aplicados os haircuts definidos pelo Banco Central Europeu), o que representa um acrscimo de cerca de 4.447 milhes de euros em relao aos montantes disponveis no final de 2007. Nesta vertente, evidencia-se ainda que o Grupo obteve junto do Banco de Portugal a qualificao para a utilizao de emprstimos bancrios elegveis como colateral nas operaes de financiamento junto do BCE. Estrutura de financiamento de Curto prazo

A estrutura de financiamento de curto prazo passou de 48,5% em 2006 para 40,3% em 2007 devido em grande parte a emisses de dvida (realizadas em 2007 pelos programas EMTN e de Covered Bonds) que permitiram alterar favoravelmente a estrutura de financiamento do Millenium, ajudando a manter uma posio longa lquida confortvel no mercado interbancrio at um ms (em 2007).

Em 2008 o Grupo efectuou importantes iniciativas que visaram atenuar o impacto da conjuntura desfavorvel dos mercados monetrios e de capitais na sua situao de liquidez, realando, o impacto favorvel tambm no domnio da liquidez da operao de aumento de capital social realizada em Abril de 2008, e as diferentes emisses de dvida wholesale funding lanadas em 2008 com sucesso, que permitiram evitar um maior crescimento do peso das posies de curto prazo na estrutura de financiamento do Millenium, a qual evoluiu de 40,3% no final de 2007 para 53,7% em 31 de Dezembro de 2008, o que denota uma clara degradao da estrutura de liquidez. Taxa de margem financeira Expem-se como a diferena entre a taxa de juro cobrada aos clientes e que remunera as suas aplicaes.

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008

As taxas de margem financeira expem-se como decrescentes ao longo dos anos reflectindo uma menor remunerao dos capitais depositados pelos clientes. Fazendo a anlise grfica mais detalhada observe que de 2003 para 2004 a remunerao dos capitais obteve uma forte queda, queda esta originada pela baixa das taxas de juro e ao estreitamento de spreads motivado pela forte concorrncia nos segmentos de mercado com melhor perfil de risco que determinaram um impacto desfavorvel da taxa de margem financeira, que se situou em 2,21% em 2004. Nos anos seguintes observa-se uma permanncia das taxas de juro em nveis baixos e uma concorrncia feroz que levou a uma reduo continuada de spreads determinando um impacto continuado desfavorvel na taxa de margem financeira, situando-se em 2008 nos 2,06%.

11,95% -13,26% 10,7% 1,64% 7,44%

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008

Margem financeira A margem financeira consolidada do Grupo em 2004 ascendeu a 1.271,6 milhes de euros, comparando com 1.466,0 milhes de euros apurados em 2003. A reduo da taxa de margem financeira foi de 13,26% de 2003 para 2004, associada a um elevado meio concorrencial nos segmentos com melhor perfil de risco e manuteno em nveis histricos baixos das taxas de juro (em 2004 o Banco Central Europeu manteve as taxas directoras constantes, com a Euribor a 3 meses a atingir 2,15% no final de 2004), determinaram o desempenho da margem financeira em 2004. O desenvolvimento da taxa de margem financeira tambm explicado pelo prosseguimento da adopo de uma poltica de seleco criteriosa das operaes a financiar, o que se reflectiu positivamente na melhoria da qualidade da carteira de crdito. O resultado desvantajoso da taxa de margem financeira, foi, no entanto, parcialmente recompensado pela subida do volume de negcios, com realce para os activos geradores de juros, impulsionados pelo crescimento do crdito a clientes. Em 2005, a margem financeira consolidada do Millennium bcp aumentou 10,7%, abrangendo 1.407,7 milhes de euros face a 1.271,6 milhes de euros registados em 2004, impulsionada pelo aumento do volume de negcios decorrente de uma dinmica desenvolvida na actividade comercial, mesmo com um enquadramento macroeconmico adverso em Portugal. O aumento da margem financeira na actividade no estrangeiro, onde o peso da margem financeira consolidada ascendeu a 19,5%, decorreu essencialmente dos crescimentos verificados na Polnia e na Grcia. O impacto favorvel do volume de negcios na margem financeira foi preponderado pela subida dos passivos geradores de juros, designadamente nos depsitos e nos dbitos representados por ttulos e pelo acrscimo simultneo dos activos geradores de juros, em particular no crdito a clientes pelo acrscimo no crdito habitao. Em 2007 a margem financeira totalizou 1.537,3 milhes de euros, assinalando um crescimento de 7,4% face aos 1.430,8 milhes de euros em 2006. O aumento da margem financeira foi causado pelo crescimento positivo do volume de negcios em 2007, apurado no

