Sie sind auf Seite 1von 6

DPP (Renato Brasileiro)

09/10/08

Espcies de irregularidades e defeitos: sem qualquer conseqncia: alguns vcios e equvocos que no trazem conseqncias. Ex. denncia oferecida fora do prazo trs algumas conseqncias endo processuais mas no gera a nulidade. Mesmo no caso do ru preso se for um excesso abusivo pode ser relaxado mas no anular o processo. acarreta apenas sanes extraprocessuais : ex. multa imposta ao perito que apresenta o laudo fora do prazo legal (art. 277 do CPP). Este defeito no traz conseqncias dentro do processo. produz a invalidao do ato: so as chamadas nulidades. Art. 564 do CPP. acarreta a inexistncia jurdica: a irregularidade to grave que se quer poderamos falar em inexistncia da ato processual, um no ato. Ex. sentena sem dispositivo. Sentena proferida por juiz absolutamente incompetente nula. Espcies de atos processuais -ato perfeito: praticado segundo o modelo tpico previsto na lei razo pela qual considerado vlido e eficaz. -atos meramente irregulares: no h conseqncia ou a conseqncia apenas extraprocessual. -atos nulos: a falta de adequao ao tipo legal pode levar ao reconhecimento de sua inaptido para produzir efeitos no mundo jurdico. Diz-se que este ato nulo pode produzir efeitos porque enquanto ele no for declarado nulo ele considerado juridicamente existente. Ex. policial que tem um mandado de priso mas esta claro que aquela sentena um ato nulo mas ele tem que cumprir j que ainda no foi declarada a sua invalidade. -atos inexistentes: falta de forma absoluta um dos elementos exigidos pela lei; o vicio de tamanha gravidade que se quer possvel consider-lo como ato processual. Ex. sentena proferida por juiz aps ser promovido ou at mesmo removido da comarca. Conceito de nulidade: correntes:

-nulidade a sano aplicada ao ato processual defeituoso de modo a retirar a sua eficcia. Seria
um sinnimo de sano, de ineficcia. Mas ns mesmos acabamos usando a nulidade nos dois sentidos.

-qualidade ou caracterstica do ato processual defeituoso. A nulidade j no seria mais a sano de


ineficcia mas sim que o ato defeituoso, viciado, no sentido de imperfeio. Espcies de nulidade: NULIDADE ABSOLUTA Resulta da violao de norma protetiva de interesse pblico . Ex. falsa identidade do acusado traficante. Para uns ele pratica o crime de falsa identidade mas para outros no porque se ele pode ficar calado sem mais conseqncias. Desta nulidade se extrai 3 conseqncias: prejuzo presumido pode ser argida a qualquer momento. Obs. aps o transito em julgado que chamada de sanatria geral pois sana tudo, no pode mais ser argida a nulidade absoluta . S pode argir a nulidade absoluta aps o transito em julgado quando for favorvel a defesa j que neste caso cabvel a reviso criminal. no esta sujeita a precluso. Hipteses: ferimento a um preceito constitucional: como quase impossvel delimitar todas as hipteses de nulidade absoluta ela aparecer quando houver violao a normas constitucionais. certas nulidades elencadas no artigo 564 que no esto sujeitas a sanao. Art. 572 interpretado a contraio sensu.

Art. 564. A nulidade ocorrer nos seguintes casos: I - por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz; II - por ilegitimidade de parte; III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: a) a denncia ou a queixa e a representao e, nos processos de contravenes penais, a portaria ou o auto de priso em flagrante; b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no Art. 167; c) a nomeao de defensor ao ru presente, que o no tiver, ou ao ausente, e de curador ao menor de 21 anos; d) a interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ao pblica; e) a citao do ru para ver-se processar, o seu interrogatrio, quando presente, e os prazos concedidos acusao e defesa; f) a sentena de pronncia, o libelo e a entrega da respectiva cpia, com o rol de testemunhas, nos processos perante o Tribunal do Jri; g) a intimao do ru para a sesso de julgamento, pelo Tribunal do Jri, quando a lei no permitir o julgamento revelia; h) a intimao das testemunhas arroladas no libelo e na contrariedade, nos termos estabelecidos pela lei; i) a presena pelo menos de 15 jurados para a constituio do jri; j) o sorteio dos jurados do conselho de sentena em nmero legal e sua incomunicabilidade; k) os quesitos e as respectivas respostas; l) a acusao e a defesa, na sesso de julgamento; m) a sentena; n) o recurso de oficio, nos casos em que a lei o tenha estabelecido; o) a intimao, nas condies estabelecidas pela lei, para cincia de sentenas e despachos de que caiba recurso; p) no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais de Apelao, o quorum legal para o julgamento; IV - por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato.

