Sie sind auf Seite 1von 9

EDUCAO EM OUTROS ESPAOS DE APRENDIZAGEM: ENTRELAANDO SABERES Ana Margarete Gomes da Silva Prof.

Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus XI. anamag_@hotmail.com

1 INTRODUO O avano tecnolgico oriundo das Revolues Industriais tem provocado mudanas paradigmticas na sociedade contempornea, redimensionando os conceitos de tempo e espao, atravs da fluidez do capital e da informao. Uma das expresses desse fenmeno se refletiu no ambiente escolar, particularmente no Brasil e em toda a Amrica Latina. No caso do Brasil, quando sua industrializao comeou a se consolidar a partir do ps-guerra, as reformas educacionais passaram a ser referendadas para atender as demandas do capital, impostas pelos pases hegemnicos. No tendo sido fruto de evoluo cientfica endgena, a tecnologia que viabilizara o avano econmico do pas era produzida no exterior e no poderia ser reproduzida internamente, salvo num esforo de redirecionamento da nossa produo cultural, numa espcie de revoluo cientfica e educacional. O processo de industrializao brasileiro foi se consubstanciando gradualmente numa acomodao ao novo papel que a reorganizao da economia mundial impunha economia nacional. O sistema de educao a principal instituio pblica organizada para transformar os jovens em trabalhadores adultos e exatamente por isso que as escolas esto submetidas a foras conflitantes quanto a seus objetivos e papel. A educao pblica reproduz as relaes hierrquicas desiguais da famlia nuclear e do local de trabalho e paradoxalmente oferece oportunidades de mobilidade social e teoricamente de expanso dos direitos democrticos, atuando assim no contexto do conflito social. A escola uma instituio histrica, no existe desde sempre nem nada garante a sua perenide; foi e funcional, mas o que realmente imprescindvel a educao. O estudo dos processos educativos verificados fora da escola pode contribuir para a sua melhoria. O processo educativo global do indivduo e os efeitos produzidos pela escola no podem ser entendidos independentemente dos fatores e intervenes educacionais no escolares, haja vista que ambos interferem continuamente na ao escolar s vezes para refor-las, como tambm para contradiz-la.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

O presente artigo pretende refletir sobre a importncia da educao no formal para a formao scio-poltica dos sujeitos expropriados da escola formal por no se reconhecerem nesses espaos. Apriori abordaremos os conceitos de educao formal, informal e no formal. A educao formal pode ser resumida como aquela que est presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, e a informal como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, atravs de experincia diria em casa, no trabalho e no lazer. A educao no-formal, porm, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemtica que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino. Os dois ltimos, como outros ambientes educacionais, que no devem ser vistos necessariamente como opostos ou alternativos escola, mas como funcionalmente complementares a ela. Em seguida, contextualizaremos o surgimento dessas propostas pedaggicas, atrelando-as s demandas econmicas, sociais e tecnolgicas, que por um lado, gera necessidades educacionais e, por outro, suscita inditas possibilidades pedaggicas no escolares que buscam satisfazer essas necessidades, a exemplo do crescente aumento da demanda de educao em face da incorporao de setores sociais historicamente excludos dos sistemas educacionais oficiais, bem como as transformaes no mundo do trabalho que exige uma mo de obra especializada verstil e criativa.

2 COMPREENDENDO O DILOGO ENTRE A EDUCAO INFORMAL, FORMAL E NO FORMAL

O vertiginoso avano tecnolgico vivido nas ltimas dcadas tem redimensionado os referenciais que as pessoas possuem das dimenses tempo e espao. A tecnologia fez redimensionar os conceitos de tempo, espao e velocidade, de tal forma que as informaes passam a circular no tempo e no espao com grande mobilidade. O espao geogrfico, a partir das Revolues Industriais, tem cada vez mais se transformado em meio tcnico-cientfico-informacional, o capital cada vez mais voltil, cria a necessidade de implantao de reformas educacionais, que passam a ser referendadas para atender as demandas do capital, impostas pelos pases hegemnicos.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

