Sie sind auf Seite 1von 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SO PAULO/SP

RODOLFO T., brasileiro, divorciado, administrador de empresas, residente e domiciliado na Rua ___, neste ato representado por seu advogado, vem respeitosamente, perante Vossa Excelncia, oferecer QUEIXA-CRIME em face de Clvis V., brasileiro, solteiro, jornalista, residente e domiciliado na Rua ___, e Teodoro S., brasileiro, casado, jornalista, residente e domiciliado na Rua ___, com fulcro no artigo 30 do Cdigo de Processo Penal, pelas razes de fato e de direito a seguir aduzidas.

DOS FATOS

Nos dias 07/01/10, 08/01/10, 13/01/10 e 15/01/10, o querelado Clvis V. imputou vtima Rodolfo T. falsamente fato definido como crime bem como fato ofensivo sua reputao alm de ofender-lhe a dignidade ou o decoro. Outrossim, na data de 08/01/10, o querelado Teodoro S., sabendo ser falsas as imputaes feitas por Clvis a Rodolfo, divulgou-as via mdia. Clvis V., sabendo serem inverdicas, acusou a vtima, dirigente do clube esportivo LX FC, de ter roubado o mencionado clube e os torcedores, pois teria se apropriado, indevidamente, de R$ 5.000.000,00 (cinco milhes de reais) pertencentes pessoa jurdica, na condio de seu diretor-geral, quando da venda do jogador Y, ocorrida em 20/12/08. Tambm, na mesma ocasio, completou as acusaes afirmando que o querelante j teria gasto parte da fortuna roubada, com festas, bebidas, drogas e prostitutas. Essas afirmaes foram proferidas durante o programa de televiso Futebol da Hora, em 07/01/10, s 21h 30m, no canal de televiso VX (gravao do programa de TV doc. 1)e publicado no blog do comentarista esportivo, na Internet, em 08/01/10, no endereo eletrnico www.clovisv.futbol.xx (cpia da pgina doc. 2). Tais declaraes foram igualmente publicadas no jornal impresso Notcias do Futebol, de circulao nacional, na edio de 08/01/10. Destaque-se que o canal de televiso XV e o jornal Notcias do Futebol pertencem

ao mesmo grupo econmico e tm como diretor-geral e redator-chefe Teodoro S. Sabe-se que todas as notcias foram veiculadas por ordem direta e expressa do segundo querelado. Prosseguindo a empreitada criminosa, o querelado Clvis V. disse, em 13/01/10, em seu blog pessoal na internet, que o dirigente no teria condies de gerir o clube porque seria burro, de capacidade intelectual inferior a de uma barata e, por isso, tinha levado o clube falncia, porm estava com bolsos cheios de dinheiro do clube e dos torcedores. Por fim, Clvis, na edio de seu blog do dia 15/01/10, afirmou que o dirigente do clube est to decadente que passou a sair com homens, e, por isso a mulher o deixou. A MATERIALIDADE delitiva resta patente, consoante gravao, em DVD, do programa de televiso, com dia e hora em que foi veiculado (doc. 1); edio do jornal impresso em que foi difundida a matria sobre o assunto (doc. 3) e cpias de pginas e registros extrados da internet (doc. 2). A AUTORIDA igualmente resta comprovada, eis que notria a autoria de Clvis das ofensas perpetradas contra a vtima e, tambm, de Teodoro, que ordenou a veiculao das ofensas nos meios de comunicao j mencionados.

DA TIPIFICAO

O primeiro querelado, ao ter acusado a vtima de ter roubado, na realidade imputoulhe, falsamente, fato definido como crime, a saber, apropriao indbita. Assim, acusou-a injustamente de ter se apropriado de coisa alheia mvel, de que tinha posse, ou seja, de capital advindo da venda de jogador do clube. A conduta de Clvis, nesses moldes, adequa-se perfeitamente ao tipo previsto no artigo 138 do Cdigo Penal (calnia). O mesmo querelado, ao afirmar que a vtima j teria gasto parte da fortuna roubada, com festas, bebidas, drogas e prostitutas, ofendeu-lhe a honra objetiva, isto , sua reputao para com a sociedade. Tal comportamento, por sua vez, amolda-se ao tipo previsto no art. 139 do CP (difamao), posto que fora imputado fato ofensivo reputao do ofendido. Ademais, exclusivamente no que tange ao primeiro querelado, cometeu ato ofensor honra subjetiva da vtima, atingindo sua autoestima, ao afirmar que ela seria burra, de capacidade intelectual inferior a de uma barata, fato esse que se amolda ao tipo do art. 140 do CP (injria). E, mais uma vez, Clvis difamou o querelado ao afirmar que o dirigente estaria decadente e, por tal motivo, passou a sair com homens. Reitera-se a tipificao do delito de difamao. Por fim, vale ressaltar que Teodoro incorreu no artigo 138, 1, do CP, por ter divulgado, de forma consciente e voluntria, a imputao falsa de fato criminoso vtima. Destarte, restou amplamente demonstrada a conduta tpica dos querelados, devendo Clvis condenado, em concurso material de crimes, nas penas dos artigos 138, 139 e 140 c/c art. 141, III, todos do Cdigo Penal e Teodoro condenado, em concurso material, nas penas do art. 138, 1 c/c art. 141, III, tambm do Cdigo Penal.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer seja recebida e autuada a presente queixa-crime, determinando-se a citao dos querelados para serem processados e ao final condenados, sendo o primeiro nas penas dos arts. 138, 139 e 140 c/c os arts. 69 e 141, III, todos do Cdigo Penal e o segundo nas penas do art. 138, 1 c/c arts. 69 e 141, III, todos do Cdigo Penal. Requer, outrossim, a notificao e oitiva das testemunhas arroladas a seguir: 1. Nome, endereo; 2. Nome, endereo; 3. Nome, endereo. Termos em que, pede deferimento Local e data ____________________ ADVOGADO OAB

Das könnte Ihnen auch gefallen