crdito a clientes e nos depsitos de clientes, observado quer na actividade em Portugal quer na actividade internacional. Contudo, o efeito taxa de juro desfavorvel, demonstrado no estreitamento da taxa de margem financeira de 2,16% em 2006 para 2,09% em 2007, foi mais do que com pensado pelo efeito volume favorvel. Em 2008, a margem financeira atingiu 1.721,0 milhes de euros, dilatando cerca de 12,0% em relao aos 1.537,3 milhes de euros apurados em 2007. A expanso do volume de crdito a clientes e dos depsitos de clientes, em Portugal e na actividade internacional do Grupo, mostrou-se essencial para o desenvolvimento verificado na margem financeira. Por outro lado, o efeito taxa de juro negativo, teve um impacto desfavorvel na evoluo da margem financeira, motivado pelo aumento do custo de financiamento, como resultado da elevada volatilidade e incerteza enxergada nos mercados financeiros ao longo de 2008. de referir, que a evoluo da margem financeira tambm foi influenciada pelo fortalecimento do esforo de reviso dos prerios, particularmente na actividade em Portugal, com a finalidade de proceder a ajustamentos que facultassem espelhar o maior nvel de risco global dos mercados e o consequente agravamento do custo do risco, no mbito da poltica de gesto de activos e passivos, provocando a reviso dos spreads praticados. No passivo, destaque para o acrscimo do saldo mdio dos depsitos de clientes, que apresentou um crescimento de 35,2% em 2008, espelhando a captao e reteno de recursos de clientes. Solvabilidade

11% 9,6%

10,5%

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2006, 2007 e 2008

Core Tier I Capital - fundos prprios de base Core Tier II Capital fundos prprios complementares Os fundos prprios do Grupo situaram-se em 5.897 milhes de euros em 31 de Dezembro de 2007, comparando com 6.131 milhes de euros apurados no final de 2006.

Esta evoluo reflecte o impacto de algumas operaes pontuais que, pela sua materialidade, determinaram a reduo dos fundos prprios, com maior expresso ao nvel dos fundos prprios de base (Tier I) salientando-se os impactos desfavorveis, lquidos de impostos, associados, das alteraes regulamentares que conduziram a dedues relativas a participaes financeiras detidas em entidades seguradoras e financeiras; ao aumento das diferenas actuais do fundo de penses em excesso ao corredor (TIER I); a desvalorizao da carteira de activos disponveis para venda, influenciada pela evoluo dos mercados de capitais, designadamente a participao no capital do Banco BPI(Tier I); a contabilizao de custos de restruturao (TIER I).; ao reembolso de aces preferenciais emitidas pelo Pinto Totta International Finance (TIER I). Estes impactos negativos foram parcialmente compensados pela gerao orgnica de capital e pelos impactos positivos, lquidos de impostos, das seguintes operaes: a valorizao da participao financeira detida na Eureko no Tier I; o benefcio que resultou da alienao das participaes financeiras na EDP e no Banco Sabadell (no Tier I); os diferimentos da transio para as IFRS com impacto no Tier I e Tier II) Em 2008, a evoluo espelha essencialmente os impactos positivos agregados ao aumento de capital alcanado no 2 trimestre de 2008, a alteraes regulamentares inseridas pelo Banco de Portugal e actividade desenvolvida, que possibilitou fortalecer o Core Capital atravs de gerao orgnica de capital. Por outro lado, o aumento de requisitos de capital agregadas as perdas registadas com o investimento no BPI, ao fundo de penses, a ao acrscimo dos riscos ponderados correlacionados com o desenvolvimento/ampliao da actividade e com a adopo dos mtodos Standard de Basileia II, originaram um impacto desfavorvel para os rcios de capital. O Core Tier I aumentou positivamente em 1.267 milhes de euros, de 5,5% em 2007 para 7,1% em 2008, devido ao aumento de capital do Banco, bem como a gerao orgnica de capital registada em 2008, mesmo sendo penalizada, pelo aumento da componente de risco de crdito prprio em emisses avaliadas ao justo valor. O crescimento do Tier I motivou tambm uma capacidade acrescida de reconhecimento dos impostos diferidos activos, de aces preferenciais e de acomodao da prpria dvida subordinada emitida no Tier II. O capital econmico, em Dezembro de 2008, associado ao risco de liquidez correspondeu a 7,9% do capital econmico no diversificado total do Grupo, o que representa uma variao de +4,9 pontos percentuais face a Dezembro de 2007 e +5,92 pontos percentuais face a Dezembro de 2006 o que denota um elevado aumento do risco de liquidez (ver quadro em anexo no apndice 6, Posio Global do Grupo).