As grifadas absolutas.

so

nulidades

relativas,

as

demais

so

nulidades

Art. 572. As nulidades previstas no art. 564, Ill, d e e, segunda parte, g e h, e IV, considerar-se-o sanadas: I - se no forem argidas, em tempo oportuno, de acordo com o disposto no artigo anterior; II - se, praticado por outra forma, o ato tiver atingido o seu fim; III - se a parte, ainda que tacitamente, tiver aceito os seus efeitos.

NULIDADE RELATIVA: Tutela-se preponderantemente o interesse das partes. Nesta nulidade o prejuzo deve ser comprovado (que muito mais difcil porque um campo muito hipottico). Ex. no oferecimento de prazo para a defesa preliminar o STJ entende que relativa. Ela deve ser argida no momento oportuno sobre pena de precluso (art. 571). Hipteses: as do art. 564 sujeitas a sanao; nulidades no cominadas violadoras de norma protetiva do interesse da parte. Ex. questo da carta precatria em que na oitiva de testemunha no precisa ser intimado, a ausncia de intimao considerada relativa. O que precisamos ter conhecimento da expedio da carta precatria e no da sua efetivao. A no comunicao do juiz deprecado da data da audincia a jurisprudncia entende que no h nulidade pois cabe ao ru diligenciar para acompanhar esta precatria. Ex. em muitos casos so casos de testemunhas abonatrias
SMULA N 155 do STF: RELATIVA A NULIDADE DO PROCESSO CRIMINAL POR FALTA DE INTIMAO DA EXPEDIO DE PRECATRIA PARA INQUIRIO DE TESTEMUNHA. SMULA 273 so STJ: INTIMADA A DEFESA DA EXPEDIO DA CARTA PRECATRIA, TORNA-SE DESNECESSRIA INTIMAO DA DATA DA AUDINCIA NO JUZO DEPRECADO.

O professor Vicente Greco Filho traz outra classificao acrescentando alem da nulidade absoluta e relativa a anulabilidade.

Obs. tanto as nulidades absolutas quanto as relativas podem ser declaradas de ofcio pelo juiz.
Por conta da liberdade de locomoo e por conta do ar. 251 do CPP. PRINCPIOS: Principio da Tipicidade das Formas: todo ato processual tem sua forma definida em lei cuja a inobservncia pode gerar uma nulidade. Ex. at uma citao no feita pode ser convalidada se o ru apresenta-se no processo podendo at ser convalidada. Principio do Prejuzo: a forma processual representa to somente um instrumento para a correta aplicao do direito. Logo a desobedincia das formalidades legais s deve levar a invalidao do ato quando a prpria finalidade pela qual a forma foi instituda estiver comprometida

pelo vcio. A forma importante mas no podemos dar valor exagerado a elas pois o processo nada mais do que um instrumento que deve atingir suas finalidades. Assim no h nulidade sem prejuzo. Em francs se chama pas de nulite sans grief. Lembrando que na nulidade absoluta o prejuzo presumido mas na relativa o prejuzo deve ser comprovado. O prejuzo deve estar previsto no CPP e o mais categrico o art. 573.
Art. 573. Os atos, cuja nulidade no tiver sido sanada, na forma dos artigos anteriores, sero renovados ou retificados. Art. 566. No ser declarada a nulidade de ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa.