O sistema de educao a principal instituio pblica organizada para transformar os jovens em trabalhadores adultos e exatamente por isso que as escolas esto submetidas a foras conflitantes quanto a seus objetivos e papel. A educao pblica reproduz as relaes hierrquicas desiguais da famlia nuclear e do local de trabalho e paradoxalmente oferece oportunidades de mobilidade social e teoricamente de expanso dos direitos democrticos, atuando assim no contexto dos conflitos sociais. Desde o sculo XVIII que o enciclopedista Montesquieu (1951), reconheceu a existncia de trs tipos de educao distintos: a de nossos pais, a de nossos mestres e a do mundo. Fazendo aluso aos nossos dias, segundo Montesquieu, a primeira, trata-se da educao informal, aquela que nos dada atravs da famlia e antecede a prpria escola formal, atravs dos veculos de comunicao dos mais diversos, etc. Ainda fazendo uma transposio para os dias de hoje, poderamos entender, que a educao de mundo, seria a educao no formal, que um tipo de educao, que no calcada na influncia da famlia, ou seja, no se origina dela, nem to pouco de sua influncia com outras escalas geogrficas e, sobretudo, da escola formal institucionalizada. A educao no escolar sempre existiu, porm, a partir da revoluo Industrial e conseqentemente do surgimento da escola institucionalizada, a mesma se constituiu como referncia pedaggica e a nica que poderia promover formao e mobilidade social. O acesso de todos e todas escola, bem como sua permanncia, e, sobretudo a qualidade do ensino, se tornaram o objetivo primordial de todas as polticas pblica deste campo de atuao nos sculos XIX e XX. Para tanto, a educao no formal, dentro desse contexto foi praticamente negada, atravs da supervalorizao da escola formal; o que entendemos ter sido um equivoco, haja vista, que o processo global do indivduo(educao informal), bem como o conhecimento mediado pela escola formal, no podem ser entendidos isoladamente dos fatores e intervenes de outros de espaos de aprendizagem, que no seja a escola formal., uma vez que ambos se relacionam e interferem sobremaneira na ao escolar, tanto para refora-la, quanto para neg-la ou contradiz-la. Conforme escreveu J.Dewey (1918, p.10, apud Trilla).

Costumamos superestimar o valor da instruo escolar diante da que recebemos o curso ordinrio da vida. Contudo, no devemos corrigir esse exagero menosprezando a instruo escolar, e sim examinando aquela educao ampla e
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

mais eficiente propiciada pelo curso ordinrio da vida, para iluminar os melhores procedimentos de ensino dentro dos muros da escola.

Diante do exposto, entendemos que a educao no formal no surgiu para contrapor ou negar a escola formal, nem tampouco surgiu de forma espontnea ou ingnua, a mesma surgiu atravs das lutas sociais, decorrida de demandas econmicos e tecnolgicos, que geram novas necessidades educacionais e que ao mesmo tempo abrem novas necessidades pedaggicas em outros espaos de formao, fora do mbito da escola formal que buscam satisfazer as necessidades daqueles sujeitos excludos da escola formalizada por no se reconhecer na mesma. notrio o crescimento da demanda educao atravs da insero de setores sociais tradicionalmente excludos dos sistemas educacionais convencionais, impostas pela transformao no mundo do trabalho que obrigam operacionalizar novas formas de capacitao profissional; bem como a ampliao do tempo livre, atravs das conquistas trabalhistas dos operrios, refletindo na diminuio da jornada de trabalho e a necessidade premente da criao de novos espaos educativos que complemente a necessidades dos sujeitos que se encontram fora da escola formal numa sociedade cada vez mais urbana carecendo assim novas instituies e meios educacionais capazes de assumir determinadas funes, que outrora eram assumidas pela famlia atravs da informalidade. J a educao formal muito recente na histria humana, do ponto de vista formal mesmo. Segundo Trilla (2008 p. 32),

O carter formal da educao decorre essencialmente de um conjunto de mecanismos de certificao que formaliza a seleo (e a excluso) de pessoas diante de um mercado de profisses estabelecido, que s comeou a se configurar h cerca de 250 anos.