Risco Operacional
O risco operacional constitudo pelas perdas incorridas consequentes de falhas ou inadequao dos processos internos do banco, das pessoas ou dos sistemas ou, ainda, decorrentes de eventos externos. O Grupo tem escolhido, constantemente, princpios e prticas que garantam uma gesto eficiente do risco operacional, escolhendo o mtodo Standard para a sua avaliao, definindo assim a documentao destes princpios e implementao dos respectivos mecanismos de controlo, sendo exemplo disso o: - o cdigos deontolgicos e de conduta; - os limites de tolerncia e exposio aos riscos; - a segregao de funes; - os indicadores chave de risco (key risk indicators); - as linhas de responsabilidade e respectivas autorizaes; - o planeamento de contingncias; - os limites de tolerncia e exposio aos riscos; - o cdigos deontolgicos e de conduta; - a contratao de seguros; - os indicadores chave de risco (key risk indicators); - os controlos de acessos, fsicos e lgicos; - as actividades de reconciliao; - os relatrios de excepo; - a formao interna sobre processos, produtos e sistemas. A gesto do risco operacional do Millenium composta por uma forte estrutura de processos, favorecendo de uma compreenso global dos riscos em resultado de uma viso end-to-end das actividades promovidas ao longo do procedimento de valor de cada processo. A reafirmao da estratgia esboada para a gesto deste risco, em todo o permetro de actividade do Grupo, tem prosseguido de acordo com o calendrio definido e tem sido objecto de apresentaes s autoridades de superviso no mbito do processo de candidatura para utilizao de metodologias de medio de riscos e determinao dos requisitos de capital no contexto do novo quadro regulamentar (Basileia II), sendo de distinguir as seguintes concretizaes recentes, ocorridas em 2008: - a concluso do primeiro exerccio de self-assessment dos riscos em Portugal, Polnia e Grcia, realizado para todos os processos dessas geografias com base em workshops, assistidos pelo Risk Office, onde estiveram presentes os respectivos process owners e process managers; - a dinamizao do processo de identificao e captura de eventos atravs da anlise de informao disponibilizada por reas centrais; reforo do envolvimento dos process owners, na identificao, controlo e mitigao dos riscos operacionais, decorrente do seu envolvimento nos workshops de self-assessment e na anlise e tratamento das perdas operacionais; - a realizao de projectos-piloto, na Polnia e na Romnia, para a identificao de key risk indicators (KRI) para os processos relevantes de ambas as operaes; -a interveno activa das estruturas de gesto do risco operacional na preparao dos Relatrios de Controlo Interno, elaborados segundo os requisitos do Aviso 5/2008 do Banco de Portugal.

