Sie sind auf Seite 1von 4

12 de novembro de 2008 DIREITO COMERCIAL LETRA DE CAMBIO ESPECIE: a) A vista b) Data certa: voc define uma data c) A certo

o termo de vista: numero x de dias que so contados a apartir de uma data inicial. 30 dias a certo termo de vista. Ex: a data do aceite, conta-se dois dias a a partir da data do aceite. d) A certo termo de data: a partir da data da emisso.

Nota promissria: Decreto 57663/66 uma promessa de pagamento. Tem a figura de emitente que pode ser chamado de subscritor ou promitente. Tomador ou beneficirio: Art. 75 a 78 trata da Nota Promissria. Endosso, aval, vencimento, aplica-se a NP. Diferena: A letra de cambio tem a figura do: Sacador Sacado: vai dar o aceite, ato de concordncia, somente existe quando se tratar de ordem de pagamento Tomador/beneficirio.

Na promessa de pagamento que na NP no ordem de pagamento, dessa forma no admite a figura do aceite. Art. 78: pagveis a certo termo de vista devem ser presentes ao visto. Contam-se da data do visto dado pelo subscritor, isso significa que tem sim todas essas espcie de vencimento. Dessa forma conta-se do Visto. Obs: Deve apresentar para dar o visto, a partir do visto que comea a contar o prazo, isso raro, mas pode ser considerado. CHEQUE: Lei 7357/85 ordem de pagamento a vista . FIGURAS DO CHEQUE: 1- Sacador: aquele que d ordem de pagamento - correntista 2- Sacado: Banco ou outra Instituio Financeira. 3- Tomador/beneficirio: Primeiro credor do cheque.

REQUISITOS ESSENCIAS: ART. 1 IIIIIIIVVVIDENOMINAO CHEQUE ORDEM INCONDICIONAL DE PAGAR QUANTIA DETERMINADA; TEM QUE TER O NOME DO BANCO OU DA INSTITUIO FINANCEIRA QUE DEVER PAGAR O CHEQUE; INDICAO DO LUGAR DE PAGAMENTO INDICAO DA DATA E DO LUGAR DE EMISSO ASSINATURA DO EMITENTE OU DE SEU MANDATRIO COM PODERES ESPECIAIS.

Na falta de um dos requisitos essenciais provoca a nulidade. Requisitos suprveis: Lugar de pagamento Lugar de emisso

Art. 2 - se no foi definido o lugar de pagamento vai ser o designado junto ao nome do sacado. II se no tem definido o lugar de emisso considera o lugar indicado junto ao nome do emitente. O credor pode preencher as opes ou o ttulo em branco? Smula 387 do STF: a cambial emitida em branco pode ser completada pelo credor de boa-f, antes da cobrana ou do protesto. possvel a pluralidade de beneficirios? Ex: emitido para A ou B ou C? Fran Martins diz que possvel a pluralidade de beneficirios. O recebimento e a circulao desse ttulo vai depender da vontade do beneficirio, mas se colocar o ou pode circular admitindo a pluralidade de beneficirios. A letra de cambio admite o aceite. Esse facultativo e no obrigatrio. No cheque tem essa figura do aceite? Apresentado o cheque o banco pode dizer se concorda ou no com a ordem de pagamento? Sim, pois h uma relao contratual, art. 6 por isso diz que o cheque no admite o aceite. Endosso do cheque: Pode ser no verso do ttulo como no anverso. No verso basta simples assinatura

No anverso deve ter uma assinatura e expresso identificadora. Identificando o ato. Ex: endosso A Ex: pague-se A. Na letra de cambio possvel endosso em preto ou endosso em branco, no cheque a mesma coisa. Endosso em preto: identifica o endossatrio. Endosso em branco: no identifica o endossatrio. H manuais dizem que o cheque admite um nico endosso. Os endossos posteriores so considerados nulos. Alnea 36 no se admite mais de um endosso no cheque. No h mais limite de endosso para o cheque. possvel o endosso parcial do cheque? Art. 18 da lei do cheque: So nulos o endosso parcial e endosso do sacado. Como se explique o cheque administrativo? Quem d a ordem de pagamento tambm o banco. O banco d uma ordem de pagamento para ele mesmo, emitido um novo cheque. possvel sacador e sacado ser a mesma pessoa nesse tipo de cheque. Art. 682 CC: mandato:
Art. 682. Cessa o mandato: II - pela morte ou interdio de uma das partes; Essa regra no se aplica ao cheque

Pode ter endosso mandato no cheque? Temos: Endosso imprprio: no ocorre a transferncia do crdito; Endosso mandato: transfere a cobrana daquele cheque;

Art. 26 pargrafo nico mesmo tendo a morte do endossante no h extino do mandato. Endosso cauo somente quando o ttulo for a prazo. Se o cheque ordem de pagamento a vista. O cheque no admite endosso cauo. O cheque admite aval? Art. 29 pode ser garantido no todo em parte. Nesse caso admite:

Aval: Total: totalidade Parcial: valor do cheque.

O aval pode ser em: Preto: quando est identificado o avalizado Branco: quando o avalista no identifica o avalizado no cheque o avalizado emitente. No cheque quando o aval for em brao o avalizado ser o emitente do cheque.

Se colocar um valor: Ex: 1000 e colocar por extenso 900 reais, qual valor deve prevalecer? Prevalece o que est por extenso, ainda que o valor por extenso seja superior. Ex: 1000/800 ou novecentos reais/setecentos reais? Art. 12 prevalece a indicao da menor quantia. Obs: Dois ou mais cheques so apresentados para pagamento simultaneamente s que no h fundos disponveis para pagar todos os cheques. Qual o cheque que deve ser pago? Deve ser pago o cheque de data de emisso mais antiga. Se for a mesma data de emisso paga-se cheque de nmero inferior, no o valor do cheque, mas o nmero do cheque. PRAZO DE APRESENTAO: 30 DIAS SE NA MESMA PRAA 60 DIAS SE NA PRAA DIFERENTE so contados da data da emisso

Finalidade do prazo de apresentao: a) Inicio a contagem do prazo prescricional b) Somente possvel a execuo do endossante do cheque se o cheque foi apresentado dentro do prazo legal. Art. 47, II. Smula 600 do STF cabe ao executiva contra o emitente e seus avalistas ainda que no apresentado no prazo legal e desde que a ao cambial no esteja prescrita. c) Art. 47 3 caso emita um cheque para x prazo de apresentao 60 dias praa diferente. Nesse prazo tinha fundos, mas o cheque apresentado em 100 dias. O cheque volta por falta de fundos. No tem mais fundos por fato imputado a outro, ex: confisco do plano Collor no pode executar. S caberia essa situao a fato imputvel a outro. Se for fato imputado ao emitente no cabe essa situao. Ex: tambm pode ser aplicado no caso de furto em caixa eletrnico.

Das könnte Ihnen auch gefallen