Sie sind auf Seite 1von 3

1.

TUTELA

A tutela jurisdicional oferecida pelo Estado Juiz pode ser definitiva ou provisria A tutela definitiva aquela que passa por todos os processos de um procedimento legal, com a garantia do contraditrio e ampla defesa. Fruto de uma cognio exaurente com profundo debate sobre o bem da vida almejado. Prestigia sobre tudo, a segurana jurdica. Contudo a sua efetivao da tutela definitiva lenta e demorada colocando em risco o resultado til e proveitoso da prpria realizao do direito firmado. O periculum in mora. Da surge a tutela cautelar A tutela cautelar no visa a satisfao de um direito, mas sim assegurar a sua satisfao. No tem um fim em si mesma. Sua eficcia dura o tempo suficiente para assegurar a preservao do que se prope.

2.PRINCIPIOS CONTIDOS NA LEI 9099/95

A lei 9099/95 rege o procedimento em sede dos juizados especiais, que exercem jurisdio em causas de menor complexidade.. Para tanto seguem alguns princpios:

2.1Oralidade

O principio da oralidade faz-se presente no rito legal adotado para os juizados especiais.. A prevalncia da palavra falada sentida na obrigatoriedade de realizao de Audincia de Instruo e Julgamento, quando no alcanada a conciliao em audincia a este fim destinada, na qual se realiza a defesa do ru, a colheita da prova oral, tendo as partes a oportunidade de expor suas razoes diretamente ao juiz.

2.2 Economia Processual

Este prncipio reza que se deve buscar o mximo de resultado com o mnimo de emprego da atividade jurisdicional.

O processo deve buscar o maior de atividade com menor dispndio econmico, de tempo e de atividade das partes envolvidas na relao processual.

2.3 Informalidade Simplicidade

Significa que, dentro da lei, pode haver dispensa de algum requisito formal sempre que a ausncia no prejudicar terceiros nem comprometer o interesse publico. Um direito no pode ser negado em razo da inobservncia de alguma formalidade instituda para garanti-lo desde que o interesse publico almejado tenha sido atendido.

2.4 Celeridade

Trata-se do princpio que valoriza a pressa na resposta estatal ao litgio apresentado. A relevncia deste princpio se encontra na necessidade da soluo breve do conflito. A demora na prestao jurisdicional contribui para a perpetuao do impasse entre as partes

3.CABIMENTO DE TUTELA ANTECIPATORIA EM SEDE DE JUIZADO

Apesar da no previso da possibilidade de ingresso do instituto da tutela antecipada em sede de juizado e a possibilidade de aplicao do CPC subsidiariamente ao procedimento institudo naquela lei. Boa parte da doutrina e da jurisprudncia entende que a norma uma espcie de subsistema processual. E que portanto, caberia de forma supletiva a aplicao do Cdigo de Processo Civil ao rito estabelecido pela Lei dos Juizados Especiais. Devendo, deste modo, o juiz, na soluo e conduo do processo, adotar, quando necessrio e possvel, os princpios e normas previstas na Lei de abrangncia geral.

3.1 Compatibilidade da Aplicao da Tutela com os Princpios Norteadores dos Juizados Especiais

A lei 9099/95 estabeleceu em seu Art. 2 que orientar-se- pelos critrios da moralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade Assim, no resta duvida que a Lei especial foi criada para oferecer solues mais urgentes aos conflitos levados ao Poder Judicirio. Deste modo no se poderia aceitar cerceamento aos institutos inseridos no sistema processual, dentre eles a antecipao

da tutela, que se destina a buscar maior efetividade e fornecer aos jurisdicionados o resultado rpido, til e pratico do processo. Observa-se assim, que so atendidos os requisitos para a aplicao da antecipao da tutela nos juizados especiais, constata-se que este instituto foi criado,em conformidade com os princpios da celeridade, visto que se busca a satisfao de um bem almejado, sem que a necessidade de esperar por toda a marcha ate a sentena, e economia processual, por aproveitar ao mximo cada etapa da manifestao da jurisdio.

3.2 Posicionamento Contrario a Antecipao da Tutela em Sede de Juizado

Contudo, existe posicionamento contrrio na jurisprudncia com relao a possibilidade da efetivao do instituto da tutela antecipada em sede de juizado O colgio recursal aqui de Pernambuco entende que no so admitidas as medidas cautelares ou a antecipao dos efetiosd a tutela, por falta de expressa previso da lei especial e por contrariar a sua sistemtica de celeridade

Das könnte Ihnen auch gefallen