Risk Self-assessment A finalidade do self-assessment dos riscos desenvolver a identificao e eliminao de riscos, potenciais ou actuais, no mbito de cada processo. O primeiro self-assessment dos riscos operacionais foi concludo em Portugal e a experincia obtida possibilitou realizar recentemente o exerccio na Polnia e na Grcia. O selfassessment foi efectuado atravs de workshops acarretados pelo Risk Office, com a participao dos process owners e process managers dos processos envolvidos. A classificao de cada risco foi adquirida atravs do seu posicionamento na matriz de tolerncia, para trs diferentes panoramas, o que possibilitou avaliar a exposio dos vrios processos aos riscos, ponderando a influncia dos controlos presentes (Risco Residual), determinar a influncia do ambiente de controlo presente na diminuio do nvel das exposies (Risco Inerente) e identificar oportunidades de melhoramento para os riscos estimados com exposies mais significativas (Risco Objectivo). Os resultados do exerccio de 2008, em Portugal foram:

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2008

As exposies de risco mais significativas so os Desastres e danos nos activos, com cerca 1,9% seguidamente da Execuo e manuteno de transacescom aproximadamente 1,7% e de Hardware e Solftware com perto de 1,6%. O risco de Infra-estruturas de comunicaes, Relaes com clientese Fraude interna e roubo assumem-se tambm todos eles acima da mdia, que foi registada em cerca de 1,3%. O prprio exerccio de self-assessment serve de suporte gesto do risco operacional, auxiliando uma implementao monitorizada da avaliao de risco.

A Captura de perdas operacionais Este um instrumento de gesto que crucial do Grupo, porque refora a consciencializao relativa dos riscos operacionais e faculta dados indispensveis aos process owners para incluso na gesto dos seus processos consolidando uma cultura de conteno e controlo de risco operacional. Por outro lado, a base de dados de perdas tambm uma importante ferramenta para quantificao da exposio ao risco e, posteriormente, servir para suportar o clculo das necessidades de capital, tanto regulamentar como econmico. responsabilidade de todos os colaboradores identificar a captura de perdas, cabendo aos process owners um papel indispensvel na dinamizao desta actividade no mbito dos seus processos. O processo de identificao e captura de perdas operacionais tambm impulsionado pelo Risk Office, que fomenta a captura de eventos atravs da anlise de informao de reas centrais. As perdas operacionais identificadas so registadas na aplicao de gesto de risco operacional do Grupo, relacionadas com um dado processo e so caracterizadas pelos respectivos process owners e process managers. A caracterizao de uma perda operacional inclui, para alm da descrio da respectiva causa e efeito, a sua valorizao (que envolve detalhar custos e recuperaes) e, quando aplicvel, a descrio de uma aco de melhoria que seja identificada para mitigar o risco (incluindo o respectivo plano de implementao). Assim, em 2008 assistiu-se progressiva consolidao do processo de captura de perdas nas vrias subsidirias do Grupo. A uniformidade de critrios assegurada pela anlise da informao por parte do Risk Office do Grupo, que dissemina dados relativos mitigao de eventos por todas as geografias. Capital econmico para risco operacional O capital econmico para o risco operacional determinado com base no valor do capital regulamentar para o mesmo, alcanado a partir do mtodo standard, considerando-se que essa importncia corresponde perda operacional mxima, com um nvel de confiana de 99,90%. Igualmente, para determinao do valor de capital econmico para risco operacional, o valor de capital regulamentar adaptado (escalado) para um nvel de confiana 99,94% que corresponde ao patamar definido no ICAM. O capital econmico, em Dezembro de 2008, associado ao risco operacional correspondeu a 9.7% do capital econmico no diversificado total do Grupo, o que representa uma variao de 0,8 p.p. face a Dezembro de 2007.