So exemplos de que no devemos se apegar a forma como princpio mximo do processo. Ex. inverso da ordem de oitiva de testemunhas. Princpios da Instrumentalidade das Formas: Se o ato viciado atinge sua finalidade sem causar prejuzo as partes no se declarar sua nulidade. Em relao a este princpio a doutrina adota 3 sistemas relativos a invalidao dos atos processuais: sistema da legalidade das formas: tambm chamado de sistema formalista. Todo e qualquer defeito processual leva a nulidade. sistema da legalidade mitigada das formas: o ato ser considerado nulo quando a lei expressamente assim o declarar. sistema aberto: os defeitos e irregularidades diferenciam-se de acordo com a sua gravidade, que determina o grau de invalidao. Tem que se analisar o grau da irregularidade em cada caso. O CPP adota um sistema misto mesclando a 2 e 3 corrente j que o CPP elenca um rol de nulidades mas aceita outras. Este princpio pode ser extrado de alguns artigos como por exemplo: art. 572, II do CPP e 244 do CPC:
Art. 572. As nulidades previstas no art. 564, Ill, d e e, segunda parte, g e h, e IV, considerar-se-o sanadas:(...) II - se, praticado por outra forma, o ato tiver atingido o seu fim; Art. 244. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, Ihe alcanar a finalidade.

Regra: se o ato conseguiu sua finalidade no h que falar em nulidade . Ex. vcio na citao cumprido pelo comparecimento do acusado. Princpio da Eficcia dos Atos Processuais: O ato nulo continua a produzir efeitos enquanto no houver deciso judicial declarando sua invalidade e por conseqncia sua ineficcia. Princpio da restrio processual a decretao da ineficcia: A invalidao do ato somente possvel se houver instrumento processual e feita em momento oportuno. Ex. sentena condenatria proferida por juiz absolutamente incompetente, com trnsito em julgado. Se houver risco a liberdade de locomoo, o HC ser o instrumento processual adequado. Por outro lado inexistente este risco, a Reviso Criminal seria o instrumento correto. Ex. anulao no comprova uma fase de comprovao das provas. No caso de averiguao de existncia ou no risco de cerceamento de locomoo. Se ele esta morto no haveria risco a seu direito de locomoo. Outro exemplo a sentena absolutria proferida por juiz absolutamente incompetente com transito em julgado: neste caso temos uma nulidade absoluta. Nesta hiptese no h instrumento que permita o reconhecimento da nulidade pois no h reviso criminal pr societa. A sentena produz efeitos portanto. Ex. juiz federal que julgou crime militar e ofereceu transao penal. A impossibilidade da reviso criminal pr societa inclusive proibido pelo pacto de San Jose da Costa Rica (art. 8, 4 da Conveno Americana de Direitos Humanos). Se a sentena for condenatria ou absolutria imprpria, NO ocorre a sanao das nulidades absolutas pelo decurso do tempo. Porem, se a nulidade for relativa estar bsujeita a precluso. Momento da argio das nulidades relativas: Art. 4 da Conveno Americana: princpio do ne bis in iden, que no pode ser processado mais de uma vez pelo mesmo crime. Ex. em sampa num crime militar contra militar que teve a transao penal mesmo sendo incompetncia absoluta. O art. 571 continua em pleno vigor mas virou uma zona pois os artigos que ele faz menso foram alterados. Assim:
Art. 571. As nulidades devero ser argidas: I - as da instruo criminal dos processos da competncia do jri, nos prazos a que se refere o art. 406 (Art. 411, 4);

Fase de alegaes finais na primeira fase do Jri, mas no existe mais pois agora a audincia una. Assim as nulidades relativas ocorridas na primeira fase do procedimento do jri devero ser argidas durante a audincia de instruo, nas alegaes orais.
II - as da instruo criminal dos processos de competncia do juiz singular e dos processos especiais, salvo os dos Captulos V e Vll do Ttulo II do Livro II, nos prazos a que se refere o art. 500 (art. 403);

As nulidades relativas ocorridas no procedimento comum devem ser argidas em alegaes orais (art. 403).
III - as do processo sumrio, no prazo a que se refere o art. 537, ou, se verificadas depois desse prazo, logo depois de aberta a audincia e apregoadas as partes;