Diante do exposto, fica evidenciada a origem da escola, atrelada as demandas do capital. O sistema de educao a principal instituio pblica organizada para transformar os jovens em trabalhadores adultos, mas as escolas esto submetidas a foras conflitantes quanto a suas metas e atuao. A educao pblica reproduz as relaes hierrquicas desiguais da famlia nuclear e do local de trabalho e ainda oferece oportunidades de mobilidade social e de expanso dos direitos democrticos.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Segundo Carnoy (1993), a escola, como todas as instituies da sociedade capitalista, atua no contexto no conflito social. A escola moldada pela natureza desse conflito e o que a escola faz ajuda a moldar o conflito. Para tanto, enquanto as escolas reproduzem as relaes capitalistas de classe, dentro desse mesmo processo reprodutivo surgem oposies ao desenvolvimento capitalista. Na medida em que o Estado ajuda os patres a aumentar seus lucros, precisa legitimar-se oferecendo benefcios classe trabalhadora. O mesmo, no dizer do mencionado autor, dissemina uma ideologia contraditria que procura desenvolver, ao mesmo tempo, a f no capitalismo e na democracia. A educao pblica tanto um subsdio aos empregadores, quanto um modo dos trabalhadores obterem mobilidade social; treina os jovens para serem bons trabalhadores e bons democratas, reproduzindo uma fora de trabalho estruturada por classes, que se ajuste a uma diviso do trabalho historicamente definida, mas ao mesmo tempo inculcando as aspiraes relativas natureza do trabalho numa sociedade democrtica. Diante do exposto, compreendemos que a educao no formal representa uma outra perspectiva de ensino, que rompe com o modelo hegemnico que fundamenta os princpios estruturantes da educao formal presente no tipo de escola que est posta.

3 CONTEXTUALIZAO DA EDUCAO NO FORMAL ATRELADA S DEMANDAS ECONMICAS

At a dcada de 80 no Brasil, a educao no- formal no era muito disseminada. Todas as atenes eram voltadas para a educao formal, desenvolvidas nos aparelhos escolares institucionalizados. Nesse contexto, quando se falava em educao no-formal era como extenso da escola formal, desenvolvida em espaos exteriores s unidades escolares. Somente nos anos 70, Coombs e Ahmed definiram-na como uma atividade educacional organizada e sistemtica, levada a efeito fora do marco de referncia do sistema formal, visando propiciar tipos selecionados de aprendizagem a subgrupos particulares da populao, sejam estes adultos ou crianas (COOMBS E AHMED 1975, p. 170) na maioria das vezes, segundo o mesmo autor, tratavam-se de programas ou campanhas de alfabetizao de adultos cujos objetivos transcendiam a mera compreenso da leitura e escrita e se inscreviam

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

no universo da participao sociopoltica das camadas populares, objetivando integr-las no contexto urbano industrial. Porm, o grande destaque da educao no-formal, foi a partir dos anos 90, decorrente das mudanas econmicas e tecnolgicas, na sociedade e conseqentemente no mundo do trabalho. Passou-se a valorizar os processos de aprendizagens em grupos e dar grande destaque aos valores culturais que articulam as aes dos indivduos, bem como se passou a falar de uma nova cultura organizacional que exigisse a aprendizagem de habilidades extra-escolares. Um dos supostos bsicos da educao no formal o de que a aprendizagem se d por meio da prtica social. a experincia das pessoas em trabalhos coletivos que gera um aprendizado. As aes interativas entre os indivduos so fundamentais para a aquisio de novos saberes, e essas aes ocorrem essencialmente no campo da comunicao oral, carregadas todo um conjunto de representaes e tradies culturais que as expresses orais contm. Vale ressaltar que a educao no-formal tem sempre um carter coletivo, passa por um processo de ao grupal, vivida como prxis completa de um grupo, ainda que o resultado seja absolvido e refletido individualmente. Os contedos tendem, segundo Trilla (1985, p.27), ao contrrio do sistema formal, a ser selecionados e adaptados considerando necessidades autctones e imediatas das reas de atuao. Seriam, assim, mais contextualizados, funcionais, de carter menos abstrato e intelectualista Segundo Petrus (2003) ao dizer que a educao no um problema a ser tratado apenas por pedagogos, uma vez que se torna cada vez mais evidente que tratar desses problemas referir-se poltica, sade, ao cio. economia, ao trabalho, produo, socializao. Mas um engano pensar que o erro estaria em dar uma soluo exclusivamente pedaggica a um problema cuja essncia poltico-social (PETRUS, 2003, p.53). O mesmo autor vai mais alm afirmando que:

(...) A educao global, social e acontece ao longo de toda a vida. Se o objetivo da educao capacitar para viver em sociedade e se comunicar, preciso admitir que, em algumas ocasies, a escola adota certa atitude de reserva frente aos conflitos e problema sociais dos alunos. (PETRUS, 2003, p. 60)