Entrevista com Victor Martins, Antigo supervisor do Departamento de Apoio ao Crdito Norte
Sendo o Millennium BCP o maior banco privado portugus, como considera a poltica de gesta de risco? Tem uma poltica aberta, embora com a gesto actual esteja mais virada para uma poltica conservadora, qual no est ausente a nova gesto oriunda da Caixa Geral de Depsitos. Com a crise financeira actual considera que ter que haver uma nova redifinio financeira, nos acordos de Basileia? I.e., at agora acha que os acordos tiveram falhas graves, crnicas que se calhar no chegam para a dinmica do sistema? Concerteza que ter que haver uma alterao, um aperfeioamento das directivas na totela. Verificou-se que os ratings foram meros indocadores, mas actialemente comprova-se que bastante faliveis. Mas presumo que a muito curto-prazo hja uma redifinio. Face crise financeira actual acha que a anlise ao risco falharam? No podemos comparar a crise financeira de alguns dos pases mais afectados com a situao portuguesa. A banca portuguesa uma banca mais tradicional, vocacionada para o retalho, no existe um risco do investimento avultado, como aconteceu na Alemanha, na Frana, na Inglaterra e essencialmente nos Estados Unidos. A pergunta que eu ia fazer a seguir vem nesse sentido, o maior peso na carteria de crdito do Grupo so das PMEs (35%), seguido do crdito habitao. Acha que o acesso ao crdito est cada vez mais restrito e nesse sentido, passa por um critrio mais rigoroso, ou seja, atribuio de crditos para ratings mais altos de devedores? O Crdito pode-se considerar que possa vir a estar mais restrito Mas no fundo, isso vai-se sentir apenas na atribuio de grau de risco do cliente, isto , todos os clientes so analisados, a cada um atribuido um grau de risco, esse grau de risco vai influenciar quer o montante a financiar, quer, portanto, a taxa que poder ser debitada a esse cliente. Quanto maior for o risco, maior ter que ser a taxa. E no caso presente, como o grau de risco de quase todas as empresas mais elevado as taxas so cada vez maiores e o crdito cada vez mais restritivo. Cada vez mais as empresas esto com dificuldades, precisam de crdito, e como esto com mais dificuldades as instituies financeiras do menos crdito. No se pode cair num ciclo vicioso? H esse risco, mas o prprio mercado vai tender a regulariz-lo. Porque medida que as empresas mais seguras forem estabilizando o ciclo do crdito bancrio retoma normalmente. Qual a sua opinio das ajudas do Governo, a resposta do governo s ajudas das instituies financeiras? Ora bem, a temos que alargar o leque de raciocinio. H empresas que esto um pouco mais sufocadas em termos de liquidez do que outras (empresas bancrias, instituies bancrias).

Essas empresas que esto mais sufocadas tm que recorrer a crditos cada vez mais caros, no estrangeiro, e da que depois o faam reflectir. No caso das grandes instituies financeiras, aquelas mais estveis, no precisam tanto de recorrer a esse crdito, fazendo a seleco de clientes. Podem ultrapassar a situao mais facilmente. Acha ento que neste momento a gesto de risco e at a concesso de crdito do BCP e da Caixa muito semelhante? Neste momento qual que acha que a maior diferena entre o maior banco privado portugus e o banco pblico portugus? Diferenas h sempre, a comear pela prpria deteno de capital, agora os mtodos de gesto podero ser um pouco parecidos na medida em que as principais cabeas estavam na Caixa Geral de Depsitos. Agora dentro do banco privado as polticas sero sempre diferentes do banco estatal. H muito mais abertura dentro de um banco privado, o risco maior, a presso dos accionistas tambm faz-se sentir sobre as decises do concelho de administrao, enquanto que na Caixa Geral de Depsitos praticamente no existe, quanto muito haver um aconselhamento por parte do Ministrio das Finanas, enquanto que isso praticamente impossvel num banco privado, estar sujeito s influncias do ministrio. A a deciso sempre do conselho de administrao e no caso de serem contestveis ou haver um forte grupo de accionistas a contestar e modificar as decises do conselho da administrao e at o extingam, que foi o que aconteceu.

A restante entrevista encontra-se em anexo, no apndice 5.