Nulidades relativas ocorridas no procedimento comum sumrio devem ser argidas em alegaes orais (art. 534).
IV - as do processo regulado no Captulo VII do Ttulo II do Livro II, logo depois de aberta a audincia;

Este esta revogado pois se refere a uma parte do CPP que no esta mais em vigor. Sistema vicariante.
V - as ocorridas posteriormente pronncia, logo depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes (art. 447);

So as nulidades ocorridas no procedimento do jri. As nulidades relativas ocorridas aps a pronncia devero ser argidas imediatamente aps o apregoamento das partes (art. 463, 1).
VI - as de instruo criminal dos processos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais de Apelao, nos prazos a que se refere o art. 500;

J no esta mais em vigor porque no mais es. No momento de apelao que devero ser recolhidas.
VII - se verificadas aps a deciso da primeira instncia, nas razes de recurso ou logo depois de anunciado o julgamento do recurso e apregoadas as partes;

Este no houve qualquer alterao nas leis.


VIII - as do julgamento em plenrio, em audincia ou em sesso do tribunal, logo depois de ocorrerem.

Tambm no houve alterao, mas muito importante pois a quesitao ineficiente deve ser alegada imediatamente. Se ficar calado entendem os tribunais que teria havido a precluso. Principio da causalidade ou da consequncialidade: Uma vez declarada a nulidade de um ato, esta causara a nulidade do atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia. Efeito domin. Equivale a teoria das provas dos frutos da rvore envenenada. Obs. deve o juiz, ao declarar a nulidade pronunciar-se quanto aos atos a que ela se estende. Quer dizer que o tribunal quando anula alguma coisa pode anular outras. Ex. interrogatrio, como feito no final, no ter que repetir a oitiva de testemunhas. Se anula a sentena ser feita uma nova sentena.
Art. 573. Os atos, cuja nulidade no tiver sido sanada, na forma dos artigos anteriores, sero renovados ou retificados. 1o A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia.

Obs. este principio no quer dizer que tudo que esta depois deste ato ser nulo. Tem que ter uma relao lgica entre os atos e no cronolgica.
2o O juiz que pronunciar a nulidade declarar os atos a que ela se estende.

Tem que voltar a partir dali. Mas claro que alguns vcios so to graves que so absolutos. Ex. denuncia totalmente irregular. Tem que voltar tudo e faz-se nova denncia. Principio da conservao dos atos processuais: Deve se conservar o ato processual que no dependa do ato anterior declarado invalido (art. 248 do CPC). como se fosse o oposto do princpio da causalidade j que os atos que no guardam dependncia do ato anulado no sero anulados.
Art. 248. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes.

Este princpio da conservao no pode ser aplicado na sesso do plenrio do Jri pois, embora seja um ato complexo, no tem como sustentar a validade desta sesso de julgamento pois a simples meno j pode influenciar na deciso dos jurados. Ex. no podemos mais utilizar da pronuncia, direito ao silncio e uso de algemas como ato de autoridade para tentar convencer o ru. Principio do Interesse: Nenhuma parte pode argir nulidade referente a formalidade que s interesse parte contraria. Tem que demonstrar interesse.
Art. 565. Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse. Art. 572. As nulidades previstas no art. 564, Ill, d e e, segunda parte, g e h, e IV, considerar-se-o sanadas (...) III - se a parte, ainda que tacitamente, tiver aceito os seus efeitos.

Se aceitou os efeitos da irrelevncia porque no teria interesse na anulabilidade.

Obs. se refere-se a uma nulidade absoluta quer tutelar interesse de ordem pblica, assim no pode alegar princpio do interesse. Este princpio no se aplica as nulidade absolutas pois os interesses aqui protegidos so de ordem publica. Obs. no se aplica ao MP que pode pleitear a declarao de nulidade relativa em favor do acusado. Ex. estupro com violncia presumida (<14 anos) de competncia militar pois cometido dentro da corporao por um militar. Art. 214, c.c 224, a no se aplica a agravante de crime cometido contra criana. No pode utilizar o fato duas vezes pois j esta sendo condenado com a violncia presumida, caso contrario seria bis in iden. Principio da Lealdade Nenhuma parte pode argir nulidade para a qual tenha concorrido.
Art. 565. Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido , ou referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse.