Diante deste quadro, o espao da escola, ou seja, aquele espao tradicional e oficial de ensino vem sendo alvo de inmeros questionamentos e reflexes a respeito do seu histrico
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

papel de centralidade na promoo da educao para a sociedade. Atualmente a prpria concepo de educao est sendo ampliada no sentido do reconhecimento da importncia dos espaos no-formais na promoo do letramento cultural e cientfico da sociedade. Podemos considerar que a educao escolar, formal, oficialmente legitimada como possibilidade de acesso ao conhecimento estruturado ao longo da histria, deve ser abordada enquanto uma das formas de educao, havendo assim, outras formas caracterizadas conforme o grau de sistematizao e os mtodos desenvolvidos para a construo de saberes. Observamos que em alguns casos a educao no-formal pode buscar suprir dficits educacionais deixados pela escola em contextos sociais em que esta no conseguiu abarcar as necessidades de seu pblico, ou at mesmo onde no conseguiu se fixar. Entretanto, esse repasse desenvolvido em espaos alternativos e com metodologias e seqncias cronolgicas diferenciadas, com contedos curriculares flexveis, adaptados segundo a realidade do grupo social a ser atendido. Em outros, a aprendizagem se d por meio da prtica social. Segundo Gohn, a experincia das pessoas em trabalhos coletivos que gera aprendizado, nas palavras da autora:
A produo de conhecimento no pela absoro de contedos previamente sistematizados, objetivando serem apreendidos, mas o conhecimento gerado por meio da vivncia de certas situaes-problemas. As aes interativas entre os indivduos so fundamentalmente para a aquisio de novos saberes e essas aes ocorrem fundamentalmente no plano da comunicao verbal, oral, carregadas de todo conjunto de representaes e tradies culturais que as expresses orais contm. (GONH, 1997 p.102).

Para Gohn a importncia que a educao no-formal tem adquirido nos ltimos anos deve-se no apenas aquisio pura e simples de conhecimentos, de forma mais prtica e, muitas vezes mais eficiente, que os conhecimentos adquiridos por meio da educao formal, atualmente em crise. No entanto, caso se tome como referncia apenas esse aspecto corre-se o risco fazer uma anlise reducionista e utilitarista. Para a autora:

A maior importncia da educao no-formal est na possibilidade de criao de conhecimentos novos. O agir comunicativo dos indivduos voltado ao entendimento dos fatos e fenmenos sociais do cotidiano, baseia-se em convices prtico-morais, elaboradas a partir das experincias anteriores, segundo as tradies culturais e as condies histrico-sociais de um certo tempo e lugar. O conjunto desses elementos fornece o amlgama para a gerao de solues novas, construdas face aos problemas que o dia-a-dia coloca nas aes dos homens e mulheres. (GONH, 1997 p.04).

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Portanto, a reflexo da autora permite compreender que ao se estudar a educao no-formal desenvolvida junto aos grupos sociais organizados, devemos atentar para as questes das metodologias e modos de funcionamento por serem aquelas um dos aspectos mais relevantes do processo de aprendizagem, alm da importncia de se buscar captar os contedos motivacionais e ideolgicos presentes nas relaes desses grupos com o prprio processo de ensino/aprendizagem. Assim, pretendemos desvendar e trazer tona os elementos que possibilitam fazer uma leitura dessas prticas sob o ponto de vista das prticas educacionais que no se estabelecem como sinnimos de transmisso de conhecimento ou como transmisso de pacotes curriculares formais, mas que podem ser criadores de concepes de mundo a partir do vivido em atos e reflexes atingidos dentro de determinados espaos e tempos marcados pela sociabilidade, enquanto interaes humanas planejadas e ocorrendo de modos especficos, por isso no-formais.

4 REFERNCIAS

CARNOY, Martin. Escola e Trabalho no Estado Capitalista. (2 ed.) So Paulo: Cortez,1993.

COOMBS, P. H. Como Planificar La Educacin No Formal. Buenos Aires: Guadalupe, 1976.

GOHN, Maria da Glria. Educao no-formal e cultura poltica: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 4 ed. So Paulo: Cortez, 2008.

GOHN, Maria da Glria. Educao No-Formal no Brasil: anos 90. Cidadania/Textos n.10.p. 1-138, novembro, 1997. PETRUS, A. Novos mbitos em educao social. In: ROMANS, M,; PETRUS, A.; TRILLA, J. Profisso: educador social. Porto alegre: Artemed, 2003.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

TRILLA, Jaume. Educao formal e no-formal: pontos e contrapontos. So Paulo: Summus, 2008.

XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. Capitalismo escola no Brasil: a constituio do liberalismo em ideologia educacional e as reformas do ensino. Campinas, SP: Papirus, 1990.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Das könnte Ihnen auch gefallen