Concluso
Com a implementao do Acordo de Basileia 2, a partir de 2006, houve uma mudana na apresentao das anlises ao Risco, o que dificultou a comparao para o nosso estudo (2004 a 2008).

Posio Global do Grupo (em percentagem)

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2006, 2007 e 2008

Para o Risco de crdito, de 2006 a 2008, foi implementado um nico sistema de notao de risco, o Risk Master Scale. Com a implementao do Risk Master Scale, a escala de A a E, passou para uma escala de 12 grupings de devedores, de acordo com o sistema de rating. Com esta nova escala, podemos concluir que 24 % de exposio potencial em caso de incumprimento encontra-se acumulado no segmento de rating 8, sendo este o grupo que provocaria maior incumprimento potencial, ou seja, a perda em cada operao em incumprimento (LGD), neste segmento , em mdia de 24%. A composio da carteira de crdito tem como maior segmento de crdito as PMEs. Quanto ao risco de crdito na posio do Grupo, denota-se um crescimento ao longo dos anos no seu peso relativo em comparao com os outros riscos, atingindo mesmo em 2008, o topo das preocupaes em termos de risco, ponderando mesmo cerca de 1/3 do risco do Millenim Bcp, reflectindo o crescente incumprimento de crdito. Na avaliao ao risco de mercado, o modelo Var (Value at risk), atravs do backtesting, mostra-se a adequado na avaliao dos riscos incorridos. At 2006, o VaR era utilizado como medida de avaliao, quer na carteira de trading, quer nas posies decididas no mbito de carteira de ALM. A partir de 2007, a evoluo dos indicadores foi alterado passando a inserir-se os indicadores de VaR para o risco de mercado da carteira de negociao. O Banco considera a exposio ao risco de mercado positiva, e isto deve-se ao perfil conservador das reas de mercados, bem como do efeito de diversificao existente entre as

diferentes carteiras, apesar de em 2008 haver um aumento controlado do risco, causado pelo expressivo acrscimo de volatilidade dos mercados. A anlise da sensibilidade ao risco de taxa de juro na carteira bancria apresentou uma descida no gap da taxa de juro para o balano em EUR e um controlo do gapmesmo em USD. O que evidencia as operaes de cobertura com o mercado, feitas pelo Grupo, tendo em vista reduzir o mismatch de taxa de juro das posies de risco associadas carteira de operaes pertencentes s reas comercial e estrutural. Quanto ao risco de mercado na posio do Grupo, denota-se um decrscimo no seu peso relativo em comparao com os outros riscos, atingindo em 2008 um risco ponderando cerca de 25% do risco do Millenim Bcp, reflectido muito pelo aumento crescente relativo do risco de crdito e liquidez. O modelo de Stress tests sobre os custos de funding, so a mtrica de avaliao do risco de liquidez. de referir, que ao longo dos anos de 2007 e 2008 verificou-se um aumento substancial do risco de liquidez no banco, sendo prova disso, a crescente variao no peso relativo do risco de liquidez na posio global do banco. Portanto, concretamente, o capital econmico associado ao risco de liquidez, em 2008, apresentava um crescimento em termos relativos de 4,9 pontos percentuais ou de 350% face ao mesmo perodo de 2006, indicando um crescente aumento do risco de liquidez. Por fim, quanto ao risco operacional, o Grupo escolheu o mtodo Standard (padro) para a sua avaliao, sendo o mais usual neste tipo de avaliao, o que expe uma sofisticao e critrios de utilizao exigentes trazendo uma informao clara para a avaliao deste tipo de risco. Em 2008, assistiu-se a uma progressiva consolidao do processo de captura de perdas nas vrias subsidirias do Grupo o que serviu para suportar o clculo das necessidades de capital, tanto regulamentar como econmico.