Ningum pode alegar a prpria torpeza. Obs. NO se aplica a nulidade absoluta. Independentemente se a parte gerou esta nulidade ela pode argir. Ex. defesa tcnica patrocinada pelo mesmo advogado para co-rus com teses colidentes, isto viola a ampla defesa (STF HC69716). Princpio da Convalidao Significa a remoo do defeito a fim de que o ato processual possa ser considerado vlido e apto a produzir seus efeitos. Se da como se tivesse um determinado ato defeituoso, com algum problema mas de certa forma podemos remover esses defeitos fazendo com que o ato seja valido. So causas convalidao, de saneamento ou sanao: -suprimento: aditamento da pea acusatria. Art. 569. As omisses da denncia ou da queixa, da representao (isto no foi recepcionado pela CF), ou, nos
processos das contravenes penais, da portaria ou do auto de priso em flagrante, podero ser supridas a todo o tempo, antes da sentena final.

Ex. no carro foi encontrado o cadver. Nada impede que ao longo da instruo descubra onde ocorreu o homicdio nada impede que se faa mudana do alegado. -retificao: -ratificao: ex. defeito relativo a ilegitimidade do representante da parte. ex. exigncia de procurao com poderes especiais mas que no foi respeitado.
Art. 568. A nulidade por ilegitimidade do representante da parte poder ser a todo tempo sanada, mediante ratificao dos atos processuais.

Ex. uma garota de 12 anos vtima de um crime contra a honra mas quem oferece a queixa no seria o verdadeiro representante legal. Nada impede que o verdadeiro representante ingresse no ato e ratifique e torne valido. -precluso: perda da faculdade processual de se argir a nulidade relativa pelo seu no exerccio dentro do momento devido. Se dorme no ponto j no mais pode argir a nulidade relativa. -prolao da sentena: a deciso de mrito em favor do prejudicado afasta a convenincia de se declarar a nulidade. Ex. recorre para alegar a nulidade mas o TJ entende que h causa de absolvio ele pode absolver. J, se uma sentena condenatria ele tem que declarar a anulao e no pode convalidar. Teoria da causa madura. Se percebe que a causa j esta madura para julgamento no h por
Art. 249 (...) 2o Quando puder decidir do mrito a favor da parte a quem aproveite a declarao da nulidade, o juiz no a pronunciar nem mandar repetir o ato, ou suprir-lhe a falta.

Obs. no processo penal esta convalidao s possvel na hiptese de sentena absolutria. -coisa julgada, precluso mxima: a imutabilidade da sentena alcana toda e qualquer irregularidade, mesmo aquelas no alegadas ou no apreciadas durante o processo. Porm para a defesa h instrumentos processuais que podem ser utilizados mesmo aps o trnsito em julgado de sentena condenatria (HC e Reviso Criminal). Nulidades na 1 e 2 instncias: -na 1 instncia: qualquer nulidade pode ser declarada de ofcio pelo juiz, seja absoluta ou relativa. -na 2 instncia: o tribunal pode declarar a nulidade se houve o pedido das partes. J em casos de recurso de ofcio, o tribunal pode declarar uma nulidade de ofcio.
SMULA N 160 do STF: NULA A DECISO DO TRIBUNAL QUE ACOLHE, CONTRA O RU, NULIDADE NO ARGIDA NO RECURSO DA ACUSAO, RESSALVADOS OS CASOS DE RECURSO DE OFCIO.

No recurso da defesa ou do MP possvel a declarao de nulidade que beneficie o acusado. Porm se esta nulidade for contra o acusado, seu reconhecimento s possvel caso haja pedido expresso do MP. Mesmo se for nulidade absoluta prevalece o princpio da proibio da reformatio in pejus tendo o STF priorizado a ampla defesa.

Entra em ao o princpio devolutivo j que o tribunal no tem ampla liberdade pois fica adstrito ao que foi levado a deciso. Temos que juntar a nulidade e a regra do tantun devolutun quanto apelatun.

Das könnte Ihnen auch gefallen