ANEXOS:
Apndice 1:

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2003

Apndice 2:

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2006

Apndice 3: Estrutura de Exposio de Crdito por entidade: Portugal (PT), Polnia (PL) e Grcia (GR):
GR Montante 90,00% 94,00% 87,00% 77,20% 74,40% 77,30% 78,20% 71,90% 85,50% Utilizado Montante No 3,00% 2,00% 12,00% 14,30% 24,70% 19,10% 10,60% 13,40% 9,50% Utilizado Fora do 7,00% 4,00% 1,00% 8,40% 0,90% 3,50% 11,20% 14,70% 5,50% Balano PT 2006 PL GR PT 2007 PL GR PT 2008 PL

Apndice 4: 2004 Hipotecrio 32% 2005 21% Retalho outros RetalhoCrdito habitao PME Corporate 2006 11% 2007 11% 2008 10%

Retalho (outros) 11% Retalho (negcio) Empresas "Corporate" Bancos e Soberanos 22% 17% 18% 8% 9% 29% 24%

24% 30% 17%

23% 36% 18%

26% 33% 19%

Bancos e Soberanos 18% 12% 12%

9%

Apndice 5:

Restante entrevista com Victor Martins, Antigo supervisor do Departamento de Apoio ao Crdito Norte A Caixa sendo o banco pblico no poderia correr mais riscos na abertura ao crdito? J como incentivo at prpria economia? O que quer dizer que seria mais saudvel que a Caixa fosse mais flexivel e que apoiasse mais as PMEs? Entendo que sim, agora em termos de aquilo que considerado gesto rigorosa da caixa. E mesmo hoje em dia nos bancos privados j no h aquela concesso de crdito

baseada na urabilidade do cliente, esse tempo j l vai, hoje em dia tudo se baseia em rcios e balancetes trimestrais. Qual a maior vantagem do povo portugus ter um banco pblico? H sempre a vantagem da segurana, minimamente h sempre a vantagem da segurana. Embora sendo um banco pblico remunere pouco as aplicaes activas, um banco privado no se pode dar a esse luxo, tem que ser mais competitivo tem que os clientes. Agora ainda hoje se verifica o movimento de pessoas que esto na caixa geral de depsitos e no BCP totalmente diferente, se calhar aqueles que esto BCP so capaz de fazer o mesmo volume de negcios que aquela maa humana que est na caixa geral de depsitos, mas h sempre aquela margem de segurana, h um conceito que se institucionalizou entre a populao portuguesa de que um banco do estado sempre mais seguro que um banco privado, porque na primeira repblica faliram muitos bancos e actualmente vivemos recentemente o caso de dois bancos, embora por razes distintas: um por que se dedicou exclusivamente ao investimento, e outro que se dedicou a uma serie de casos que so casos de policia, investimento expeculativo. Ento a crise at veio justificar a existncia de um banco pblico? Sim, saudvel haver um banco pblico. Muito saudvel mesmo.

Apndice 6: Posio Global do Grupo 31-Dez-06 1.423 27,16% 1.800 34,35% 12 0,30% 97 2,40% 630 15,50% n.d. n.d. 470 8,96% 104 1,98% 1.061 20,24% 383 7,31% 5.241 100,00% -1017 4.224 31-Dez-07 1.312,70 28,50% 1.045,60 22,70% 39,1 0,80% 234,7 5,10% 670,1 14,50% 101,8 2,20% 486,4 10,50% 139,9 3,00% 1.134,50 24,60% 491,3 10,70% 4.610,40 100,00% -996,6 3.614 31-Dez-08 1.480,30 32,30% 1.158,20 25,30% 104,8 2,30% 351,6 7,70% 589,4 12,90% 112,3 2,50% 442,8 9,70% 363,8 7,90% 732,5 16,00% 400,8 8,80% 4.578,40 100,00% -1.115,40 3.463

Risco de Crdito Riscos de Mercado -Carteira de negociao -Carteira bancria - risco de taxa de juro -Carteira bancria - risco preo aces -Risco Imobilirio Risco Operacional Risco de Liquidez Riscos do Fundo de Penses Risco de Negcio e Estratgico Capital no-diversificado Benefcios de diversificao Capital Econmico do Grupo

Fonte: Relatrio de Contas Millennium BCP 2006, 2007 e 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen